segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Óptica Geométrica e Espelhos Planos



 


O ser humano sempre foi fascinado pela luz. Espelhos simples são encontrados em sítios arqueológicos antigos estendendo-se do Egito até a China. Nossos ancestrais aprenderam por volta de 1500 anos A.C. a fazer fogueiras ao focalizar a luz do Sol usando lentes rudimentares. Daí, é só um pequeno passo até conseguirmos fazer perfurações com feixes a laser.
Para começarmos a contemplar o conteúdo básico por trás da imensidão que a luz nos proporciona, precisamos entender os princípios e os fenômenos que envolvem a Óptica Geométrica e o estudo de Espelhos Planos.

O Modelo de Raios Luminosos

Um holofote produz um facho de luz que corta a escuridão do céu. Raios de Sol penetram numa sala mal iluminada através da fresta na janela. Nossa experiência cotidiana de que a luz viaja em linha reta é a base do modelo de raios luminosos da luz, que, apesar de ser uma simplificação da realidade, é um pressuposto bem útil em seu domínio de validade, caracterizando a Óptica Geométrica.

Conceitos Básicos

  • Luz: onda eletromagnética que se propaga no vácuo e em alguns meios materiais. Velocidade da luz no vácuo: c = 300.000km/s.
  • Raio de luz: segmento de reta orientado no sentido da propagação.
optica geometrica
  • Fontes primárias: corpos que emitem luz própria. Ex.: Sol.

  • Fontes secundárias: corpos que refletem a luz emitida pelas fontes primárias. Ex.: Lua.

Meios de Propagação da Luz

  • Meio transparente: propagação regular da luz; observador vê objeto com nitidez.

  • Meio translúcido: propagação irregular da luz; observador vê objeto sem nitidez.

  • Meio opaco: não permite a propagação de luz; ex.: a pele humana.

Princípios da Óptica Geométrica

A luz, durante sua propagação, obedece a uma série de princípios:
  • Princípio da Propagação Retilínea dos Raios Luminosos: em meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.

  • Princípio da Independência dos Raios Luminosos: quando dois raios de luz ou feixes de luz se cruzam, continuam suas trajetórias individualmente. Um raio não interfere na trajetória de outro.

  • Princípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos: o caminho seguido por um raio de luz independe do sentido de propagação.


Sombra e Penumbra

Quando um obstáculo opaco é colocado entre uma fonte de luz e um anteparo, é possível delimitar regiões de sombra e penumbra.

Se pensarmos em uma fonte de luz pontual, essas regiões recebem o nome de SOMBRA ou UMBRA.

Agora, se pensarmos em uma fonte extensa ou várias fontes pontuais, teremos duas regiões distintas. A região que não recebe luz de região alguma é chamada de sombra, mas a região parcialmente iluminada – que recebe luz da fonte extensa ou de alguma das fontes pontuais – é chamada de PENUMBRA.

A Cor de um Corpo

Ao realizar experimentos com a luz solar no século XVII, Isaac Newton verificou que ela dava origem a feixes de luz coloridos quando atravessava um prisma, correspondentes às cores do arco-íris. Dispondo de outro prisma, verificou também que era capaz de recombinar as luzes, fazendo luz solar emanar do prisma, o que chamou de luz branca.

Um feixe de luz é chamado de monocromático se for formado por apenas uma das cores do espectro eletromagnético (vermelho, amarelo, alaranjado, verde, azul, anil e violeta), como acontece em um laser. Falaremos do espectro eletromagnético e a teoria ondulatória em outro momento. Ao contrário, um feixe de luz é chamado de policromático quando é formado por várias cores, como é o caso da luz branca.
A cor de um corpo iluminado é determinada pela constituição da luz que ele reflete difusamente. Se, por exemplo, um corpo iluminado com luz branca refletir a luz verde e absorver as demais, este corpo terá cor verde; quando iluminado com luz branca, absorvendo-a totalmente, terá cor preta.

Se iluminarmos um corpo de cor verde com luz monocromática vermelha, ele nos parecerá preto, pois absorve a luz vermelha, não enviando nada aos nossos olhos.

Reflexão


A reflexão da luz é algo bem familiar pra todo mundo. Você vê seu reflexo no espelho plano do banheiro todo dia de manhã, por exemplo. A reflexão de raios luminosos que incidem em superfícies planas e polidas, como um espelho plano, é chamada de reflexão especular, de speculum, palavra do Latim para “espelho”.

A lei da reflexão afirma que:
  • O raio incidente e o raio refletido estão no mesmo plano perpendicular à superfície;
  • O ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência: θI = θR

Para superfícies “ásperas”, as irregularidades fazem com que os raios refletidos saiam em direções aleatórias. Essa situação, mostrada abaixo, é conhecida como reflexão difusa.

Espelhos Planos

Ao colocarmos uma fonte luminosa em frente a um espelho plano, o que acontecerá com a luz refletida e qual tipo de imagem obteremos?
Ora, os raios que saem da fonte são refletidos no espelho plano e chegam aos nossos olhos formando a imagem. Mas, por outro lado, nossos olhos interpretam como se a imagem estivesse vindo de dentro do espelho, daí o nome de imagem virtual.

Note também que a distância entre o objeto e o espelho é igual à distância entre imagem e espelho. Por isso, dizemos que a imagem é simétrica. Logo, não precisamos traçar vários raios para descobrir onde está a imagem: basta traçar uma reta saindo do objeto, perpendicular ao plano do espelho. A imagem está em um ponto dessa reta, atrás do espelho e na mesma distância.


https://descomplica.com.br/blog/fisica/resumo-optica-geometrica/

30 comentários:

  1. Aluna: Tauany Rodrigues Fonseca
    2° ano B E.M

    A luz, as cores, espelhos, fazem parte do nosso cotidiano, e nem paramos para pensar nos conceitos que estão ali envolvidos.

    Alguns deles são:

    Luz: onda eletromagnética, que tem propagação no vácuo e em meios materiais.
    Raio de luz: um segmento de reta da luz incidente que segue o sentido de propagação dessa luz. Exemplos são laser, a luz do Sol que entra em um local fechado por uma fresta, entre outros.
    Fontes primárias: são aquelas com luz própria. Ex: Sol
    Fontes secundárias: são aquelas que refletem a luz recebida. Ex: Lua

    Existem três tipos de meio de propagação da Luz:

    Meio transparente: a luz passa regularmente, se observa o objeto com nitidez.
    Meio translúcido: a luz passa irregular e o objeto aparece ao observador sem nitidez.
    Meio opaco: não há passagem de luz.

    A luz obedece ao:

    Princípio da Propagação Retilínea dos Raios Luminosos : em um meio homogêneo e transparente se propaga em linha reta.
    Princípio da Independência dos Raios Luminosos: onde se dois raios de luz se cruzam não ocorre interferência.
    Princípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos: onde a trajetória percorrida não depende do sentido de propagação.

    Sombra e penumbra
    A primeira ocorre com uma fonte de luz pontual, a segunda ocorre com fonte extensa e outras pontuais.
    Nós percebemos as cores pois as coisas quando recebem luz, absorvem algumas e refletem outra. Um exemplo é quando um objeto recebe a luz branca (que é a mistura de todas as cores juntas ) e enxergamos ele verde, significa que absorveu as outras cores do espectro e refletiu a cor verde.

    A reflexão especular é aquela onde onde a luz incide em superfícies lisas e polidas como um espelho, enquanto a reflexão difusa é em superfícies ásperas.

    ResponderExcluir
  2. Maísa Zocal Barbosa, aluna do 2° ano "B". Bom desde da antiguidade, os seres humanos já eram fascinado pela luz. É um fato interessante, pois eles sabiam fazer uma fogueira com lentes rudimentares...
    Mais 1° temos que entender os princípios e os fenômenos da óptica e estudo dos espelhos planos. Os conceitos básicos são: Luz, Raio de luz , Fontes primárias e secundárias. Vou falar um pouco de cada uma..
    Luz: Ela é uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo com a velocidade de C= 300.000 km/s.
    Raio de Luz: é um segmento de reta orientada no sentido de propagação.
    As fontes primárias : são corpos que emitem luz própria e as fontes secundárias são corpos q não emitem luz própria..
    A luz se propaga no meio transparente, translúcido e no meio opaco.
    Os princípios da Óptica Geométrica
    1° princípio é o da propagação Retilínea dos Raios Luminosos. 2° Princípio da independência dos Raios Luminosos. 3° Princípio da Reversebilidade dos Raios Luminosos.
    Sombra e Penumbra é explicado quando um obstáculo opaco é colocado entre uma fonte de luz e um anteparo, é possível delimitar as regiões de sombra e Penumbra.
    A Reflexão é algo comum pq todo mundo já viu se reflexo na água ou no espelho do banheiro.
    A lei da Reflexão afirma que:
    -> O raio incidente e raio refletido estão no mesmo plano perpendicular à superfície.
    -> O ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência...
    Esse conteúdo é um pouco complexo mais interessante de estudar , não tem muito o que falar nesse comentário. Pois o Senhor ja disse tudo ...
    É isso que entendi ! Obrigadah!!!

    ResponderExcluir
  3. A fascinação do homem para conseguir luz e estuda-la não é algo recente, mas iniciou-se desde a Antiguidade e, proporcionou uma base para os estudos da luz atualmente. Porém, para a conhecermos de fato, precisamos entender os seus conceitos básicos, que são: luz, raios de luz, fontes primárias e fontes secundárias e, também, de que odo são os seus meios de propagação, das quais são:
    Meio transparente: a luz se propaga regularmente, e vê-se o objeto nitidamente;
    Meio translúcido: propagação irregular, vê-se o objeto sem nitidez;
    Meio opaco: não permite que a luz seja propagada;
    Outro conceito a ser estudado é o modelo de Raios Luminosos, ou seja, são as linhas que representam o caminho percorrido pela luz, o que caracteriza a Óptica Geométrica a qual obtém um conjunto de princípios, que são:
    Princípio da propagação retilínea: a luz se propaga em linha reta apenas em meios homogêneos e transparentes;
    Princípio da independência: quando dois feixes de luz se cruzam mas não interfere na trajetória um do outro;
    Princípio de reversibilidade: a trajetória de um raio de luz é a mesma quando muda o sentido do percurso;
    Um fenômeno que ocorre em um meio opaco, é a chamada sombra e penumbra. Se obtém apenas sombra ou umbra quando posta em uma fonte de luz pontual, já quando há uma fonte de luz extensa teremos duas regiões diferentes: a sombra (sem luz alguma) e a penumbra (que recebe luz parcialmente).
    Portanto, ao observarmos uma imagem em um espelho plano temos a sensação de que ela está vindo de dentro dele, isso se chama imagem virtual. Contudo, para saber a distância que ela está do objeto basta medir a distância que o objeto está do espelho, assim esta será a mesma que a imagem está do espelho.
    Discente:Roselaine de Oliveira Alexandre
    2 ano "B"

    ResponderExcluir
  4. Desde os tempos antigos os seres humanos tinham uma grande fascinação pela luz.
    Porém para podemos compreender esse fenômeno è preciso saber os seus conceitos básicos que são :
    *Raios de luz
    *Luz
    *Fontes primárias
    * Fontes secundárias
    Outro conceito também a ser estudado é o modelo de raios luminosos, que são as linhas que representam o caminho percorrido pela luz,o que caracteriza a óptica geométrica,a qual obtém um conjunto de princípios que são:
    *Princípio de propagação retilinea.
    *Princípio da independência.
    *Princípio da reversibilidade.
    A região que não recebe luz é chamada de "Sombra".
    Mas a região que é parcialmente iluminada é chamada de "Penumbra".
    Quando observamos uma imagem em um espelho plano, nos da a sensação de que a imagem esta saindo de dentro do espelho isso é chamado de "Imagem Virtual "

    Aluna: Soraya Silva Santos.
    2°Ano "B"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E existem também 3 tipos de propagação de luz que são:
      *Meio opaco: não há passagem de luz
      *meio transparente: onde a luz passa regularmente onde pode - se observar o objeto com nitidez
      * meio translucido: a luz passa irregularmente e o objectos aparece ao observador mas sem nitidez.(Soraya Silva Santos)

      Excluir
  5. Com Base no texto apresentado acima, percebemos o quão importante os raios luminosos são para o homem e para a humanidade; desde muito cedo seres humanos tentam descobrir a importância da luz, e foi exatamente o que o físico Isaac Newton fez, mostrou que a luz era branca e dava origem a um feixe colorido chamado de monocromático. Dessa forma entenda-se que a luz não é um simples raio luminoso capaz de iluminar e ser fonte de energia, mas também detentor de fenômenos, características, propriedades e diferentes meios na qual se propagam.
    É imprescindível salientar também, que a luz se liga aos reflexos, conteúdo referente aos espelhos; quando a luz incide em uma superfície de vidro, parte da energia da radiação pode retornar e se propagar no mesmo meio em que estava. Esse fenômeno é chamado de reflexão, e a forma que os raios incidem em direção aos espelhos pode-se ter variadas definições de objetos e imagens, uma das definições é citada no texto acima como “imagem real e imagem virtual”.
    Concluímos então, que a luz pode ser estudada de diferentes maneiras, direcionada a diversos conteúdos, e sua importância compartilhada com todos e em tudo, fato de vital importância para o planeta Terra.
    ALUNA:Evelli Siviero De Souza, 2ºAno “A”





    ResponderExcluir
  6. De acordo com o texto acima .deste muito tempo o ser humano é fascinado pela luz.
    E foi com essa curiosidade a luz foi se aperfeiçoando ao passar do tempo . É Por isso que importante estudarmos os fenômenos que envolve a óptica geometrica e o Espelhos planos .

    Primeiramente temos que saber que a luz viaja em linha reta é a base do modelo de raios luminosos ,a luz pode ser propagada da seguinte maneira, por meio Transparente,meio Translúcido e meio Opaco.

    Assim como a luz obedece ao:
    # Ao Princípio da Propagação Retilínea dos raios lumidosos
    # Princípio da independência dos raios luminosos
    # Princípio da revestabilidade dos raios luminosos
    - Sombra e Penumbra também faz parte do estudo da luz .onde sendo a Sombra é total e escura e a Penumbra é nem iluminada e nem escura .
    CONTUDO nossos olhos interpretam como se a imagem estivesse vindo de dentro do espelho, por isso o nome imagem virtual, fazendo assim que a distância entre o objeto e o espelho seja igual entre a imagem e o espelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluna:Rhayanne Monteiro da Costa
      Turma :2 ano"B"

      Excluir
    2. Aluna:Rhayanne Monteiro da Costa
      Turma :2 ano"B"

      Excluir
  7. Aluna: Gislaine Da Silva Fonseca
    2°ano B

    Óptica Geométrica e Espelhos Planos
    Precisamos entender os princípios e os fenômenos que envolve a óptica geométrica
    Fonte primária é que produz luz própria como o Sol,
    Luz primária secundária é como a luz da lua,
    Luz transparente é como vidro e águas muitos claras, são chamadas de nitidez
    Meio translúcido são imagens escura chamada de sem nitidez
    Meio opaco é a luz que sobre a pele humana só produz sombra
    O Princípio de uma Independência os Raios Luminosos de várias luzes junto, os raio da luz não interfere na luz uma da outra, cada um tem sua luz própria
    Sombra e Penumbra é como se o sol refletisse sua luz sobre um árvore, e ela transmite a sombra sobre o solo
    A Cor de um Corpo são várias cores juntos são chamadas de monocromático é um espectro eletromagnético que tem várias cores juntos
    Espelhos Planos são a luz que reflete a imagem são chamadas de imagem virtual.

    ResponderExcluir
  8. A Óptica Geométrica:
    Foi umas das primeiras partes da Óptica a ser estudada, por tratar-se daquela que possui mais ligação com o dia a dia de todo mundo. Todos nós já lidamos com conceitos como luz, cor, sombra, transparência dos objectos, etc.A primeira parte da Óptica debruça-se sobre estes aspectos, comuns para a maioria das pessoas, mais que ainda suscitam algumas dúvidas.A Luz é a onda electromagnética capaz de estimular os órgãos sensoriais do olho humano.
    Experimentos diversos permitiram comprovar que a luz é uma onda transversal, isto é, os vectores campo eléctrico e campo magnético oscilam em direcções perpendiculares à direcção de propagação.
    Espelho Plano:
    O espelho plano se caracteriza por apresentar uma superfície plana e polida, onde a luz que é incidida reflete de forma regular. Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível. O exemplo mais comum de espelho plano é o vidro, que permite a formação de imagens nítidas.
    Aluna:Natiély Souza De Arruda
    Turma: 2 Ano C noturno

    ResponderExcluir
  9. Desde Antiguidade o ser humano já era interessado pela luz, e com o passar do tempo até chegarmos a modernidade ela passou a ter vários usos ou seja diferentes aplicações.
    Alguns conceitos básicos :
    Luz: onda eletromagnética que propaga no vácuo.
    Raios de luz : segmento de reta de luz.
    Fontes primárias : emitem luz.
    Fonte secundária: reflete luz.
    Meio de propagação:
    Meio transparente :são meios que permitem que a luz atravesse,ex: ar,vidro hialino.
    Meio translúcido : a luz não se passa por eles com tanta facilidade : ex papel, vidro fosco,nuvens.
    Meio opaco: a luz não se propaga.
    Um fenômeno que ocorre em um meio opaco é chamado de sombra e penumbra.
    Reflexão : é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz incide sobre uma superfície e retorna ao seu meio de origem.
    Aluna: Taynara da Silva Miranda.
    Série 2°anoB

    ResponderExcluir
  10. Espelho plano é qualquer superfície plana capaz de refletir o raio incidente.
    Temos a fonte de luz primária e secundária.
    Primária: Emeti luz
    Secundária: Reflete luz
    Meios de propagação
    Transparente: luz pouco absorvida.
    Translucida: Luz muito absorvida ou desviada.
    Opaco: a luz não atravessa.
    Princípios da óptica
    Independência: O cruzamento de um raio de luz com outro não provoca interferência.
    Reversibilidade: A trajetória do raio luminoso é reversível.
    Propagação Retilínea: Sombra e Penumbra.



    Aluna: Andressa Pires Bolandin
    Turma: 2 ano A

    ResponderExcluir
  11. Como analisamos o texto acima desde a antiguidade o ser humano tem o interesse de buscar mais conhecimento , e um dos conhecimento foi a fascinação pela luz.
    Modelo de Raios Luminosos:São linhas que representam o caminho percorrido pela luz costumamos indicar o sentido da propagação do raio de luz por uma seta, o raio de luz não tem existência real , sendo um conceito puramente geométrico.
    Exemplo de conceitos básicos:Luz , raio de luz , fontes primárias , fontes secundárias.
    Os meios de propagação de luz são:
    Meio transparente-São meios que permitem que a luz atravesse , descrevendo trajetórias regulares e bem definidas.
    Meio Translúcidos-São meios pelos quais os feixes de luz descrevem trajetórias com intensa difusão.
    Meio Opaco-A luz não se propaga.
    Princípios da óptica geométrica(quando a luz é considerada uma partícula)
    *Princípio da propagação Retilínea da luz
    *Independência dos raios luminosos
    *Reversibilidade dos raios luminosos
    -A sombra e a penumbra são formadas em consequência ou aplicação do princípio da propagação retilínea da luz.
    -Espelho é toda superfície polida capaz de refletir realmente a luz

    Aluno:Lucas Fontenele de Alencar
    Turma:2 Ano A

    ResponderExcluir
  12. A luz está em nosso meio há muito tempo, assim como outros fenômenos, mas algumas pessoas não se importam em saber o por que de tudo. Veremos alguns deles, luz são ondas eletromagnéticas que se propaga no vácuo e em meios materias. Raio luz é segmento de Beta orientado no sentido da propagação. Fontes primárias emitem luz própria como o sol, secundária refletem a luz emitida pelas fontes primárias como a lua. Existem três meios de propagação da luz, o meio transparente tem a luz regular e vemos o objetobjeto com nitidez, meio translúcido luz irregular e objeto sem nitidez, e o meio opaco que não permite a propagação da luz. A luz obedece a uma série de princípio que é o princípio da propagação retilínea que em meios transparentes e homogêneo a luz se propaga em linha reta. Princípio da independência é quando os feixes de luz se cruzam e sua trajetória é individual, Reversibilidade é quando o caminho seguido por um raio de luz independe de propagação. Sombra e penumbra surgem quando um anteparo é colocado na frente de uma fonte extensa de luz. A reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície.

    Aluna:Jaylene Souza Cassiano
    Turma:2 Ano A

    ResponderExcluir
  13. O ser humano desde o inicio de sua existencia na terra é fascinado pela luz e pelo espelho datado por volta de 6000 a.c . para entendermos o conceito básico por trás da imensidão que a luz nós proporciona, temos que entender os princípios e os fenõmenos que envolvem a óptica geométrica e o estudo dos espelhos planos.
    O modelo de raios luminosos: um holofote produz um facho de luz que corta a escuridão do céu.
    Conceitos básicos: luz,raios de luz,fontes primárias e segundarias . a luz se propaga pelos meios transparente,translúcido e opaco.
    Aluno: Vinnycios Rodrigues de Souza
    série: 2 ano A

    ResponderExcluir
  14. Pode-se considerar como um espelho plano, qualquer superfície plana que seja capaz de refletir a luz incidente. 
      Para começarmos a contemplar o conteúdo básico por trás da imensidão que a luz nos proporciona, precisamos entender os princípios e os fenômenos que envolvem a Óptica Geométrica e o estudo de Espelhos Planos.
      Temos assim o modelo de raios luminosos que nada mais é como ,um Raio de Sol que penetra numa sala mal iluminada através da fresta na janela. Os meios de propagaçao da luz são os meios transparentes,translucidos e opaco. Se pensarmos em uma fonte de luz pontual, essas regiões recebem o nome de SOMBRA ou UMBRA.
       Ainda podemos afirmar que no caso dos espelhos planos, o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície se situam no mesmo plano e o ângulo de reflexão e o de incidência possuem a mesma medida.
      
        ALUNO:GABRIEL ORTIZ
        2*ANO B

    ResponderExcluir
  15. Para se determinar a imagem em um espelho plano basta imaginarmos que o observador vê um objeto que parece estar atrás do espelho, isto ocorre pois o prolongamento do raio refletido passa por um ponto imagem virtual (PIV), "atrás" do espelho.

    Nos espelhos planos, o objeto e a respectiva imagem têm sempre naturezas opostas, ou seja, quando um é real o outro deve ser virtual, portanto, para se obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, basta traçar por ele, através do espelho, uma reta e marcar simétricamente o ponto imagem.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Michele Pedraça Da Silva
    Série: 2º A
    Conforme o texto apresentado, percebemos a importância dos rios luminosos. Desde muito cedo seres humanos tentam descobrir a importância da luz, e foi exatamente o que o físico Isaac Newton fez, mostrou que a luz era branca e dava origem a um feixe colorido chamado de monocromático.
    Princípio da propagação retilínea: a luz se propaga em linha reta apenas em meios homogêneos e transparentes;
    Princípio da independência: quando dois feixes de luz se cruzam mas não interfere na trajetória um do outro;
    Princípio de reversibilidade: a trajetória de um raio de luz é a mesma quando muda o sentido do percurso;
    Um fenômeno que ocorre em um meio opaco, é a chamada sombra e penumbra. Se obtém apenas sombra ou umbra quando posta em uma fonte de luz pontual, já quando há uma fonte de luz extensa teremos duas regiões diferentes: a sombra (sem luz alguma) e a penumbra (que recebe luz parcialmente).

    ResponderExcluir
  17. O espelho plano pode ser considerado como qualquer superfície plana que seja competente a ponto de refletir luz incidente. Eles podem ser encontrados de diversos formatos: circular, triangular e entre outros. Desde que a superfície tenha propriedade sempre plana.
    Entre os elementos ópticos o espelho foi considerado o mais simples pois antigamente utilizava-se ele para fazer fogueiras a luz do sol, utilizando-o para produzirem raios luminosos que muitas vezes ao entrar em contato com uma madeira ocasionava a formação de fogo, sem a utilização de materiais de fácil acesso. Devido a isso ocorreu a caracterização da óptica geométrica.

    Discente:Andressa Trava Ribeiro
    2°ano"A"

    ResponderExcluir
  18. Aluna:Samara de Castro Eguez
    Turma:2°Ano "B"

    O interesse do Homem sobre a luz vem desde a antiguidade, como sabemos a luz estão presente o tempo todo em nosso cotidiano , porém para entendermos melhor a luz precisamos saber alguns conceitos básicos sobre ela como :luz, Raio de luz ,Fontes primárias(Corpo luminoso) e fontes secundárias (corpo iluminado) .
    A luz se propaga em 3 meios!
    meio transparente ( a luz percorre trajetória regular e a visão do objeto e nítida)
    Meio translúcido (A visão do objeto não e nítida e a luz percorre trajetória irregular)
    Meio opaco (Nesse meio a luz não se propagada e não a visão do objeto)
    Para se propagar a luz obedece alguns princípios como:
    Princípio da Propagação Retilínea dos Raios Luminosos: Se propagada em linha reta e ocorre meios homogêneos e transparente.
    Princípio da Independência dos Raios Luminosos: Nesse não ocorre interferência mesmo que dois raios de luz se cruzem.
    Princípio da Reversibilidade dos Raios Luminosos:A trajetória da luz e independe do sentido da propagação.
    Sombra e região que não recebe luz alguma,ja penumbra e uma região parcialmente iluminada.
    A reflexão da luz e um fenômeno que consiste no fato da luz voltar a se propagar no meio de origem !
    Nos espelhos planos a imagem sempre sera virtual em relação ao objeto real.




    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Pode-se considerar como um espelho plano, qualquer superfície plana que seja capaz de refletir a luz incidente. podem ser encontrados em diversos formatos: circular, triangular,posoligam , etc. E tambem em diferentes objetos como: mesa, chapa de metal, superfície de um lago sem ondas, etc. Entre os elementos ópticos o espelho plano é o considerado mais simples.

    Opitica e uma parte da fisica que estuda a luz e os fenomenos asociado a ela. A luz é um onda eletromaginetica e a sua velocidade no vácuo é de aproximadamente 3,0 x 105 km/h.
    A opitica por sua vez e dividida por:
    Opitica geometrica:estuda os fenomenos luminosos em leis experimentares.
    Opitica fisica: Estuda a natureza física da luz e fenômenos como interferêcia, polarização, difração, dispersão, entre outros.
    Aluno : Alceu Antonio Mussolino Filho
    Série : 2 ° ano C

    ResponderExcluir
  21. Discente: Élida da Silva Cunha.
    Turma: 2° Ano "A"

    Nos tempos antigos os fenômenos físicos eram mistérios para a humanidade, como algo mágico, assim como pensam algumas pessoas que não possuem conhecimento nesta área nos dias atuais.
    A óptica é um ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz, como seu comportamento, decomposição, refração, difração, reflexão e as cores.
    Nessa área da física destacaram-se diversos físicos, como Descartes, que dizia que a luz era apenas uma pressão em nosso nervo óptico e Isaac Newton que provou que a luz era pura ao realizar testes em prismas com a luz solar e a partir disto soubemos que existem cores monocromáticas e cor policromática (luz branca), com esses estudos chegaram a conclusão que as luzes são ondas.
    A luz pode ser irradiada de diversas fontes, que são primárias ou secundárias, e em diversos meios de propagação, o que afeta a forma como podemos vê-la. A geometria também é inclusa na óptica por causa das formas de princípios de propagação da luz, ou seja, o trajeto que um feixe de luz pode seguir, surgindo também os efeitos de sombra e penumbra caso esse feixe encontre um obstáculo.
    A luz juntamente com nossos órgãos do sentido de visão afetam totalmente a formação ou reflexão de uma imagem em um espelho plano, por isso estão interligados.

    ResponderExcluir
  22. Aluno: Gabriel Durante de Miranda
    Turma: 2° Ano “A".
     A luz é uma radiação eletromagnética, a luz se propaga através de diferentes meios materiais, como por exemplo a água e o ar, mas existem alguns tipos de sólidos que não se deixam atravessar pela luz, que são chamados de opacos, nesse tipo de meio a luz não se propaga. A luz, após incidir sobre os meios opacos, é parcialmente absorvida e parcialmente refletida. A parte que é parcialmente absorvida é transformada em energia, como a energia térmica. Alguns exemplos de meios opacos, pelo qual a luz não passa são, a madeira, papelão, metais, etc. Tem outros meios, que são os meios transparentes e os meio translúcidos. Os meios transparentes são meios em que a luz o percorre em trajetórias bem definidas. Ou seja, a luz passa por esse meio regularmente. E o único meio que pode ser considerado transparente é o vácuo. E já nos meios translúcidos a luz não passa por eles com tanta facilidade como nos meios transparentes, sua trajetória não é regular. Exemplo desse meio, é o papel manteiga, vidro fosco, e as nuvens. Podemos afirmar que a luz é essencial para o nosso dia a dia, pois existem um conjunto de propriedades da luz que permitem que possamos usufruir de belíssimas imagens, como os reflexos, sombras, brilho e cor.

    ResponderExcluir
  23. Por meio da leitura do texto lido percebemos o quanto é importante os raios luminosos para o homem e para a humanidade, desde muito cedo seres humanos tentam descobrir a importância da luz, e foi exatamente o que o físico Isaac Newton fez, mostrou que a luz era branca e dava origem a um feixe colorido chamado de monocromático.
    Um fenômeno que ocorre em um meio opaco, é a chamada sombra e penumbra. Se obtém apenas sombra ou umbra quando posta em uma fonte de luz pontual, já quando há uma fonte de luz extensa teremos duas regiões diferentes: a sombra (sem luz alguma) e a penumbra (que recebe luz parcialmente).
    Portanto, ao observarmos uma imagem em um espelho plano temos a sensação de que ela está vindo de dentro dele, isso se chama imagem virtual.
    Aluna: Marielly Cebalho Mendes
    Série: 2 ano A

    ResponderExcluir
  24. aluna; alayni leon
    turma; 1 ano a
    homem para conseguir luz e estuda-la não é algo recente, mas iniciou-se desde a Antiguidade e, proporcionou uma base para os estudos da luz atualmente. Porém, para a conhecermos de fato, precisamos entender os seus conceitos básicos, que são: luz, raios de luz, fontes primárias e fontes secundárias e, também, de que odo são os seus meios de propagação, das quais são:
    Meio transparente: a luz se propaga regularmente, e vê-se o objeto nitidamente;
    Meio translúcido: propagação irregular, vê-se o objeto sem nitidez;
    Meio opaco: não permite que a luz seja propagada.
    Princípio da independência é quando os feixes de luz se cruzam e sua trajetória é individual, Reversibilidade é quando o caminho seguido por um raio de luz independe de propagação. Sombra e penumbra surgem quando um anteparo é colocado na frente de uma fonte extensa de luz. A reflexão é o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície.

    ResponderExcluir
  25. Os raios luminoso e os espelhos vem nós acompanhando á  anos , desde 1500 anos A.C , ainda quando a terra estava em evolução e os seres humanos estavam aperfeiçoando suas abilidades.
    - a luz pode  se propagar tanto no vácuo quanto nos meios de matérias,  no vácuo  sua velocidade é  de 300,000 Km/s , na em matérias sua velocidade é  a da luz .
    * As fontes primárias são aquelas que emite luz EX: lâmpada .
    * As fontes secundárias são aquelas que recebem luz da primária EX: lua .
       - Existem alguns meios de luz que pode se propagar .
    *  Tranparente : osvl raios de luz se propaga no meio do objeto , e da dá pra ver nitidamente .
    * Translúcido: os raios de luz percorrem transitórios inreguelares , até chegar aos olhos do observador.
    * Meio opaco : não propaga luz .
    No meio transparente a luz se propaga em linha reta isso acontece na retina dos raios luminoso.
    Com alguas observações de Issac Newtom e uns experimentos ele chega a luz branca, com o auxílio de um prisma e os de luz do sol , ele percebe que tem todas as cores do arco-íris  ( vermelho,  alaranjado , amarelo , verde , azul , anil , violeta).
    A luz branca tem o nome de policromático porque possui todas as cores .
    ITALA ALVES VALERIANO.
    2 ANO

    ResponderExcluir
  26. Lendo esse texto percebi o quanto a luz (os raios luminosos) são importante para o se humano,
    A luz é uma radiação
    eletrômaguinetica que se
    propaga em diferentes meios materiais,Os espelhos e os
    raios luminosos nos acompanham
    a muito tempo
    A 1500 anos A,C.
    Existem três tipos de meio de propagação da luz.
    +Meio translúcido:Aluz passa
    irregular e objeto aparece ao observados sem nitidez.
    +Meio Opaco:Não a passagem de luz.
    +Maio transparente:A luz passa regulamente e se observa o objeto com nitidez.
    A reflexão especular e aquele onde a luz incide em superfícies lisas e polidas como um espelho, enquanto a reflexão difusa e em superfícies esperas
    Aluna:Maria Aline Bezerra Barbosa
    Série:2 ano B

    ResponderExcluir
  27. No texto apresentado acima, percebemos a importância dos raios luminosos. Desde muito cedo seres humanos tentam descobrir a importância da luz, e foi o que o físico Isaac Newton fez, mostrou que a luz era branca e dava origem a um feixe colorido chamado de monocromático. Dessa forma entenda-se que a luz não é um simples raio luminoso capaz de iluminar e ser fonte de energia, mas também detentor de fenômenos, temos a fonte de luz primária e secundária.
    Temos a luz primária que emite Luz e a secundária que reflete Luz.
    Meios de propagação, transparente, translúcida,opaco.
    Princípios da óptica
    Independência, o cruzamento de um raio de luz com outro não provoca interferência.
    Reversibilidade, a trajetória do raio luminoso e reversível.
    Um fenômeno que ocorre em um meio opaco, é a chamada sombra e penumbra. Se obtém apenas sombra ou umbra quando posta em uma fonte de luz pontual, já quando há uma fonte de luz extensa teremos duas regiões diferentes: a sombra (sem luz ) e a penumbra (que recebe luz parcialmente).

    Aluna:Poliane Lorrayne F da Silva.
    2ano"A"

    ResponderExcluir