terça-feira, 3 de outubro de 2017

Tipos de Ondas Eletromagnéticas



O conjunto de todos os tipos de ondas eletromagnéticas é denominado "espectro eletromagnético". Existem, atualmente, muitos tipos de ondas eletromagnéticas que constituem esse espectro. Todas as ondas que fazem parte desse espectro propagam-se, no vácuo, com uma velocidade igual a da luz e podem ser originadas pela aceleração de uma carga elétrica. Apresentarei, a seguir, algumas características de cada tipo de onda que constitui o espectro eletromagnético.








Ondas de Rádio


São ondas que são produzidas por aceleração de elétrons em um antena emissora. Estes elétrons estão continuamente acelerados, portanto, produzem tais ondas. Têm uma frequência compreendida em até cerca de 108 Hz (hertz). As ondas eletromagnéticas usadas pelas antenas de TV têm as mesmas características das ondas de rádio. Todavia, elas apresentam frequências mais elevadas do que aquelas normalmente usadas nas estações de rádio.


Micro ondas


Considerando frequências mais elevadas do que as ondas de rádio, encontramos ondas eletromagnéticas denominadas micro ondas. Estas ondas têm frequências compreendidas, aproximadamente, entre 108 hertz e 10¹² hertz. As micro ondas são amplamente usadas em telecomunicações, transportando sinais de TV ou transmissões telefônicas (por "via satélite").


Radiação Infravermelha


A região seguinte do espectro eletromagnético é constituída pelas radiações infravermelhas, que são ondas eletromagnéticas com frequências desde cerca de 10¹¹ hertz até 10¹4 hertz. A radiação infravermelha é emitida em grande quantidade pelos átomos de um corpo aquecido, os quais encontram-se em constante vibração.


Radiação Visível


As ondas eletromagnéticas cujas frequências estão compreendidas entre 4,6 . 10¹4 hertz e 6,7 . 10¹4 hertz constituem uma região do espectro eletromagnético de importância excepcional para nós. Estas radiações são capazes de estimular a visão humana, isto é, elas são as radiações luminosas (luz). As menores frequências das radiações visíveis dão-nos a sensação de vermelho. Aumentando a frequência das radiações teremos, sucessivamente, as radiações correspondentes ás cores laranja, amarelo, verde, azul, anil e, no final da região visível, a radiação violeta. Pode-se perceber, então, que a denominação "infravermelho" foi usada porque as frequências desta radiação estão situadas em uma faixa logo abaixo da frequência correspondente à cor vermelha.

Radiação Ultravioleta

As ondas eletromagnética com frequências contidas entre cerca de 10¹6 e 10¹8 hertz são denominadas radiações ultravioletas. Esta denominação indica que essas ondas têm uma frequência superior a radiação violeta. Os raios ultravioleta são emitidos por átomos excitados como, por exemplo, em lâmpadas de vapor de mercúrio (Hg) (acompanhado de emissão de luz). Estas radiações não são visíveis, podendo mesmo danificar o tecido do olho humano. Elas podem ser detectadas por outros processos, como por exemplo, ao impressionarem certos tipos de chapas fotográficas. O Sol irradia raios ultravioletas para a Terra, porém, grande quantidade é absorvida pela camada de ozônio (O3) presente na atmosfera terrestre. Uma grande exposição da pele humana a radiações ultravioleta pode dar origem a ulcerações cancerosas.

Raios X

São ondas eletromagnéticas com frequência contida entre 10¹8 hertz e 10²º hertz. Os raios X foram descobertos em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923), que recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1901, por essa descoberta. A denominação "raios X" foi usada por Röntgen porque ele desconhecia a natureza das radiações que acabara de descobrir (raios X = raios desconhecidos) Estes raios podem ser produzidos em tubos apropriados (ampolas de raios X). Röntgen verificou que os raios X têm a capacidade de atravessarem, com certa facilidade, materiais de baixa densidade (como tecidos animais). Em virtude desta propriedade, logo após a descoberta dos raios X passaram a ser amplamente usados para obter radiografias. O próprio Röntgen foi o primeiro a fazer uso dessas radiações com esta finalidade, conseguindo obter a radiografia dos ossos da mão de uma pessoa. Modernamente, os raios X encontram um campo de aplicação muito amplo além de seu emprego nas radiografias. Assim são usados no tratamento do câncer, na pesquisa de estrutura cristalina os sólidos, na indústria e em quase todos os campos da ciência e da tecnologia.

Raios gama

As ondas eletromagnéticas com frequência mais elevada do espectro eletromagnético são denominadas raios gama. Têm uma frequência compreendida entre 10²º hertz e 10²² hertz. Esta radiação é emitida na desintegração de certos núcleos de alguns elementos químicos. Tais elementos químicos são denominados elementos radioativos. Um núcleo atômico ao se desintegrar pode irradiar três tipos de radiação: partículas alfa, partículas beta e raios gama. Os raios gama, assim como os raios X, podem causar danos irreparáveis às células animais. Na explosão de uma arma nuclear (uma bomba atômica, por exemplo) há uma enorme emissão dessas radiações, sendo, por este motivo, o uso de tais armas um grande perigo à humanidade.

27 comentários:

  1. Maísa Zocal Barbosa,aluna do 2°ano "B".
    O que entendi é que à vários tipos de ondas eletromagnéticas que é denominado de espectro magnético. Irei citar algumas de acordo com o que li.
    Ondas de rádios-> Essas ondas são produzidas por aceleração dos elétrons em uma antena emissora a frequência é de cerca de 108 Hertz.
    Radiação visível-> Estas radiações são capazes de estimular a visão humana são radiações luminosas,quanto menor a frequência dessas radiações dão a sensação de vermelho e quando aumenta a frequência dessas radiações as cores vão mudar , laranja , amarelo, verde, azul, anil, e no final da região é visível a radiação violeta. O termo infravermelho é usado pq as frequências dessas radiações está em uma faixa logo abaixo da frequência correspondente à cor vermelha.
    Micro ondas-> são frequências mais elevadas do que as ondas de rádio, ekas são amplamentes usadas em telecomunicações,transportando sinais de TV , ou transmissões telefônicas.
    Raio X-> essa onda foi descoberta em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen. Estes raios podem ser produzidos em tubos apropriados. Röntgen verificou q o raio X têm capacidade de atravessar com certa facilidade, materiais de baixa densidade como a pele dos seres humanos.
    Logo depois dessa descoberta dos raios X passaram a ser amplamente usados para obter radiografias mais os raios X são usados tbm nas indústrias e no tratamento de câncer e várias outras coisas.
    Raios Gama-> é emitida na desintegração de certos núcleos de alguns elementos químicos. Os raios gama , assim como os raios X , podem causar danos irreparáveis nas células animais. Quando à uma explosão de arma nuclear e uma quantidade de raios gama é lançada fazendo assim um grande estrago nos locais atingidos. Por esses motivos q essas armas são um grande perigo pra humanidade.
    A outros tipos de ondas eletromagnéticas mais não irei citar.
    Todos os tipos de ondas ajudam a socidades mais as q ajudam podem acabar com ela tbm. Por causa dos riscos q trazem.
    Foi o q entendi sobre esse conteúdo apesar de ser complicado mais é isso...

    ResponderExcluir
  2. Aproximadamente em 1885, com base nos estudos de Maxwell, o físico Heinrich Rudolf Hertz descobre através de seus experimentos a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, e como controlar a frequência das ondas produzidas, o mesmo também propôs três conceitos, sendo eles: refração, reflexão e polarização.
    As ondas eletromagnéticas são ondas que se propagam em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético, e por isso é dita também como onda transversal. Ao contrário das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo, possuindo 7 tipos de ondas, na qual é chamado de espectro eletromagnético: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama.
    O que determina a classificação de cada tipo de onda, é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas, e também, o seu comprimento, quanto mais alta a frequência, menor o comprimento de uma onda gravitacional.
    Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano, possuindo uma grande importância tanto para a comunidade cientifica quanto para a sociedade, que necessita dos meios de comunicação, seja pela televisão, por rádio, telefone ou qualquer outro tipo resultado da propagação das ondas.
    ALUNA : EVELLI SIVIERO DE SOUZA 2ºANO “A”.



    ResponderExcluir
  3. Discente: Élida da Silva Cunha.
    Turma: 2º ano "A". MATUTINO.

    O renomado físico Heinrich Hertz pòde determinar no século XIX que ondas eletromagnéticas eram reais, já que sua existência não passava de teorias em papéis. Mas Hertz não só determinou sua veracidade como também pôde observá-las e definir até mesmo sua velocidade e características.
    A partir disto sabe-se então que as ondas eletromagnéticas se assemelham à luz, ambas possuem a mesma velocidade de propagação no vácuo (3x10 elevado a 8 m/s) e outras caraterísticas em comum.
    Sendo batizadas com o nome de seu descobridor (Hertz) pelo SI, as ondas são determinadas em Hz que corresponde a uma oscilação por segundo, e variam entre Gigahertz (ex.: micro ondas) e Megahertz (ex.: ondas de rádio).
    Dentre as ondas eletromagnéticas que são transversais, existem várias ondas que dão origem ao espectro eletromagnético, são elas: Ondas de Rádio; Micro Ondas; Radiação Infravermelha; Radiação Visível; Radiação Ultravioleta; Raio X; Raios Gama. E um dos fatores o que determina a originalidade destas ondas são as suas frequências, diferentes entre si e que nunca se igualam.
    As ondas eletromagnéticas são de extrema importância para o mundo, são através delas que é possível fazer uma ligação por telefone celular e até mesmo explodir uma bomba atômica.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia existem vários outros tipos de ondas eletromagnéticas,e o conjunto de todas as ondas eletromagnéticas é denominado espectro eletromagnético,e se propagam no vácuo com uma velocidade igual a da luz. No texto foi citado sete tipos de ondas que constitui o espectro eletromagnético que são as:ondas de rádio, micro ondas, radiação infravermelho, radiação visível, radiação ultravioleta, raio x e raios gama. As ondas de rádio é produzidas por aceleração de elétrons em uma antena emissora. Micro ondas possui a frequência mais elevado do que a do rádio e são usadas em telecomunicações, transportando sinais de TV, etc. Radiação infravermelho é emitida em grande quantidade pelos átomos em um corpo aquecido. Radiação visível é de muita importância para o ser humano pois estimula a visão, são radiações luminosas. Radiação ultravioleta não são visíveis e Pode danificar o tecido do olho humano. Raio x é usado no tratamento de câncer, na pesquisa de estrutura cristalina e sólidos, em quase todo o campo da ciência e tecnologia.E a frequência dessas ondas eletromagnéticas não se igualam entre as mesmas.

    Discente: Jaylene de Souza Cassiano
    2Ano A

    ResponderExcluir
  5. Aluna : Tauany Rodrigues Fonseca 2° ano B

    As ondas eletromagnéticas são a combinação de ondas elétricas e magnéticas.
    E são medidas conforme sua frequência, oscilação e comprimento. Quanto mais alta a frequência menor o comprimento e quanto menor a frequência maior o comprimento.
    São classificadas de acordo com espectro eletromagnético.

    Ondas de rádio : são as ondas com frequência mais baixa logo as mais comprida.

    Microondas: conseguem atravessar a ionosfera, são usadas em radares e também no forno microondas.

    Infravermelha: são emitidas por corpos aquecidos. Um exemplo é o calor que recebemos do Sol.

    Radiação visível: é representado pela menor faixa de espectro eletromagnético e a percebemos sob forma de luz.

    Radiação ultra-violeta : não a detectamos com os nossos olhos, ela também é emitida pelo Sol.

    Raio x : São produzidos em tubos apropriados. Por atravessar materiais de baixa densidade são usados em exames médicos para se obter radiografias.

    Raios gama : tem a frequência mais alta do espectro eletromagnético, são produzidos a partir da desintegração de certo núcleo de alguns elementos químicos e são usados para fabricação de armas nucleares.

    ResponderExcluir
  6. Heinrich Hertz foi o criador das ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e podem ser em 7 ondas que juntas são chamadas de espectro eletromagnético. As ondas são divididas em: ondas de rádio (primeira onda descoberta por Hertz, pois em 1887 ele conseguiu, transmitir sinal de uma antena para um receptor), micro-ondas (possui uma frequência maior que a do rádio), radiação infravermelha, radiação visível, radiação ultravioleta, raio x e raios gama.
    Nós não percebemos as ondas eletromagnéticas, porém elas estão constantemente em nossos dia-a-dia.
    Marinalva Fernanda Cebalho Fernandes. 2º ano "A"

    ResponderExcluir
  7. Assim como ar o campo eletromagnético nos envolve o espectro inclui todos os tipos de radiação ondas de rádio, luz visível, infravermelho, ultravioleta, raio X, e gama
    É dividido em frequência e radiação ionizante como o raio X e gama,e não ionizante desde da radiação de baixa frequência até alta como luz visível a olho humano.
    Ondas emitidas por vias elétricas, vias ferreis, e eletrodomésticos são de baixa frequência, telas e placa de indução geram frequências mais elevada, rádio FM e Am , wi-fi, microondas, televisões e celulares usam frequência de rádio ou microonda.
    Para funcionar , a radiação de ultravermelha produz principalmente em controle remotos e aquecedores
    No topo do espectro não ionizante os raios ultravioleta são emitidos por lâmpadas solares e alogina toda essa radiação causa efeito diferente conforme o tipo e o tempo de exposição quanto mais elevada frequência mais curto o comprimento da onda e maiores o níveis de energia.

    Aluna: Andressa Pires Bolandin
    Turma: 2 ano A

    ResponderExcluir
  8. Sendo o conjunto de todos os tipos de ondas eletromagnéticas o espectro eletromagnético é também o intervalo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética.
    As ondas que compõem o espectro eletromagnético são: ondas de rádio, que são produzidas por aceleração de elétrons em uma antena emissora e também um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior do que a radiação infravermelha; micro ondas que são ondas de alta frequência, do mesmo tipo das ondas de rádio, muito curtas, entretanto, elas não são fonte de calor, mas sim de energia; radiação infravermelha, é emitida em grande quantidade pelos átomos de um corpo aquecido, os quais encontram-se em constante vibração; radiação visível; radiação ultravioleta; raio x; raios gama.

    Amanda Carolyna Baca Moreira
    2° ano "A"

    ResponderExcluir
  9. O texto acima fala sobre os tipos de ondas, e o que cada uma representa. Hertz descobriu a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, e como controlar a frequência das ondas produzidas, ele também apresentou três ideias a de refração, reflexão e polarização.
    Tambem podemos dizer que as ondas eletromagnéticas se aproxima à luz, as duas tem a mesma velocidade de propagação no vácuo 3x10 elevado a 8 m/s. Elas sao medidas pela sua oscilação, comprimento e frequencia, e de acordo com o texto para que fique mais claro as ondas de rádio são ondas
    com sua frequencia menor e com isso mais compridas. Micro-ondas elas atravessam a ionosfera é usada em radares e o eletrodomestico microondas. Infravermelha sé liberada por corpos aquecidos. Radiação visivel é a menor faixa de espectro eletromagnetio. Raio x é reproduzidos em tubos apropiados
    e Raio grama é a frequencia mais alta do espectro eletromagnético. Com essa informação vemos que as ondas eletromagnéticas é de grande importancia para todos nós.
    Aluna: Michele Pedraça
    2ano 'A'

    ResponderExcluir
  10. Discente: Andressa Trava Ribeiro
    Turma: 2° Ano “A”

    As ondas eletromagnéticas foram previstas pela primeira vez por Maxwell e observadas por Hertz. Como as demais ondas, as ondas eletromagnéticas podem ser caracterizadas pela frequência ou, equivalente, pelo seu comprimento de onda. O conjunto de frequências define o aspectos de radiação. Estamos cercados por elas, e até mesmo o calor corporal irradia determinadas quantidades de ondas infravermelhas.
    A radiação eletromagnética são uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético que se propagam através do espaço transportando energia. A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem crescente da duração da onda são: ondas de rádios, micro-ondas, radiação infravermelha, radiação visível, radiação ultravioleta, raios x e radiação gama.

    ResponderExcluir
  11. O texto acima fala sobre Ondas Eletromagnéticas, o físico Heinrich Hartz descobriu através de seus experimentos, ondas eletromagnéticas é a combinação de ondas elétricas e ondas magnéticas, e ao contrário das ondas mecânicas as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo.
    Essas são alguns tipos de ondas que constitui o aspecto eletromagnético:Ondas de rádio, Micro ondas, Radiação infravermelha, Radiação visível, Radiação ultravioleta, Raios X, Raios Gamas.
    As ondas eletromagnéticas são muito importantes para nós, é a partir delas que podemos ouvir rádio, fazer uma ligação, entre outras coisas.

    Discente:Poliane Lorrayne F da Silva
    2°ano"A"

    ResponderExcluir
  12. Foi o físico James Clerk Maxwell, no século XIX, o primeiro a demonstrar que a oscilação de uma carga elétrica dá origem a campos magnéticos. Onda eletromagnética são ondas que se propagam em dois campos, o campo elétrico, e o campo magnético, as ondas eletromagnéticas elas se propagam no vácuo com a velocidade da luz, e quem provou que elas se propagam no vácuo, foi o cientista James Clerk Maxwell, tem 7 tipos de ondas, na qual é chamado de espectro eletromagnético, são elas, ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. A classificação de cada tipo de onda, é determinada a partir da frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas. Algumas das características da ondas eletromagnéticas, são que o campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares, e a velocidade de propagação dessas ondas no vácuo é c = 3 . 108 m/s. Como exemplo de ondas eletromagnéticas, presente em nosso dia a dia, podemos citar o rádio, a televisão, celulares e telefones.
    Aluno: Gabriel Durante de Miranda.
    Turma: 2º ano "A".

    ResponderExcluir
  13. As ondas são pulsos energéticos que se propagam no espaço transportando energia .Pode ser de dois tipo mecânicas que precisa de um meio material para se propagar e eletromagnéticas que pode se propagar no vácuo com o radio , tv , celulares , ultrassom, micro-ondas , raio x , etc.
    A velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo é de aproximadamente 300.000km/s em alguns meios materiais a velocidade é menor. A luz é uma onda eletromagnética capaz de sensibilizar a visão , as onda de rádio , micro-ondas e a infravermelho , são ondas magnéticas com frequência inferior a 3,8 . 1014Hz todas essas ondas estão abaixo da frequência visível , as ultravioletas os raio x e os raio gama são ondas acima da frequência visível.
    Aluno:Lucas Fontenele de Alencar
    2Ano-A

    ResponderExcluir
  14. Ondas eletromagnéticas, são ondas que não precisam de matéria para se propagar, ou seja, se propagam pelo vácuo. Ondas eletromagnéticas tem como serem vistas e outras não, uma onda eletromagnética que pode ser vista é luz visível, ondas que não podemos enxergar podemos citar o Raio X como exemplo de onda magnéticas que não é visível. Cada onda tem suas características, velocidade e frequência diferentes de uma das outras. As ondas eletromagnéticas ajudam no nosso dia a dia, mas a uma onda que é mais perigoso aos animais, é o Raio Gama que tem uma energia muito elevada e um poder de penetração elevado, uma bomba atômica há uma enorme emissão dessas radiações.
    Discente: Thiago Aguiar da Silva
    turma: 2 ano A

    ResponderExcluir
  15. Ondas eletromagnéticas, o conjunto de todos os tipos de ondas eletromagnéticas é denominado "aspecto eletromagntico". Todas as ondas desse aspecto propagam-se no vacuo com a velocidade igual a da luz ou seja não precisa de matéria para propagar-se. Atualmente existem muitos tipos de ondas eletromagnéticas como: as ondas de rádio, micro ondas, radiação infravermelha, radiação visível, radiação ultravioleta, raio-x e raios gama. Aluno: vinnycios Rodrigues 2 ano A

    ResponderExcluir

  16. Aluna:Samara de castro eguez
    2°ano"B"

    Como podemos ver o texto acima , fala sobre os tipos de ondas eletromagnéticas , também podemos perceber que o conjunto de todas essas ondas são denominadas " Apectro eletromagnético" elas se propagam no vácuo com a velocidade igual a da luz ,
    Heinrich Hertz foi um grande físico , que através de seus experimentos descobriu as propagação e a produção de tais ondas!
    Pelo que pude entender as ondas eletromagnéticas podem ser medidas pela sua frequência, oscilação e comprimento !
    ●Ondas de rádio :são ondas formadas pela oscilação simultânea de um campo elétrico e de um campo magnético perpendiculares entre si.

    ●raios gama: Tem a frequência mais elevada do espectro, podem causar danos irreparáveis às células animais.Na explosão de uma arma nuclear (uma bomba atômica, por exemplo) há uma enorme emissão dessas radiações , são bem perigosos!

    ●Raios X: sua frequência contida entre 10¹8 hertz e 10²º hertz, são usados em exames médicos , na pesquisa de estrutura cristalina os sólidos, na indústria e em quase todos os campos da ciência e da tecnologia.
    Essas são as características de algumas ondas eletromagnéticas, tais ondas estão presente em nosso dia-a-dia !!

    ResponderExcluir
  17. Como lermos no texto acima existe, vários tipos de ondas eletromagnéticas,que são denominadas de ´´espectro eletromagnéticos´´,essa ondas podem se propagar no vácuo e também chega a mesma velocidade da luz . Se sabemos de tudo isso hoje foi graças aos estudos de heinrich hertz ,que pode determinar que as ondas eletromagnéticas eram reais .AS ondas eletromagnéticas também é conhecida por ser transversais ( ondas que não se propagam paralelamente ao pulso )
    Alguns exemplos de ondas eletromagnéticas são as ondas de rádio ,micro ondas, radiação infravermelha, radiação visível,radiação ultravioleta ,raio x e raio grama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALUNA; Rhayanne Monteiro da Costa
      TURMA:2ano ´´B´´

      Excluir
    2. As ondas eletromagnéticas tão importantes no nosso cotidiano são assim definidas por se propagarem na velocidade da luz, ou seja 300000000 m/s, mesmo na ausência da matéria, com ondas visíveis e não visíveis que se deslocam não paralelamente ao pulso (transversal).

      Excluir
    3. Carlos Eduardo 2 ano A

      Excluir
  18. È denominado um espectro eletromagnetico o conjunto de todos os tipos de ondas eletromagneticas todas essas ondas se propagam no vácuo.

    Ondas de radio: Tem uma frequência compreendida que pode chegar até 108hz.(ex:TV)

    Micro ondas: Contém uma frequência mais elevada que a do rádio contém uma frequência compreendida de aproximadamente 108hz a 102hz transportam sinais de TV ou transmissões telefonicas via satélite.

    Radiação infravermelho: È emitida em grande quantidade pelos atomos de um corpo aquecido no qual se encontram em constante vibração.

    Radiação visível: São capazes de estimular a visão humana isto è,elas são radiações luminosas as menores frequências das radiaçoes visíveis dão - nos a sensação de vermelho.

    Radiação ultravioleta: São emitidos por átomos editados por exemplo as lâmpadas de vapor de mercúrio essas radiações não sao visíveis. Podendo então danificar o tecido do olho humano.

    Raio X: Raio descoberto pelo físico alemão Wilhelm Conrado Röntgen.Actualmente esse raio x è encontrado no campo de aplicaçao muito amplo de seu emprego nas radiografias.

    Rádio gama: Radiação emitida na desintegração de certos núcleos de alguns elementos químicos.

    Aluna:Soraya Silva Santos Turma: 2° "B"

    ResponderExcluir
  19. As ondas eletromagnéticas são as ondas que não precisam de um meio material para se propagar . Ex: o raio X, e até mesmo a luz do Sol.
    São 7 ondas que compõem o espectro magnético .

    Ondas de rádio : são ondas que são produzidas por aceleração de eletrônicos .Ex : Televisão

    Micro ondas : são ondas com frequência compreendidas em 108 Hz e 10^12 Hz .Ex: transmissões telefônicas.

    Radiação visível : são as ondas eletromagnéticas visíveis aos nossos olhos .

    Radiação ultravioleta : são ondas com radiação superior a violeta , não são visíveis a olho nu e podem causar danos a nossa pele.

    Raio X : são muito usadas na medicina .

    Raios gama : são radioativos , tem a frequência compreendida entre 10^20 e 10^22 hertz . Pois os raios gama , assim como os raios X, pode causar danos irreversíveis as células animais.
    Aluna :Taynara Miranda
    Série :2anoB

    ResponderExcluir
  20. O elétron magnético,possui vários tipos de ondas,essas ondas são constituídas em vários tipos,por exemplo:as ondas de rádio,são ondas que são produzidas,por aceleração de elétrons em uma antena emissora.Hatambém a micro onda,frequência mais elevados do que as ondas de rádio,essas frequência compreendida aproximadamente 108 hertz e 10 12× hertz. Radiação Visível:essa radiação são capaz de estimular visial humana Raio X:reio X desconhecido,este raio pode ser produzido em tubos apropriados. Aluno:Valdemir Massai
    Série:2°anoA

    ResponderExcluir
  21. Com base no que eu li e entendi,As ondas eletromagneticas e um conjunto de vários outros tipos de ondas,todas as ondas se propagam-se no vacuo e com uma velocidade igual a da luz, irei citar alguns exemplos de ondas eletromagneticas:
    microondas:consegue atravessar a inósfera,são usados no forno microondas e em radares
    Infravermelho:sao emitidas por corpos aquecidos,como o calor do sol que recebemos no dia-dia
    Raio X:sao usados na medicina
    Aluna:Maria Aline Bezerra Barbosa
    Serie:2°anoB

    ResponderExcluir
  22. Com base no que eu li e entendi,As ondas eletromagneticas e um conjunto de vários outros tipos de ondas,todas as ondas se propagam-se no vacuo e com uma velocidade igual a da luz, irei citar alguns exemplos de ondas eletromagneticas:
    microondas:consegue atravessar a inósfera,são usados no forno microondas e em radares
    Infravermelho:sao emitidas por corpos aquecidos,como o calor do sol que recebemos no dia-dia
    Raio X:sao usados na medicina
    Aluna:Maria Aline Bezerra Barbosa
    Serie:2°anoB

    ResponderExcluir
  23. Com base no que eu li e entendi,As ondas eletromagneticas e um conjunto de vários outros tipos de ondas,todas as ondas se propagam-se no vacuo e com uma velocidade igual a da luz, irei citar alguns exemplos de ondas eletromagneticas:
    microondas:consegue atravessar a inósfera,são usados no forno microondas e em radares
    Infravermelho:sao emitidas por corpos aquecidos,como o calor do sol que recebemos no dia-dia
    Raio X:sao usados na medicina
    Aluna:Maria Aline Bezerra Barbosa
    Serie:2°anoB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como as demais ondas, as ondas eletromagnéticas são caracterizadas pela frequência ou equivalente, pelo seu comprimento de onda. O que define os aspectos de radiação é o conjunto de frequência. Pode não parecer mas estamos a todo momento cercados por elas, e até mesmo o calor do nosso corpo libera uma determinada quantidade de ondas infravermelha. A radiação eletromagnética é classificada de acordo com a frequência da onda, que em ordem crescente da duração da onda são: ondas de rádios, micro-ondas, radiação infravermelha, radiação visível, radiação ultravioleta, raios x e radiação gama.
      As ondas eletromagnéticas foram previstas pela primeira vez por Maxwell e observadas por Hertz, por meio da leitura pudemos entender que as ondas eletromagnéticas são muito parecidas com à luz, pois as duas possuem a mesma velocidade de propagação no vácuo, entre outras características em comum.
      Aluna:Marielly Cebalho Mendes
      Série: segundo ano A

      Excluir