domingo, 8 de janeiro de 2017

LENTES ESFÉRICAS




Sabemos que as lentes esféricas estão presentes em diversas partes de nosso cotidiano, como por exemplo, nos óculos de correção visual. Na física, as lentes esféricas são diferenciadas por serem de bordas finas e bordas espessas. As lentes possuem um par de focos, sendo, portanto, um foco principal objeto e um foco principal imagem, ambos são simétricos e estão localizados sobre o eixo principal.
Da mesma forma que os espelhos esféricos, as lentes também fornecem imagem de um objeto linear e transversal. Sendo assim, as posições e as alturas de objetos colocadas diante de uma lente esférica são determinadas através das mesmas equações estudadas nos espelhos esféricos. Essa igualdade também é válida para as regras de sinais, portanto, analisando as distâncias focais, temos que fazer o seguinte uso:
- f > 0: a lente esférica é do tipo convergente;
- f < 0: a lente esférica é do tipo divergente.

Para a determinação da distância focal de uma lente esférica, fazemos o uso da Equação de Gauss que é a seguinte:

Em que:
f – é a distância focal da lente, p – é a distância do objeto à lente e p’ – é a distância da imagem à lente esférica. Na equação acima, percebermos que não somente podemos determinar a distância focal de uma lente esférica, mas podemos também determinar qualquer uma das incógnitas, desde que as outras sejam fornecidas.
Geralmente, usamos uma lente esférica para aumentar o tamanho de objetos que são colocados na nossa frente. Na física, esse aumento é dito como aumento linear transversal e pode ser calculado através da seguinte equação matemática:


 Na equação acima, temos que:
- i é o tamanho da imagem e o é o tamanho do objeto.
Vejamos um exemplo:
Suponhamos que um objeto é colocado a 60 cm de uma lente esférica do tipo convergente. Tal lente possui distância focal igual a 20 cm. Calcule a distância da imagem à lente.
Resolução:
Como a lente é do tipo convergente, temos que a distância do objeto à lente e a distância focal são positivos, p = + 60 cm e f = + 20 cm. Para o cálculo da distância da imagem à lente, temos:


 Aplicando a equação do aumento linear, temos:




Considere uma lente de faces esféricas, de raios R1 e R2, de índice de refração n2, envolvida por um meio de índice de refração n1. Usando as leis da refração, é possível mostrar que a distância focal dessa lente é dada por:
 

        , que é a equação de Edmond Halley, onde:


f = distância focal da lente
n1 = índice de refração do meio exterior
n2 = índice de refração da lente
R1 e R2 = raios de curvatura das faces.

Essa equação pode ser usada para determinar a distância focal de qualquer tipo de lente esférica (bicôncava, plano-convexa, côncavo-convexa etc.), desde que o sinal do raio de curvatura R seja positivo quando a superfície externa que limita a lente for convexa, e negativo, quando ela for côncava.

Se uma das superfícies for plana, temos que:




Vergência de uma lente

Considera-se vergência ou convergência C de uma lente, o inverso de sua distância focal:


Uma lente é mais poderosa quanto maior for a sua convergência, isto é, produz um desvio maior na luz incidente.
As unidades de medida da convergência são:



Exemplo

Uma lente côncavo-convexa tem raios iguais, respectivamente, a 40 cm e 20 cm. O índice de refração da lente é 2. Sabendo que ela está imersa no ar, determine:

a) sua distância focal;
b) sua convergência em dioptrias;
c) a posição da imagem de um objeto colocado a 30 cm dessa lente.

SOLUÇÃO

a) Dados:
R1 = -40 cm (côncava),
 R2 = 20 cm (convexa),
 n2 = 2 e
n1 = nar = 1.
Assim:









b) Sabendo-se que f = 40cm.
Para calcular a vergência da lente em dioptrias, a distância focal deve ser dada em metros. Portanto, f = 0,4 m, logo:





c) Para calcularmos a posição da imagem colocada a 30 cm dessa lente, usaremos a equação de conjunção de Gauss.





Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

45 comentários:

  1. Existem dois tipos de lentes esfericas as de bordas finas e as de bordas espessa,o grafico das lentes e similar aos dos espelhos esfericos,com a diferença de as lentes terem foco principal objeto e foco principal imagem. Os espelhos tambem entram tema,sendo tanto convergente quanto divergente,para determinar ou calcular onde esta o objeto ou onde ira a progetar a imagem e necessario usar uma formula chamada de Equaçao de Gauss,tendo nela as incognitas: F,P e P linha podendo calcuer uma delas.
    Para transformar objetos peqenos em maiores e necessario utilizar outra formula utilizando outras letras e P e P linha onde i:é o tamanho da imagem.
    estas contas sao faceis de resolver pois entra principalmente na matematica,o resultado final na otica sendo positivo como negativo o sinal devera ser colocado,há outra equaçao tambem,a do Edmond Halley que determina qualquer tipo de lente esferica.

    Aluna:Daniela Hurtado Peredo 2anoA

    ResponderExcluir
  2. Na física existem dois tipos de lentes: as de bordas finas e as de bordas expessas.
    As lentes possuem um par de focos que é o foco principal objeto e o foco principal imagem, ambos são simétricos.
    As lentes são como espelhos, pois ambos fornecem imagens de um objeto linear e transversal.
    Cada tipo de lente possuem uma equação específica para determinar as medidas de cada uma.
    Umas dessas equações é a equação de Edmond Halley, onde é possível determinar a distância focal.

    Aluna: Luana Ribeiro dos Santos 2 ano A

    ResponderExcluir
  3. As lentes surgiram da necessidade humana de melhorar a própria capacidade visual, fosse corrigindo distúrbio dos olhos, também para permitir à observação de estruturas microscopia ou analisar objetos situados a distância astronômica. As lentes esféricas são lentes nas quais pelo menos uma superfície é uma calota esférica, exemplos vidros imersas em ar. Essas lentes estão presentes em diversas partes No nosso dia a dia, na física elas são diferenciadas em bordas finas e bordas espessas. No gráfico das lentes podemos observar que possuem um par de focos, o foco principal do objeto e o foco principal da imagem, ambos são relativos.
    Podemos diferenciar em lentes divergentes ( a lente cuja a borda são mais largas que a região central)e lente convergente (a lente cuja o centro é mais largo que a borda).
    Cada tipo de lente possui uma equação exata para conseguir calcular suas medidas, exemplo: Com a distancia focal e a posição do objeto é possível determinar a posição da imagem através da equação de Gauss que são F(posição focal), P(posição do objeto)e P’(posição da imagem). Outra equação que podemos citar é a de Edmond Halley, que tem a função de determinar a distancia focal de qualquer tipo de lente esférica.

    Aluna : Anália Maria Rodrigues Lopes 2 ano A

    ResponderExcluir
  4. Lentes Esféricas

    Como foi citado no texto acima, as lentes estão presente em diversas partes do cotidiano, e ainda assim podemos diferencia-las pelas bordas finas e bordas espessas, possuem um par de focos, o objeto e a imagem.
    Sendo assim são aplicadas regras, de acordo com as lentes, para que as distancias focais possam ser analisadas.
    Contudo quando o foco é maior que zero, a lente esférica é convergente, e quando menor que zero é divergente.
    Segundo dados é usada a equação de Gauss, e a equação de Edmond Halley.
    O estudo das lentes é uma atividade que torna possível trazer a luz aos conteúdos, assim como o foco e imagem, de fato nos aproximam do objeto de estudo.
    Aluna: Luana Charopá Mendes
    2° Ano A

    ResponderExcluir
  5. Como podemos ver no texto acima, o foco principal até então da criação das lentes são para uma melhoria da visão dos seres humanos. Dessa forma temos as lentes convergentes e divergentes, que de certa forma servem para fazer o foco da imagem e do objeto. Existem as lentes de bordas finas e as de bordas grossas. Devido ao uso das lentes se criaram equações que ajudam a decifrar a medida da mesma. Tais como a equação de Edmond Halley, onde é possível determinar a distância focal ou qualquer outro tipo de lente esférica, onde aprendemos que na equação de Gauss apresentam: F (posição focal), P (posição do objeto)e P’ "p linha" (posição da imagem).
    Além das outras inúmeras formas de equações criadas para o desenvolvimento da medida das lentes.

    Aluna: Mariana Fátima Sebalho. 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  6. Não é à toa que as lentes estão em nossas vidas e com elas estão dando cada vez mais um futuro há ciência da astronomia e a da física. As lentes se diferenciam pelas bordas finas e largas, as de bordas finas são denominadas convergente (positivo), pois quando o foco fica menor que zero. Já as de bordas largas, Divergentes (negativo), o foco é maior que zero. Contém um par de focos, a imagem e o objeto que são os focos principais, a lente mais favorável e forte a sua convergência, constitui um processo de desvio maior na luz mais superveniente. Mas não só fica na teoria, a pratica é necessária, e se exerce com equações que calculam e denominam qual o aumento linear ou transversal do foco atribuído a imagem ou ao objeto (calculando p e p linha). Dois homens bem reconhecido, o príncipe da matemática Carl Friedrich Gauss e Edmond Halley constituíram equações, suas equações são muito simples, mas revolucionaram em vários aspectos a astronomia e a física.
    Aluno: Vitor Nicanor Flores de Neira
    Série: 2 ANO B

    ResponderExcluir
  7. Como foi citado no texto acima,as lentes esféricas possuem classificações e características que diferem uma lente de outra.Elas podem ser classificados da seguinte forma.
    Lentes de bordas finas:quando as bordas são mais finas que a região central.
    Lentes de bordas grossas:quando a região central é mais fina em relação às bordas. As lentes esféricas apresentam comportamento diferentes com relação aos raios que incidem sobre elas,podendo ser divergentes ou convergentes.
    Nas lentes convergentes os raios de luz incidem sobre a lente e refratam-se de forma que as direções se convergem para o mesmo ponto.
    Nas lentes divergentes ocorre que os raios de luz paralelos entre si,que incidem sobre a lente paralelos entre si,que incidem sobre a lente,que divergem em um mesmo ponto.

    Aluno:Josivaldo pachuri
    Série: 2 Ano "A"

    ResponderExcluir
  8. A lente esférica é muito usado em nosso cotidiano, sendo que a encontramos em diversos equipamento, como nos óculos, nas lupa na luneta etc. A lente é usada basicamente para formar imagens de diferentes objetos, podemos dizer que as lentes esfericas, assim como os espelhos planos, modificam os raios de luz que chega até a sua superfície.
    Podemos definir a lente esférica como sendo todo sistema óptico formado por três meios homogêneos e transparentes. Podemos designar uma lente esférica como sendo também uma associação de dois dípticos planos, onde um deles é esférico e o outro pode ser esférico ou plano.

    Aluna:Karine Jovio Pouche.
    Série: 2 Ano "A" .

    ResponderExcluir
  9. As lentes esféricas foi descoberta por grandes físico, essas lentes tem em vários lugares como óculos que protege a visão contra os raios do sol.
    Mais antes as lentes tinham diferenças como bordas finas e bordas largas esse objeto é capaz de fornecer imagem de um objeto linear as bordas finas e convergente já as largas e divergente.
    Para poder fazer cauculos e necessário obedecer as regras de sinais o positivo deve esta na posição do objeto depois da lente.
    Quando a lente tem a maior convergência ela produz o desvio de luz.
    A lente convergente e positivo já a divergente e negativa.

    ALUNA; ERIKA BACCA DE ANDRADE
    2 ANO B

    ResponderExcluir
  10. A lente mudou a medicina completamente antes a que não podia ser provador agora pode por causa da lente.
    Pois essas divisões tem parte no nosso cotidiano como o uso de óculos e entre outros.
    Existe das tipos de que as diferenciam a borda fina e positiva são das convergentes e as bordas espessas e negativas pertencentes a divergente.
    Na parte da física as lentes são utilizadas para aumentar o tamanho do objeto que e o aumento linear transversal.
    Para descobrir o tamanho de um objeto atravez da lente é necessário fazer uma equação respeitando as regras e a distancia do objeto.
    Pois cada lente tem que ter seu tamanho e a qualidade de grau certo.
    ALUNA; Crislayne Rodrigues Mendes
    2 ANO B

    ResponderExcluir
  11. Uma das grandes descobertas foram as lentes que mudaram os métodos da medicina entre outros cada lente é responsável por uma pequena divisão atrazes delas.
    Você vê o mundo de uma maneira bem diferenciada pode ver no formato grande ou pequeno.
    Esses dois tipos de lente são as convergentes e as divergentes que melhorou muito a vida de que tem algum problemas de visão.
    Para cada um é necessário fazer exames de vistas para calcular o grau da lente para não poder afetar ainda mais a visão da pessoa.
    A lente na física são utilizadas para aumentar os objetos que são o aumento linear transversal.

    ALUNA; BEATRIZ RAIANE FERREIRA DOS SANTOS
    2 ANO B

    ResponderExcluir
  12. Nesse bimestre aprendemos sobre lentes suas funcionalidades e como acontece com cada uma, também sobre espelhos de várias formas durante esse período aprendi muita coisa que não sabia como a seguinte.
    As lentes esféricas são meios transparentes, nos quais a luz pode se propagar. Possuem duas faces esféricas ou uma face esférica e a outra plana. As lentes podem apresentar dois comportamentos ópticos: convergente e divergente.
    Os raios das faces das lentes R1 e R2 podem ser iguais ou diferentes. Se a face for plana, significa que o raio é igual a infinito.
    Para nomear as lentes, citamos em primeiro lugar o nome da face de maior raio de curvatura.Chamamos lente esférica o sistema óptico constituido de três meios homogêneos e transparentes, sendo que as fronteiras entre cada par sejam duas superfícies esféricas ou uma superfície esférica e uma superfície plana, as quais chamamos faces da lente.
    Para um estudo simples consideraremos que o segundo meio é a lente propriamente dita, e que o primeiro e terceiro meios são extamente iguais, normalmente a lente de vidro imersa em ar.Aprendemos que a luz é necessária para enxergarmos os objetos que estão à nossa volta. É comum nos depararmos com diversas situações cotidianas onde temos a Física aplicada. São inúmeros os exemplos que poderíamos citar a esse respeito. Assim, uma parte muito interessante de ser estudada é a Física Óptica.
    ALUNO: ÁLAN EMANOEL
    PROFESSOR: HENRIQUE MOURA
    2 ANO A
    TURNO: MATUTINO

    ResponderExcluir
  13. As lentes esfericas fornecem imagem de um objeto linear e transversal. Portanto, as posições e as alturas de objetos colocadas diante de uma lente esférica são determinadas através das mesmas equações estudadas nos espelhos esféricos.Esssas lentes estão presentes em nosso dia-dia como forma de melhoria da nossas falhas visuais.existem dois tipos de lentes que são as divergentes ( a lente cuja a borda são mais largas que a região central)e lente convergente (a lente cuja o centro é mais largo que a borda). Cada tipo de lente possui uma equação exata para conseguir calcular suas medidas, exemplo dessas equações são a de Gauss e a de Edmond Halley.
    Aluno:Luann Nasser Da Silva
    Serie: 2°A.

    ResponderExcluir
  14. As Lentes Esféricas apresentam dois comportamentos ópticos, o convergente que é positivo (bordas largas) e divergente que é negativo (bordas finas).
    Os raios das faces das lentes são R1 e R2 que podem ser iguais ou diferentes.
    Podemos encontrar lentes de diversos materiais como vidro ou acrítico. Geralmente essas lentes são encontradas nos óculos.
    As Lentes convergentes, são as lentes que conseguem fazer com que todos os raios de luz paralelas cheguem em um único ponto do espaço.
    Mais nas Lentes Divergentes, são lentes que conseguem fazer com que os raios de luz paralelas sejam espalhados.

    Aluna: Rillary Raiele
    Série: 2ªB

    ResponderExcluir
  15. Dois tipos de lentes.
    temos as lentes convergentes e as divergentes. Podemos conhecer uma lente esférica de acordo com sua expessura lentes cujas bordas são finas; e lentes cujas bordas são grossas. Estao no nosso dia-dia nos culos e outros objetos..assim melhorando a dificuldade de que usa essas lentes para visao por exemplo.
    Para sabermos usarmos essas lentes as distancias e da imagem e as do objeto,é nescessario uma equaçao .

    Aluna:taiza rodrigues de freitas

    ResponderExcluir
  16. Sabemos que o interessante de ser estudado é a física óptica que tem alguns objetos que está em nossa volta, com o fenômeno que definimos como lentes esféricas, tendo como um sistema óptico formado por três meios transparente e homogêneas.
    Ex: objetos que encontramos em diversos equipamentos como: óculos, nas câmeras fotográficas, nos projetores de imagem, na lupa, na luneta etc. A lente é usada basicamente para formar imagens de diferentes objetos.
    As lentes são classificados em duas categorias: lentes convergentes: são as que possuem bordas finas
    Divergentes: são as que possuem bordas grossas.

    Letícia Garcia Santos
    2"A"

    ResponderExcluir
  17. Bom o que eu entende sobre lentes esférica e que elas estão presente no nosso dia a dia e que tem duas lentes muito importantes que são as lentes convergentes e divergentes.
    As lentes convergentes afasta os objetos e são positivos.
    As lentes divergentes aproxima os objetos e são negativas.
    Resumindo todo sobre as lentes esférica e que a lente que mais usam as pessoas hoje são os óculos de vidro para melhorar a sua visão.
    Aluno:Nicolas J.S
    Serie:2 ano C noturno

    ResponderExcluir
  18. Para se dar início aos conceitos da "Lentes Esféricas" deve primeiro ter conhecimento da constituição dos olhos, como por exemplo: Córnea(Primeira pele, transparente, Atuante como lente convexa); Esclerótica( parte branca e opaca do olho, ajuda a manter a estrutura, o movimento e proteção); Coroide ( abaixo da esclerótica, nutri e oxigena a retina); Íris (músculo que abre e fecha a pupila controlando a entrada de luz nos olhos); Pupila(é a abertura propriamente dita); Retina( estrutura mais interna, onde localiza-se os cones- cores distintas, e os bastonetes- cor apenas branco e preto); Cristalino (lente biconvexa); Humor Aquoso( entre córnea e cristalino é um fluido); Humor Vítreo(entre cristalino e retina, é um fluido mais viscoso e gelatinoso mantem o globo ocular esférico).
    As "Lentes Esféricas" tiveram e tem grande importância para a ciência, medicina, astronomia, tecnologia e principalmente na correção dos defeitos da visão, podendo citar a:
    -Miopia: Dificuldade de ver de longe, correção: Lentes de bordas espessas;
    -Hipermetropia: Dificuldade de ver de perto, correção: Lentes de bordas finas;
    Entre outras.
    Na equação de Gauss é possível descobrir a distância objeto a lente; distancia imagem a lente e distancia focal. A formula da Ampliação revela o aumento ou diminuição da imagem em relação ao objeto. A de Edmond Halley é um pouco mais complexa, mas nos mostra a distância focal entre duas lentes distintas. E finalizando com a Vergência ou Convergência das lentes, essa por sua vez possibilita a medida da lenta em "graus" ou dioptria "di".

    Aluna: RAQUEL LORRAYNE.G. DOS SANTOS 2 ANO "B"

    ResponderExcluir
  19. As lentes esféricas se destaca pelo seu uso em lentes de óculos, lupas, câmeras digitais e em equipamentos de pesquisa astronômica. Podem ser classificadas como convergentes e divergentes, sendo reconhecidas de acordo com o seu formato e também através do comportamento óptico dos raios de luz após as lentes serem atingidas. Surgiu com o propósito de melhorar a capacidade visual e que hoje tem grande utilidade.

    Aluna: Estela Dos Santos
    Turma: 2 Ano 'A'

    ResponderExcluir
  20. Lentes esféricas estão em toda parte de nosso dia-a-dia tem as lentes divergentes que são bordas largas ea comvergente de bordas finas que ajuda a corrigir nossa visão e permitir a observação microscopicas . atras das lentes o ser humano ve o mundo de uma maneira diferente porque pode observar varias coisas dentro do corpo humano principalmente quando tem cirurgia que as lentes são mais usados. aluna maria caroline 2 ano B

    ResponderExcluir
  21. AS LENTES ESFÉRICAS SÃO FACILMENTE ENCONTRADA COMO ÓCULOS MAIS ISSO ,SÃO ALGO QUE MUDOU O MUNDO PORQUE, ATRAVES DISSO AS LENTES AJUDARAM VARIAS PESSOAS COMO A MÉDICINA QUE USAM VÁRIOS OBJETOS PEQUENOS COM LENTES ASSIM PODEM ,ESTUDAR MELHOR O CORPO HUMANO E AJUDAM A DESCOBRIR AS DOENÇAS PRINCIPALMENTE O LOCAL DE ONDE ESTA MAIS GRAVE .EXISTEM LENTES DIVERGENTES QUE SÃO AS BORDAS FINAS E A CONVERGENTE TEM AS BORDAS LARGAS ESSAS LENTES SÃO CAPAZES DE AJUDAR A CORIGIR A VISÃO . ALUNA ;JAQUELINE BACCA RIBEIRO 2 ANO C

    ResponderExcluir
  22. As lentes esféricas estão presentes em diversas partes do nosso cotidiano,como por exemplo,nos óculos de correção visual.
    As lentes possuem um par de focos,sendo,portanto,um foco principal objeto e um foco principal imagem..
    Com tudo,quando " f>0 " a lente esférica será convergente,e quando " f<0 " a lente esférica será divergente.
    Como os espelhos esféricos,da mesma forma são as lentes que fornecem imagem linear e transversal de um objeto.

    ALUNA: Aline A. 2º B

    ResponderExcluir
  23. Denomina-se lente esférica o sistema óptico que é constituido de três meios homogêneos e transparentes, sendo que suas fronteiras (aquelas que estão entre cada par) são duas superfícies esféricas ou uma superfície esférica e outra superfície plana, as quais dá-se o nome de faces da lente.Podem apresentar dois comportamentos ópticos: convergente e divergente.Os raios das faces das lentes R1 e R2 podem ser iguais ou diferentes. Se a face for plana, significa que o raio é igual a infinito. Existe a Lente Convergente que se caracteriza quando um feixe de luz paralelo, incidente nela, formar um ponto imagem real. E a Lente Divergente que é quando um feixe de luz paralelo, incidente nela, formar um ponto imagem virtual.

    Aluna: Karola Beatriz Santos Miranda
    Turma: 2º ano A

    ResponderExcluir
  24. As lentes esféricas estão exatamente presentes em nosso cotidiano e claramente a física encontrou uma maneira mais fácil de se explicar o que acontece com essas lentes quando elas são diferenciadas, por exemplo, elas podem ser postas como um cálculo essas lentes possuem um par de focos, portanto, cada uma delas terá seu foco principal (objeto e imagem) sendo assim, essas formas que os espelhos esféricos fornecem as lentes também vão fornecerem a imagem de um objeto linear ou transversal, isso quer dizer que as posições e as alturas de objetos colocadas diante de uma certa lente esférica poderá ser determinada através de uma mesma equação, ou seja, ai que chega o ponto citado no começo da minha explicação, a física encontrando uma maneira mais fácil de explicar sobre as lentes esféricas.
    Tendo lente esférica convergente e uma divergente, necessariamente pra se explicar esse método será usado a lei Gauss, que no caso é a Seguinte: f - é a distância focal de uma lente, p - é a distância do objeto a lente p' - é a distância da imagem à lente esférica. Tudo isso se explica a através dessa equação citada, pois, ao determinar a distância focal de uma lente esférica a outra lente, podemos determinar que qualquer uma das incógnitas. Sendo assim que as outras sejam fornecidas também determinando a distância focal entre elas. Entre tudo, nesse texto relata sobre tipos de lentes e se explica qual equação usada pra determinar a distância focal entre elas, explica sobre vergência de uma lente entre outros. Enfim, tudo isso parece ser banal mas ajuda a compreendermos melhor sobre os fatos sobre a Física.

    Aluna:Jennifer Edith de Oliveira 2°ano A

    ResponderExcluir
  25. bom primeiramente as lentes esféricas estão no nosso dia-a-dia, sendo que a encontramos em diversos equipamento, como nos óculos, nas lupa na luneta etc . Os espelhos tambem entram no nosso cotidiano ,sendo tanto convergente quanto divergente,para determinar ou calcular onde esta o objeto ou onde ira a progetar a imagem.
    As lentes convergentes são São mais espessas no centro do que nas bordas. São assim chamadas porque fazem convergir para um ponto os raios luminosos paralelos que as atravessam. São convergentes as lupas e as lentes de óculos para hipermetropia.
    As lentes divergente é mais ou menos relacionado com tudo aquilo que se opõe. Uma pessoa divergente é aquela que não se enquadra no contexto de determinado grupo ou situação, tendo uma opinião diferente dos outros e não concordando com facilidade com pontos de vista alheios aos seus.

    Aluno : Murilo Pereira da Silva 2°ano A

    ResponderExcluir
  26. Óptica : lentes esféricas
    Existem dois tipos de lentes esfericas as convergente e as divergentes,a lente divergente so produz um tipo de imagem: virtual, direita e menor que o objeto.
    As lentes convergentes são usadas para corrigir problema de visão denominado hipermetropia e as divergentes para a Miopia.
    Estão presentes nos aparelhos microscópicos entre outros
    Para uma lente ser divergente ou convergente depende da forma da lente,do material que é feita e do meio onde ela se encontra!
    Utilizamos algumas fórmulas como a de Gauss e da Vergência.
    As lentes convergentes convergem os raios para um mesmo ponto ao contrário da divergente.
    Amanda Caetano 2 ano A

    ResponderExcluir
  27. Podemos ver que existem duas variações de lentes esféricas , convergentes ( lentes com a borda grossa) e lentes divergentes ( com a borda fina ) , as duas podem ser usadas para amenizar problemas visuais como por exemplo a miopia e a hipermetropia.
    Quando temos uma lente com o foco maior que zero , trata-se de uma lente convergente e quando temos uma lente como o foco menor que zero trata-se de uma lente divergente , as devidas regras para analizarmos as distancias focais se baseiam nas equações de Gauss e Edmond Halley.

    Aluno: Lucas Henrique Larar da Silva
    Turma: 2 ano A

    ResponderExcluir
  28. Lentes esféricas.

    As lentes esféricas são usadas de várias maneiras, pode ser visualizado um objeto que se posiciona a frente dela,e em meio a cálculos pode ser obtido o resultado da distância da imagem a lente, seja sobre C ou F, podem ser usadas diferentes fórmulas tanto para lentes convergentes como para divergentes.
    Temos portanto a determinação da distância focal , usando a fórmula de Halley, e também Gauss.

    Aluno: Eliel Sebastião Hurtado
    2°Ano A matutino

    ResponderExcluir
  29. As lentes esféricas percebemos que esta presente em nossa vida pois quem usa oculos saben disso e ate mesmo quem Nao usa sabe tambem. Na nossa material de física oré professor mostrou que existe dois tipos de lentes e que ela sao bem diferenciada uma tem a borda fina e a outra tem a borda mais larga. Essas duas lentes contem o foco que um dos principais e a imagem que e um dos outros principais são simetricos e maioria das veze e localizados sobre o eixo principvezeIsto ocorre da mesma forma que os espelhos esféricda. as lentes também fornecem imagem.Para uma lente ser divergente ou convergente depende da forma da lente,do material que é feita e do meio onde ela se encontra!..
    E para resolver os calculos usamos 1/f=1/P+1/P linha...
    Aluna: Adriana da Silva Lira
    Serie:2°Ano B

    ResponderExcluir
  30. o texto acima vem falando sobre as lentes esféricas, que são usadas em nosso cotidiano como por exemplo os óculos. existem dois tipos de lentes, as de borda fina e as de borda espessas. essas lentes fornecem imagens de um objeto linear e transversal,da mesma maneira que os espelhos esféricos. essas lentes são classificadas como lentes convergente e divergente, as imagem fornecida pela lente divergente serão sempre virtual, direita e menor que o objeto. diferentemente da lente convergente que fornece imagem direta, virtual e maior do que o objeto.
    ALUNA: Suleidy Ares Parabá
    SERIE: 2°Ano C NOTURNO

    ResponderExcluir
  31. sabemos que a lente esférica estão presentes nas nossa vida como diferenciamo duma lente de um óculos. principalmente , por serem de bordas finas e de borda espessa. portanto essas duas lentes são as que contem focos as principais são as imagens. as imagens nas, maioria das vezes são localizada no eixo das mesmas , formas que, o espelho esférico ,fornecendo imagens.sendo assim as posição de um objeto e suas altura .dependendo das lentes se for divergente ou convergente de um objeto ou do material que e feito ela poderá da problemas.
    aluno : Adriano torres Dos Santos 2 ano C

    ResponderExcluir
  32. São lentes que pelomenos umas das superfícies é uma calota esférica. As lentes são diferenciadas por lentes de bordas finas e bordas espessas. São formadas por um foco principal objeto, e um foco principal imagem, ambos estão localizadas sobre o eixo simétrico fornecem uma imagem linear e transversal. As lentes esféricas São divididas em: Convergente são positivas e levam os raios de luz para um único ponto(foco), Divergente são negativas e fazem com que os raios de luz se espalhem.

    Gabriel Roberto
    2 ano C

    ResponderExcluir
  33. AS lentes esféricas estão presentes em do nosso cotidiano,elas surgiram para melhorarem a vida de quem tem problemas visuais.podemos ver essas lentes com pessoas que usam óculos ,em cameras e lupa.Existem as lentes que são de de bordas largas e bordas finas,nas lentes divergentes a imagem é virtual,menor que o objeto direta, naslentes convergente a imagem é indireta,real,virtual e maior que o objeto.
    f>o=lentes convergentes
    f<o=lentes divergentes

    aluna;Elaine Tomicha Cassupa
    2 ano c

    ResponderExcluir
  34. pode ser encontrada dois tipos de lentes, as de bordas mais finas e as de bordas mais largas que ajuda varias pessoas com hipermetropia ou miopia a ver normalmente, essas doenças pode afetar como as pessoas de idade como tambem as mais jovens.
    As lentes tambem são válidas por sinais, as dos tipos convergentes são -f>O, e as dos tipos divergentes são -f<O, e pode ser encontradas muitas formulas para encontrada a distância focal das imagens. As lentes convergentes são positivas e as divergentes são negativas, as pessoas de hoje em dia usam óculos nao so para descanço, como tambem para arrumar melhor a vizão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOME; ALAILTON DA SILVA SOARES
      SALA; 2 ANO C

      Excluir
  35. Lentes esféricas realmente citado no texto acima utilizada nos óculos de correção visual as lentes se diferenciam por bordas finas e bordas espessas.Foco objeto e imagem se localizam sobre o eixo principal,as lentes podem também fornecer imagem de um objeto linear e transversal.Contudo quando o foco é maior que zero a lente esférica ela e convergente,mas quando ela e menor que zero e divergente.
    Aluno:Walterley Tomicha

    ResponderExcluir
  36. Como já vimos em sala de aula e nas explicações as lentes tem diferentes funcionalidades
    Cada uma com sua peculiaridade e de grande utilidade no dia-a-dia
    Lentes são instrumentos de ampla utilização, cuja intenção é desviar raios de luz. Sua forma e seu índice de refração determinarão o comportamento desta, que, em geral, é apenas determinado por seu formato. O tipo de lente que está mais presente em nosso cotidiano são as lentes esféricas, elas podem ser utilizadas para diversos fins distintos em câmeras, lupas, lentes, instrumentos de observação espacial e muitos outros,são elas lentes convergentes e lentes divergentes;convergente(possui curvatura para o exterior que faz aproximar raios de luz),divergente(ela a faz os raios de luzes se afastarem).
    ALUNO: LEVY FIGUEIREDO
    TURMA: 2 ANO A

    ResponderExcluir
  37. Como já vimos em sala de aula e nas explicações as lentes tem diferentes funcionalidades
    Cada uma com sua peculiaridade e de grande utilidade no dia-a-dia
    Lentes são instrumentos de ampla utilização, cuja intenção é desviar raios de luz. Sua forma e seu índice de refração determinarão o comportamento desta, que, em geral, é apenas determinado por seu formato. O tipo de lente que está mais presente em nosso cotidiano são as lentes esféricas, elas podem ser utilizadas para diversos fins distintos em câmeras, lupas, lentes, instrumentos de observação espacial e muitos outros,são elas lentes convergentes e lentes divergentes;convergente(possui curvatura para o exterior que faz aproximar raios de luz),divergente(ela a faz os raios de luzes se afastarem).
    ALUNO: LEVY FIGUEIREDO
    TURMA: 2 ANO A

    ResponderExcluir
  38. A pós leitura do texto deparamos com 2 lentes na qual se tem nome de convergente e divergente, são duas lentes imprescindivel na vida do ser humano. É normal nos dias atuais desde criança ao mais velho, há problemas de visão onde você começa enxergar pouco, perde o foco, a visão começa a se fechar. Estamos falando da miopia hipermetropia. No caso da Miope,tem grandes dificuldade de enxergar objetos distantes.
    Correção: A correção da miopia é feita com uma lente divergente.
    Na Hipermetropia e a inversa da miopia onde os objetos proximos é formado além da retina
    Correção:A correção desse defeito é possível através da utilizaçao de uma lente convergente.
    Sendo assim as lentes também tem imagem de um objeto contendo posiçoes e alturas, cabendo a nos a usar a equaçao de gauss para obeter o resultado.

    Dalisson de oliveira ribeiro
    2 ANO C

    ResponderExcluir
  39. As lentes são de extrema importancia no nosso cotidiano, são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios.
    Lentes convergentes: quando a parte do centro é mais espessa que as bordas.
    Lentes divergentes: se o centro é mais fino que as bordas.
    Em uma lente divergente, quando os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal, eles sofrem dupla refração e se expalham.
    Nas lentes convergentes, os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal e, após sofrerem refração, se concentram em um único ponto, este ponto é o foco.

    Aluna Elimara Guedes
    2º ano A

    ResponderExcluir
  40. As lentes esféricas é muito ultilizada no nosso dia a dia, surgiu da necessidade humana de melhorar a própria capacidade visual. são meios transparentes, nos quais a luz pode se propagar. Possuem duas faces esféricas ou uma face esférica e a outra plana. As lentes podem apresentar dois comportamentos ópticos: convergente e divergente. lente esférica o sistema óptico constituido de três meios homogêneos e transparentes, sendo que as fronteiras entre cada par sejam duas superfícies esféricas ou uma superfície esférica e uma superfície plana, as quais chamamos faces da lente.
    aluna: Thallita Souza Camara 2 ANO A

    ResponderExcluir
  41. Na física há seis tipos de lentes diferentes olhando elas pode se perceber que algumas tem duas faces e pode se apresentar como côncava ou convexa ou plana.As bordas finas são as biconvexa,plano-convexa,côncavo-convexa E as bordas das espessas são bicôncava,plano-côncavo,convexo-côncava, na lentes esféricas o sistema óptico É composto por meios homogêneos e transparentes os meios transparentes faz com que a luz possa passar sobre duas fases esféricas ou uma ou até mesmo uma plana. nesse período ela pode apresentar Uma conduta óptica como convergente e divergente
    A lente convergente é quando um feixe de luz bati nela formando um ponto de imagem real já a lente divergente é uma Let que quando um feixe de luz bate nela forma se um ponto de imagem virtual

    Aluno David Luiz Pagliuca 2A

    ResponderExcluir
  42. As lentes esféricas podem estar presentes em diferentes partes de nosso dia-a-dia, nos óculos de correção visual. As lentes esféricas são distintas por serem de bordas finas e bordas espessas. As lentes têm um par de focos, constituindo, assim, um foco principal objeto e um foco principal imagem, ambos são iguais e estão localizados sobre o eixo principal. Da mesma maneira que os espelhos esféricos, as lentes também fornecem imagem de um objeto linear e transversal. No entanto, os jeitos e as alturas de objetos colocadas diante de uma lente esférica são apuradas através das próprias equações estudadas nos espelhos esféricos. Essa dessemelhança também é adequada para as regras de sinais, no entanto, avaliando as extensões focais, temos que fazer o seguinte uso: f > 0: a lente esférica é do tipo convergente; f < 0: a lente esférica é do tipo divergente.
    Aluna: Pamella Lorrayne da Silva Fernandes
    Série: 2° ano C
    Pagando matéria!

    ResponderExcluir
  43. Mesmo sem perceber as lentes esféricas estão presentes em nosso cotidiano, principalmente para quem tem problemas na visão como: Miopia, Hipermetropia, etc; por causa desses problemas s usa lentes, sendo, divergente ou convergente para corrigir.
    Para chegar até esse amplo conhecimento de lentes esféricas, foram feito muitos estudos e testes, que atualmente nos beneficiamos.
    Esses estudos não só beneficiam a ciência, mas também a tecnologia, medicina, astronomia... ou seja, tem um papel fundamental em vários campos.
    Aluna:MARCELA FERNANDES 2 ANO " B"

    ResponderExcluir