sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

CONCEITOS (RESUMO)

 

PERGUNTA

RESPOSTA


Paredes restritivas

As paredes restritivas não permitem que os sistemas façam redistribuição de volume entre eles, ou seja, uma parede que obriga um determinado parâmetro de um sistema a ter um valor particular sem alteração.

 


Paredes não restritivas

As paredes não restritivas se comportam de forma oposta permitindo que o parâmetro mude livremente, sendo assim denominada não restritiva em relação àquele parâmetro.

 


Parede adiabática

Parede adiabática é impermeável ao fluxo de calor.

 

Parede diatérmica

Parede diatérmica permite o fluxo de calor.

 


Sistema fechado

O sistema que possui uma parede que seja restritiva a energia, volume e todos os números de mols.

 


Quantificar o fluxo de calor para um sistema em qualquer processo

É simplesmente a diferença na energia interna entre os estados final e inicial, diminuído do trabalho feito naquele processo.

 


Parâmetros extensivos.

Parâmetros que tem valores em um sistema composto igual à soma dos valores em cada um dos subsistemas.

 


Processos Irreversíveis

Ocorrem em um único sentido do tempo. Processos Irreversíveis a entropia é maior que zero.

 


Processos Reversíveis

Ocorrem em mão dupla no tempo, na prática não ocorrem o que é feito é uma aproximação em processos lentos, no qual, o sistema permanece em equilíbrio. Processos reversíveis a entropia é igual a zero.

 


Entropia

Entropia é uma grandeza física capaz de medir a multiplicidade de estados e a quantidade de energia indisponível em um sistema físico termicamente isolado.

 



Estado termodinâmico

É o conjunto de valores das propriedades termodinâmicas de um sistema. vimos que as variáveis pressão, volume, temperatura e número de mols, ou massa, caracterizam completamente as propriedades termodinâmicas

 



Energia cinética

Energia cinética é associada ao movimento dos corpos, quanto maior for a velocidade em que um corpo se movimenta, maior será a sua energia cinética. Para tanto, será representada pela equação 



 


Energia potencial

Energia potencial ocorre na interação entre as partículas, podendo ser referente a partículas do mesmo sistema, sendo denominada de Energia Potencial Interna e na interação entre partículas do sistema com partícula fora do sistema, sendo denominada Energia Potencial Externa.

 


Energia Mecânica

A Energia Mecânica é referente a soma das energias cinéticas presentes no sistema com a energia potencial, como pode ser observado na equação:

 



Sistema

 

É formado por um conjunto de constituinte (partículas) delimitados por um determinado volume. Na Termodinâmica este sistema deverá ser macroscópico, ou seja, ser constituído por um número significativo de partículas com dimensões expressivas, suficientes para ser considerado macroscópico



sistema isolado

Apresenta o seu conjunto de constituintes sem interação com outros sistemas. Na verdade, é uma definição teórica pois não há um sistema completamente isolado, sem sofrer interação com os constituintes do meio externo. Se considera isolado quando estas interações apresentam valores desprezíveis.  

 

           

           sistemas em interação

Ocorrem quando os constituintes internos interagem com os constituintes externos, podendo ser partículas de outro sistema.

 

11 comentários:

  1. Aluno(a): Maria Luiza Proença Ferreira
    Série:2° Turma: A

    Dilatação:
    Na física, entende-se que dilatação é a variação das dimensões de um objeto devido à variação da temperatura. Compreendemos que a temperatura de um corpo é uma medida da agitação dos átomos e moléculas que o formam

    Formato da terra:
    Podemos concluir que a Terra é redonda e, tem em torno de 40.075 Km de circunferência.
    Vale dizer tbm que a Terra era considerada uma esfera regular. Atualmente, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luiza, neste texto foi apresentado somente o resumo dos conceitos básicos trabalhados. Formato da Terra é no outro texto. Em relação aos conceitos básicos, ficou muito a desejar.

      Excluir
  2. Gabrieli, neste texto foi apresentado somente o resumo dos conceitos básicos trabalhados. Formato da Terra é no outro texto

    ResponderExcluir
  3. Aluno: Matheus Cauã Menezes Grahl
    2 ano A
    O campo de estudo e pesquisa da Física é muito vasto, assim como as várias ciências existentes, ela possui divisões de estudo que possibilitam um melhor compreendimento dos conceitos a serem estudados. Apesar de existir essa divisão, não quer dizer que o estudo é isolado, pelo contrário, à medida que se evolui no percurso de estudo da ciência Física percebe-se que um assunto é continuação do outro, ou seja, há uma interligação das áreas de estudo.
    O estudo da ciência Física é dividido da seguinte forma:Mecânica Calor e termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, Movimento Ondulatório e Óptica Geométrica


    Mecânica
    De grande importância, essa é a parte que dá início ao estudo da física. O seu estudo possibilita o compreendimento dos movimentos, as causas dos movimentos, a interação dos corpos, possibilita ainda entender conceitos como o de pressão, trabalho de uma força, o movimento de corpos celestes, etc.
    A mecânica aborda vários assuntos, dos quais podemos citar alguns, veja:
    - movimento dos corpos;
    - conceito de velocidade e aceleração;
    - cálculo da velocidade e aceleração dos corpos;
    - força;
    - as leis do movimento;
    - conceitos que ajudam no estudo da hidrostática, como o conceito de pressão;
    - o que é energia, trabalho;
    - conservação da quantidade de movimento.

    Calor e Termodinâmica
    O estudo possibilita entender os vários processos térmicos que ocorrem no cotidiano. Essa parte da física se faz presente no cozimento dos alimentos, na queima do combustível de automóveis, na medição de temperaturas, entre muitas outras.
    Essa parte aborda várias vertentes, entre elas podemos citar:
    - conceito e diferença entre calor e temperatura;
    - escalas termométricas;
    - estudo dos gases;
    - máquinas térmicas;
    - leis da termodinâmica.

    Eletricidade e Magnetismo
    Nessa parte são estudados os fenômenos elétricos e magnéticos que diariamente nos circundam. O estudo dessa parte vem da necessidade de se explicar como ocorre, por exemplo, o funcionamento da lâmpada, o funcionamento de circuitos elétricos e os geradores elétricos.
    A eletricidade e o magnetismo, ao contrário de que muitos pensam, têm muito em comum. Esse ramo estuda, por exemplo:
    - os processos de eletrização;
    - carga elétrica e o movimento delas;
    - corrente elétrica;
    - circuitos elétricos e os seus elementos, tais como o resistor e o capacitor;
    - fenômenos magnéticos e a indução eletromagnética.
    E muitos outros assuntos relacionados a esse fascinante ramo que é o estudo da eletricidade.

    Movimento Ondulatório e Óptica Geométrica
    O estudo dessa parte também busca responder as questões vividas por todos no cotidiano. O movimento de ondas, assim como a óptica geométrica, está presente constantemente no cotidiano, por exemplo, o arco-íris, os espelhos, as cores que vemos, entre vários outros fenômenos.
    Esse ramo estuda principalmente:
    - o movimento de ondas;
    - as ondas sonoras;
    - os fenômenos de difração, reflexão e refração de uma onda;
    - a luz e a propagação;
    - os espelhos e muito mais.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao texto Conceitos diria que ambos tópicos são de certa forma fáceis de se entender. Consegui entender o básico de todos tanto das paredes quanto das energias,talves por serem conteúdos já abordado em outras aulas, em termos de aprendizagem o que mas me deixou confuso foi entropia não por ter sido apresentado mal e sim porque é realmente um tópico difícil de ser compreendido sem ir afundo.Mas afim o texto foi de certo um dos mais compreensíveis que já li,além de ser mostrado ao eu lírico uma forma rápida e fácil sobre os tópicos.
    Cauã Macedo Gobati 2°C

    ResponderExcluir
  5. JANNY KELY SANTOS OLIVEIRA12 de dezembro de 2022 às 12:27

    Aluno(a): Janny kely dos Santos Oliveira
    2° ano C

    Em relação ao conceito apresentado pude ter uma ampla visão sobre o assunto e entender os tópicos de maneira objetiva e percebo que não é um assunto difícil de ser estudado pois o estudo possibilita entender os vários processos térmicos que ocorrem, embora tenha dúvida em alguns detalhes sobre os conceitos básicos mas foi de fácil compreensão e repassou de forma astuta e bem resumida .

    ResponderExcluir
  6. Vinícius de Faria Palermo12 de dezembro de 2022 às 16:48

    Bom, com esse texto que diz a respeito dos conceitos, pode ser tirado dúvidas que ficaram e ajuda muito a relembrar alguns conteúdos já estudados, porém que podemos ter bastante dificuldade, eu por exemplo tive dificuldades em alguns por ter aprendido de forma superficial e acabei não compreendendo. Com esse texto resumindo os conceitos, algumas dúvidas foram tiradas e fica fácil a compreensão para todos

    ResponderExcluir
  7. •Paredes Restritivas -> permite formas de destruições sem alterar determinado valor das partículas.
    •Paredes Não Restritivas -> permite mudanças de parâmetros e não são restritivas em relação a ele.
    •Parede adiabática -> superfície na qual isola o sistema, não deixando passar materia nem calor.
    •Parede Diatérmica -> superfície que fecha o sistema, ao contrário da outra ela não deixa passar matéria, e deixa passar energia.
    •Sistema Fechado -> com sistema isolado, permite trocas de energia entre os sistemas da vizinhança mas não de matéria.
    •Quantificar o fluxo de calor para um sistema em qualquer processo -> diferença de energia de início e final, diminuindo todo trabalho daquele processo.
    •Parâmetros Extensivos -> possuem valores em um certo sistema igual a soma do mesmo.
    •Processos Irreversíveis -> quando atinge um estado final, não tem a capacidade de voltar ao inicial, ou seja, o estado no qual se dirige.
    •Processos Reversiveis -> tem a capacidade de trocar de estado e voltar ao antigo, no caso que pode trocar de estado e voltar facilmente.
    •Entropia -> mede o grau das partículas de um sistema físico, assim associa- se a um número de configurações possíveis qual a quantidade de partículas que possuem.
    •Estado termodinâmico -> conjunção de variáveis, sendo usadas para poder corresponder a condição de um determinado sistema, ou seja, parâmetro de estado ou variáveis.
    •Energia Cinética -> relacionada ao movimento de um objeto, corpo, trazendo o trabalho que necessita.
    •Energia Potencial -> uma forma de energia no qual pode ser juntada no corpo, dependendo da posição que o corpo está, pode apresentar relação a algum vizinho.
    •Energia Mecânica -> Seria a capacidade de produzir trabalho, ou seja, considerando-a transferida por meio de uma determinada força.
    •Sistema -> Seria formado por um conjunto de partículas, sendo constituída pelo número delas.
    •Sistema Isolado -> não troca de matéria, muito menos de energia em um ambiente que não seja o dele.
    •Sistemas Em Interação -> significa a independência, não depender de outros componentes.
    Aluna: Rayná Alves Da Silva
    Série: 2°C

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião o texto conceitos é bem simples de se compreender e cada tópico está bem resumido,embora alguns ainda possam ser mais complicados, pois requer mais estudo e concentração, outros já são mais fáceis pois já foram estudados em sala de aula, e agora apenas se dá para relembrar.
    Mas em geral esse resumo sobre conceitos me tirou muitas dúvidas q eu ainda tinha principalmente sobre as energias

    Fernanda Campos dos Santos 2ºC

    ResponderExcluir
  9. Após os conceitos lidos ficou mais fácil de compreender, tanto os assuntos abordados, tanto cálculos mostrados. Acabando sendo mais fácil a compreensão de alguns conceitos citados, os quais eu tinha como difíceis.
    Creio que quem realmente ler irá conseguir tirar “todas” as dúvidas que tiveram em sala de aula, assim como me ajudaram na compreensão dos assuntos mostrados.

    ResponderExcluir
  10. Nesse texto bastante explicativo,podemos ver o resumo dos conceitos de física,e nesses conceitos temos:
    As paredes restritivas:que não permitem que os sistemas façam redistribuição de volume entre eles.
    As paredes não restritivas:que já é o oposto da anterior,que permite que o parâmetro mova-se de forma livre.
    A parede adiabática:impenetrável ao fluxo de calor.
    A parede diatérmica:permite o fluxo de calor.
    Sistema fechado:é o sistema que há uma parede que impede a energia,volume e todos os números de mols.
    Quantificar o fluxo de calor para um sistema em qualquer processo:diferença de energia interna entre os estados inicial e final.
    Parâmetros extensivos:que têm valores em um sistema composto igual à soma dos valores em cada um dos sistemas.
    Processos irreversíveis:Ocorrem em um único sentido no tempo.
    Processos Reversíveis:ocorrem em mão dupla no tempo.
    Entropia:é uma grandeza que mede o grau de liberdade molecular de um sistema,associado ao número de configurações possíveis com as partículas que ele possui.
    Estado termodinâmico:é o conjunto de valores das propriedades termodinâmicas de um sistema.
    Energia cinética:é o movimento dos corpos,quando maior a velocidade de um corpo ao se movimentar,maior a sua energia cinética.
    Energia potencial: é uma forma de energia que pode ser armazenada nos corpos e que depende do tipo de interação e da posição que o corpo apresenta em relação à sua vizinhança.
    Energia mecânica:é a soma das energias cinéticas presentes no sistema com a energia potencial.
    Sistema:é formado por um conjunto de partículas delimitadas por um determinado volume.
    Sistema isolado: apresenta o seu conjunto de constituintes sem interação com outros sistemas.É aquele que não troca matéria e nem energia com o ambiente externo.
    Sistemas em interação:quando os constituintes internos interagem com os constituintes externos.
    Isso tudo foi muito bem estudado nesse ano,embora eu tenha ficado em dúvidas sobre alguns temas,mas isso foi problema meu mesmo,porque às vezes sinto dificuldade em compreender e fico sempre com vergonha de transmitir minhas dúvidas e parecer incapaz.Mas espero que nesse ano que estar por vir,o amado terceirão,eu possa evoluir mais e aprender com os meus erros.

    ResponderExcluir