quinta-feira, 4 de junho de 2015

ESCALAS TERMOMÉTRICAS


As escalas termométricas são definidas como mecanismos utilizados para medir a temperatura dos corpos.
O estado térmico de um corpo se eleva conforme se aumenta a velocidade de movimento das partículas presentes no mesmo. A medida desta alteração é o que conhecemos por temperatura. As escalas termométricas surgiram da necessidade de registrar e quantificar o quanto um corpo está quente ou frio.
Faça a comparação entre as três escalas de temperatura:

Ilustração das escalas de temperatura Celsius (tc), Fahrenheit (tf) e Kelvin (tk)
Talvez a escala Celsius lhe seja a única familiar, uma vez que é a mais popular. As escalas Kelvin e Fahrenheit são mais usadas no mundo científico.
O interessante seria fazer uma comparação: repare que o ponto de fusão se difere nas três escalas: Celsius (0°C), Fahrenheit (32°F) e Kelvin (273K).
Observe que o mesmo ocorre com o ponto de ebulição: Celsius (100°C), Fahrenheit (212°F) e Kelvin (373K).
Como surgiu cada uma dessas escalas? Para entender, vamos recorrer a um pouco de história:
Escala Celsius: foi elaborada em 1724 pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo (0°C) e de ebulição da água (100°C).
Escala Fahrenheit: foi criada a partir dos estudos realizados por Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), por volta de 1742. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa. Ele determinou que água vira gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F.
Escala Kelvin: teve origem dos princípios estabelecidos por Lord Kelvin (1824-1907), físico de origem irlandesa, que atribuiu o zero absoluto da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

A termometria é uma parte da termologia que estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida.
Antes de entrarmos na termometria propriamente dita, iremos definir os estados de agregação molecular de uma substância.
Uma substância pode se apresentar em três estados físicos  definidos (sólido, líquido, gás). Na realidade existem autores que consideram a existência de mais 3 ou 4 estados físicos  que são pouco estudados no meio acadêmico . São eles; Plasma, Condensado de Bose-Einstein e o Gás Fermiônico. Sabendo disso iremos definir os 3 principais estados físicos de uma substância apontando suas principais “características”.
  • Estado sólido:  Uma substância que se encontra no estado sólido possui forma definida, independendo do recipiente em que ela é colocada; Ex: Um gelo estando em um copo ou em uma jarra manterá sua forma, ao mesmo tempo também possui volume invariável. Entre suas moléculas agem intensas forças coesivas justificando sua estrutura molecular, onde as mesmas se encontram mais próximas uma das outras.
  • Estado líquido:  Nesse estado a substância assume uma forma de  acordo com o recipiente em que é colocada. Assim como o sólido o estado líquido possui volume invariável. Suas moléculas estão mais “livres” em relação ao estado sólido.
  • Estado Gasoso:  No estado gasoso suas moléculas se encontram totalmente separadas uma das outras. Sua forma e volume são definidas unicamente em relação ao recipiente que a contém.
Vide figura abaixo:
Os três estados da matéria. Ilustração: snapgalleria / Shutterstock.com [adaptado]
Os três estados da matéria. Ilustração: snapgalleria / Shutterstock.com [adaptado]
Agora passemos a falar especialmente da termometria. O primeiro conceito importante que devemos destacar é o conceito de  temperatura. A temperatura é uma grandeza física escalar que está associada ao grau de agitação molecular de um sistema. O grau de agitação térmica molecular não pode ser medida diretamente, por isso a medida da temperatura é feita indiretamente medindo-se grandezas físicas que variam com ela, por exemplo, pressão, volume, etc. Vale ressaltar que a sensação térmica é uma forma de medição imprecisa da temperatura.
Quando falamos em estado físico acima percebemos que a temperatura  do estado sólido ,líquido e gasoso estão relacionados da seguinte forma.
T sólido < Tlíquido< T gasoso
Uma vez que as moléculas dos gases estão mais “agitadas” em relação aos outros estados físicos.
Voltemos às medições da temperatura. Os termômetros são instrumentos capazes de medir a temperatura de um corpo. Existem vários deles com os mais variados processos de medição. Um termômetro é composto por uma haste metálica e um bulbo (que contém a substância termométrica). Os termômetros mais comuns são os clínicos, na qual  o mercúrio é a substância termométrica.

Graduação de um Termômetro

A graduação de um termômetro  consiste basicamente na determinação dos chamados  pontos fixos .Os pontos fixos  servem como referência para medida de todos os outros valores de temperatura. Essa graduação é feita a partir de uma substância pura, no caso a água a uma pressão de 1atm(atmosfera). O primeiro ponto fixo é obtido mergulhando-se o termômetro em um recipiente que contenha gelo em fusão. Já o segundo ponto fixo é determinado mergulhando-se  o termômetro em um recipiente que contenha água em ebulição.
  • 1º Ponto fixo =Ponto de Fusão do Gelo (corresponde a 0 ºC a um 1 atm)
  • 2º Ponto Fixo = Ponto de Ebulição da água (corresponde a 100 ºC a um 1 atm)
Lembrarmos que a pressão varia proporcionalmente a temperatura, somente, podemos dizer que a água pura satura (vaporiza) a 100ºC a uma dada pressão  correspondente a 1 atm.
Definidos os pontos fixos da água na escala Celsius, destacamos 2 escalas importantes de temperatura; Fahrenheit e Kelvin.
Escala Fahrenheit ( Utilizada em países de língua inglesa)
  • 1º ponto Fixo: 32
  • 2º ponto Fixo: 212
Escala Kelvin (é a  escala de temperatura do SI)
  • 1º ponto Fixo: 273
  • 2º ponto Fixo: 373
A partir dos respectivos valores dos pontos fixos de cada escala podemos relacionar essas escalas de modo a obter uma equação que converta uma temperatura em uma dada escala para outra escala. Vejamos:
Escalas termométricas: Kelvin, Fahrenheit e Celsius. Ilustração: Designua / Shutterstock.com
Escalas termométricas: Kelvin, Fahrenheit e Celsius. Ilustração: Designua / Shutterstock.com

Por Interpolação obtemos a equação
C/5 = F-32/9 = K-273/5
Vale destacar que o zero absoluto é um valor teórico obtido experimentalmente que indica a “paralisação /morte da matéria” cujo valor é 0K.
Referências Bibliográficas:
Apostila Beta Concursos
Uno sistema de ensino- Wilson Carron e Osvaldo Guimarães
Física Básica Volume Único- Nicolau e Toledo


30 comentários:

  1. Inicialmente pode-se falar da Termologia, que é uma parte da física que estuda o resfriamento e aquecimento de um corpo. Dentro desses estudos aparecem: *Termometria, responsável pelo estudo da temperatura, escalas e termômetros. *"Escalas Termométricas" onde temos o seguinte conceito: meios utilizados para medir a temperatura de um corpo. Podendo essas serem em Kelvin, Fahrenheit e Celsius. Porém dentre essas conhecidas e outras, as escalas mais utilizadas no meio cientifico são as escalas Fahrenheit e principalmente Kelvin. Possuindo variações de escala para escala, por exemplo, no ponto de fusão: quando na escala Celsius é O°, na Kevin é 273 e na Fahrenheit 32°; possuindo ainda meios para conversão de escala para escala, por meio de uma equação. *Já o termômetro seria a medição da temperatura, tendo como exemplo o termômetro de mercúrio, esse possui um reservatório(bulbo) ligado a uma haste com o elemento dentro, que quando aquecido seu volume aumenta, levando a medição.

    Thiago Aguilar ~ 2º Ano A

    ResponderExcluir
  2. A escala termométrica é usada para medir a temperatura dos corpos, ou seja, ela determina o movimento das partículas desse mesmo. As escalas mais usadas mundo cientifico são a Fahrenheit e a kelvin. O ponto de ebulição da escala Celsius é 0°, do Fahrenheit é 32° e Kelvin 273K e de ebulição é de 100° para Celsius, 212° para Fahrenheit e 373K para Kelvin.
    Existem três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. No estado sólido as partículas estão mais agregadas, no líquido elas estão um pouco mais soltas e no gasoso estão totalmente separadas.
    Em relação a graduação de um termômetro, esse possui pontos fixos, que servem para medir todos outros valores de temperatura.

    Luana Alves Nascimento - 2° ano A

    ResponderExcluir
  3. A temperatura de um corpo aumenta de acordo com os movimentos das partículas, foram definidas as escalas termométricas para medir a temperaturas dos corpos. Existem três medidas de temperatura: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. O ponto de fusão: Celsius (0°C), Fahrenheit (32°F) e Kelvin (273K). O ponto de ebulição: Celsius (100°C), Fahrenheit (212°F) e Kelvin (373K). A termometria estuda a temperatura e suas formas que pode medir. Os estados de agregação molecular de uma substância pode se apresentar em três estados físicos (sólido, liquido e gás). Estado sólido: uma substância que possui forma definida, independendo do recipiente que ela é colocada. Estado liquido: uma substância que assume uma forma de acorda com o recipiente que ela é colocada. Estados gasoso: nesse estado as moléculas se encontra totalmente separadas uma das outras. A temperatura é uma grandeza física escalar que está associada ao grau de agitação molecular de um sistema, o grau de agitação térmica molecular não pode ser medida diretamente, por isso a mediada da temperatura e feita indiretamente.
    Aluna: Pâmella Lorrayne da Silva Fernandes
    2° ano B

    ResponderExcluir
  4. A principio a termologia representa o calor, resfriamento, mudanças de temperatura entre outras coisas. A termometria apresenta três estados: sólido, líquido e gasoso, ou seja, temperatura, termômetros e escalas. Escalas termométricas foram criados para se possível medir a temperatura de um corpo, que possa ser Kelvin, Celsius, Fahrenheit etc. Contudo, a escala de cada termômetro corresponde ao impacto de cada valor de altura. O mercúrio faz parte do exemplo do Termômetro, que consiste em um buldo que é ligado a um tubo capilar (haste), ambos abrangido em um recipiente de vidro que ao dilatar-se, o mercúrio sobe pelo capilar, quando acontece o aquecimento de volume aumenta, sendo assim é conduzido e tem-se a medida da temperatura.

    Núbia Aguilar - 2° ano A

    ResponderExcluir
  5. As escalas termometricas foi um meio que o ser humano encontrou para medir a variação de temperatura do ambiente em que vive. Em nosso dia adia utilizamos muito a escala Celcius para sabermos se o local em que estamos esta quente ou frio. As três principais escals que conhecemos são: Celcius, Fahrenheit e Kelvin. A escala Fahrenheit é mais utilizada em paises de língua inglesa, e a escala Kelvin é mais utilizada no meio científico. A escala Celcius foi elaborada em 1724 pelo astrônomo sueco Anders Celcius e o ponte de fusão é 0°C e ebulição é 100°C. A escala Fahrenheit foi elaborada em 1742 por Daniel Gabriel Fahrenheite e o ponte de fusão é 32°F e ebulição 212°F. A escala Kelvin foi estabelecida pelo físico irlandês Lord Kelvin que atribuiu o zero absoluto em sua escala a -273°C na escala Celcius. A termometria é uma parte da termologia que estuda a temperatura e suas formas que pode ser medida. Dentro disso há tres estados fisicos: o sólido, líqudo e gasoso. No estado sólido as moléculas se encontram muitos próximas umas das outras, no líquido essas moléculas ja estão mais afastadas umas das outras e no estado gasoso as moleculas estão muito afastadas . e é claro falando das escalas termometricas não podemos esquecer de um instrumento ,muito importante: o termometro. A maioria deles funciona a base de mercurio. Existe tambem a graduação de um termometro que consiste na determinação dos chamados pontos fixos que servem de referencia para medição de outros valores de temperatura.

    ResponderExcluir
  6. As escalas termométricas são meios que se usam para medir a temperatura dos corpos. A velocidade do movimento partículas desse corpo é o que determina seu estado térmico, podendo elevá-lo ou diminuí-lo.O instrumento mais comum utilizado para medir temperaturas é chamado de termômetro. Existem diversas escalas diferentes, são elas a escala Celsius (0°C) que é a mais comum e geralmente mais utilizada, Fahrenheit (32°F) e Kelvin (273K). Além disso existem três estados físicos que estão relacionados a essas escalas de temperatura, sendo eles: sólido, líquido e gasoso. Em casa um desses estados as moléculas demonstram diferentes comportamentos: no sólido elas estão sempre mais agregadas, enquanto no gasoso estão praticamente dispersas e distantes umas das outras.

    Aluna: Karola Beatriz Santos Miranda
    2 ano A

    ResponderExcluir
  7. As escalas termométricas foi um meio q os físicos encontraram para medir a temperatura do ambiente . Sendo as mais conhecidas, Celsius , Fahrenheit e Kelvin , porem a escala q mais conhecemos é a Celsius, a escala Fahrenheit é mais utilizada nos países de linguá inglesa e a escala Kelvin é utilizada com frequência no meio cientifico. Em 1742 foi elaborado por Daniel Gabriel Fahrenheit a escala Fahrenheit onde seu ponto de fusão é 32° F e de ebulição 212° F. Em 1724 foi elaborado pelo Astrônomo sueco Anders Celsius a escala na qual hoje conhecemos (Celsius) onde seu ponto de fusão é 0° C e de ebulição 100°C. A escla Kelvin foi criada pelo físico irlandês Lord Kelvin que atribuiu o zero absoluto em sua escala a – 273°C na escala Celcius. Dentro da variação de temperatura existe três estados ba qual conhecemos : estado solido, liquido e gasoso. No estado sólido as moléculas estão agrupadas quase não permitindo seu movimento; na liquido essa moléculas estão um pouco afastadas já no estado gasoso as moléculas estão bem afastadas umas das outras permitindo assim maior movimento.
    Jennifer Gonçalves Lustig 2° Ano A

    ResponderExcluir
  8. para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.
    o estado térmico de um corpo se eleva conforme se aumenta a velocidade das partículas presente.a medida dessa alteração é chamado por temperatura.
    a escala célsius(°C) ela considera a temperatura 0°C (zero graus), o ponto de fusão da água,e a temperatura de 100°C(cem graus) ponto de ebulição da água .Kelvin tem como ponto de referencia, o zero absoluto,E a escala fahrenheit (°F)que considera 37°, o ponto de ebulição 212° e fusão H2O.
    ALUNA: JÉSSICA ENIELLY 2° ANO B

    ResponderExcluir
  9. Para que fosse possível medir a temperatura, foi criado um aparelho chamado termômetro que geralmente é feito de mercúrio e possui um bulbo ligado a uma haste com o elemento dentro, que quando aquecido seu volume aumenta, levando a medição. A temperatura é definhada conforme a agitação das partículas presente em um corpo, quanto maior a temperatura mais agitadas então as partículas e quanto menor a temperatura menos agitadas.
    As escalas termométricas surgiram para quantificar essa agitação, existem três escalas: Célsius, Fahrenheit e Kelvin. A escala Celsius (°C) é a mais usada no Brasil, ela apresenta a ebulição da água em (100°C) e a fusão em (0°C), a escala Fahrenheit (°F) é mais utilizada em países de língua inglesa, nela a ebulição da água ocorre em (212°F) e a fusão em (32°F), já a escala Kelvin é conhecida por ter o zero absoluto, nesta escala a ebulição da água ocorre a (373 K) e a fusão a (273 K).

    Aluna: Marianna Carvalho
    2 Ano A

    ResponderExcluir
  10. Para a medir a temperatura do nosso corpo foi criada a escala termometrica de celsius, kelvin e fahrenheit, assim podemos saber a temperatura do nosso corpo, quanto mais a temperatura as particulas ficam mais agitadas e menor temperatura as particulas esta menos agitada. Estes termometros é construido por uma haste metalica que permite a temperatura do corpo.
    Nome; Karina Roma Pinaffi
    2 ano B

    ResponderExcluir
  11. O ponto de ebulição da escala Celsius é 0°, do Fahrenheit é 32° e Kelvin 273K e de ebulição é de 100° para Celsius, 212° para Fahrenheit e 373K para Kelvin.
    Existem três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, o estado sólido as partículas estão mais agregadas, no líquido elas estão um pouco mais soltas e no gasoso estão totalmente separadas.
    As escalas termométricas são meios que se usam para medir a temperatura dos corpos. A velocidade do movimento partículas desse corpo é o que determina seu estado térmico, podendo elevá-lo ou diminuí-lo.A termometria responsavel pelo estudo da temperatura escalar e termometros ,o termometro seria a medição doa temperatura tendo como exemplo o termometro de mercurio.
    A partir dos respectivos valores dos pontos fixos de cada escala podemos relacionar essas escalas de modo a obter uma equação que converta uma temperatura em uma dada escala para outra escala.
    Tainá Cristina .... 2 ano A

    ResponderExcluir
  12. Termologia é uma area que estuda a temperatura de um corpo através da agitação e movimento das moleculas chegando a conclusão que quanto mais rapido for o movimento maior será a elevação da temperatura.
    Em meio a esses estudos tem a termometria que também estuda a temperatura e as formas em que elas podem ser medidas, sendo elas as escalas termometricas, dentre elas 3 as mais conhecidas são: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. As ultimas mais usadas para fins cientificos.
    Entre as escalas existe uma variação nos pontos de fusão, Celsius sendo 0º, Kelvin 273K e Fahrenheit 32º.
    Eduarda Vieira 2ºA

    ResponderExcluir
  13. A escala termométrica è uma parte da termologia que estuda, a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida.IMPORTANTE lembrar o conceito de temperatura , e uma grandeza fisìca escalar que esta associada ao grau de agitacao molecular de um sistema.OS termometros sao instrumentos capazes de medir a temperatura de um corpo.OS termometros mais comuns sao os clinicos na qual o mercurio e a substancia termometrica. WALTERLEY TOMICHA 2 ano B

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente escalas termométricas se define como um mecanismo para medir a temperatura de um corpo. E temperatura se define como a medida da alteração das partículas presentes num corpo. As escalas termométricas registram e quantificam o quanto um corpo esta quente ou frio. Assim surgiram três escalas para medir o ponto de fusão e ebulição, que são: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. São diferentes tipos de temperatura, sendo que Celsius é 0°, Fahrenheit é 32 F, e Kelvin é 273 K. As escalas Kelvin e Fahrenheit são usadas no mundo cientifico. E sobre a termometria que é a parte da termologia e suas formas de quais pode ser medida, ou seja , o termômetro que mede a temperatura de um corpo. E sobre tudo que estudamos, iremos precisar um dia futuramente.
    Aluna: Jaqueline M.Gomes 2º ano B

    ResponderExcluir
  15. Escalas Temômetricas é definida como um meio de medir a temperatura dos corpos, com surgimento desse mecanismo podemos identificar o quando um corpo está quente ou frio. As escalas mais utilizada são: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Outro meio de medir temperatura é o termômetro um mecanismo mais prático e comum de se usar. A termometria é um conceito usado para estudar as temperaturas e medidas. A temperatura está associada a um grau de agitação molecular, medindo-se grandezas físicas como pressão, volume, etc.
    Aluna: Jackelline de Andrade Viana 2 ano A

    ResponderExcluir
  16. Escalas termometricas é definida como um mecanismo de medir a temperatura dos corpos, com esse mecanismo podemos indagar a temperatura do nosso corpo.
    As mais conhecidas são: Celsius, Fahrenheit, e Kelvin.
    Termologia estuda o calor, ela estuda as declarações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimento ou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor.
    Então a termologia mostra de que forma o calor pode ser recolocado entre os corpos, de cada meio de troca de calor, as formas de transferir calor são: convecção, irradiação e condução.

    Aluna: Tainara da Silva Serapião
    2° ano A

    ResponderExcluir
  17. Estudos de diversos físicos por entender e ter necessidade de saber sobre calor e temperatura , fazem muito a diferença até hoje, cada escala tem seu ponto exato de fusão, a mais conhecida que podemos falar é o grau Celsius (°C), enquanto as outras Kelvin e Fahrenheit são usadas mais cientificamente. Muitos não sabem a diferença de calor e temperatura. Calor é energia térmica em movimento, não temos calor, transferimos calor de um corpo para outro, ele sempre passa de um corpo de maior temperatura para outro de menor. Temperatura é o resultado do atrito de duas matérias, moléculas em agitação.
    A termometria busca por meio da agregação das moléculas, dividi-las em três estados físicos. Sólido, onde as moléculas são encontradas muito agrupadas. Liquido, onde elas podem ser vistas mais dispersas do que na sólida. Gasosa, onde as moléculas são encontradas totalmente dispersas.

    Rithelly Natally-2ºano "A"

    ResponderExcluir
  18. Ao principio da termologia,em referencia a temperatura e o calor:podemos representa a termometria em três estados,tais como,sólido,líquido e gasoso,porém que os estudos dentro da termometria é a principal situação pelo o estudo da temperatura,escalas e termômetros.Em situações claras,as suas variações se distingui de escala para escala,por exemplo,que é o ponto de fusão que quando na escala Celsius é 0°,na kelvin é de 273° e na Fahrenheit é de 32° e os meios de conversão são por meios de equações e o termômetro sendo uma haste de elemento,que quando aquecido seu volume aumenta,que leva a situação de medição instantânea.


    JAIRO FLORES DA SILVA- 2° ANO A

    ResponderExcluir
  19. A escala geometrica e usada para medir a temperatura dos corpos, o estado térmico de um corpo se eleva conforme se aumenta a velocidade do movimento das particulas, termologia estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medidas , primeiro conceito importante que devemos destacar é o conceito da temperatura . a temperatura é uma grandeza fisica escalar que está associada ao grau de agitação molecula Tayza Rodrigues de freita 2 ANO B

    ResponderExcluir
  20. O estado térmico de um corpo se eleva conforme aumenta a velocidade do movimento das particulas, escala geometrica é usada para medir a temperatura dos corpos, e a termologia referencia a temperatura e o calor que podemos representar a temometria em tres estados, como solido, liquido e gasoso , porém os estudos dentro da termometria é a principal situação pelo estudo da temperatura, escalas e a termometros Aluna; alessandra flores 2 ano B

    ResponderExcluir
  21. Há diversos tipos de escalas diferentes,das quais as mais usadas é a escala Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin,os termômetros que conhecemos, eles geralmente estão relacionados à escala Celsius.Uma escala termométrica equivale a um conjunto de valores numéricos, em que cada um desses valores está associado a uma temperatura,seu objetivo é medir o grau de agitação das partículas de um corpo, ou seja, sua temperatura.
    Essas temperaturas apresentam três tipos de estados físicos diferentes,como sólido (onde as moléculas se encontram mais próximas uma das outras),líquido (moléculas mais livres) e gasoso (onde as moléculas se encontram totalmente separadas) .

    Brunihelly Gonzaga - 2° A

    ResponderExcluir
  22. As escalas termometricas e um mecanismo de grande importancia pois e um instrumemento usado para medir a temperatura de um corpo ,as escalas termometricas surgiram apartir da necessidade de registrar e quantificar o quanto esta frio ou quente um corpo.Exitem tres escalas porem a mais utilizada e a Celsius e a escala Kelvin e Fahrenheit sao mais usadas no mundo cientifico ,cada escala foi elaborada por alguns individuos a escala Celsius foi elaborada pelo sueco Anders Celsius por isso o nome da escala e celsius ,a escala Fahrenheit foi criada apartir dos estudos de Daniel Gabriel Fahrenheit por volta de 1742 e a escala Kelvin teve origem dos principios estabelecidos por Lord Kelvin.
    A termometria eatuda a temperatura e suas formas as que sao mais conhecidas sao os seguintes estados solido,liquido e gas ou gasoso porem exitem outras que sao poucas estudadas que e o Plasma ,Condensado de Bose-Enstein e o Gas Fermionico . O 1 conceito importante sobre temperatura que deve ser destacado e a grandeza fisica que esta associado ao grau de agitacao de uma substancia .tambem que e importante lembrar que o zero absoluto e um valor teorico que indica paralisacao de uma materia cujo seu valor e 0 k.bom esse texto e muito bom pois tras informacoes importante para a nossa aprendizagem.
    Maira Genaina 2 ano A

    ResponderExcluir
  23. Termologia é a parte da Fisica que estuda os fenômenos relativos ao aquecimento ,ao resfriamento ou às mudanças de estado fisico em corpos que recebem ou cedem determinado tipo de energia.
    Escalas termométricas: São elas : as escalas celsius,Fahrenheit e kelvin.
    Escalas celsius: Utilizou o valor 0 para o ponto de ebulição da àgua e o valor 100 para seu ponto de congelamento.
    Escala Fahrenheit: assinalava 32 para o ponto de geloe 212 para o ponto de vapor.
    Escala kelvin: Atribuiu 0 absoluto da sua escala com sendo igual a -273 °C.
    Termométria é uma parte da termologia que estuda a temperatura e suas formas de serem medidas .Dependendo de como estão agregadas as particulas ,uma substância, pode ser encontrada em três estados fìsicos fundamentais:Sólido ,liquido e gasoso.
    Aluna :Natiely Oliveira da Silva 2º ano B.

    ResponderExcluir
  24. Escalas termométricas é o mecanismo que usamos para medir a temperatura do nosso corpo .Termometia estuda a temperatura e suas formas de como pode sre medida.E graduação de termômetro consiste na determinaçaõ dos pontos fixos que seria o que serve de referencia para a medida de todos os outros valores e temperatura.
    Aluna: Pamella Cristina da Silva SAntana 2°ano B

    ResponderExcluir
  25. escalas termométricas são utilizadas para medir a temperatura de um corpo assim sabendo se esta frio ou quente. são utilizados três tipos de escalas mais usadas mundo cientifico são a Fahrenheit e a kelvin. O ponto de ebulição da escala Celsius é 0°, do Fahrenheit é 32° e Kelvin 273K e de ebulição é de 100° para Celsius, 212° para Fahrenheit e 373K para Kelvin. Existem três estados físicos: sólido, líquido e gasoso, nós utilizamos mas o celsius para medir uma temperatura de um corpo e utilizamos termômetro de mercúrio, esse possui um reservatório (bulbo) que quando aquecido o mercúrio sobe conforme a temperatura do corpo .
    nome: Marcos Vinicius 2 A

    ResponderExcluir
  26. As escalas termométricas são muito importantes pois servem para medir a temperatura do nosso corpo no dia-a-dia,a mais usada no nosso cotidiano é a Celsius,e a Kelvin e Fahrenheit são usada mais pelos cientistas.São usadas para medir o grau de agitação das moléculas que no caso seria a temperatura,quanto mais alto o grau de agitação das moléculas mais intenso é o calor e quando é menor o grau de agitação das moléculas o calor é menos intenso.Aluno;Donizetti Lara 2 Ano B

    ResponderExcluir
  27. Existem vários tipos de escala termométrica, as mais conhecidas por nós é a escala Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin, no Brasil a escala usada é a Celsius e no EUA por exemplo a Fahrenheit, a escala Kelvin é utilizada apenas por cientistas. A escala termométrica são números que indicam a temperatura de um corpo, por meio da agitação de suas moléculas.
    Podem estar no estado sólido(onde as molucelas se encontram unidas), líquido(onde as moléculas se encontram um pouco separadas) e gasoso(onde as moléculas se encontram totalmente afastadas).
    Aluno: Odair Neto. 2º Ano B Vespertino.

    ResponderExcluir
  28. Quando falamos em "medir temperatura" logo pensamos na escala de medida Celsius, porém existem outras menos conhecidas no Brasil: escala Kelvin e escala Fahrenheit, que foram elaboradas por físicos que se dedicavam à termometria, que aliás, é o estudo dedicado a temperatura e suas formas de medição. Nessas três escalas de medir a temperatura existe um ponto fixo, e são eles: 0° para Celsius, 32° para fahrenheit e 273° para kelvin. Utilizando essas referências podemos converter temperaturas de uma escala para a outra. Outra questão a ser citada é o estado físico da matéria (sólido líquido e gasoso), em que no estado sólido as moléculas se agitam pouco, no estado líquido elas estão mais soltas e por isso se agitam mais, e no gasoso elas estão muito dispersas se agitando intensamente, fazendo com que a matéria se dissipe.
    Isabela Matheus, 2º ano A matutino

    ResponderExcluir
  29. Escala Termométrica é a parte da Física que estuda sobre temperatura onde se tem referencia sobre calor e temperatura, temperatura e a energia interna que se passa de um corpo com maior temperatura para outro nível de energia interno entre eles há uma diferença de nível de energia interna.
    Podemos definir como um corpo quente aquele que tem suas moléculas mais agitadas e já um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. A forma mais usada para medir a temperatura é usando um termômetro que tem uma pequena quantidade de mercúrio. Uma substância pode se apresentar em três estados físicos que são sólido, líquido e gasoso. Os Cientistas tem como Escala Celsius, Escala Fahrenheit e a Escala Kelvin.
    Michele P Guedes.
    2° ano A Matutino.

    ResponderExcluir
  30. Em meio a esses estudos tem a termometria que também estuda a temperatura e as formas em que elas podem ser medidas, sendo elas as escalas termometricas, dentre elas 3 as mais conhecidas são: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. As ultimas mais usadas para fins cientificos.
    Entre as escalas existe uma variação nos pontos de fusão, Celsius sendo 0º, Kelvin 273K e Fahrenheit 32º.
    Estudos de diversos físicos por entender e ter necessidade de saber sobre calor e temperatura , fazem muito a diferença até hoje, cada escala tem seu ponto exato de fusão, a mais conhecida que podemos falar é o grau Celsius (°C), enquanto as outras Kelvin e Fahrenheit são usadas mais cientificamente.
    Existem três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. No estado sólido as partículas estão mais agregadas, no líquido elas estão um pouco mais soltas e no gasoso estão totalmente separadas.
    Em relação a graduação de um termômetro, esse possui pontos fixos, que servem para medir todos outros valores de temperatura.

    Joyce Fernanda L. De Oliveira 2° ano A Matutino.

    ResponderExcluir