domingo, 2 de junho de 2013

TERMOMETRIA



Temperatura
Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc.
Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
Ao aumentar a temperatura de um corpo ou sistema pode-se dizer que está se aumentando o estado de agitação de suas moléculas.
Ao tirarmos uma garrafa de água mineral da geladeira ou ao retirar um bolo de um forno, percebemos que após algum tempo, ambas tendem a chegar à temperatura do ambiente. Ou seja, a água "esquenta" e o bolo "esfria". Quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos ou sistemas estão em equilíbrio térmico.
Escalas Termométricas
Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro.
O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, chamado tubo capilar.
Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de mercúrio aumentam sua agitação fazendo com que este se dilate, preenchendo o tubo capilar. Para cada altura atingida pelo mercúrio está associada uma temperatura.
A escala de cada termômetro corresponde a este valor de altura atingida.

Escala Celsius
É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).

Escala Fahrenheit
Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).
Em comparação com a escala Celsius:
0°C=32°F
100°C=212°F

Escala Kelvin
Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Esta escala tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula (0K) e é calculada apartir da escala Celsius.
Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius:
-273°C=0K
0°C=273K
100°C=373K
Conversões entre escalas
Para que seja possível expressar temperaturas dadas em uma certa escala para outra qualquer deve-se estabelecer uma convenção geométrica de semelhança.
Por exemplo, convertendo uma temperatura qualquer dada em escala Fahrenheit para escala Celsius:
Pelo princípio de semelhança geométrica:

 
Exemplo:
Qual a temperatura correspondente em escala Celsius para a temperatura 100°F?


Da mesma forma, pode-se estabelecer uma conversão Celsius-Fahrenheit:

E para escala Kelvin:

http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Termometria/figuras/c6.GIF

45 comentários:

  1. A Termometria é uma parte que estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida. Ela é uma substância que pode se apresenta em três estados físicos, sendo Sólido, Líquido e Gasoso.
    Podemos dizer que a temperatura é uma grandeza física escalar que está associada ao grau de agitação molecular de um sistema. Sendo que o grau de agitação térmica molecular não pode ser medida diretamente, por isso a medida da temperatura é feita indiretamente medindo-se grandezas físicas que variam com ela, como por exemplo o Volume, Pressão e etc.
    Para que seja possível medir a temperatura de um corpo, foi desenvolvido um aparelho chamado termômetro, e o mais comum é o de Mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tubo muito fino, que é chamado de tubo capilar. Quando a temperatura do termômetro aumenta, as moléculas de Mercúrio aumenta sua agitação fazendo com que este se dilate, para cada altura atingida pelo Mercúrio está associada uma temperatura. Que temos Três tipos de escalas de temperatura, sendo que a escala Celsius é a mais utilizada em todos os países, temos a de Fahrenheit e Kelvin.

    Eduardo Cardoso Lima
    2º B Vespertino

    ResponderExcluir
  2. A termometria também é parte da física e vai estudar a mudança de temperatura dos elementos, seja gasoso líquido ou sólido. Aliás a temperatura é a responsável por essas mudanças de estado físico da matéria. Essa mudança de estados físicos e causado devido o agitamento das moléculas, se elas são submetidas a muito calor se agitam muito e passam para o meio liquido chegando ao gasoso, isso considerando o fato de quase todas as substancias em temperatura ambiente estarem em meio sólido, com certeza há exceções. O instrumento usado para medir essa temperatura é termômetro. Existem vários tipos do mesmo, desde o mais comum que temos em nossas casas usado para medir a temperatura corporal, até termômetros muito sofisticados que aguentam altíssimas temperaturas. Temos várias escalas que são usadas para medir a temperatura, as mais conhecidas são a Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Cada país adota a sua como oficial, no Brasil se usa a escala Celsius, porém fazendo alguns simples cálculos podemos fazer a conversão de uma escala para outra, por exemplo quem está com a temperatura corporal normal a 36,5° C tem 309,5 K ou 97,7° F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno: Geilson vargas santana
      . 2°B VESPERTINO

      A física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento que e chamado de Termologia. O estado térmico de um corpo ou sistema e chamado de temperatura fisicamente o conceito dado a quente e frio,o equilíbrio térmico e quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura.
      Escala Celsius a escala usada na maior parte dos países, esta escala tem como pontos de referência a temperatura normal (0°C) ate (100°C).
      Escala Kelvin tem como referência a temperatura do menor estado de agitação de qualquer molécula e é calculada apartir da escala Celsius .

      Excluir
  3. A termometria é muito utilizado na fisica, pois possibilita o estudo das temperaturas tanto no estado gasoso, liquido ou solido. A temperatura pode mudar o tamanho dos objetos, alguns objetos quando recebem muito calor aumenta o agitamento das moleculas e causa o aumento do volume ou tamanho, quando o objeto nao recebe calor ele acaba diminuindo o agitamento das moleculas e isso faz com que esse objeto diminua o seu tamanho, o exemplo disso é os trilhos do trem, quando eles sao construidos os engenheiros deixam um pequeno espaço no trilho pois quando o trem passa o trilho recebe muito calor e acaba aumentando o seu tamanho e isso evita que os trilhos acabem se entortando.
    A temperatura pode ser medido atraves do termometro e em cada pais é utilizada uma escala para calcular essa temperatura, a mais conhecida é a Celsius utilizada em varios paises, ja a escala Fahrenheit tambem é bastante utilizada principalmente nos paises de lingua inglesa, a escala Kelvin é conhecida como a escala absoluta. Essas tres escalas nos proporcionou um vasto conhecimento sobre as temperaturas e de como podemos nos beneficiar com ela.
    Aluno: Gabriel Machado Modesto 2° ano A

    ResponderExcluir
  4. Aluno: Aleph M. 2ºano A

    Graças à termometria que é de grande importância na física, podemos aprender sobre a dilatação de elementos (objetos) devido à agitação de moléculas ocasionada pela mudança de temperatura alta e baixa, como por exemplo, diminuindo ou aumentando o “tamanho” de um objeto, é claro que isso vai depender de que material é este “objeto”, pois á diferenças de dilatação entre eles.
    O termômetro como citado no texto, é muito usado nos dias atuais, tanto para laboratórios quanto para hospitais e casas. O termômetro mais usado costuma ser o de mercúrio, ele possui um pequeno filete de mercúrio em seu centro conhecido como tubo capilar. O termômetro de mercúrio é mais usado em casa para medir a temperatura corporal em grau Celsius.
    Como já dito no texto acima, possuímos escalas para medir temperaturas, que são diferentes em alguns lugares do planeta, como por exemplo, a escala Celsius, mais usada no Brasil, criado por Anders Celsius, esta escala serve mais para medir até o ponto de congelamento da água e o ponto de ebulição da água (0º - 100º).
    A escala fahrenheit é mais utilizada nos países cuja língua principal é a inglesa, criada por Daniel G. Fahrenheit, medindo de 0ºF ate 100ºF, levando em conta que 0ºC = 32ºF e 100ºC = 212ºF.
    Outra escala também muito utilizada em meio à física, é a Kelvin, é mais utilizada para chegar a temperatura de menor estado de agitação das moléculas, chegando principalmente de 0K = -273ºC ate 373K = 100ºC.

    Aluno: Aleph M. 2ºano A

    ResponderExcluir
  5. A termometria estuda os fenomenos relacionaodos á temperatura.Quando falamos em temperatura,logo pensamos em quente e frio.Isso acontece devido a agitaçao das moleculas de um determinado corpo.Quando um corpo tem suas moleculas em alta agitaçao dizemos fisicamente que esta quente,e,quando um corpo tem suas moleculas com pouca agitaçao dizemos que o corpo esta frio.Ha tambem o equilibrio termico,ou seja,quando dois corpos estao com suas temperaturas iguais.Para podermos medir a temperatura utilizamos o termômetro,sendo o mais conhecido o termômetro de mercurio.No Brasil,para medir temperatura utilizamos a escala Celcius,ja nos paises em que falam a lingua inglesa utilizam-se a escala Fahrenheit.Ha tambem a escala Kelvin que é calculada a partir da escala Celcius.Todoas essas escalas medem temperatura....

    Melquisedeque
    2ºC noturno

    ResponderExcluir
  6. A termometria estuda vários fenômenos racionado a física. Pois ela e usada para medir a temperatura seja quente ou seja frio.Quando a temperatura esta quente podemos dizer que as moleculas estao em alto nivel de agitação assim proporcionando o quente fisicamente dizendo.e quando esta frio poder ver que as moleculas estao com pouco movimento podemos dizer que esta frio.
    O Termômetro é utilizado tambem para medir temperatura do corpo e destinguir o quente do frio. Entao podemos saber que o termometro tem uma função importante no nosso dia a dia pois é usado em laboratorios, hospitais e em casa. Ajudando na medição de temperatura.
    Existe varios nomes para escalas de temperatuda onde o grau Celsius que a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C). Tambem tem a Escala Fahrenheit tendo como referência a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F). e a ultima comentada a Escala Kelvin Que Congela 0K = -273ºC ate 373K = 100ºC. que ja é a ebulição. Entaum mesmo mudando de nome essas "Escalas" medem a temperatura.

    Jean Antonio
    2ºA Matutino

    ResponderExcluir
  7. na termologia estuda relativo ao calor e onde e medida a temperatura de uma pessoa com resfriamento.um corpo se encontra com a temperatura baixa. quando tiramos alguma coisa do fogo ou geladeira sua temperatura muda praticamente por causa de um aparelho que serve pra medir sua temperatura se aparelho e chamado de termômetro. na escala célsius e um processo água em congelamento depois água volta no seu estado normal.para Fahrenheit a temperatura do corpo humano era comparado com escala célsius. aluna . KARINY AGUILAR. 2º b VESPERTINO...

    ResponderExcluir
  8. # Termometria é a parte da física que estuda os fenômenos da temperatura e suas variações.
    É através dela que sabemos as mudanças de temperatura do nosso corpo por exemplo. Pelas agitações da moléculas que o estado físico das matérias se transformam, seja em Sólido, Líquido ou Gasoso.
    O instrumento que utilizamos para medir a temperatura é o termômetro: o mais comum é o de Mercúrio.
    As escalas mais conhecidas são:
    Escala de Celsius: que é a mais conhecida e utilizado no Brasil e em outros países também. Foi criada pelo astrônomo sueco Anders Celsius,e vai de 0ºC à 100ºC;
    Escala de Fahrenheit: Foi criada pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit, e vai de 0ºF à 100ºF, que comparado à Escala de Celsius tem uma variação de 212ºF;
    Escala de Kelvin: Foi criada pelo físico inglês conhecido de Lorde Kelvin, e vai de 0K= -273 até 373K= 100ºC.

    Poor: Karina Almeida
    2ºC NOTURNO

    ResponderExcluir
  9. Termologia é o nome dado a parte da fisica que estuda os fenômenos do calor. Temperatura é uma grandeza que caracteriza o estado térmico de um sitema ou um corpo.
    Um corpo e considerado quente quando suas moléculas estão agitadas, e quando as moléculas estão em baixa agitação ele é considerado frio. Equilíbrio témico é quando um sistema está com a mesma temperatura, ou seja, as temperaturas estão iguais. Para que pudessemos medir a temperatura de nosso corpo os fisícos desenvolveram o termômetro, que é composto de mercurio ,quando a temperatura aumenta o mercurio se agita e se dilata.
    Existe três tipos de temperatura a : Escala Celsius, Escala Fahrenheit e Escala Kelvin.
    A mais usada em todo o Brasil e em maior parte dos paìses è a Escala Celsius.
    Klenilson Augusto A. Poquiviqui
    2º Ano C

    ResponderExcluir
  10. A termometria é muito utilizada por todos, principalmente na física que a ajuda a estudar os elementos em diferentes estados e temperatura.
    A temperatura pode mudar o tamanho dos objetos rapidamente , pois quando recebem muito calor o agitamento das moléculas aumentam fazendo com que o objeto varia de tamanho, a mesma coisa acontece só que ao contrario quando o agitamento das moléculas diminuem o objeto diminui de tamanho também.Para medir a temperatura o modo mais conhecido é o termômetro, em cada local é utilizada uma escala para calcular a nossa mais conhecida é a Celsius usadas em vários locais. A escala Kelvin é utilizada em todo local, já a Fahrenheit é mais utilizada em países de linguá inglesa.
    Com o conhecimento dessas três escalas nos ajudou muito a como usar a temperatura a nosso favor.


    Suzane Aguiar da Silva
    2ºAno A

    ResponderExcluir
  11. Observamos que a termometria é muito importante desde sempre para a humanidade , fazendo com que os estudos e as relações das moléculas sejam os fatores e as explicações para alguns acontecimentos cotidianos , como nós sabemos que as moléculas em altos estágio de movimento estejam em maior temperatura , ou no contrário , as moléculas em menor movimento haverá menos temperatura , ou seja menos calor , estes simples fatos que fizeram cientistas do mundo inteiro a anos atrás passarem meses estudando para entenderem as diferenças de mudanças de dilatação devido a temperatura , a descoberta disto foi uma invenção revolucionária para a engenharia de vários aspectos . daí em diante a termometria passou a ter um papel importante na construção de engenhos e ferrovias , no mundo inteiro.

    Bruno De Jesus Barros 2°A Matutino

    ResponderExcluir
  12. Termologia é a parte da física que estuda os fenômenos ligados á agitação das partículas que constituem a matéria . A temperatura é um numero associado a vibração molecular .
    (...) Quando a agitação térmica é alta a temperatura também é alta ( calor), quando a agitação é baixa a temperatura também e baixa ( frio). Corpos em diferentes temperatura vão buscar o equilíbrio térmico . Para medir a temperatura dos corpos são utilizados termômetros, o mais comum é o termômetro de mercúrio , baseado na dilatação do mercúrio contido num recipiente de vidro ...
    Uma escala termométrica corresponde a um conjunto de valores numéricos onde cada um desses valores esta associado a uma temperatura . Escala Celsius atribui os valores 0C para o ponto do gelo 100 C para o ponto de vapor . Fahrenheit ,atribui os valores 32 F para o ponto do gelo 212 F para o ponto a vapor. Kelvin atribui os valores 273 K para o ponto do gelo e 373 para o ponto de vapor ...


    Aluna : Karollaynne Cardoso da Silva

    2 ano B

    ResponderExcluir
  13. Termologia Estuda a Matéria e consequentemente estuda A Agitação das partículas.
    Um Termo Muito Interessante de se entender e Que Quando Maior a Temperatura Maior a agitação das Partículas Sendo Assim como tendo maior agitação o determinado objeto cresce por ter maior agitação das partículas.
    Uma Ótima Observação a fazer é que a Termologia esta Presente em nossa Vida Um Bom exemplo disso São as Construções, Porque?
    Simplesmente Pelo Grau de Dilatação de cada Objeto todo o piso de uma casa usamos o rejunte para que o piso não rache ou quebre.
    Com isso foram criadas escalas de Calor Alguns Exemplos São, Celsius que é de 0°c a 100°c, Fahrenheit que e de 32 F a 212 F, Kelvin que e de 273 K a 327 K.
    o zero absoluto é a menor temperatura possível, Também Teoricamente isso e Impossivel. Em Celsius a temperatura é de -273,15 °C.
    O conceito zero absoluto é um corpo que não conteria energia alguma.


    Lucas Nunes Lima
    2° Ano C Noturno.

    ResponderExcluir
  14. Temperatura caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.Com a descoberta da termometria, ajudou muito o nosso modo de vida e tambem ajudou os físicos a utilizarem os elementos em ambas temperatura.Quando um objeto é aquecido seu tamanho pode mudar o mesmo acontece quando é resfriado.O nosso modo mais conhecido de medir a temperatura é pelo grau Celsius que é utilizada em vários locais, tem o Fahrenheit que é bastante utilizada em países de linguá inglesa e o mais conhecido usado mundialmente o Kelvin.
    Podemos perceber que tudo que fazemos hoje é baseado na temperatura independente a que grau q ela esteja, a nossa vida mudou muito com a descoberta da temperatura, com ela podemos perceber o que há de errado com as coisas
    Laiane Ribeiro
    2º A matutino

    C

    ResponderExcluir
  15. Termometria estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento,resfriamento,mudanças de estado físico, mudanças de temperatura...
    fala sobre as variações que acontecem na natureza e também no corpo humano,e que com isso precisamos usar o termômetro para darmos uma definição de uma temperatura certa,e cada termômetro tem uma escala,
    temos como exemplo:a escala Celsius,que diz que a temperatura da agua em congelamento sobre pressão normal (0°C),e que a temperatura da água em ebolição sob pressão normal (100°C).
    RAQUEL PEDROSA LEITE 2°B

    ResponderExcluir
  16. bom a termometria estuda os fenomenos relacionado a tenperatura e é de grande inportacia na fisica podemos aprender sobre dilatação de elementos ele estando quente ou friu quente .quando a tenperatura esta quente podemos dizer que as moleculas estão em alta nivel de dilatação e quando esta frio pode ver que as moleculas estão com pouco movimento.eo estrumento para medir essa tenperatura eo termometro existe varios tipos de termometro desde o de medir as tenperaturas do corpo ou ate os que são usados para tenperaturas muito elevado e para tenperatura de estremo frio e tem tres tipos de escala de tenperatura sendo que a escala celsius é a mais uasada em quase todo o mundo e os dois outros são fahrenheit eo kelvim. ALUNO:RAFAEL CARDOSO 2anoA

    ResponderExcluir
  17. É fácil perceber quando algo está quente ou frio apenas pelo tato. Mas quando se trata de analisar a "temperatura" de um modo mais abrangente devemos olhar pelo lado científico, utilizando uma das mais conhecidas técnicas, que é a termometria. A Termometria, como o próprio nome sugere, é o estudo relacionado ao aumento ou a diminuição da temperatura do ambiente, etc. A Termometria permitiu aos físicos estudarem (e alguns até a criarem) as escalas termométricas, hoje muito utilizadas e de grande importância. Dentre as escalas termométricas mais conhecidas (estudadas e utilizadas também) estão:

    *Escala Celsius
    *Escala Fahrenheit
    *Escala Kelvin.

    Praticamente toda temperatura é medida com a ajuda do aparelho chamado termômetro, que varia de acordo com sua escala. Para nós, por exemplo, a escala mais utilizada é o Celsius. O interessante da variação da temperatura é que quando um objeto é aquecido muito, ele dilata, ou seja, muda o tamanho. Isso porque suas moléculas se movimentam mais. Já se ele esfriar vai "diminuir" de tamanho, as moléculas se agitam menos.

    Aluno: Thiago R.
    Turma: 2º ano A. Matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TERMOMETRIA e quamdo dois corpo estão em uma temperatura normal ou seja com os dois ficarem jumto e aomde ocorre a mesma temperatura a termometria ela tambem nos ajuda a entendr melhor a respeito do calor.Apartir dai surgiu o termÔmetro que ajuda á medir as temperatura do corpo humano,ele tambem ajuda a descubrir se o corpo está quemte,esse termometro ele corresponde a 3 escala que são escala celsuis,escala fahrenheit,escala kelvim.Essa 3 escala são os que ajudan a entender a termometria e tembem sobre as temperatura do corpo humano e de outras coisas como a água. ALUNA:ELIZABETH GOMES,SERIE:2 ANO B.

      Excluir
    2. TERMOMETRIA é uma parte da termologia q estuda a temperatura e suas formas;a temperatura é uma grandeza fiśica escalar q está associada ao grau de agitação molecular.A temperatura é associada a escalas termometricas.Escala Celsius construidas em 1742 pelo astronomo e fisico sueco Anders Celsius;essa escala foi dividida em intervalos obtido entre os pontos fixos em cem partes iguais. Escala Kelvin é uma escala absoluta;essa escala tem como referencia a temperatura menor estado de agitação de qualquer molecula.Fahrenheit é uma escala tendo como referencia a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amonia;dividiu em 180 partes iguais...ALUNA/ Leidiany B.Cebalho.2 ano B

      Excluir
  18. A termometria no qual tem o objetivo de mostrar cada movimento térmico exercido pelas moléculas que esta ligado ao ambiente em que vivemos, o nosso planeta. Que busca explicar cada fenômenos que ocorre nos ambientes, independente do estado da matéria. fazendo com que entre em "equilíbrio térmico" novas descoberta em abas parte do mundo.
    Para cada novas descobertas temos um novo meio de estudo uma demostração disto e a Escalas Termométricas para cada parte do planeta sendo elas a escala em Celsius,Fahrenheit,Kelvin entre outras. que tem o mesmo objetivo demonstra o estado térmico de um corpo ou sistema,que tem grande importância para novos estudo nos dias atuais. pois no passado o estudo era de forma rudimentar mas com grande precisão requerendo uma atenção maior para cada nova pesquisa.
    Aluno : Wênio carrera 2° ano A

    ResponderExcluir
  19. A termologia estuda a parte da física onde os fenômenos são relativos ao calor, mudança de temperatura, etc.
    Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
    Na física a definição de quente é quando um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, com alta energia cinética. E frio é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
    Para se medir a temperatura de um corpo foi desenvolvido um aparelho que se chama termômetro .
    O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tudo muito fino, chamado tubo capilar.
    Existem três tipos de escalas para medir temperatura que são as mais usadas: Escala Celsius, Escala Fahrenheit, Escala Kelvin.


    Aluno: Thiago Saucedo Costa Leite 2°B

    ResponderExcluir
  20. a temperatura é um dos conceitos ,mais vistos na fisica, pois ela esta relaçionado ao quente e ao frio. podemos dar um exemplo de um corpo solido que possui moleculas em constante agitaçao ,que vai aqueçendo ,que logo resultara numa mudança em sua expessura ,processo chamado de dilataçao,.para medir a temperatura ,geralmente é usado um tipo de termometro composto por mercurio em seu tubo interior ,e envolto por uma leve camada de vidro que por sua ves forma uma pequena parede ao redor do tubo de mercurio.. de acordo com o comprimento da camada de mercurio sera a indicaçao da temperatura .para se medir temperaturaé usado 3 escalas termometricas ,existe o Grau Celcius mais usada em nosso pais , o Fahrenheit (muito usada no EUA.) e por ultimo a Kelvin (conheçida como a de zero absoluto) ex: °K °C °F

    Aluno: Roger Fialho 2°C noturno. ...

    obs.. (português ta tenso. ) sorry.

    ResponderExcluir
  21. A Termologia faz parte da física onde estuda os fenômenos relativos ao calor,.. Ela pode se apresenta em uma substância em três estados físicos, Sólido, Líquido e Gasoso.Fisicamente o conceito é apresentado na temperatura quente e frio onde é um clima diferente do que somos acostumamos a usar em nosso cotidiano e quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos
    estão em equilíbrio térmico.
    o termômetro mais conhecido entre nos é a Escala Celsius tem como pontos de referência a temperatura da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).
    Escala Fahrenheit é a temperatura de uma mistura de gelo e cloreto de amônia (0°F) e a temperatura do corpo humano (100°F).
    Escala Kelvin tem como referência é calculada apartir da escala Celsius. onde a temperatura do menor estado de agitação de qualquer
    corpo humano (100°F). onde não se usa "grau",mais é zero kelvin e não zero grau kelvin. Em comparação com a escala Celsius.
    Alexsandra M.Lopes 2°B

    ResponderExcluir
  22. Termologia é a parte da Física que estuda temperatura onde tem uma referencia do Calor e da Temperatura
    Temperatura e a energia interna que passa de um corpo que possui maior nível de energia
    interna.
    Calor e a energia interna que passa de um corpo para outro, quando
    entre eles há uma diferença de nível de energia interna, ou seja a energia e transferida de um corpo para o outro.
    Fisicamente o conceitos que são dadas a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano.
    Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas muito agitadas.
    Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
    O jeito mais usados pelos Cientistar para poder estar medindo a temperatura e usando um temometro que tem uma pequena quantidade de mercurio. Os Cientistas tem como Escala Celsius, Escala Fahrenheit e a Escala Kelvin.
    Escala Celsius
    0°C
    100°C
    Escala Fahrenheit
    0°C=32°F
    100°C=212°F
    Escala Kelvin
    -273°C=0K
    0°C=273K
    100°C=373K
    essas são as escalar usadas pelos Cientistas.
    Aluno: Odailton Santos Gomes
    Turma: 2°B

    ResponderExcluir
  23. Termologia é o termo que designa a parte de estudo da física relacionado á temperatura.
    Quando um corpo se encontra á uma alta temperatura dizemos que suas moléculas estão se agitando á alta velocidade, e quando um corpo encontra-se em baixa temperatura dizemos que suas moléculas estão agitando em baixa velocidade. Para medir isso foi criado um instrumento conhecido como termômetro, um aparelho que usa as escalas termométricas. São elas Kelvin, Célcius e Farenheiit.

    Aluno: Maik Dionatas 2° "B".

    ResponderExcluir
  24. A temperatura termologica relacionada em um corpo que pode esta en alta velocidade e tambem em um corpo que pode esta em baixa velocidade por exemplo : Celsius que é de 0°c a 100°c, Fahrenheit que e de 32 F a 212 F, Kelvin que e de 273 K a 327 K.
    o zero absoluto é a menor temperatura possível, Também Teoricamente isso e Impossivel. Em Celsius a temperatura é de -273,15 °C.tambem podemos dizer que o conceito zero ele nao concentra nem um tipo de energia si quer

    as escalas que são ultilizadas podemos dizer que sao tudos essas aqui

    Escala Celsius
    0°C
    100°C
    Escala Fahrenheit
    0°C=32°F
    100°C=212°F
    Escala Kelvin
    -273°C=0K
    0°C=273K
    100°C=373K

    ALUNO:EMERSON LEITE FERERINE 2°ano C noturno

    ResponderExcluir
  25. A termometria é o estudo que está relacionado com a mudança constante da temperatura, que aliás é muito variável. Pode-se definir a temperatura como estado térmico de um corpo ou de um sistema. Temperatura e termometria são muito parecidas. Temperatura e termometria caminham praticamente juntas, sendo quase dependentes umas das outras. A temperatura pode variar de acordo com o estado de um corpo (sólido, líquido ou gasoso). Na maioria dos corpos ocorre o fenômeno conhecido pelo nome de dilatação, que é o pequeno (ou grande) crescimento de um corpo com o calor sendo seu causador.

    Com a termometria surgem as escalas termométricas. São elas: a escala de Kelvin, a escala de Fahrenheit e a mais utilizada entre nós que é a escala Celsius. Para medir tais temperaturas é utilizado um objeto chamado termômetro, também muito conhecido por nós.

    Turma: 2º ano A

    ResponderExcluir
  26. As escalas termométricas são aquelas que permitem medir as temperaturas relacionadas geralmente com o calor. A Temperatura pode ser definida como uma grandeza física que mede o grau de agitação dos corpos.

    Nós usamos as escalas de temperatura cada uma com seus critérios e graduações, e elas tem uma grande variação. A temperatura varia principalmente nos corpos, modificando-os de acordo com seu estado. Eles podem dilatar com muito calor e diminuir se está muito frio. Para medir a temperatura ambiente ou de um corpo nós usamos os termômetros.

    Turma: 2º ano A, matutino

    ResponderExcluir
  27. Termologia é a parte que estuda a temperatura na física. Temperatura é a medida da agitação das partículas que compõe uma matéria. Para poder medir essa temperatura, desenvolveram um aparelho chamado termômetro. A temperatura tem alguns tipos de escala, (escala Celsius, Fahrenheit e Kelvin). A escala usada no Brasil é a Celsius e também ela é usada em vários países. Esta escala tem se ponto de congelamento de água á 0°C e seu ponto de ebulição á 100°C, esta escala foi desenvolvida pelo físico Anders Celsius em 1742. A escala Fahrenheit comparando com a Celsius ela tem seu ponto de congelamento á 32°F e seu ponto de ebulição á 212°F, ela foi desenvolvida em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit. A escala Kelvin comparada com Celsius ela tem seu ponto de congelamento á 273K e seu ponto de ebulição á 373K.

    Aluno: Rodrigo N. Bazam
    Série: 2° ano B vespertino

    ResponderExcluir
  28. TERMOLOGIA -é uma parte da fisica que estuda os fenomenos relativos á temperatura.
    TEMPERATURA -é o que caracteriza um corpo.
    Quando um corpo esta QUENTE, ele tem suas moléculas em grande movimento,
    E quando um corpo esta FRIO, ele tem suas moléculas em pequeno movimento. Ao AUMENTAR a temperatura de um corpo, estamos aumentando o movimento de suas moléculas.
    TERMOMETRO- foi inventado para medir a temperatura de um corpo.
    Temos tambem as escalas termometricas que sao:
    * Escala celsius;
    * Escala fahrenheit;
    * Escala kelvin.

    ALUNA: ESTER DOS SANTOS
    2ºB VESPETINO

    ResponderExcluir
  29. A TERMOMETRIA |tem uma grande importancia na física,pois possibilita o estudo das temperaturas,em diferentes estados;tantos no estados sólido,liquido e no estado gasoso.
    O instrumento que utilizarmos para medir a temperatura é o termometro.
    Existe tres tipos de temperaturas;escalas Kelvin, escalas fahrenheit e a escale celcius a mais usadas no brasil,com o estudos dessas escalas nos ajudou muito a como usar a temperatura.
    ALUNA;KELLY GOMES DE FREITAS 2 B VESP.

    ResponderExcluir
  30. Podemos concluir, que toda temperatura gira em torno da agitação das moléculas, que tem sua temperatura definida de acordo com o ambiente onde se localiza. O homem para descreve e analisa melhor esse fenômeno chamado “temperatura” desenvolveu algumas formas para acompanha e saber precisamente a que temperatura de um determinado local ou objeto, essa forma são os famosos termômetros, que podem se encontrados em varias escalas de medidas, as mais confiáveis, famosas e utilizados são; escala Celsius, escala Fahrenheit e escala Kelvin. (que são respectivamente representadas como; °C, F e K ).

    Cesar Silva Oliveira
    2º ano - B

    ResponderExcluir
  31. A Termometria seria o estudo que está relacionado com a mudança constante e variável de um corpo ou objeto, quando ele está quente ou frio, etc. E a gente pode definir temperatura como a condição de um corpo, que pode estar quente, frio, morno... E olhando para a termometria criaram as escalas de temperatura, que são as mais conhecidas: Celsius, Kelvin e fahrenheit. Elas são diferentes variando de lugar pra lugar.

    Aluno do 2 ano A, matutino

    ResponderExcluir
  32. Termometria é uma parte que estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida. Ela é uma substância que pode se apresenta em três estados físicos, sendo Sólido, Líquido e Gasoso. A temperatura é um numero associado a vibração molecular . Nós usamos as escalas de temperatura cada uma com seus critérios e graduações, e elas tem uma grande variação.

    2 ano A, matutino

    ResponderExcluir
  33. Termometria fala sobre grandesas de temperatura que variam muito e faz parte da física onde estuda os fenômenos relativos ao calor,.. Fisicamente o conceito é apresentado na temperatura quente e frio onde é um clima diferente do que somos acostumamos a usar em nosso cotidiano e quando dois corpos ou sistemas atingem o mesma temperatura, dizemos que estes corpos
    estão em equilíbrio térmico.

    Aluna do segundo ano A, matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fisica abrange essa area da termometria e e'muito importante saber isso.Popularmente nos conhecemos frio e calor ,fisicamente falando frio quer dizer que as molculas menas agitada , ja o calor quer dizer que as moleculas estao agitada .Na ja a temperatura ambiente e guando um ser atinge a temperatura equilibrada .a escala celsius marca o congelamento apartir de 0c a ebuliçao apartir de 100c.A escala fahrenheit utilisa uma mistura d e gelo com cloreto de amonia . todo esse processo e muito legal.

      LEANDRO TOMICHA CASSUPA
      2 ANO "A"

      Excluir
  34. A termometria é muito utilizado na fisica, pois possibilita o estudo das temperaturas tanto no estado gasoso, liquido ou solido. Que busca explicar cada fenômenos que ocorre nos ambientes, independente do estado da matéria. fazendo com que entre em "equilíbrio térmico" novas descoberta em abas parte do mundo. Para medir a temperatura dos corpos são utilizados termômetros, o mais comum é o termômetro de mercúrio , baseado na dilatação do mercúrio contido num recipiente de vidro ... Uma escala termométrica corresponde a um conjunto de valores numéricos onde cada um desses valores esta associado a uma temperatura .

    Temos as escalas termométricas que são:
    *Escala Celsius
    * Escala fahrenheit;
    * Escala kelvin.

    Aluna do segundo ano A, matutino

    ResponderExcluir
  35. LUCAS ALVES 2a matutino

    a termometria fala da temperatura que variam muito onde estudamos os fenomenos do calor.e mudança constante e variavel de um objeto ou corpo que esteja na temperatura quente ou frio.para medimos uma temperatura usamos o termometroo termômetro mais conhecido entre nos é a Escala Celsius tem como pontos de referência a temperatura da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).a temperatura e associaçao e vibraçao de molecular.Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
    Na física a definição de quente é quando um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, com alta energia cinética. E frio é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
    Para se medir a temperatura de um corpo foi desenvolvido um aparelho que se chama termômetro .Podemos perceber que tudo que fazemos hoje é baseado na temperatura independente a que grau q ela esteja, a nossa vida mudou muito com a descoberta da temperatura, com ela podemos perceber o que há de errado com as coisas,...........................

    ResponderExcluir
  36. LUCAS ALVES 2a matutino

    a termometria fala da temperatura que variam muito onde estudamos os fenomenos do calor.e mudança constante e variavel de um objeto ou corpo que esteja na temperatura quente ou frio.para medimos uma temperatura usamos o termometroo termômetro mais conhecido entre nos é a Escala Celsius tem como pontos de referência a temperatura da água sob pressão normal (0°C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100°C).a temperatura e associaçao e vibraçao de molecular.Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.
    Na física a definição de quente é quando um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, com alta energia cinética. E frio é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas.
    Para se medir a temperatura de um corpo foi desenvolvido um aparelho que se chama termômetro .Podemos perceber que tudo que fazemos hoje é baseado na temperatura independente a que grau q ela esteja, a nossa vida mudou muito com a descoberta da temperatura, com ela podemos perceber o que há de errado com as coisas,...........................

    ResponderExcluir
  37. Ademir 2a matutino

    A termometria é o estudo que está relacionado com a mudança constante da temperatura, que aliás é muito variável. uando um corpo se encontra á uma alta temperatura dizemos que suas moléculas estão se agitando á alta velocidade, e quando um corpo encontra-se em baixa temperatura dizemos que suas moléculas estão agitando em baixa velocidade.Calor e a energia interna que passa de um corpo para outro, quando
    entre eles há uma diferença de nível de energia interna, ou seja a energia e transferida de um corpo para o outro.Para se medir a temperatura de um corpo foi desenvolvido um aparelho que se chama termômetro .
    O termômetro mais comum é o de mercúrio, que consiste em um vidro graduado com um bulbo de paredes finas que é ligado a um tudo muito fino, chamado tubo capilar.
    Existem três tipos de escalas para medir temperatura que são as mais usadas: Escala Celsius, Escala Fahrenheit, Escala Kelvin.

    ResponderExcluir
  38. A termologia é a ciência que explica os fenômenos térmicos como: calor, energia térmica, dilatação, temperatura, etc.
    Temperatura é a variação de energia cinética apresentada pelas moléculas existentes em um corpo, quanto maior sua agitação maior é a temperatura desse corpo e vice-versa. Existem vários tipos de escalas termométricas as mais usadas são a de Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
    Água (H2O Celsius (°C) Fahrenheit (°F) Kelvin (K)
    Ponto de gelo 0 32 273
    Ponto de vapor 100 212 373

    C= Celsius F= Fahrenheit K= Kelvin T= Temperatura
    Tc/5 = Tf-32/9 = Tk-273/5

    Aluno: Luiz Fernando de Oliveira Rodrigues 2º Ano "A"

    ResponderExcluir
  39. A termometria é uma parte da termologia que estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida.
    Existe três tipos de temperaturas;escalas Kelvin, escalas fahrenheit e a escale Celsius a mais usadas no brasil,com o estudos dessas escalas nos ajudou muito a como usar a temperatura.

    Aulono: Raul Stevan
    2° ANO A

    ResponderExcluir
  40. Sueli Surubi Sié 2 ano

    Na fisica estuda o fenômeno relativa ao calor, mundança de temperatura, ou seja, a que chamamos de frio e calor no dia a dia.A temperatura no corpo pode ser baixa ou fria, quando está baixa as moléculas se agitam e quando está fria aumentam a agitação das moléculas, quando atigem a mesma temperatura, estão em equilíbrio térmico.A escala usada no Brasil e na maior parte do países é a escala de Celsius, oficializada em 1742,a escala de Fahrenheit é utilizada nos países de língua inglesa e a escala de Kelvin é conhecida como escala absoluta, tem tem como referencia a temperatura do menor estado de agitação de qualquer moléculas,é calculada apartir da escala de Celsius.

    ResponderExcluir
  41. Lucinéia Barga Mendonça 2 anoA

    No estudo da termologia podemos destacar os fenômenos:calor,aquecimento,resfriamento,mudanças de temperatura e entre outros.O calor podemos dizer quando um corpo esta com alta energia cinética.
    A temperatura alta podemos dizer quando um corpo tem baixa agitação das suas moléculas.Para nós fazermos uma comparação entre água fria e água quente,ao juntar essas duas temperaturas podemos observar que iram entrar em equilíbrio térmico.Para medir temperatura se esta em alta ou em baixa temos a Escala Celsius,à Escala Kelvin e a Escala Fahrenheit,dependera da agitação das moléculas.

    ResponderExcluir