segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Aplicações da óptica na vida cotidiana / 4° bimestre


 

A natureza deu ao Homem um instrumento óptico que é o olho. Ele possui uma lente, o cristalino, que é atravessada pela luz focalizando-a na retina, onde se forma a imagem. Mas, os olhos podem ter imperfeições, que nos impedem de distinguir, muitas vezes coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes
Assim, o Homem com sua sede de saber, à partir de estudos, constrói instrumentos que nos permitem ver, o que de modo natural, seja por qualquer motivo não conseguimos.
Há diversas aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como:
  • as mais conhecidas, as lentes. Lupas, óculos e lentes de contato. Além de telescópios, microscópios, câmaras fotográficas, que também utilizam lentes.
  • espelhos (planos, convexos, como os retrovisores externos dos automóveis, periscópios, espelho parabólico, como nos faróis de automóveis e o refletor parabólico utilizado nas antenas de micro-ondas.)
  • prismas
  • fibras ópticas (cabos de fibras ópticas são usados em telefonia e podem processar 40000 chamadas de uma vez.)
  • raio laser (usado em CDs e DVDs.)
  • leitura óptica
  • sensor de filmes óptico, usado pelo Censo para scanear formulários que foram colocados em microfilme.
  • Aparelhos de leitura óptica que servem para ler impressões digitais.
Fundamentos das Aplicações
• As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica. Nos problemas de visão, podemos usar lentes convergentes para hipermetropia ou divergentes para miopia. As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos e são importantes, inclusive na correção de certas doenças. A lupa ou lente de aumento é uma lente convergente, usada para ampliar a visão de um objeto.
• Espelhos, são superfícies polidas que refletem luz. Um espelho plano forma imagens virtuais. Um espelho esférico, como o espelho externo dos automóveis fornece imagens reduzidas dos objetos. O espelho parabólico é usado nos refletores dos faróis dos automóveis. As antenas parabólicas ou antenas de micro-ondas são usadas para transmitir ou receber sinais de telefonia, tv, transmissão de dados por computadores, etc. Outros aparelhos que usam lentes e espelhos são periscópios, que nos permitem enxergar objetos fora do alcance de nossa visão, e usam espelhos. Telescópios que usam espelhos e lentes e hoje há até o Hubble, telescópio colocado no espaço.
• Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. É um corpo transparente de faces planas e paralelas e pode ser usado para decompor a luz branca do sol.
Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz. São finíssimas, constituídas por vidro transparente com alto grau de pureza e esticado até chegar a medir 0,5mm de diâmetro. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade. Não importa a distância, as fibras ópticas levam informações de uma parte do globo à outra, quase instantaneamente, ou seja, à velocidade da luz. É muito usada em telefonia, empresas de TV a cabo, informática, indústrias eletrônicas e na medicina, onde exames como endoscopia são feitos com aparelhos que usam fibras ópticas.
Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais. O laser não cria luz, apenas a torna mais intensa. A luz do feixe de laser não se espalha pelo ambiente, mas segue uma linha reta. Por causa desta precisão, é usado na indústria para soldar ou para cortar materiais tão resistentes quanto chapas de aço; na medicina, para cortar ou costurar tecidos no corpo; na engenharia, para medir distâncias e objetos com exatidão.Nos cds de música ou usados em computador cd rom, no lugar da agulha, um fino feixe de raios laser atravessa o plástico (de que é feito o disco) e “varre”o disco.
Leitura óptica. Um aparelho de leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.
Conclusão
Certamente ainda existem muitas utilidades que talvez tenham sido esquecidas e outras tantas que ainda serão exploradas dentro da Óptica, porque cada vez mais o homem avança descobrindo novas tecnologias.

Instrumentos Ópticos
O objetivo deste trabalho é relacionar os diversos tipos instrumentos ópticos bem como seus mecanismos de convergência – divergência, dentre tantos outros. E também estabelecer as suas diversa funções.
LUPA
A lupa é o instrumento óptico  de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.
A lupa, também é chamada de microscópio simples e consiste em uma lente convergente, logo, cria imagens virtuais.

Em linhas gerais, qualquer lente de aumento pode ser considerada como uma lupa. Há tipos que constam de um suporte contendo a lente, uma armação articulada, onde é colocada a lâmina que contém o objeto a ser observado e um espelho convergente (o condensador) para concentrar os raios luminosos sobre o objeto. Este deve ser colocado a uma distância da lente, menor que a distância focal da mesma.
Há uma condição para que a imagem formada seja nítida. De acordo com o foco objeto da lente usada como lupa, temos uma distância mínima de visão nítida. Se a lente for colocado próximo a um objeto numa distância menor que a sua distância mínima de visão nítida, a imagem não será visível.
LUNETA ASTRONÔMICA
As lunetas astronômicas são instrumentos ópticos de aproximação, são usadas na observação de  objetos muitos distante.
As lunetas astronômicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida do objeto observado, e uma lente ocular com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida do objeto.
Os dois sistemas são colocados nas extremidades opostos de um conjunto de tubos concêntricos, que se encaixam um nos outros fazendo variar à vontade o comprimento do conjunto a fim de focar melhor objeto a ser observado.
As lunetas de grande porte e alta capacidade de ampliação são dotadas de uma luneta menor pesquisadora, já que as primeiras possuem um campo de visão.
A principal diferença entre as lunetas astronômicas e terrestres é, além do porte, a posição da imagem. Aquelas apresentam a imagem final invertida, e essas apresentam a imagem na posição real do objeto já que possuem um sistemas de lentes adicionais entre a objetiva e a ocular
MICROSCÓPIO COMPOSTO
O microscópio composto, ou simplesmente, microscópio, é um instrumento óptico utilizado para observar regiões minúsculas cujos detalhes não podem ser distinguidos a olho nu.
É baseado no conjunto de duas lentes.  A primeira é a objetiva que é fortemente convergente (fornece uma imagem real e invertida)  e possui pequena distância focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda é ocular também com pequena distância focal, menos convergente que a objetiva, permite ao observador ver  essa mesma imagem, ao formar uma imagem final virtual e direita.
Essas lentes são colocadas diametralmente em extremidades opostas de um tubo, formando o conjunto chamado de canhão.
O sistema que permite o afastamento ou aproximação do conjunto ocular – objetiva permite uma melhor visualização do campo observado ao focalizá-lo.
CÂMERA FOTOGRÁFICA
A câmera fotográfica como um instrumento óptico de projeção, se baseia  no princípio de que um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma  imagem real e invertida, e mais ainda: seu tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto. A lente ou sistema de lente empregada recebe o nome de objetiva.
É importante que a imagem seja projetada sobre o filme, se a mesma se formar antes ou depois do filme teremos uma foto fora de foco. Por isso, ajusta-se as lentes objetivas a fim de que obtenha-se uma imagem nítida.
Quando em foco, a imagem que formada no filme fotográfico é real e invertida.
CONCLUSÃO
Os diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas. Através de recursos relativamente simples foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto ou mesmo, ajudando aos homens na busca de suas origem ou de um aprimoramento científico.
Por: Denis Zilz  e Carlos Henrique Alves

32 comentários:

  1. O texto se refere a óptica que é o ramo da física que estuda os fenômenos da luz radiante. Ela está presente em diversos ambientes e objetos do nosso dia a dia, entre eles a lupa, as lentes de contatos e nos óculos. As câmeras fotográficas, os espelhos e o prisma, também são objetos ópticos. 
    As lentes de contato na maioria das vezes são usadas para corrigir problemas de visão, enquanto a lupa é usada para aumentar o tamanho dos objetos. Os espelhos servem para refletir uma imagem e o prisma decompõe a luz solar.
    Com isso percebemos que dentro da óptica há várias utilidades e aplicações, algumas até talvez desconhecidas pelo ser humano. Todos esses instrumentos ópticos tem um função, a lupa por exemplo é usada para ampliar uma imagem enquanto a luneta astronômica é usada para observar aproximadamente objetos  muito distantes.
    Outros exemplos de aplicações da óptica é o microscópio composto e a câmera fotográfica. O primeiro é usado para observar regiões minúsculas que não podem ser vistas a olho nu. Já a câmera fotográfica serve para tirar fotos através de uma lente convergente, produzindo uma imagem real e invertida, cujo tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto.
    A conclusão que se tem é que a óptica está diretamente ligada à nossas vidas. Esses instrumentos tem grande contribuição no nosso cotidiano, uma vez que nos ajudam a ter maior percepção das coisas e aprimoram nosso conhecimento científico.

    Aluna: Natiély Honorato Araújo
    Turma: 2° ano B Vespertino

    ResponderExcluir
  2. •Fundamentos das Aplicações
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica. Nos problemas de visão, podemos usar lentes convergentes para hipermetropia ou divergentes para miopia. As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos e são importantes, inclusive na correção de certas doenças.
    E o Instrumentos Ópticos é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.
    Ou seja luneta astrônomicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida do objeto observado, e uma lente ocular com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida do objeto.
    Os dois sistemas são colocados nas extremidades opostos de um conjunto de tubos concêntricos.

    •MICROSCÓPIO COMPOSTO
    É baseado no conjunto de duas lentes. A primeira é a objetiva que é fortemente convergente fornece uma imagem real e invertida e possui pequena distância focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda é ocular também com pequena distância focal.

    •CÂMERA FOTOGRÁFICA
    É um instrumento óptico de projeção, se baseia no princípio de que um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma imagem real e invertida, e mais ainda seu tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto.

    Aluna:jaqueline santos da silva
    Turma:2°anoA

    ResponderExcluir
  3. As lentes de contato na maioria das vezes são usadas para corrigir problemas de visão, enquanto a lupa é usada para aumentar o tamanho dos objetos. Os espelhos servem para refletir uma imagem e o prisma decompõe a luz solar. MICROSCÓPIO COMPOSTO
    É baseado no conjunto de duas lentes. A primeira é a objetiva que é fortemente convergente fornece uma imagem real e invertida e possui pequena distância focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda é ocular também com pequena distância focal.

    •CÂMERA FOTOGRÁFICA
    É um instrumento óptico de projeção, se baseia no princípio de que um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma imagem real e invertida, e mais ainda seu tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto
    Aluno: CLOVIS NUNES
    2 ano B

    ResponderExcluir
  4. O texto fala que o olho humano é um instrumento óptico mas muitas vezes o olho pode ter imperfeições e por isso o homem constrói  instrumentos para que possamos ver aquilo que não conseguimos o texto da exemplo destes instrumentos como lentes ,microscópios ,câmeras e etc .
    Esses instrumentos tem seu fundamento ex: as lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies sendo pelo menos uma delas curva quase sempre esférica  já co espelho São superficies polidas que refletem luz um espelho plano reflete imagens virtuais o prisma é  um instrumento óptico  que  decompõe a luz solar e assim de tantos outros instrumentos ópticos  ele explica sobre a lupa ,luneta, microscópio  e câmera fotográfica  ou seja esses instrumentos estão ligados a nossa vida e ajuda o homem na busca de origem e aprimora a ciência Um aparelho de leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.

    Aluno;  Alan Carlos Barbosa da silva.
    Serie; 2 ano C

    ResponderExcluir
  5. Nesse 4°Bimestre,na matéria de física estamos estudando princípios da óptica e as aplicações da óptica na vida cotidiana;e há diversas aplicações da óptica no dia a dia de todos nós como:
    •as mais conhecidas,as lentes.Lupas,óculos e lentes de contato.além de telescópios,câmaras fotográficas,que também utilizam lentes.
    Fundamentos das aplicações
    *as lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies,sendo,pelo menos uma delas,curva,quase sempre esférica.As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos e são importantes,inclusive na correção de certas doenças.
    A conclusão que se tem é que a óptica esta diretamente ligada à nossas vidas.Esses instrumentos tem grande contribuição no nosso cotidiano.

    Aluna:Fabricia Rocha Lopes

    Professor:Henrique Moura

    Turma:2°"B".

    ResponderExcluir
  6. o texto refere-se ao instrumento óptico, o olho humano por exemplo. Mas, os olhos podem ter algumas imperfeições, que nos impedem de distinguir, coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes.
    Há várias aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como:
    As lentes, espelhos, fibras ópticas, raio laser, leitura óptica, sensor de filmes óptico e parelhos de leitura óptica.
    Fundamentos das Aplicações
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica.
    Espelhos, são superfícies polidas que refletem luz. Um espelho plano forma imagens virtuais. Um espelho esférico, fornece imagens reduzidas dos objetos.
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. É um corpo transparente de faces planas e paralelas e pode ser usado para decompor a luz branca do sol.
    Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz.. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade. Não importa a distância, as fibras ópticas levam informações de uma parte do globo à outra, quase instantaneamente.
    Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais.
    Leitura óptica. Um aparelho de leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.
    Instrumentos Ópticos
    Relacionar os diversos tipos de instrumentos ópticos e também estabelecer as suas diversas funções.
    LUPA
    É instrumento óptico de ampliação. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.
    LUNETA ASTRONÔMICA
    Instrumento óptico de aproximação. Usadas na observação de objetos muitos distantes.
    MICROSCÓPIO COMPOSTO
    É um instrumento óptico utilizado para observar regiões minúsculas cujos detalhes não podem ser distinguidos a olho nu.
    CÂMERA FOTOGRÁFICA
    Instrumento óptico de projeção, é importante que a imagem seja projetada sobre o filme, por isso que ajusta-se as lentes objetivas a fim de que obtenha-se uma imagem nítida.
    Aluna : Nathalia Cebalho da Silva
    2 ano A


    ResponderExcluir
  7. O referido texto trata sobre a óptica e suas aplicações no nosso cotidiano. Está é um ramo da física que estuda os fenômenos da luz radiante.
    No nosso dia a dia é bem perceptível a presença da óptica, seja ela nas lupas, nas câmeras fotográficas ou até mesmo nos espelhos. Dessa forma, vemos que há mil e uma utilidades dentro deste ramo, algumas até talvez desconhecidas pelos seres humanos.
    Cada instrumento óptico tem uma função própria. A lupa, por exemplo, é usada para ampliar o tamanho de um objeto, enquanto o espelho, serve para refletir a imagem.
    A câmera fotográfica é um exemplo de instrumento óptico que tem a função de tirar fotos através de uma lente convergente, produzindo uma imagem real e invertida, cujo tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto.
    Com isso chega-se a conclusão de que a óptica tem uma grande importância em nossas vidas. Seus instrumentos nos ajudam a ter maior percepção das coisas e aprimoram nosso conhecimento científico.

    Aluno: Ramires Castro
    Turma: 2° ano B

    ResponderExcluir
  8. O texto trata-se das aplicações da óptica na vida cotidiana,por exemplo,o olho é um instrumento óptico,que possui uma lente(chamada cristalino),e é onde se forma a imagem.Os olhos podem ter imperfeições e,com os estudos,o ser humano constrói instrumentos que distingue coisas próximas e observar coisas distantes,como:
    -As lentes: é uma lente convergente que amplia a visão de um objeto,exemplo de objetos que utiliza as lentes,é lupas,lentes de contato,óculos,microscópios,câmaras fotográficas e telescópios.
    -Os espelhos:superfícies polidas que refletem luz,por exemplo,óculos se retrovisores externos dos automóveis,espelhos parabólicos,periscópios,e pelo o refletor parabólico.
    -Os prismas:instrumentos que decompõe a luz solar.
    -As fibras ópticas(tubos de luz):instrumentos que levam informações,não importa a distância.
    -Os raios lasers:não cria luz,só a torna mais intensa,é usado em CDs e DVDs.
    -As leituras ópticas:são aparelhos de leituras impressas em caracteres.
    -Os sensor de filmes:usado para scanear formulários.
    E assim são os objetos da tecnologia,e que ainda podem ser descobertas mais,no entanto,estão ligados às nossas vidas dando nos prazer ou conforto.

    Aluna: Fabiana Rocha
    Série: 2°Ano "B"

    ResponderExcluir
  9. O texto fala sobre a aplicações da óptica na vida cotidiana, nele podemos saber que o ser humano possui um instrumento óptico que é o olho. este instrumento pode formar imagens a partir de suas camadas. Mas o olho também possui imperfeiçoes,e também não podem enxergar muitas coisas a olho nu, e por isso o ser humano procurou criar objetos que podem passar algumas capacitações do olho humano, Na óptica podemos notar alguns desses objetos em nosso dia a dia, entre eles a lupa, as lentes de contato e as lentes dos óculos, espelho e prisma.
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica.As lentes por assim só, podem corrigir varias doenças em um olho humano.( As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos )
    A óptica tem outras aplicações como o microscópio composto e a câmera fotográfica. O microscópio é usado para observar regiões minúsculas que não podem ser vistas a olho nu. E a câmera fotográfica serve para tirar fotos através de uma lente convergente, e com isso é produzida uma imagem real e nitida.
    Com tudo podemos ver que a óptica tem várias utilidades e aplicações, algumas até talvez desconhecidas pelo ser humano. E as que já são conhecidas fazem grande diferença em questão de facilitar a vida humana e buscar mais conhecimento através desses objetos.

    Aluno : Itamar Braz 2°Ano A, Matutino <3
    ...

    ResponderExcluir
  10. Como vimos no texto sobre óptica, nos possuímos os olhos como instrumento óptico que é o olho, que possui uma lente(cristalino), mas ele não enxerga algumas coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes. Foi por isso que o Homem criou alguns instrumentos que o permitisse ver, o que de modo natural, seja por qualquer motivo não conseguimos. Um exemplo são as: Lentes, Lupa, Espelhos (planos, convexos, como os retrovisores externos dos automóveis, periscópios, espelho parabólico, como nos faróis de automóveis e o refletor parabólico utilizado nas antenas de micro-ondas.), Prismas, fibras ópticas, raio laser (usado em CDs e DVDs.) leitura óptica, sensor. Certamente ainda existem muitas utilidades que talvez tenham sido esquecidas e outras tantas que ainda serão exploradas dentro da Óptica, porque cada vez mais o homem avança descobrindo novas tecnologias. A lupa é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição. Os diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas.

    Aluna: Helenira Lara Leite.
    2º B vespertino. °__°

    ResponderExcluir
  11. Como podemos ver o texto acima fala sobre a óptica, ele possui uma lente, o cristalino, que é atravessada pela luz focalizando-a na retina, onde se forma a imagem. Há diversas aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como:
    as mais conhecidas, as lentes.
    ° Lupas, óculos e lentes de contato.
    ° Espelhos (planos, convexos, como os retrovisores externos dos automóveis, periscópios, espelho parabólico, como nos faróis de automóveis e o refletor parabólico utilizado nas antenas de micro-ondas.)
    ° prismas;
    ° fibras ópticas: (cabos de fibras ópticas são usados em telefonia e podem processar 40000 chamadas de uma vez.)
    ° raio laser :(usado em CDs e DVDs.)
    ° leitura óptica:
    sensor de filmes óptico, usado pelo Censo para scanear formulários que foram colocados em microfilme.
    Aparelhos de leitura óptica que servem para ler impressões digitais.
    Mesmo que tenhamos esquecido algumas das funções que a optica traz pra nós podemos assim dizer que isso vem acontecendo porque cada vez mais o homem avança; descobrindo novas tecnologias.
    A óptica e um dos diversos instrumentos que estão intimamente ligados às nossas vidas. Através de recursos relativamente simples foram capazes de revolucionar a humanidade, seja propiciando prazer e conforto ou mesmo, ajudando aos homens na busca de suas origem ou de um aprimoramento científico.


    Aluna :Lauriellen de Campos Lara.
    Série: 2° B vespertino

    ResponderExcluir
  12. No texto referido, se foi passado conteúdo relacionado aplicaçoes opticas.
    Homem é um instrumento óptico que é o olho. Ele possui uma lente, o cristalino, que é atravessada pela luz focalizando-a na retina, onde se forma a imagem. Mas, os olhos podem ter imperfeições, que nos impedem de distinguir, muitas vezes coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes. As lentes de contato na maioria das vezes são usadas para corrigir problemas de visão, enquanto a lupa é usada para aumentar o tamanho dos objetos. Os espelhos servem para refletir uma imagem e o prisma decompõe a luz solar.
    A câmera fotográfica é um exemplo de instrumento óptico que tem a função de tirar fotos através de uma lente convergente, produzindo uma imagem real e invertida, cujo tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto.
    A lupa é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição. Os diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas.

    Aluno: lucas nespoli
    Série: 2 B VESPERTINO

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. O texto trata-se das aplicações da óptica na vida cotidiana,por exemplo,o olho é um instrumento óptico,que possui uma lente(chamada cristalino),e é onde se forma a imagem.Os olhos podem ter imperfeições e,com os estudos,o ser humano constrói instrumentos que distingue coisas próximas e observar coisas distantes,como:
    Os espelhos servem para refletir uma imagem e o prisma decompõe a luz solar.
    A câmera fotográfica é um exemplo de instrumento óptico que tem a função de tirar fotos através de uma lente convergente, produzindo uma imagem real e invertida, cujo tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto.
    A lupa é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe.
    Aluno: Ryan Garcia Meira
    Série: 2 Ano B

    ResponderExcluir
  15. Óptica é a parte da Física responsável pelo estudo dos fenômenos associados à luz. Ela está presente em diversos ambientes e objetos como:
    As lentes, espelhos, fibras ópticas, raio laser, leitura óptica ,sensor de filmes óptico e Aparelhos de leitura óptica.
    As lentes podem ser usadas em problemas de visão .As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos. A lupa ou lente de aumento é usada para ampliar a visão de um objeto.
    Espelhos são superfícies polidas que refletem luz. Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz, levam informações de uma parte do globo à outra na velocidade da luz. Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais. Leitura óptica, focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.
    Instrumentos Ópticos
    Lupa :é um instrumento óptico constituído por apenas uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas.
    As lunetas astronômicas: são instrumentos ópticos de aproximação, são usadas na observação de objetos muitos distante.
    O microscópio composto: é um instrumento utilizado para observar regiões minúsculas, que não da para ser bem observadas a olho nu.
    A câmera fotográfica: Consiste em um sistema óptico que em um objeto real, mostra uma imagem real e invertida sobre uma película sensível à luz.

    Aluno: Anderson Cebalho Miranda
    2 ano A

    ResponderExcluir
  16. O texto refere-se sobre a óptica, que nos possuímos o olho como instrumento óptico, que é o olho, foi por isso que o homem criou alguns instrumento que o permitisse ver,o que de modo natural. A óptica tem outras aplicações como o microscópio composto e a câmera fotográfica. O microscópio é usado para absorver regiões minúsculas que nao podem ser vistas a olho nu. Como po exemplo as lentes ,é uma convergente que amplia a visao de um objeto ,exemplo sao os objetos que utiliza lentes. Assim também como a câmera fotográfica é exemplo de instrumento óptico que tem a função de tirar fotos através de uma lente convergente ,produzindo uma so imagem real e invertida. Como também a óptica mostra a luneta astronômica ,é um instrumento óptico de aproximação, usadas na observações de objetos muitos distantes.
    A conclusão e que a óptica geralmente esta diretamente ligado em nossas vidas e ajuda o homem na busca de origem e aprimora a ciência, em um aparelho de aprimora, que na sua percepção em nossos conhecimento cotidiano.
    Aluna: Fabiana Fereirra
    Série: 2 ° ano A

    ResponderExcluir
  17. O texto acima refere sobre óptica ,como e importante e também muito usado na vida cotidiana. Ele possui uma lente, o cristalino, que é atravessada pela luz focalizando-a na retina, onde se forma a imagem.
    o Homem com sua sede de saber, à partir de estudos, constrói instrumentos que nos permitem ver, o que de modo natural, seja por qualquer motivo não conseguimos.
    Há diversas aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como:
    as mais conhecidas, as lentes.
    espelhos (planos, convexos, como os retrovisores externos dos automóveis, periscópios, espelho parabólico, como nos faróis de automóveis e o refletor parabólico utilizado nas antenas de micro-ondas.)
    prismas
    fibras ópticas (cabos de fibras ópticas são usados em telefonia e podem processar 40000 chamadas de uma vez.)
    raio laser (usado em CDs e DVDs.)
    leitura óptica
    sensor de filmes óptico, usado pelo Censo para scanear formulários que foram colocados em microfilme.
    Aparelhos de leitura óptica que servem para ler impressões digitais.
    Esses diversos instrumentos ópticos estão intimamente ligados às nossas vidas.

    Aluna: Luiza Mendes
    Série: 2 ano A

    ResponderExcluir
  18. o texto refere-se ao instrumento óptico, o olho humano por exemplo. Mas, os olhos podem ter algumas imperfeições, que nos impedem de distinguir, coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes.
    Há várias aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como:
    As lentes, espelhos, fibras ópticas, raio laser, leitura óptica, sensor de filmes óptico e parelhos de leitura óptica.
    Fundamentos das Aplicações
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica.
    Espelhos, são superfícies polidas que refletem luz. Um espelho plano forma imagens virtuais. Um espelho esférico, fornece imagens reduzidas dos objetos.
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. É um corpo transparente de faces planas e paralelas e pode ser usado para decompor a luz branca do sol.
    Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz.. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade. Não importa a distância, as fibras ópticas levam informações de uma parte do globo à outra, quase instantaneamente.
    Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais.
    Leitura óptica. Um aparelho de leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.
    Instrumentos Ópticos
    Relacionar os diversos tipos de instrumentos ópticos e também estabelecer as suas diversas funções.

    Aluna: Gabrielle Sabino 2° A

    ResponderExcluir
  19. Em todos os estudos da física não que os outras ramificações da tal não seja importante mais a óptica tem grande vasão em patamares de conhecimentos dado a homem graças a varias contribuições de diferentes físicos e pessoas normais, pois segundo pesquisas a registro de pessoas já apreciavam e ousavam em ver as estrelas através de cristais de rochas isso antes de cristo!!. Porem no hoje vemos que toda contribuição teve seu valor a pessoas com problemas de visão que usam a lente de contato, outras para se verem no espelho através da refração e se acharem lindas e outras querem se auto registrarem através das lentes dos dispositivos fotográficos disponíveis atualmente, como vemos no texto é brilhante o uso das aplicações da óptica em nossos dias talvez até no passado foi deslumbrante mesmo sendo rustico e menos explorado.

    Aluna : Debora Silva de Miranda
    Serie : 2 ano ''C'' ( Noturno)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristo''

      Aluna : Debora Silva de Miranda
      Serie : 2 ano ''C'' ( Noturno) Corrigindo....

      Excluir

  20. No texto citado acima, está se referindo a óptica, e que existe diversos em nosso cotidiano.
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica. Nos problemas de visão, podemos usar lentes convergentes para hipermetropia ou divergentes para miopia. 
    Espelhos, são superfícies polidas que refletem luz. Um espelho plano forma imagens virtuais.
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. 
    Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz. São finíssimas, constituídas por vidro transparente com alto grau de pureza e esticado até chegar a medir 0,5mm de diâmetro. 
    Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais. O laser não cria luz, apenas a torna mais intensa.

    Aluna:Pamyla de Almeida Antero.
    Série:2° ano "B" vespertino.

    ResponderExcluir
  21. Tudo que entendi foi que a retina é Uma membrana mais interna, situada abaixo da coróide, constituída por células fotossensíveis.
    Entendi que a Córnea é uma membrana transparente e também atua como uma lente convergente..
    Entendi que a esclerótica é formado por tecido conjuntivo denso, pouco vascularizado. Opaca e branco atua na proteção e sustentação das estruturas internas.
    E Cristalino é uma lente biconvexa coberta por uma membrana transparente situada atrás da pupila e atua na orientação da passagem de luz até a retina..
    Nome: Victória Natália Mendonça 2 ano A

    ResponderExcluir
  22. A natureza deu ao Homem um instrumento óptico que é o olho. Ele possui uma lente, o cristalino, que é atravessada pela luz focalizando-a na retina, onde se forma a imagem. Mas, os olhos podem ter imperfeiçõesPrisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. É um corpo transparente de faces planas e paralelas e pode ser usado para decompor a luz branca do sol.
    • Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz. São finíssimas, constituídas por vidro transparente com alto grau de pureza e esticado até chegar a medir 0,5mm de diâmetro. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade.
    Aluno: clesley Junior
    Série: 2 ano C

    ResponderExcluir
  23. Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz.. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade. Não importa a distância, as fibras ópticas levam informações de uma parte do globo à outra, quase instantaneamente.
    Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais.As lunetas astronômicas são instrumentos ópticos de aproximação, são usadas na observação de objetos muitos distante.
    As lunetas astronômicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida do objeto observado, e uma lente ocular com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida do objeto.
    Aluna: Angélica bromate
    Série: 2 ano C

    ResponderExcluir
  24. O referido texto trata sobre a óptica e suas aplicações no nosso cotidiano. Está é um ramo da física que estuda os fenômenos da luz radiante.
    No nosso dia a dia é bem perceptível a presença da óptica. Dessa forma, vemos que há várias utilidades dentro deste ramo, algumas talvez desconhecidas pelos seres humanos.
    Cada instrumento óptico tem uma função própria. A câmera fotográfica é um exemplo de instrumento óptico que tem a função de tirar fotos através de uma lente convergente, produzindo uma imagem real e invertida, cujo tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto.
    Com isso chega-se a conclusão de que a óptica tem uma grande importância em nossas vidas. Seus instrumentos nos ajudam a ter maior percepção das coisas e aprimoram nosso conhecimento científico.

    Aluna: Mislayne Fernandes Santana
    Turma: 2° ano B

    ResponderExcluir
  25. o texto fala da aplicaçao da optica na vida cotidiana,ha diversas aplicaçoes da optica como as lentes;lupas,oculos e lentes de contato .espelho;ṕlano,convexo, parabolico e o refletor fundamentos da optica .fibras optica .raio laser .prisma;é um instrumento que decompoe a luz solar .espelho; superficie que reflete a luz higo lira.j 2 ano b

    ResponderExcluir
  26. Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A visão é o que mais contribui para a aquisição do conhecimento.
    Há diversas aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como:
    Lentes, espelhos, prismas, fibras ópticas, raio laser, leitura óptica, sensor de filmes ópticos e aparelhos de leitura óptica.
    Fundamentos das Aplicações
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies. As lentes de contato tem a mesma finalidade que as do óculos, e pode ser usadas na correção de certas doenças.
    Espelhos são superfícies polidas que refletem luz.
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. É um corpo transparente de faces planas e paralelas e pode ser usado para decompor a luz branca do sol.
    Fibras ópticas são tubos de luz, e levam informações de uma parte do globo à outra na velocidade da luz.
    Raio laser o laser não cria luz, apenas a torna mais intensa.
    Leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres.
    Instrumentos Ópticos
    A lupa é um instrumento óptico constituído por apenas uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas.
    luneta astronômica é todo instrumento óptico que tem por finalidade realizar observações de astros (planetas) e estrelas.
    Microscópio composto é um instrumento que tem finalidade de realizar observações nos corpos ou objetos cujas dimensões são extremamente pequenas. Constituídos por duas lentes convergentes
    Câmera fotográfica é um instrumento óptico de projeção, um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma imagem real e invertida.

    Aluna: Bruna de Oliveira Lara Picada
    2 ano A

    ResponderExcluir
  27. O texto referido acima fala de como os olhos podem ter imperfeições, que nos impedem de distinguir, muitas vezes coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes, assim, o homem com sua sede de saber, à partir de estudos, constrói instrumentos que nos permitem ver, o que de modo natural, seja por qualquer motivo não conseguimos.

    Fundamentos das Aplicações
    • As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica. Nos problemas de visão, podemos usar lentes convergentes para hipermetropia ou divergentes para miopia. As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos e são importantes, inclusive na correção de certas doenças.
    Espelhos, são superfícies polidas que refletem luz. Um espelho plano forma imagens virtuais. Um espelho esférico, como o espelho externo dos automóveis fornece imagens reduzidas dos objetos. 
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. 
    Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz. São finíssimas, constituídas por vidro transparente com alto grau de pureza e esticado até chegar a medir 0,5mm de diâmetro. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade. Não importa a distância, as fibras ópticas.
    Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais. O laser não cria luz, apenas a torna mais intensa. A luz do feixe de laser não se espalha pelo ambiente, mas segue uma linha reta. 
    Leitura óptica. Um aparelho de leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.

    Instrumentos Ópticos:
    tipos instrumentos ópticos bem como seus mecanismos de convergência – divergência, dentre tantos outros.

    Lupa:
    A lupa é o instrumento óptico  de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.

    Luneta astronômica:
    são usadas na observação de  objetos muitos distante.
    As lunetas astronômicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida do objeto observado, e uma lente ocular com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida do objeto.

    Microscópio composto:
    é um instrumento óptico utilizado para observar regiões minúsculas cujos detalhes não podem ser distinguidos a olho nu.
    É baseado no conjunto de duas lentes.  A primeira é a objetiva que é fortemente convergente (fornece uma imagem real e invertida)  e possui pequena distância focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda é ocular também com pequena distância focal, menos convergente que a objetiva, permite ao observador ver  essa mesma imagem, ao formar uma imagem final virtual e direita.

    Câmera fotográfica:
    se baseia  no princípio de que um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma  imagem real e invertida, e mais ainda: seu tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto. A lente ou sistema de lente empregada recebe o nome de objetiva.

    Aluna:Amanda Cristina
    2 ano A

    ResponderExcluir
  28. O texto fala sobre a óptica que é o ramo da física que estuda os fenômenos da luz radiante. Ela está presente em diversos ambientes e objetos do nosso dia a dia, entre eles a lupa, as lentes de contatos e nos óculos. As câmeras fotográficas, os espelhos e o prisma, também são objetos ópticos.
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica.
    Lupa :é um instrumento óptico constituído por apenas uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas.
    As lunetas astronômicas: são instrumentos ópticos de aproximação, são usadas na observação de objetos muitos distante.
    O microscópio composto: é um instrumento utilizado para observar regiões minúsculas, que não da para ser bem observadas a olho nu.
    A câmera fotográfica: Consiste em um sistema óptico que em um objeto real, mostra uma imagem real e invertida sobre uma película sensível à luz.

    Aluna:Bianca
    Serie: 2ano C

    ResponderExcluir
  29. O texto referido acima fala de como os olhos podem ter imperfeições, que nos impedem de distinguir, muitas vezes coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes, assim, o homem com sua sede de saber, à partir de estudos, constrói instrumentos que nos permitem ver, o que de modo natural, seja por qualquer motivo não conseguimos.

    Fundamentos das Aplicações
    • As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica. Nos problemas de visão, podemos usar lentes convergentes para hipermetropia ou divergentes para miopia. As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos e são importantes, inclusive na correção de certas doenças.
    Espelhos, são superfícies polidas que refletem luz. Um espelho plano forma imagens virtuais. Um espelho esférico, como o espelho externo dos automóveis fornece imagens reduzidas dos objetos.
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar.
    Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz. São finíssimas, constituídas por vidro transparente com alto grau de pureza e esticado até chegar a medir 0,5mm de diâmetro. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade. Não importa a distância, as fibras ópticas.
    Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais. O laser não cria luz, apenas a torna mais intensa. A luz do feixe de laser não se espalha pelo ambiente, mas segue uma linha reta.
    Leitura óptica. Um aparelho de leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.

    Instrumentos Ópticos:
    tipos instrumentos ópticos bem como seus mecanismos de convergência – divergência, dentre tantos outros.

    Lupa:
    A lupa é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.

    Luneta astronômica:
    são usadas na observação de objetos muitos distante.
    As lunetas astronômicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida do objeto observado, e uma lente ocular com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida do objeto.

    Microscópio composto:
    é um instrumento óptico utilizado para observar regiões minúsculas cujos detalhes não podem ser distinguidos a olho nu.
    É baseado no conjunto de duas lentes. A primeira é a objetiva que é fortemente convergente (fornece uma imagem real e invertida) e possui pequena distância focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda é ocular também com pequena distância focal, menos convergente que a objetiva, permite ao observador ver essa mesma imagem, ao formar uma imagem final virtual e direita.

    Câmera fotográfica:
    se baseia no princípio de que um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma imagem real e invertida, e mais ainda: seu tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto. A lente ou sistema de lente empregada recebe o nome de objetiva.

    Nome:kethillen gomes ferreira
    Serie:2 anos A

    ResponderExcluir
  30. O texto referido acima fala de como os olhos podem ter imperfeições, que nos impedem de distinguir, muitas vezes coisas próximas e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes, assim, o homem com sua sede de saber, à partir de estudos, constrói instrumentos que nos permitem ver, o que de modo natural, seja por qualquer motivo não conseguimos.

    Fundamentos das Aplicações
    • As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies, sendo, pelo menos uma delas, curva, quase sempre esférica. Nos problemas de visão, podemos usar lentes convergentes para hipermetropia ou divergentes para miopia. As lentes de contato tem a mesma finalidade que as dos óculos e são importantes, inclusive na correção de certas doenças.
    Espelhos, são superfícies polidas que refletem luz. Um espelho plano forma imagens virtuais. Um espelho esférico, como o espelho externo dos automóveis fornece imagens reduzidas dos objetos.
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar.
    Fibras ópticas são conhecidas também como tubos de luz. São finíssimas, constituídas por vidro transparente com alto grau de pureza e esticado até chegar a medir 0,5mm de diâmetro. A luz penetra numa das extremidades da fibra, passa por dentro dela, refletindo-se incessantemente pelas paredes internas, e atinge a outra extremidade. Não importa a distância, as fibras ópticas.
    Raio laser. Um dispositivo laser possui em geral três partes principais; a substância que gera a luz, uma fonte de energia e espelhos especiais. O laser não cria luz, apenas a torna mais intensa. A luz do feixe de laser não se espalha pelo ambiente, mas segue uma linha reta.
    Leitura óptica. Um aparelho de leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres, através de fototransistores, que convertem luz em eletricidade.

    Instrumentos Ópticos:
    tipos instrumentos ópticos bem como seus mecanismos de convergência – divergência, dentre tantos outros.

    Lupa:
    A lupa é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.

    Luneta astronômica:
    são usadas na observação de objetos muitos distante.
    As lunetas astronômicas são instrumentos formados por dois sistemas ópticos distintos: uma lente objetiva de grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida do objeto observado, e uma lente ocular com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida do objeto.

    Microscópio composto:
    é um instrumento óptico utilizado para observar regiões minúsculas cujos detalhes não podem ser distinguidos a olho nu.
    É baseado no conjunto de duas lentes. A primeira é a objetiva que é fortemente convergente (fornece uma imagem real e invertida) e possui pequena distância focal, fica voltada para o objeto e forma no interior do aparelho a imagem do mesmo. A segunda é ocular também com pequena distância focal, menos convergente que a objetiva, permite ao observador ver essa mesma imagem, ao formar uma imagem final virtual e direita.

    Câmera fotográfica:
    se baseia no princípio de que um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma imagem real e invertida, e mais ainda: seu tamanho é inversamente proporcional à distância foco objeto. A lente ou sistema de lente empregada recebe o nome de objetiva.

    Nome:kethillen gomes ferreira
    Serie:2 anos A

    ResponderExcluir
  31. Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A visão é o que mais contribui para a aquisição do conhecimento.
    Há diversas aplicações da óptica no dia a dia de todos nós, como:
    Lentes, espelhos, prismas, fibras ópticas, raio laser, leitura óptica, sensor de filmes ópticos e aparelhos de leitura óptica.
    Fundamentos das Aplicações
    As lentes formam um sistema óptico transparente com duas superfícies. As lentes de contato tem a mesma finalidade que as do óculos, e pode ser usadas na correção de certas doenças.
    Espelhos são superfícies polidas que refletem luz.
    Prisma é um instrumento óptico que decompõe a luz solar. É um corpo transparente de faces planas e paralelas e pode ser usado para decompor a luz branca do sol.
    Fibras ópticas são tubos de luz, e levam informações de uma parte do globo à outra na velocidade da luz.
    Raio laser o laser não cria luz, apenas a torna mais intensa.
    Leitura óptica focaliza imagens que são impressas em caracteres.
    Instrumentos Ópticos
    A lupa é um instrumento óptico constituído por apenas uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas.
    luneta astronômica é todo instrumento óptico que tem por finalidade realizar observações de astros (planetas) e estrelas.
    Microscópio composto é um instrumento que tem finalidade de realizar observações nos corpos ou objetos cujas dimensões são extremamente pequenas. Constituídos por duas lentes convergentes
    Câmera fotográfica é um instrumento óptico de projeção, um objeto visto através de uma lente convergente, a uma distância maior que a distância da mesma, produz uma imagem real e invertida

    ALUNO :Daniel Da Silva Fonseca
    Serie : 2 ano C

    ResponderExcluir