segunda-feira, 1 de maio de 2017

MECÂNICA CELESTE



Paulo Augusto Bisquolo, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação Paulo Augusto Bisquolo é professor de física do colégio COC-Santos (SP).

Ao contrário do que pensavam Aristóteles e Ptolomeu, a Terra não se encontra parada no centro do sistema solar. Está em movimento em torno do Sol, junto com mais oito planetas. Esse movimento planetário é descrito por leis que foram desenvolvidas no decorrer da história devido às contribuições de diversos cientistas, como Copérnico e Galileu, e na física clássica foram concluídas pelos trabalhos de Kepler e Newton.
As leis de Kepler
O alemão Johannes Kepler (1571-1630) enunciou três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar, mas sabe-se agora que essas leis são válidas para qualquer sistema planetário. Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.
A lei das órbitas
A lei das órbitas descreve a trajetória de um planeta que está orbitando uma estrela. Ela pode ser enunciada da seguinte forma:

Todos os planetas se movem em trajetórias elípticas, estando o Sol localizado em um dos focos da elipse.


A Terra tem a sua trajetória elíptica. Porém, como os focos dessa trajetória estão muito próximos, sua órbita é praticamente circular. Cabe salientar que a circunferência é uma elipse onde os dois focos coincidem.
A lei das áreas
Considere um planeta em movimento em torno do Sol. Definiremos como raio vetor um vetor que tem como origem o Sol e extremidade apontando para o planeta em questão.


Com isso, a lei das áreas pode ser enunciada da seguinte forma:

No movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.




Uma consequência importante dessa lei é o fato de o planeta não percorrer a sua órbita com velocidade constante. Observe que A1 e A2 são iguais, mas as os arcos ab e cd não são. Se as áreas são percorridas em tempos iguais, então a velocidade média com que o planeta percorre o arco ab será maior que a velocidade média com que ele percorre o arco cd. Com isso, pode-se concluir que o planeta, quando se dirige ao periélio, ponto mais próximo do Sol, executa um movimento acelerado, mas quando se dirige ao afélio, ponto mais afastado do Sol, executa um movimento retardado.
A lei dos períodos
Considere dois planetas do sistema solar, como a Terra e Vênus. Esses dois planetas descrevem trajetórias quase circulares em torno do Sol e completam uma volta em um intervalo de tempo que chamado de ano do planeta, ou período de translação.

Kepler, nos seus estudos, determinou uma relação entre o período de translação e o raio médio da órbita dos planetas que constituem um sistema planetário. Essa relação é conhecida como a lei dos períodos, e pode ser enunciada da seguinte forma.

A razão entre os quadrados dos períodos de translação dos planetas e os cubos dos respectivos raios médios das órbitas é sempre constante.

Matematicamente, a lei dos períodos pode ser escrita da seguinte forma:

T2 R3 = K
Onde:

T = Período de translação dos planetas.
R = Raio médio das órbitas planetárias.
K = Uma constante que depende da massa do Sol.

Para o caso particular da Terra e de Vênus, se aplicarmos a lei dos períodos, teremos a seguinte relação matemática:



A lei da gravitação universal
Depois de ouvirmos tantas vezes que "Terra atrai a Lua", talvez você possa ter se perguntado por que a Lua não cai na Terra. Para entender a resposta dessa pergunta, faça a seguinte experiência de pensamento: imagine que você tem uma pedra na mão e a deixa cair. Ela descreverá uma trajetória vertical e para baixo. Depois, pegue a pedra, lance-a para frente e observe que ela descreverá uma trajetória parabólica, chegando ao solo alguns metros a frente.

Agora pense na possibilidade de poder lançá-la cada vez mais longe: o que aconteceria com essa pedra? É natural que ela continue caindo, já que é atraída pela Terra. Porém, dependendo da velocidade com que ela é lançada pode ocorrer algo muito curioso: a pedra pode entrar em um movimento de "queda eterna", que é conhecido como movimento de órbita.

A resposta da pergunta é essa: se a Lua executa um movimento orbital devido à atração que a Terra exerce sobre ela, isso quer dizer que a Lua está em movimento de queda, mas que nunca chegará atingir a Terra.

Isaac Newton formulou a lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita. Essa lei é conhecida como a lei da gravitação universal e ela parte de duas premissas:
  • massa atrai massa;
  • quanto mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força.

    A explicação da segunda premissa foi objeto de muita discussão entre os pesquisadores da época, como Robert Hooke e Edmund Halley, mas o gênio criativo de Newton foi capaz de solucionar esse problema.

    Newton descobriu que a força de atração gravitacional era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as massas, em outras palavras, quanto mais afastados estiverem os objetos, menor será a força de atração entre eles e essa força diminui rapidamente com o aumento da distância.

    Outro ponto importante da lei da gravitação universal é aquele que diz que massa pode atrair massa. Dessa afirmação pode vir a seguinte pergunta: "Se eu tenho massa, porque eu não estou atraindo outros corpos que também têm massa?". A resposta é que você está, sim, atraindo outros corpos que estão ao seu redor. Mas, como você tem uma massa pequena e os outros corpos também, essa força de atração se torna desprezível. Quando pelo menos um dos corpos tem uma massa considerável, como é o caso do planeta Terra, é possível sentir a força de atração gravitacional.

    A lei da gravitação universal de Newton é expressa matematicamente pela equação abaixo:

18 comentários:

  1. Aluna: Andressa Pires Bolandin
    2 ano A


    A física está presente em todas as situações, no passado, usava-se o céu para se localizar. Kepler descreveu o movimento pensando nas suas três leis (que são as leis que usamos e estudamos hoje) exatamente no movimento para o sistema solar.
    A mecânica celeste faz parte da astronomia, e tem como objetivo de determinar as posições dos astros, e sua variação com o tempo.
    Com esse estudo do movimento dos astros, traz a possibilidade de calcular as posições dos astros, foi sistema solar, etc., (" o estudo da mecânica celeste deram origem aos satélites artificias").

    ResponderExcluir
  2. A física é muito importante , pois, com o estudo dela podemos entender coisas simples do nosso cotidiano, até coisas muito mais complexas. Estudos como, a Lei da Gravitação, nos permitiram entender com o passar do tempo que quanto mais afastados estiverem os objetos, menor será a força de atração entre eles, essa força diminui rapidamente com o aumento da distância, e que massa pode atrair massa. Enfim, a física é um estudo de uma importancia gigantesca, nos permitiu, saber coisas de grande importancia!


    Aluna: Marielly Cebalho Mendes 2 ano A

    ResponderExcluir
  3. Isaac Newton e Johannes kepler são evidentemente uns dos maiores cientistas, além de físicos, astronômicos e matemáticos, são considerados “ pai” da ciência moderna, sofreram repreensões religiosas e muitas vezes criticados por outros cientistas que contrariavam seus trabalhos, “lutaram” por seus princípios e aos poucos romperam a barreira que lhes eram impostas naquele período, e graça a dedicação de ambos, temos hoje um vasto conhecimento em diversas áreas.
    Johannes Kepler, um cientista que tanto sofreu ao longo de sua vida, produziu riquíssimos trabalhos ao qual um deles é destacado como o principal de suas obras, “as três leis de Kepler”: a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos, que, temos o entendimento hoje que o sol se encontra no centro e a órbita é elíptica, esse e outros conceitos fazem parte do trabalho das três leis de Kepler. Seu estudo foi essencial para Isaac Newton elaborar a Lei da Gravitação, (dois corpos se atraem segundo uma força que é diretamente proporcional a suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que o separa), e as três leis de Newton: 1º Lei de Newton (lei da inércia), 2º lei de Newton, e 3º lei de Newton (lei da ação e reação).
    Vivemos numa sociedade rica em conhecimentos e aparelhos sofisticados, que não teríamos acesso se não fosse pelos trabalhos iniciais que esses grandes cientistas propuseram a mostrar para o “mundo”, que a ciência é a resposta para muitas indagações que temos sobre diferentes assunto. Isaac Newton e Jhoannes Kepler deixaram um valioso legado para a humanidade, abrindo caminhos para o homem se aprofundarem cada vez mais em novas descobertas benéficas.

    Aluna: Evelli Siviero De Souza 2º Ano "A".

    ResponderExcluir
  4. Discente: Élida da Silva Cunha.
    Turma: 2º ano "A".

    A mecânica celeste, que consiste na ciência que estuda os movimentos dos corpos celestes é estudada desde a antiguidade, porém, neste tempo acreditava-se que o centro do sistema conhecido atualmente como Sistema Solar, era a Terra, devido às crenças religiosas e ao que grandes pensadores afirmavam.
    Mas, ao passar do tempo, surgiram homens, como Copérnico, que pensaram de outra maneira, arriscando suas vidas eles diziam que o centro na verdade era o Sol e não a Terra.
    Posteriormente o astrônomo e matemático Johannes Kepler seguiu a mesma ideia de Copérnico e além de aderir ao heliocentrismo, também desprendeu-se da crença de que círculos eram divinos, descobrindo em suas obras que devido a isso, as órbitas planetárias eram elípticas e não circulares como diziam.
    Através dessa e demais descobertas, e a realização de inúmeros cálculos, Kepler formulou três incríveis leis, as Leis de Kepler, que são: A lei das órbitas; A lei das áreas e A lei dos períodos. Nessas leis estão descritas a trajetória orbital de um planeta, a relação de área e tempo no movimento planetário ao redor do sol conforme o afélio e o periélio, e o tempo do movimento de translação de um planeta, através de uma relação entre a translação e o raio médio de uma órbita.
    Essas leis que atualmente sabemos que podem ser utilizadas em qualquer sistema planetário influenciaram muito Isaac Newton, anos depois de suas elaborações, pois, posteriormente Newton elaborou a Lei da Gravitação Universal na qual declarou que entre dois corpos existe uma força de atração que corresponde à massa e a distância central desses corpos, então, massa atrai massa e a força de atração varia conforme a distância existente entre eles, tudo isso está relacionado à gravidade.
    Apesar de que esses trabalhos renderam muitas dúvidas, críticas e discussões, os gênios conseguiram garantir a veracidade de suas obras.

    ResponderExcluir
  5. O estudo da mecânica celeste foi estudado por vários pesquisadores,tendo eles como principais contribuidores Johannes Kepler e Isaac Newtono,seus estudos deram um grande avanço na revolução científica.
    Desde a antiguidade vários estudiosos,dentre eles,Aristóteles e Ptagoras, buscavam compreender os fenômenos celestes ocorridos no espaço.Seus estudos foram de grande importância,mas não o suficiente para responder perguntas complexas.
    Os estudos de Kepler e Newton foram de suma importância,pois através de suas pesquisas trouxeram o conhecimento concreto utilizado até os dias atuais na área científica.
    As descobertas de Johannes Kepler nos faz compreender como ocorrem os movimentos planetários,através de suas três leis.
    E a lei da gravitação fundada por Isaac Newton, nos faz compreender a interação entre os corpos celestes, e os corpos terrestre.
    Aluna:SORAYA SILVA SANTOS 2 ano "B"

    ResponderExcluir
  6. A física esteve e esta presente no nosso cotidiano.Existiram homens como Copérnico e Galileu que desenvolveram leis para esse movimento planetário assim com Kepler e Newton que também estudaram pra fazer suas leis. As três leis que são válidas para qualquer sistema planetário, são as leis de Kepler, a primeira lei que é a lei das órbitas descreve que todos os planetas se movimentam em torno do sol em órbita elíptica, a segunda, lei das áreas descreve que um planeta quando esta perto do sol (periélio) seu movimento acelera, e quando esta longe (afélio) seu movimento diminui, isso quer dizer que o raio vetor varre em tempos e áreas iguais, a terceira, lei dos períodos descreve que o período de translação e o raio médio é constante. A lei da gravitação universal que é uma outra lei de Newton que descreve, massa atrai massa, quanto mais afastados os corpos estiverem sera menor a força, esta lei é relacionada a gravidade, e não podemos esquecer que Kepler e Newton foram considerados pai da física, por serem extremamente bons em cálculos.
    Aluna:Jaylene de Souza Cassiano 2 ano A

    ResponderExcluir
  7. Como podemos ver kepler e Isaac Newton foram grandes filósofos , matemáticos e astronômicos que escalareceram muitas coisas! Também nos ajudaram a entender mais sobre os movimentos dos planetas no sistema solar , contrariando alguns pensadores como Aristóteles.Copérnico e outros filósofos afirmavam que a terra não estava parada no centro do sistema solar, mas sim que estava em movimento em torno do sol, esse movimento foi descrito através de leis com passar da história. Foi então na física clássica que Kepler elaborou suas três leis , que foi um grande legado deixado para a sociedade( lei das órbitas , lei das áreas , lei dos períodos ) e através destas leis sabemos hoje que o sol esta no centro do sistema solar , e que a órbita e elíptica!
    Corajoso foi kepller que sofreu tanto mais nunca desistiu de seus trabalhos!
    Graças as leis de kepler , posteriormente Issac newton, desenvolveu sua lei da gravitação universal , na qual explica que massa atrai massa ,é que a força de atração
    modifica-se conforme a distância.
    Kepler e Issac sem dúvida foram grandes gênios que nós ajudaram muito , diante de tantos obstáculos sempre persistiram em seus trabalhos , e graças a seus esforços temos um conhecimento melhor sobre a física e sobre muitas outras coisas que nós cercam !
    Foram tão importantes!
    Deixando caminhos abertos para a humanidade poder conhecer muito mais sobre este universo que e tão grande!
    ALUNA:SAMARA DE CASTRO EGUEZ
    TURMA:2B

    ResponderExcluir
  8. a mecânica celeste é um estudo muito antigo que estuda os movimentos dos corpos celestes sendo ele natural ou não. Aristóteles e Ptolomeu acreditavam que a terra era o centro do universo oque foi aceito por muito tempo.mas na verdade o centro do universo é o sol, oque foi provado durante a historia devido as contribuições e leis de diversos cientistas como Copérnico e galileu. e foi concluído na física clássica por newton e Kepler. Aluno: Vinnycios rodrigues turma: 2º ano A

    ResponderExcluir
  9. Aluna: Tauany Rodrigues Fonseca 2 ANO B. E.M

    Dois dos cientistas mais importantes da humanidade foram Johannes Kepler e Isaac Newton.
    Kepler foi um astrônomo, astrólogo, matemático e filósofo natural alemão, que é mais conhecido por elaborar as 3 leis do movimento planetário, as quais podem ser resumidas da seguinte maneira:
    1 lei: Todos os planetas se movem em elipses, com o Sol em um dos focos da elipse.
    2 lei: Os planetas varrem áreas iguais em tempos iguais ligados ao Sol por um raio vetor.
    3 lei: Os quadrados dos períodos estão uns para os outros como os cubos das distâncias médias.

    Newton foi um físico e matemático inglês que também estudou astronomia, alquimia, filosofia natural e teologia.
    Contribuiu fortemente para que se formasse o estudo da Mecânica, com suas três leis do movimento.
    1 lei- Inércia: Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele.
    2 lei -Força: O corpo vai adquirir o mesmo sentido, direção e intensidade da força que é imprimida sobre ele.
    3 lei- Ação e Reação: Se um corpo impõe uma força sobre um segundo corpo, este segundo vai impor uma força de mesma intensidade.
    Além da lei da gravitação universal, que diz que dois corpos atraem- se exercendo entre si forças de mesma intensidade, proporcionais ao quadrado da distância entre eles.

    As leis dos movimentos planetários e a lei da gravitação universal só foram concluídos com base nos estudo a anteriores de vários outros cientistas, um deles é Tycho Brahe, que foi quem ajudou Kepler com suas pesquisas e forneceu estrutura para que elas fossem realizadas, assim posteriormente Newton pôde usar os estudos de Kepler para realizar os seus próprios.
    Isso mostra como ao longo do tempo um estudo sempre dá continuidade à outro, para que seja construído e aperfeiçoado nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  10. Discente: Michele Pedraça
    Turma: 2º ano "A"


    Uns dos grandes pontos importante entre os dois físicos são dedicação de ambos, temos hoje um vasto conhecimento sobre seus trabalhos e sua importância na física.
    Uns do grande avanço na revolução científica desde a antiguidade surgiu-se com “Johannes Kepler e Isaac Newton”, seus estudos foram importantes que trouxeram um conhecimento breve sobre suas leis.
    Levando em consideração os estudos de Kepler, como também os seus estudos sobre o assunto, foi que Newton formulou o seguinte princípio: " A velocidade da queda de um corpo é proporcional à força da gravidade e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra.

    ResponderExcluir
  11. A física teve dois grandes físicos que são: Johannes Kepler e Isaac Newton
    Johannes Kepler explicou os movimentos que os planetas fazem em torno do Sol e como acontece, que é conhecido como as três leis de Newton
      Isaac Newton explicou sobre o movimento dos corpos que são as Três leis de Newton, e a Força Gravitacional ele explicou porque a Lua não cai sobre a Terra, porque a Lua e a Terra tem uma força de atração muito forte.
      Newton e Kepler foram muito importante por conta de suas descobertas, estudamos hoje  essas importantes leis que estão presente em nosso dia a dia.
    Aluna: Karine Caetano "2 ano A"

    ResponderExcluir
  12. A mecânica celeste, ela estuda os movimentos dos corpos celestes, sendo eles naturais ou não, a mecânica celeste tem varias funções, uma dela é, determinar a distância e a posição dos astros, no sistema solar. Johannes kepler e Isaac Newton, é sem duvida um dos maiores cientistas,que fizeram historia, que contribuíram para a física,com seus cálculos e leis, as leis mais conhecidas de Johanne Kepler foi a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos. Essas três leis descreviam as orbitas dos planetas em sua volta. E uma descoberta de Isaac Newton que se destacou na física, foi a lei da gravitação universal, que dizia que dois corpos se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que é proporcional a sua massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. Esses cientistas sem duvida, fizeram historia, mostrando para as pessoas, como funciona o mundo em nossa volta.
    Aluno: Gabriel Durante de Miranda
    Turma: 2° ANO A

    ResponderExcluir
  13. Se nao fossem as leis de grandes homens constituídos como físicos , matemáticos , o estudo detalhador do mundo lá fora , nao seria o que temos em mao , seria uma tese com falhas e defeito de argumentação , homens que enxergaram além da simples "Luneta" ao qual já se pode fabricar em casa ,quebraram a tese religiosa em que a terra era o centro do universo ao qual hoje só em pensar nisso pode gerar gargalhadas ,mais algum tempo nao muito longe era motivo de preocupação de homens que estava enfrentando grandes constrangimentos pela explicação em que hoje temos firme fundamento em que o sol e o centro e a terra gira em torno do dele .
    Em grande trabalho de decisão ao qual muitos entregaram suas vida a fogueira ardente , ao que em fumaça da lugar a mecânica celeste constituída pela verdade de um mundo a vaco la fora ,temos certesa em explicacoes calculadas .
    Nome: Beneildo Mendes de Miranda 2 ANO A do ensino médio MATUTINO

    ResponderExcluir
  14. A física tem dois físicos Johannes Kepler e Isaac Newton.
    Kepler explica o movimento dos planetas que fazem em torno do sol.
    Isaac Newton explica o movimento dos corpos que são as três leis de Newton.
    a força gravitacional explica que a lua não cai sobre a terra porque a terra tem uma força de atração muito forte.
    A mecânica Celeste o movimento dos corpos sendo o fenômeno natural a mecânica Celeste tem muitas funções que determina a distância sistema solar.
    Aluno (a): Dalila Pará da sva:2°não B

    ResponderExcluir
  15. Podemos ver no texto acima a Mecânica celeste ela determina as posições dos astros e suas variações .Após o estudo das posições dos planetas no sistema solar , Johannes Kepler elaborou três leis que representa esses movimentos conhecido como as Três leis de Kepler . Após uma teoria de Newton surgiu a Teoria da Gravitação Universal , matematicamente a lei pode ser escrita F=G.m.M/d2 , dois corpos com a massa m e M distante d entre si , os dois corpos se atrai mutuamente com a força proporcional a massa deles . Com a mecânica celeste podemos calcular distancia e posições dos astros. A partir dessas leis temos uma visão do mundo ao nosso redor.
    Aluno:Lucas Fontenele de alencar 2-Ano-A

    ResponderExcluir
  16. A mecânica foi estudada por vários pesquisadores,tendo eles como principais contribuidores Isaac Newton e Johannes Kepler, seus estudos ajudaram muito na revolução científica.A mecânica celeste é possível determinar as distâncias e as posições dos astros do Sistema Solar, calcular órbitas de satélites artificiais em torno da Terra, determinar as trajetórias de sondas espaciais enviadas a outros astros do Sistema Solar e determinar as massas de corpos celestes, tais como planetas,satélites e estrelas.
    A principal força determinante dos movimentos celestes é a gravitação, contudo certos corpos (satélites artificiais, cometas e asteróides) podem sofrer a influência marcante de forças não gravitacionais como a pressão de radiação e o atrito (com a atmosfera superior no caso dos satélites artificiais terrestres).
    A física está muito presente em nosso cotidiano e esses físicos e matemáticos contribuíram muito para que possamos entender mais e mais sobre os planetas,mais também para tudo que está ao nosso redor.
    Aluna:Thaisa Caroline da Silva Nogueira
    2 ano B

    ResponderExcluir
  17. A física está presente em todas as partes do meio em que vivemos.
    Isaac Newton e Kepler, os estudos de Kepler serviu como uma base para os estudos de Newton, Kepler estudou os movimentos dos planetas, tendo como base a órbita de Marte, elaborou suas três leis ,primeira lei de Kepler leis das órbitas, o planeta se movem em órbita elíptica, tendo o Sol como um dos focos, segunda, lei das áreas, uma linha unindo, um planeta ao sol varre área iguais em tempos iguais, terceira, lei dos períodos, um quadrado de período de qualquer planeta é porpocional ou cubo da distância média entre o planeta e o sol.
    Isaac Newton estudou a gravitação universal concluindo que é uma interação entre os corpos.
    Concluindo, é os estudos dos cientistas foram fundamentais para revolução astronômica.
    Aluna: Taynara da Silva Miranda.
    Turma: 2B

    ResponderExcluir
  18. A mecânica celeste estuda os movimentos dos corpos celestes, sendo eles naturais ou não. A mecânica celeste tem varias funções, uma delas é, determinar a distância e a posição dos astros, no sistema solar. A mecânica celeste foi estudada por vários pesquisadores, os principais contribuidores foram Isaac Newton e Johannes Kepler,pois seus estudos ajudaram muito na revolução científica.
    Essas leis que atualmente sabemos que podem ser utilizadas em qualquer sistema planetário influenciaram Isaac Newton, alguns anos depois de seus feitos, pois, posteriormente Newton elaborou a Lei da Gravitação Universal, nela declarou que entre dois corpos existe uma força de atração que corresponde à massa e a distância central desses corpos, então, massa atrai massa e a força de atração varia conforme a distância existente entre eles, tudo isso está relacionado à gravidade.
    Os estudos realizados por Kepler, Isaac Newton e por todos os outros pesquisadores que de alguma forma contribuíram para esses feitos, são de uma importância gigantesca, pois abriram portas para conhecermos os fatos atuais.

    Aluna: Marielly Cebalho
    2 ano A

    ResponderExcluir