quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ONDAS

 

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS


INTRODUÇÃO

É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas eletromagnéticas. Iniciando pelo Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas.
Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia; as emissões na faixa de radiofreqüências dos "quasares" (objetos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiação dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade média é em torno de 10 trilhões de vezes a densidade média do Sol).


Essas radiações são tão importantes que deram origem a uma nova ciência, a Radioastronomia, que se preocupa em captar e analisar essas informações obtidas do espaço através de ondas.

Há ainda as fontes terrestres de radiação eletromagnética: as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.
A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell . Ele conseguiu provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia se propagar no vácuo com uma velocidade igual à da luz.E a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz, em 1887. Hertz produziu ondas eletromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e, depois, detectou-se por meio de outros circuitos sintonizados na mesma freqüência. Seu trabalho foi homenageado posteriormente colocando-se o nome"Hertz" para unidade de freqüência.

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de freqüências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade , modificando a freqüência de acordo com espécie e, conseqüentemente, o comprimento de onda.
Fisicamente, não há intervalos no espectro. Podemos ter ondas de qualquer freqüências que são idênticas na sua natureza, diferenciando no modo como podemos captá-las.
Observe que algumas freqüências de TV podem coincidir com a freqüência de FM. Isso permite algumas vezes captar uma rádio FM na televisão ou captar um canal de TV num aparelho de rádio FM.

CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS RADIAÇÕES

Ondas de Rádio

"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde freqüências muito pequenas, até 1012 Hz , acima da qual estão os raios infravermelhos.
As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.Ondas de rádio propriamente ditas:


As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).
Estas ondas, além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho rádio-receptor.

Ondas de TV

As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz) . É costume classificar as ondas de TV em bandas de freqüência (faixa de freqüência), que são:

VHF : very high frequency (54 MHz à 216 MHZ è canal 2 à 13)
UHF : ultra-high frequency (470 MHz à 890 MHz è canal 14 à 83)
SHF : super-high frequency
EHF : extremely high frequency
VHFI : veri high frequency indeed

As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distâncias superiores a 75 Km é necessário o uso de estações repetidoras.

Microondas


Microondas correspondem à faixa de mais alta freqüência produzida por osciladores eletrônicos. Freqüências mais altas que as microondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas.
As microondas são muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas com o emprego de microondas.
As microondas também podem ser utilizadas para funcionamento de um radar. Uma fonte emite uma radiação que atinge um objeto e volta para o ponto onde a onda foi emitida. De acordo com a direção em que a radiação volta pode ser descoberta a localização do objeto que refletiu a onda.



Luz visível



A luz (A) é formada pela união de várias cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. É por isso que um prisma pode receber luz branca de um lado e produzir seu próprio mini-arco-íris do outro. Um prisma (B) é uma peça triangular de vidro ou plástico. Para produzir um pequeno arco-íris, deixe um feixe de luz estreito atingir um lado do triângulo.
A dispersão de cores em um prisma acontece por causa do índice de refração do vidro. Todo material tem um índice de refração diferente. Quando a luz entra em um material (por exemplo, quando a luz que viaja pelo ar entra no vidro de um prisma), a diferença entre o índice refrativo do ar e do vidro faz que a luz se curve. O ângulo de curvatura é diferente para os diversos comprimentos de onda da luz. Quando a luz branca se move através das duas faces do prisma, as diversas cores, com seus comprimentos diferentes, se dividem, formando um arco-íris.


Em um arco-íris, as gotas de chuva no ar agem como pequenos prismas. A luz entra na gota de chuva, reflete do outro lado da gota e sai. Durante o processo, ela é dividida em um espectro assim como acontece em um prisma triangular de vidro, desta forma:
O ângulo entre o raio de luz que entra nas gotas e o que sai delas é de 42º para o vermelho e de 40º para o violeta. Da próxima vez que encontrar um arco-íris, você irá observá-lo com outros olhos. Para obter mais informações, confira Como funciona o arco-íris em http://ciencia.hsw.uol.com.br/arco-iris2.htm. fonte:(http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao41.htm)

Nosso olho só tem condições de perceber freqüências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visível.
Nosso olho percebe a freqüência de 4,3x1014 como a cor vermelha. Freqüências abaixo desta não são visíveis e são chamados de raios infravermelhos , que têm algumas aplicações práticas.
A freqüência de 7x1014 é vista pelo olho como cor violeta. Freqüências acima desta também não são visíveis e recebem o nome de raios ultravioleta. Têm também algumas aplicações.
A faixa correspondente à luz visível pode ser subdividida de acordo com o espectro do esquema.
Raios XOs raios X foram descobertos, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. Os raios X têm freqüência alta e possuem muita energia. São capazes de atravessar muitas substâncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo.
Esses raios são produzidos sempre que um feixe de elétrons dotados de energia incidem sobre um obstáculo material. A energia cinética do feixe incidente é parcialmente transformada em energia eletromagnética, dando origem aos raios X.
Os raios X são capazes de impressionar uma chapa fotográfica e são muito utilizados em radiografias, já que conseguem atravessar a pele e os músculos da pessoa, mas são retidos pelos ossos.
Os raios X são também bastante utilizados no tratamento de doenças como o câncer. Têm ainda outras aplicações: na pesquisa da estrutura da matéria, em Química, em Mineralogia e outros ramos.

Raios GamaAs ondas eletromagnéticas com freqüência acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g ).
Os raios gama são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioativos.
Um material radioativo pode emitir raios gama durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável.
Raios gama de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.
Os raios gama podem causar graves danos às células, de modo que os cientistas que trabalham em laboratório de radiação devem desenvolver métodos especiais de detecção e proteção contra doses excessivas desses raios.

26 comentários:

  1. é muito interessante por que atravás dessas ondas onde são transmitidas as ondas de radio se não fosse isso não teriamos varias maneiras de comunicação como tv que passa atravez a luz visivel que é colorida efim é muito importante para nós no mundo atual linda ines

    ResponderExcluir
  2. É importante prestarmos atenção, e chegarmos a conclusão de que nós estamos rodeados de ondas eletromagnéticas. O sol, é a maior e mais importante fonte usada pelos seres terrestres, pois dependem do calor e da luz, liberados através das ondas eletromagnéticas.
    James Clerk, conseguiu provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia se propagar no vácuo com a mesma velocidade da luz.
    No arco íris, as gotas da chuva atuam como prismas pequenos. A luz entra na gota da chuva e sai do outro lado após refletir.
    Os raios X foram descobertos pelo físico alemão Wilhelm Runtgen no ano de 1895. Os raios possuem alta frequência e muita energia, sendo capazes de passas por várias substâncias, mas também são detidas por outras, como o chumbo. Esses raios são produzidos quando vários elétrons cheios de energia incidem sobre algum obstáculo material e os raios X além, de outras serventias, também são usados no tratamento de doenças, como o câncer.

    ResponderExcluir
  3. As ondas estão presentes toda hora em nosso cotidiano principalmente as ondas eletromagnéticas que são transmitidas, um exemplo muito fácil é a luz do sol. Alem de
    outras também recebemos a radiação eletromagnética, essas radiações são tão importantes que permitiram ser utilizadas nas transições de radio, TV, etc.
    Ondas de radio são geradas por osciladores que ficam em um ponto alto para alcançar uma maior região, essas ondas tem comprimento muito grande mais são refletidas de volta pela ionosfera, e tem a capacidade de contornar obstáculos podendo assim ter uma melhor captação num aparelho de radio.
    Ondas de TV ao contrario das ondas de radio elas não são refletidas pela ionosfera com isso é preciso para que essas ondas sejam capitadas de algumas estações repetidoras a um ponto determinado para que esse sinal seja capitado
    As microondas são utilizadas para poder determinar o lugar de alguma coisa como pro exemplo em navios, o oscilador que provoca a onda manda a onda depois recebe a mesma onda podendo saber o seu local.
    A luz é um tipo de onda eletromagnética, a luz branca é uma composição de todas as cores, com isso é possível através de um prisma de vidro quando a luz passa no vidro acontece uma refração que permite com que todas as cores apareçam como acontece com o arco-íris, as gotículas de água funciona como o prisma e então se revela todas as core da luz.
    O raio x tem uma freqüência muito alta capaz de ultrapassar algumas matérias mais barradas por outras, por isso ele é utilizado em radiografias capaz de atravessar a pele e os músculos mas barrados pelos ossos.
    Os raios gamas são desintegrações naturais de elementos radioativos, esses tipos de raios causam danos as células por isso ao trabalharem com ele os cientistas tomam as necessárias precauções.

    ResponderExcluir
  4. Como vimos nos vivemos em torno das ondas eletromagnéticas seja as ondas de radio, de televisão e a do sol que é a principal onda de nosso planeta e ainda tem as ondas que não usamos diariamente que são as de raio X e microondas .
    O raio X é utilizado para detectar fraturas no ossos e serve para tratamento de câncer.
    As microondas é utilizada para detectar o local de algo emitindo ondas e depois recebendo a mesma onda e assim sabendo o local .

    ResponderExcluir
  5. Foram atraves dessas ondas eletromagneticas q podemos ouvir radio ver conputador assistir tv pois atraves das ondas podemos ver ate o sol q elumina aterra sao ondas eletromagneticas q passa pelo vaculo transmitindo energia e tambem por isso q ate para nos ligar um microondas para esquentar um alimento precisa de ondas eletromagneticas .
    Para podermos ouvir um som precisa de ondas sonoras para ouvirmos etc, esta materia é interesante por causa delas podemos ver ouvir e outras coisas.

    ResponderExcluir
  6. Depois de lermos esse texto podemos concluir que, vivemos rodeados por ondas eletromagnéticas.O mais interessante é que o Sol é um dos principal transmissor de ondas, pois nós seres humanos nemecitas de sua luz e ondas de calor para sobrevivermos.Uma coisa interessante é que essas ondas eletromagnéticas que é usado para o funcionamento de radio e TV computador etc.Essa onda passa por dentro de nosso corpo sem dar nenhum choque ou algo parecido; e chega ate o radio TV Computador e outros eletrônicos que necessita de ondas eletromagnéticas.
    No arco-iris,as gotas das chuvas atua como pequenas prisma,que quando entra a luz dentro da gota de chuva reflete cores diversas do outro lado, formando pequenos arco-iris.
    O Raio X possui muita energia capaz de atravessar muitas substancia principalmente o corpo humano. Tanto que é utilizado para o tratamento de câncer.Esse fenômeno acontece quando um feixe de elétrons dotados de energia incidem sobre um obstáculo material. A energia cinética do feixe incidente é parcialmente transformada em energia eletromagnética, dando origem aos raios X.

    ResponderExcluir
  7. Regina Massai
    É importante nós sabermos que como estamos imersos em ondas eletromagnéticas,e o sol que é o maior e mais importante fonte para os seres terrestres,e tantos a nossa vida como também dos animais,depende do calor e da luz recebidos atráves de ondas eletromagnéticas.E as radiações são muito importantes que deram origem a uma nova ciência,e há também as fontes terrestres de radiação eletromagnéticas como:as estações de rádio e de TV e dentre outros.As ondas eletromagnéticas no vâcuo têm a mesma velocidade,e modificando a freqüência de acordo com a espécie e,conseqüentemente,o comprimento de onda.
    As ondas de rádio é a denominação dada ás ondas desde freqüências muito pequenas,até 1.012Hz,acima da qual estão os raios intravermelhas,têm comprimento de onda grande.o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior(ionosfera).E as emissões de TV são feitas a partir de 5x107Hz(50MHz).É costume classificar as ondas de TV em bandas de freqüência.As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera,de modo que para estas ondas serem captadas a distância superiores a 75Km é necessário o uso de estações repetidoras.
    Luz visível,a luz(A)é formada pela união de várias cores:vermelho,laranja,amarelo,verde,azul,anil e violeta.Um prisma(B)é uma peça triângular de vidro ou plástico.Em um arco-íris,as gotas de chuva no ar agem como pequenos prismas.Os raios x são também utilizados no tratamento de doenças como o câncer e em outros tipos de doenças.Raios Gama as ondas eletromagnéticas com freqüência acima dos raios x recebe os nomes de raios Gama(G).Os raios Gama podem causar danos ás celulas.E o som são ondas mecânicas longitudinal ,ou seja,propaga-se em meios materiais.Então dependemos muito das ondas eletromagnéticas e do sol em nossas vidas,porque é atraves deles que vem a luz e o calor para ser refletidos para terra e para nos seres humanos e entre outrosv seres da terra.

    ResponderExcluir
  8. jaqueline cardoso lima.
    Henrich Hertz foi o primeiro a produzir uma onda eletromagnéticas.foi homenageado e a primeira frequencia obtve seu nome hertz.
    Através das ondas eletromagnéticas podemos ter acesso a vários tipos de mecanismo domésticos elétricos!! que as vezes nem sabemos que produzem onads sem notarmos seu valor de utilidade.
    eE também por elas emitirem som podemos escutar músicas, é através de suas ondas sonoras

    ResponderExcluir
  9. João Victor Pereira de Souza20 de setembro de 2011 às 14:36

    A questão das Ondas são otimas em estudar pois ela esta presente em tudo que convivemos .
    pois a onda esta no celular, internet, tv , tudo .
    por exemplo a TV se nao fosse as ondas de trasmissão que se relaciona com o radio e a internet nao teriamos varias maneiras de comunicação que é transamitida pela a luz visivel que é colorida e isso , é importante pois a nossa comunição hoje em saber sobre os fatos que acontecem hoje no brasil e no mundo são transmitido pelas ondas de comunicação , pois é super importante estuda e tentar relacionar o estudo para a evolução de tudo para hoje em dia , com televisão 3d etc com tecnologia avançadas

    ResponderExcluir
  10. ondas eletromagnéticas: no nosso dia-a-dia estamos cercados de ondas eletromagnéticas,nós seres humanos a olho nú, não conseguimos percebe-las, além do sol a maior e mais importante fonte para nós seres terrestre,depende do calor e da luz recebidos através de ondas elemagnética; De tanta importancia que têm,originou uma nova ciência a radioastronomia. Aspecto eletromagnético é chamado assim pela faixa de frequência e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnético, fisicamente não há intervalos no espectro.
    Ondas de radio: desde frequência muito pequenas, até acima da qual estão os raios infravermelhos é dado o nome ondas de rádio, as ondas de rádio são gerados por osciladores.
    Ondas de tv: as ondas de tv não são refletidas pela ionosfera.
    microondas: são muitos usadas em telecomunicação,pois correspondem à faixa de mais alta frequênciaproduzida por osciladores eletrônicas.
    Raio x: os raios x foram descobertos, em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Rontgem, os raios x possui muita energia e tem uma frequência alta, são produzidos sempre que um feixe de elétrons dotados de energia incidem sobre um obstaculo material.
    Raios gamas: ondas eletromagnéticas com frequência acima dos raio x, por isso recebe o nome de raio gama, os raios gama são produzidos por desintegrsção natural ou artificial de elementos radioativos.

    ResponderExcluir
  11. José Inácio de Souza Júnior

    Bom, podemos ver que as ondas eletromagnéticas está ao nosso redor, muitas vezes não conseguimos ve-las.O sol, é a maior e mais importante, pois dependemos do calor e da luz recebidas de ondas eletromagnéticas.
    As ondas eletromagnéticas, tem uma grande importancia na tecnologia, pois é elas que fazem a transmissão do rádio, da tv, da internet e outros. Elas são de grande importancia para os seres vivos, pois penso que sem elas não vivemos .
    Raio X, foi inventado para conseguirmos ver os ossos humanos, pois ele consegue atravessar a pele humana e detectar problemas nos ossos.

    ResponderExcluir
  12. MarcoS Adriano
    Bom,como estudamos e vimos nós estamos vivendo em torno das ondas eletromagnéticas,ou seja,são atravéz dessas ondas eletromagnéticas que podemos ouvir rádio,TV e até mesmo o computador.O sol que é o maior e mais importante fonte para os seres terrestres.E foi James Clerk,que conseguiu provar teoricamente que uma pertubação eletromagnética ela devia se propagar no vácuo com a mesma velocidade da luz,e modificando a freqüência de acordo com a espécie,conseqüêntemente,o comprimento da onda.
    As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera,de modo que para estas ondas serem captadas a distância superiores a 75Km é necessário o uso de estações repetidas.Em um arco-íris,as gotas de chuva no ar agem como pequenas prismas.Os raios x são também utilizados no tratamento de doenças com o câncer, os raios x sãõ muito importante,pois eles conseguem transmitir,se temos alguma lesão acontecendo no nosso corpo, e descobrir algum tipo de doença grave,então as ondas eletromagnéticas,as ondas de freqüência,os raios x são muito importantes em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. ondes eletromagnética; estamos cercada por ela,pois varias ondas eletromagnética mas por dentro de nosso corpo todo dia e nem sentimos alterações no nosso corpo.
    Bom o mais incrível é que se não existisse essa onda não assistiríamos TV não ouviríamos radio etc.
    o sol é um dos principais transmissores de ondas, e todos nós necessitamos das ondas de calor que o sol transmite.
    No arco-iris,quando chove as gotas das chuvas atua como pequenas prisma,que quando a luz entra dentro da gota de chuva reflete cores diversas do outro lado, e forma pequenos arco-iris.
    o raio X tem uma frequência enorme capaz de atravessa não só corpo humano como outras substancias etc.mas o raio x não consegue passas apenas pelo chumbo, chumbo é o único material que consegue barrar o raio x.
    Esses raios são produzidos quando vários elétrons cheios de energia incidem sobre algum obstáculo material e os raios X , é muito utilizado para o tratamento de doenças como o câncer e outros.

    ResponderExcluir
  14. Alguns estudos e pesquisas podemos dizer que, as ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam. Esta Propagação esta se referindo ao espaço, que pode esta em direção a da energia.
    embora teve alguns embates entre muitos cientistas pode também se afirmar que as ondas de rádio são ondas eletromagnéticas utilizadas pelas emissoras de rádio e que possuem frequências que variam até cerca de 108 hertz.
    As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distâncias superiores a 74 Km é necessário o uso de estações repetidoras.
    No ano de 1895, foi descoberta o Raio X, que por sinal podia ter muita frequência e uma alta também de energia que pode ultrapassar varias substancias.
    Hoje em dia o Raio X é muito utilizado pra muitas coisas mais um dos que ta sendo mais usado é no tratamento de CÂNCER...

    ResponderExcluir
  15. GRACIELY ALVES SCARPAZZA4 de outubro de 2011 às 17:53

    As ondas eletro magnéticas são importantes para a nossa vida na terra, e que a nossa energia solar é uma onda eletromagnética, onde temos total dependência dela.
    A terra esta cheia de ondas eletromagnética, se escutamos uma musica no radio , foi através da onda eletromagnética, produzidas por osciladores eletrônicos, instalados em lugares alto.
    Como seria quando queríamos assistir o jogo do Brasil ao vivo, se não fosse as microondas, á qual nos permite assistir o jogo em tempo real mesmo sendo em outro país. E o celular, aquele telefone móvel, que todo mundo tem e ninguém vive sem ele.
    Tudo que fazemos tem ou necessita da onda eletromagnética para acontecer ou fazer, a nossa vida é uma exemplo de total dependência do sol. Essa ondas são tão importante que se deu origem a uma ciência a radioastronomia, que estuda as ondas emitidas e obtidas do espaço.
    O estudo e aproveitamento facilita a vida humana aqui na terra de toda forma.

    ResponderExcluir
  16. Marly Surubi Sié
    A importância das imersas das ondas eletromagnéticas ,ela inicia-se pelo Sol,o mais importante fonte para os seres terrestres.A radiação eletromagnética é emitida por átomos de hidrogênio nêutro,essas radiações são importantes,pois,deram origem a uma nova ciência,a Radiostronomia...
    As ondas de rádio são gerados por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto...

    ResponderExcluir
  17. As ondas eletromagnéticas são muitos importantes para nos seres humanos que isso que trouxe a tecnologia que usamos atualmente, é também muito importante na área da medicina. Elas são de vital importância para o homem, pois como seria se não tivéssemos todas essas coisas?! Seriamos primitivos!

    ResponderExcluir
  18. Ondas
    Nós vivemos rodeados por ondas eletromagnéticas começando pelo sol a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas.
    Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia. Há ainda as fontes terrestres de radiação eletromagnética: as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras. A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell . Ele conseguiu provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia se propagar no vácuo com uma velocidade igual à da luz.
    Ondas de Rádio
    As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.
    Ondas de TV
    É costume classificar as ondas de TV em bandas de freqüência (faixa de freqüência), que são: As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distâncias superiores a 75 Km é necessário o uso de estações repetidoras.
    Microondas
    Microondas correspondem à faixa de mais alta freqüência produzida por osciladores eletrônicos. Freqüências mais altas que as microondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas.
    As microondas são muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas com o emprego de microondas.
    Raios X
    Os raios X foram descobertos, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. Os raios X têm freqüência alta e possuem muita energia. Os raios X são também bastante utilizados no tratamento de doenças como o câncer. Têm ainda outras aplicações: na pesquisa da estrutura da matéria, em Química, em Mineralogia e outros ramos.
    Raios Gamas
    Ondas eletromagnéticas com freqüência acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g). Os raios gama são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioativos.

    ResponderExcluir
  19. Estamos rodeados de ondas eletromagnéticas, onde uma das principais é o sol,Essas radiações são tão importantes que deram origem a uma nova ciência, a Radioastronomia, que estuda todos tipos de raios,as ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam.a maioria dos aparelhos eletronicos que temos em casa é elétro magnético.

    ResponderExcluir
  20. Alexandre Pereira do Carmo

    Radio e televisão só funcionam graças a ondas eletromagnéticas. Nas estaçoes de Rádio de televisão tem os chamados transmissores e uma antena essa antena é um condutor de corrente eléctrica cujo electrões começa um movimento com uma determinada frequência esse movimento é produzido pelos circuitos dos transmissores. Fazendo com que o movimento vibratóriio dos electrões cria as ondas eletrocmagnéticas características daquela estação e que propagam em todas as direcções do espaço.

    ResponderExcluir
  21. As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia. James Clerk Maxwell, físico escocês, ficou conhecido por desenvolver o trabalho mais notável na área do eletromagnetismo no século XIX. Maxwell se apoiou nas leis experimentais que foram descobertas pelos célebres cientistas Coulomb, Ampère, Faraday e deu a essas teorias uma nova visão, estruturando um conjunto de equações que resume todos os conhecimentos sobre o eletromagnetismo, as quais ficaram conhecidas como equações de Maxwell. As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas utilizadas pelas emissoras de rádio e que possuem frequências que variam até cerca de108 hertz. Nas emissoras de rádio, existe um circuito elétrico que provoca a oscilação de elétrons na antena emissora, esses elétrons são acelerados e em decorrência desse acontecimento emitem ondas de rádio que se propagam transportando informações da estação até a antena receptora que existe, por exemplo, no radinho de pilha do vovô. As emissoras de TV utilizam esse mesmo princípio para realizar suas transmissões, no entanto as ondas eletromagnéticas que elas utilizam possuem frequências mais altas que as utilizadas pelas emissoras de rádio.e sao assim as ondas.

    ResponderExcluir
  22. Estamos todos imersos em ondas eletromagnéticas.
    As radiações deram origem a Radioastronomia, que preocupa-se em analisar e captar informações obtidas do espaço através de ondas.
    Em 1864 foi feita a primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas pelo físico James Clerk Maxwell, que provou teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia propagar-se no vácuo com velocidade igual a da luz. E em 1887, por Henrich Hertz, foi feita a primeira verificação experimental, ele produziu ondas eletromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e, depois, detectou-se por meio de outros circuitos sintonizados na mesma frequência.
    As principais radiações são:
    Ondas de Rádio: Elas são geradas por osciladores eletrônicos. As ondas vão de 104 Hz a 107 Hz, o comprimento de onda é grande, assim permite que ela sejam refletidas pela ionosfera. Elas tem a capacidade de contornar obstáculos.
    Ondas de TV: Suas emissões são feitas a partir de 50 MHz. Não são refletidad pela ionosfera.
    Microondas: Estas correspondem a faixa de mais alta frequência produzidas por osciladores eletrônicos.
    Luz Visível: A luz é formada pela união de varias cores, sendo elas vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. É Por elas composta o arco-íris. Nosso olho só percebe frequências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visível. Frequências abaixo de 4,3x1014 não são visíveis e são chamadas de raios infravermelhos. Frequências acima de 7x1014, não são visíveis, tem o nome de raios ultravioleta.
    Raios X: Tem alta frequência e possui muita energia. São capazes de atravessar varias substâncias, mas são detidas por algumas como o chumbo. Os raios são produzidos sempre que um feixe de elétrons dotados de energia incidem sobre um obstáculo material. A energia cinética do feixe incidente é parcialmente transformada em energia eletromagnética, assim dando origem aos raios X.
    Raios Gama: São produzidos por desintegração natural ou artificial dos elementos radioativos.

    ResponderExcluir
  23. ondas eletromagnética Radio e televisão só funcionam o mais interessante é que o Sol é um dos principal transmissor de ondas, pois nós seres humanos nessescita de sua luz e ondas de calor para sobrevivermos tambem o Raios X: Tem alta frequência e possui muita energia,frequências mais altas que as utilizadas pelas emissoras de rádio então em tudo um pouco faz parte do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  24. Joemil Teixeira de Amorim

    E verdade temos que tomarmos consciência das ondas eletro magnéticas pois ela pode afetar algumas coisas em nosso planeta. E é interessante que podemos achar coisa fora da nossa galáxia como o quasar o maior buraco negro do universo o raio X também e interessante ele tem frequência alta e tem muita energia que atravessa muitas coisa e o sol mais importante de todos que e a nossa fonte de energia que libera ondas eletromagnéticas e as ondas de radio e tv

    ResponderExcluir
  25. nanilson nunes da silva21 de outubro de 2011 às 05:05

    ondas eletromagnetica, são ondas que que muitas das veses não consseguimos enchergar, que são do radio, das tv,do telefone e enter outros são ondas que isiste e que nossos olhos nu não consegue enchergar só uso de certos aparelhos, tm também a microonda que então é a faixa que tem mas alta frequencia que são produzidas por osciliação moleculares e atomico, e não só as ondas mas também a luz que que tem varias cores.
    Uma das ondas também que é bastante inportante, é o rio x que então é capaz de altrapassar paredes e para segurar ea parede com chumb, e o raio x é muito ultilizado para verificar se os osso de nosso corpo não tem nenhuma fratura, e também o raio Gama é o raio de auta frequencia que é bem acima do raio x, que etão os cientista que trabalha nessa area tem que tomar muito cuidado que então causa danos graves as celulas.
    E o estudo das ondas são bem iteressante, porque estamos,bem envouvido, por as ondas estar en quauquer lugar exemplo: da tv, radio,internet e entre outros.

    ResponderExcluir
  26. Achei muito interesante saber que As ondas de rádio são instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.têm a capacidade de atravesar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho rádio-receptor.este estudo é muito importante pois vivemos a meios de grandes avanços tecnológicos.

    ResponderExcluir