segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A PESQUISA FONTE PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO



Glayci Kelli Reis da Silva Xavier
Professora da rede pública, pós-graduada em Linguística e tutora do Cederj
Aline Pinto de Brito
Professora da rede pública, pós-graduada em Linguística
Keilla da Fonseca Casimiro
Pós-graduada em Linguística

INTRODUÇÃO
Pesquisar é o ato de procurar, diligentemente, respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento. Na Educação, a pesquisa deve ser uma atividade capaz de produzir um conhecimento “novo” a respeito de um determinado assunto, relacionando as informações obtidas ao conhecimento de mundo. Dois fatores são essenciais para que isso ocorra: o aluno deve ser sujeito da educação e o professor, o mediador desse processo.
Alguns imaginam que esse desafio começa apenas na fase acadêmica, quando o estudante é levado a produzir textos próprios, sobretudo uma monografia ou tese. No entanto, essa prática deveria começar desde cedo. Grande parte da defasagem do ensino se dá pelo fato de que os alunos são forçados a repetir o que está nos livros, sem muitas vezes encontrar significado para isso. Consequentemente, outro fator que traz grandes dificuldades no momento de redigir textos acadêmicos é falta do hábito da escrita. Escrever é um hábito que vai sendo aprimorado no seu exercício contínuo.
Este trabalho tem o propósito de mostrar a importância de a pesquisa ser trabalhada desde o Ensino Fundamental; existem coisas que, quando são aprendidas desde cedo, fazem enorme diferença por não deixar lacunas na formação do indivíduo.
O QUE É PESQUISA?
Pesquisa é a busca do conhecimento a partir de várias fontes, analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender como para ampliar o conhecimento. A pesquisa é uma atividade que está presente em vários momentos do nosso cotidiano; pode ser realizada individualmente ou em grupo. Requer interesse, tempo, disponibilidade, senso crítico, critérios. De acordo com Marques (2006, p. 95), “pesquisar é buscar um centro de incidência, uma concentração, um polo preciso das muitas variações ou modulações de saberes que se irradiam a partir de um mesmo ponto”.
Uma pesquisa implica o preenchimento de pelo menos três requisitos (Luna,1991):
  • a existência de uma pergunta que se deseja responder;
  • a elaboração de passos que permitam obter a informação necessária para respondê-la;
  • a indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida.
Além disso, o pesquisador relaciona as informações obtidas ao seu conhecimento de mundo. Na pesquisa, a apropriação do conhecimento se dá através de:
compreensão → interpretação → nova compreensão.
A pesquisa é o fundamento de toda e qualquer ciência.
A PESQUISA COMO FONTE PARA (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Os teóricos da educação já sentiam a necessidade de preparar os alunos para “irem além” – além do que os livros falam, além das possibilidades que lhes são oferecidas. Eles precisam pesquisar, experimentar, escrever, reescrever, corrigir seus textos etc.
Portanto, precisamos preparar nossos alunos para uma constante busca do conhecimento. Alunos e professores, sujeitos da “ação” – pesquisa, experiência – devem participar simultaneamente de todo o processo escolar, em que ambos ensinam e aprendem.
Nesse sentido, é necessário que tanto o aluno quanto o professor se utilizem da pesquisa como prática cotidiana e que as técnicas de pesquisa sejam discutidas e elaboradas para que este seja um processo consciente.
É importante que o professor ensine a seus alunos como pesquisar e que, inicialmente, aborde temas que despertem o interesse deles. Dessa forma, estará contribuindo para despertar nos estudantes o gosto pela pesquisa.
Além disso, a busca por informações deve ser estimulada nos mais diversos níveis e nos mais diversos meios, como livros, revistas, mídias eletrônicas, internet etc.
Por fim, é necessário que o projeto de pesquisa tenha um “produto final”, um texto com as informações obtidas. Um texto é um instrumento poderoso de intervenção na sociedade. Bagno (2004, p. 33) ressalta que “saber que seu texto não será lido apenas pelo professor ou por um grupo de colegas certamente levará o aluno a querer preparar um texto bem elaborado, bem escrito, agradável de ler, coerente e interessante”
No entanto, o professor deve ter cuidado para que esse produto final não se transforme em motivo de “pressão”. Além disso, se o aluno não possui o hábito de escrever, corre o risco de permanecer na “colcha de retalhos” (Fazenda, 1991), uma escrita desconexa, reveladora da dificuldade de escrever e da ineficiência na interpretação de textos.
Mas, se não fazemos uso da escrita, como aprimorá-la?
DESENVOLVENDO O HÁBITO DA ESCRITA ATRAVÉS DA PESQUISA
Importa escrever para buscar o que ler; importa ler para reescrever o que se escreveu e o que se leu. Antes o escrever, depois o ler para o reescrever. Isso é procurar; é aprender: atos em que o homem se recria de contínuo, sem se repetir. Isso é pesquisar (Marques, 2003, p. 90).
Escrever é o princípio da pesquisa; é uma arte de vital importância. Para isso, é necessário que o aluno possua o hábito da escrita desde cedo, mais precisamente no Ensino Fundamental, objetivando prepará-lo para os estudos posteriores.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa, é nesse período escolar que o aluno passa a conhecer a estrutura de um texto, sua finalidade e para quem se destina. Com isso, espera-se que o aluno utilize “mecanismos discursivos e linguísticos de coerência e coesão textuais, conforme o gênero e os propósitos do texto”. É solicitado ao aluno também que ele saiba utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir o conhecimento. Ora, nenhum desses pré-requisitos será de fato válido, se o professor não tornar a produção de textos uma atividade frequente na sala de aula.
Aprender a escrever, no sentido de construção do discurso, requer uma prática constante, que somente é aperfeiçoada com o tempo. No Ensino Fundamental, o professor deve despertar no aluno o prazer da escrita, norteando-o na inserção de novos elementos e recursos textuais conforme seu crescimento intelectual. Os PCN reconhecem que, nesse período, é comum o aluno apropriar-se de um discurso já pronto, preferencialmente de autores consagrados ou de fontes de pesquisa adequadas. Entretanto, cabe ao professor trabalhar com extremo cuidado esse tipo de exercício, ressaltando para o aluno a importância dos aspectos coesivos e coerentes inseridos no texto. Caso contrário, o simples exercício de transcrição de textos sem um acompanhamento torna-se vazio de sentido para o aluno, é cansativo e não o estimula a expor seus próprios argumentos e opiniões no ato da escrita.
A prática e o hábito de escrever começam a ser exigidos, de fato, no Ensino Médio. De acordo com os PCN, espera-se que os alunos tenham clareza sobre:
  • o que têm a dizer sobre o tema proposto, de acordo com suas intencionalidades;
  • o lugar social de que ele fala;
  • para quem seu texto se dirige;
  • de quais mecanismos composicionais lançará mão;
  • de que forma esse texto se tornará público.
Para que o aluno tenha clareza sobre esses tópicos, é necessário que ele já tenha considerável maturidade no ato de escrever, conseguindo inserir no texto, de maneira crítica, elementos da sua vivência escolar e extraescolar. Percebe-se então que o aluno não deve somente praticar a escrita, mas também perceber a importância de comunicar-se de forma efetiva.
CONCLUSÃO
O presente estudo descreveu a importância de inserir o hábito da pesquisa já no Ensino Fundamental. Ao formar um pesquisador, desde cedo ele se torna capaz de “ir além”. Mas como mudar uma pedagogia baseada em procedimentos que apontam para a acumulação de informações pelos alunos?
A busca por um ensino de melhor qualidade é tema constante de pesquisas, debates e encontros de educadores. No entanto, não existe uma “fórmula mágica”, capaz de transformar a Educação. Esta é composta por dois elementos principais, os quais devem agir criticamente a todo o momento. O aluno deve ser sujeito de sua educação, participando ativamente na busca pelo conhecimento. O professor, por sua vez, deve ser o facilitador do processo intelectual do aluno.
É essencial para a trajetória do estudante que o hábito da pesquisa seja estimulado e acompanhado desde a infância através de ações que agucem a curiosidade, a sensibilidade e a capacidade de percepção e reforcem sua autoconfiança.
A pesquisa, portanto, deve estar sempre presente nesse cenário: pesquisar é a tradução mais exata do saber pensar e do aprender a aprender. Ao aluno, gera autonomia; ao professor, permite estar em constante atualização, levando-o a reavaliar a sua prática e, perante as mudanças que ocorrem, reinventar o seu

22 comentários:

  1. A pesquisa é fundamental na vida de um estudante, pois nos livros não há tudo que queremos saber, é só o básico, e se queremos saber ir à fundo ao conteúdo temos que pesquisar por meios de outros livros, artigos, jornal, Internet, ou até mesmo com pessoas mais velhas.
    O conhecimento hoje é tudo na vida de uma pessoa, e se queremos ter conhecimento, temos que pesquisar.

    ResponderExcluir
  2. Aluna: Tauany Rodrigues Fonseca
    2° ano B E.M

    Pesquisar é algo que fazemos sem perceber ou melhor sem associar ao estudo. Quando procuramos saber sobre um cantor que gostamos, sobre uma novela, sobre as vitórias de nosso time de futebol ou até mesmo perguntamos de algo que aconteceu para alguém, estamos pesquisando, procurando informações em outras fontes além do nosso conhecimento próprio.
    O grande desafio é fazer com que essa desobrigação da pesquisa esteja presente no ambiente escolar, que seja encarada como algo prazeroso, pois vai acompanhar o indivíduo desde a escola até a faculdade e posteriormente ao seu ambiente de trabalho, um bom profissional procura de especializar.
    A pesquisa é a procura sobre determinado assunto em várias fontes e associar essas informações, construindo um conhecimento.
    Geralmente o aluno não se interessa pela pesquisa escolar, então o professor precisa mostrar formas que chamem a atenção dele, apresentar os diferentes meios de busca, assim há a opção de escolher qual o mais agrada ou até mesmo fazer uso de todos. Esses meios são a mídia, Internet, livros e também o diálogo com as pessoas.
    Uma aliada nessa aprendizagem é a escrita, com a construção de textos o aluno deixa de apenas repetir o que está nos livros e passa a elaborar textos próprios com base no que pesquisou e mais uma vez o professor tem papel importante, sendo ele quem vai ajudar o aluno a ter uma escrita clara, que exponha a opinião e o conhecimento e que possa ser entendida. Isso nos leva a prática, a escrita deve ser trabalhada com certa frequência para que o aluno possa se aperfeiçoar e ter domínio sobre os elementos de um texto. Com essa preparação já sendo feita desde o ensino fundamental ao chegar em uma faculdade se espera que o aluno já esteja preparado, não se sentindo perdido e já tenha uma experiência. Entretanto para que isso possa acontecer o interesse deve partir primeiramente do próprio aluno e tendo o auxílio necessário vai atingir um bom desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  3. Pesquisar é o que fazemos no dia a dia, saber notícias, conversar, entrar na rede sócias, procurar informações, e isso ajuda muito hoje em dia, principalmente para o estudante fazer tarefa , trabalho de escola, as vezes no livro não tem o que precisamos, e já na pesquisa tem tudo.
    Hoje com a tecnologia é bem mais fácil para o aluno, mais sabendo que o estudante deve ter o interesse do seu estudo , para ir atrás do seu futuro, o aluno não consegue fazer uma tarefa com a apenas só o livro , precisa sempre ter que pesquisa no Google, se o professor pedir que faça o dever sem pesquisar, só assim o aluno busca fazer o trabalho sem precisar pesquisar na Internet.
    O aluno deve ter a capacidade de fazer o trabalho sem precisar pesquisar ou copiar da Internet, como maioria dos estudantes faz hoje em dia , apenas copia a resposta da Internet não tem a capacidade de apenas tentar fazer sem colar da Internet , e se o professor for muito exigente não aceita trabalho apenas copiado e sim ver nas respostas que o aluno tentou fazer sem copiar.
    Os casos que acontece muitos nas escolas, são nos dias de provas o aluno colando na prova, isso é muito errado porque os outros tenta fazer sua prova, e muitos têm uma boa nota na prova sendo que colou.
    Pesquisar ajuda no dia a dia do ser humano, até mesmo para saber uma receita de um bolo, e tudo isso acontece na vida dos estudantes, o interesse para estudar vem do aluno.

    Aluna: Taynara da Silva Miranda
    2°anoB E.M

    ResponderExcluir
  4. Compreende-se que redigir um texto ou fazer um trabalho não é o simples fato de fazer buscas na internet, mas passar por todo um processo, que se inicia em sala de aula, com pequenas informações e em seguida requer a disponibilidade e atenção do discente para estar pesquisando, lendo, tirando dúvidas, escrevendo e reescrevendo até que o mesmo consiga chegar a uma conclusão ou objetivo esperado.
    Porém, o hábito da leitura e de redigir um texto, tem sido uma das grandes dificuldades do aluno, pois para se produzir uma redação por exemplo, o aluno deve ter o senso crítico, e ser capaz de formular suas ideias de forma coesa e com coerência. Infelizmente, a informação disponibilizada facilmente tem deixado o aluno indolente, e praticante de plágios, pelo uso inadequado dos meios.
    Para evitar que o aluno chegue a essa situação, o docente deve acompanhar e estimular o mesmo para produzir e realizar trabalhos, entretanto, o aluno por sua vez, tem o dever de se auto corrigir e procurar a melhorar cada vez mais aquilo que produz. Por mais dificultoso que seja no início, com o tempo os benefícios vão aparecendo pelo resultado da dedicação do mesmo.
    ALUNA: EVELLI SIVIERO DE SOUZA 2º ANO "A"

    ResponderExcluir
  5. Podemos compreender por meio da leitura, que escrever um texto não se ruseme apenas em pesquesas aleatórias, mas exige todo um processo.
    Nós vemos as pesquisas como algo complicado, e talvez esse seja o grande desafio! Fazer com que as pessoas vejam as pesquisas como algo de uma grande importância e que seja prazeroso, é preciso realmente entender queas pesquisas vão sempre nos acompanhar, desde a escola até a faculdade!
    É preciso também incentivos dos professores para que os alunos produzam trabalhos, não copiados da internet, mas sim, escritos de acordo com o entendimento por meio da leitura , talvez ao iniciarem esse tipo de atividade os alunos encontrem algumas dificuldades, mas ao desenrolar do tempo, essas dificuldades se tornaram conhecimento!
    Aluna:Marielly Cebalho Mendes
    Série: 2 ano A

    ResponderExcluir
  6. Pesquisar é o ato de procurar,diligentemente resposta as indagações ou informações, buscando conhecimento a partir de várias fontes. A pesquisa é fundamental para o aluno aprender algo novo e entender o significado das coisas com mais clareza. Ter um conhecimento maior sobre determinado assunto. O conhecimento é algo adquirido através de pesquisas, tornando o ser humano capaz de ir mais além.
    Aluno: Vinnycios Rodrigues de Souza
    série: 2 ano A

    ResponderExcluir
  7. Sou Maísa Zocal Barbosa aluna do 2° ano "B".

    O que entendi sobre a pesquisa é que ela é muito importante para à educação, se ela começasse desde do Ensino Fundamental ajudaria muito aos alunos que depois de terminar o Ensino Médio, saíriam prontos pra uma vida acadêmica.
    A pesquisa nós ajuda a responder dúvidas, de coisas que não sabemos , com isso ela propicia uma mente mais aberta para o estudo , mais a pesquisa funciona com um conjunto: O aluno deve ser sujeito da educação e o professor , mediador desse processo.
    A pesquisa é a busca do conhecimento a partir de várias fontes analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender ou ampliar o conhecimento.
    A pesquisa também ajuda se desenvolver o hábito da escrita , porquê se a pessoa tem dúvidas em algumas palavras , pesquisando vc terá a resposta , com isso o aluno , vai ter um texto mais coerente de entender, mais o aluno tem que ter o hábito da escrita, isso é outro fator importante.
    Bom foi isso que entendi , sobre as pesquisas.

    #Têm_dúvidas_pesquise!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O ato de pesquisar é um ato bem comum na sociedade.Pesquisamos constatemente sem que percebemos,em algum momento do tempo.
    Como exemplo de pesquisa ,é quando vamos a um restaurante,então temos que pesquisar os pratos servidos nesse local,e em seguida o preço para que possamos nos informar.
    Outro exemplo seria se tivesse-mos uma duvida,então teriamos que buscar de alguma forma,uma resposta para que assim tire a certa duvida.
    Na area escolar a pesquisa se torna fundamental para a aprendizagem dos alunos e o aprimoramento de conhecimento do professor(a).Facilita indagaçoes,traz mais conteudo para aprendizagem e com mais pesquisas torna os conteudos menos repetitivos.

    ALUNO:GABRIEL ORTIZ
    2*ANO B

    ResponderExcluir
  10. Nome: Michele Pedraça Da Silva
    Série: 2º A
    De acordo com o relato do texto, podemos ter uma visão ampla sobre “pesquisa”. A pesquisa está sempre direcionada em nosso dia-a-dia, assim ajuda a responder duvidas de coisa que não sabemos.
    Pesquisar não é simplesmente procurar algo sem saber para que serve, a pesquisa em si contribui para um vasto conhecimento. Pesquisa é a busca do conhecimento a partir de várias fontes, analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender como para ampliar o conhecimento. A pesquisa é uma atividade que está presente em vários momentos do nosso cotidiano; pode ser realizada individualmente ou em grupo.
    É necessário que o projeto de pesquisa tenha um “produto final”, um texto com as informações obtidas.

    ResponderExcluir
  11. A pesquisa é um suporte para explorarmos e nos aprofundarmos em descobertas, conhecimentos e para tirar dúvidas diárias, tendo com meta colaborar para que possamos adquirir cada vez mais compreensão sobre qualquer assunto que não temos os devidos entendimentos. Ela serva basicamente para grupos de indivíduos que a realiza, ou seja, para uma determinada sociedade ao qual esta se desenvolve.
    Dificilmente se terá bom resultado em uma pesquisa que cuja o colhimento de dados seja feita de forma desorganizada e sem um certo referencial teórico. Além da característica de um planejamento preparativo de excelente qualidade para que todos os alunos alcancem os efeitos esperados.

    Discente:Andressa Trava Ribeiro
    2°ano"A"

    ResponderExcluir
  12. Meu entendimento sobre o ato da pesquisa, que hoje com tanta facilidade para pesquisar algo podemos aprender muito e com maior facilidade sendo assim podemos aprender mais, e tambem tirar duvidas de algo que não sabemos e que não entendemos.
    Nos dias atuis um pessoa sem conhecimento não e nada e tendo conhecimento facilita muito sua vida ate na hora de arrumar um emprego e tudo mais.
    Aluno: Alceu Antonio Mussolino Filho
    Série: 2° ano C

    ResponderExcluir
  13. Aluna:Samara de Castro Eguez
    2 ano "B"

    Como podemos ver a pesquisa e algo muito importante,através dela podemos ter conhecimento sobre várias coisas, na escola o professor precisa mostrar para o aluno de uma forma criativa, métodos para que seus alunos se interessem pela pesquisa , pois muitas vezes alunos acabam não se interessando pelos temas de pesquisas que são dadas na escola e para incentivar, o professor precisa mostra outros meios de pesquisas ,muitas das vezes os livros didáticos não trazem informações completas sobre determinado assuntos ,nesses casos um método muito utilizado e a pesquisa na internet, só que os alunos precisam saber que pesquisar e uma coisa(você precisa ler e tentar aprender o máximo que puder, para conseguir ter mais conhecimento)
    Agora se você so pesquisar e copiar(igual muitos fazem por ai ) você não estará ganhando nada , pois não esta se esforçando e isso não vai te ajudar em nada ! Quanto mais se pesquisa mais facilidade a pessoa tera ao escrever e elaborar um texto,como podemos ver pesquisar e SEMPRE bom , e se for uma pesquisa relacionada aos estudos melhor ainda, pois isso nos ajudara em vários momentos.

    ResponderExcluir
  14. Discente: Élida da Silva Cunha.
    Turma: 2° Ano "A".

    Nenhum ser humano sabe e jamais saberá tudo, mas podemos buscar enriquecer cada vez mais nosso conhecimento, e esse enriquecimento se dá através de um ato: pesquisar.
    A pesquisa é o meio pelo qual podemos sanar todas as nossas dúvidas e ela é importante durante todo o nosso período escolar e acadêmico.
    Além de proporcionar o enriquecimento do conhecimento pessoal, com esse conhecimento melhoramos outras áreas de nossos estudos, como por exemplo, a escrita, pois teremos um vasto conhecimento sobre os mais diversos assuntos e palavras à utilizar que irão garantir um ótimo desempenho em importantes textos como redações, por isso devemos sempre buscar melhorias e a praticar o ato da pesquisa.

    ResponderExcluir
  15. A pesquisa é importante para saber mais sobre as coisas que acontece em nosso cotidiano e adquirir mais conhecimento, assim como os alunos os professores também adquiri mais informações sobre o assunto pesquisado em sites, livros e revistas, e com isso o aluno deixa de pesquisar um pouco em seu livro e assim passando a criar seu próprio texto. Com essas práticas de escrever o próprio texto é o professor ajudando o aluno ele chegará na faculdade preparado pois já passou por essa experiência, e isso tem que vir desde o ensino fundamental para que lá na frente tenha um bom desempenho e seja um ótimo profissional.

    Aluna: Jaylene Souza Cassiano
    2 Ano A

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Gabriel Durante de Miranda
    Turma: 2° Ano "A".
    A pesquisa, além de ser uma via para a construção de informações, é também buscar novos conhecimentos, investigar, explorar.As pesquisas também são fundamentais para autoconhecimento e autodesenvolvimento. Pesquisar sobre assuntos, como a cultura em geral, história, política, economia, aprofundar nesses assuntos, faz com que você ganhe um maior conhecimento sobre eles. Por meio da pesquisa temos a possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades e o despertar para a leitura. A importância da pesquisa é o meio pelo qual podemos tirar nossas duvidas, e ganhar um maior conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. Como sabemos a pesquisa é sempre importante na vida de alunos , professores , pois com ela temos um conhecimento a mais , nos ajudas em todas as duvidas e perguntas .A pesquisa nos trás grandes beneficios ,os tipos de pesquisa mais usado é o da internet , com o uso dela nos proporcionou uma grande fonte de conhecimentos ,atualmente muitos sites têm a opção de pesquisa avançada que permite que utilizadores procurem paginas que tenham um conteudo especifico.

    Aluno:Lucas Fontenele de Alencar
    Turma 2 Ano A

    ResponderExcluir
  18. A pesquisa é fundamental na vida dos alunos, pois com ela podemos matar com a nossa curiosidades, duvidas em perguntas. A pesquisa não ajuda só os alunos, mas todos em si, ela abrange nosso conhecimento, ajuda ao desenvolvimento da leitura e da escrita, aprendendo palavras e conteúdos novos. Quando mais pesquisarmos, mais aprenderemos, o habito de pesquisar abrange nossa forma de pensar e assim fazer-nos a compreender a sociedade em que vivemos e o universo. Hoje, temos diversas formas e fontes de pesquisa, a mais usada é a internet devido seu grande espaço e conectividade com o mundo.

    Aluno: Thiago Aguiar da Silva
    Turma: 2 Ano A

    ResponderExcluir
  19. aluna: Alayni Leon Viana Sanches
    turma: 1 ano A
    pesquisa e algo muito importante,através dela podemos ter conhecimento sobre várias coisas, é a busca do conhecimento a partir de várias fontes, analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender como para ampliar o conhecimento.
    O meio mais usado para adquirir conhecimento e a internet, porem sabemos que nem tudo que a nela e de confiança. E mesmo assim ela ainda uma das maiores fontes de conhecimento.

    ResponderExcluir
  20. Pesquisar faz parte do nosso cotidiano, é buscar mais conhecimento, e tirar dúvidas em coisas que não sabemos, é buscar conhecimento por meio de outras fontes, por meio das pesquisas podemos buscar saber dos assuntos da atualidade.
    Pesquisas é muito usadas nas escolas para buscar saber mais sobre os conteúdos escolares e não ficar preso apenas em livros e facilita muito a vida dos alunos e também dos professores.O conhecimento hoje é tudo na vida de uma pessoa, e se queremos ter conhecimento temos que ir fundo nas pesquisas.

    Aluna:Poliane Lorrayne F da Silva
    2ano"A"

    ResponderExcluir
  21. Pesquisa nada mais é que procurar respostas a indagações ou informações, contribuindo para a construção e desenvolvimento do conhecimento.
    A pesquisa se faz presente no nosso cotidiano, partindo da busca pela resolução de uma pergunta a partir de fontes que se julguem confiáveis.
    Nesse processo o papel do professor é essencial para estimular os alunos a fazerem pesquisas nos mais diversos meios. Sendo assim é importante o aluno tomar gosto pela leitura e principalmente pela escrita que são a base para o desenvolvimento de uma pesquisa.

    ALUNA: Gênica
    2 Ano A

    ResponderExcluir