segunda-feira, 26 de junho de 2017

DILATAÇÃO TÉRMICA



Praticamente todas as substâncias, sejam sólidas, líquidas ou gasosas, dilatam-se com o aumento da temperatura e contraem-se quando sua temperatura é diminuída e o efeito da variação de temperatura, especialmente a dilatação, tem muitas implicações na vida diária.


Você já deve ter notado um espaçamento nos blocos de concreto das ruas e avenidas, bem como nos trilhos do trem ou em algumas pontes. Esse espaçamento é necessário justamente por causa da dilatação que os materiais sofrem. Por exemplo, uma ponte metálica de 300m de comprimento pode aumentar até 20cm.
Também em casa, aplicamos o efeito do aumento da temperatura, por exemplo, para abrirmos tampas de vidros de conserva, aquecendo-os de alguma forma.
O controle da temperatura feito através de termostatos com lâminas bimetálicas, utilizadas no ferro elétrico e em termopares que são os dispositivos que constam em automóveis e outros tipos de termômetros, ocorre com base na dilatação de certos materiais.

Todos os corpos se dilatam da mesma maneira?

A dilatação é proporcional ao aumento de temperatura, mas não é a mesma para diferentes materiais, ou seja, mesmo para uma mesma variação de temperatura, a dilatação dos corpos não será a mesma para diferentes materiais, pois cada um tem um coeficiente de dilatação característico.


Devido ao aumento de volume que é diferente para cada material, não se recomenda encher completamente o tanque de combustível dos automóveis, pois a gasolina derramaria, aproximadamente, dois litros se houvesse uma variação de 30oC na temperatura.
As tampas de recipientes de vidro, como as conservas, aumentam de dimensões mais do que o vidro, por isso soltam-se mais facilmente quando aquecidas.

Além disso, a dilatação depende de como é feito o corpo. Um prato de vidro grosso, por exemplo, estala e pode se quebrar quando colocamos água muito quente, pois as paredes internas se dilatam antes das externas, mas pratos de vidro mais finos não se rompem tão facilmente, pois se aquecem de modo mais uniforme, por isso, os pratos feitos para uso doméstico são de vidros especiais como o pirex que resistem a grandes variações de temperatura.



A dilatação de um corpo ocorre em todas suas dimensões. Nos corpos sólidos a dilatação pode ser:
·  Linear


·  DILATAÇÃO LINEAR

Ocorre quando o corpo tem expansão em uma dimensão.


 
Por exemplo, os fios de telefone ou luz. Expostos ao Sol nos dias quentes do verão, variam suas temperaturas consideravelmente, fazendo com que o fio se estenda causando um envergamento maior, pois aumenta seu comprimento que passa de um comprimento inicial (Li) a um comprimento final (Lf). A mesma coisa acontece com o fio de cabelo quando se utiliza a "chapinha" para alisá-lo. Dizemos que a dilatação provocou um aumento no comprimento dado por:
DL= Lf - Li.

A dilatação do fio depende de três fatores:
·  da substância de que é feito o fio;
·  da variação de temperatura sofrida pelo fio;
·  e do comprimento inicial do fio.
O comportamento aqui descrito para um fio é geral para qualquer corpo que tenha uma de suas dimensões muito maior do que as outras duas e, nesse caso, podemos nos concentrar na dilatação linear e calcular a variação no comprimento do corpo pela expressão:
  DL = a L0 DT
onde:
·  DL é variação de comprimento do fio, ou seja, é a dilatação linear;
·  a é o coeficiente de dilatação linear, que é uma característica da substância;
·  Li é o comprimento inicial;
·  DT é a variação de temperatura, ou seja, DT = Tf - Ti, onde Ti representa a temperatura inicial do fio e Tf a temperatura final.

Na tabela podemos verificar o valor do coeficiente de dilatação linear de algumas substâncias.

Pela tabela podemos verificar o valor de alguns coeficientes de dilatação para alguns materiais e compará-los. Observamos que o valor do coeficiente para o vidro pirex é, aproximadamente, três vezes menor do que o vidro comum por isso ele suporta maiores variações de temperatura e não trinca tão facilmente como o vidro comum.
O álcool tem um coeficiente de dilatação muito maior do que o mercúrio e ambos são utilizados na fabricação de termômetros.
Na simulação, podemos observar o fenômeno da dilatação linear em um fio: quando há aumento de temperatura, há um aumento na extensão do fio.

DILATAÇÃO SUPERFICIAL

Há corpos que podem ser considerados bidimensionais, pois sua terceira dimensão é desprezível frente às outras duas, por exemplo, uma chapa. Neste caso, a expansão ocorre nas suas duas dimensões lineares, ou seja, na área total do corpo.
Na figura vemos uma chapa retangular que, quando aquecida, teve toda a sua superfície aumentada, passando de uma área inicial (Si) a uma área final (Sf), de modo que a dilatação superficial é (DS, sendo DS= Sf - Si).
A dilatação superficial, da mesma forma que a dilatação linear, depende:
·  da variação de temperatura sofrida pelo corpo (DT);
·  da área inicial (Si) e
·  do material de que é feito o corpo, porém, o coeficiente utilizado é o "coeficiente de dilatação superficial" (b) que vale duas vezes o coeficiente de dilatação linear, isto é: b = 2 a
Assim, podemos calcular a dilatação ocorrida na superfície pela seguinte expressão matemática:
DS = b S0 DT
Onde:
·  DS é a dilatação superficial ou o quanto a superfície variou;
·  bé o coeficiente de dilatação superficial;
·  Si é a área inicial;
·  DT é a variação de temperatura.

A dilatação superficial é utilizada na colocação de aros metálicos ao redor das rodas de carroças. Neste caso, o aro tem diâmetro menor que o da roda por isso é aquecido para que se possa colocá-lo e ao esfriar, se contrai, prendendo-se fortemente à roda de madeira.


Podemos ver uma simulação onde ocorre o fenômeno da dilatação superficial em uma chapa: quando há aumento de temperatura, há um aumento nas dimensões do corpo.
O controle de temperatura do ferro elétrico é feito por um termostato constituído por uma lâmina bimetálica que se dilata e se curva, formando um arco, quando aquecida, interrompendo o circuito elétrico. Quando fria, a lâmina permanece plana e torna a fazer o contato no circuito elétrico.

DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA

A grande maioria dos corpos sólidos possui três dimensões: altura, comprimento e espessura; e, quando aquecidos, sofrem expansão nessas três dimensões o que proporciona um aumento no volume total do corpo.

A dilatação ocorre de modo semelhante às dilatações linear e superficial, porém dependente do coeficiente de dilatação volumétrica o que é igual a três vezes o coeficiente de dilatação linear, ou seja, g = 3 a
Então, podemos calcular a dilatação ocorrida no volume pela equação abaixo:
DV = gV0DT
onde:
·  DV é a dilatação volumétrica, ou seja, DV=Vf - Vi;
·  g é o coeficiente de dilatação volumétrica;
·  Vi é o volume inicial;
·  DT é a variação de temperatura.






A dilatação dos líquidos e gases ocorre da mesma forma que com os corpos sólidos?


Não podemos verificar a dilatação de um líquido sem colocá-lo em um recipiente e, portanto, quando o líquido é aquecido, haverá também a dilatação volumétrica do recipiente, logo, o que observamos e podemos medir é a dilatação aparente do líquido. Para sabermos sua dilatação real, precisamos descontar a dilatação do recipiente, e para isso, precisamos conhecer os coeficientes de dilatação volumétrica do líquido e do recipiente.
Por exemplo, os reservatórios de combustível são preparados prevendo o aumento do volume tanto do recipiente quanto do combustível.
termômetros que utilizam a dilatação dos líquidos como mercúrio e/ou álcool, para a determinação da temperatura dos corpos.
Agora vejamos uma demonstração: DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS I.


Também os gases, que não possuem volume definido, precisam ser colocados em recipientes fechados, e portanto, também devemos considerar a dilatação volumétrica dos recipientes que os contêm.
Vejamos algumas demonstrações: DILATAÇÃO DOS GASES I e II.

Os balonistas aplicam a dilatação dos gases para encher seus balões, pois, com o aumento da temperatura, o ar, dentro do balão, fica menos denso e se dilata fazendo com que o balão estufe. Veja a simulação da dilatação dos gases:
E se a temperatura for reduzida ao invés de ser aumentada?


Se a temperatura de um corpo é reduzida, normalmente, provoca uma diminuição do seu volume, entretanto, há exceções. A água é a mais comum delas: de 4oC a 0oC sofre um aumento de volume. Tal comportamento da água é conhecido como "dilatação anômala".


Esse fenômeno pode ser constatado em regiões com temperaturas muito baixas, durante o inverno. A água da superfície de um lago, em contato com o ar frio, aumenta de volume e congela, e o gelo funciona como um isolante térmico, não deixando que toda água do lago congele.
Na parte inferior do lago, a água líquida, mais densa que a água sólida da parte superior, está a 4oC. É por isso que ursos polares e esquimós conseguem pescar, mesmo no gelo, pois fazem buracos na superfície até alcançar a água líquida.

FONTE: http://www.if.ufrgs.br/~leila/dilata.htm

24 comentários:

  1. Sou aluna do 2° ano "B"
    Maísa Zocal Barbosa
    O texto acima diz
    A dilatação térmica, ocorre basicamente em toda as substâncias, q podem ser líquidas, gasosas ou sólidas.
    O professor Henrique Moura , fez um esperimento na minha sala onde mostra como ocorre a dilatação.
    No Meu conceito a dilatação ocorre quando maior for a temperatura maior sera a dilatação.
    E se menor for menor vai ser os movinmentos das moléculas.
    Alguns exemplos de dilatação pode ser as das pontes e linhas férricas. Senão tiver a medição certa pode acontecer q a Ponte trinque e q a linha férrica entorte.
    Nos corpos sólidos a dilatação pode ocorrer por Linear, Superficial e Volumétrica.
    A linear ela ocorre quando o corpo tem expansão em uma dimensão.
    Dilatação superficial ocorre quando há um aumento de temperatura, há um aumento de extensão do fio.
    A volumétrica pode ser quando o ferro elétrico é feito por um termostato, q quando aquecido forma um arco,aí quando esfria ele se permanece plano e torna a fazer contato no circuito no circuito elétrico.
    A muito tipos de dilatação como as dos líquidos q podemos citar os dos termômetros, ondem um líquido álcool ou mercúrio, fica laa dentro e quando esquenta ele começa a dilatar.
    A dilatação dos gases não possuem volume definido e para a dilatação dos gases eles usam recipientes q os contém , alguns exemplo pode ser os dos balões.
    A uma exceção a água quando congela de ves diminuir aumentar de tamanho isso é uma exceção
    A dilatação ocorre diariamente, às vezes nem percebemos.
    Então foi o q euh entendi sobre dilatação

    ResponderExcluir
  2. Com base na explicação do texto acima chegamos à conclusão que a dilatação térmica é o aumento ou a diminuição de um corpo, pois quando as partículas que compõe uma matéria aumentam o grau de agitação (ou seja, quando a temperatura aumenta) o corpo se expande, e quando as partículas diminuem o movimento (a diminuição da temperatura) o corpo se retrai. A Dilatação ocorre em largura, comprimento e altura, tendo uma ordem de dilatação: Sólido<Liquido<Gasoso.
    A dilatação é dividida conforme o interesse do que será estudado, por exemplo:
    -Linear: Se formos estudar uma única dimensão (no caso dos fios), usamos a seguinte formula para identificar o aumento do comprimento ΔL = L0.α.ΔT.
    -Superficial: Se o interesse é em duas dimensões, ou seja, comprimento e largura (como a chapa de metal) usamos ΔA = A0.β.ΔT. É importante destacar que beta é duas vezes maior que alfa (coeficiente de dilatação linear).
    -Volumétrica: A dilatação volumétrica resulta do aumento de volume em comprimento, largura e profundidade, para tal situação utilizamos a seguinte fórmula: ΔV = V0.γ.ΔT ( gama é três vezes maior que alfa (coeficiente de dilatação linear).
    E por fim, temos a dilatação dos líquidos e dos gases que são medidos somente dentro de algum recipiente.
    A dilatação térmica se faz presente em nosso cotidiano, como por exemplo, nas construções de casas, trilhos, pontes, ou quando tentamos abrir algum recipiente. Ter conhecimento do assunto é muito importante para que não haja erros na contagem na dilatação de um corpo, pois pode por exemplo, entortar trilhos, fazer fissuras nas calçadas, ocasionar acidentes domésticos e etc.
    ALUNA: EVELLI SIVIERO DE SOUZA, 2º ANO “A”.

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Tauany Rodrigues Fonseca 2 ano B vespertino

    A Dilatação Térmica é um fenômeno que ocorre quando a temperatura de um certo corpo aumenta, e então ele tem seu volume expandido. Essa reação acontece tanto em materiais sólidos, líquidos e gasosos, apesar de ser mais visível em gases.
    A Dilatação ocorre porque o aumento da temperatura faz com que as moléculas comessem a se agitar e como ocorre um choque entre elas, consequentemente aumenta a sua energia cinética, logo a área de movimentação dessas moléculas será maior, assim como a área do referido corpo.
    Essas reações podem ser vistas no nosso cotidiano, quando passamos roupa ou quando tomamos banho utilizando o chuveiro elétrico.
    Precauções são tomadas para que esse efeito não cause prejuízos, para isso quando se vai construir linhas ferroviárias, calçadas, pisos ou viadutos, há sempre um espaçamento calculado ao longo das construções.

    A Dilatação Térmica pode ser:

    Dilatação Linear: considera- se que ocorre a dilatação apenas em uma das dimensões, por conta do comprimento ser bem maior que a largura e a espessura, a dilatação nas últimas duas é desprezível.

    Dilatação superficial: ocorre em duas dimensões(comprimento e largura) , ou seja compreende a área do corpo .

    Dilatação volumétrica: calcula- se a variação do volume, são três dimensões (comprimento, largura e espessura). É a dilatação que ocorre em líquidos e gases.

    Ainda existe a dilatação Anômala da água. Pois quando ela atinge 4°C ( à pressão normal) ela diminui o volume.

    ResponderExcluir
  4. Dilatação térmica
    A dilatação térmica é a variação das dimensões de um material, causada pela mudança de temperatura
    A dilatação térmica também pode causar problemas, Em ferrovias podem causar danificação se não forem feitas e planejadas adequadamente.
    Um exemplo se fizemos uma ponte no tamanho exato sem nenhum espaço, com o tempo ela racharia a dilatação não teria espaço com o passar de tempo
    Assim com um vidro de conserva para abrir se levamos ao fogo e esquentar fica mas fácil de abrir, Pois a dilatação é proporcional ao aumento de temperatura
    Em nosso cotidiano existem inúmeras situações que envolvem a dilatação térmica dos materiais. Quando colocamos uma quantidade de chá muito quente em um copo de vidro comum pode ocorrer de ele trincar. Isso ocorre porque a parte interna do copo se dilata ao ser aquecido
    Aumentando a temperatura de um corpo, este corpo sofre dilatação térmica e seu volume aumenta
    Diminuindo a temperatura de um corpo seu volume também diminui
    A dilatação térmica dos sólidos ocorre porque quando um corpo absorve calor, a agitação térmica de suas moléculas torna mais intensa, isso é que provoca um aumento na temperatura desse corpo.
    Existe vários tipo de dilatação
    Dilatação linear
    Dilatação superficial
    Dilatação volumétrica
    O texto acima já explica direito sobre elas
    Isso pode ocorrer também nos fios de telefone, com uma barra de ouro.
    com uma chapa de metal e etc...
    O efeito da variedade de temperatura especialmente a dilatação tem muitas implicação na vida Diária
    Aluna: Gislaine Da Silva Fonseca
    2°ano "B"

    ResponderExcluir
  5. Como podemos analisar a dilatação térmica é o objeto que aumenta com o aumento da temperatura e diminui com a diminuição da mesma , a ordem de dilatação é Dilatação nos gases , Dilatação nos liquido , dilatação no sólido , ençtao co alguns experimentos pode ser usado para mostrar uma forma mais evidente de dilatação.
    Como podemos ver a dilatação esta dividida em três tipos:
    Dilatação Linear:È quando a dilatação de um objeto cujo o seu comprimento é muito maior do que as outras dimensões.
    Dilatação Superficial:A dilatação de um objeto cujo sua área é maior do que a espessura.
    Dilatação Volumétrica:A dilatação de objeto onde todas as dimensões possui dilatação.
    Aluno:Lucas Fontenele De Alencar
    Serie:2 ANO "A"

    ResponderExcluir
  6. Como vimos no texto acima a dilatação térmica é algo muito presente em nossas vidas, há casos que tal dilatação passa despercebida por nossos olhos.
    Sabemos que, quando certo material é aquecido ele espande e quando resfria ele retrai. A dilatação é dividida em três partes: Linear: ocorre quando estuda a dilatação em apenas uma dimensão, um exemplo é a dilatação do arame, outro tipo de dilatação é a superficial que estuda apenas duas dimensões e por fim tem a dilatação volumétrica que estuda as três dimensões (corpos sólidos).
    O corpo quando resfriado tendi a retrair, porém a uma exceção na água, pois quando ela atinge de 4ºC à 0ºC ela aumenta de volume.
    Há também a dilatação em líquidos e gasosos. Em um líquido para descobrir sua dilatação tem que ser colocado em um recipiente, pois tal recipiente irá depender da temperatura do líquido para se espandir ou retrair , dessa mesma forma acontece com o gasoso.

    Marinalva Fernanda Cebalho Fernandes.
    2º ano "A" Matutino.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A dilataçao térmica é o aumento ou a diminuiçao De um corpo, quando suas particulas que compõe uma matéria aumentam o seu grau de agitaçao,quando sua temperatura aumenta,seu corpo Se expande,mas quando o movimento das particulas diminuem o seu movimento seu corpo retrai.
    A dilataçao térmica pode ocorrer com qualquer substância sendo ela liquida,sólida ou gasosa,nos corpos sólidos a dilataçao pode ocorrer por: Superficial,Volumétrica ou Linear.
    Aluna: Soraya Silva Santos
    2°B

    ResponderExcluir
  9. Os textos acima vem falando de dilatações, quatro dilatações na verdade. A dilatação Térmica é quando um corpo entra em contato com o calor e aumenta o tamanho e distância entre si. Na dilatação Linear é o resultado do aumento de volume em uma dimensão no seu comprimento. Na superficial é também o resultado do aumento de volume mas em duas dimensões no comprimento e na largura.também na Volumétrica é o resultado do aumento de volume mas é na largura, comprimento e profundidade. A dilatação dos líquidos e gasosos não possuem volume definido, isso ira depender da temperatura e do recipiente.
    Aluna: Jaylene de Souza Cassiano 2°A

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Taynara da Silva Miranda
    2anoB
    Dilatação é o aumento do volume de uma substância com o aumento de temperatura, e quando a temperatura cai a substância contrai, ou seja o volume diminui.
    Existe três tipos de dilatação.
    Dilatação linear é quando ocorre na dimensão do comprimento, pode ocorrer em fios de energia, e trilhos de trem.
    Dilatação superficial é quando acontece a expansão nas duas dimensão,que são comprimento espessura e ela pode ser mais visíveis em líquidos gases.
    Ainda há Dilatação anômala que ocorre na água, pois quando ela atinge de 4°C a 0°C seu volume aumenta.Podemos ver o exemplo de dilatação no dia a dia pote de garrafa, cerâmicas, etc.

    ResponderExcluir
  11. Discente: Élida da Silva Cunha.
    Turma: 2° ano "A".

    Dilatar tem como sinônimo aumentar, expandir. O fenômeno de dilatação ocorre a nossa volta a todo o momento, pois desde o trilho de um trem até ao piso de nossas casas se dilatam, ou seja, todos os corpos. E esta expansão dos corpos (dilatação térmica) é devido à elevação da temperatura, alterando volume, dimensões dos materiais.
    Com base em nosso espaço tridimensional (pelo comprimento, largura e altura), existem também três tipos de dilatações: linear, superficial e volumétrica, podendo ser calculadas conforme as dimensões de cada corpo, já que a dilatação varia de material para material.
    A variação não ocorre somente pelos componentes da matéria, mas também pelo estado físico em que ela se encontra: líquido, sólido ou gasoso. Isto é incluído no cálculo para determinar a dilatação final do corpo, cálculos estes que podem nos livrar de inúmeros desastres, pois uma pequena alteração na temperatura pode causar um grande impacto e estas alterações vistas na física acontecem a todo momento.





    ResponderExcluir
  12. Como podemos ver o texto fala sobre a dilatação térmica , tal dilatação é causada pelo aumento da temperatura ,ou seja quanto maior for a temperatura maior será a dilatação da substância, e quanto menor for a temperatura da substância ela vai contrair ! A dilatação ocorre em todo tipo de substância , seja sólidas>líquidas>gasosas , vale lembrar que os líquidos dilatam-se mais que os sólidos , e os gases mais ainda !
    Podemos ver também que nem todos os materiais se dilatam da mesma forma , pois cada um tem um coeficiente de dilatação , é cada material e feito de uma forma diferente ,
    ( o vidro do micro-ondas um exemplo bem claro desse tipo de material , pois resiste a grandes variações de temperatura) já um prato grosso , não resistiria a tamanha variação , e logo se quebraria !
    Em construções de casas , ferrovias , calçada ou pontes a dilatação está presente , e os responsável sempre tomam precauções calculam um espaço exato para que tal dilatação não cause danos nas construções !
    A dilatação pode ser estudada em três formas , a linear , superficial e a volumétrica .
    Dilatação linear : Estuda apenas uma dimensão (comprimento) exemplo: os fios!
    Dilatação superfícial: Estuda a dilatação em duas dimensões (comprimento × largura ) exemplo: chapas !
    Dilatação volumétrica: Estuda a dilatação em três dimensões ( comprimento× largura× espessura )
    Exemplo: gasolina !
    Há também a dilatação dos líquidos e dos gases, que só são medidos se colocados em um recipiente , pois não possuem formas próprias!
    E por fim a dilatação anômala , que é o da água , quando ela atingi 4°C o seu menor volume , ela diminui !
    A dilatação termina e sem dúvida muito interessante! E nos ajuda a tomar alguns cuidados !

    Aluna:Samara de Castro eguez
    2°ano "B"

    ResponderExcluir
  13. A dilatação ocorre a nossa volta a todo o momento, ocorrem até mesmo nossos pisos de nossas casas, ou seja, todos os corpos. Essa dilatação acontece devido ao aumento da temperatura, ou seja quanto maior a temperatura, maior a expansão, a dilatação ocorre em todo tipo de substância, sendo ela liquida, sólida ou gasosa.
    Existe três tipos de dilatação, a dilatação linear, Dilatação superficial e Dilatação anômala.

    Aluna: Marielly Cebalho
    2 ano A

    ResponderExcluir
  14. Com base na leitura do texto exposto no blog e de algumas outras fontes externas, pude entender que com o aumento ou a diminuição da temperatura , em qualquer material (exemplo: um fio de cobre, uma chapa de ferro, entre outros), os átomos presentes nele sofrem uma variação na velocidade de agitação podendo aumentar tal velocidade aumentando a temperatura ou diminuir a agitação diminuindo a temperatura. Tal fenômeno é denominado dilatação termica.

    Já ouvi falar muito essa frase "tudo que esquenta cresce", mas percebi que isso nem sempre está correto, um exemplo é quando aquecemos a água quando ela está em uma temperatura próxima de 0 graus ceslsius, "ela seria a famosa neve" e ao invés de ela aumentar o seu tamanho ela irá diminuir até chegar ao ponto de se tornar água líquida e a partir daí ela começa a se dilatar aumentando o volume.

    A diltação é de extrema importância para o nosso cotidiano, como no uso dos termômetros analógicos, no sensor do ferro de passar roupa entre outros objetos que usamos no nosso dia-a-dia e devemos quase sempre levá-la em consideração pois ela pode nos afetar se não tomarmos cuidados, um exemplo bem simples e que devemos levá-la em consideração é quando vamos "ferver" o leite, se não tomarmos cuidado a temperatura excessiva irá fazer com que o volume aumente até chegar ao ponto de ser derramado para fora do recipiente usado causando uma boa sujeira...

    Discente:Amanda Carolyna Baca Moreira
    Turma: 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  15. A dilatação térmica é a variação das dimensões de um material, causada pela mudança de temperatura. É algo muito comum no nosso dia a dia, pois os objetos são constantemente submetidos a variações de temperatura. Na engenharia, esse fenômeno deve ser considerado na construção de algumas edificações, como por exemplo, na construção de pontes e viadutos. Essas construções costumam ser feitas em partes e, entre essas partes, existe uma pequena folga para que, nos dias quentes, ocorra a dilatação sem nenhuma resistência. Do contrário, teríamos algum comprometimento da estrutura.
    Dilatação linear ocorre em corpos em que o comprimento é a dimensão mais importante, como por exemplo, em cabos e vigas metálicas. Por esse motivo, quando sujeitos a variações de temperatura, corpos com esse formato sofrerão, principalmente, variações no comprimento.
    Dilatação Superficial é o aumento do volume de um corpo que compreende duas dimensões - comprimento e largura. Esse processo decorre da exposição do corpo ao calor, fazendo com que os átomos se agitem e aumentem a distância entre eles, ou seja, se dilatem.
    Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpos se dilatam, ou incham.

    Discente: Thaisa Caroline da Silva Nogueira
    Turma: 2°ano "B"

    ResponderExcluir
  16. A Dilatação Térmica ocorre quando os corpos são construídos por moléculas, quando recebe calor essas moléculas se agita muito mais, e a necessidade de se expandir; ocorrendo a Dilatação isso ocorre nos sólidos, líquidos, e gases.
    Dilatação Linear "complimento"
    Sólido: fio, haste, vara, cabo, trilho, coluna, etc.
    Dilatação Superficial "Área"
    Sólido: placa, chapa, disco e outros.
    Dilatação volumétrica "volume"
    Sólido:cubo, blocos, dado, tubo, paralelepípedo, caixa, e etc.
    Aluna: Andressa Pires Bolandin
    Turma: 2 ano A

    ResponderExcluir
  17. Como falado no texto acima a dilatação está presente no nosso cotidiano ,se andarmos nas ruas ,vemos os efeitos da dilatação como calçadas rachadas etc...Pois a dilatação térmica acontece da seguinte forma ,quando o material é aquecido ao um certo ponto ,ele se expande ;isso ocorre devido a agitação das moléculas ( quando mais for esquentado ,mais será o movimento),mas quando o material for esfriado ele vai se contrair ,pois a agitação das moléculas vai diminuir . Esse efeito ocorrer em líquidos ,gasosos e sólidos
    Mas para ocorrer a dilatação é necessário que tem a temperatura certa ,porque cada corpo tem um coeficiente de dilatação característico .A dilatação térmica pode causar vários estragos nos materiais como rachaduras em calçadas e pisos etc... mas agora esse problema pode ser evitado , graças a cálculos utilizado pelos engenheiros .
    contudo a dilatação térmica esta presente em tudo que fazemos, pois sem a dilatação não poderíamos nem medir a temperatura corporal e varias outras coisas.

    ALUNA:Rhayanne Monteiro da Costa
    TURMA:2ano´´B´´

    ResponderExcluir
  18. A dilatação está em toda parte, deste o copo de vidro trincado, pelo chá muito quente, até mesmo nas ruas e nas calçadas rachadas, isso tudo ocorre pelo fato do calor, fazendo com que as partículas do corpo aumentem ao ponto do seu conjunto promover a ocupação de um volume maior.
    Existe vários tipos de dilatação, como por exemplo: dilatação de sólidos, dilatação de líquidos, entre outros tipos .
    A Dilatação de sólidos ocorre quando um corpo solido é aquecido e suas moléculas tendem a afastar-se devido a maior agitação. Por sua vez a Dilatação de líquidos é provocada quando o liquido é aquecido, assim como o recipiente que o contem, dificultando assim a dilatação real do liquido.
    Outro exemplo de dilatação, são projetos com grande porte, como ponte e viadutos ,onde e necessário considerar a dilatação térmica. Para isso são deixadas juntas, chamadas “ juntas de dilatação “.
    Discente: Gabriel Durante de Miranda
    Turma: 2° Ano A

    ResponderExcluir

  19. A dilatação térmica ocorre em nosso cotidiano e as vezes nem percebemos, ocorre em praticamente todas as substâncias sólidos, liquidos e gasosos. As substâncias dilatam-se com o aumento da temperatura e se contraem quando sua temperatura diminui.
    Nos corpos sólidos tem três tipos de dilatação:
    Linear: ocorre quando o corpo tem expansão em uma dimensão;
    Superficial: ocorre a expansão nas suas duas dimensões lineares ou seja na área total do corpo.
    Volumétrica: ocorre quando as substâncias são aquecidas e sofrem expansão nessas três dimensões o que proporciona um aumento no volume total do corpo;
    A dilatação do líquido e dos gases só são medidos dentro de um recipiente onde ocorre a dilatação volumétrica.
    Discente: Vinnycios Rodrigues
    Turma: 2 ano A

    ResponderExcluir
  20. Nome: Michele Pedraça
    2ª ano “A”
    Como podemos ver no texto existe vários tipos de dilatação, como por exemplo: dilatação de sólidos, dilatação de líquidos, entre outros. Podemos ver também que nem todos os materiais se dilatam da mesma forma, pois cada um tem um coeficiente de dilatação, é cada material e feito de uma forma diferente.
    A dilatação térmica se faz presente em nosso cotidiano, como, nas construções de casas, pontes, etc. Ter conhecimento do assunto é muito importante para que não haja erros na contagem na dilatação.

    ResponderExcluir
  21. A DILATAÇÃO térmica e um fenômeno que ocorre com a temperatura,a dilatação ocorre porque o aumento da temperatura faz com que as moléculas começam a agir.A dilatação térmica e a variação das dimensões de um material causada pela mudança de temperatura.Existe três tipos de dilatação linear,dilatação superficial e dilatação anómola..aluna:Dalila Pará da silva.2anoB

    ResponderExcluir
  22. A variação de “tamanho” da matéria seja ela encontrada em estado solido, liquido ou gasoso é chamada de dilatação térmica, dilatação que pode ser linear, superficial ou volumétrica, dilatação que ocorre devido a temperatura, podendo ser alta ou baixa, quando a matéria entra em contato com altas temperaturas suas moléculas começam a se mexer ocupando uma espaço maior, quando a temperatura cai as moléculas se aglomeram fazendo com que a matéria ocupe um espaço menor (com exceção da água ). Já que a dilatação térmica é um fenômeno que ocorre em tudo que conhecemos temos que tomar providencias cabíveis para que não interfira de maneira negativa na nossa vida.
    Aluno: Carlos Eduardo Martins, 2 ano A

    ResponderExcluir
  23. Aluna: Poliane Lorrayne Fernandes da Silva
    2 ano "A"

    Dilatação Térmica é quando ocorre o aumento ou a diminuição de um corpo , quanto maior a temperatura maior a dilatação.
    Dilatação Térmica está muito presente em nosso cotidiano existe inúmeras situações que envolvem dilatação , em calçadas , pisos quando se racham ou até mesmo quando colocamos água quente em um copo de vidro comum no caso pode acontecer dele trincar, a dilatação térmica ocorre nas substâncias líquidas , sólidas e gasosas , e á três formas de dilatação a linear , superficial e a volumétrica.

    ResponderExcluir