quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MATÉRIA E ENERGIA

MATÉRIA E ENERGIA
O conceito de matéria
No estudo da Ciência, a composição do Universo é dividida em duas entidades – matéria e energia. De acordo com o método cientifico, devemos realmente admitir que pode haver no Universo algo mais além da matéria e da energia, mas até agora a Ciência não encontrou este componente. A matéria inclui os materiais que formam o Universo: as rochas, a água, o ar e a multiplicidade de coisas vivas. Tudo que é sólido liquido ou gasoso é uma forma de matéria.
         Classificar algo como matéria não significa, entretanto, que conheçamos a natureza real da matéria. Sabemos que os químicos  desdobram a matéria para determinar seus constituintes, e o físico deseja saber o que mantém tais constituintes unidos; mas as partículas fundamentais e as leis da matéria parecem ser sempre um desafio.
         A melhor maneira de adquirir um conceito de matéria é trabalhar com ela e descrever suas várias formas. Uma descrição não é uma definição no sentido real da palavra, mas reduz uma idéia abstrata a termos bem concretos.
Propriedades da matéria
As propriedades são usadas para descrever a matéria. Ao descrevermos uma pessoa, por exemplo, referimo-nos às suas propriedades: sua altura, aparência, disposição, habilidades; semelhantemente, todas as espécies de matéria apresentam propriedades, e do mesmo modo que alguém pode ser identificado pela relação de suas propriedades, determinada espécie de matéria o pode ser por intermédio de suas características. Na verdade, é mais fácil discutir a matéria em termos de suas propriedades do que explicar a sua natureza final,
         As propriedades da matéria podem ser divididas em duas categorias: as que podem ser determinadas sem alteração essencial da substância, e aquelas que só se evidenciam quando a substância sofre interação com outra forma de matéria.
         A última classe de propriedades, que exigem uma mudança na composição da matéria, inclui as chamadas propriedades químicas, enquanto que as primeiras, em que não há necessidade disto, são chamadas propriedades físicas. Por  exemplo, a capacidade de uma substância de queimar-se é uma propriedade química, enquanto que o seu ponto de fusão é uma propriedade física.
         O número de propriedades que pode ser enumerado para uma substância é virtualmente infinito. Os manuais especializados de Física e Química dedicam centenas de páginas ao relacionamento das propriedades de várias formas de matéria. Da mesma maneira que existem novas facetas do caráter de uma pessoa, para as quais ela não está alertada, os cientistas constantemente estão descobrindo novas propriedades da matéria.
         Em vez de catalogar aqui as propriedades físicas da matéria com que entraremos em contato, é melhor discuti-las à medida que forem surgindo. Mas, no estudo da Física, é importante reconhecer o fato de que, se uma propriedade não pode ser medida e comparada com alguma espécie de padrão, não tem utilidade para o cientista: Sem medida não pode existir Ciência, e quanto mais precisamente se possa medir determinada propriedade, mais completa será a descrição da matéria.
Massa e peso
Uma propriedade básica da matéria é sua massa: A massa de uma substância é a medida da quantidade de matéria nela contida. As medidas de massa são baseadas no quilograma/massa, que é conservado em um depósito especial no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, em Sèvres, próximo de Paris, na França. Em vários lugares de todo o mundo estão guardadas duplicatas deste padrão. No Brasil acham-se guardadas na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.
         A massa de uma substância não varia. com a temperatura; pressão ou localização no espaço. Um objeto com a massa de 1kg terá esta massa na Terra, na Lua, em Marte ou quando flutuando no espaço. Mas de que maneira determinamos a massa de uma substância? É suficiente uma comparação de tamanho com a massa padrão? Evidentemente, não, já que os objetos podem ter o mesmo volume, mas concentrações diferentes de matéria; um pode ser firmemente comprimido, como uma peça de metal, enquanto que outro pode ter estrutura esponjosa.
         Em lugar do volume, devemo-nos voltar para outra propriedade da matéria sua reação às forças. Por enquanto, podemos definir uma força como algo que tende a modificar a posição ou a direção do movimento de um objeto. Um empurrão ou um puxão é uma força, e a matéria oferece resistência a empurrões ou puxões; quando empurramos um carro parado, o empurrão é a força, e o automóvel resiste a ela. Se não apresentasse tal resistência, não seria necessário o empurrão para colocá-lo em movimento. O fato de resistir mostra que o carro é formado de matéria. A resistência da matéria a qualquer alteração de seu estado de repouso ou movimento é chamada inércia.
         A inércia se manifesta não somente quando os objetos estão parados, mas também durante seu movimento. Uma bola de futebol em vôo continuará deslocando-se, a menos que alguma coisa o impeça; quando interpomos a cabeça o em sua trajetória, estamos novamente fornecendo a força necessária para levá-la ao repouso.
         Isto sugere a existência de duas espécies de inércia - uma forma estacionária e outra de movimento, mas se trata, na verdade, da mesma propriedade da matéria que se está mostrando em circunstâncias diversas.
         A inércia da matéria é a chave para a medida da massa. Se dois objetos materiais,, inteiramente livres para se moverem; oferecem a mesma resistência a fuma dada força, então possuem a mesma massa, isto é, contêm a mesma quantidade de matéria.
         Um instrumento criado para a medida de massas por esta relação é a balança de inércia; se uma substância ou objeto é colocado na barra horizontal desta balança, e o sistema posto em vibração, o objeto mover-se-á para um lado e para o outro periodicamente, e a freqüência deste movimento dependerá da massa do objeto e da rigidez das molas. Como estas fornecem a força e a massa oferece a resistência, a balança de inércia é independente de sua localização no espaço.
         Se for conhecido o tempo de vibração de uma massa padrão, outras massas podem ser medidas determinando-se o tempo das vibrações que ocasionam. Isto pode ser feito locando-se em um gráfico as freqüências de várias massas conhecidas, e fazendo o mesmo com a freqüência da massa desconhecida, ou por meio da seguinte fórmula:
na qual m1 é uma massa conhecida (inclusive a massa da plataforma da balança), m2 a massa desconhecida (mais plataforma), T1 o tempo para uma vibração completa (ida e volta) de m1, e T2 o tempo correspondente para m2. Um bom método de determinar T1 e T2 é deixar a balança oscilar 100 vezes, e dividir o tempo total por 100.
Desta experiência podemos concluir que a massa é a medida da inércia de um objeto.
         Um termo que é muito confundido com massa é peso. Peso é uma medida da força gravitacional que atua sobre uma substância. Como esta força varia com a distância entre dois objetos, o pêlo de um corpo não é constante, e na ausência desta força será nulo, mas sua massa permanece inalterada.
         Uma unidade de força usada em Física é o newton; esta unidade não será definida de forma completa aqui, as o importante a lembrar aqui é que o newton e o quilograma não são unidades equivalentes. Com isto queremos dizer que é possível transformar quilogramas em newtons, ou vice-versa, da mesma forma que transformamos metros em centímetros. Trata-se de quantidades físicas diferentes, mas é correto dizer-se, por exemplo, que a massa de 1,0 kg 9,8 N no nível do mar.
Nas mesmas condições, os pesos de dois objetos estão na mesma razão que suas massas. Os dispositivos mais comumente usados no laboratório de Física para medir, massas e pesos são a balança de pratos e a balança de mola.
         A balança de prato compara a força gravitacional que atua sobre dois corpos por meio de alavancas, enquanto que a balança de mola mede esta força sobre um corpo, pela distorção de uma mola. Desta maneira, os dois aparelhos comparam massas indiretamente, já que as razões das massas são as mesmas que as dos pesos.
         A leitura da balança de mola variará com a altitude, e nenhum dos dois dispositivos poderá ser usado para comparar massas em um ambiente de gravidade nula. São, na verdade, "pesadores", e não "medidores de massa", já que não medem diretamente a massa de um objeto.
         Uma propriedade da matéria Intimamente relacionada com a massa é a massa específica, que se refere à quantidade de matéria em dado volume, e é definida como a massa de uma substância por unidade de volume. Assim, se um corpo ocupa um volume de 15 m3 e tem a massa de 450 kg, sua massa específica é 30 kg/m3. A fórmula matemática é d=m/v.:
         Ao se enunciar a massa específica de uma substância, é importante incluir as unidades (quilogramas por metro cúbico, gramas por centímetro cúbico, ou qualquer outra unidade de massa por unidade de volume), para que se possa compará-la com outros valores de massa específica.
Condições da matéria
Muitas propriedades da matéria não são constantes, variando com as condições do ambiente. Assim, a água congela quando está suficientemente fria, e ferve quando é aquecida o necessário. Em cada caso, as propriedades físicas da água foram alteradas. Da mesma forma, a massa especifica de um gás aumenta quando o mesmo é colocado sob pressão, e diminui quando a pressão é reduzida.
         0 ambiente da matéria é conhecido como suas condições. As condições incluem, entre outras coisas, a temperatura, pressão, concentração (no caso de soluções) e carga elétrica. Muitas das relações de causa e efeito que serão estudadas em Física, tanto na sala de aula como no laboratório, dirão respeito às variações de uma propriedade de uma substância com a mudança nas condições.
                                                                                         Adaptado de “Mecânica”  do Prof. L. P. Maia

59 comentários:

  1. Matéria é tudo aquilo que se ocupa espaço no universo, ou seja, possuem massa, com partículas constituídas por átomos, prótons, nêutrons e elétrons.
    Albert Einstein dizia em sua teoria que a matéria é uma forma de energia.
    A matéria pode aparecer em três tipos de estado: o sólido (quando a partículas estão bem unidas), líquido (quando as partículas estão razoavelmente unidas) e por fim o gasoso ( quando estão praticamente desgrudadas).
    A materia tambem possuem propriedades. São as propriedades gerais as quais estão presentes em todos os tipos de matéria e as propriedades específicas que distinguem as substancias.
    A energia ao contrário da matéria não possue peso, por isso quando se trata de energia é mais complicado trabalhar, oque não significa ser impossivel.
    A energia não contem unidades fisicas proprias, sendo assim ela só é expressada em seus trabalhos realizados.
    Quando acima citei, que a energia é dificio de ser trabalhada, mas não impossivel, quis dizer que ela apesar de não conter materia, é bem perceptivel, ou seja, possui vários meios de ser reproduzida, nas formas de energia térmica, energia nuclear, energia solar, energia elétrica, energia sinética, entre outras.
    A energia vive em transformação, pois em cada trabalho operado, a mesma se transforma de determinada maneira, e a física é responsável pelo estudo desse curso de mudança da energia de uma forma para outra.
    Existe uma semelhança entre a matéria e a energia, ou seja, ambas não são criadas nem destruídas, seguindo assim um ciclo sem principio nem fim.

    ResponderExcluir
  2. Thayciane Danielly

    De acordo com o texto lido ,podemos dizer que matéria e tudo aquilo que constitui o universo seja ele liquido, solido ou gasoso os mesmos possuem massa, com partículas constituídas por átomos, prótons, nêutrons e elétrons.
    A matéria pode ser classificada de duas formas: A que é determinada sem alteração, e a que só pode ser determinada quando sofre interação com outra massa,a mesma tem propriedades infinitas.Sendo que ela não pode ser medida e comparada com uma espécie de modelo,umas das propriedades da matéria e a massa que por as vez são baseadas em quilogramas.
    A massa é uma substancia que não varia independente da sua localização, espaço ou pressão, outra propriedade da matéria é sua reação a força, a mesma tende a mudar a posição ou direção de um objeto qualquer. A matéria também oferece resistência a força essa resistência é denominada inércia (Primeira lei de Newton).
    Os medidores de massa e peso mais utilizados são a balança de mola e a de prato.
    A balança de prato compara a força gravitacional entre dois corpos, enquanto a balança de mola atua apenas sobre um corpo e a leitura da mesma ira varia dependendo da gravidade.
    Muitas das propriedades da matéria variam de acordo com as variações do ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna: Larissa Franco 2º A.
      Com base no texto acima vimos que a matéria é tudo que constitui o universo, ou seja, a água, o ar e entre outras coisas vivas. Tudo que é solido, liquido ou gasosa é uma forma de matéria.
      O que seria uma matéria? Seria a descrição de sua forma, ou seja, é como você descrever uma pessoa, sua altura, habilidade, aparência e disposição. Toda matéria possui uma propriedade, que são as quais estão presentes em todos os tipos de matéria e as propriedades específicas que distinguem as substancias.
      Uma propriedade básica da matéria é sua massa, pois a massa de uma a substancia é a medida da quantidade que contem em sua matéria, ou seja, sua medida é baseada em quilograma/massa .Ja energia é uma forma contraria da matéria, pois a energia ela não possui peso e por isso dificulta de ser trabalhada, mas o porquê que tem essa dificuldade? Por que tem várias formas de ser reproduzida e também contem várias transformações.

      Excluir
  3. O universo é composto por matéria e energia. Matéria é dividida em gasoso, líquido e sólido (ex: ar, água, árvore) e sua propriedade básica é a massa, que é a quantidade de matéria existente. A massa é confundida com o peso (a força gravitacional que age na matéria). Já a energia (a causa ou o resultado de um trabalho) não possue peso ou massa, o que dificulta trabalhar com a mesma. Possuiu várias categorias (térmica, química, elétrica...) e isso a torna perceptível, apesar de não ser, de fato, uma presença física.

    ResponderExcluir
  4. Nádia Pavin

    Energia e Matéria são as duas coisas da qual o universo é constituído. Matéria é tudo que existe no nosso planeta, da atmosfera a um grão de areia, sendo dividido entre gasoso, líquido e sólido. Todo tipo de matéria possui uma massa e ela não muda de acordo com o lugar ou a temperatura em que se encontra. Por exemplo, uma pessoa que está na terra possui a mesma massa se estivesse na lua, porém o seu "peso" lá seria menor, já que a gravidade da lua é inferior à da terra. Toda massa é constituída de energia, que pode ser transportada para outra massa. A energia pode ser diferenciada em térmica, mecânica, elétrica, nuclear etc.

    ResponderExcluir
  5. Luana Viana

    Conforme o texto apresentado podemos concluir que o universo é constituído por variadas materias como as rochas, aguá, ar, e apresentada em diferentes formas tais como: gasoso, sólido ou liquido possuindo uma propriedade da qual ''a massa de uma substancia é a medida de matéria contida'' além desses fatores possuem condições ambientais (temperatura, pressão, elétrica).

    ResponderExcluir
  6. Thalia Cristina

    O texto lido, apresenta que sem medida não haveria ciência,para a ciência a composição do universo é dividida entre matéria e energia.
    Os químicos estudam a matéria para saber seus constituintes, os físicos querem saber como eles ficavam unidos, e as leis da matéria é sempre um desafio.A resistência e a alteração da matéria é chamada de inércia, e como propriedades da matéria temos massa e peso.

    ResponderExcluir
  7. Thayza Luz

    Nosso universo é constituido por "MATÉRIA e ENERGIA".
    Matéria é tudo aquilo que contém massa e que ocupa lugar no espaço, (VOLUME,FORÇA).
    Podemos dizer que a energia é aquela capacidade de realizar trabalho seja ela cinética,núclear e etc e que também em algumas situações a energia pode modificar a MATÉRIA,suas poisções ou até mesmo sua natureza química.

    ResponderExcluir
  8. Miréia

    Com base no texto, matéria é tudo aquilo que existe sobre o universo tanto que seja em líquido gasoso ou sólido, que pussuem massas e particulas, as particulas são constituidas por :átomo, nêutrons,elétrons, uma das propriedades da matéria é sua massa.
    A matéria tem resistência - a força, essa força chamada então de inércia (lei de Newton).A matéria é classificada em duas formas, aquela é determinada sem alteração, e aquela que sofre interações com outras massas.
    As massas são medidas em quilogramas, ou seja as massas são pesadas em balanças de molas ou balanças de Matos, a balança de mola ela varia com a altitude, já a balança de Matos ela compara a força gravitacional que arua sobre dois corps.A massa de uma substancia é a medida da quantidade de matéria nela contida.

    ResponderExcluir
  9. gleicy urtado lopes no texto sobre matéria e energia pude compreender que elas estão quase ligadas; mas o que diferencia esses dois elementos que a massa está relacionados ao peso e quilo de um corpo ;e energia é aquilo que a pessoa exerce sobre uma matéria que está a sua volta como por exemplo ;empurar o carro ,levantar uma mesa, essas são algumas energia ,que produzimos para levantar algo.outro exemplo que amassa sofre algumas alterções e outras não altera.'lei de newton'

    ResponderExcluir
  10. com base no texto, matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. matéria também pode ser considerada como uma energia.a matéria é um lemento vivo ou inanimado,porque eles contem particulas atomicos . podemos dizer que os tipos de energia são;energia eólica, energia solar,energia hidrelétrica e outros.quando trabalhamos e fazemos qualquer tipo de coisa estamos gastando energia, isso nos mostra que sem enrgia não existiria nada. na explicação do bag ben ,havia apenas energia e não matéria só depois da explosão. energia não acaba-se com ela muito menos se cria apenas sofre transformação.

    ResponderExcluir
  11. Henrique
    boa noite
    2º C

    ResponderExcluir
  12. Antes da explosão do Big bang o universo era contituido se matéria e energia.
    Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar,podem ser iluminado ou vivo,liquido(quando estao juntas), gasoso(quando estao mais ou menos juntas) ou solido(quando estao separada). Contem particulas de átomo, nêutrons,elétron. a materia possui uma força chamada inersia que matem resistencia quando sofre força sobre si.
    A materia possui o mesmo peso em qualquer parte do universo seja na terra, na atmosfera , em marte etc, so muda sua forma. A energia não contem unidades fisicas proprias, nem peso. Pode ser térmica, mecânica, elétrica, nuclear etc.

    ResponderExcluir
  13. TIAGO SILVA FERREIRA 2ºB
    O texto relata que tudo que é sólido liquido ou gasosa é uma forma de matéria, mas as partículas fundamentais e as leis da matéria parecem ser sempre um desafio reduzindo uma idéia abstrata a termos bem concretos. A descrição da matéria caracteriza em Massa e peso. 0 ambiente da matéria é conhecido como suas condições. As condições incluem, entre outras coisas, a temperatura, pressão, concentração (no caso de soluções) e carga elétrica. Muitas das relações de causa e efeito que serão estudadas em Física, tanto na sala de aula como no laboratório, dirão respeito às variações de uma propriedade de uma substância com a mudança nas condições

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELVIS OLIVEIRA

      O texto relata que a composição ddo universo são dividido em duas entidade são elas, matéria e energia, mas os cientistas acreditam que pode existir mais uma alem dessas duas. Amatéria é tudo aquilo que vemos e pegamos como caneta,celular,mesa,apagador e etc. E fala também que o melhor jeito de adiqrir um conceita sobre a matéria é poder trabalhar com ela, edescrever suas formas. Uma descrição não é apenas uma definição de palavras mas sim uma idéa reduzida em termos bem concretos.

      Excluir
  14. Joyce Assunção. 2º A

    O universo é constítuido por dois componentes: Matéria e Energia. Acredita-se que exista um componente além, que infelizmente ainda permanesse desconhecido.
    Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço,a mesma possui estados;(sólido, líquido e gasoso)tendo propriedades que servem para descrever suas formas, tais podem ser divididas em duas maneiras; as que não sofrem alteração em sua substância(Química),e as que só possuem habilidades quando sua substâcia é alterada(Física).
    Há também suas propriedades básicas. Peso(medida da força gravitacional)e Massa, que não varia independente de onde esteja, Terra, lua ou até mesmo flutuando no espaço. Na matéra existem reações, e resistências, conhecidas como: Força, serve para modificar a direção de um determinado objeto. Tal movimento é chamado de inércia; que pode ser representada tanto em repouso, quanto em movimento. Existem condicões ambientais, em que as matérias se encontram, relacionadas a temperatura, pressão e concentracão.
    Energia é o trabalho realizado por um determinado sistema. A mesma não possui massa e nem peso. Pode ser classificada em elétrica, luminosa, cinética, entre outras. Permanecendo sempre em transformação, a energia nunca acaba, simplismente-se transporta de um corpo para outro.

    ResponderExcluir
  15. Materia e energia, materia e tudo que ocupa um espaço no universo, pussui massa e ocupa ,a varios modos de descrever a materia,exemplo um obijeto , a sua altura ,peso ,largura e entre outros.
    Energia , podemos dizer que e causa o resultado de um trabalho , possui varias formas de produção de energia ,nuclear,sinetica, hidroeletrica, e em entre outras.

    ResponderExcluir
  16. Carla Bassani 2º A

    Como lemos, no texo acima tivemos um entendimento sobre matéria e energia. Sendo assim entendemos que matéria é tudo que existe no universo, tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço e, desse modo, possui volume. Energia é a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria,ao contrário da matéria não possuindo massa e nem peso, é algo que está em todos os lugares. É existente várias tipos de energia como por exemplo: Nuclear, sinetica, hidroelétrica,luminosa,etc. A energia não pode ser destruida e criada, sendo assim estando sempre em transformação.

    ResponderExcluir
  17. antonio carlos pinaffi19 de março de 2012 às 05:21

    matéria é tudo que se ocupa no espaço,que possui massa.Eo estados;dela é (sólido, líquido e gasoso)tendo propriedades que servem para descrever suas formas, tais podem ser divididas em duas maneiras; as que não sofrem alteração em sua substância(Química),e as que só possuem habilidades quando sua substâcia é alterada).E a Energia não possui nen massa e nen peso,Mas é classificada em elétrica, luminosa, cinética, entre outras.

    ResponderExcluir
  18. antonio carlos pinaffi19 de março de 2012 às 05:28

    A matéria é tudo que ocupa no espaço possui massa,eo estados;(sólido, líquido e gasoso)tendo propriedades que servem para descrever suas formas, tais podem ser divididas em duas maneiras; as que não sofrem alteração em sua substância(Química),e as que só possuem habilidades quando sua substâcia é alterada).Ea energia ela não possui peso e nen massa,mas tem a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria.

    ResponderExcluir
  19. antonio carlos pinaffi19 de março de 2012 às 05:28

    A matéria é tudo que ocupa no espaço possui massa,eo estados;(sólido, líquido e gasoso)tendo propriedades que servem para descrever suas formas, tais podem ser divididas em duas maneiras; as que não sofrem alteração em sua substância(Química),e as que só possuem habilidades quando sua substâcia é alterada).Ea energia ela não possui peso e nen massa,mas tem a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria.

    ResponderExcluir
  20. antonio carlos pinaffi19 de março de 2012 às 05:29

    A matéria é tudo que ocupa no espaço possui massa,eo estados;(sólido, líquido e gasoso)tendo propriedades que servem para descrever suas formas, tais podem ser divididas em duas maneiras; as que não sofrem alteração em sua substância(Química),e as que só possuem habilidades quando sua substâcia é alterada).Ea energia ela não possui peso e nen massa,mas tem a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria.

    ResponderExcluir
  21. sabemos que materia e tudo aquilo que ocupa um espaço.mas e no caso dos que sofrem transformações ocorre alguma mudança com respeito a isso?as plantas,os animas e ate mesmos nós humanos?

    ResponderExcluir
  22. O universo é composto por matéria e energia, os cientistas acham que o mundo é composto por mais coisas mas de acordo com o texto acima, ainda não conseguiram descobrir.
    De acordo com o texto matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço,ouro agua ar e tudo o que podemos pensar, é considerado uma matéria.As propriedades da matéria podem ser separadas em duas: as que podem ser estudadas sem que haja uma alteração da substancia e a outra quando só pode ser evodenciada quando há uma alteração de sua substancia que são chamadas propriedades quimicas.
    Um composto basico da matéria e sua massa, que é a medidade de quantidade de matéria nela contida. A massa de uma substancia não varia, se em marte algo tem massa 28kg aqui na terra tambem tera essa mesma massa.
    Muitas propriedades de matéria variam de acordo com o ambiente, ou seja de acordo com a temperatura pressão, etc., que são nessa parte que estudamos.

    Já a energia é tudo o que pode causar modificações ou até mesmo anulações em uma matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen Sete 2 C

      A presenta o texto acima que a matéria inclui tudo aquilo que existe no planeta,que forma o Universo :As rochas,água o ar e coisas vivas tudo que é solido,liquido e gasoso.As propriedades usadas para descrever a matéria faz com que seja mais facil determinar suas caracteristica .A energia é aquilo que pode realizar trabalho exemplo:Eletricidade ,sinetica ,nuclear e outros .

      Excluir
  23. Max Dener Caetano Silva

    O texto acima fala sobre a importância da energia e da matéria.
    A energia e a matéria e quase o centro de das coisas qe existe hoje em dia seim a matéria e a energias não existia as coisas vivas, nem as coisas solidas , liquido e gasoso por isso a materia e a energia é importante nao só por isso é importante mais paras outras coisa tambem.
    Mais os cientista acha que o mundo pode ser composto por mais coisas mais ainda nao encotraram mais estao tentando encontrar. "Enquanto isso podemos dizer que a materia e a energia e centro das coisa de hoje em dia"1.

    ResponderExcluir
  24. Respostas
    1. Fabiana da silva lira vaillant 2 C



      Fabiana da silva lira vaillant 2 C

      O texto matéria e energia fala um pouco sobre o nosso universo,e ele é dividido em duas entidades que é matéria e energia, mas os cientista acredita que existe outra além das duas só que ainda não descobriram tal componente a matéria é tudo que é sólido, liquido e gasoso.
      A matéria é dividida em propriedades e são duas a que tem alteração na substancia, que é chamado de química exemplo o fosforo, e o que não tem alteração que é chamado de físico e é o caso do gelo.

      Excluir
  25. Matéria é basicamente tudo o que possui lugar no espaço, ou seja, volume.
    Existem dois tipos de matéria, a química e a física. As químicas necessitam de uma mudança em sua composição e as físicas não.
    Os tipos de matérias são considerados infinitos.
    Ela se apresenta no estado liquido sólido,ou gasoso.
    O peso da matéria nunca varia, seja sob qualquer fator, sempre será o mesmo.
    A energia por outro lado não possui propriedades próprias, sendo facilmente modificada de acordo com a ação que é submetida. Normalmente, o trabalho da física sobre a energia é medir o curso da energia ao passar de um estado para o outro.
    Assim a sua relação é basicamente o fato de que, a matéria e a energia, em geral não são inventadas ou destruídas, não tem começo e nem fim definido, apenas segue seu ciclo.

    ResponderExcluir
  26. GEREMIAS V.S
    2º ANO B

    O conceito de matéria e energia são grandes elementos que são assuntos discutido até hoje pelos cientistas. A composição do universo é composta por matéria e energia elementos que as vazes nem reparemos e sabemos que esse é uma matéria ou uma energia. Mas o que é matéria? ; matéria são objetos que constitui massa e peso como, por exemplo: as rochas,pedras ,e tudo que sólido. E os elementos da natureza são matéria? , sim são matéria como: o ar que respiramos ,a água que bebemos ,etc. As formas gasosa ,liquida,sólida são matéria também . Resumindo toda a composição do universo e formado de matéria e energia . A matéria também rege a massa que é também o peso . O texto traz uma grande importância que as vezes nem percebemos no nosso dia-a-dia como aonde andamos,trabalhos e estudamos tem um material que é uma matéria ,também quando estamos dormindo estamos em constante movimento .A força também é uma restrição da matéria e energia . NEWTON foi uns dos grandes físico que estabeleceu as 3 leis de Newton ,que são grandes medidas de força. O texto têm grande descrição de matéria,força,massa e peso,que esclarece qualquer duvida desses grandes elementos que compõe a física.

    ResponderExcluir
  27. Jayne Ribeiro
    2º Ano B


    No texto, descreve que no nosso universo pode existir também outro componente que a ciência não conseguiu encontrar ou provar que exista. A matéria é tudo que é líquido, sólido ou gasoso. Basicamente todas as matérias têm propriedades (uma forma de descrever suas características), as propriedades são divididas em duas categorias, e o numero das propriedades pode ser infinito. A matéria tem uma propriedade que é a sua massa e sua medida é baseada no quilograma, a massa não varia mais com concentrações diferentes.
    Inércia é a resistência da matéria a qualquer alteração como empurro ou impactos, com isso criaram uma balança que mede as massas com o mesmo nome. Muitas as matérias variam de acordo com o ambiente que é conhecido com condições (temperatura, pressão, concentração¬-em caso de soluções e carga elétrica).

    ResponderExcluir
  28. Thais VALADARES FAGUNDES 2ano B
    Segundo o texto os cientistas dizem que pode haver algo a mais do que matéria e energia mas até então nada é confirmado. A matéria inclui tudo que forma o universo , tudo o que podemos ver. As propriedades da matéria são divididos em duas partes; as que podem ser divididas sem nenhuma modificação e as que só se interagem com a ajuda de outra. As que não sofrem alterações são conhecidas como propriedades químicas e as que não precisam de alterações são propriedades físicas.

    ResponderExcluir
  29. Aluna: Jania Conceição
    2 ano B _ Vespertino

    A matéria e a energia são duas composições que o universo possui, mais há cientistas que dizem que além dessas duas podem existir outras, por enquanto não se sabem.As propriedades da matéria são usadas para falar sobre a matéria, é como caracterizar uma pessoa, dizendo sua altura e etc....
    o ambiente da matéria é adaptado às suas condições como : a temperatura, a pressão e entre outras condições

    ResponderExcluir
  30. gleyciane urtado lopes com base no texto,matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço , maéria também pode ser considerada como uma energia, a matéria é um elemento vivo ou inanimado por que eles contém particulas atõmicas podemos dizer que os tipos de energia são; energia eólica,energia solar, energia hidrelétrica e outros. quando trabalhamos ou fazemos qualquer tipo decoisa estamos gastando energia isso nos mostra que sem energia não existiria nada, na explicação do bang bang , antes dessa explosão havia apenas energia e não matéria apenas depois da explosão. não acaba-se com a energia muito memos se cria apensa sofre transformação.

    ResponderExcluir
  31. Cecillya 2° A

    Matéria e tudo aquilo que forma o universo, seja na forma liquido, solido o gasoso, sendo que o mesmo possui massa com partículas formadas por átomos, prótons e neutros. A massa pode ser classificada em, a que é determinada sem alteração, e a que só pode ser determinada quando sofre interação com outra massa lembrando que ela não pode ser medida ou pesada. Ela sempre e confundida com o peso, que e a forca gravitacional que age sobre a terra. A energia não possui peso ou massa, energia e o que realiza um trabalho, e apesar de não ser visível ela e perceptível ex: térmica, elétrica, mecânica entre outras.

    ResponderExcluir
  32. Karina surubi Turibios
    2ano B vespertino

    a matéria é...digamos assim é tudo que ocupa o espaço e que possui massa
    e também é considerado uma energia.
    alguns cientistas dizem que além deses dois componentes : matéria e energia pode existir mais. Só que é isso ainda não está confirmado.

    ResponderExcluir
  33. Matéria e tudo aquilo que forma o universo, seja na forma liquido, solido o gasoso, sendo que o mesmo possui massa com partículas formadas por átomos, prótons e neutros. O conceito de matéria e energia são grandes elementos que são assuntos discutido até hoje pelos cientistas. Matéria é basicamente tudo o que possui lugar no espaço, ou seja, volume.
    Existem dois tipos de matéria, a química e a física. As químicas necessitam de uma mudança em sua composição e as físicas não.
    Mauro Satana 2ºB

    ResponderExcluir
  34. A energia nao contem massa ou se quer contem peso,denominamos energia como: o que realiza um trabalho. Temos varios tipos de energia ex: eletrica, mecanica, nuclear... e apesar de nao ser visivel ela é perceptivel.

    Mauro Santana 2° B

    ResponderExcluir
  35. Materia e tudo que ocupa um lugar no espaco,sua massa possui pequenas particulas que denominamos de atomos, protons e neutrons,a masssa nao pode ser medida ou pesada mais apesar disso e muito confundida com o peso so que o no peso tem a forca da gravidade agindo sobre ele ao contrario da massa que nao muda independente do lugar ou da temperatura a energia nao possue massa ou peso e apesar de nao ser visivel pode ser perceptivel.

    Romario Amorim Giazzi 2°A

    ResponderExcluir
  36. Aluna:Liauany 2 B

    O texto acima fala sobre Matéria e Energia, A matéria inclui os materiais que formam o univerdo :as rochas ,a água ,o ar e a mutiplicidade de coisas vivas Tudo que é liquido ,sólido ou gasosa é uma forma de matéria.Energia é a capacidade de realizar trabalho e tudo que pode modificar a matéria ,tem varios tipos de energia como :sinética ,hidroeletrica,luminosa..etc.

    ResponderExcluir
  37. silvani:2ano,no estudo da matèria e energia podemos ver que o universo forma:rochas,àgua e ar.E e multiplicidade de coisas vivas,pois tudo que é sòlido,liquido e gasoso.pois a maior forma de adiquiri a materia è podendo trabalhar com ela,a propriedade da matéria pode ser dividida em duas categoria,que pode ser determinada sem alteraçâo essencial da substancia,o nùmero de propriedade que pode ser enumerado para uma substância e é virtualmente infínito.

    ResponderExcluir
  38. Sandercléia Miranda 2°B vespertino

    A matéria e energia é uma composição que dividi o universo. o número de propriedade para uma substância é infinito, a temperatura no espaço faz com que a massa de uma substância não varia.As massas conhecidas ou desconhecidas é representadas pela fórmula:
    M1 sobre M2 = t² sobre t2²



    O peso é uma mediada que atua sobre a substância.Condições da matéria incluem...a temperatura,pressão , concentração e carga elétrica.

    ResponderExcluir
  39. Jéssica Bargas 2°b vespertino

    o número de propriedades para uma certa substância é infinita...e a propriedade em que uma substância varia de acordo com a temperatura. a pressão, a concentração e carga elétrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aluno do 2ºA : Wanderson
      Com base na leitura do texto,podemos afirmar que materia e energia estão presente no nosso universo,e ela pode estar em varias composição, com gasoso , liquido, e solido
      e podemos afirmar que nada se perde nada se cria tudo se transforma,e tambem quando se faz um trabalho que se movimenta o corpo, você esta gastando ernegia....

      Excluir
    2. 2ºA
      Jariane Helena

      Com base na leitura pode analisar e retirar conceitos fundamentais para Estudos no Ensino Médio..
      como Matéria e Energia.... Energia é algo indispensável mais de difícil conceitualização, e Matéria que seria TUDO QUE OCUPA ESPAÇO NO universo. e pode ser encontrada em diversos estados como:SÓLIDO, LIQUIDO E GASOSO

      Excluir
    3. Aluno;Erivaldo 2A

      A matéria é tudo que constitui nosso planeta, a matéria pode ser constituida de umcorpo,massa ou vulume, por exemplo, um corpo pode ser entendido com porção limitada de matéria.A massa pode ser definida como quantidade de matérias que existe no corpo que ocupa espaço. A energia pode estar facilmente no movimento dos nossos musculos,pode estar presente em todos os seres em fenomemeno naturais.

      Excluir
  40. CRISTIANE RODRIGUES 2°B

    MATÉRIA É TUDO QUE TEM MASSA E TEM NO ESPAÇO. "A MASSA DE UMA SUBSTâNCIA NÃO VARIA".
    O NOSSO PLANETA DIVIDIDO EM DUAS ENTIDADES: MATÉRIA E ENERGIA .
    PODE HAVER OUTRAS ENTIDADES MAIS AINDA NÃO FORAM ENCONTRADOS.
    O PLANETA E CONSTITUIDO POR MATÉRIA E ENERGIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria,são os materiais que formam o universo tipo:as rochas,a agua,o ar,e tudo que é liquido ou gasoso é uma materia,ou seja materia e tudo que tem massa e tem no planeta e espaço.a materia e um atomo,composta,por neutrons,protons,eletrons.
      Energia ela esta sempre sendo transformada,liberada ou absorvidas,ela e expressa as unidades do trabalho na qual e realizada.
      GLEICILAINE 2° ANO B

      Excluir
  41. JESSICA CAROLINE 2 ANO B com base no texto materia é tudo o que ocupa lugar no espaço,sua massa possui pequenas particulas que sao denominadas atomos ,proton e neutron a massa pode ser medida ou pesada mais apesar disso é muito confudida com o peso mais o pesso não tem nada a ver com força gravitacional enquanto a massa muda da lugares ou temperatura A energia não contem massa ou peso...

    ResponderExcluir
  42. ALUNO: TIAGO LUCAS DOS SANTOS o texto e muito interessante porque comenta um pouco sobre tudo o que já aviamos estudado nas aulas anteriores sobre ,matérias que estão por toda parte ,que são todas as coisas que ocupam um devido lugar no espaço são consideradas matérias e que toda matéria tem uma devida quantidade de energia ,não importa o tamanho dessa matéria seja muito grande ou muito pequena sempre ira ter energia no seu corpo.

    ResponderExcluir
  43. ANTONIO MARCOS 2 ANO B o texto matéria e energia esta relacionado ao planeta a matéria ela ocupa grande parte do espaço a matéria são as massas que nelas podem ser encontrada pequenas particúlas como o atómos,proton e neutron que também podem ser pesadas ou medidas,as massas elas mudam de lugares e de temperatura no espaço e que a energia não contém massa e nem peso a diferença é que amateria tem massa e peso e a energia não contém nem massa e nem peso e que o planeta esta também dividido entre duas partes que saõ materia e energia.

    ResponderExcluir
  44. TIAGO LUCAS, 2 ANO B o texto relata fatos que se pode notar nos nossos dias de hoje como as matérias que são todas as coisas que ocupam lugar no espaço ,e toda matéria tem sua energia não importa o seu tamanho seja grande ou pequena ,seja de forma liquida ,gasosa ou solida todas tem sua própria energia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JAQUELINE RENATA 2ANO B concluimos que o universo é divididos em entidades:a matéria enérgia pode ser tambem divididadas em duas categorias alteração essencial da substancia,e sulbstância sofre interação com outra forma de matéria.A massa de uma sulbstância não varia,a massa possui uma chave para sua medida.O peso e a massa são muitos confudidos.O Peso é uma medida que atua sobre,sulbstância .As condições da matéria incluem,a temperatura,pressão,concetração e carga eletrica.

      Excluir
  45. Podemos concliur que a matéria energia tem o numero de propriedade que pode ser inumerada para uma sulbstância e virtualmente infinita.Os manuais especializado de física e quimica que dedicam centenas de pagínas de relacionamento das propriedades que varias formas de matéria.

    ResponderExcluir
  46. Ademir alves dos reis25 de abril de 2012 às 11:47

    2°ano B
    Matéria e tudo que ocupa espaço e tem massa. Já energia não ocupa espaço e nem tem massa e pode provocar transformações na matéria ou causar sensações. As propriedades da matéria pode ser dividida em duas categorias:as que podem ser determinadas sem alteração essencial da substância, e aquelas que só se evidenciam quando a substância sofre interação com outra forma de matéria. Já as propriedades fundamentais da energia são: a transformação e a conservação.

    ResponderExcluir
  47. Aluno: wislender gomes ferreira - 2º Ano C


    A composição do universo é dividido em duas entidades "MATERIO e ENERGIA".
    Acredita-se que à algo a mais no universo alem de materia e energia, mas ate agora não foi comprovado se a realmente outro componente no universo.
    A materia é todos os materiais que formam o Universo, seja Sólido Liquido ou gasosos.
    Existem dois tipos de matéria, a química e a física. As químicas necessitam de uma mudança em sua composição e as físicas não.
    A massa de uma sulbstância não varia, com a temperatura; pressão ou localização no espaço.
    Massa possui uma chave para sua medida, o Peso é uma medida que atua sobre,sulbstância .
    As condições da matéria incluem,a temperatura,pressão,concetração e carga eletrica.

    ResponderExcluir