quarta-feira, 1 de junho de 2011

TRANSFERÊNCIA DE CALOR

RADIAÇÃO TERRESTRE
 
        Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol. Esta energia será novamente emitida pela superfície da Terra e uma parte retornará à atmosfera que, por sua vez, reirradiará uma parte para a Terra e assim por diante. Este jogo entre a superfície da Terra e a atmosfera torna a temperatura média da Terra ~ 35° C mais alta do que seria. Sem os gases absorvedores da nossa atmosfera, a Terra não seria adequada para a vida humana e muitas outras formas de vida.
 
        Este fenômeno extremamente importante tem sido denominado efeito estufa, porque pensava-se que as estufas fossem aquecidas da mesma forma. O vidro em uma estufa permite a entrada de radiação de onda curta, que é absorvida pelos objetos no interior. Estes objetos reirradiam, mas em ondas longas, para as quais o vidro é quase opaco. O calor, portanto, é retido na estufa. A retenção da radiação infravermelha pelo vidro, contudo, é apenas parte da razão pela qual uma estufa retém calor interno. Já foi demonstrado que as estufas atingem altas temperaturas porque o vidro protege do vento, restringindo as perdas de calor por convecção e advecção (ver próxima seção).
 
        A importância do vapor d'água e dióxido de carbono em manter a atmosfera aquecida é bem conhecida em regiões montanhosas. Topos de montanhas recebem mais radiação que os vales durante o dia, porque há menos atmosfera a atravessar. A noite, porém, a atmosfera menos densa também permite maior perda de calor. Este fator mais que compensa a radiação extra recebida e, como resultado, os vales permanecem mais quentes que as montanhas adjacentes, mesmo recebendo menos radiação.
 
        As nuvens, assim como o vapor d'água e o CO2, são bons absorvedores de radiação infravermelha (terrestre) e tem papel importante em manter a superfície da Terra aquecida, especialmente à noite. Uma grossa camada de nuvens pode absorver a maior parte da radiação terrestre e reirradiá-la de volta. Isto explica porque em noites secas e claras a superfície se resfria bem mais que em noites úmidas ou com nuvens. Mesmo uma cobertura fina, através da qual a lua é visível, pode elevar a temperatura noturna em torno de 5 ° C.

 MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR
 
        Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção (Fig. 2.13).
        Como vimos, a radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço.
        A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e moléculas (isto é, o calor) é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas (moléculas com maior energia cinética) para as temperaturas mais baixas (moléculas com menor energia cinética). A capacidade das substâncias para conduzir calor (condutividade) varia consideravelmente. Via de regra, sólidos são melhores condutores que líquidos e líquidos são melhores condutores que gases. Num extremo, metais são excelentes condutores de calor e no outro extremo, o ar é um péssimo condutor de calor. Conseqüentemente, a condução só é importante entre a superfície da Terra e o ar diretamente em contato com a superfície. Como meio de transferência de calor para a atmosfera como um todo a condução é o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenômenos meteorológicos.
        A convecção somente ocorre em líquidos e gases. Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído. O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais freqüentemente transferido por convecção. A convecção ocorre como conseqüência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor é conduzido da superfície relativamente quente para o ar sobrejacente, este ar torna-se mais quente que o ar vizinho. Ar quente é menos denso que o ar frio de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido.
        Desta forma, a circulação convectiva do ar transporta calor verticalmente da superfície da Terra para a troposfera, sendo responsável pela redistribuição de calor das regiões equatoriais para os pólos. O calor é também transportado horizontalmente na atmosfera, por movimentos convectivos horizontais, conhecidos por advecção. O termo convecção é usualmente restrito à transferência vertical de calor na atmosfera.

 Fig. 2.13 - Mecanismos de Transferência de Calor

        Na atmosfera, o aquecimento envolve os três processos, radiação, condução e convecção, que ocorrem simultaneamente. O calor transportado pelos processos combinados de condução e convecção é denominado calor sensível.

BALANÇO GLOBAL DE CALOR
 
        Existe um balanço quase perfeito entre a quantidade de radiação solar incidente e a quantidade de radiação terrestre (sistema Terra-atmosfera) retornada para o espaço; caso contrário, o sistema Terra-atmosfera estaria progressivamente se aquecendo ou resfriando. Vamos examinar este balanço na Fig. 2.14, usando 100 unidades para representar a radiação solar interceptada no topo da atmosfera. 

 Fig. 2.14 - Balanço de Calor da Terra e atmosfera

        Da radiação total interceptada pela Terra (sistema Terra-atmosfera), aproximadamente 30 unidades são refletidas de volta para o espaço. As restantes 70 unidades são absorvidas, 19 unidades pela atmosfera e 51 unidades pela superfície da Terra (Terra-oceano). Se toda a energia absorvida pela Terra fosse reirradiada diretamente para o espaço, o balanço de calor da Terra seria muito simples. Contudo, conforme vimos anteriormente, certos gases na atmosfera atuam no sentido de retardar a perda de radiação terrestre, absorvendo uma boa parte dela e reirradiando grande parte desta energia de volta para a Terra. Como resultado deste processo, a superfície da Terra recebe uma grande quantidade de radiação de onda longa da atmosfera (95 unidades). (A atmosfera na realidade emite mais energia que a quantidade de energia solar absorvida pela Terra, devido ao efeito estufa) A superfície da Terra, por sua vez, irradia 116 unidades de energia de onda longa para a atmosfera. Portanto, nesta troca (em onda longa) a atmosfera tem um ganho líquido de 15 unidades, enquanto a Terra tem uma perda líquida de 21 unidades. As restantes 6 unidades passam diretamente através da atmosfera e são perdidas no espaço. A radiação entre 8 micra a 11 micra escapa mais facilmente porque o vapor d'água e o dióxido de carbono não absorvem estes comprimentos de onda (ver Fig. 2.11).
 
        Até agora contamos uma perda de 21 das 51 unidades de radiação de onda curta absorvidas pela superfície da Terra. E as 30 unidades restantes? Parte desta energia é transferida da superfície da Terra para a atmosfera através de calor latente, por moléculas de água durante o processo de evaporação (23 unidades). O calor latente refere-se à quantidade de calor envolvida em mudanças de fase da água. Por exemplo, a mudança da água líquida para vapor exige fornecimento de calor latente, enquanto a transformação de vapor para líquido libera calor latente. Outra parte das 30 unidades é transferida da superfície da Terra para a atmosfera por calor sensível (condução e convecção -7 unidades).
 
        Um balanço geral é obtido porque a atmosfera emite 64 unidades de energia para o espaço como radiação de onda longa, fechando o balanço entre radiação incidente e radiação emitida.

34 comentários:

  1. a atmosfera obsorve a radiaçao, por isso ela se aquesce evetualmente e obsorvida pela terra, por um fenomeno que e inportante ao o efeito estufa .a rendençao da radiaçao que sao os objetos se readiram os aspcto.

    ResponderExcluir
  2. jacqueline oliveira mesquita3 de junho de 2011 às 12:03

    TRANSFERÊNCIA DE CALOR

    Ocorre quando dois ou mais corpos que estão em temperaturas diferentes são colocados em contato, ou em um mesmo local, fazendo com que a energia térmica de um corpo seja transferida para outro.
    Esta transferência de calor pode acontecer de três maneiras diferentes, por condução, convecção ou irradiação.

    Na transferência de calor por condução, o calor se propaga de partícula a partícula,

    A transferência de calor por irradiação acontece com a propagação de energia através do espaço por ondas eletromagnéticas. Neste tipo de transferência a energia não necessita de meio material para se propagar, já que as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo.

    Já a transferência de calor por convecção ocorre com o movimento das massas de temperaturas diferentes.

    A radiação apresenta-se como uma força de transfêrencia de calor, em que a energia é transferida de um objecto para o outro. no caso da atmosfera a fonte de calor é o sol.
    A atmosfera terrestre tem a capacidade de evitar que as radiações mais energeticas provenientes do sol atinjam a superfície terrestre, onde causariam danos irreparáveis sobre a biosfera.

    ResponderExcluir
  3. Transferência de Calor


    A transferência de calor ocorre quando dois ou mais corpos que estão em temperaturas diferentes que são colocados em contato, ou seja, transferência de calor, tem tipo um desenvolvimento de secção, para ficar mais amplo a transferência de Calor é energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura, embora sempre terá uma diferença entre as temperaturas.
    Na convecção existem três tipos de mecanismos conhecidos para transferência de calor; radiação, condução e convecção; convecção de calor; radiação térmica e mecanismos Combinados. A circulação conectiva do ar transporta calor verticalmente da superfície da Terra para a troposfera. O calor transportado pelos processos combinados de condução e convecção é denominado calor sensível.
    A unidade média de uma radiação solar é a caloria por centímetro quadrado. A quantidade total de radiação solar em relação à Terra, embora podemos dizer que, da radiação total interceptada pela Terra, aproximadamente 30 unidades são refletidas de volta para o espaço; (tudo no universo fosse branco embora teria um número maior de radiação da terra para o espaço).





    Por: Matheus Aguilar do Carmo

    ResponderExcluir
  4. Esta transferência de calor pode acontecer de três maneiras diferentes, por condução, convecção ou irradiação.

    Na transferência de calor por condução, o calor se propaga de partícula a partícula, por exemplo, quando seguramos uma barra de metal com uma de suas extremidades ligada ao fogo.
    A transferência de calor por irradiação acontece com a propagação de energia através do espaço por ondas eletromagnéticas.
    A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa. Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas.

    ResponderExcluir
  5. REGINA MASSAI
    A radiação terrestre é quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e que eventualmente irradia esta energia,para cima e para baixo,onde é novamente absorvida pela trra,e que a superfície da terra é continualmente suprida com radiação da atmosfera e do sol.Sem os gases absorvedores da nossa atmosfera,a terra não seria adequada para a vida humana e muitas outras formas de vida.O vidro em uma estufa permite a entrada de radiação de onda curta,que é absorvida pelos objetos no interior.A retenção da radiação infravermelha pelo vidro,contudo é apenas parte da razão pela qual uma estufa retém calor interno.Há três tipos de mecanismos conhecidos para transferência de calor:radiação,condução e convecção.A radiação é o processo de propagação de luz do sol,por exemplo,o que atravessa milhares de quilômetros de espaço vazio,sem atmosfera até chegar ao nosso planeta,ou seja, ondas eletromagnéticas.A condução de calor como por exemplo,a nossa experiência cotidiana nos mostra que quando há um contato direto entre dois objetos o mais quente cede calor para o mais frio,ou seja,o contato.A convecção é quando esta havendo um fluído entre eles,geralmente o ar e a água também ocorre a troca pelo movimento das moléculas,ou seja,movimento do ar e dos líquidos.O calor é a passagem de uma energia térmicas de um corpo para o outro.E a água serve,entre outras coisas,como meio de refrigeração.E a temperatura é o grau de agitação das partícolas que compõem uma matéria.

    ResponderExcluir
  6. Marcos Adriano Massai
    A dilatação ela é provocada por variação de temperatura e,por isso,é base para vários termômetros.E o calor é a passagem de uma energia térmica de um corpo para o outro.E também á três mecanismos conhecidos para a transferência de calor:radiação,condução e convecção.A RADIAÇÃO é o processo de propagação de luz do sol,exemplo,que atravessa milhares de quilômetros de espaço vazio,sem atmosfera até chegar ao nosso planeta.CONDUÇÃO de calor é uma esperiência cotidiana nos mostra que quando á um contato direto entre dois objetos ou mais quentes cede calor para o mais frio.A CONVECÇÃO geralmente o ar ou á água também ocorre a troca pelo movimento das moléculas.

    ResponderExcluir
  7. http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115669920

    participem ORKUT Meedo ?

    ResponderExcluir
  8. Graciely alves scarpazza4 de julho de 2011 às 09:34

    A transferência de calor, é importante para a nossa vida aqui na terra, porque é tudo uma organização, e que qualquer pequeno erro, acarretará um desastre onde todos sofreremos .
    Se a terra não receber a radiação o que seria de nos, e se não ocorre-se a advecção que torna o planeta equilibrado, redistribuindo o calor das regiões equatoriais para os pólos . Tudo é uma questão lógica e correta, tudo aqui é uma transferência de calor ,porquê se não, não cozinharíamos, pois o calor não passaria para a panela ,o que seria do ar condicionado sem a convecção e o que seria da energia que a terra recebe sem a radiação, tudo isso engloba uma única coisa equilíbrio global.

    ResponderExcluir
  9. Transferência De Calor
    A transferência de calor, ocorre quando dois corpos entram em contado, com temperaturas diferentes. A tranferência de calor, ocorre de três maneiras : Condução, Irradiação e Convecção.
    Condução ocorre também quando o calor se propaga nos corpos sólidos.
    A irradiação é o ato ou efeito de irradiar determinado campo eletromagnético ou partícula através do espaço em determinado tempo.
    Convecção é o movimento de moléculas em fluidos (gases e líquidos).
    A radiação é o processo de propagação da luz do sol, por exemplo, o calor gerado pelo sol atravessa o vácuo espacial e chega até aqui,nos aquecendo, ou seja, ondas eletromagnéticas.

    ResponderExcluir
  10. POR:José Inácio de Souza Júnior.

    Transferência De Calor

    A transferência de calor, ocorre quando dois corpos entram em contado, com temperaturas diferentes. A tranferência de calor, ocorre de três maneiras : Condução, Irradiação e Convecção.
    Condução ocorre também quando o calor se propaga nos corpos sólidos.
    A irradiação é o ato ou efeito de irradiar determinado campo eletromagnético ou partícula através do espaço em determinado tempo.
    Convecção é o movimento de moléculas em fluidos (gases e líquidos).
    A radiação é o processo de propagação da luz do sol, por exemplo, o calor gerado pelo sol atravessa o vácuo espacial e chega até aqui,nos aquecendo, ou seja, ondas eletromagnéticas.

    ResponderExcluir
  11. Jeane Martins da Silva - Matutino5 de julho de 2011 às 15:00

    A importância do vapor d'água e dióxido de carbono em manter a atmosfera aquecida é bem conhecida em regiões montanhosas. Topos de montanhas recebem mais radiação que os vales durante o dia, porque há menos atmosfera a atravessar. A noite, porém, a atmosfera menos densa também permite maior perda de calor. Este fator mais que compensa a radiação extra recebida e, como resultado, os vales permanecem mais quentes que as montanhas adjacentes, mesmo recebendo menos radiação.


    Já a transferência de calor por convecção ocorre com o movimento das massas de temperaturas diferentes.

    ResponderExcluir
  12. Com base nesses conceitos podemos ver que a vida na terra não poderia existir se não foce alguns fenômenos como por exemplo a radiação terrestre que equilibra a temperatura da Terra, é muito simples emtender com esses outros três tipos de transferecia de calor a radiação, condução e convecção.
    A radiação ocorre através de ondas eletromagnéticas na atimosfera, a condução ocorre através de algum contato de um corpo com mais temperatura e o outro com menas tenperatura com isso entrando em quilibrio e com a convecção é mais conhecida com gases e liquidos como por exemplo o ar frio e menos denso desce forçando o ar quente e mais denso a subir.Com isso podemos concluir que somente com essas três formas é possível almentar e diminuir a quantidade de calor de algum objeto.

    ResponderExcluir
  13. Marly Surubi Sié

    A transferência de calor e radiação terrestre,a superfície da terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do sol e esta energia será novamente emitida pela superfície da terra,e uma parte retornará a atmosfera que,por sua vez,reirradiará uma parte para terra e assim por diante.e sem os gases absorvedores da nossa atmosfera,a terra não seria adequada para a vida humana e muitas outras formas de vida.Há três mecanismo conhecido para transferência de calor:radiação,condução e convecção.Um balanço geral é obtido porque atmosfera emite 64 unidade de energia para o espaço como radiação de onda longa,fechando o balanço entre radiação incidente e radiação emitida.

    ResponderExcluir
  14. Radiaçao Terrestre
    O Sol emite uma quantidade de energia, que viaja pelo espaço na forma de radiação de ondas curtas. Apenas uma pequena proporção dessa energia chega à superfície. Mas a maioria da atmosfera não é aquecida diretamente pela radiação solar, e sim pela radiação terrestre que o planeta mesmo emite. Terra é carregada pelo Sol que emite radiação de ondas longas. Enquanto o vapor de água e o dióxido de carbono permitem a passagem das ondas curtas que chega ao planeta, eles absorvem as ondas longas da Terra, aquecendo o planeta de baixo para cima. É por isso que um alpinista encontra cada vez mais frio à medida que a escalada progride, ainda que esteja mais próximo do Sol.

    ResponderExcluir
  15. Radiaçaõ Terrestre

    Ocorre quando a atmosfera passa a absorver a radiação terrestre fazendo com ela se aquece e eventualmente podendo irradiar essa energi para cima e para baixo, fazendo com a terra possa absorver novamente esta energia.
    este acontecimento dasse o nome de efeito estufa,poque os raios últra violeta do sol entram na terra e não tendo como sair.Isso faz a terra se aquecer como se fosse uma estufa sem ter para onde sair.

    A Transferencia de calor ocorre quando um objeto levado ao fogo em uma certa temperatura,se choca com outro objeto do mesmo porte mas frio,isso faz agir uma transferencia de calor do objeto quente para o objeto frio.O objeto que estava frio vai passar a ter a mesma teperatura do objeto quente.

    ResponderExcluir
  16. Douglas Ap Rodrigues Soares

    A Terra e a atmosfera faz com que a temperatura média da Terra 35° C fica mais alta . Sem os gases absorvedores da nossa atmosfera, a Terra não seria adequada para a vida humana e muitas outras formas de vida. Este fenômene é denominado como "efeito estufa".
    As regiões montanhasas recebe mais radiação do que os vales.
    Há 3 mecanismo de transferência de calor: radiação, condução e convecção.
    Radiação: ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz.
    Condução: energia cinética dos átomos e moléculas entre átomos e moléculas vizinhas condução é o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenômenos meteorológicos.
    Convecção:em líquidos e gases ,a convecção ocorre como conseqüência de diferenças na densidade do ar. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido. é usualmente restrito à transferência vertical de calor na atmosfera.

    ResponderExcluir
  17. Débora Élem// 2º ano C.


    Como podemos perceber no texto, tudo o que esta em nossa volta necessita de calor para existir,desde as goticulas de água até o que ultilizamos no dia-a-dia.Como citado no texto, o efeito estufa e as nuvens, tambem necessitam de calor para realizar cada processo.Sendo assim precisa-se da transferência de calor, para ajudar ou tambem equilibrar determinado processo.Nesse caso temos transferência de calor através da convecção, condução, etc, que determina que forma cada processo irá ocorrer.Para ocorrer esses processos o balanço de calor da atmosfera deve ser controlado no espaço, através da radiação terrestre, que pode variar entre o espaço e a superfície da terra, pois a cada processo dessa radiação,a terra perde liquido para a atmosfera, mas em determinado momento do processo, ela tambem ganha.E através desse processo, obtemos o que chamamos de calor, então concluimos que até mesmo o processo de obtenção de calor, necessita da temperatura para poder existir.E é essa temperatura que esta presente em todos os dias das nossas vidas, em todos os lugares, no mar, no fogo, em substancias,etc...Dizendo se esta quente ou frio, em quilibrio ou desequilibrado.

    ResponderExcluir
  18. GLAUCIA AGUILAR...

    A superfície da Terra absorve radiação solar e emite radiação terrestre.
    Por que o ar absorve a radiação do planeta no retorno e não como energia solar diretamente! a Terra carregada pelo Sol emite radiação de ondas longas. Enquanto o vapor de água e o dióxido de carbono permitem a passagem das ondas curtas que escapam ao planeta, eles absorvem as ondas longas da Terra, aquecendo o planeta de baixo para cima.O EFEITO ESTUFA:ocorre quando parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera.ocorre que o calor fica retido, não é liberado ao espaço isso ocasiona um excesso de aquecimento do planeta,causando graves problemas...

    ResponderExcluir
  19. transferencia de calor acontece por cusa da raiasao do sol passada pela camada de osonio deixando um pouco de radiasao termica aq e outro pouco sobe issso acontece como s fosse reflexo da luz
    na chuva tanbem pode ocorrer o processo de evaporacao na terrra poiis ao sol tranmitir muito radiaçao a agua evapora indo pra atmosfera encontra com a camada fria ocorrendo o calor

    ResponderExcluir
  20. transfução de calor é a transferência de energia térmica entre átomos e/ou moléculas vizinhas em uma substância devido a um gradiente de temperatura. Noutras palavras, é um modo do fenômeno de transferência térmica causado por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio ou entre dois meios em contato no qual não se percebe movimento global da matéria na escala macroscópica, em oposição à convecção que é outra forma de transferência térmica.
    Calor pode ser transferido também por radiação e/ou convecção, e frequentemente mais que um destes processos ocorre simultaneamente em uma dada situação.

    ResponderExcluir
  21. A TRASNFERÊNCIA DE CALOR
    É necessário dois ou mais corpos para que haja a troca de calor, em contato direto ou indireto. È a principal fonte de vida no planeta, digamos assim, pois é através dela que ocorre o processo necessário para que se obtenha uma temperatura agradável para que haja vida na terra. Pode ser dividida em três processos: 1.Condução2.Convecção3.Irradiação
    CONDUÇÃO: Bem, como o próprio nome já diz “conduzir”; Ocorre quando a energia é conduzida de uma extremidade à outra, sendo assim um exemplo é, você pegar um garfo, ou algo do tipo, e pôr sobre o fogo, logo perceberá em suas mãos o “queimar”, o calor foi conduzido partícula por partícula do material, chegando então à outra extremidade. Lembrando que a condução pode ser maior ou menor, rápida ou mais lenta, isso vai depender do material do objeto.
    CONVECÇÃO: Esse processo explica o motivo de instalarmos o ar-condicionado, na região superior da parede, pelo simples fato de que o ar quente é menos denso que o frio, é nessa região longe do chão, que se formam as correntes de convecção, sendo assim o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados.
    IRRADIAÇÃO: Esse processo é mais comum, pois ele acontece todos os dias, desde o sol nascer a ele se pôr ao entardecer, é um processo onde a irradiação solar penetra na nossa atmosfera, e chega ao solo, sendo então refletida novamente em direção a atmosfera com menor intensidade, pelo fato de não ter a mesma intensidade que adentrou a atmosfera, a energia não é capaz de atravessá-la novamente para fora, então se do início a um processo de “bate-volta”, porque os raios de energia solar vão retornar ao solo de novo, refletindo e perdendo intensidade, retorna atmosfera, e assim sucessivamente.
    Um exemplo bem básico de IRRADIAÇÃO é o da “garrafa de café”, onde o calor se reflete constantemente, devido ao seu interior todo espelhado, e a sua tampa que impede a saída do calor, mantendo então o café quente ou chá o dia todo.

    ResponderExcluir
  22. Os três meios de transferencia de calor: radiação, condução e convecção. A convecção ocorre com o movimento das massas de temperaturas diferentes, a radiação recebe calor quando entra em contato com a luz do sol e a condução ocorre quando um corpo leva calor pro outro através do contato físico.

    ResponderExcluir
  23. Regiane 2º B

    O calor é transportado e tem uma densa força que é utilizada para varios tipos de conhecimento e o calor transporta da superficie da terra é significativo para varios fenomenos e o calor ocorre para corpo leva calor para o outro com contato fisico.

    ResponderExcluir
  24. bom existe tres forma de transmição de calor:condução,radiação e convecsão.A convecsão deixa a temperatura nem fria e nem quente fica uma temperatura adequada para a vida humana sobreviver.A radiação q uando o sol envia os raios solares para a terra aquecendo o planeta mas o efeito estufa onde o calor é retido aqui na atmosfera.condução quando um corpo com temperatura transmitindo a outro corpo.tudo isso é importante para o equilibrio global porque em tudo ha uma forma de condução de calor!

    ResponderExcluir
  25. NOME: Jaqueline Cardoso.
    como vimos há 3 formas de se transmitir calor.
    Uma: através da condução de calor é qando um corpo aquecido a uma temperatura inferior ao outtro corpo trans mite calor para ele!
    A segunda:por radiação on se reflete em cores cuja elas é de uma cor só a luz branco onde os raios solares refletem e voltam, mas elas ao relfetirem na cor preta ao invés de refletir de volta ela absorve!
    e a terceira:convecção onde ela não é nem muito fria e nem muito qente, ela se adapta a temperatura deixando-a adequada para a vida humana sobreviver seguramente.

    ResponderExcluir
  26. Jacksyllayne Miranda9 de agosto de 2011 às 18:58

    A TRASNFERÊNCIA DE CALOR

    A transferencia de calor ocorre quando dois corpos de temperaturas diferentes entram em contato mutuo. Pode acontecer de três maneiras diferentes: Condução, Convecção ou irradiação.
    Por condução; quando o calor se propaga de particula em particula.
    Por convecção; Quando ha movimento das massas de temperaturas diferentes.
    Por irradiação; quando ha propagação de energia através do espaço por ondas elétromagnetcas.

    atraves do contato e com ele transferencia de calor, é que podemos dizer que há o equilibrio de temperatura em nosso planeta, sendo assim um responsável interessante pela vida no planeta.

    ResponderExcluir
  27. Como estudamos há 3 formas de radiação de calor:
    radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz.
    A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto.
    A convecção somente ocorre em líquidos e gases.

    ResponderExcluir
  28. O efeito estufa ocorre porque quando a atmosfera absorve a radiação da Terra ela se aquece e irradia essa energia, para cima e para baixo, e novamente é absorvida pela Terra. Então a superfície do nosso planeta é suprimida com radiação da atmosfera e do Sol. Esse processo se repete oque torna a temperatura da Terra 35ºc mais alta.
    As nuvens, o vapor da agua e o CO2 absorvem a radiação infravermelha e mantem a superfície da Terra aquecida.

    Existem três meios de para a transferência de calor:
    Radiação: as ondas eletromagnéticas viajam com a velocidade da luz. É a única forma de transferência de calor que pode ocorrer num espaço vazio.
    Condução: ocorre por contato físico direto. O calor é transferido por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui da maior temperatura para a menor.
    Convecção: Ocorre com líquidos e gases. É a transferência de calor dentro de um fluido através de movimentos do próprio. Ar quente sobe e o ar frio desce.

    Para que o sistema Terra-atmosfera não esteja progressivamente se aquecendo e resfriando existe um balanço quase perfeito entre a quantidade de radiação solar e a quantidade de radiação terrestre que retorna para o espaço.

    ResponderExcluir
  29. um exemplo de conduçãode calor é a garrafa termica.A garrafa termica possui em seu vidro duas parte uma inferior e outra exterior ,entre essa divisão existe um vaco que é retirado não 100% ,mais sim quase todo o ar de dentro desse vaco e isso retarda o esfriamento do café .
    com a retirada desse ar fica mais dificil a condução do calor e a convecção .Tambem não há como irradiação porque o vidro é espelhado .
    Se a camada de ozônio fosse espelhada nossa terra seria bem fria porque o calor solar também é passada a través da irradiação.

    ResponderExcluir
  30. Aluno: Alexandre Pereira do Carmo

    Essa transferência de calor pode acontecer de três forma diferentes por condução, convecção ou irradiação.

    Por condução o calor passa de partícula a partícula Exemplo quando esquentamos um lado de uma barra de metal toda a barra passa a ficar queunte ate a barra oposta.

    Por Irradiação acontece com a propagação de energia através do espaço por ondas eletromagnéticas nessa transferencia não precisa de um meio material para se propagar

    Por convecção ocorre com o movimento das massas de temperaturas diferentes um exemplo uma panela com agua esta no forno e a agua que esta no fundo fica mais quente e menos densa então essa porção de agua sobe e a agua que esta mais fria desce para o fundo da panela.

    ResponderExcluir
  31. Sem os gases absorvedores da nossa atmosfera, a Terra não seria adequada para a vida humana e muitas outras formas de vida.
    Este fenomeno é denominado EFEITO ESTUFA.

    As nuvens, assim como o vapor d'água e o CO2, são bons absorvedores de radiação infravermelha (terrestre) e tem papel importante em manter a superfície da Terra aquecida, especialmente à noite.
    Os tres mecaninismo para a trânsferencia de calor é radiação condução e convecção.
    radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz.
    condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto.
    convecção somente ocorre em líquidos e gases. Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído.

    ResponderExcluir
  32. Aluna: JANIA CONCEIÇÃO

    Achei bastante importante: a importância do vapor d'água e do dióxido de carbono, esses dois componentes fazem com que a atmosfera fique aquecida nas regiões montanhosas ou seja nas montanhas, principalmente à noite.

    ResponderExcluir
  33. Este jogo entre a superfície da Terra e a atmosfera torna a temperatura média da Terra ~ 35° C mais alta do que seria. Sem os gases absorvedores da nossa atmosfera, a Terra não seria adequada para a vida humana e muitas outras formas de vida.

    ResponderExcluir
  34. P. — Há quem diga que o calor que observamos na Terra não nos venha
    do Sol. O que há nisso de verdade?
    Resposta de um extra terrestre.
    — O calor vem do Sol, mas em forma de ondas de alta freqüência
    Sendo degradadas, transformam-se
    em ondas caloríficas. Essa mudança,
    porém, se passa na
    atmosfera dos planetas. Não vêm do Sol em forma de calor,
    porque esse não atravessa o vácuo. O calor no Sol é até suportável.
    Simplesmente é ele um campo onde operam forças de natureza elétrica
    Um gerador é frio, mas a corrente que produz pode provocar altas
    temperaturas. É absurdo dizer-se que o Sol se encontre com temperatura que
    atinge mi
    lhões de graus. O fato de ser luminoso não quer dizer que seja quente,
    porque mesmo na Terra há fontes de luz fria. Uma simples lâmpada de gás
    néon revela que nem sempre a luz é quente. Muitos insetos têm luz fria, bem
    como, alguns vegetais, que apresentam luminescência provocada pela ação das
    bactérias.
    pressão e tem-se
    a impressão que o Sol é um gigante pintado de vermelho e sem
    poder algum; mas quando ele está a pino vê-se a intensidade dos seus raios
    comprimidos contra o solo. Por isso sentimos que esfria, à medida que subimos.
    No equador, que é atingido pelos raios em ângulo
    de 90 graus, é grande
    o calor; nos pólos esses raios são
    repelidos em grande parte pelo efeito
    magnético e muito pequena é a pressão. Logo o frio dos pólos é conse
    qüente
    da obliqüidade dos raios e o desvio destes pelo efeito magnético.
    Algumas auroras boreais são o resultado de reações elétricas da
    ionosfera, mas outras são provocadas pelo desvio dos raios para o alto, dando
    um acúmulo luminoso nas altas camadas.
    P. — Você diz que à medida que subimos esfria, mas nem sempre é
    assim. Há uma altura que o termô
    metro atinge 2.200 Fahrenheit
    R.
    — O calor aí encontrado é proveniente da rea
    ção físico-química de
    que lhe falei. São diversas as faixas que o provocam.
    Eis aí, meu caro, muitas falhas da sua ciência. Eu não me admiro dos
    enganos que ela contenha, porque qualquer coisa na vida não pode ser
    apreciada pelos erros que incida, mas pelas virtudes e verdades que en
    terre.
    Todos somos imperfeitos, pois a perfeição é um atributo que só a divindade
    pode ter em grau absoluto. Em nós ela existe mesclada de erros, mais erros
    que perfeição. O que eu me admiro - e com que mágoa! - é que os sábios da
    Terra, não obstante todos os erros
    que ainda não conseguiram sanar, se
    baseiem nessa ciên
    cia falha e neguem a ciência suprema que é Deus. São
    como um vagalume, que envaidecido da sua luz gri
    tasse a todos os outros
    vagalumes: não existe Sol nenhum, porque luz só pode haver na minha cauda

    ResponderExcluir