quarta-feira, 1 de junho de 2011

MATERIAL COMPLEMENTAR

Material de Física Térmica para download já disponível


Para baixar clique NOS LINKS ABAIXO:

http://www.4shared.com/document/4LE7yobD/FISICA_TERMICA_1.html
http://www.4shared.com/document/3Jp5PQqH/FISICA_TERMICA_2.html
http://www.4shared.com/document/jsSp1rwu/FISICA_TERMICA_3.html
http://www.4shared.com/document/DJaO6ASL/FISICA_TERMICA_4.html
http://www.4shared.com/document/zHKbPZsX/FisicaTermica_GERAL.html
http://www.4shared.com/document/5JRfRXZr/lista_termica_21.html
http://www.4shared.com/document/YZAjFT0o/lista_termica_22.html
http://www.4shared.com/document/DMpgS6dI/lista_23-termod.html
   



BONS ESTUDOS E DIVIRTAM-SE!!!

8 comentários:

  1. nossa, todo o texto é muito interessante, mais o qmais me chamou a atenção foi que quanto menos densa a atmosfera estiver, permite maior perda de calor. E esses 3 meios de transferência de calor (radiação, convecção e condução), também são interessantes pois só podem ocorrer se tiver 2 corpos, e todo com todo esse calor, precisa estar equilibrado no planeta, é ai que entra a ação da advecção.

    ResponderExcluir
  2. Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol. Esta energia será novamente emitida pela superfície da Terra e uma parte retornará à atmosfera que, por sua vez, reirradiará uma parte para a Terra e assim por diante. Este jogo entre a superfície da Terra e a atmosfera torna a temperatura média da Terra ~ 35° C mais alta do que seria. Sem os gases absorvedores da nossa atmosfera, a Terra não seria adequada para a vida humana e muitas outras formas de vida.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito interesante a parte que fala sobre o efeito estufa e tamblem a que fala sobre radiação e tambem sobre a parte que fala sobre o calor sensivel.....

    ResponderExcluir
  4. ONDAS ELETROMAGNÉTICAS:
    As ondas eletromagnéticas falam da importância das ondas que podem ter como exemplo : as ondas do rádio e muito mais...assim como o sol tem seu calor através de ondas de calor o radio transmite a sua frequência pelas ondas...

    ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO:
    através dela é possível captar a FM pela TV, as ondas do rádio são feitas por osciladores eletrônicos colocados quase sempre num lugar alto para chegar a uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as micro ondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.

    LUZ VISÍVEL:
    AS GOTAS DE CHUVA OU QUE SEJAM NEBLINA são COMO PEQUENINOS CRISTAIS,SENDO ASSIM A luz entra na gotinha, reflete do outro lado da gota e sai, e então ela é separada em pedacinhos..... desta forma:
    um lado entre o raio de luz que entra nas gotinhas e o que sai delas é de 42º para o vermelho e de 40º formando assim o violeta. Agora quando eu ver um arco íris me lembrarei dessa explicação lógica e imaginarei cada pedacinhos de gotas com uma intrusa luz e criando de outro lado lindas cores.....

    RAIOS GAMA:
    Estes raios são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioativos.
    Um material radioativo pode emitir raios gama durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável.
    Raios gama de grande energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.
    Os raios gama podem causar problemas às células, de modo que os cientistas que trabalham em laboratório de radiação devem desenvolver métodos especiais de detecção e proteção contra doses excessivas desses raios.

    ResponderExcluir
  5. As ondas eletromagnetica se inicia do sol que é uma fonte muito importante para o ser humano, onde necessitamo do seu rio e dá sua luz para sobreviver.
    A a radiaçao fez jerar ha radioastronomia que busca analizar informações obitidas do espaço atraves de ondas.
    podemos citar algumas ondas:
    ondas de radio: que é a denominação dada as ondas de frquencis curta.
    ondas de tv:sãoa semissões que são feita apartir de 5x107(50MHz)e as ondas de microondas,luz visiveis eo raiox.
    O que eu entendi foi que as ondas eletromagnética está presente cada vez mais em nosso dia-dia, e que dependemos cada vez mais dela para nossas comonicações.

    ResponderExcluir
  6. ana carolina 2c
    As ondas eletromagnetica se inicia do sol que é uma fonte muito importante para o ser humano, As ondas eletromagnéticas falam da importância das ondas que podem ter como exemplo : as ondas do rádio e muito mais...assim como o sol tem seu calor através de ondas de calor o radio transmite a sua frequência pelas ondas... do seu rio e dá sua luz para sobreviver.

    ResponderExcluir
  7. As ondas eletromagnéticas falam da importância das ondas que podem ter como exemplo : as ondas do rádio e muito mais...assim como o sol tem seu calor através de ondas de calor o radio transmite a sua frequência pelas ondas...As ondas eletromagnetica se inicia do sol que é uma fonte muito importante para o ser humano,

    ResponderExcluir
  8. Ja passei por esse blog....

    ResponderExcluir