sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Qual é o formato da Terra? A Terra é plana? Qual é a medida da circunferência da Terra?

 

O mais absurdo que possa parecer, até hoje no século XXI tem pessoas que apesar de todo conhecimento adquirido pela humanidade ainda fazem esse questionamento. Hoje vocês irão conhecer Eratóstenes, um filosofo que entorno do ano 200 a.C.  utilizou uma informação, seu conhecimento de geometria e uma vareta para responder este questionamento, e ainda foi além medindo a circunferência da Terra.

Você ficou curioso? Tá bom, vamos conhecer estas ferramentas tão poderosas que Eratóstenes utilizou.

Eratóstenes ao ler um papiro na biblioteca de Alexandria teve a informação que em Siena, cidade ao sul de Alexandria, possuía um poço bem fundo, a qual, no dia mais longo do ano, dia 21 de junho (solstício de verão no hemisfério norte), no horário de meio dia o sol iluminava por completo o poço sem produzir sombras nas suas paredes. Para a maioria das pessoas essa informação era somente muito interessante, mas para Eratóstenes era a oportunidade de provar a circunferência da Terra.

Ele sabia que neste mesmo dia e horário em Alexandria, se ele colocasse uma vareta na posição vertical os raios solares produziriam uma pequena sombra, isto significa que um poço em Alexandria não ficaria todo iluminado como ocorre na cidade vizinha.

Eratóstenes então pensou, se eu pregasse varetas em diversas cidades e a Terra fosse plana a sombra produzida pelas varetas deveriam ser todas iguais, mas, no entanto, não era o que ele estava observando. Em Siena neste dia e horário nenhuma sombra enquanto em Alexandria produzia sombras. Eratóstenes então concluiu, que para isso ocorra, a Terra tem que ter uma curvatura, logo a Terra é redonda. Para uma melhor compreensão observe a ilustração abaixo.



 Vocês acham que ele ficou satisfeito? De forma nenhuma, ele queria medir o diâmetro da Terra. Mas como isso é possível? Ele pensou, preciso de duas informações, a distância entre as duas cidades e ângulo que a sombra faz com a vareta em Alexandria no mesmo dia e horário que o sol está a pino em Siena, iluminando todo o poço. A primeira informação, consta a lenda que ele teria contratado um homem para fazer o percurso a pé para medir a distância entre as duas cidades, confirmando a informação dos mercadores que essa distância era de 800 quilômetros.

Para obter a outra informação ele teve que utilizar o conhecimento de geometria básica, que ele adquiriu em sua formação na biblioteca de Alexandria. Primeiramente, Eratóstenes determinou experimentalmente o ângulo da sombra da vareta na vertical com os raios de sol ao meio dia em Alexandria. Considerando a linha da sombra como um segmento, teremos um triângulo retângulo, no qual, a vareta e a sombra no chão são os catetos e a linha da sombra a hipotenusa, como pode ser observado na figura.



O ângulo que o raio incidente do sol (hipotenusa) faz com a vareta (cateto) é um dos ângulos do triângulo. Eratóstenes verificou que esse ângulo correspondia a um cinquenta avos de uma circunferência, ou seja 7,2 °.

Eratóstenes concluiu, se tivesse uma vareta em Siena e outra na Alexandria e fizesse a projeção das duas elas se encontrariam no centro do globo. Por tanto, utilizando a geometria básica, observaremos que o ângulo formado pelos dois segmentos que saem do centro do globo e vão até as duas cidades, é o mesmo ângulo determinado por Eratóstenes. Lembrando que ângulos alternos internos possuem sempre a mesma medida.



Agora Eratóstenes já sabia que o ângulo entre as duas cidades era de 7,2° e a distância entre as duas cidades era de 800 quilômetros. Sabendo-se que um círculo possui 360° e que 7,2° corresponde a 800 km podemos resolver este problema com uma regra de três simples, conforme pode ser observado abaixo.



Portanto, ele chegou a um cálculo muito próximo do que é considerado hoje em torno de 40.075 Km, tendo um erro de menos de dois porcento.

Impressionante, vocês não acham? Um homem com algumas informações, umas varetas e seu conhecimento em geometria básica podem chegar a um resultado tão próximo do real, e isso a mais de 2200 anos atrás.

Um aluno mais atento pode ter ficado curioso, como eles sabiam exatamente o horário para fazer as medições no mesmo horário? Na verdade, nesta época eles usavam relógio de sol que em uma outra oportunidade vamos conversar a respeito de seu funcionamento.

E agora vocês já sabem responder as perguntas do início do texto?

 

 

Autor: Henrique Moura


14 comentários:

  1. Aluno (a): maria Luiza Proença Ferreira
    Turma: 2°a
    Formato da terra:
    Podemos concluir que a Terra é redonda. A Terra tem em torno de 40.075 Km de circunferência.
    Vale dizer tbm que a Terra era considerada uma esfera regular. Atualmente, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorar o texto. Faça uma síntese

      Excluir
    2. O Formato da Terra é redondo. A terra não é plana, pois possui sombra, ou seja, ela tem uma curvatura. À medida da circunferência da Terra é de aproximadamente 40.075 Km (tendo um percentual de erro de 2%)

      Excluir
  2. O modelo da Terra plana é uma concepção arcaica do formato da Terra como um plano ou disco. Muitas culturas antigas concordavam sobre a cosmografia plana da Terra, incluindo a Grécia antiga, as civilizações da Idade do Bronze e da Idade do Ferro do Oriente Médio, na Índia, e na China até o século XVII.
    O planeta tem um formato de disco e é coberto pelo firmamento em forma de domo (cúpula). O Sol e a Lua são muito menores do que imaginamos e fazem movimentos no espaço disponível nesse domo. A Antártida está nas bordas desse disco, por isso seu território é extremamente vigiado e impossível de ser visitado em sua totalidade.
    Para comprovar que o planeta não possui curvatura basta utilizar uma câmera de vídeo com altíssima capacidade de zoom, assim, ao aproximar-se ao máximo do horizonte, é possível verificar a superfície plana da Terra. Outra forma de comprovar essa teoria, de acordo com nós terraplanistas, é observar que rios extensos, como o Nilo, correm sem sofrer declives.

    ResponderExcluir
  3. “O modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. Além disso, as diferenças de altitude e profundidade não permitem também que o planeta seja exatamente redondo.No entanto, tudo dependerá da escala em que a análise será feita. Se imaginarmos a Terra vista de fora e em uma posição muito aproximada, veremos as diferenças entre as suas altitudes e depressões e poderemos perceber, até mesmo, que o nível das águas dos oceanos varia muito de uma região à outra.Se considerarmos o planeta visto de longe, essas deformações tornam-se praticamente nulas. Afinal, o ponto mais alto da Terra em relação ao nível do mar é o Everest, que possui pouco mais de 8 km de altitude, ao passo que o ponto mais profundo, a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, possui cerca de 11 km de profundidade. Esses quase 20 km de diferença não são nada perante o diâmetro que o planeta possui – 12 742 km.
    Outra característica importante do formato da Terra é o seu leve achatamento nos polos. Isso acontece pela alta velocidade em que o movimento orbital de translação apresenta-se, a mais de 1600 km/h.
    A Terra e a maioria dos demais planetas e luas apresentam essa forma um pouco arredondada por causa da aceleração da gravidade. Assim, para manter certo equilíbrio entre as diferentes áreas, os corpos celestes tendem a apresentar esse formato mais esférico, pois, afinal, tudo é atraído para o centro do planeta.”Oque se trata da ser ser redonda🤗

    ResponderExcluir
  4. Eliza De Oliveira Santos8 de dezembro de 2022 às 08:46

    O modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. Além disso, as diferenças de altitude e profundidade não permitem também que o planeta seja exatamente redondo.
    No entanto, tudo dependerá da escala em que a análise será feita. Se imaginarmos a Terra vista de fora e em uma posição muito aproximada, veremos as diferenças entre as suas altitudes e depressões e poderemos perceber, até mesmo, que o nível das águas dos oceanos varia muito de uma região à outra.
    Por outro lado, se considerarmos o planeta visto de longe, essas deformações tornam-se praticamente nulas. Afinal, o ponto mais alto da Terra em relação ao nível do mar é o Everest, que possui pouco mais de 8 km de altitude, ao passo que o ponto mais profundo, a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, possui cerca de 11 km de profundidade. Esses quase 20 km de diferença não são nada perante o diâmetro que o planeta possui – 12 742 km.
    Outra característica importante do formato da Terra é o seu leve achatamento nos polos. Isso acontece pela alta velocidade em que o movimento orbital de translação apresenta-se, a mais de 1600 km/h.
    A Terra não é plana, mas para os seguidores dessa teoria, uma das formas de comprovar que o planeta não possui curvatura é utilizar uma câmera de vídeo com altíssima capacidade de zoom, assim, ao aproximar-se ao máximo do horizonte, seria possível verificar a superfície plana da Terra. Outra forma de comprovar essa teoria, de acordo com os terraplanistas, é observar que rios extensos, como o Nilo, correm sem sofrer declives.
    A medida da circunferência da Terra é de 40.075 km.

    ResponderExcluir
  5. Matheus Cauã Menezes Grahl
    2 ano A
    o modelo mais certo para expressar a forma da Terra é o geoide ,um formato quase esférico, mas com diversas deformações,tipo como um ovo, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. E também, as diferenças de altitude e profundidade não permitem também que o planeta seja exatamente redondo.
    mas por qual motivo a Terra apresenta esse formato quase esférico? A Terra e a maioria dos demais planetas e luas apresentam essa forma um pouco arredondada por causa da aceleração da gravidade.
    A Terra não é plana pois existe várias provas de que a circunferência é redonda e também provas do alto no espaço, comprovados pela NASA, muitas fotos tiradas na atmosfera da terra de uma longa distância você pode ver a circunferência da terra, e navios indo para longe indo pra baixo por causa da circunferência da Terra e não indo reto até não se ver mais por longa distância.
    Atualmente, sabe-se que a circunferência da Terra possui 40.075 km de extensão, enquanto que Eratóstenes encontrou um valor de 39.250 km. Fala sério se ele não era bom?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. A Terra é Redonda não confirmo isso só pelo fato mostrado no texto, que entegou todas as informações, mas também porque após imagens tiradas de satélites pessoas que realmente foram ao espaço é explícito tudo abordado no texto. Algo que me deixa embasbacado com as balbúrdias apresentadas na internet nas postagens e falas de pessoas que contrariam isso,mas percebo que só é a falta de estudo que elas não mostram mesmo.
    Como afirmei acima por feitos de astronautas e cientistas podemos saber o verdadeiro formato e tamanho, porém podemos comprovar isso através de cálculos como fez Eratóstenes ou usar o exemplo de Erik Frenz,ele diz que se a Terra fosse plana ao subir na árvore iríamos ver a mesma paisagem de quando estamos no chão mas isso não é possível já que a Terra apresenta um formato "esférico".
    E por fim com o cálculo e pesquisa de Eratóstenes podemos falar que a Terra possui 40.075km de circunferência.
    Cauã Macedo Gobati 2°C

    ResponderExcluir
  7. JANNY KELY SANTOS OLIVEIRA11 de dezembro de 2022 às 16:32

    Segundo vimos anteriormente o filósofo grego Eratóstenes reuniu evidências suficientes para afirmar que a terra teria uma forma esférica Eratóstenes comprovou algo que já era defendido. A medida que a humanidade expandiu se conhecimento a cerca do universo logo na visão daquela época poderíamos apenas enxergar o horizonte até onde nossas vistas alcançavam que era essencialmente plano só que Eratóstenes conseguiu enxergar mais longe e comprovar que nosso planeta era esférico. Mas a terra não é uma esfera perfeita na verdade nosso planeta tem uma forma de geoide tendo uma forma irregular pois o interior do planeta não é uma massa uniforme seria a forma que nosso planeta assumiria se fosse internamente coberto por água ,só que isso não faz da terra um planeta em forma de batata como vemos em diversas ilustrações por aí.
    Janny kely Dos Santos Oliveira 2°C

    ResponderExcluir
  8. Após tantos anos, e tantas teorias formadas, ainda possuem pessoas que têm dúvida sobre o formato da Terra, diante deste conteúdo podemos tirar essa dúvida medindo a circunferência dela. No entanto decidiu medi-la por uma determinada profundidade na Terra (um poço) em Alexandria no dia mais longo do ano ao meio dia, então Eratóstenes colocou uma vareta em vertical no poço, logo viu que não ficou completamente iluminado, como em outro local no qual fez a mesma coisa, tirando a conclusão que a Terra teria uma curvatura. Não satisfeito com a sua conclusão atual, foi em busca de soluções para obter mais nitidez, entretanto ele precisaria da distância de Alexandria e Siena, então ele contratou uma pessoa para poder percorrer o caminho e no total deu 800 quilômetros, só faltava medir o ângulo da sombra do poço, e então Eratóstenes usou seus conhecimentos sobre o assunto assim chegando em um determinado resultado, o ângulo seria de 7,2°, assim ele calculou adicionando os 360° do círculo, resolvendo-a e uma regra de três básica chegando próximo ao cálculo de hoje em dia com apenas algumas informações ele teve essa capacidade, afirmando a todos que ainda possuem dúvidas sobre o assunto que a Terra é um geoide, porém retratam ela com um formato esférico.
    Aluna: Rayná Alves Da Silva
    Série: 2°C

    ResponderExcluir
  9. Vinícius de Faria Palermo12 de dezembro de 2022 às 17:03

    Em pleno 2022, ano de copa, ainda há pessoas que acreditam e até mesmo ficam alteradas porque acham q a terra é plana. Há provas de diversas formas, como por exemplo fotografias tiradas de satélite e até mesmo o homem já teve a oportunidade de ver. Para melhor descrever, a terra é um geoide, ou seja, não exatamente esférico, mas sim possuindo deformações, com variáveis níveis de gravidade dependente de seu ponto.
    No texto conta a experiência de um filósofo, identificado como Eratóstenes, que teve todo o trabalho de obter informações, não tão precisa por conta que na época não possuíam equipamentos para lhe ajudar, mas mesmo assim, com seu conhecimento e disciplina ele provou que a Terra não era plana E NÃO É, utilizando até mesmo cálculos para mostrar seu diâmetro.

    Vinícius de Faria Palermo
    2° Ano C

    ResponderExcluir
  10. Fernanda Campos dos santos14 de dezembro de 2022 às 19:36

    Como podemos ver a terra é redonda,mais precisamente ela é um geoide ou seja não é uma esfera perfeita ela é achatada em seus polos, e no texto mostra claramente isso, Erastostenes com uma vareta e matemática básica conseguiu comprovar que a Terra possui uma curvatura.
    Além de confirmar q a terra é redonda Erastotenes também conseguiu medir através da geometria,a circunferência da terra q é em torno de 40.075 km
    E tudo isso ele descobriu a mais de 2200 anos atrás com apenas conhecimento de geometria básica e umas varetas


    Fernanda Campos dos santos 2ºC

    ResponderExcluir
  11. Com base vimos nas informações desse texto bem descritivo,temos a confirmação de que a terra em si é redonda(fato que ainda surpreende muitas pessoas ainda).
    Não só temos essa informação com base em teorias passadas,mas também com imagens tiradas pela NASA-administração nacional da aeronáutica e espaço-e por já virmos Armstrong pisar na lua pela primeira vez em 1961.
    Ainda temos filósofos antigos que já haviam pensado nessa teoria há muito tempo atrás,como é o caso no texto onde vemos Eratóstenes medindo a circunferência da terra fixando uma vareta perpendicular ao solo,em Alexandria,e medindo o comprimento da sombra em proporção ao comprimento da vareta,e com isso,encontrou o ângulo de 7,2° ou 1/50 da circunferência.
    Assim não há dúvidas desde o passado,de que a terra é de fato redonda.

    ResponderExcluir