terça-feira, 15 de maio de 2012

ENERGIA

A origem do termo energia é a palavra grega “érgon”, que significava trabalho. Assim, “en + érgon” queria dizer, na Grécia Antiga, "em trabalho", "em atividade", "em ação”.
Energia é um termo muito usado nos meios de comunicação e tem um significado especial para a ciência e a tecnologia. É comum ouvirmos, no dia-a-dia, frases do tipo: “as crianças têm muita energia”, “a energia dos cristais”, “aquela pessoa tem uma energia negativa”, “algumas plantas trazem energia positiva para a casa”. Na ciência, o termo energia tem um significado especial que, na maioria das vezes, pode não coincidir com o uso cotidiano.
A energia é uma grandeza particularmente importante, porque está relacionada com os mais diversos fenômenos. Na verdade todos os fenômenos que ocorrem na natureza envolvem transformações de energia. Enquanto caminhamos ou lemos um livro, estamos transformando energia. Para o nosso organismo manter as funções vitais, como por exemplo pulsar o coração, respirar ou manter a temperatura corporal constante, estamos também transformando energia.
Até o momento o termo “energia” foi usado várias vezes, sem, no entanto defini-lo. Mesmo sendo um dos conceitos mais importante da Física, ele é abstrato, o que o torna de difícil definição pois abrange fenômenos extremamente diferentes entre si. A energia afeta tudo que existe na natureza e as leis que governam seu comportamento estão entre as mais importantes e abrangentes da ciência. Podemos pensar em energia como algo que se transforma continuamente e que pode ser usado para realizar trabalho. Segundo Moreira (1998):
“Se tivéssemos que citar um único conceito físico como o mais importante para a Física, e para toda a Ciência de um modo geral, este seria o conceito de energia. De maneira análoga, se tivéssemos que citar qual o mais útil princípio físico para toda a Ciência a escolha, certamente, recairia sobre o princípio da conservação da energia. Aliás, não é difícil perceber que estas escolhas estão relacionadas”. (Moreira, p.2, 1998).
Estamos acostumados a ouvir falar em “energia elétrica”, “energia elástica”, “energia eólica”, ‘”energia química”, “energia nuclear", mas na realidade todas essas formas estão incluídas nas três formas fundamentais de energia: a cinética, devido ao movimento; a potencial, devido ao efeito das forças de interações; e a energia devido à massa, dada pela equação de Einstein, E = mc2 (Moreira, 1988, p.2,).
Existe um princípio que se aplica a qualquer processo físico até hoje conhecido, e para o qual não se conhece exceções: o princípio da conservação da energia. A energia, em qualquer processo físico, apenas pode ser transformada e a sua quantidade total sempre permanece constante. E precisamente nisso reside sua importância, ou seja, em um sistema físico isolado existem várias formas de energia, podendo umas se transformarem nas outras, porém no geral a energia não pode ser criada nem destruída.
O calor é uma das formas de energia mais utilizadas, por exemplo, para o funcionamento de máquinas térmicas, fornos siderúrgicos, geração de energia elétrica, termoterapia1. Existem registros da tentativa de explicar o calor que datam aproximadamente de 600 anos antes de Cristo, mas reduziam-se a meras especulações. Os filósofos do século (VII a.C.) Anaximandro, Heráclito e Empédocles, e até mesmo Platão e Aristóteles, possuíam noções muito limitadas sobre a natureza do calor. Platão aceitava o calor como algo que estava associado aos corpúsculos do elemento fogo. Aristóteles acreditava que o frio e o quente eram duas das quatro qualidades primárias da matéria, além do seco e do úmido.
No século XIII, foi desenvolvida uma teoria por Roger Bacon (1214-1924) segundo a qual a causa do calor era o movimento interno das partículas do corpo, porém não sabemos se é o calor que produz movimento ou se o movimento é que produz o calor. Galileu Galilei (1564-1642) considerava o calor como uma espécie de fluido capaz de penetrar e abandonar qualquer corpo com grande facilidade.
Francis Bacon (1561 - 1626) observou o fato de que fortes e freqüentes marteladas produzem o aquecimento de um pedaço de ferro. Conhecia-se, igualmente, o método de obtenção do fogo pelo atrito. Ele concluiu que o calor é um movimento interno das pequeníssimas partículas que constituem a matéria, onde a temperatura do corpo depende da velocidade associada ao movimento dessas partículas.
Até meados do século XVII, pode-se observar a existência de duas hipóteses que procuravam explicar o calor: uma associada à idéia de fluido e outra que o considerava como movimento das partículas do corpo. Nessa época não existia a preocupação em se chegar a um consenso sobre a validade de cada uma delas e isso pode ser entendido pelo fato de não ser necessário tratar o calor quantitativamente.
O aperfeiçoamento nos termômetros feitos por Fahrenheit (1686-1736) melhorou a precisão das medidas, o que permitiu que no final do século XVIII, Joseph Black (1728-1799), professor de química da Universidade de Glasgow, estabelecesse distinções entre os conceitos de temperatura e calor, a partir de estudos sobre a fusão do gelo. O aperfeiçoamento ocorrido na técnica de construção de termômetros também contribuiu para melhorar o entendimento de várias propriedades térmicas dos materiais.
Até o final do século XIX, os fenômenos térmicos ainda eram explicados admitindo-se a existência de uma substância material chamada calórico. Joseph Black observou que todos os materiais, a diferentes temperaturas, tinham a tendência de entrar em equilíbrio térmico quando postos em contato. Ele estudou as transformações nos materiais enquanto o calor “entrava” ou “saía” deles.
Em 1770, Black propôs que o calórico seria um fluido composto de partículas minúsculas que se repeliriam umas às outras, mas seriam atraídas pela matéria. A teoria do calórico permitia explicar um conjunto de fenômenos ligados ao calor. A contração e a expansão observadas com o resfriamento e o aquecimento, respectivamente, eram exemplos de observações ligadas ao calórico. A expansão e a contração eram resultados do acúmulo e da liberação de calórico. Já a geração de calor por atrito era explicada devido ao fato desse reduzir a atração entre o calórico e a matéria. A teoria era baseada em dois postulados: (1) o fluido material (calor) não podia ser criado ou destruído e (2) a quantidade de fluido material (calor) transferido de um objeto para outro era proporcional à sua massa e à variação de temperatura. O termo calórico foi proposto por Lavoisier, em 1817.
Os problemas da teoria do calórico tornaram-se críticos frente à argumentação formulada por Benjamin Thompson (1753-1814), Conde de Rumford. Thompson, ao inspecionar a fabricação de canhões de bronze, observou que os blocos desse metal tornavam-se incandescentes à medida que a broca os perfurava, e ainda, que o bronze continuava a esquentar mesmo que a broca estivesse sem fio. Ele sugeriu na época que o calor liberado na perfuração do cano dos canhões não estaria ligado ao calórico que era transferido da broca para o bronze, mas ao trabalho efetuado pela broca sobre os canhões. Então como explicar o aquecimento que ocorria quando a broca não tinha mais fio? Convencido de que o calor era gerado pelo atrito, Rumford realizou a seguinte experiência. Mergulhou na água um canhão a ser perfurado, a fim de que o calor produzido pela broca fosse transferido para a água. Para fazer a perfuração, usou uma parelha de cavalos, atrelados ao eixo da broca, fazendo-a girar. Após aproximadamente duas horas e meia girando com a broca, o movimento dos cavalos havia fervido a água.
Convenceu-se assim que trabalho podia ser convertido em calor e vice-versa, e que a natureza do calor era de fato movimento. Ele argumentou que uma esponja não poderia liberar indefinidamente água se apertada e, ao contrário, a taxa de produção de calor poderia ser mantida indefinidamente enquanto que o trabalho de usinagem fosse realizado. A idéia de que o calor é energia foi introduzida por Rumford.
James Joule, que entre 1840 e 1849 realizou medições bastante precisas sobre a equivalência mecânica do calor (isto é, calor e trabalho são apenas diferentes manifestações da mesma coisa, que é a energia) por diversos métodos e confirmou, experimentalmente, que calor é uma forma de energia. A lei de conservação da energia ganhou grande aceitação após a publicação em 1848 de um trabalho por H. Helmholtz, um cirurgião do exército prussiano, mostrando as aplicações da lei em diversos campos. As dificuldades crescentes enfrentadas pela teoria do calórico foram contornadas com a introdução do conceito de energia interna e com o conceito de calor como a transferência de energia entre o sistema e a sua vizinhança.
Todas as substâncias são formadas por átomos e moléculas que possuem uma grande quantidade de energia armazenada. As moléculas estão em constante movimento independentemente do seu estado físico, ou seja, as moléculas possuem energia cinética. Devido às interações com as moléculas vizinhas elas também possuem energia potencial. Nas substâncias também existe energia devido a sua massa. A energia interna é a soma de todas as energias que existem no interior das substâncias. É importante salientar que não temos interesse em calcular a energia interna de um corpo ou sistema, mas sim, determinar a sua variação.
A temperatura é a medida da energia cinética média de translação dos átomos e moléculas. Quando aumenta essa energia cinética média aumenta a temperatura. Convém ressaltar que pode haver variação de energia interna sem que ocorra variação na temperatura, como por exemplo, nas mudanças de fase que serão analisadas posteriormente.
A introdução do conceito de energia interna soluciona o problema da conservação da energia mecânica (cinética e potencial) em sistemas dissipativos (nos quais existem forças de atrito atuando). Nesse processo, a energia mecânica diminui, mas a energia total conserva-se, pois existe transformação de energia mecânica em energia interna, ou seja, a diminuição da energia mecânica é igual ao aumento da energia interna. Exemplificando: quando um objeto é lançado verticalmente para cima, no vácuo, ele atinge certa altura; porém, se mantivermos as demais condições e o lançarmos no ar, o objeto irá atingir uma altura menor. Isso ocorre porque pelo atrito do objeto com o ar parte da energia mecânica transforma-se em energia interna (tanto do ar, quanto do objeto) podendo ser percebida pelo aumento da sua temperatura.
É possível variar a energia interna de um sistema fornecendo ou retirando energia. Quando a transferência de energia ocorre exclusivamente devido a uma diferença de temperatura entre o sistema e a vizinhança, a energia transferida recebe o nome de calor.

Figura 1- A energia na forma de calor flui espontaneamente do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
É importante observar que um corpo ou sistema não contém calor, ele possui energia interna. Uma vez transferida, a energia não pode mais ser chamada de calor. Salientemos uma vez mais: calor é o processo de transferência de energia entre os corpos devido exclusivamente à diferença de temperatura entre eles.
A energia está presente em toda parte, seja na forma de energia cinética de um corpo em movimento, de energia potencial gravitacional de um corpo a certa altura do solo, de energia térmica sendo transferida entre dois corpos com temperaturas diferentes (calor) ou de energia química contida nos alimentos. A energia não é criada nem destruída, mas transformada de uma forma para outra.

49 comentários:

  1. FABIANA DA SILVA LIRA VAILLANT 2°c
    Se uma pessoa pedir para vocé escrever frases com a palavra energia com certeza escreveria vaias ,mas não a que na verdade é para a ciencias, ela é abstrata pois tem varias formas de usar em diferentes sentidos. Todas as formas de energia é distribuidas em trêz tipos que é a cinética a potencial e a energia, e ainda a energia não pode ser criada e nem destruida e sim trasformada e a sua quantidade sempre permaneserá constante.A energia envolve o calor ele é uma das formas mais usadas, só que é um termo multo dificil de destinguir.
    Rumford ficol convencido que trabalho poderia ser trasferido em calor e vice-versa e para gerar calor tinha que ter movimento.
    Muitos outros fisicos tambem tentaran teve varias conclusões.
    mas no final de tudo ficamos enformados de que calor é só o processo da trasferencia de energia entre os corpos, só que a temperatura destes corpos tem que ser diferente umas das outras
    já a energia você encontra ela de varias formas até nos alimentos.

    ResponderExcluir
  2. GEREMIAS VARGAS S.

    2 Ano B

    A energia é um assunto que muitas pessoas nem pensam que pratica todos os dias como por exemplo andar ,correr, e também todos os seres da natureza depende da “ENERGIA “ ,sendo diretamente ou indiretamente. Mas anergia são coisas que no planeta terra é um meio de sobrevivência para todos. O texto traz uma reflexão que a energia não se perde , não se cria ,assim esta em pleno ciclo de renovação meio físico da terra . Também a meio de adquirirem esse elemento como por exemplo quando usamos o fogo de uma lenha para nos aquecerem no frio , etc .

    ResponderExcluir
  3. DIEGO MARCOS

    2 ANO B


    A energia é uma grande termo de grandeza particularmente importante,porque esta relacionada com os mais diversos fenômeno. Na verdade todos os fenômenos que ocorrem na natureza envolvem transformações de energia. E também a temperatura e a medida da energia cinética média de translação do átomo e moléculas. E depois e possível variar a energia interno de um sistema fornecendo a retirada da energia. Quando a transferência de energia ocorre exclusivamente devido a uma diferença de temperatura entre o sistema e a vizinhança,a energia transferida recebe o nome de calor.

    ResponderExcluir
  4. Antonio carlos pinaffi A energia são coisas que no planeta terra é um meio de sobrevivência para todos. O texto traz uma reflexão que a energia não se perde , não se cria ,assim esta em pleno ciclo de renovação meio físico da terra. Quando a transferência de energia ocorre exclusivamente devido a uma diferença de temperatura entre o sistema e a vizinhança,a energia transferida recebe o nome de calor.

    ResponderExcluir
  5. JANIA CONCEIÇÃO 2° B

    TODOS OS FENÔMENOS DA NATUREZA ENVOLVEM A ENERGIA, ALIÁS TUDO ESTA´ ENVOLVIDO COM A NATUREZA ATÉ MESMO NÓS QUANDO ESTAMOS ANDANDO, CORRENDO OU LENDO , ESTAMOS USANDO A ENERGIA DO NOSSO CORPO.
    A ENERGIA É ABSTRATA E SE TRANSFORMA CONTINUAMENTE ENTÃO PODEMOS DIZER QUE A ENERGIA É USADO PARA REALIZAR TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antonio marcos 2 ano B: muitos ainda perguntão se a energia tem aver com a natureza,sim tem tudo a ver pois na maioria das vezes os fenomenos que acontecem são por causa da energia que são vindas da natureza pois muitos pesam que a gente não tem pois também temos a ver com a natureza quando estamos exercitando o nosso corpo pois estamos trasmitindo energia vinda do nosso corpo em tudo o que agente realizamos é energia pois sabemos que a energia é utilizado para relizar algo em nosso dia-a-dia seja em trabalho ou em nossa caminhada pois é feita para executar um trabalho.

      Excluir
  6. tiago lucas 2ANO B

    A energia e uma coisa que não se perde ,ela se transfere de uma matéria para outra .é o caso da energia que temos em nosso corpo quando martelamos um prego a energia é a força que colocamos no braço e ao martelarmos o prego a energia passa para o prego por isso que o prego fica quente é por isso que a energia não se perde ela se transfere para um outro corpo.

    ResponderExcluir
  7. Thalía Cristina 2°A

    Energia é algo que se transforma realizando um determinado trabalho. Existem vários tipos de energia como a “elétrica”, “nuclear”, “química”, “eólica”, mas todas elas estão incluídas em uma única energia a "cinetica" Temperatura é a medida do movimento entre os átomos e as moléculas. Quando aumenta o movimento, ou seja, a energia cinética a temperatura sobe. Ocorrendo transferência de energia entre o sistema e a vizinhança em diferentes temperaturas é denominada, então de calor. A energia está em toda parte, transformada de uma forma para outra.

    ResponderExcluir
  8. Jariane Helena 2° A
    Com base na leitura do texto que fala sobre energia, nos leva a uma reflexão sobre a energia onde nos envolve.
    A vários conceitos e entendimentos sobre energia, ela, no entanto está presente em toda a parte. A energia no conceito da ciência pode estar presente em
    Uma matéria, em nossos organismos, no respirar, em nossos movimentos físicos, enfim em várias situações do nosso cotidiano, pois tudo que precisa exercer uma força, teoricamente também existirá energia, pode se perder energia ou se ganhar, mas o que não ocorre é que a energia não pode ser criada e nem destruída, mas pode ter transformações.
    Joule confirmou e concluiu que “o calor e o trabalho são apenas diferentes manifestações da mesma coisa, que é a”.
    Energia “e que “experimentalmente o calor é uma forma de energia”“. No texto também nos ressalta que não se tem o interesse em calcular a energia
    Interna de um corpo, mas sim, determinar a sua variação, o que se torna uma informação muito interessante para nós alunos.

    ResponderExcluir
  9. Jariane Helena 2°A .CORREÇÃO
    Com base na leitura do texto que fala sobre energia, nos leva a uma reflexão sobre a energia onde nos envolve. Há vários conceitos e entendimentos sobre energia, ela, no entanto está presente em toda a parte. A energia no conceito da ciência pode estar presente em uma matéria, em nossos organismos, no respirar, em nossos movimentos físicos, enfim em várias situações do nosso cotidiano, pois tudo que precisa exercer uma força, teoricamente também existirá energia, pode se perder energia ou se ganhar, mas o que não ocorre é que a energia não pode ser criada e nem destruída, mas pode ter transformações. Joule confirmou e concluiu que “o calor e o trabalho são apenas diferentes manifestações da mesma coisa, que é a energia” e que “experimentalmente o calor é uma forma de energia”. No texto também nos ressalta que não se tem o interesse em calcular a energia interna de um corpo, mas sim, determinar a sua variação, o que se torna uma informação muito interessante para nós alunos.

    ResponderExcluir
  10. JAYNE RIBEIRO 2°ano B
    A energia, todos os fenômenos que acontece na natureza envolve ela. A energia pode ser algo que transforma sempre. A forma mais utilizada para os funcionamentos de maquinas térmicos, geração de energia elétrica é o calor. A idéia de que o calor pode ser energia foi apresentada por Rumford. A medida de energia cinética média de translação dos átomos e moléculas é a temperatura. Se essa energia aumentar a temperatura aumenta também. Existem transformações de energia mecânica em energia interna, que é a diminuição da energia mecânica é igual ao aumento da energia interna. Pode – se variar a energia interna se um sistema dando ou tirando energia.

    ResponderExcluir
  11. Thayza Luz 2°ano A.
    Na minha leitura deu para entender que existem vários conceitos e entendimentos sobre energia. A energia está presente em tudo que é matéria, podemos perceber claramente um exemplo do dia-a-dia nossas ações e etc.Joule nos mostrou isso com sua experiência que o trabalho e o calor ambos são iguais pois todos exercem uma “ força” energia. Quando aumenta o movimento, a energia cinética “temperatura” aumenta.Sendo assim, sem perda, ela apenas é transferida.Não é importante calcular a energia mais sim sabermos o grau de suas variações.

    ResponderExcluir
  12. Tudo na ciência envolve energia, ou tudo que fazemos no dia a dia envolve energia. Quando andamos, respiramos, ate mesmo ler envolve energia. Existe vários conceitos sobre energia e varias teorias e leis.
    Temos Três formas fundamentais de energia: a cinética(devido ao movimento), a potencial(devido ao efeito das forças de interações) e a energia(devido as massas). A energia não pode ser destruída, nem criada mais sim renovável.
    Calor é uma destas forma de energia que é conduzida de um corpo ao outro.

    ResponderExcluir
  13. Thayciane Danielly 2º A

    Diante do texto acima podemos concluir que na Física a energia que conhecemos não se refere a mesma estudada pelos físicos. A energia é uma grandeza particularmente importante, porque está relacionada com os mais diversos fenômenos seja ela qual for está diretamente ligada a energia cinética(movimento). A energia não se perde ela simplesmente se transforma,um dos agentes que contribui para essa transformação é a temperatura através dela podemos aumentar ou diminuir a quantidade de energia.Nas moléculas a grau de agitação varia de acordo com a temperatura podemos afirmar que quanto maior a temperatura maior será a agitação das molécula e vice-versa.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto!! Tá de parabéns (brincadeirinha professor)

    Energia é tudo que está em trabalho, em movimento. Energia é fundamental para tudo que fazemos. No sentido físico, o significado de energia pode não coincidir com o significado que usamos no cotidiano. Ela não se perde, apenas se transforma, com a temperatura sendo um dos agentes causadores dessa transformação. Nas moléculas o grau de agitação varia de acordo com a temperatura, podemos afirmar então que quanto maior a temperatura, maior será a agitação das molécula e vice-versa. Um tipo de energia que é essencial para o nosso lazer é a energia elétrica.

    ResponderExcluir
  15. Larissa Franco 2º A

    Com base no texto acima, podemos compreender que a energia está presente em tudo que é matéria, ou seja, está presente em nosso dia-a-dia, um exemplo simples é a ação que o nosso corpo promove, como um movimento ao esticar o braço para acender ou desligar a luz, podemos chamar essa energia como "Cinética (movimento)". A energia não se perde ela apenas se transforma, e o que contribui para isso é a temperatura e é através dela que pode aumentar ou diminuir a quantidade de energia.

    ResponderExcluir
  16. Luana Viana

    A energia está relacionada a diversos fenômenos, na natureza todos os fenômenos que ocorrem envolve energia. O calor é uma forma de energia, e é um dos mais utilizados por exemplo; para o funcionamento de máquinas térmicas. A energia é transformada e passada de uma forma para a outra. Enfim, ela está presente em todas as partes mas varia de forma tais como ''cinetica'' ''quimica'' ''potencial'' ''nuclear'' entre outras.

    ResponderExcluir
  17. A energia é um fenômeno que é utilizado em tudo o que produz certo tipo de ação, a todo o momento, ela vive se transformando e agindo de várias maneiras e conforme sua ação ela é denominada, vejamos os diferentes estados da energia: Energia mecânica, calorífica, gravídica, elétrica, química, magnética, radiante, nuclear, entre outras.
    A nomenclatura energia possui um significado bem diferente na ciência e na física, para o qual usamos diariamente em alguns ditos “costumes” que temos de formar frases, ou seja, para a ciência e a física a energia é algo que se transforma continuamente e que pode ser usado para realizar trabalho, mesmo sendo uma questão ainda abstrata, e que a torna de difícil definição pois abrange fenômenos extremamente diferentes entre si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que ?
      como assim energia raidante, gravidica ?
      are you crazy ?

      Excluir
  18. Daniely Gomes
    De um modo geral a energia esta em tudo o que fazemos e em tudo
    o que esta relacionado a natureza e isso envolve transformações
    de energia.
    E todas as formas de energia estão representada em três:energia cinética devido ao movimento,potencial devido ao efeito de forças de interações e a energia devido a massa.
    Energia não tem definição,pois abrage varias formas extremamente diferente entre si.A energia não se perde apenas se transforma.

    ResponderExcluir
  19. Tudo o que conhecemos está relacionado a energia. Tudo o que fazemos ou vemos, precisa de energia para acontecer. Ao comermos, lermos ou até mesmo ao dormir, nós estamos gastando energia. Ela está em constante transformação. O calor é uma das principais formas de energia utilizadas, como na energia elétrica e a energia está diretamente ligada a temperatura, já que é a energia cinética das moléculas que define a temperatura do material.

    Nádia.

    ResponderExcluir
  20. Bom a energia e tudo o fazemos no nosso dia a dia por ex; corre,trabalhar,andar,dançar,bricar,mexer no computador. A energia e definido na fisica como CALOR.Pois tudo o que temos contem energia pois sem ela nao tereia nada pois cada pedaço de chao tem moleculas que fasem movimento que geram energia que leva o nome de CALOR . POIS o calor é uma das principais forma de energia utilizada diretamente ligado a temperatura do ambientedo material.AS energia estao representada em tres forma de energia ; A CINÉTICA pois é devido ao movimento das moleculas. POTENCIAL; é devido a força de interaçoes .E a energia; devido a massa.aluna;carol 2A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. THAÍS VALADARES 2°B.A energia é muito importante pelo fato de estar relacinada a tudo.Quando estamos fazendo alguma coisa ,estamos tranformando em energia .A energia também é importante para a física mas existe vários fenônimos diferentes entre si.O calor é uma das formas de energia mais utilizadas ,por exemplo :para o funcionamento de maquinas ,fornos elétricos e outros ,ou seja a energia esta sempre presente em nosso dia a dia .

      Excluir
    2. aluno: Tiago silva
      2 ano: b

      O ser humano requer muita energia,no seu dia-a-dia.Por exemplo,quando uma pessoa esta fazendo uma corrida,ele gasta muita energia com
      que esta fazendo.Para repor essa energia gasta,é preciso você se alimentar muito bem.
      Então a energia esta presente em todo momento,todos fenômenos naturais ou físicos.
      se estivermos lendo um livro ou simples piscar dos olhos, esta envolvendo energia, ela é muito importante na vida de cada um. A energia, ela sempre vai existir,nunca acaba, ela não é criada nem destruída,mas vai sempre se transformando.

      Excluir
    3. CRISTIANE RODRIGUES 2°B

      A energia tem um significado aspecial, para a ciêñcia e a tecnològia.
      Todos os fenomeno que ocorre na natureza , transformaçao de energia .
      A energia no processo fisico , apenas pode ser transformada ea sua quantidade total permanece constante.

      Excluir
    4. 2°b moises marçal

      a energia na grecia antiga significa trabalho por que todo trabalho comsome enrgia ou melhor a enrgia nunca se perde mas transfere para outra fomte .
      todo os fenomeno na natuzesa precisa da energia .nao a energia no planeta nao a vida .
      nos ser humano obtem aenergia do alimento depois acomtesse uma reaçao quimica nós vai obter caloria para nós trabalhar e comprir sua obrigaçao do dia a dia

      Excluir
    5. Leidiany
      2 ano b

      A energia e o conceito fisico mais importante para a fissica e para toda ciencia geral,o calor é umas das formas de energia mais utilizadoa para o funcionamento de maquinas termicas,que a introdução do conceito de energia interna soluciona o problema da conservação de energia mecanica,nesse processo,a energia mecanica diminui,mais a energia total conserva-se,pois existe transformações de energia mecanica em energia interna.

      Excluir
    6. fabiana marçal da costa 2B prescisamos de energia para tudo no nosso dia dia ela nos da oportunidade de fasermos as coisas que gostamos como trabalhar estudar se alimentar ou seja ela e afonte de vida sem ela nao somos nada.A o calor e uma principal forma de energia como podemos observar na energia eletrica de nossa casa sem essa energia o nosso dia dia seria muito mais difisil

      Excluir
    7. ÂNGELA BRUMAT RIBEIRO 2 ANO B
      A Energia é uma grandeza particularmente importante ela está relácionda com os fenômenos da natureza .A energia é usada em tudo que fazemos no nosso dia a dia como por ex:como caminhamos ou até quando lemos um livro .A energia acaba afetando tudo que existe na natureza com isso existe varias formas de energia , podendo umas com as outras se transformarem mais no geral a energia não pode ser criada e nem destruídas.O calor é uma das formas de energia mais utilizadas principalmente em geração de energia elétrica.

      Excluir
    8. jessika santos borges 2b energia
      a energia muito importante no nosso dia a dia algumas coisa pode trazer enrgia positiva em todos os movimentos neste momentos estou usando a energia as moleculas sao capaz de produzirem energia cinetica o trabalho utiliza a energia e ate o calor e capaz de produzir energia com a energia somos capaz de vemos ou fazemos

      Excluir
  21. 2° b valdeir dias a energia supreende nós por que ela faz a vida ter alegria por que tem as plantas por nós da vida.a energia siginfica muitas coisas,que na maioria das vezes pode não coinsidir com o uso cotidiano;.A energia é algo que se transforma continualmente poder usar para realizar vairas coisa como trabalho,esporte,etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JESSICA CAROLINE 2B VESPERTINO a energia é uma grandeza particulamente importante,por que esta relacionada com diverso fenomeno.pois na verdade ela envolvem a transformação de energia .exemplo:quando lemos um livro ou caminhamos ,estamos transformando energia.na verdade tudo o que fazemos como respirar ou manter a temperatura constante,estamos transformando em energia .a energia ela é muito importante e afeta todos a nossa volta,temos algum tipo de energia tipo energia quimica ,eletrica,elastica,nuclear e o calor é uma das formas de energia mais ultilizada,por exemplo,para o funcionamento de maquinas termicas,fornos siderurgicos,e geração de energia eletrica..........

      Excluir
  22. 2b M.J.Reguero. A energia tem um significado muito importantes para todos seres vivos. Todas as coisas é composta por energia, a energia é algo que transforma nossa vida por sem ela nós não realizamos trabalho ou algo de tipo, a energia nunca vai ser destruida e nunca vai acabar por o mundo depende dela.

    ResponderExcluir
  23. A energia está presente em toda parte, seja na forma de energia cinética (de um corpo em movimento), de energia potencial gravitacional (de um corpo a certa altura do solo), de energia térmica (sendo transferida entre dois corpos com temperaturas diferentes,ou seja,calor) ou de energia química (contida nos alimentos).
    O uso da palavra energia na ciência não condiz com o nosso uso no cotidiano.
    A energia é um conceito físico mega importante para a física e toda a área cientifica.
    A energia, em qualquer processo físico, apenas pode ser transformada e a sua quantidade total sempre permanece constante. Em geral uma forma de energia pode se transformar em outra, porém no geral a energia não pode ser criada nem destruída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na ciência a definiçâo de energia é vários fenômenos que ocorre na natureza que envolve transformaçâo ou seja quando nos caminhamos, lemos ou fazemos qualquer outra atividade a pode ser usada para realizar trabalho.ouvimos falar também DA ENERGIA ELÉTRICA,ENERGIA EÓLICA E OUTROS É CHAMADO DE "O PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA "OU SEJA PODE SER TRANSFORMADA E A QUANTIDADE TOTAL SEMPRE PERMANECE CONSTANTE ISSO OCORRE PORQUE EXISTE FORÇA DE ATRITO ATUANDO ASSIM A ENERGIA MECÂNICA DIMINUI E A ANERGIA CONSERVA-SE.A ENERGIA INTERNA PODE VARIAR FORNECENDO OU RETIRANDO ENERGIA. COMO POR EXEMPLO UM CORPO DE MAIOR TEMPERATURA PODE FLUIR PARA O CORPO DE MENOR TEMPERATURA. ENERGIA NÂO SE CRIA MAS TRANSFORMA-SE DE UM CORPO PARA OUTRO.GLEYCIANE URTADO LOPES 2ANO b.

      Excluir
  24. A ENERGIA É UM TERMO MUITO USADO NO DIA-A DIA POR EXEMPLO;"AS CRIANÇAS TÊM MUITA ENERGIA",NA CIÊNCIA ENERGIA TEM UM SIGNIFICADO ESPECIAL TODOS OS FENÔMENOS QUE OCORRE NA NATUREZA ENVOLVEM TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA . PODEMOS CITAR ALGUNS EXEMPLOS QUE AS PESSOAS ESTÃO TRANSFORMANDO ENERGIA AFETA TUDO QUE EXISTE NA NATUREZA.MOREIRA TEVE NA REALIDADE, TODAS ESSAS FORMAS ESTÃO INCLUÍDOS NAS TRÊS FORMAS A CINÉTICA, A POTENCIAL E A ENERGIA DEVIDO A MASSA DADA A EQUAÇÂO DE EINSTEN E = mc2. A TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA ENTRE OS CORPOS DEVIDO A EXCLUSÂO E A DIFERENÇA ENTRE TEMPERATURA ENTRE ELES. GLEICY URTADO LOPES2ANO A

    ResponderExcluir
  25. A ENERGIA É UM TERMO MUITO USADO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E TEM UM SIGNIFICAD0 ESPECIAL PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, É TAMBÉM MUITO COMUM, NO DIA-A-DIA,FRASE DO TIPO" AS CRIANÇAS TEM MUITA ENERGIA ". A ENERGIA É UMA GRANDEZA PARTICULARMENTE IMPORTANTE,POR QUE ESTA RELACIONADA COM OS MAIS DIVERSOS FENÔMENOS. ELIZABETH GOMES DE OLIVEIRA 2ano B

    ResponderExcluir
  26. Joyce Dos Reis Assunção 2º C Noturno

    Energia é a capacidade de realizar trabalho, esse trabalho produzido é a medida da energia trasferida por uma força a um corpo.
    Ou seja, a energia está relacionada, a vários fenômenos naturais existentes, por isso possui um aspecto muito importante para a ciência, e também para o ser humano. Pois está presente constantemente no nosso dia a dia, Ex: energia cinética(movimento dos corpos), entre outras como: Potencional, Eólica, elétrica.
    Obs: A energia, não se cria, não se perde, apenas se transfere de um corpo para o outro.


    Boooa Noitee! Beeeeijo;)

    ResponderExcluir
  27. Nome: Clailson Da Silva Aires
    2°ano B
    A energia está relacionada a diversos fenômenos da natureza, transformamos energia em simples atividades como caminhar ou ler um livro. O termo energia é difícil definir completamente, o calor, por exemplo, é uma forma de energia muito utilizada em fornos siderúrgicos. Graças ao aperfeiçoamento de Fahrenheit os termômetros melhoraram a precisão nas medidas de temperatura. A temperatura é a medida de energia cinética média de translação dos átomos e moléculas. É chamada de calor a transferência de energia por que um corpo não tem calor.

    ResponderExcluir
  28. Jaqueline Renata 2°B Vespertino

    A energia é uma grandeza importante , porque está relacionada com diversos fenômenos , como ouvimos no nosso dia -a-dia , a pessoa tem energia negativa.
    a planta traz energia positiva para casa.
    Todos os fenômenos que ocorrem na natureza , afeta tudo que existe e envolvem as transformações
    de energia.

    ResponderExcluir
  29. Liauany 2° B vespertino

    A energia é um termo muito importante , é muito usado no dia_a_dia principalmente o calor que é uma forma de energia mais utilizado .
    Hoje em dia há vários tipos de energia , uma delas é a da natureza que também nos oferece, energia suficiente para sobreviver, e o calor que oferece energia para o funcionamento de várias indústrias, que o abastecimento de luz em várias partes do mundo.

    ResponderExcluir
  30. Adriely 2A

    A energia está presente no nosso dia-a-dia e muitas vezes nem percebemos isso,quando usamos o termo ENERGIA a primeira coisa que nos vem a cabeça é a energia elétrica,mais existe varios outros tipos de energia como"energia nuclear","energia eólica","energia elastica" e "energia química".O calor é uma forma de energia e a temperatura de uma substância è uma medida de sua energia interna.

    ResponderExcluir
  31. Sandercléia 2°B vespertino

    A energia é uma grandeza como todo mundo sabe, se não sabe está sabendo agora
    ,pois ela está relacionada com fenômenos da natureza , e por isso afeta tudo que existe na natureza . O calor é uma forma de energia, todas as moléculas possuem energia cinética .Há também a transferência de energia , na qual ocorre deviso a uma diferença de temperatura de sistema e vizinhança

    ResponderExcluir
  32. Karina Turibios 2° B vespertino

    a energia é algo de grande importância pois está relacionada com os fenômenos da natureza, e a energia não pode ser criada e nem destruída.
    Contudo a energia é a capacidade de realizar um trabalho, uma pessoa realiza trabalho através da energia , que ela exerce.

    ResponderExcluir
  33. Podemos ter com toda certeza que a energia esta em qualquer coisa do nosso dia a dia, ela esta conosco toda hora e em qualquer lugar, precisamos da energia pra tudo, comer, andar,falar e ate mesmo guando estamos dormindo estamos gastando energia, como na energia elétrica e a energia está diretamente ligada a temperatura, já que é a energia cinética das moléculas que define a temperatura do material.
    Aluno: Mauro Santana 2ºC

    ResponderExcluir
  34. Posso dizer que energia esta presente em nosso ambiente, precisamos dela pra fazer qualquer coisa, anda, correr, comer e etc. Principalmente quando vamos corrermos, ao gastar muito energia nas corridas precisamos repor essa energia, ou seja, traves de alimentos muito bem saudáveis. E todas as formas de energia estão representadas em três: energia cinética devido ao movimento, potencial devido ao efeito de forças de interações e a energia devido à massa. A energia não se perde apenas se transforma.
    Aluna: Cecillya 2ºA

    ResponderExcluir
  35. A energia esta presente no nosso dia a dia , quando andamos gostamos energia , ela esta presente em formas três: energia cinética devido ao movimento, potencial devido ao efeito de forças de interações e a energia devido à massa, precisamos de para realizar tarefas pequena como andar, falar, comer ,jogar e entre outras formas .
    aluno; Ravel Guerreiro 2A

    ResponderExcluir
  36. O conceito de energia é um dos conceitos essenciais da Física, obtemos energia esta presente de varias formas em nossoo dia a dia, quando vam corrermosgastamos muita energia e precisamos repor essa energia, nos alimentando bem.Como se diz uma grande fisico "A energia, não se cria, não se perde, apenas se transfere de um corpo para o outro".
    O calor também é uma das principais formas de energia, bem simples de se observar.

    ResponderExcluir
  37. Tudo surgiu através de uma misteriosa concentração de energia que aconteceu a não sei quantos bilhões de anos atrás, então é obvio que a energia esta presente em TUDO que fazemos no nosso dia-a-dia, pois a gente nada mais é que uma poeira que foi gerada a partir daquela energia. É por isso que ao comermos, lermos ou até mesmo ao dormir, nós estamos gastando energia. Ela é invisível na maioria das vezes, como o calor por exemplo, que é uma combinação entre energia cinética e temperatura. Resumindo tudo que se move ou tem vida, consome ou gera energia.

    Inclusive a energia aqui de casa veio uma verdadeira facada esse mês tsc tsc ninguém merece!

    ResponderExcluir