domingo, 18 de setembro de 2011

ACELERADORES DE PARTÍCULAS


O que são aceleradores de partículas e como funcionam?

Existem, no que se refere à forma, dois tipos de aceleradores: lineares e circulares. Nos aceleradores lineares, também chamados de linacs, o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra do acelerador.

Já nos aceleradores circulares, também chamados de cíclotrons, o feixe de partículas percorre trajetórias circulares por várias vezes antes de colidir com o alvo. Em cada volta, as partículas são mais aceleradas, devido à presença de campos elétricos que dão novos impulsos às partículas. Nesse caso, ímãs gigantes são utilizados para manter o feixe de partículas em sua trajetória circular.

É importante lembrar que partículas carregadas em movimento estão associadas a um campo magnético ao seu redor e se tornam um ímã. Outros ímãs gigantes, estrategicamente colocados ao longo do acelerador circular, interagem com o campo das partículas carregadas, alterando sua trajetória.

Esses ímãs gigantes representam a força constante em direção ao centro do círculo, força essa que mantém o feixe de partículas em trajetória circular, sem aumentar ou diminuir a energia das partículas que compõem o feixe.

Nos aceleradores de partículas cria-se uma situação de vácuo de alta precisão, para evitar que as partículas carregadas colidam com outros tipos de partículas ou pedaços de matéria.

Comparações

Comparando-se os dois tipos de aceleradores, temos que os circulares são bem mais eficientes, pois, a cada volta, as partículas recebem novos impulsos, aumentando a sua energia, o que permite que os pesquisadores consigam partículas com energias altíssimas antes das colisões.

Outra vantagem dos aceleradores circulares é a de que não precisam ser muito compridos para atingir as altas energias, já que o feixe de partículas dá várias voltas. Esse número de voltas também aumenta a chance de colisões entre partículas que se cruzam.

Com relação aos aceleradores lineares, são bem mais fáceis de construir, pois não necessitam de ímãs potentes para manter a trajetória circular (como no caso dos aceleradores circulares) do feixe de partículas, já que elas percorrerão uma trajetória retilínea.

Os aceleradores circulares também precisam de um grande raio para que as partículas atinjam as energias necessárias, o que torna seu custo bem maior do que o de um linear.

Outro aspecto importante considerado pelos pesquisadores é que partículas carregadas irradiam energia quando aceleradas - e quando trabalhamos com altas energias a radiação perdida é maior para acelerações circulares.

Esses são alguns aspectos importantes, que devem ser considerados por pesquisadores e financiadores de pesquisas antes da construção de um acelerador de partículas.

Primeiro acelerador

Podemos dizer que o predecessor dos aceleradores circulares foi o cíclotron construído, em 1929, por Ernest Lawrence, ganhador do prêmio Nobel em 1939. No cíclotron temos uma geometria circular dividida ao meio, onde prótons são injetados em sua parte central e, graças à mudança de polaridade do campo elétrico existente entre as duas metades, são acelerados e vão percorrendo órbitas maiores até deixarem o acelerador.

As órbitas circulares são possíveis graças à presença de um campo magnético uniforme, disposto perpendicularmente à base. Aqui energias da ordem de 106eV (1 Gev) são atingidas.

Esses princípios básicos foram de extrema importância para o desenvolvimento dos aceleradores circulares.

Superacelerador

O ano de 2008 representa um grande avanço na área da física de partículas, pois marca o início das pesquisas com um superacelerador de partículas que representa o maior empreendimento científico e tecnológico da atualidade.

Denominado LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons), com 27 km de circunferência, construído a 100 metros de profundidade e atingindo áreas da França e da Suíça, esse acelerador fará partículas nucleares (prótons, que são hádrons formados por dois quarks up e um down - uud) se chocarem com altíssimas energias.

Durante as colisões são esperadas energias em torno de TeV (trilhões de elétrons - volt). Comparem com a energia obtida com o cíclotron de Ernest Lawrence e vejam o avanço obtido!

O LHC está abrigado no CERN (Conseil Européen pour La Recherche Nucléaire - Conselho Europeu para Pesquisas Nucleares), hoje denominado European Laboratory for Particle Physics - Laboratório Europeu para Física de Partículas.

Como funciona um acelerador de partículas?

No século 20, uma quantidade enorme de novas partículas foram descobertas e a ideia sobre quais seriam as partículas elementares - as constituintes básicas da matéria, que não são formadas por nenhuma outra partícula - mudou.

Podemos dizer que a década de 1950 marca o surgimento da física de partículas como um novo ramo da física. E, junto com ele, um modelo para explicar essa nova gama de partículas e suas interações, conhecido como Modelo Padrão (Standard).

Para estudar essas pequenas partículas e suas interações, ou seja, para estudar a matéria em seu interior, os pesquisadores precisaram criar, artificialmente, condições em que as partículas se manifestassem com altíssimas energias. Para cumprir essa finalidade desenvolveram-se, aceleradores potentes, capazes de detectar antipartículas, como os antiprótons (em 1955) e os antinêutrons (1956).

Apenas para efeito de comparação, uma tomada comum pode resultar num choque de uma centena (102) de elétron-volt (eV), enquanto as altíssimas energias das partículas deveriam ser da ordem de 109 (o número um seguido de nove zeros!) a 1012 (o número um seguido de doze zeros!). Para tanto, foram desenvolvidos os aceleradores de partículas.

(Observação: um elétron-volt (eV) representa a energia que um elétron adquire ao ser acelerado por uma ddp (diferença de potencial) de 1 V. É uma unidade de energia comumente utilizada em física nuclear. 1 eV corresponde a 1,6 . 10-19 J).

O átomo de hidrogênio possui um próton (carga positiva)
no núcleo e um elétron (carga negativa) orbitando ao
redor desse núcleo, conforme o modelo atômico de Bohr
Funcionamento

O acelerador provoca um aumento de velocidade em uma partícula carregada por meio de campos eletromagnéticos - e essa partícula é atirada contra um ponto específico, onde existem detectores que registram o evento.

Dois conceitos físicos estão presentes aqui: o aumento de velocidade da partícula carregada, sua aceleração, ocorre devido à presença de um campo elétrico, sendo que a mudança de trajetória (quando é curvada) resulta da ação de um campo magnético.

Um exemplo simples de acelerador de partículas é a televisão, onde elétrons são liberados, acelerados por um campo elétrico e colimados por um campo magnético, atingindo a tela e formando a imagem.

Os aceleradores de partículas têm como princípio de funcionamento uma fonte de íons, geralmente obtida ionizando-se átomos de hidrogênio, constituídos por um próton em seu núcleo, juntamente com um nêutron e um elétron orbitando ao seu redor.

Para obter a fonte de íons os pesquisadores podem utilizar:
  • Elétrons: por meio do aquecimento de um metal ou por uma descarga elétrica, permitindo que a energia de ligação (entre o próton e elétron) seja vencida e resultando na separação dos elétrons. É o que ocorre na televisão, onde os elétrons são liberados pelo aquecimento de um filamento - e também no chamado tubo de raios catódicos. Assim, conseguem-se muitos elétrons separados, que podem ser direcionados pela ação de campos elétricos e magnéticos, resultando em feixes de partículas.
  • Prótons: obtidos pela ionização do hidrogênio, através do mesmo processo citado anteriormente. Afinal, se o elétron é separado do hidrogênio, ficamos com o próton também separado.
  • Antipartículas: obtidas quando partículas com altíssimas energias colidem com um alvo. Na colisão são criados pares de partículas e antipartículas por meio da troca de fótons ou glúons. Esses pares são separados com a utilização de campos magnéticos.
O átomo de hidrogênio possui um próton (carga positiva) no núcleo e um elétron (carga negativa) orbitando ao redor desse núcleo, conforme o modelo atômico de Bohr.

Aceleração e colisão

O feixe de partículas produzido é utilizado no acelerador, onde campos elétricos atraem ou repelem essas partículas carregadas, produzindo uma aceleração.

O sentido e a direção dessas partículas são controlados por meio de campos magnéticos associados a ímãs gigantes colocados ao longo do acelerador. Esses campos magnéticos têm que ser mais intensos à medida que a velocidade da partícula aumenta, pois, com a aceleração, essas partículas aumentam também a sua energia cinética, tornando-se mais difícil mudar sua trajetória. Com uma energia bem maior, o feixe de partículas colide com um alvo, onde detectores vão colher informações de acordo com o interesse dos pesquisadores.

Essas colisões podem ocorrer da seguinte maneira:
  • Alvo fixo - o feixe de partículas, após obter uma grande quantidade de energia no acelerador, colide com um alvo imóvel.
  • Alvo móvel - são utilizados dois feixes de partículas em sentidos contrários que se cruzarão. Consequentemente, algumas partículas irão colidir.

35 comentários:

  1. João Victor Pereira de Souza20 de setembro de 2011 às 14:25

    OS Aceleradores de particulas se sub devide em lineares e circulares , pois sua eneergia no campo magnetico supostamento dizendo , é muito forte , e um dos professores que aprofundo nisso foi o Professor Ernest Lawrence ele até ganho um premio nobel em função do seu estudo , se colocarmos um imã gigante ,eles vao presentam a força constante em direção ao centro do círculo, força essa que mantém o feixe de partículas em trajetória circular, sem aumentar ou diminuir a energia das partículas que compõem o feixe.
    juntamente com o seu modo de funcionar , pois a inportancia e grande e que as particulas podem ser carregada , se estiver no campo magnetico com seu movimento ao seu redor se torna um imã.

    ResponderExcluir
  2. Joemil teixeira de amorim

    A gente ve varios comentarios sobre os aceleradores de particulas, ums ate meio fora do normal.A que mais chamol minha atenção foi que ela poderia se tornar a primeira maquina do tempo,agora que ela pode ser uma baita be uma bomba atomica pode eu tinha um micro acelerador de particulas ai eu troquei os os fil do acelerador ai ele esprodil disso eu tenho a certeza.Agora para que serve os aceleradores de particula ja que ele pode causar buracos negros.

    ResponderExcluir
  3. Ìmãs gigantes são utilizados para manter o feixe de partículas em sua trajetória circular.
    Nos aceleradores de partículas cria-se uma situação de vácuo de alta precisão, para evitar que as partículas carregadas colidam com outros tipos de partículas ou pedaços de matéria.
    Para tanto, foram desenvolvidos os aceleradores de partículas.
    Aceleração e colisão
    O feixe de partículas produzido é utilizado no acelerador, onde campos elétricos atraem ou repelem essas partículas carregadas, produzindo uma aceleração.Consequentemente, algumas partículas irão colidir.

    ResponderExcluir
  4. Embora na aceleração das partículas existem dois tipos de processos lineares e circulares.
    Nos lineares o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra do acelerador.
    Nos circulares o feixe de partículas percorre trajetórias circulares por várias vezes antes de colidir com o alvo.
    podemos dizer que, nos aceleradores de partículas cria-se uma situação de vácuo de alta precisão, para evitar que as partículas carregadas colidam com outros tipos de partículas ou pedaços de matéria.
    O mesmo surgiu no ano de 1950 com um grande avanço na física.
    e por final que marcou já este-o foi em 2008 que teve mais um grande estudo por físicos e outros.
    Alvo fixo - o feixe de partículas, após obter uma grande quantidade de energia no acelerador, colide com um alvo imóvel.
    Alvo móvel - são utilizados dois feixes de partículas em sentidos contrários que se cruzarão. Consequentemente, algumas partículas irão colidir.

    ResponderExcluir
  5. quem escreve é juranei carvalho........
    falando mais um pouco sobre aceleradores de partículas , podemos dizer que em muitas das vezes quando um acelerador recebe grade quantidade de energia ele pode certamente colidir com um alvo fixo, ou seja, imovel , parado !!!

    quando ele atinge um alvo movel ,ou seja , em movimento ele geralmente produz dois feixes de de particula.....
    um acelerador de particula parece-se muito com uma turbina por entanto só na aparencia .. per que na real é totalmente diferente ...........
    EXEMPOS DE ACELERADOR DE PARTICULAS :
    é o aparelho de raio-x, de radioterapia (no caso do cancer),radiografia (usado industrialmente)e na polimerizaçao de plasticos ..haaaaaaaaa e na produçao de isotopos ......
    alem das particulas mais basicas como : elétrons ,prótons e neutrons existe possibilidade de acelerar particulas compostas como a ""particula alfa """
    isso é um pouco do que eu sei espero que faça algum sentido .........kkkkkkkkkk
    abraços a ti e atodos os que tem em maos professor como vocÊ ........

    ResponderExcluir
  6. Angela Braga disse:Existem dois tipos de aceleradores:lineares e circulares.O acelerador lineares,também conhecido como linacs praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra.Os aceleradores circulares,também chamado de ciclotrons,é diferente do lineares porque seu feixe de partículas percorre por varias vezes antes de colidir com o alvo.Em cada volta,as partículas aumenta sua aceleração,isso acontece devido a presença de campos elétricos que dao novos impulsos as partículas.Quando as partículas carregadas em movimentos se tornam um imã,este imã representa a força,essa força mantém o feixe de partículas em trajetória sem aumentar ou diminuir a energia das partículas.

    ResponderExcluir
  7. Existem, dois tipos de aceleradores: lineares e circulares. Nos aceleradores lineares, também chamados de linacs, o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra do acelerador.Um exemplo simples de acelerador de partículas é a televisão, onde elétrons são liberados, acelerados por um campo elétrico e colimados por um campo magnético, atingindo a tela e formando a imagem.

    Nos aceleradores de partículas cria-se uma situação de vácuo de alta precisão, para evitar que as partículas carregadas colidam com outros tipos de partículas ou pedaços de matéria.
    Essas colisões podem acontecer em alvo fixo e alvo movel

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. GRACIELY ALVES SCARPAZZA5 de outubro de 2011 às 17:07

    Aceleradores lineares , o feixe de partículas percorrem uma trajetória reta. Já os aceleradores circulares o feixe da varias voltas antes de chegar o ponto.
    E todo esta trajetória, tem imãs estrategicamente que altera o seu caminho.
    Os aceleradores lineares não necessitam de imãs, pois suas trajetórias são retas, ao contrario das circulares.
    A construção desses aceleradores, são mais em conta o linear, que tem menos gasto do que a circular,o porque a circular necessita de imãs e raios.
    Com o aumento da velocidade, carregada pelo campo magnético, são lançadas a um ponto certo, que registram o vento.
    A nossa vida tudo move em ação das partículas, energia, tudo um grande exemplo é a energia nuclear.
    A aceleração ocorre, quando os campos elétricos atraem ou se afastem.
    Colisões pode acorrer de duas maneira : Alvo fixo ; com grande quantidade de colidi com o alvo móvel.
    Alvo móvel ; dois feixes lançado em sentidos diferentes que irão se coincidir.

    ResponderExcluir
  10. José Inácio de Souza Júnior !

    Os Aceleradores de particulas se sub devide em lineares e circulares. Lineares, o feixe de partículas percorrem uma trajetória reta. O acelerador linear não necessita de imãs, pois sua trajetória não altera. Circulares, o feixe da varias voltas antes de chegar o ponto. O acelerador circular, já necessita de imãs, pois sua trajetória são alteradas.
    Nos aceleradores de partículas são criados uma situação de vácuo, para evitar que as partículas carregadas econtram com outros tipos de partículas ou pedaços de matérias.
    Existem 2 tipos de colisões, alvo fixo e móvel, cada qual com seu processo.

    ResponderExcluir
  11. wislender gomes ferreira6 de outubro de 2011 às 15:04

    OS Aceleradores de partículas se sub devide em lineares e circulares , pois sua energia no campo magnético é muito forte. Lineares, o feixe de partículas percorrem uma trajetória reta. O acelerador linear não necessita de imãs, pois sua trajetória não altera. Um dos professores que aprofundo nesse assunto foi o Professor Ernest Lawrence ele até ganho um premio nobel em função do seu estudo.Se colocarmos um imã gigante ,eles vão apresentar a força constante em direção ao centro do círculo, força essa que mantém o feixe de partículas em trajetória circular, sem aumentar ou diminuir a energia das partículas que compõem o feixe.
    Colisões pode acorrer de duas maneira : Alvo fixo ; com grande quantidade de colidi com o alvo móvel.
    Alvo móvel ; dois feixes lançado em sentidos diferentes que irão se coincidir.

    ResponderExcluir
  12. Existem, no que se refere à forma, dois tipos de aceleradores: lineares e circulares. Nos aceleradores lineares, também chamados de linacs, o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra do acelerador. Já nos aceleradores circulares, também chamados de cíclotrons, o feixe de partículas percorre trajetórias circulares por várias vezes antes de colidir com o alvo. Comparando-se os dois tipos de aceleradores, temos que os circulares são bem mais eficientes,

    ResponderExcluir
  13. Regina Massai
    Bom existem dois tipos de aceleradores:Linear e Circulares.Nos aceleradores Linear que são chamados de Lenacs.E já nos aceleradores Circulares são chamados de Ciclatrons.É importante lembrar que as partículas carregadas em movimento estão associados ao campo magnético ao seu redor e se tornam imã.Os aceleradores Circulares também precisam de um grande raio para que as partículas atinjam as energias necessárias,o que torna seu posto bem maior do que houve em um Linear.Com uma energia bem maior,o feixe de partículas colide com um alvo,onde detectores vão colher informações de acordo com o interesse dos pesquisadores.Essas colisões podem ocorrer de Alvo Fixo e Alvo Móvel...

    ResponderExcluir
  14. Marly Surubi Sié
    Nos aceleradores existem dois tipos que são:Linear e Circulares.Os Lineares também são chamados de Lenacs.E os aceleradores Circulares são chamados de Ciclatrons.Os Aceleradores Circulares precisam também de um grande raio para que para que as partículas atinjam as energias necessárias,o que torna seu posto bem maior do que a do Linear.É importante lembrarmos que as partículas carregadas de movimento em um campo magnético e que no seu redor se torna um imã...

    ResponderExcluir
  15. Aceleradores de partículas:
    Existem dois tipos de aceleradores os lineares que também são chamados de linacs que o feixe de partículas que percorre de uma forma retilínea sua trajetória, e os circulares ta,bem chamados de cíclotrons, o feixe de partículas percorre trajetórias circulares varias vezes ate colidir com o alvo, que faz com que esses feixes circulem cada vez mais rápido, são uma espécie de ímãs gigantes , que fazem parte de um campo eletromagnético, que permite que essas partículas não se colidam com matérias dispersas entre elas.
    O primeiro acelerador foi construído em 1929, por Ernest Lawrence, ganhador do premio Nobel de 1939.
    As orbitas circulares são possíveis graças à presença de um campo magnético uniforme, disposto perpendicularmente á base. A que energias da ordem de 106 V (1 GeV) são atingidas.O acelerador provoca um aumento de velocidade em uma parte da velocidade em uma partícula carregada por meio de campos eletromagnéticos. Um exemplo simples de acelerador de partículas é a televisão, onde elétrons são liberados, acelerados por um campo elétrico e colimados por um campo magnético, atingindo a tela e formando a imagem.

    Os aceleradores de partículas têm como princípio de funcionamento uma fonte de íons, geralmente obtida ionizando-se átomos de hidrogênio, constituídos por um próton em seu núcleo, juntamente com um nêutron e um elétron orbitando ao seu redor.

    ResponderExcluir
  16. Douglas Ap Rodrigues Soares

    Aceleração , ocorre quandom dois feixos ficam perto ou se afastão demais,isso quer dizer que quando os campos elétricos atraem ou se afastem. É dividida em duas, os Aceleradores de particulas se sub devide em lineares e circulares.Lineares: O trexom percorre em linha reta,e sua trajetoria não alttera.Cirlares: o trexo da varias voltas ate chegaor ao ponto, e sua trajetoria e alterada.
    Os circulares são bem mais eficientes.

    ResponderExcluir
  17. acelerador de particulas

    No aceleeador de particulas existe dois tipos que são:linear e circulares.O linear é quando os feixos de particulas praticamente percorre uma trajetoria retilinea de uma extremidade a outra.
    Ja o acelerador cicular é considerado um feixe de particula que percorre uma trajetoria circular por muitas vezes até se chocar com seu alvo, a cada volta que dá vai aumentando a sua velocidade,isso ocorre por causa do campo eletromagnetico, faz com que as particulas se tornam irmã.
    E que a aceleraão ocorre quando dois feixos ficam perto ou afastado fazendo com que campo eletromagnatico atraisse ou afastasse as particulas.

    ResponderExcluir
  18. bom os aceleradore de particulas são como protões, electrões, positrões, anti-protões e diferentes tipos de iões são acelerados a velocidades próximas das da luz, utilizando campos electromagnéticos para esse efeito. O único requisito para acelerar partículas é o de que estas tenham carga eléctrica e vivam o tempo suficiente para poderem ainda ser úteis.Os aceleradores de partículas são então equipamentos que fornecem energia a feixes de partículas subatómicas electricamente carregadas.O acelerador de partículas é um instrumento essencialmente construído utilizando uma fonte de partículas carregadas expostas a campos eléctricos que as aceleram. Após a aceleração passam em seguida por um campo magnético que as desvia de suas trajectórias focalizando-as e controlando as direcções.bom é isso.

    ResponderExcluir
  19. Um acelerador de partículas é um aparelho que produz "feixes" de átomos, elétrons, moléculas ou algumas partículas mais exóticas, como antiprótons, pósitrons ou mésons, com velocidades altas, geralmente superiores a 1/1000 da velocidade da luz c.
    Mas porque alguém aceleraria partículas? A primeira razão é que precisamos conhecê-las melhor e um dos meios de fazer isso é colidí-las em altas velocidades com outras partículas (átomos, fótons, elétrons, moléculas, etc) ou com sólidos. A segunda razão é que podemos usar essas colisões para conhecer melhor os "alvos", por exemplo obtendo a composição química de objetos sólidos. Há também numerosas aplicações tecnológicas e médicas.

    ResponderExcluir
  20. Acelerador de partículas; existe dois tipos que são:linear e circulares.
    O linear é quando os feixos de particulas praticamente percorre uma trajetoria retilinea de uma extremidade a outra.
    O acelerador linear não necessita de imãs, pois sua trajetória não altera.
    O primeiro acelerador foi construído em 1929, por Ernest Lawrence, ganhador do premio Nobel de 1939.
    A nossa vida tudo move em ação das partículas, energia, tudo um grande exemplo é a energia nuclear.
    A aceleração ocorre, quando os campos elétricos atraem ou se afastem.
    Colisões pode acorrer de duas maneira : Alvo fixo ; com grande quantidade de colidi com o alvo móvel.O feixe de partículas produzido é utilizado no acelerador, onde campos elétricos atraem ou repelem essas partículas carregadas, produzindo uma aceleração.Consequentemente, algumas partículas irão colidir.
    A segunda razão é que podemos usar essas colisões para conhecer melhor os "alvos", por exemplo obtendo a composição química de objetos sólidos. Há também numerosas aplicações tecnológicas e médicas.

    ResponderExcluir
  21. As partículas adquirem velocidade devido aos campos elétricos que dão o impulso a elas, daí os imãs gigantes são usados para manter a circulação das partículas, esses imãs gigantes tem uma força que mantém as partículas em trajetória circular. Os aceleradores de partículas funcionam com uma fonte de íons que se consegue ionizando átomos de hidrogênio constituídos com um próton, um nêutron e um elétron.
    Com todos esses conceitos podemos ver que as acelerações das partículas são obtidas através da presença de um campo elétrico que da o impulso para que elas possam adquirir uma velocidade.

    ResponderExcluir
  22. Bom os aceleradores lineares, são um feixe de particulas percorrem uma trajetória reta. já os aceleradores circulares, são um feixe que da varias voltas antes de chegar o ponto.
    A construção desses aceleradores, são em conta o linear, que tem menos gasto do que a circular, o porque a circular necessita de imãse raios.

    ResponderExcluir
  23. Tem dois tipos de aceleradores: lineares e circulares
    aceleradores lineares, feixe de particulas que percorem uma trajetoria reta.
    aceleradores circulares, feixe da varias voltas antes de chegar o ponto
    com o seu modo de funcionanar, pois a importacia e grande e que as particulas podem ser carregada, se estiver no campo magnetico ao seu mavimento ao seu redor se torna um imã.

    ResponderExcluir
  24. Como já foram apresentados exitem dois tipos de aceleradores de partículas: os lineares e os circulares.
    Os aceleradores lineares, as partículas viajam no vácuo ao longo de um tubo de cobre. Os elétrons acompanham as ondas criadas pelos geradores de ondas chamados de clístrons( produzem as microondas).
    Aceleradores circulares fazem basicamente a mesma coisa que os lineares. Entretanto, ao invés de usarem um caminho linear longo, impulsionam as partículas, muitas vezes, ao redor de um caminho circular, campo magnético é intensificado para que o feixe de partículas acelere com cada passo consecutivo.

    ResponderExcluir
  25. São dois tipos de aceleradores, os lineares que o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra, e os circulares que antes de colidir com o alvo, o feixe de partículas percorre trajetórias circulares muitas vezes, e a cada volta dada a aceleração aumenta, por isso são usados imãs gigantes para manter o feixe na trajetória circular.
    Devido ao acelerador circular em cada volta aumentar a energia ele é o mais eficiente, pois assim os pesquisadores conseguem partículas com energia altíssimas antes da colisão.
    A construção dos aceleradores lineares é mais fácil, já que não precisam de imãs potentes, visto que percorrem uma trajetória retilínea.
    Em 1929 foi construído por Ernest Lawrence, oque pode-se dizer que é o predecessor dos aceleradores circulares, o cíclotron. E os princípios básicos em sua construção foram muito importantes para a criação dos aceleradores circulares.
    No ano de 2008 que representa um grande avanço na área da física de partículas, pois marca o inicio de pesquisas com um superacelerador.
    O LHC ( Grande Colisor de Hádrons), foi construído para fazer partículas nucleares colidirem com altíssimas energias.
    O principio dos aceleradores de partículas é o funcionamento de uma fonte de íons que é obtida quando ioniza-se átomos de hidrogênio, que são em seu núcleo constituídos por um próton, um nêutron e um elétron.

    ResponderExcluir
  26. Jaqueline Cardoso Lima.
    São dois os tipos de aceleradores de partículas.
    Um é linear e o outro é circular.
    Os lineares que o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra.
    os circulares que antes de colidir com o alvo, o feixe de partículas percorre trajetórias circulares muitas vezes, e a cada volta dada a aceleração aumenta, por isso são usados imãs gigantes para manter o feixe na trajetória circular.
    Em 1929 foi construído por Ernest Lawrence.
    Os princípios básicos em sua construção foram muito importantes para a criação dos aceleradores circulares.
    Em 2008, foi criado um acelerador de partículas nucleares, foi um avanço na área da fisíca nuclear.Pois ele fazia com que a força da energia fosse bem forte, capaz de fazer com que as partículas se colidissem umas com as outras.

    ResponderExcluir
  27. Itamara Oliveira

    Os aceleradores tem dois tipos:lineares o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra,circulares o feixe de partículas percorre trajetórias circulares por várias vezes antes de colidir com o alvo e que faz com que esses feixes circulem cada vez mais rápido, são uma espécie de ímãs gigantes , que fazem parte de um campo eletromagnético, que permite que essas partículas não se colidam com matérias dispersas entre elas.
    O acelerador provoca um aumento de velocidade em uma partícula carregada por meio de campos eletromagnéticos, e a construção dos aceleradores lineares é mais fácil,nao precisa de imãs que percorre a uma trajetoria retílinea.

    ResponderExcluir
  28. O acelerador linear não necessita de imãs, pois sua trajetória não altera. Circulares, o feixe da varias voltas antes de chegar o ponto. O acelerador circular, já necessita de imãs, pois sua trajetória são alteradas.A construção dos aceleradores lineares é mais fácil, já que não precisam de imãs potentes, visto que percorrem uma trajetória retilínea.

    ResponderExcluir
  29. jhonatan jose macedo gobati

    a dois tipos de aceleracão de particulas onde feixos de particula percore o trajetoria retilenio e temos aclerados circular e
    bem mais eficiemtes por não precisa de
    tanta energia e que as lineares não precisa
    de imas potentes para seter energia

    ResponderExcluir
  30. Por: Lucas Barbosa 2°ANO B

    São dois os tipos de aceleradores de partículas.
    Um é linear e o outro é circular.
    Os lineares que o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra.
    os circulares que antes de colidir com o alvo, o feixe de partículas percorre trajetórias circulares muitas vezes, e a cada volta dada a aceleração aumenta, por isso são usados imãs gigantes para manter o feixe na trajetória circular.
    A aceleração ocorre, quando os campos elétricos atraem ou se afastem.
    Colisões pode acorrer de duas maneira : Alvo fixo ; com grande quantidade de colidi com o alvo móvel.O feixe de partículas produzido é utilizado no acelerador, onde campos elétricos atraem ou repelem essas partículas carregadas, produzindo uma aceleração.Consequentemente, algumas partículas irão colidir.
    A segunda razão é que podemos usar essas colisões para conhecer melhor os "alvos", por exemplo obtendo a composição química de objetos sólidos. Há também numerosas aplicações tecnológicas e médicas.

    ResponderExcluir
  31. existem dois tipos de aceleradores são eles;lineares e circulares ,isso ocorre atráves de uma trajetória retílinea de uma extremidade a outra.nós aceleradores círculares isso ocorre por várias vezes antes de colídir com o alvo.somente imãs gigantes são utilizados para manter o feixe de partículas em sua trajetória que e circular.as imãs apresentam força cosntante que se mantém o feixe de partículas em trajetória circular ,sem aumentar ou diminuir a energia dessas partículasque compõemo feixe.

    ResponderExcluir
  32. ROMARIO A. GIAZZI
    OS ACELERADORES DE PARTICULAS FORNECEM ENERGIA
    ELÉTRICAMENTE CARREGADAS. AS PARTICULAS ENTÃO QUANDO FORMADAS POR DOIS ACELERADORES QUE SÃO
    ELAS AS LINEARES E AS CIRCULARES, AS LINEARES TEM COMO FUNÇÃO UM MOVIMENTO RETILINEO OU SEJA ELA SE DESLOCA EM TRAJETÓRIAS RÉTAS, JÁ AS
    CIRCULARES TEM UM MOVIMENTO CIRCULAR EM FORMA DE CIRCULO . E QUANDO AS PARTICULAS QUANDO CARREGADAS TEM UM CAMPO MAGNÉTICO QUE TORNAM UM IMÁ ,E QUANDO ENTAO AS PARTICULAS CONTROLADAS CARREGADAS SE ASSOÇIAM COM O IMÃ.

    ResponderExcluir
  33. nanilson nunes da silva24 de outubro de 2011 às 08:10

    aceleradores de particulas são dois tipos que então é uma linear e outra circular, os circular antes de coledir com o auvo, op feiche de particulas percorre trajetoria circular muitas veses, os linear o feixe de particulas praticamente percorre uma tragetoria retilina de uma estremidade a outra, as celração ocorre quando os corpos elétrico se atraen ou se afastaeles fasen parte do coanpo eletromagnético, podemos diser que respequitivamente eles fican em uma aceleração constante muita auta,au aumentar ou diminuir a sua velocidade a energia continua constante.

    ResponderExcluir
  34. Existem dois tipos de aceleradores: lineares e circulares. Nos aceleradores lineares, o feixe de partículas praticamente percorre uma trajetória retilínea de uma extremidade a outra do acelerador e nos aceleradores circulares, o feixe de partículas percorre trajetórias circulares por várias vezes antes de colidir com o alvo.
    É importante lembrar que partículas carregadas em movimento estão associadas a um campo magnético ao seu redor e se tornam um ímã. Nos aceleradores de partículas cria-se uma situação de vácuo de alta precisão, para evitar que as partículas carregadas colidam com outros tipos de partículas ou pedaços de matéria.

    ResponderExcluir