terça-feira, 1 de novembro de 2011

HISTÓRIA DA ÓPTICA

 HISTÓRIA DA ÓPTICA
1. O princípio
As origens da tecnologia óptica situam-se na antiguidade remota. No livro do Êxodo, 38:8 (1200 a.C.), conta-se como Bezaleel, na preparação da Arca e do Tabernáculo, utiliza "os espelhos das mulheres" para construir a bacia de bronze (um recipiente sagrado). Os espelhos primitivos eram feitos de cobre polido, bronze, e mais tarde, de espéculo, uma liga de cobre rica em estanho.
Os filósofos gregos Pitágoras, Demócrito, Empédocles, Platão, Aristóteles e outros desenvolveram várias teorias sobre a natureza da luz (sendo a do último muito semelhante à teoria do éter, do século XIX). A propagação rectilínea da luz era conhecida, tal como o era a lei da reflexão. Foi enunciada por Euclides (300 a.C.) no seu livro Catoptrics. Herão de Alexandria tentou explicar estes dois fenómenos, afirmando que a luz percorria sempre o caminho mais curto entre dois pontos. A quebra aparente de objectos parcialmente imersos em água é mencionada por Platão na República. A refracção foi estudada por Cleomedes (em 50 d.C.) e, mais tarde, por Cláudio Ptolomeu (em 30 d.C.), de Alexandria, que construiu tabelas com medidas de ângulos de incidência e de refracção em vários meios.
Depois da queda do Império Romano do Ocidente (475 d.C.), que marca o início da Idade Média, o progresso científico na Europa fez-se durante algum tempo muito lentamente. O centro da cultura deslocou-se para o mundo árabe, onde foram preservados os tesouros científicos e filosóficos do passado. A óptica desenvolveu-se, em vez de ficar intacta mas adormecida, como aconteceu a uma parte da ciência de então. De facto, Alhazem (em 1000 d.C.) aperfeiçoou a lei da reflexão, estabelecendo que as direcções de incidência e reflexão se encontram no mesmo plano normal à superfície reflectora, estudou espelhos esféricos e parabólicos e fez uma descrição detalhada do olho humano.
No fim do século XIII, a Europa começou a sair do seu trono intelectual. O trabalho de Alhazem foi traduzido para o latim e teve grande influência nos escritos de Robert Grosseteste (1175-1253), bispo de Lincoln, e do matemático polaco Vitello (ou Witelo). Os seus trabalhos foram dados a conhecer ao franciscano Roger Bacon (1215-1229), que pode ser considerado o primeiro cientista, no sentido moderno da palavra. Bacon sugeriu a utilização de lentes para compensar os defeitos visuais e lançou a ideia da combinação de lentes para construir um telescópio.
Este modesto conjunto de acontecimentos preenche, na sua maior parte, o que pode ser considerado como o primeiro período da óptica. O turbilhão de resultados e de novidades ficaria reservado para mais tarde, no século XVII.
2. Os séculos XVII e XVIII
Não se conhece exactamente o inventor do telescópio dióptrico; nos arquivos da cidade de Haia, está registado um pedido de patente para um tal telescópio, com a data de 2 de Outubro de 1608, feito por um fabricante de óculos holandês chamado Hans Lippershey (1587-1619). Galileu Galilei (1564-1642), em Pádua, ouviu falar nesta invenção e, em alguns meses, construiu o seu próprio aparelho, polindo ele mesmo as lentes à mão. O microscópio composto foi inventado na mesma altura pelo holandês Zacharias Janssen (1588-1632). Em 1611, Kepler publicou a Dioptrics. Tinha descoberto a reflexão interna total e obtido a aproximação para pequenos ângulos da lei da refracção, no quadro da qual os ângulos de incidência e de refracção são proporcionais. Willebrord Snell (1591-1626), professor em Leyden, descobriu experimentalmente, em 1621, a lei da refracção há tanto procurada. Ao compreender exactamente como é que os raios de luz são deflectidos ao atravessar a fronteira entre dois meios, isto é, um dioptro, Snell abriu a porta para a óptica aplicada contemporânea. René Descartes (1596-1650) publicou pela primeira vez a formulação da lei da refracção usando senos, hoje tão familiar.
Pierre de Fermat (1601-1665), ignorando os pressupostos de Descartes, deduziu também a lei da reflexão, com base no seu princípio do tempo mínimo (1657). Partindo do princípio de Herão, do percurso mínimo, afirmou que a luz, ao propagar-se de um ponto para outro, escolhe o caminho para o qual o tempo de percurso é mínimo mesmo que, para tal, se tenha de desviar relativamente ao caminho mais curto.
A difracção, isto é, o desvio relativamente à direcção de propagação rectilínea que ocorre quando a luz se propaga para além de um obstáculo, foi observada pela primeira vez por Francesco Maria Grimaldi (1618-1663), no colégio dos Jesuítas, em Bolonha. Robert Hooke (1635-1703), experimentalista na Royal Society, em Londres, observou também fenómenos de difracção. Hooke foi o primeiro a estudar os padrões de interferência coloridos gerados por películas delgadas (Micrographia, 1665); concluiu correctamente que estes eram devidos à interacção entre a luz reflectida nas superfícies frontal e posterior do filme e propôs que a luz fosse considerada associada a um rápido movimento oscilatório do meio, propagando-se a grande velocidade. Esta foi a primeira pedra da teoria ondulatória da luz.
Isaac Newton (1642-1727) nasceu pouco menos de um ano após a morte de Galileu. Manteve-se ambivalente durante muito tempo relativamente à verdadeira natureza da luz. Seria a luz de natureza corpuscular, constituída por fluxo de partículas, como alguns defendiam? Seria a luz uma onda num meio omnipresente, o éter? Newton concluiu que a luz branca devia ser composta por uma mistura de toda uma gama de cores independentes. Defendeu que os corpúsculos de luz associados às várias cores geravam no éter vibrações características. Apesar do seu trabalho revelar uma curiosa propensão para, simultaneamente, abarcar as teorias ondulatória e corpuscular (de emissão), Newton tornou-se progressivamente adepto desta última. A razão principal para rejeitar a teoria ondulatória era, conforme afirmou então, o problema da propagação rectilínea da luz, inexplicável com base em ondas que se propagam em todas as direcções.
Enquanto Sir Isaac Newton defendia em Inglaterra a teoria da emissão, Christian Huygens (1629-1695), no continente europeu, difundia largamente a teoria ondulatória. Ao contrário de Descartes, Hooke e Newton, Huygens concluiu correctamente que a luz, de facto, abrandava ao penetrar em meios mais densos. Foi capaz de explicar as leis da reflexão e da refracção e chegou mesmo a explicar com base na teoria ondulatória a dupla refracção na calcite.
O grande peso da opinião de Newton abafou a teoria ondulatória durante o século XVIII, silenciando todos menos os seus defensores acérrimos.
3. O século XIX
A teoria ondulatória renasceu nas mãos de Thomas Young (1773-1829), um dos principais físicos do século XIX. Em 12 de Novembro de 1801, 1 de Julho de 1802 e 24 de Novembro de 1803, Young apresentou comunicações à Royal Society defendendo a teoria ondulatória e incorporando-lhe um novo conceito fundamental, o chamado princípio das interferências. Young conseguiu explicar as franjas coloridas de películas delgadas e determinou os comprimentos de onda de várias cores utilizando os dados de Newton. À sombra da pressuposta infalibilidade de Newton, os ingleses não estavam ainda preparados para aceitar o discernimento de Young e este acabou por desanimar.
Augustin Jean Fresnel (1788-1827) nasceu em Broglie, na Normandia, França, e iniciou os seus trabalhos sobre a teoria ondulatória sem conhecer os esforços de Young cerca de 13 anos antes. Fresnel unificou os conceitos inerentes à descrição ondulatória de Huygens e ao princípio das interferências. Quando deu conta dos trabalhos anteriores de Young relativos ao princípio das interferências, foi um Fresnel algo desapontado que escreveu a Young, dizendo-se consolado por se encontrar em tão boa companhia. E os dois grandes homens tornaram-se aliados. Fresnel desenvolveu uma descrição mecanicista das oscilações do éter, trabalho que culminou nas suas famosas equações para a amplitude da luz reflectida e transmitida. Por volta de 1825, a teoria corpuscular tinha já muito poucos defensores acérrimos.
O estudo da electricidade e do magnetismo estava a ser feito em paralelo com o da óptica. James Clerk Maxwell (1831-1879) agregou brilhantemente todos os conhecimentos experimentais acumulados sobre os fenómenos eléctricos e magnéticos num conjunto único de equações matemáticas. Com base nesta notável síntese sucinta e simétrica, Maxwell foi capaz de mostrar teoricamente que o campo electromagnético se podia propagar como uma onda transversal no éter e obteve a velocidade de propagação dessa onda em função de propriedades eléctricas e magnéticas do meio. Utilizando valores conhecidos, determinados empiricamente, chegou a um resultado igual ao determinado experimentalmente para a velocidade da luz! A conclusão era inequívoca - a luz é "uma perturbação electromagnética que, sob a forma de ondas, se propaga através do éter".
A teoria ondulatória da luz parecia exigir a aceitação da existência de um substracto que tudo penetrava: o éter. Parecia óbvio que as ondas só se podiam propagar num meio de suporte. Assim, e naturalmente, muito do esforço científico foi orientado para determinar a natureza física desse éter.
4. A óptica no século XX
Após experiências infrutíferas quanto à confirmação da existência do éter, a luz foi encarada como uma onda que existia por si própria e a ênfase conceptual passou do éter para o campo. A onda electromagnética tornou-se uma entidade própria.
Em 1905, com base na hipótese de Planck, Einstein propôs uma nova teoria corpuscular, segundo a qual a luz seria constituída por glóbulos ou "partículas" de energia. No final dos anos vinte, devido aos esforços de Bohr, Born, Heisenberg, Schrödinger, De Broglie, Pauli, Dirac e outros, a mecânica quântica transformou-se numa teoria bem fundamentada e tornou-se gradualmente evidente que os conceitos de onda e partícula, que no mundo macroscópico se parecem excluir mutuamente, deviam ser fundidos no domínio submicroscópico. Descobriu-se que as "partículas" podiam dar origem a padrões de interferência e difracção, exactamente como a luz.
O florescimento da óptica, na segunda metade do século XX, representa um verdadeiro renascimento. O computador veio melhorar significativamente o desenho de sistemas ópticos complexos. As fibras ópticas evoluíram e têm aplicações operacionais; existem já guias de ondas em dieléctricos. O domínio do infravermelho no espectro da luz tem sido amplamente utilizado em sistemas de vigilância, condução de mísseis, etc, o que, por sua vez, estimulou o desenvolvimento de novos materiais para o infravermelho. Os plásticos começaram a ser utilizados em óptica (lentes, reprodução de redes, fibras, elementos asféricos, etc). Desenvolveu-se uma nova classe de cerâmicas parcialmente vitrificadas, com coeficientes de expansão térmica muito reduzidos. O primeiro laser foi construído em 1960; numa década apenas, os lasers cobriram uma parte do espectro, do infravermelho ao ultra-violeta. A técnica de reconstrução de frentes de onda, conhecida por holografia, produz imagens tridimensionais magníficas. Têm sido desenvolvidas descobertas numerosas aplicações adicionais (ensaios não destrutivos, arquivo, etc).
Considerações económicas associadas à necessidade de melhorar a qualidade de vida têm, mais do que nunca, levado os produtos da óptica até ao consumidor. Os lasers são hoje utilizados em tudo: na leitura de discos compactos, no corte de aço, na impressão de jornais, na leitura de códigos de barras em supermercados, na cirurgia dos hospitais, etc. Uma revolução de vasto alcance no modo de processar e transmitir informação está a surgir discretamente, uma revolução que alterará significativamente a vida de todos nós, nos próximos anos.
Os conhecimentos profundos não são fáceis de obter. Pouco se aprendeu nos últimos três mil anos embora o ritmo de aprendizagem seja cada vez mais rápido. É maravilhoso, de facto, assistir a mudanças subtis da resposta à pergunta que permanece imutável: o que é a luz?
Eugene Hecht, ÓPTICA, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1991 (colagem de extractos do capítulo 1, por vezes ligeiramente adaptados)

37 comentários:

  1. nanilson nunes da silva13 de novembro de 2011 às 13:18

    A história da optica envouve na antiguidade envouvendo auguns filosofoscomo Pitagoras, democrito, Empedócles, platão e aristoteles, Alechandia até tentou esplicar esse fenomeno a firmando que a luz per corria sempre o caminho mais curto, Alechandria chegou a construir tabelas com medidas de angulos de incidencia e de refração em varios meios.
    e então deves a optica ficar intacta mas adormrcida, com os estudos da optica surgi então varias pessoas, um que fi cou marcado foi roger bacon que conssidera o primeiro cientista do sentido das palavras modernas, que então surgi as ultilização das lentes para construir um telescopio.com estudo de Isac Newton como disia que a mistura de todas as luzes se tornava uma só, na epoca afirmou se que, uma pertubação eletromagnética que sobre farmas de ondas se propaga atraves de enter.
    No fato da história da optica podesmos afirmar que é bastante interessante, que então faz parte de no0ssas vida, e quem tem interesse a saber mais é so aprofundar aos estudo isso acontesse nos nossos dia dia e ficamos com muitas perguntas, como é a luz? e entre outros, e por isso é importante estudar esse fenomeno.

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline Cardoso Lima.
    Óptica Geométrica é a propagaçãom de luz, sem justificativas.
    Física =fenomenos luminosos.
    Fonte primária é que emitem luz própria como o sol e a lâmpada.
    A secundária já não emite luz própria, ela é um ser iluminado.
    Reflexãoé que reflete na superfície pulida e retorna.
    Difusa ocorre em suprfície comum, onde a luz ao ser refletida é espalhada em todas as direções.
    Refração quando a luz muda sua direção de propagação ao mudar de meio.
    Absorção é que absorve toda a luz, tem capacidade de absorver todas as cores.
    Transparente permite a passagem da luz.
    Opacos as paredes.
    Translúcidos algo que tem do outro lado mais não sabemos ver exatamente seu formato, mais está lá.
    Difração contorna obtáculos.

    ResponderExcluir
  3. ATRAVÉS DA ÓPTICA PODEMOS TIRAR ALGUNS EXMPLOS COMO:SE TIVERMOS UMA COR BRANCA E EMITIRMOS AS OUTRAS CORES RESTANTES ELA AUTOMATICAMENTE AS REFLETOIRA PQ ELA JA TEM ESSA CORES ´,POIS O BRANCO É FEITO DE TODAS CORES JUNTAS, OQ É DIFERENTE DO PRETO Q AO EMITIRMOS AS OUTRAS CORES EXISTENTES ELE O ABISORVIRA TODAS POIS O PRETO É UMA COR NEUTRA E NAO TENDO AS OUTRAS CORES ELA SEGURARA ELAS COM SIGO

    ResponderExcluir
  4. Loyane Samaya da S. Carvalho

    Com o desenvolvimento da óptica,foi possível o aperfeiçoamento da lei reflexão ,onde pode ser estudados espelhos esféricos e parabólicos e também fazer uma descrição detalhada do olho humano. Com o trabalho de Alhazem traduzido em latim, teve uma grande influencia de 3 importantes filósofos , e seu trabalho veio ser dado a conhecer ao franciscano Roger Bacon,que sugeriu a utilização de lentes para compensar os defeitos visuais e lançou a ideia da combinação de lentes para construir um telescópio. Kepler descobriu a reflexão interna e aproximação para pequenos angulos da lei da refracção,onde mostra que os angulos de incidencia e de refracção seriam proporcionais. Willebrord Snell também descobriu a lei da refracção há tanto procurada, que possibilitou a compreender como os raios de luz são deflectidas e também abriu portas para a óptica.

    ResponderExcluir
  5. Douglas Ap° Rodrigues Soares 2° Ano C

    A óptica envolve tudo que vemos, e ja dominou e esta dominando cada vez mais com os beneficios que cada inventor nos tras, como o telescópio dióptrico, não sabe que o inventou,o infravermelho, entre outros. E foi aperfeisoando a lei da reflexão, onde é estudados os espelhos. E a soma de cores , pois o branco é a soma de todas as cores, entra a absorção é que absorve toda a luz, tem capacidade de absorver todas as cores. Newton que dizia que a cor branca é a soma de todas as cores. Willebrord Snell,Kepler,Roger Bacon... abriram portas para o óptica.

    ResponderExcluir
  6. Glaucia aguilar..... Entende-se que atráves da óptica genetica,foi possível elaborar diversos trabalho ciêntificos. Estudados espelhos esféricos e parabólicos podemos fazer uma descrição detalhada do olho humano.Grandes filósofos como:franciscano Roger Bacon,que sugeriu a utilização de lentes para compensar os defeitos visuais e lançou a ideia da combinação de lentes para construir um telescópio. Kepler descobriu a reflexão interna e aproximação para pequenos angulos da lei da refracção,onde mostra que os angulos de incidencia e de refracção seriam proporcionais.Willebrord Snell também descobriu a lei da refracção há tanto procurada, que possibilitou a compreender como os raios de luz são deflectidas e também abriu portas para a óptica.

    ResponderExcluir
  7. GRACIELY ALVES SCARPAZZA20 de novembro de 2011 às 18:34

    A história da optica, começa desde o ínicio e veio se aperfeiçoando . A reflexão, quando a luz incide sobre uma superficie e retorna ao meio de incidencia, foi enunciada por euclides, e mais tarde a refraç ão quando a luz muda de sua direção de propagação ao mudar de meio, foi estudada por cleomedes e mais tarde por ptolomeu;roger bacon foi importante, pois ele que sugeriu lentes cpara a construção de telescópio , mais tarde galileu criou seu próprio telescópio ; kepler descobriu a reflexão interna.
    Todos eles foram importantes, fora os não citados aqui , pois a optica estuda a natureza da luz e os fenomenos luminosos. E se tornaram importante na construção de instrumentos ópticos. E o dominio do infra vermelho tem sido um ganho para a sociedade utilizar na condução de misseis e etc. E os lasers utilizados em cortes, leitura de código de barras, facilitando o dia-a-dia das pessoas que utilizam a tecnologia ao seu favor.

    ResponderExcluir
  8. Joemil Teixeira de Amorim

    A história da óptica tem cido desenvolvida por homens desde o inicio dos tempos.Por filósofos gregos como pita goras,Demócrito, Empedócleas,Platão e Aristóteles que desenvolverão varias teorias sobre a natureza da luz.
    Eles afirmarão que a luz percorre sempre o caminho mais curto entre dois pontos, que e possivel hoje fabricar telescópios

    ResponderExcluir
  9. Regina Massai
    Bom a história da óptica,o seu principio é as origens da tecnologia óptica foi situada na antiguidade remota.Os filósofos Gregos Pitágoras,Demócrito,Empedocles,Platão,Aristóteles e outros desenvolveram várias teorias sobre a natureza da luz(sendo a do último muito semelhante á teoria do éter,do século XIX).A propagação rectilínea da luz era conhecida tal como era a lei da reflexão.E com o estudo da óptica surge então várias pessoas,e uma dessas pessoas que ficou mais marcada foi Roger Bacon que é considerado o primeiro cientista do sentido das palavras modernas.Então no estudo da óptica podemos afirmar que é bastante interessante,e que isso faz parte de nossas vidas,e isso acontece em nosso dia a dia,atráves desse estudo podemos ter várias perguntas,como por exemplo,como é a luz?
    E á secundária ela não emite luz própria,pois ela é um ser iluminado.E já a fonte primária é que emite luz própria,como o sol e a lâmpada e outros ser que emite luz.Os vidros transparentes permite totalmente a passagem de luz,e os translúcidos é quando vemos algo de outro lado,mas que não podemos ver exatamente seu formato,e a difração ela contorna os obstáculos .E então é muito importante estudarmos esses fenômenos,pois cada um deles são diferentes,e que devemos saber sempre diferencia-los.E a luz é o mais importante de todos,pois com ela podemos ver tudo o que está em nosso redor,como as paisagens...

    ResponderExcluir
  10. MESMO A HISTÓRIA DA ÓPTICA TER INICIADO EM (1200 a.C.)ANTES DE NEWTON, NÃO TINHA IDEIA DE QUE A LUZ BRANCA ERA FORMADA POR UMA MISTURA DE CORES.DIZIA QUE AS CORES QUE PARECIA QUANDO A LUZ BRANCA ERA DECOMPOSTA AO ATRAVESSAR UM VIDRO.NEWTON DEFENDEU TB A TEORIA DE QUE A LUZ BRANCA SOFRE DISPERSÃO AO ATRAVESSAR UM PRISMA,ISTO É QUE O PRISMA DESVIA CADA COR EM UM ANGULO DIFERENTE.
    NEWTON FEZ A EXPERIENCIA DE MODO BEM SIMPLES ELE FEZ UM FURO NA CORTINA DO QUARTO ONDE ENTRAVA A LUZ DO SOL
    QUE DEPOIS DE PASSAR POR UM ELEMENTO ÓPTICO TRANSPARENTE COM SUPERFICIE RETAS E POLIDAS QUE REFLETEM A LUZ,ISSO CHAMAMOS DE PRISMA FOI PROJETADA NA PAREDE.
    MUITO INTERESANTE.

    ResponderExcluir
  11. A HISTÓRIA DA ÓPTICA ME FEZ LEMBRAR DE MINHA INFÂNCIA QUANDO PASSAVA FINAL DE SEMANA COM MEUS PAIS NA CACHOEIRA DA FUMAÇA NO MUNICÍPIO DE INDIAVAI GOSTAVA DE FICAR COLOCANDO A MÃO NO ARCO-ÍRIS. HOJE SEI QUE ESSE FENôMENO NADA MAIS É DO QUE A DECOMPOSIÇÃO DE LUZ BRANCA PELA ÁGUA DA CACHOEIRA OU POR UM PRISMA,FORMA O ARCO-ÍRIS.

    ResponderExcluir
  12. Marly Surubi Sié
    As origens da tecnologia óptica;surgiu na antigiudade remota.Varios filósofos gregos desenvolveram varias teorias sobre a natureza da luz como:Demócrito,Empédocle,Platão,Aristóteles e ente outros.A propagançaão da luz era conhecidacomo lei de reflexão.A óptica secundária não emite luz própria ea primária é que emite luz própria.E com vidros transparente permite a passagem da luz,e os translúcido não podemos ver algo do outro lado.

    ResponderExcluir
  13. Embora hoje em dia possamos dizer que os espelhos primitivos eram feitos de cobre polido, bronze, e mais tarde, de espéculo, uma liga de cobre rica em estanho. Vários filósofos desenvolveram várias teorias sobre a natureza da luz. Os gregos discutiram a visão mais em termos geométricos do que um problema físico, fisiológico ou psicológico. Euclides inicia seu estudo sobre ótica com um conjunto de axiomas. Que por meados Euclides não definiu a natureza física destes raios visuais, mas, usando os princípios da geometria. O vidro ardente foi referido por Aristófanes, na sua Peça cômica The Clous. Os conhecimentos profundos não são fáceis de obter.

    ResponderExcluir
  14. A optica se originou no inicio dos tempos, na antiguidade, envolvendo varios filosofos como: demócrito, empedócles, pitagoras, platão e aristoteles;
    Com o aperfeiçoamento da optica, foi possivel compreender da lei de reflexão, quando a luz incide sobre uma superficie e retorna ao meio de incidencia, isso foi enunciado por euclides.
    a historia da optica, desde de o inicio vem se aperfeiçoando cada dia mais.

    ResponderExcluir
  15. José Inácio de Souza Júnior !

    A óptica teve inicio a muitos séculos atrás. Envolveu alguns filósofos que desenvolveram varias teorias sobre a natureza da luz. Podemos perceber que isso faz parte do nosso dia a dia e dizer que uns dos principais instrumentos de nossas vidas veio disso, a luz.
    Com o desenvolvimento da óptica, descobrimos a lei da reflexão, onde estudamos espelhos esféricos e parabólicos, também desvendamos algo mas sobre o olho humano.
    Foram desenvolvidos o infra-vermelho, o laser e outros. Isso tudo utilizado nos avanços tecnológicos.
    A óptica, desde o começo veio se desenvolvendo e evoluindo cada dia mais.

    ResponderExcluir
  16. A historia da óptica, originou na Grécia pelos filósofos, os filósofos desenvolveram varias teorias sobre a natureza da luz. A reflexão da luz, quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao meio de incidência. Com o aperfeiçoamento da lei da reflexão, onde podem ser estudados espelhos esféricos e parabólicos e também fazer uma detalhada ao olho do ser humano.
    Relativamente à direção da propagação retilínea que ocorre quando a luz se propaga alem de um obstáculo, que foi observada pela primeira vez por Francesco Grimaldi.

    ResponderExcluir
  17. A óptica desenvolveu-se pelos gregos Pitágoras , demótico, Empédocles, Platão e Aristóteles e entre outros. Foi aperfeiçoada a lei da reflexão, estabelecendo que as direções de incidência e reflexão se encontram no mesmo plano,
    Seria a luz da natureza corpuscular, constituída por fluxo de partículas como alguns defendiam? Seria a luz uma onda num meio omnipresente, o éter? Newton concluiu que a luz branca devia ser composta por uma mistura de toda uma gama de cores independentes.
    A razão principal para rejeitar a teoria ondulatória era, conforme afirmou então, o problema da propagação retilínea da luz, inexplicável com base em ondas que se propagam em todas as direções. Nunca devia ser composta por uma mistura de toda uma gama de cores independentes.

    ResponderExcluir
  18. Lila.
    Se observarmos bem atenção no começo do testo, tem algumas palavras que envolvem um pouco da biblia. Isso é muito interessante'porque nos mostra que devemos prestarmos mais atenção na Biblia,não é só os experimentos que são estudados na Física e Química mas também muitas outras matérias como História.
    Esse texto de Óptica é interessante porque fala com detalhes sobre como surgiu a Óptica, não só fala de como surgiu, mas também fala como surgiu os materiais de pesquisas,como as lentes de telescópio.
    A cada ano que passa os cientistas descobrem uma nova invenção, ou seja, a cada ano que eles pesquisam e pesquisam paras descobrir novos mundos.
    Nesse texto tambem fala sobre todos os cientistas, suas teorias, invençoes e novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  19. bom a óptica é algo q faz muito anos atras vem pesquisando até mesmo foi comentado sobre a biblia super interessate e muitos grande fisicos desenvolveram varias teorias sobre a natureza da luz. A reflexão da luz, quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao meio de incidência tanbem foi surgido o telescópio muito importante na idade contemporânea em nossos dias.
    e não esquecendo tambem de Kepler descobriu a reflexão interna e aproximação para pequenos angulos da lei da refracção,onde mostra que os angulos de incidencia e de refracção seriam proporcionais.

    ResponderExcluir
  20. As origens da tecnologia óptica situam-se na antiguidade remota. No livro do Êxodo, 38:8 (1200 a.C.), conta-se como Bezaleel, na preparação da Arca e do Tabernáculo, utiliza "os espelhos das mulheres" para construir a bacia de bronze (um recipiente sagrado). Os espelhos primitivos eram feitos de cobre polido, bronze, e mais tarde, de espéculo, uma liga de cobre rica em estanho. Ao compreender exatamente como é que os raios de luz são deflectidos ao atravessar a fronteira entre dois meios, isto é, um dioptro, Snell abriu a porta para a óptica aplicada contemporânea. René Descartes (1596-1650) publicou pela primeira vez a formulação da lei da refracção usando senos. Hooke foi o primeiro a estudar os padrões de interferência coloridos gerados por películas delgadas (Micrographia, 1665); concluiu corretamente que estes eram devidos à interacção entre a luz refletida nas superfícies frontal e posterior do filme e propôs que a luz fosse considerada associada a um rápido movimento oscilatório do meio, propagando-se a grande velocidade. Esta foi a primeira pedra da teoria ondulatória da luz.

    ResponderExcluir
  21. Alain Adriano

    Como podemos ver a história da óptica já vem de vários seculos atrás.Desde a criação do primeiro telescópio óptico, e só vem modernizando com o passar dos anos.É isso só vem melhorando nossa vida cotidiana.Como esta dizendo:
    "Os conhecimentos profundos não são fáceis de obter. Pouco se aprendeu nos últimos três mil anos embora o ritmo de aprendizagem seja cada vez mais rápido."

    ResponderExcluir
  22. João victor pereira de souza 2A20 de dezembro de 2011 às 03:30

    Intão podemos dizer que a historia da optica ela vem se desenvolvendo e se destacando com o passar dos anos umas da primeiras teorias da optica foi que concluindo - se com os devidos ligaçoes entre a luz que se reflete em todas as superficies existente que se considera ao um movimento rapido que a luz fosse se associa ao oscilatorio do meio que aonde se propaga e sua velocidade , essa primeira teoria ela foi feita e umas das mais claras em questão da opitca e esse contexto historio vem se evoluindo e os conhecimentos mais profundos não sao facio de se obter mais tentamos e conseguimos com muito esforço

    ResponderExcluir
  23. Antonio paulo (2º A)

    A toria da optica vem com o decorrer do tempo vem de muitos anos atrás junto com a criação do primeiro telescópio óptico, e só vem modernizando com o passar dos anos.É isso só vem melhorando nossa vida cotidiana.E foi aperfeisoando a lei da reflexão, onde é estudados os espelhos. E a soma de cores , pois o branco é a soma de todas as cores, entra a absorção é que absorve toda a luz, tem capacidade de absorver todas as cores. Newton que dizia que a cor branca é a soma de todas as cores. Willebrord Snell,Kepler,Roger Bacon nabriram portas para o óptica.Quase tudo em nossa volta é optica !!!

    ResponderExcluir
  24. aluna:pamela jhenifer trindade cardozo
    Bom!A óptica começou a se desenvolver depois da queda do império romano do ocidente em 475 D.C., ou seja, se desenvolveu com o inicio da idade média. Em 1000 d.C. começaram a aperfeiçoarem as leis de reflexão, estudando espelhos esféricos e parabólicos, e fazendo algumas descrições detalhadas do olho humano. Foram aperfeiçoando suas técnicas e suas teorias em vários lugares do mundo, e depois as explicando.

    ResponderExcluir
  25. Os filósofos gregos Pitágoras, Demócrito, Empédocles, Platão, Aristóteles e outros desenvolveram várias teorias sobre a natureza da luz. Euclides (300 a.C.) enunciou pela primeira vez a teoria da propagação rectilínea da luz e a lei da reflexão em seu livro Catoptrics. Ja a refracção só foi estudada em 50 d.C. por Cleomedes. Alhazem (em 1000 d.C.) aperfeiçoou a lei da reflexão e seu trabalho teve grande influência nos escritos de Robert Grosseteste (1175-1253), bispo de Lincoln, e do matemático polaco Vitello. Assim estes trabalhos chegaram a Roger Bacon que pode ser considerado o primeiro cientista.
    Galileu Galilei ouviu falar na invençao do telescopio dioptrico e apos alguns meses construiu o seu próprio aparelho. Kepler em 1611 publicou a Dioptrics, descobriu fenômenos sobre a reflexão.A difracção foi observada pela primeira vez por Francesco Maria Grimaldi (1618-1663) e Robert Hooke foi o primeiro a estudar os padrões de interferência coloridos gerados por películas delgadas. Newton concluiu que a luz branca devia ser composta por uma mistura de varias cores. Christian Huygens (1629-1695), no continente europeu, difundia largamente a teoria ondulatória concluindo correctamente que a luz, abrandava ao penetrar em meios mais densos.
    A teoria ondulatória renasceu nas mãos de Thomas Young (1773-1829), um dos principais físicos do século XIX, mas os ingleses nao aceitavam seu discernimento, por causa da rejeição de Newton a teoria.
    Em 1905 Einstein propôs uma nova teoria corpuscular, segundo a qual a luz seria constituída por glóbulos ou "partículas" de energia. Descobriu-se que as "partículas" podiam dar origem a padrões de interferência e difracção, exactamente como a luz. O florescimento da óptica, aconteceu na segunda metade do século XX. O primeiro laser foi construído em 1960.
    Esse conjunto de acontecimentos e outros nao ditos, revela o estudo e o progresso da optica durante estes três mil anos.

    ResponderExcluir
  26. karla pedraça de oliveira20 de dezembro de 2011 às 13:51

    a optica esta em tudo que vemos éla esplica como vemos as coisas e nesse texto está os maiores fisicos de toda a historia, as teorias e do funcionamento da luz. a luz é uma onda que perturba o éter, que produs todas as cores que comseguimos ver e quando estão todas misturadas forma o branco por isso fica claro onde tem luz e quando se quebra produs todas as cores,quando bate em uma cor verde,éla reflete todas as cores menos o verde porque ficou la mesmo.o estudo da optica pelas maiores filosafos da historia não servio simplesmente para entendermos melhor a luz e os reflexos mas tambem sobre ondas eletromagneticas,infravermelho.leizers,com o estudo do olho humano a ciação dos oculos.

    ResponderExcluir
  27. Larissa F. Sales
    2011

    As origens da tecnologia óptica situam-se na antiguidade remota. No livro do Êxodo, 38:8 (1200 a.C.), conta-se como Bezaleel, na preparação da Arca e do Tabernáculo, utiliza "os espelhos das mulheres" para construir a bacia de bronze (um recipiente sagrado).
    o estudo da optica pelas maiores filosafos da historia não servio simplesmente para entendermos melhor a luz e os reflexos mas tambem sobre ondas eletromagneticas,infravermelho.leizers,com o estudo do olho humano a ciação dos oculos.
    Em 1905 Einstein propôs uma nova teoria corpuscular, segundo a qual a luz seria constituída por glóbulos ou "partículas" de energia. Descobriu-se que as "partículas" podiam dar origem a padrões de interferência e difracção, exactamente como a luz. O florescimento da óptica, aconteceu na segunda metade do século XX. O primeiro laser foi construído em 1960.
    Logico que, esse conjunto de acontecimentos e outros nao ditos, revela o estudo e o progresso da optica durante estes três mil anos.
    Eles afirmarão que a luz percorre sempre o caminho mais curto entre dois pontos, que e possivel hoje fabricar telescópios O vidro ardente foi referido por Aristófanes, na sua Peça cômica The Clous. Os conhecimentos profundos não são fáceis de obter.

    ResponderExcluir
  28. Quero as notas no blog sexta.

    ResponderExcluir
  29. Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos.

    Os princípios fundamentais da óptica são:
    1º - Princípio da Propagação Retilínea: a luz sempre se propaga em linha reta;
    2º - Princípio da Independência de raios de luz: os raios de luz são independentes, podendo até mesmo se cruzarem, não ocasionando nenhuma mudança em relação à direção dos mesmos;
    3º - Princípio da Reversibilidade da Luz: a luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o caminho na direção inversa.

    A luz pode ser propagada em três diferentes tipos de meios.
    Os meios transparentes permitem a passagem ordenada dos raios de luz, dando a possibilidade de ver os corpos com nitidez. Exemplos: vidro polido, ar atmosférico, etc.
    Nos meios translúcidos a luz também se propaga, porém de maneira desordenada, fazendo com que os corpos sejam vistos sem nitidez. Exemplos: vidro fosco, plásticos, etc.
    Os meios opacos são aqueles que impedem completamente a passagem de luz, não permitindo a visão de corpos através dos mesmos. Exemplos: portas de madeira, paredes de cimento, pessoas, etc.

    Quando os raios de luz incidem em uma superfície, eles podem ser refletidos regular ou difusamente, refratados ou absorvidos pelo meio em que incidem. A reflexão regular ocorre quando um raio de luz incide sobre uma superfície e é refletido de forma cilíndrica, diferentemente da reflexão difusa, onde os feixes de luz são refletidos em todas as direções.

    A refração da luz ocorre quando os feixes de luz mudam de velocidade e de direção quando passam de um meio para outro. A absorção é o fenômeno onde as superfícies absorvem parte ou toda a quantidade de luz que é incidida.

    ResponderExcluir
  30. Rafaela cardoso.2B.

    bom Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A óptica explica os fenômenos da reflexão, refração e difração. O estudo da óptica divide-se em duas partes:Óptica geométrica: nessa parte são estudados os fenômenos ópticos relacionados às trajetórias seguidas pela luz. Para isso é necessária a noção de raio de luz e as leis que regulamentam o comportamento desses raios.
    Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos, levando em conta a teoria sobre a composição da luz.

    ResponderExcluir
  31. Nome: Jania Conceição
    do 2ano B_Vespertino

    Algumas propriedades da matéria, variam de acordo
    com as condições do ambiente, incluindo: a temperatura,
    a pressão, a concentração e a carga elétrica.

    ResponderExcluir
  32. Jariane Helena 2º A
    ÓPTICA é o estudo da luz e dos fenômenos luminosos, afinal a visão é o que mais colabora para conhecermos e identificar o espaço em que vivemos e percorrermos'
    Óptica é um conceito estudado desde os tempos antigos por Sócrates e Aristóteles;
    eles procuravam responder perguntas como: POR QUE VEMOS UM OBJETO; O QUE É LUZ;

    ResponderExcluir
  33. silvani: no livro do exodo(1200 a.c)na preparaçao de arco e do Tabermaculo utiliza,os espelhos das mulheres para construir a bacia de bronze (um recipiente sagrado),os epelhos eram feito de cobre polido e bronze,os filÓsofos gregos pitÁgonos, Democrito,EmpÉdocles,plantãoe outros desenvolveram varias teorias sobre a natureza da luz no sÈculo 19 e foi enuciado por Euclidos(300 a.c)no seu livro Catoptrics, na segunda metade do século 20,representara um verdadeiro renascimento,um computador veio melhorar siguinificativamente o desenho de sistema Òpticos:2 ano

    ResponderExcluir