terça-feira, 3 de março de 2015

MECÂNICA CELESTE



Mecânica Celeste é a parte da astronomia que se ocupa da determinação dos movimentos dos astros.
Kepler
Nascido em Weil, Áustria, em 27 de fevereiro de 1571, o pisciano Kepler publicou em 1596 "Mysterium Cosmographicum", onde expõe argumentos favoráveis às hipóteses Heliocêntricas. Em 1609, publicou Astronomia Nova... De Motibus Stellae Martis, onde apresentas as 3 leis do movimento dos planetas:

Primeira Lei de Kepler
"O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos".
Esta lei definiu que as órbitas não eram esféricas como se
supunha até então.

Segunda Lei de Kepler
"A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".
Esta determina que os planetas movem-se com velocidades diferentes dependendo da distância que estão do Sol.

Periélio: é ponto mais perto do sol, o planeta anda mais rápido.
Afélio: é ponto mais afastado do sol, o planeta anda mais lentamente.

Terceira Lei de Kepler
"Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos máximos de suas órbitas".
Complicadinho isso, não? Mas fica simples quando a gente fala de outro jeito. Esta lei nos diz que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do sol. Portanto quanto mais distante ele estiver mais tempo levará para completar sua volta em torno do Sol.

Dessas 3 leis, o físico inglês Isaac Newton deduz as características das forças que agem sobre os planetas devido à presença do Sol. Em 1687 publica "Principia" onde conclui:
Da primeira lei de Kepler que a força que atua constantemente sobre o planeta tem sua linha de ação passando pelo Sol, para o qual é dirigida. Portanto o Sol, nosso astro-rei, tudo atrái. Da segunda que essa força é também inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o sol e o planeta. Ou seja, que quanto mais perto o planeta está maior é a força de atração do Sol. E da terceira que devido ao sol, a força que age constantemente sobre o planeta, além de ser central, estar dirigida para o Sol e ser inversamente proporcional ao quadrado da distância, é diretamente proporcional à massa do planeta. O coeficiente de proporcionalidade independe do planeta. Essa é difícil, hein. Ele repete as duas primeiras conclusões e acrescenta que "tamanho é documento". Na verdade o que interessa aqui é a massa do planeta.

Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal define que dois pontos materiais (S e P) de massa M e m, situados a uma distância r, exercem mutuamente uma força atrativa dirigida segundo a reta SP, proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado de suas distâncias.
Isto tudo pode parecer complicado à primeira vista, mas é importante pra compreendermos porque o planeta gira em torno do Sol e como esse movimento se estabelece.
A mecânica celeste mostrou sua eficiência na descoberta do planeta Netuno em 1846 por U. J. de Verrier. Baseados nas perturbações da órbita do planeta Urano, astrônomos puderam calcular a presença de um outro corpo celeste influenciando seu movimento. E lá estava Netuno. Com Plutão não foi diferente. P. Lowel no início do séc. XX pode prever a existência do planeta estudando a órbita de Netuno. Em 1930, Plutão seria descoberto por Clyde Tombaugh.
Planetas
São corpos não luminosos que orbitam uma estrela e que brilham ao refletir sua luz. No nosso sistema solar existem 9 planetas que orbitam uma estrela, o Sol. Uma boa dica ao observar o céu é que estrela emite uma luz que pisca, planeta não.
São planetas inferiores aqueles que estão entre o Sol e a Terra, a saber: Mercúrio e Vênus. Planetas superiores aqueles que estão além da Terra: Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Planeta
Distância do Sol
Rotação
Revolução
Mercúrio
57.910.000
58d15h36m
87dias 23h65m
Vênus
108.210.000
243d
224dias 16h29m
Terra
149.597.910
24h
365dias 5h28m
Marte
227.944.000
24h37m
687dias
Júpiter
778.340.000
9h50m
11anos 10 meses 17 dias
Saturno
1.427.010.000
10h2m
29 anos 167 dias
Urano
2.869.600.000
10h29m
84 anos 4 dias
Netuno
4.496.660.000
15h28m
164 anos 9 meses 16 dias
Plutão
5.898.900.000
6 d 9h21m
247 anos 8 meses 8 dias
A Terra
Movimento de Rotação
Todo dia você vê o sol nascer a leste e morrer a oeste. Aparentemente o sol gira em torno da Terra de leste para oeste mas na verdade a Terra rotaciona em seu próprio eixo no sentido oeste-leste. Uma rotação completa dura 23hs56min04seg (um dia).

Nesse seu movimento aparente, o caminho que o sol percorre é chamado de Eclíptica. O Zodíaco é a faixa que se estende cerca de 9 graus a cada lado da eclíptica. Nessa faixa se encontram os 12 signos. Todos os planetas, em seu movimento aparente percorrem essa faixa com exceção de plutão cuja órbita se inclina 17º09’.

Movimento de translação
É o movimento que a terra executa ao redor do sol. Para completar essa órbita ela leva 365 dias 5 horas 48 minutos e 50 segundos. A terra tem seu eixo inclinado 23º27’ em relação a sua órbita. O que faz com que a eclíptica tenha uma inclinação de mesmo grau em relação ao equador celeste.


A terra é dividia em 2 hemisférios pela linha do Equador: o sul e o norte. Dada a inclinação de seu eixo, a terra ao percorrer seu caminho em torno do sol, expõe um hemisfério mais que o outro a luz solar. Quando o Hemisfério Norte está recebendo mais luz do sol, o hemisfério Sul recebe menos e vice-versa. Nos solstícios um hemisfério recebe mais luz que o outro, e os dias ou as noites são mais longos. Nos Equinócios os dias e as noites são iguais. Temos assim as estações do ano

Equinócio: é ponto de encontro da eclíptica com o equador celeste. Os dias são iguais as noites. Outono e primavera.
Solstício: é o ponto onde a eclíptica encontra os trópicos. Verão e Inverno.

Precessão dos Equinócios.
Podemos definir a precessão dos equinócios como uma oscilação que sofre o eixo da terra, causada pelos efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos planetas sobre a dilatação equatorial da Terra, que não é uma esfera perfeita. Devido a essa oscilação os pólos, projetados na esfera celeste, perfazem um círculo com raio igual a inclinação do eixo da terra (23º27’), centrado sobre o pólo da eclíptica e com um período de 25.780 anos, denominado ciclo de precessão.
A linha dos equinócios, reta resultante da interseção do plano do equador com o plano da eclíptica, move-se para oeste, cerca de 50 segs. de arco por ano.
Portanto o ponto vernal (ponto onde o sol cruza o equador celeste) se movimenta lentamente pelo zodíaco. Esse movimento determina as eras. Atualmente o ponto vernal (0 grau de áries) está em peixes. A entrada dele no signo de aquário marcará a nova e tão esperada era.

Signos não são constelações
Aqui temos uma das mais freqüentes discordâncias entre astrólogos e astrônomos. Pois, devido a precessão equinocial, o 0 grau do signo de áries que um dia coincidiu com o 0 grau de constelação de áries encontra-se agora em outro ponto do zodíaco estelar. Os astrônomos consideram que signos e constelações deveriam ser a mesma coisa. E sendo assim não poderíamos ter a divisão de 30 graus para cada signo, já que as constelações tem tamanhos variados. A constelação de Virgem, a maior, ocupa 44 graus do zodíaco estelar, e a de câncer, a menor, apenas 20 graus. Ainda teríamos que considerar a constelação de Ophiúco (Serpente), que se situa entre as constelações de libra e escorpião.
O ponto vernal determina o 0 grau de áries. Ponto vernal é o momento em que o Sol, percorrendo a eclíptica cruza o equador celeste. Todo ano em março o Sol retorna a esse grau e marca o início da primavera no Hemisfério Norte. A partir daí temos os 12 signos cada um com 30 graus. No encontro da eclíptica com o trópico de câncer celeste teremos o zero grau de câncer, início do verão no HN. No equinócio de outono (para o hemisfério norte e primavera para o HS), o zero grau de libra. No encontro da eclíptica com o trópico de capricórnio, o zero grau de capricórnio, início do inverno no HN.

Eclipse
Eclipse é a passagem de um corpo celeste sob a sombra de outro corpo celeste. Os mais interessantes são os eclipses solares e lunares.
Um Eclipse Solar acontece sempre na Lua Nova quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra. Eclipses Lunares acontecem sempre na Lua Cheia quando a Terra se encontra entre a Lua e o Sol.

Porque nem toda Lua Cheia ou Nova é um eclipse?!
Porque a órbita da Lua está inclinada cerca de 5º em relação a órbita da Terra. Pra que ocorra um eclipse é necessário que Sol, Lua e Terra estejam alinhados. O número máximo de eclipses que podemos ter em um ano é de sete: cinco solares e dois lunares ou quatro solares e 3 lunares. O mínimo é de 2, ambos solares.
Um eclipse solar só acontece quando a lua nova coincide perto do nodos lunares. Nodos lunares são os pontos de encontro da órbita da terra com a órbita da lua.
A passagem de um astro na frente de outro chama-se ocultação. Nada tem a ver com eclipse. A lua, por exemplo oculta várias estrelas e planetas em seu movimento. Chama-se imersão quando um astro "desaparece" atrás da lua. E emersão quando ele reaparece após uma ocultação.

Medições de Tempo
Todos as medições de tempo estão associadas de alguma forma a movimentos de astros. Em princípio, o dia seria marcado pelo tempo do Sol voltar a ocupar a mesma posição inicial de observação. O mês por um ciclo da lua, e o ano pelo reaparecimento de estrelas no céu depois de terem, aparentemente, completado uma revolução na abóbada celeste. Mesmo os 7 dias da semana (inspirada nas fases lunares) tem nomes derivados dos astros. No latim, Solis (sol) era domingo, Lunae (lua) segunda-feira, Martis (marte) terça-feira, Mercurii (mercúrio) quarta-feira, Jovis (júpiter) quinta-feira, Venris (Vênus) sexta-feira e Saturni (saturno) sábado. No italiano, espanhol, francês ainda identificamos alguma semelhança com os nomes originais com exceção de Sábado (Shabath - dia de descanso judaico) e Domingo (Dia do Senhor - Dies Domenica). Esta ordem lista os 7 planetas conhecidos de acordo com suas velocidades como visto da Terra. Este é o sistema Caldeu. Urano, Netuno e Plutão não estão incluídos por razões óbvias. Não tinham sido descobertos ainda. As regências dos signos e das horas também são calculadas de acordo com o sistema Caldeu.
Um dia solar é, em síntese, o tempo necessário para a Terra completar, em relação ao Sol, uma rotação completa em torno de seu eixo ou o intervalo de tempo que separa duas passagens consecutivas do centro do Sol pelo meridiano superior (meio-dia) do mesmo lugar. O chamado dia "verdadeiro" se diferencia do solar somente pelo fato de ter o seu início e término no meridiano inferior (meia-noite) de um mesmo lugar. Um dia sideral define-se da mesma forma que o solar mas tendo, como referência, uma estrela.
Um mês lunar ou sinódico (lunação) é o período decorrido entre duas consecutivas luas novas. Um ano solar é o tempo-intervalo entre sucessivos equinócios vernais ou o tempo necessário para o Sol, visto do centro da Terra, completar uma revolução relativa ao ponto vernal ou zero grau de áries. Um ano sideral é o tempo necessário para que a Terra complete uma revolução (360º) em sua órbita em relação às estralas fixas, vista do Sol, ou o tempo-intervalo entre duas passagens consecutivas de uma estrela pelo mesmo meridiano.
Estas referências são chamadas divisões naturais do tempo. Mas a terra não tem um movimento constante ao redor do sol. Esse movimento é mais rápido no Periélio e mais lento no afélio. Então foi estabelecido um "sol médio" que se desloca de este pra oeste, não ao longo da eclíptica mas ao longo do Equador Celeste, com um movimento médio constante. Assim, um dia solar médio pode ser definido como duas passagens consecutivas desse sol fictício, que tem movimento perfeitamente uniforme, pelo meridiano inferior deste observador.
Este dia convencionou-se dividir em 24 horas, cada hora com 60 minuto, cada minuto com 60 segundos. A divisão do segundo é realizada já no sistema decimal, não mais no sexagesimal, podendo ter décimos e milésimos de segundos.
O dia solar médio(24hs) é mais longo que o dia sideral (23hs56m4s). Portanto a terra tem que girar mais 3 minutos e 56 segundos para ocorrer duas passagens sucessivas do sol sobre o mesmo meridiano. Por causa disso a cada dia as estrelas nascem 4 minutos mais cedo.
Em relação ao Sol médio a duração de um ano, denominado ano tropical, astronômico, equinocial ou natural, corresponde a 365 dias 5 horas 48 minutos e 46 segundos. Mas devido a precessão dos equinócios que desloca o Ponto Vernal cerca de 50 segundos no sentido Oeste, o ano tropical é 20minutos e 24 segundos mais curto que o sideral.
O sol "verdadeiro" se desloca com um movimento aparente inconstante podendo estar atrasado ou adiantado em relação ao sol médio. O máximo retardamento é de 14 minutos e 20 segundos e ocorre por volta de 12 de fevereiro. O máximo adiantamento é de 16 minutos e 20 segundos e ocorre por volta de 4 de novembro. Quatro vezes ao ano eles coincidem: 15 de abril, 13 de junho, 1 de setembro e 25 de dezembro.
.
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

56 comentários:

  1. A partir do iluminismo os cientista vem aproveitando a liberdade em demonstrar e criar sua ideias, existiram vários que marcaram e marca a época e quem são usados como exemplos com sua teorias, e o que destacou foi Kepler e suas três leis que nos proporcionou entender como os planetas e astros tem seus movimentos, que serviu como uma base para que outros estudiosos a descobrir outras teorias como por exemplo a do heliocentrismo, e outros estudiosos como Newton que foi atrás para saber porque os planetas não se chocavam descobrindo a lei da gravidade. E graças a esses estudiosos e suas teorias que valem ate hoje em dia, nos possibilitou com varias vantagens como a distancia entre planetas, como calendário entre outras vantagens que outros estudiosos criaram com sua teorias

    Jean Antonio
    (Pagando materia no 2º Ano)

    ResponderExcluir
  2. Johannes Kepler foi de grande importância para a astronomia, formulou três leis que mudaram totalmente nossa concepção sobre o universo, sua primeira lei destruiu toda aquele tese de que a terra era o centro de tudo e o sol dava volta na terra, essa tese durou muito tempo, mas Kepler na sua primeira lei provou que o planetas giravam numa órbita elíptica e que o sol estava próximo de uma das bordas da elipse, e a medida que um planeta se aproximava do sol, maior era sua aceleração. Com suas leis Kepler ajudou muitos astrônomos e físicos que vieram a seguir como Newton que formulou a lei gravitacional.

    (Rithelly Natally- 2ºAno Matutino)

    ResponderExcluir
  3. Kepler foi um físico que contribuiu gradualmente para a astronomia ao estabelecer as 3 leis que regem nosso universo, leis estas que teve importâncias essenciais para o estudo e compreensão do espaço em que vivemos. A teoria do Geocentrismo foi facilmente quebrada quando Kepler disse em sua primeira lei que os os planetas giravam em orbita elíptica tendo o sol em um dos seus focos. Kepler disse em sua segunda lei que a linha que interliga o Sol aos planetas varrem áreas iguais em tempos iguais, e sua terceira lei diz que quanto maior a distancia do astro, mais tempo ele levará para completar sua volta em torno do Sol .Com as leis de Kepler em mãos, Isaac Newton conseguiu desenvolver outras 3 leis que, de fato, também obtiveram espaço em meio ás de Kepler como leis universais.

    by Maik Dionatas Costa Alves 2A

    ResponderExcluir
  4. Desde a antiguidade, os homens utilizavam a técnica de olhar o céu para se localizar, e com isso surgiram os instrumentos de observação. Johannes Kepler inventou uma versão mais aprimorada do telescópio refrator, após isso, ele conseguiu formular as suas três leis. Essas leis facilitaram o trabalho dos cientistas, pois, assim eles puderam mostrar que a Terra não era o centro do universo. Além de terem grande contribuição para os cientistas, teve contribuição para literatura publicando livros com suas teorias.

    Luana Alves Nascimento 2º ano A matutino

    ResponderExcluir
  5. Johannes Kepler um grande cientista que popularmente contribuiu com a revolução do mundo,ou seja,um novo olhar para o céu era criado por esse cientista,para que se possa se revoluciona com instrumento de tipo o telescópio refrator e por esse modo ele conseguiu se formular três tipos de leis,entretanto que essas leis contribuíram muito para se fazer o trabalho de vários cientistas,por deste modo puderam mostrar a refletividade da terra que não estava no centro do universo,porem com essas leis que o mundo se revolucionou e se proporcionou manualmente com o universo,isto é,passaram a descobriu vários valores que o universo oferecia:


    Jairo Flores da Silva 2° Ano A Matutino

    ResponderExcluir
  6. As três leis de Kepler contribuiu para os físicos e cientistas da época para obter respostas para seus estudos. Com essas três leis, estudiosos prosseguiram com os estudos e complementaram essa teoria. Onde apresenta as três leis. A 1º Lei foi considerada lei das Órbitas Elípticas; 2º Lei das áreas e a 3º Lei dos tempos, que revolucionou o mundo. Contribuiu para que Isaac Newton descobrisse a lei da gravitação universal e mostrou a partir desta teoria tipos de força que deve ser necessária para manter os planetas em órbitas. Newton estabeleceu, a lei da gravitação, segundo ele diz que dois objetos se atraem por meio de uma força que vai depender na massa do objeto.
    Então, podemos entender que o estudo dos planetas é essencial, pois nos ajudou a descobrir como são compostos os planetas, e como surgimos. Com base nessa teoria, temos o calendário, sabemos o tempo, e a rotação dos planetas.
    Núbia Aguilar do Carmo 2° Ano A Matutino

    ResponderExcluir
  7. Kepler teve sua importantíssima ação para a Astronomia a partir do Renascimento, onde o ser humano ganharia mais convicções sobre seus pensamentos e o desprendimentos de ideias redigidas pela igreja. Quando se refere a Kepler e suas contribuições logo se pensa em suas 3 leis, onde segundo os quais a primeira contraria a ideia de que os planetas realizavam em torno do sol uma trajetória circular tendo o sol como centro, portanto afirmara que os planetas realizavam a volta em torno do sol em trajetória elíptica, onde o sol se encontrava em um dos focos; já a segunda dizia que os planetas quando mais próximos do sol e quando mais distantes se movimentavam mais rápidos e mais lentos respectivamente; e a terceira e ultima dizia que os planetas mais distantes levariam mais tempos para realizar a volta em torno do sol e quando próximos menos tempo.
    Sendo assim Kepler contribuiu para o surgimento e aperfeiçoamento de diversos outros estudos, como os de Newton, onde a partir das convicções de Kepler formulou a "Principia".
    Sobre tudo é visto que conceitos como leis, teorias e termos como eclipse, equador celeste, eclípica, noções para a divisão do tempo e entre outros só surgiram após os mais divisos aperfeiçoamentos da Astronomia, tendo para si contribuições de diversos estudos transmitindo contribuições para a ciência. E claro dado isso por meios dos valiosos e ricos físicos.

    Thiago Aguilar ~ 2º Ano A MATUTINO

    ResponderExcluir
  8. Kepler foi um físico que contribuiu muito para a astronomia, ao estabelecer suas três leis que mudaram a tese de que a Terra era o centro do universo. Newton por sua vez com os resultados das pesquisas de Kepler, voltou para a propriedade de sua família ( por causa da peste negra que naquela época estava matando muitas pessoas, as universidades fecharam as portas ), e começou a estudar detalhadamente os resultados de Kepler formulando assim a Lei da Gravitação sem a ajuda de nenhum professor.

    Aluno: Dávison
    Turma:2° Ano A

    ResponderExcluir
  9. Kepler foi um físico de grande importância para a astronomia , pois com suas 3 lei foi possível que entendêssemos melhor a órbita dos planetas . Kepler com sua 1° Lei quebrou a teoria do Geocentrismo , pois dizia que os planetas realizavam a volta em torno do sol em trajetória elíptica , tendo o sol como um dos focos ; a 2° Lei de Kepler dizia que a linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais , ou seja , os planetas movem-se com velocidades diferentes dependendo da distância que estão do Sol; a 3° Lei de Kepler dizia que os planetas mais distantes levariam mais tempos para realizar a volta em torno do sol e quando próximos menos tempo. Através dessas 3 Leis propostas por Kepler , foi possivel que Isaac Newton formulasse a lei gravitacional .

    ' Valdir Junior
    2° ano A ( pagando matéria ) !

    ResponderExcluir
  10. As 3 leis de Kepler ajudou os estudiosos a complementar essa teoria. Embora Kepler enunciou uma ideia do Heliocentrismo, que acreditava em que o sol era o centro da terra e ele estabeleceu 3 leis do movimento dos planetas. A 1ª lei: Os planetas descrevem órbitas elípticas, com o sol num dos focos. 2ª lei: O raio vetor que liga um planeta ao Sol descreve áreas iguais, em tempos iguais. 3ª lei: Os quadrados dos períodos de revolução são proporcionais aos cubos das distancias médias do sol aos planetas.
    Por meio destas 3 leis, Newton foi o primeiro a pensar na possibilidade da Lei da Gravitação, até então Kepler dizia ter envolvência que fazia os planetas se orbitarem o Sol.

    Tainara da Silva Serapião 2° ano A Matutino

    ResponderExcluir
  11. Kepler foi um fisico de grande importancia e contribuição para a astronomia, através das 3 leis foi proporcionado um entendimento melhor sobre os planetas e contradizendo a tese de que a terra era o centro do universo.
    Em sua 1ª lei ele descreve que as órbitas dos planetas são elíptcias tendo o sol como um dos focos. A 2ª lei diz que os planetas se movem em diferentes velocidades de acordo com sua distância do sol. E a 3ª lei fala que quanto mais distante um planeta estiver do sol mais tempo ele levará para completar uma volta.
    Através dessas leis de Kepler, Newton conseguiu formular a Lei da Gravitação.

    Eduarda Valencia Balbino Vieira 2º ano A Matutino

    ResponderExcluir
  12. Kepler foi o físico que publicou astronomia nova, onde apresentou as três leis do movimento dos planetas.
    sendo elas 'o planeta em orbita em torno do sol descreve uma elíptico em que o sol ocupa um dos focos' (primeira lei).
    'A linha que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais' (segunda lei).
    'os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos máximo de sua órbita'. (terceira lei).
    essas leis de Kepler nos ensina que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno de sua estrela maior.
    e sabendo-se que com base nestas três leis outro grande sábio Isaac Newton apresentou a força que de gravitação que está ligada entre o planeta e o sol


    Alessandra Flores 2ºano B

    ResponderExcluir
  13. Johannes kepler: nascido em 27 de dezembro de 1571, morreu em 15 de novembro de 1630. é mais conhecido por formular as três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecido como lei de kepler, também foi um professor de matemática em uma escola seminaristas em graz, a primeira lei de kepler ;um corpo ligado a outro gravitacionalmente gira em torno dele numa órbita elíptica, sendo que um deles ocupa o foco da elipse. a segunda lei; um corpo ligado a outro gravitacionalmente gira em torno dele, com seu raio vetor varrendo áreas iguais em tempos iguais. terceira lei:oa quadrados dos períodos orbitais são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das orbitas..
    ele descobriu que cada um dos cinco sólidos platônicos podia ser escrito e circunscrito de forma única por esferas celestes: aninhando-se este sólidos, cada um envolto por uma esfera, cada um dentro do outro que produzia -se seis camadas, correspondente aos seis planetas conhecidos como : mercúrio, vénus, terra, marte, Júpiter e saturno.

    Jéssica enielly parabá 2° ano B

    ResponderExcluir
  14. johnnes kepler foi uma grande importancea para a astronomia,instabelecendo as tres leis importantes no planetas em que convivemos.pois elas nos ajida qa entendermos melhor as orbitas do planetas.1ª lei de kepler dis que os paneta em orbita torno do sol descreve uma elipse em que o sol um dos focos.̣ A 2ª lei a linha que liga o planeta ao sol varre areas iguais em tempo iguais.3ªlei de kepler fala que os quadrados dos periodos de revolucao dos planetas sao proporcionais aos cubos do eixos maximos de suas orbitas,,,as tres leis que mudaram totalmente a concepcao sobre o universo.tambem atraves dessas tres leis propostas por kepler foi possivel que Isaac Newton formulasse a lei de kepler.. alunọ:walterley 2ª ano B

    ResponderExcluir
  15. o austríaco Johannes Kepler um grande nome na astronomia, pois ele elaborou três leis que fez com que o ser humano compreender um cada vez mais sobre a nossa posição no nosso sistema solar e sobre o universo.
    Ele nos mostrou que aterra não era o centro do universo, como se acreditava antes, dizendo que o sol ocupava um dos focos da elipse.
    2° a linha que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais'.
    3°esta nos mostra que o tempo de revolução de um planeta em torno do sol existe uma relação entra a distância entre eles.
    com base nestas leis Isaac Newton apresentou a "PRINCIPIA" ,mais conhecida como a lei gravitacional.

    ResponderExcluir
  16. A mecanica celeste faz aparte da astronomia.
    kepler apresentou 3 leis do movimento dos planetas:
    1ªLEI: O planeta gira em órbita em torno do Sol. descrevendo uma elipse em que o sol ocupa um dos focos.
    2ªLEI: O sol varre ás áreas iguais em tempos iguais
    3ªLEI: Diz uma relação entre a distância e o tempo que demora para completar uma
    volta em torno do sol.
    Nestas tres leis outro fisico apresentou a força de gravitação que está ligada entre o planeta e o sol.
    NESSAS tres leis ensina a distância e o tempo do planeta que ele demora percorrer uma revoluçao em torno do sol.
    Aluna: JANAINA
    TURMA: 2º ANO B

    ResponderExcluir
  17. Kepler nascido em 27 de fevereiro de 1551,descreve sua primeira lei,sobre as órbitas que não eram esféricas.Kepler descreve também sobre a distancia entre o sol e o planeta,ou seja quando mais perto o planeta está maior o força de atração do sol.
    A terceira lei;A força que age sobre o planeta central,esta dirigida para o sol e a distancia é diretamente proporcional a massa do planeta...

    Aluna;Josemila
    turma;2 ano B

    ResponderExcluir
  18. Johnnes Kepler nasceu em 27 de dezembro e morreu em 15 de novembro de 1630 foi um grande físico e muito importante para a sociedade naquela época, e ate hoje e falado na astronomia nos dias atuais, pois foi ele quem desenvolveu as três leis do universo. sua primeira lei diz que um corpo ligado a outro gira numa orbita elíptica; na segunda lei diz que o raio vetor tem áreas iguais e tempos iguais dizendo também que os planetas andam mais rápido quando estão perto do sol e devagar quando estão longe do sol ; na sua terceira lei diz que que o tempo para dar uma volta em torno do, tem uma relação com o tamanho da sua orbita. Afélio e Perifelio são dos pontos que um leva o outro um fica mais afastado e o outro fica mais longe, com tudo isso temos uma divisão na terra de dois hemisférios temos o sul e Norte quando esta noite no sul esta dia no norte e vice versa. A terra também faz um movimento chamado de translação que a terra faz em torno do sol esse movimento dura 365 dias. Todos os planetas são corpos luminosos cada um possui um astro na sua orbita. Com suas leis Kepler deu uma grande ajuda para Newton que através dessas leis ele também desenvolveu três leis da gravitação universal para compreendermos melhor o universo.Kepler e newton foram e são grandes físicos para nosso universo e que nunca sejam esquecidos pois grandes homens são inesquecíveis.

    Maria Helena Hurtado 2° ano B vespertino

    ResponderExcluir
  19. Então Mecânica celeste é a parte da astronomia que se ocupa da determinação dos movimentos dos astros. Que Kepler, em 1609, publicou Astronomia Nova de Motibus Stellae Martis, onde apresenta as 3 leis do movimento dos planetas que muitos de nós sabemos sobre essas leis. E o importante disso é nós sabermos o que as leis de Kepler quer nos dizer, para saber o que é Mecânica Celeste. Também diz sobre a Gravitação Universal, que define que dois pontos materiais (S e P) da massa M e m, situados a uma distancia r, que execem uma força atrativa dirigida segunda a reta SP.
    Movimento de Rotação é o periodo de duração de um planeta que da volta ao sol.
    Jaqueline Massavi Gomes 2ano B

    ResponderExcluir
  20. Johannes kepler foi um grande fisico, muito importante que contribuiu para a astrologia, formulando as tres principais leis dos planetes. Sendo essas leis derrubaram a tese de que a terra era o centro do universo.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu gostei muito estudar sobre as leis de kepler essas leis foi fundamental para nos aprender mais sobre a gravitaçao da terra, translaçao isso foi muito importante muito varias coisas que hoje esta relacionada na fisica

      Excluir
    2. kepler ficou conhecido por suas tres leis orbitas que ajudou a astronomia, onde ele descobriu que os planetas que dão a volta no sol e que o sol e o centro de todos os planetas com seus estudos tornou possível ter noções dos tamanho e distancia de um planeta para o outo. Na 3° ele dizia que os planetas mais distantes levariam mais tempos para realizar a volta em torno do sol e quando próximo menos tempo: Com tudo isso foi possível que Isaac Newton formulasse a lei gravitacional.

      Jucilene Lopes
      2°ano B Vespertino

      Excluir
  22. kepler foi um grande fisico de importancia para astronomia e estabeleceu tuas tres leis que mudaram a tese de que a terra era o centro do universo, as tres leis que nos fez entender como os planetas e os astros tem seus movimentos.

    Pamella Lorrayne
    2°ano B Vespertino.

    ResponderExcluir
  23. kepler foi muito importante pois ele fez tres leis que posteriormente muito o universo ele descobriu o movimento da terra as leis foi bastante repercutida e assim acabou ganhando fama com suas leis que criou, kepler teve uma ajuda de isaac newton fez as caracteristicas do movimento da terra que assim concluiu com a lei de kepler.

    ResponderExcluir
  24. Johannes Kepler foi um grande fisico de muita importancia para astronomia, ficou conhecido por formular as tres leis de kepler; 1 lei ,os planetas descrevem orbitas em torno do sol qe oculpa um dos focos da elipse. 2 lei, o segmento qe une o sol a um planeta descreve areas iguais em intervalos de tempos iguais. 3lei, o quociente dos quadrados dos periodos e o cubo de suas distancias medidas do sol e igual a uma constante k igual a todos os planetas. por meio dessas tres leis foi possivel qe issac newtom formulasse a lei gravitacional Lauane de jesus 2 ano B

    ResponderExcluir
  25. Kepler nasceu em 27 de fevereiro de 1571 e faleceu na Alemanha em 15 de novembro de 1630 e ele descobriu as leis do movimento planetário, conhecido como as leis de kepler. Ele acreditava ter descoberto as leis do sistema solar porem essa leis são aplicados em todo o universo, a primeira lei diz que o planeta em orbita em torno do sol e que descreve uma elipse, a segunda lei diz que a linha que liga ao sol e varre arias iguais em tempos iguais que os planetas movem com velocidade diferentes da distancia que se estão do sol ,e a terceira lei vem dizendo que devido ao sol a forca que age constante e sobre o planeta,existe uma relação entre a distancia do planeta e o tempo que demora para completar uma volta em torno do sol .E importante relembrar que quando mais distante ele estiver mais tempo levara para completar a volta em torno do sol. A lei de gravitação é muito importante compreendemos o porque o planeta gira em torno do sol e também como esse movimento se estabelece. O movimento de rotação na verdade a terra rotaciona em seu próprio eixo no sentido oeste leste.E vem dizendo que nessa faixa se encontram os 12 signos. O movimento de traslação vem dizendo que é 'um movimento que a terra executa ao redor do sol , medições de tempo é,em si tese, o tempo necessário para terra completar.

    aluna: Amanda santos da silva 2 ano B vespertino

    ResponderExcluir
  26. Johannes Kepler foi um físico muito importante na história da astronomia pois elaborou 3 principais leis que ajudaram o ser humano a compreender melhor o estudos dos astros.Ao elaborar essa leis,também quebrou uma tese da época de que o planeta terra era o centro do universo e não o sol.Suas leis foram e são importantes ate hoje pois ajudam a estudar e compreender melhor o planetas.São elas 1 Lei :Todos os planetas se movimentam ao redor do sol,fazendo orbitas elípticas.2 Lei :O raio do vetor que liga um determinado planeta ao sol descreve áreas iguais em tempos iguais.3 Lei :O quadrado do período orbital de um é proporcional ao cubo do comprimento do semi-eixo de sua orbita elíptica .Aluno Donizetti Lara de Barros 2 ano B

    ResponderExcluir
  27. Johannes Kepler foi o que mais se destacou com suas três leis que nos ajudou a entender como os planetas e astros se movimentavam.
    1º Lei: Ele descreve que as órbitas dos planetas são elípticas tendo o sol como um dos focos.
    2º Lei: A linha que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais.
    3º Lei: Que quanto mais distante um planeta estiver do sol mais tempo ele levará para completar uma volta.
    E com base nestas três leis outro grande físico Isaac Newton apresentou a lei da gravitação universal que nos ajudou a entender porque os planetas ficavam em órbitas sem se chocarem.
    Natiely Oliveira da Silva. 2º Ano B

    ResponderExcluir
  28. Kepler foi e sempre será um grande físico , que contríbuiu muito para a sociedade , com suas leis gravitacionais,
    1º"O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos".
    2º"A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".
    3º "Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos máximos de suas órbitas".
    Kepler acabou com o "geocentrismo" que dizia que a terra era o centro do universo , e confirmou que o sol é o centro da terra "eliocentrismo"

    by: Mateus HIgor Costa Alves
    2º B

    ResponderExcluir
  29. O austríaco Kepler foi um grande astrônomo,pois redigiu três leis muito importante.
    1º Lei :Os planetas giram em torno do sol,tendo um movimente elíptico e tendo o sol como um dos focos.
    2º Lei : O raio vetor liga um um determinado planeta ao sol, varrendo áreas iguais em tempos iguais.
    3º Lei : O quociente dos quadrados dos períodos e o cubo de suas distâncias medidas do sol e igual a uma costante k igual a todos os planetas.
    Aluna:Raiane Souza Silva 2º B

    ResponderExcluir
  30. O então físico chamado Kepler desenvolveu inúmeras contribuições para o entendimento do movimento dos planetas. Tendo como mais famosa neste contexto as sua três leis. Onde afirmava que o planeta realiza em torno do sol uma trajetória elíptica, tendo em um dos focos (1° Lei) ou ainda dizia que os planetas quando mais próximos são mais rápidos e consequentemente quanto mais longe mais lentos(2° Lei),afirmava também que os planetas mais distantes completariam sua volta em torno do sol com mais tempo e menos tempo quanto ais próximos (3° Lei)
    Diante desses estudos, outros nomes com Isaac Newton surgem aprimorando-os e em resultado disso, formulando outros entendimentos, outros modelos e outras hipótese para explicar as questões propostas pela astronomia.
    Aluna: Marianna Carvalho dos Santos (2° ano A)

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito , agora ta tudo muito claro para mim .

    gostei muito da historia de Kepler e sua dedicação , mas umas das historias mas bacana é da de Newton que mesmo crescendo sem seus pais , se tornol um grande fisico em toda historia da humanidade

    ResponderExcluir
  32. Kepler contribuiu muito para os estudos dos astros ,pois criou varias leis que nos possibilita a compreender melhor os estudos dos astros .A sua obra mais famosa é as trẽs leis , onde afirma que os planetas mais proximos do sol sao os mais rapídos a dar uma volta completa , e os mais longe demoram mais.Já Newton veio para complementar o que Kepler disse,pois criou a lei da gravitaçao universal que nos permite ainda mais compreender por que os astros giram em torno do sol. Aluno; Lucas Eduardo da Silva Martins.(2 ano A)

    ResponderExcluir
  33. O físico Kepler e suas trẽs , onde a primeira lei fala que se ligado a outra gravitacionalmente gira em torno dele numa órbita eléptica sendo que um deles ocupa o foco da elipse , já na segunda lei de Kepler fala que a velocidade da rotação dos planetas a redor do sol os planetas andam mais rápidos quando estão mais próximo do sol e mais devagar quando esta mais afastado do sol. e a terceira lei os quadrados dos periodo órbitas são proporcional aos cubos dos semi- eixos maiores das órbitas. em cima das tres leis de Kepler ,Isaac Newton conseguiu formular lei gravitacional. Aluno; Ender Kelber Miranda Silva ( 2 ano A )

    ResponderExcluir
  34. Ao estudar mais aprofundadamente este conteúdo, conhecemos vários físicos e estudiosos que contribuíram para vermos o sistema solar como ele é hoje, e devido principalmente a Johannes Kepler pudemos compreender o movimento do sol e dos planetas graças às suas três leis que explicam minuciosamente cada um desses movimentos. Os estudos de Kepler contribuíram para que outros físicos, posteriormente, pudessem dar continuidade às pesquisas sobre a mecânica celeste, instituindo a lei da gravidade universal , descobrindo planetas ainda desconhecidos como Netuno e Plutão, e aprimorando e/ou corrigindo estudos sobre os planetas, satélites naturais e movimentos dos astros que antes já haviam sido descobertos.

    Isabela Matheus, 2º A

    ResponderExcluir
  35. O físico Johannes Kepler dedicava-se nos estudos de Astronomia,onde através de Copérnico conheceu o sistema heliocêntrico.O alemão enunciou três novas leis que conciste nos movimentos planetários.Portanto não conseguiu justificar tais leis,onde motivou o físico Isaac Newton a criar a Mecânica Celeste,que buscava compreender as três leis através de seu legado.Kepler proporcionou importantes contribuições à ciência com descobertas extraordinárias.
    (Brunihelly Gonzaga - 2º ano Matutino)

    ResponderExcluir
  36. Logo após ler esse conteúdo podemos compreender que Johannes Kepler foi um grande físico que estudava a respeito da Astronomia. Com suas três leis ele pode mostrar a como se projeta o nosso planeta em torno do sol e a velocidade em que estamos aproximadamente. Kepler foi um dos pioneiros no estudo dos planetas e com seus estudos pode ajudar outros físicos que vieram após ele a descrever os planetas que ele ainda não havia estudado.

    ~Savio Martinez.
    ~ 2º ano A. (Matutino)

    ResponderExcluir
  37. Kepler considerado um dos maiores cientistas da atualidade, deu grande avanço para astronomia, que desenvolveu suas três leis obtendo grandes resultado que afirma que os planetas giram em uma orbita elíptica, dendo o sol como um dos seus focos.. Aluno; Marcos Vinicius 2 ª ano A

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. estudar mais aprofundadamente este conteúdo, conhecemos vários físicos e estudiosos que contribuíram para vermos o sistema solar como ele é hoje, e devido principalmente a Johannes Kepler pudemos compreender o movimento do sol e dos planetas graças às suas três leis que explicam minuciosamente cada um desses movimentos. Os estudos de Kepler contribuíram para que outros físicos, posteriormente, pudessem dar continuidade às pesquisas sobre a mecânica celeste, instituindo a lei da gravidade universal , descobrindo planetas ainda desconhecidos como Netuno e Plutão, e aprimorando e/ou corrigindo estudos sobre os planetas, satélites naturais e movimentos dos astros que antes já haviam sido descobertos.
    outros nomes com Isaac Newton surgem aprimorando-os e em resultado disso, formulando outros entendimentos, outros modelos e outras hipótese para explicar as questões propostas pela astronomia.

    Aluna: Joyce Fernanda Lopes 2º ano A. (Matutino)

    ResponderExcluir
  40. kepler, considerado o pai da mecânica celeste que formulou as três leis fundamentais do movimento dos planetas conhecidas como leis de Kepler.
    Para formular sua lei Kepler usou dados coletados por Tycho Brahe, mostrando que os planetas não se moviam em órbitas circulares, mas sim elípticas.
    Dessas 3 leis, o físico inglês Isaac Newton deduz as características das forças que agem sobre os planetas devido à presença do Sol.

    ALUNO:Marco Antonio Demori Reguero 2º ano B

    ResponderExcluir
  41. kepler foi muito importante para historia da astronomia contribuindo suas três leis que confirma que o planetas realizam a volta completa em torno do sol em uma trajetória elíptica , tendo o sol como um dos seus focos...
    Aluno; Jeferte Vargas Santana.ª
    Serie 2ª ano A..

    ResponderExcluir
  42. Quando se refere a Kepler e suas contribuições logo se pensa em suas 3 leis, onde segundo os quais a primeira contraria a ideia de que os planetas realizavam em torno do sol uma trajetória circular tendo o sol como centro, portanto afirmara que os planetas realizavam a volta em torno do sol em trajetória elíptica, onde o sol se encontrava em um dos focos; já a segunda dizia que os planetas quando mais próximos do sol e quando mais distantes se movimentavam mais rápidos e mais lentos respectivamente; e a terceira e ultima dizia que os planetas mais distantes levariam mais tempos para realizar a volta em torno do sol e quando próximos menos tempo. A terra também faz um movimento chamado de translação que a terra faz em torno do sol esse movimento dura 365 dias. Todos os planetas são corpos luminosos cada um possui um astro na sua orbita. Com suas leis Kepler deu uma grande ajuda para Newton que através dessas leis ele também desenvolveu três leis da gravitação universal para compreendermos melhor o universo. Raí O. de souza 3 ANO A

    ResponderExcluir
  43. kepler foi um importante fisico que nos proporcionou entender de forma geral que os planetas giram de forma elipitica. Ele observou que do céu uma estrela emite uma luz que pisca,e o planeta não. Compreendendo de forma geral kepler além de ser uns dos melhores fisicos ja existente ele que nos fez refletir de uma forma geral a órbitas dos planetas e seus movimentos . Executando leis que providenciou compreender o universo e sua gravitção universal . Edna katrina 2ª ano A

    ResponderExcluir
  44. O austríaco Kepler foi um grande astrônomo,pois redigiu três leis muito importante. 1º Lei: Ele descreve que as órbitas dos planetas são elípticas tendo o sol como um dos focos.
    2º Lei: A linha que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais.
    3º Lei: Que quanto mais distante um planeta estiver do sol mais tempo ele levará para completar uma volta.Nessas tres leis ensina a distância e o tempo do planeta que ele demora percorrer uma revoluçao em torno do sol.As três leis de Kepler contribuiu para os físicos e cientistas da época para obter respostas para seus estudos,com essas leis, estudiosos prosseguiram com os estudos e complementaram suas teorias .. Enfim, Kepler foi e sempre sera um importante astronomo, pois hoje podemos estudar sua vida,obras e leis,e assim entendermos um pouco mas sobre fisica.... ~Tainá Cristina L. Souza.... ~ 2 ano A

    ResponderExcluir
  45. PUUU!!!!!!!!!!!! PROFESSOR MANEIRO EM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ALUNO:JOFRENILDO

    ResponderExcluir
  46. Isaac Newton um físico muito importante que nos deixou coisas interessantes construídas por ele coisas como, criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e cálculo integral, o que é uma ferramenta muito importante para o estudo dos fenômenos físicos. O estudo das leis dos movimentos, lançando as bases da Mecânica. O desenvolvimento das primeiras ideias sobre a Gravitação Universal. Ferramentas importantes para nossos estudos hoje em dia.
    Michele P Guedes.
    2° ano A. Matutino.

    ResponderExcluir
  47. Isaac Newton um físico muito importante que nos deixou coisas interessantes construídas por ele coisas como, criação e desenvolvimento do cálculo diferencial e cálculo integral, o que é uma ferramenta muito importante para o estudo dos fenômenos físicos. O estudo das leis dos movimentos, lançando as bases da Mecânica. O desenvolvimento das primeiras ideias sobre a Gravitação Universal. Ferramentas importantes para nossos estudos hoje em dia.
    Michele P Guedes.
    2° ano A. Matutino.

    ResponderExcluir
  48. Johannes Kepler foi um grande astrônomo que abriu o nascimento da astronomia moderna, formulou três leis que nós ajuda a entender melhor sobre os movimentos planetários. Com base em suas teorias ajudou vários astrônomos, um exemplo é Isaac Newton que aperfeiçoou essas teorias, surgindo assim a Lei da Gravitação Universal.

    Jackelline de Andrade Viana - 2° Ano A

    ResponderExcluir
  49. A mecânica celeste é o ramo da astronomia que estuda os movimentos dos corpos celestes (naturais ou não). A principal força determinante dos movimentos celestes é a gravitação, contudo certos corpos (satélites artificiais, cometas e asteróides) podem sofrer a influência marcante de forças não gravitacionais como a pressão de radiação e o atrito (com a atmosfera superior no caso dos satélites artificiais terrestres). A astronáutica está intimamente ligada a esta ciência
    Dabia 2°A

    ResponderExcluir
  50. Mecânica Celeste, como o da Astrometria, é o de determinar as posições dos astros e suas variações com o tempo, mas diferentemente da Astrometria, a Mecânica Celeste faz esse estudo baseada principalmente nos dados da Astrometria e na parte teórica fornecida pela Mecânica Clássica.

    Johannes Kepler em 1589, após laborioso estudo das posições de planetas do sistema solar, elaborou três leis que representavam esses movimentos: são as chamadas Leis de Kepler. Isaac Newton, no início do século XVII quis entender o mecanismo que fazia com que a Lua girasse em torno da Terra. Estudando os princípios elaborados por Galileu Galilei e por Johannes Kepler, Newton conseguiu elaborar uma teoria que dizia que todos os corpos que possuiam massa sofreriam uma atração mútua entre eles.
    A Mecânica Celeste é, pois, a parte da Astronomia que visa estudar o movimento dos astros que estão submetidos às forças resultantes da atração gravitacional entre esses corpos celestes. Assim, podemos dizer que a Mecânica Celeste estuda os movimentos dos astros aplicando as leis da Mecânica.
    Usando a mecânica celeste é possível determinar as distâncias e as posições dos astros do Sistema Solar, calcular órbitas de satélites artificiais em torno da Terra, determinar as trajetórias de sondas espaciais enviadas a outros astros do Sistema Solar e determinar as massas de corpos celestes, tais como planetas, satélites e estrelas.
    tainá cristina 2 ano A

    ResponderExcluir
  51. Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.

    O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.

    Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.

    A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.
    Escalas termométricas permitem "medir" certa temperatura, relacionada, geralmente,com altura. Estas escalas são mais conhecidas como Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
    Dabia 2 ano A

    ResponderExcluir