domingo, 28 de fevereiro de 2016

Gravitação: As leis de Kepler e a lei da gravitação universal



Paulo Augusto Bisquolo, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação Paulo Augusto Bisquolo é professor de física do colégio COC-Santos (SP).


Ao contrário do que pensavam Aristóteles e Ptolomeu, a Terra não se encontra parada no centro do sistema solar. Está em movimento em torno do Sol, junto com mais oito planetas. Esse movimento planetário é descrito por leis que foram desenvolvidas no decorrer da história devido às contribuições de diversos cientistas, como Copérnico e Galileu, e na física clássica foram concluídas pelos trabalhos de Kepler e Newton.

As leis de Kepler

O alemão Johannes Kepler (1571-1630) enunciou três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar, mas sabe-se agora que essas leis são válidas para qualquer sistema planetário. Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.

A lei das órbitas

A lei das órbitas descreve a trajetória de um planeta que está orbitando uma estrela. Ela pode ser enunciada da seguinte forma:

Todos os planetas se movem em trajetórias elípticas, estando o Sol localizado em um dos focos da elipse.


A Terra tem a sua trajetória elíptica. Porém, como os focos dessa trajetória estão muito próximos, sua órbita é praticamente circular. Cabe salientar que a circunferência é uma elipse onde os dois focos coincidem.

A lei das áreas

Considere um planeta em movimento em torno do Sol. Definiremos como raio vetor um vetor que tem como origem o Sol e extremidade apontando para o planeta em questão.

Com isso, a lei das áreas pode ser enunciada da seguinte forma:

No movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.



Uma consequência importante dessa lei é o fato de o planeta não percorrer a sua órbita com velocidade constante. Observe que A1 e A2 são iguais, mas as os arcos ab e cd não são. Se as áreas são percorridas em tempos iguais, então a velocidade média com que o planeta percorre o arco ab será maior que a velocidade média com que ele percorre o arco cd. Com isso, pode-se concluir que o planeta, quando se dirige ao periélio, ponto mais próximo do Sol, executa um movimento acelerado, mas quando se dirige ao afélio, ponto mais afastado do Sol, executa um movimento retardado.

A lei dos períodos

Considere dois planetas do sistema solar, como a Terra e Vênus. Esses dois planetas descrevem trajetórias quase circulares em torno do Sol e completam uma volta em um intervalo de tempo que chamado de ano do planeta, ou período de translação.

Kepler, nos seus estudos, determinou uma relação entre o período de translação e o raio médio da órbita dos planetas que constituem um sistema planetário. Essa relação é conhecida como a lei dos períodos, e pode ser enunciada da seguinte forma.

A razão entre os quadrados dos períodos de translação dos planetas e os cubos dos respectivos raios médios das órbitas é sempre constante.

Matematicamente, a lei dos períodos pode ser escrita da seguinte forma:
T2 R3 = K
Onde:

T = Período de translação dos planetas.
R = Raio médio das órbitas planetárias.
K = Uma constante que depende da massa do Sol.

Para o caso particular da Terra e de Vênus, se aplicarmos a lei dos períodos, teremos a seguinte relação matemática:






A lei da gravitação universal

Depois de ouvirmos tantas vezes que "Terra atrai a Lua", talvez você possa ter se perguntado por que a Lua não cai na Terra. Para entender a resposta dessa pergunta, faça a seguinte experiência de pensamento: imagine que você tem uma pedra na mão e a deixa cair. Ela descreverá uma trajetória vertical e para baixo. Depois, pegue a pedra, lance-a para frente e observe que ela descreverá uma trajetória parabólica, chegando ao solo alguns metros a frente.

Agora pense na possibilidade de poder lançá-la cada vez mais longe: o que aconteceria com essa pedra? É natural que ela continue caindo, já que é atraída pela Terra. Porém, dependendo da velocidade com que ela é lançada pode ocorrer algo muito curioso: a pedra pode entrar em um movimento de "queda eterna", que é conhecido como movimento de órbita.

A resposta da pergunta é essa: se a Lua executa um movimento orbital devido à atração que a Terra exerce sobre ela, isso quer dizer que a Lua está em movimento de queda, mas que nunca chegará atingir a Terra.

Isaac Newton formulou a lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita. Essa lei é conhecida como a lei da gravitação universal e ela parte de duas premissas:
  • massa atrai massa;
  • quanto mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força.

    A explicação da segunda premissa foi objeto de muita discussão entre os pesquisadores da época, como Robert Hooke e Edmund Halley, mas o gênio criativo de Newton foi capaz de solucionar esse problema.

    Newton descobriu que a força de atração gravitacional era inversamente proporcional ao quadrado da distância entre as massas, em outras palavras, quanto mais afastados estiverem os objetos, menor será a força de atração entre eles e essa força diminui rapidamente com o aumento da distância.

    Outro ponto importante da lei da gravitação universal é aquele que diz que massa pode atrair massa. Dessa afirmação pode vir a seguinte pergunta: "Se eu tenho massa, porque eu não estou atraindo outros corpos que também têm massa?". A resposta é que você está, sim, atraindo outros corpos que estão ao seu redor. Mas, como você tem uma massa pequena e os outros corpos também, essa força de atração se torna desprezível. Quando pelo menos um dos corpos tem uma massa considerável, como é o caso do planeta Terra, é possível sentir a força de atração gravitacional.

    A lei da gravitação universal de Newton é expressa matematicamente pela equação abaixo:




66 comentários:

  1. Gravitação
    Kepler demonstra tudo aquilo que era inesperado para físicos e astrônomos passados como Aristóteles e Ptolomeu,Kepler pega todas essa perguntas mal respondidas e passa a transforma-las em respostas usando três simples leis.
    a primeira e chamada de (A lei das orbitas) que tem como foco revelara trajetória de um planeta que está orbitando uma estrela, a terra por exemplo tem a sua trajetória chama de elíptica tratando-se de circunferência uma elipse onde os dois focos coincidem.
    a segunda lei (A lei das áreas) trata se do varimento das áreas com o raio vetor, descrevendo que quanto mais perto o planeta estiver do sol maior a velocidade e quanto mais distante o planeta do sol menor a velocidade,o movimento acelerado e chamado de periélio e o retardado e chamado de afélio.
    a terceira lei (A lei dos períodos) kepler sita o período de translação entre o raio médio de orbita planetário e sendo dependente da massa do sol tendo se assim uma formula matemática resolvida como por exemplo os dois planetas sitados a cima como Terra e Vênus o período translação.
    a lei da gravitação universal tem diversos pontos a onde perguntas tao obvias são respondidas de maneiras compreensivas como uma fato bem relevante e massa atrai massa quando colocamos isso em pratica vemos o quanto isso e inseguificante quando se trata da nossa propiá massa, Newton foi capaz de criar uma lei que se encaixa em como os planetas e satélites estão em orbita.
    Aluno:Marcio Garcia Borges 2º Ano A.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto relata o que o é a gravitação universal e como ela foi desenvolvida ao longo do tempo. No começo do texto já se da uma idéia de que Ptolomeu estava errado ao achar que a terra está totalmente parada. Ela está em movimento em torno do sol, juntamente com mais 8 planetas. Kepler desenvolveu três que descrevem bem essa forma de movimnento do planetas no sistema solar, sendo elas a lei da órbita, lei da áreas e lei dos períodos,cada uma explicando exatamente como cada uma reside no sistema solar. Por exemplo, a lei das órbitas ela consiste em descrever a trajetória de um planeta. A lei de áreas, é ela que defere o raio vetor que tem como origem o sol e por último a lei dos períodos, nada mais é que a relação entre um período de transição e um raio médio que vai constituir um sistema planetário. Contudo, esse texto quer relatar exatamente o que a gravitação universal é, e suas curiosidades e foi isso que me chamou mais atenção pois sempre temos aquela dúvida "por que a lua não caí na terra?" como também foi citado no texto e através desse mesmo conseguir que a lua não cai na terra exatamente pelo fato do movimento orbital que há na terra, ou seja pode até cair mas ela continuará em movimento de queda devido a atração que ela possui. Concluindo tudo, foi Newton o descobridor de que a força gravitacional era inversamente proporcional a algum tipo de distância entre massas. Ou seja uma massa só irá atrair outra massa se forem exatamente iguais, se uma for menos que a outra será forças diferentes e acabaram sendo desprezíveis.
    Aluna: Jennifer Edith 2°A

    ResponderExcluir
  3. Esse texto trata-se sobre as leis de Kepler que no entanto são três leis mais importantes, que descreve os movimentos doses planetas no sistema solar. Elas são conhecidas como: lei das órbitas, lei das áreas e a lei dos períodos.
    Isaac Newton formulou a lei que ficou conhecida como lei da gravitação universal, que se trata de um objeto que estiver afastado menor será sua força e essa força diminuirá com o aumento da sua distância.
    LETÍCIA GARCIA SANTOS. 2°A

    ResponderExcluir
  4. Esse texto trata-se sobre as leis de Kepler que no entanto são três leis mais importantes, que descreve os movimentos dos planetas no sistema solar. Elas são conhecidas como: lei das órbitas, lei das áreas e a lei dos períodos.
    Isaac Newton formulou a lei que ficou conhecida como lei da gravitação universal, que se trata de um objeto que estiver afastado menor será sua força e essa força diminuirá com o aumento da sua distância.
    LETÍCIA GARCIA SANTOS. 2°A

    ResponderExcluir
  5. De acordo com o texto KEPLER criou as três leis na qual descrevem o movimento dos planetas no sistema solar,dentre a qual estão:
    A LEI DAS ÓRBITAS; que segundo ela os planetas se movem ao redor do sol em ordem elíptica, com o sol localizado em um dos focos da elipse.
    A LEI DA ÁREAS: na qual as áreas são iguais em tempos iguais,porém a velocidade não é constante,pois longe do sol a velocidade é menor e perto a velocidade é maior, por causa da atração que há entre terra e sol.
    A LEI DOS PERÍODOS:nessa lei ele foi capaz de relacionar a volta completa dos planetas em volta do sol, com o raio do sol a esses planetas,ou seja ele criou uma fórmula na qual relaciona ;período de translação,raio médio e também inseriu a massa do sol nesse contexto, criando seu próprio calculo.
    E por fim A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL:que se baseia em quanto maior a distância ,menor a atração.
    e se massa atrai massa ,a atração é portanto maior.

    aluna: LUANA CHAROPÁ MENDES. 2°ANO "A"

    ResponderExcluir
  6. podemos dizer que desde a civilização da humanidade, a observação as analises e o estudo dos astros(corpos celestes)no entanto no sentido de desvendar os grandes mistérios que o universo oferecia a humanidade isso fascinou o ser humano.
    nós sabemos que o sistema solar é formado pelo sol e pelos 8 planetas que giram em orbita em torno dele.
    no entanto para chegar a essa conclusão foram precisos séculos e séculos de observações, estudos, e análises.
    se eu não estou errado, lá no começo do século IV a.C. uns dos mais famosos filósofos gregos Platão e Aristóteles elaboraram ai um grande descobrimento podemos dizer assim que elaboraram uma "teoria" eles pensavam ou consideravam que a terra era o centro do universo ai surgiu a teoria do "( GEOCÊNTRISMO)" aonde os astros giravam em torno dela. lá por volta do século II. d.C. um astrônomo chamado Ptolomeu com base em sua experiência também acreditava nesta teoria que os planetas giravam em torno da terra em epiciclos ou seja é um tipo de movimento que a lua executa em torno do sol.
    baseando nos estudos de Ptolomeu, um famoso astrônomo NICOLAU COPÉRNICO desvendando uma outra teoria a teoria"(heliocêntrica)"ou seja o sol é que ocupa o centro do universo, os planetas giram em torno dele geralmente em órbitas circulares.
    após sua teoria e a te que ela fosse aceita anos se passaram, séculos se passaram e ate que um dia ele morreu.
    após anos e anos de sua morte apareceu, vamos dizer os caras uma dupla imbatível de dois astrônomos JOHANNES KEPLER e TYCHO BRAHE, Brahe tia uma abilidade incrível de observar os planetas, e kepler tia uma abilidade incrível de resolver cálculos então eles se resolveram se juntar, baseando no texto e nos estudos deixados no passado kepler pega todas essas informações mal respondidadas e os transformou em leis.
    *a primeira lei de kleper e a lei das órbitas:
    essa lei te como característica de os planetas moveram-se em órbitas elípticas, com um ponto de referência o sol uns dos seus focos.
    *segunda: lei das áreas.
    o segmento de retas que une o sol a um planeta podemos dizer que "varre" Áreas iguais em tempos iguais...quantos mais distante o planeta estiver do sol menor será sua velocidade e quanto mais próximo estiver do sol maior será sua velocidade. então podemos dizer que o ponto mais próximo do sol o periélio executa um movimento acelerado, e o ponto mais distante do sol, o afélio executa movimento retardado.
    *terceira: lei dos períodos:
    kepler desvendou esta lei como objetivo de descobrir o tempo que um planeta leva para completar uma volta em torno do sol o (PERÍODO ÓRBITAL).
    # A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL:
    estabelecida por em 1666 por Isaak Newton dizia que a força de atração gravitacional entre dois corpos é proporcional ao produto de suas massas do quadrado da distância que o separa.
    aluno: Gedeone de campos 2 ano B vespertino

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o texto, Aristóteles e Ptolomeu achavam que a terra ficasse parada no centro do sistema solar, pois para eles se a terra movimentasse perceberiam. Mais estavam errados, a terra e mais oito planetas estão em movimento em torno do sol.
    O alemão Johannes Kepler elaborou as três leis que explicam o movimento do sistema solar. Que são:
    A lei das Órbitas: a trajetória dos planetas são elipse, com o sol ocupando um dos focos da elipse.
    A lei das Áreas: cita o raio vetor, que tem como função varrer as áreas iguais com tempos iguais. Quando mais perto do sol, o planeta gira mais rápido, e mais devagar quando estão mais afastados.
    A lei dos Períodos: mostra quando Kepler determinou uma relação completa entre o período de translação e o raio da órbita dos planetas, que também colocou a massa do sol, com isso ele fez uma formula matemática.
    Já A lei da gravitação universal foi criada por Isaac Newton, que descreve a força, que além de fazer os objetos caírem, faz também os planetas e o satélites permanecerem em órbita, ou seja na sua trajetória. Quanto mais afastados tiverem, menor será a força.

    Aluna: Anália Maria R. Lopes. 2 Ano A

    ResponderExcluir
  8. De acordo com o texto...
    Kepler relata tudo os q os filósofos e astronômicos Aristóteles e Ptolomeu que achava que a terra era parada no cento.mais sim a terra esta em movimento ao sol Kepler desenvolveu 3leis q descreve o movimento dos planetas e fez uma conclusão
    A primeira lei se chama(A lei das órbitas)que revela a trajetória de um planeta em órbita elíptica.Mas na realidade todos os planetas se move em órbita elíptica com por Ex:a terra e o sol eles ocupam os dois focos de elipse.
    A segunda lei se chama(A lei das áreas)ela se trata da velocidade que um planeta órbita em torno do sol.Porque ela varia em áreas iguais em período e tempo iguais.Pois um planeta possui maior velocidade quando esta perto do sol e menor velocidade quando esta longe do sol elas sao denominadas (periélio e afélio).
    Já a terceira lei se chama(A lei dos períodos)que é praticamente baseada no movimento de um planeta ao redor do sol.Ela também é valida em relação à terra para o movimento da lua.Ela situa na translação entre o raio médio de órbita planetário tendo como ex a fórmula e a equação de matemática.
    A lei gravitacional universal Newton formulou essa lei que é diretamente proporcional a suas massas e ao quadrado.
    Como por ex:a massa atrai a massa e isso e muito insignificante quando a colocamos em pratica e foi a onde Newton cria essa lei q os planetas e satélites estao em órbita.


    Aluna:Denise Marques Dos Santo
    2Ano A.

    ResponderExcluir
  9. Aristoteles e Ptolomeu, achavam que a terra ficava parada no centro do sistema solar. Com a ajuda dos cientistas Copernico e Galileu, foram desenvolvendo leis, que descreve esse movimento planetario, mais elas so foram concluidas pelos trabalhos de Kepler e Newton. Entao, Kepler criou tres leis, descrevendo o movimento dos planetas no sistema solar. primeira lei- lei das orbitas, nessa lei Kepler descreve a trajetoria que um planeta faz, quando esta orbitando uma estrela. Os planetas tem trajetorias elipticas, e o sol esta localizado em um dos focos da elipse. segunda lei- Lei das areas, essa lei fala sobre o varimento das areas, com o raio vetor. Quando o planeta se dirige ao perielio, sua movimentaçao e acelerada porque esta mais perto do sol, e quando esta no afelio, seu movimento é retardado, porque esta mais longe do sol. terceira lei- lei dos periodos, essa lei fala sobre o movimento de translaçao.
    A lei da gravitaçao universal- Formulada por Isaac Neeton, ess lei descreve a força, onde alem de fazer os objetos cair, tambem faz com que os planetas e satelites continuem em orbita (em sua trajetoria).
    Aluna:Ana Luiza da Silva. 2 Ano A

    ResponderExcluir
  10. Kepler pensava ao contrario de Aristóteles e Ptolomeu, que a terra não era encontrada no centro do sistema solar e se movimentava em torno do sol.
    Kepler então criou três leis que explica como a terra e outros planetas se movimenta no sistema solar.
    Primeira lei era a lei das órbitas, segunda lei é a lei das áreas e a terceira é a lei dos períodos.
    A primeira lei ele fala que a terra gira atravez de uma órbita elíptica e existe dois focos onde um se encontra o sol e o outro vazio.
    A segunda ele explica que o planeta não percorre a órbita coma velocidade constante ou seja se a área 1 tem a mesma medida que a 2, a área afastada do sol é chamada de Afélio e a mais próxima de periélio.
    Quando um planeta estiver se aproximando do sol, no período periélio vai começar a acelerar e quando ele estiver se aproximando do afélio ele vai começar a diminuir sua velocidade
    A terceira lei de Kepler diz que "O quadrado do período de qualquer planeta em torno do sol é proporcional ao cubo da distância média entre o planeta do sol" isso são cálculos matemáticos que encontramos os raios dos planetas.
    A lei da gravitação universal foi estabelecida em 1666 por Isaac Newton que dizia que " Dois corpos atraem-se com forças proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade", ou seja, os corpos se atraem, a terra atraem todos os corpos do universo, e não é somente a terra mais sim todos os corpos do universo que possuir massa atraem outros que também possuem massa.
    ALUNO: Vitor de Faria Palermo 2 ano B Vespertino

    ResponderExcluir
  11. A terra não fica parada ao redor do sistema solar,ela se movimenta em torno do sol, com outros planetas.
    As leis de Kepler que criou foi muito eficaz que descreve o movimento entre os planetas, e pode ser usado em qualquer planetário, e essas leis são chamadas de leis das órbitas, lei da área e lei dos períodos.Cada um descreve como o planeta se movimenta em torno do sistema solar.
    A lei da gravitação universal faz com que os planetas continuem permanecendo em órbita, que as massas se atraem, e quando o corpo fica mais afastado, a força fica mais menor.Contudo outros cientista não acreditava que a terra se encontra ao redor do sistema solar, e dai Kepler e Newton criaram leis.
    Karina Roma 2 ANO A

    ResponderExcluir
  12. Kepler criou três leis no qual cada uma explica como a terra e os outros planetas se movimenta no sistema solar.
    Elas são conhecidas como a lei das órbitas ,a lei das áreas e a lei dos períodos.
    A lei das órbitas :todos os planetas se movem em trajetória elípticas, estando o sol localizado em um dos focos da elipse.
    A lei das áreas:que no momento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.
    A lei dos períodos :Kepler determinou uma relação entre o período de translação e o raio médio da órbita dos planetas que constituem um sistema planetário.
    A lei da gravitação universal:descreve essa força que além de fazer os objetos caírem ,faz os planetas e satélites permanecerem em órbita.Quanto mais afastados tiverem,menor sera a força.


    Aluna: Natiely Oliveira Da Silva. 2 ano A.

    ResponderExcluir
  13. gravitação universal; quando duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de sua massas e inversalmente proporcional ao quadrado da distancia que se espera.
    1primeira lei de kepler;os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do sol, que ocupa um dos focas da elipse.
    2segunda lei que une o sol a um planeta e descreve áreas iguais em tempos iguais.
    3 terceira ;o quociente dos quadrados do período e o cubo de suas distancias médias do sol é igual a uma contaste k, igual a todos os planetas.

    ALUNA;JÉSSICA ENIELLY PARABÁ 2 ANO A

    ResponderExcluir
  14. De acordo com o texto,Aristóteles e Ptolomeu pensavam que a Terra se encontrava parada no centro do sistema solar.
    Esse movimento planario é descrito por leis que teve as contribuições dos cientistas Copérnico e Galileu,e na física foi concluída por Kepler e Newton.
    O alemão Kepler criou três leis que descrevem o movimento dos planetas. São conhecidas como:a lei das órbitas,a lei das áreas e a lei dos periodos.
    A LEI DAS ÓRBITAS:
    Descreve a trajetória de um planeta que está orbitando uma estrela.A órbita da Terra é praticamente circular e tem uma circunferência elíptica.
    A LEI DAS ÁREAS:
    tem como função varrer as áreas iguais em tempos iguais.Uma consequência importante dessa lei é que o planeta não percorre a sua órbita com velocidade constante.
    A LEI DOS PERIODOS:
    Com essa lei ele foi capaz de relacionar a volta que os planetas davam em torno do Sol.Com isso ele criou um calculo capaz de medir os periodos de translação e o raio da órbita dos planetas.
    A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL:
    Isaac Newton formulou a lei que descreve a força que além de fazer os objetos cairem faz os planetas e os satélites permanecerem em órbita. Então concluiu-se que:
    Massa atrai massa e que quanto mais estiverem afastados os corpos,menor será a intensidade dessa força.

    Aluna:Luana Ribeiro dos Santos 2°ano "A"

    ResponderExcluir
  15. De acordo com as leis que Kepler criou, tais como: A lei de órbitas, A lei das áreas, lei dos períodos, A lei da gravitação universal.
    A lei de órbitas nos mostra a trajetória de um planeta que está orbitando uma estrela.
    A lei das áreas nos refere um planeta em movimento em torno do sol, nessa lei existe uma importância que é o fato do planeta não percorrer sua órbita constante. Quando o planeta se move para o periélio onde é o ponto mais próximo do sol acontece um movimento mais acelerado, mais quando ele se dirige ao afélio que é um ponto mais afastado do sol, nesse momento acontece um movimento retardado.
    A lei dos períodos, nessa lei existe dois planetas do sistema solar sendo eles A Terra e o Vênus. Esses planetas mostra trajetórias circulares em torno do Sol, nisso completa uma volta em um intervalo de tempo.
    A lei da gravitação universal de Isaac Newton formulou a lei que que além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita.

    Aluna: Marcelly Alves de Lima
    Série: 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  16. segundo o texto Aristóteles e Ptolomeu acreditavam que o planeta terra se encontrava parado no centro do sistema solar mas devido o estudo de diversos cientistas e físicos o planeta se movimenta em torno do sol.
    Johannes Kepler fez leis que descrevem esses movimentos a primeira delas a conhecida como leis das orbitas que descreve a tragetoria de um planeta que esta andando a volta de uma estrela.
    a segunda lei chamada de lei das áreas diz que no movimento de orbita do nosso planeta terra o raio vetor varre áreas iguais em tempos exatamente iguais e a terceira e ultima (mas não menos importante) é a leis dos períodos em que Kepler determina uma relação entre o periodo de translação e o raio médio da orbita.
    uma lei também citada no texto é a lei da gravitação universal descrita por Isaac Newton que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita.
    Aluno: Luann Nasser Da Silva
    Série: 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  17. GRAVITAÇÃO
    Conforme o texto de kepler elaborou três leis que são:lei das órbitas, lei das áreas e a lei dos períodos.
    na LEI DAS ÓRBITAS Kepler nos mostra a trajetória de um planeta que esta orbitando uma estrela, como todos os plantas se movem em trajetória elípticas, como a terra.
    na LEI DAS ÁREAS kepler explica que no movimento das orbitas dos planetas, o raio vetor varre áreas iguais e tempos iguais.quando o planeta fica próximo ao sol ele tem movimento acelerado ja quando esta afastado ele tem movimento retardado, sendo assim a velocidade dele não é constante.
    na LEI DOS PERÍODOS Kepler elaborou uma relação entre o período de translação, raio médio das órbitas dos planetas e a massa do sol, ele fez a formula na relação matemática.
    LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
    Isaac Newton formulou a lei que descreve essa força que alem de fazer objetos caírem faz os planetas e os satélites permanecer em órbitas.tal como massa atrai massa, quanto mais afastados estiver, a força será menor.
    aluna: Thallita de souza Câmara
    serie:2 ANO A

    ResponderExcluir
  18. Com varias descobertas de diversos cientista o kleper desenvolveu as três leis que descreve o movimento do sistema solar .
    As leis das orbitas: descreve o movimento solar em uma trajetória elíptica .
    As leis das áreas esta relacionada com a velocidade e que o planeta orbita e torno do sol e as áreas com os períodos .
    As leis de períodos representa as trajetórias quase circulares em torno do sol .
    A lei gravitação universal e feita por uma atração por causa da massa se a massa estiver mais afastada a força e menor .
    ALUNA:MARIA CAROLINE 2 B

    ResponderExcluir
  19. O texto relata As leis de Kepler e a gravitação Universal,enunciou três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar, mas sabe-se agora que essas leis são válidas para qualquer sistema planetário. Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.
    A lei da órbitas:Todos os planetas se movem em trajetórias elípticas, estando o Sol localizado em um dos focos da elipse.
    A lei das áreas:No movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.
    A lei dos peridos:A razão entre os quadrados dos períodos de translação dos planetas e os cubos dos respectivos raios médios das órbitas é sempre constante.
    A lei da gravitação Universal: massa atrai massa;
    quanto mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força.
    Aluna:Valéria Silva Miranda 2 Ano C

    ResponderExcluir
  20. De acordo com o texto acima Ptolomeu e Aristóteles pensavam que a terra ficava parada no centro do sistema solar, mas outros físicos e outros cientistas ao aprofundarem nos estudos foram descobrindo que na realidade não era isso e que na verdade a terra que gira em torno do sol juntamente com oito planetas e para provar isso foram desenvolvidas 3 leis, que foram concluídas por Kepler juntamente com Newton e que vieram a ficar conhecida por as leis de Kepler.
    A primeira lei diz que os planetas giram em torno do sol em forma elíptica e não em circulo.
    A segunda lei diz que a linha que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais, e determina que os planetas tenham velocidades diferentes dependendo da sua distancia em relação ao sol, isso levou a ter dois pontos o mais longe (Afélio) e o mais perto (Periélio).
    A terceira e ultima lei diz que os quadrados dos períodos de translação dos planetas são proporcionais aos cubos do semieixo maiores de suas orbitas, ou seja, quanto mais distante estiver o planeta do sol, mais tempo levará para dar a volta em torno dele.
    Com estas leis foi possível para nos sabermos como são os movimentos dos planetas em relação ao sol.

    Aluna: Adriana da Silva Lira 2ª B

    ResponderExcluir
  21. As leis de Kepler: ele descreve movimento dos planetas no sistema solar com as seguintes leis:
    A lei das órbitas: que mostra a trajetória de um planeta que esta orbitando uma estrela.
    Todas os planetas se movem em trajetória elíptica, a terra também tem uma trajetória elíptica.
    A lei das áreas: ela explica que o planeta não percorre a órbita com uma velocidade constante ou seja se a área um tem a mesma medida que a área dois, área afastada do sol afélio e o mais próximo do sol é o períolo, sua movimentação é acelerada porque esta mais próximo do sol e quando esta no afélio a sua movimentação é retardada porque está mais longe do sol.
    A lei da gravitação universal: foi criada pelo gênio Isaac Newton que descreve a força que alem de fazer os objetos caírem faz também os planetas satélites se manterem em órbita sem caírem do espaço.
    Aluno: Marcos Aurélio 2 ano A

    ResponderExcluir
  22. Kepler, respondeu muitas perguntas que físicos e astrônomos antigos, não saberiam se iria ter respostas. Ptolomeu e Aristóteles pensavam que a Terra era o centro do universo, mas não era de se esperar uma resposta melhor naquela época, pelo fato de que não existia tecnologia. Dadas as perguntas, Kepler junto com Newton as respondeu descrevendo o movimento dos planetas conforme seus estudos, contrariando a teoria passada. Foi então desenvolvida as 3 Leis de Kepler:
    A lei das órbitas- Segundo Kepler, a trajetória dos planetas do Sistema Solar, era elíptica e não circular, como era pregado antigamente.
    A lei das áreas- Esta lei explica que, quanto a maior aproximação do planeta ao Sol, maior será sua aceleração e quando o planeta já estiver mais distante do Sol, menor será sua velocidade. O movimento acelerado do astro se chama Periélio, e o movimento retardado do mesmo, se chama Afélio.
    Lei dos períodos- Nesta lei, Kepler determina a relação entre o período de translação e o raio médio da órbita dos planetas que constituem o Sistema Solar, com a seguinte fórmula:
    T2 R3 = K
    Lei da gravitação universal- Criada por Isaac Newton, essa lei descreve a força de atração entre duas massas, dizendo que, duas massas se atraem, mas se forem distanciadas, perdem rapidamente a força de atração. E assim explicando a órbita dos planetas e satélites naturais, sem que eles caiam no espaço.

    Aluno: Tiago Bonfim - 2º ANO "C"

    .

    ResponderExcluir
  23. Kepler, respondeu muitas perguntas que físicos e astrônomos antigos, não saberiam se iria ter respostas. Ptolomeu e Aristóteles pensavam que a Terra era o centro do universo, mas não era de se esperar uma resposta melhor naquela época, pelo fato de que não existia tecnologia. Dadas as perguntas, Kepler junto com Newton as respondeu descrevendo o movimento dos planetas conforme seus estudos, contrariando a teoria passada. Foi então desenvolvida as 3 Leis de Kepler:
    A lei das órbitas- Segundo Kepler, a trajetória dos planetas do Sistema Solar, era elíptica e não circular, como era pregado antigamente.
    A lei das áreas- Esta lei explica que, quanto a maior aproximação do planeta ao Sol, maior será sua aceleração e quando o planeta já estiver mais distante do Sol, menor será sua velocidade. O movimento acelerado do astro se chama Periélio, e o movimento retardado do mesmo, se chama Afélio.
    Lei dos períodos- Nesta lei, Kepler determina a relação entre o período de translação e o raio médio da órbita dos planetas que constituem o Sistema Solar, com a seguinte fórmula:
    T2 R3 = K
    Lei da gravitação universal- Criada por Isaac Newton, essa lei descreve a força de atração entre duas massas, dizendo que, duas massas se atraem, mas se forem distanciadas, perdem rapidamente a força de atração. E assim explicando a órbita dos planetas e satélites naturais, sem que eles caiam no espaço.

    Aluno: Tiago Bonfim - 2º ANO "C"

    .

    ResponderExcluir
  24. Primeira lei de Kepler (baseada no modelo heliocêntrico) a chamada lei das órbitas que descrevia que a translação da terra que era em forma de elipse e que também consistia dois focos um ficava vazia e o outro era o sol que ficava no centro da elipse. Já a segunda lei, a lei das áreas, foi a que Tycho Bahe observou e Kepler conclui, pois ele descreveu que o período afélio e o periélio consistia com o mesmo tempo de movimento e que o tempo era igual a área também era igual. Tycho morre e Kepler criou a terceira lei, a chamada lei dos períodos onde ele demonstrou uma formula espetacular Ele conseguiu observar o tempo em que a terra faz o movimento de translação em torno do sol e elevou ao quadrado e pegou o raio e elevou ao cubo.Assim servindo para todos os 9 planetas. Entretanto Kepler morre e Isaac Newton começa a agir e faz a lei da gravitação universal. Ele consiste em descrever que massa atrai massa e que o planeta terra conte essa atração que atrai tudo. Por exemplo, uma maça caiu da macieira, isso ocorreu por que ouve uma atração, uma força gravitacional.
    ALUNO: Vitor Nicanor flores de Neira
    2 ANO A MATUTINO

    ResponderExcluir
  25. Johannes Kepler relata da gravitação universal que descreve o movimento dos planetas no sistema solar. Desde o inicio inclina-se as ideias de Copérnico nas orbitas epiléticas aderindo ao sistema heliocêntrico do universo. Chegando essa conclusão Kepler tendo conseguido descobrir as três leis de movimento gravitacional. A primeira lei das orbitas descreve um corpo ligado a outro, gravitacionalmente gira em torno dele numa orbita elíptica. Como os planetas se movem em torno do sol.
    A segunda lei das áreas descreve a velocidade dos planetas ao redor do sol: consequentemente o planeta não percorre sua orbita com velocidade constante. Os planetas andam mais rápido quando estão mais próximo do sol e mais devagar quando então mais afastado, com seu raio vetor varrendo áreas iguais em tempos iguais, com isso pode-se concluir que o planeta quando esta mais próximo do sol executa um movimento acelerado, mas quando se dirige ao ponto de maior afastamento, executa um movimento retardado.
    A terceira lei dos períodos e o tempo que o planeta leva para executar uma volta em torno do sol, considerando que o sistema solar, como a terra e Vênus, entram em um período de translação.
    Jaqueline Rodríguez 2 ano B

    ResponderExcluir
  26. Entre suas pesquisas Kepler cria as três leis um (1571a1630), entre o movimento dos planetas como as origem da mecânica celeste.
    A primeira lei de Kepler, foi a lei das orbitas elípticas, a lei que define que as orbitas não eram circunferências.
    A segunda lei de Kepler, é a lei das áreas, a lei que determina que os planetas se movem com velocidades diferentes.
    A terceira lei de Kepler, é a lei dos períodos, que indica que existe uma relação entre a distancia do planeta e o período de translação (que é o tempo).
    Rillary Raiele 2 ano B

    ResponderExcluir
  27. As leis de Kepler demonstram o comportamento dos planetas com a gravidade e respondem perguntas deixadas por vários cientistas antepassados a ele.Kepler corrigiu Pitolomeu com a lei das orbitas que comprovou q os planetas se movem em trajetória elíptica com o Sol em um dos focos da elipse.
    Kepler demonstra com a lei das áreas que o raio vetor percorre áreas iguais com o mesmo tempo.Ela também determina que a velocidade do planeta e diferente dependendo da distancia em que o planeta se encontra do Sol(periélio=perto do sol= planeta em movimento acelerado , afélio =distante do sol = planeta em movimento retardado).
    Com a lei dos períodos podemos calcular o tempo em que o planeta leva para completar sua translação (movimento ao redor do Sol) com uma simples equação.Com isso podemos prever a posição dos planetas para futuras viagens aos mesmos.
    A lei da gravitação universal demonstra como as massas se atraem e como podemos calcular a forca dessa atracão(com a equação F=G.M1.M2/dividido pela distancia ao quadrado).Assim podemos calcular a forca de atracão que o Sol exerce sobre a terra ou qualquer outra massa que se encontre no sistema solar.
    Aluno:Lucas Henrique 2 Ano A

    ResponderExcluir
  28. As leis de Kepler demonstram o comportamento dos planetas com a gravidade e respondem perguntas deixadas por vários cientistas antepassados a ele.Kepler corrigiu Pitolomeu com a lei das orbitas que comprovou q os planetas se movem em trajetória elíptica com o Sol em um dos focos da elipse.
    Kepler demonstra com a lei das áreas que o raio vetor percorre áreas iguais com o mesmo tempo.Ela também determina que a velocidade do planeta e diferente dependendo da distancia em que o planeta se encontra do Sol(periélio=perto do sol= planeta em movimento acelerado , afélio =distante do sol = planeta em movimento retardado).
    Com a lei dos períodos podemos calcular o tempo em que o planeta leva para completar sua translação (movimento ao redor do Sol) com uma simples equação.Com isso podemos prever a posição dos planetas para futuras viagens aos mesmos.
    A lei da gravitação universal demonstra como as massas se atraem e como podemos calcular a forca dessa atracão(com a equação F=G.M1.M2/dividido pela distancia ao quadrado).Assim podemos calcular a forca de atracão que o Sol exerce sobre a terra ou qualquer outra massa que se encontre no sistema solar.
    Aluno:Lucas Henrique 2 Ano A

    ResponderExcluir
  29. Johannes Kepler (1571-1630) elaborou 3 importantes e essenciais leis derrubando e melhorando assim as teorias de seus antepassados.
    LEI DAS ORBITAS:
    Os planetas se movem de forma elíptica,inclusive a terra sua órbita é circular.
    os planetas giram em torno do centro do Sol que está num dos focos da elipse.
    LEI DAS ÁREAS : O planeta não se move de maneira Constante ou seja, em um momento seu movimento está retardado em outro acelerado! Quando está mais próximo do Sol (periélio) o planeta acelera seu movimento e quando está mais distante (Afélio) retarda seu movimento"
    LEI DOS PERÍODOS : Os planetas dentre eles a terra dá uma volta inteira em torno do Sol mais a terra leva o período de 365 dias e 6hrs (1 ano) quanto mais afastado o planeta estiver do sol maior será o seu "ano",chamando assim período de translação. Kepler determinou assim uma fórmula matemática:
    T2 R3 = K.

    LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: Newton desenvolveu essa lei, em seus estudos concluiu que há gravidade no universo algumas maiores que outras. Massa atrai massa e quanto mais um objeto estiver afastado de outro menos será a intensidade de atração dentre eles.
    A gravidade é o que nos prende no solo.

    Aluna: Amanda Caetano/ 2 Ano B.

    ResponderExcluir
  30. Kepler não criou suas teorias/leis do dia para noite teve por base os cientistas Copérnico,Galileu e o astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, tendo esse ultimo como sua principal base, pois quando Brahe faleceu, Kepler ficou com suas pesquisas e anotações, ao qual analisou e comparou com suas próprias pesquisas durante 17 anos, com o final da analise enunciou as três leis:A lei das Orbitas ou Primeira Lei de Kepler – As órbitas feitas pelos planetas em torno do sol era elíptica( quebrando assim a teoria do heliocentrismo ) tendo o sol em um dos polos, isso significa que os planetas se encontram ora mais perto, ora mais longe do sol. A Lei das Áreas ou Segunda Lei de Kepler – Devido a atração que o sol exerce sobre os planetas serem maior( polo Periélio) a velocidade de rotação acelera, no entanto quando os planetas se encontram mais distantes do sol(polo afélio), a velocidade retarda, com isso pode-se afirmar que o movimento dos planetas não é uniforme ou constante, pois a velocidade muda ao longo de sua órbita, de modo que o planeta percorá áreas iguais em intervalos de tempos iguais. A lei dos Períodos ou Terceira Lei de Kepler – Essa lei permite calcular o ano de qualquer planeta, Kepler estabeleceu uma relação entre o período de translação e o raio ao sol determinando uma razão constante podendo afirmar que quanto mais perto do sol ,menor será o período de translação e maior a velocidade orbital ou que quanto mais distante do sol ,maior será seu período de translação e menor a velocidade orbital.
    Obs:Kepler morreu pensando que havia criado leis para os planetas do sistema solar, no entanto elas não valem somente pra eles, são leis universal, válidas pra qualquer sistema planetário. Esse cientista deixa para o mundo suas leis, fruto de suas observações ópticas pois nessa época os cientistas dispunham de poucas tecnologias (apenas o telescópio, que era usado somente em navegações mas com a interferência de Galileu isso mudou, sendo esse instrumento usado também para observações celestes), com suas leis pode-se observar que Kepler sabia da existência de uma força ou atração que ligava os astros no entanto não soube explicá-la deixando assim uma seguinte pergunta: Existe de fato uma força/atração que liga os astros , qual seria essa força? Que significado isso teria?
    Aproximadamente após 200 anos Isaac Newton responde essa pergunta com a criação da Lei da Gravitação Universal, a mesma afirma que a atração ocorre entre todos os corpos que tem massa , nós seres humanos exercemos essa força no entanto devido nossa massa ser muito pequena a força é desprezível, o caso é diferente quando dizemos que a terra exerce atração sobre nós.
    Aluna Raquel Lorrayne Gomes dos Santos 2 ano B

    ResponderExcluir
  31. Gravitacao Universal massa atrai massa quanto mais afastado estiverem os corpos ,menor será a intensidade dessa forca.
    As leis das Órbitas:Descreve a trajetória de um planeta que Esta orbitando uma estrela.
    As leis das Áreas :O raio vetor varre Áreas iguais em tempos iguais .
    As leis dos Períodos:o tempo que um planeta leva para completar uma volta em torno do Sol.
    Aluno:Wanderley Tomicha
    2 ano C

    ResponderExcluir
  32. Johannes kepler (1571-1630),com muitos anos de estudo elaborou 3 importante s leis que contam sobre o movimento dos planetas derrubando e acrescentando e melhorando as teorias dos antigos físicos. LEI DAS ORBITAS: Os planetas se movem como forma elíptica inclusive a terra sua orbita é circular, os planetas giram em torno do Sol que está em um dos focos da elipse. LEI DAS ÁREAS: Os planetas não percorre a velocidade constante certa de de sua orbita. se a caso as áreas forem percorridas com tempos iguais ai o arco AB sera maior que a velocidade aproximada do que a velocidade do arco CD, conclui-se que o planeta quando vai em direção ao periélio que fica mas perto do Sol o movimento fica mas acelerado, mas quando vai para o afélio que fica mas longe do Sol o movimento diminui. LEI DOS PERÍODOS: Kepler desvendou esta lei com objetivo de descobrir o tempo que um planeta leva para completar uma volta em torno do Sol o período orbital, quanto mas afastado o planeta estiver do Sol maior sera o seu ano, a sim chamado traslação, Kepler a sim fez criando uma formula Matemática T2 R3=K.
    LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL:
    A lei de Newton que foi estabelecida em 1666, Newton dizia: Que a força de atração gravitacional entre dois corpos e proporcional ao produto de suas massas do quadrado da distancia que o separa.
    Aluna: Janilse Ferreira/ 2º Ano C

    ResponderExcluir
  33. Johannes kepler (1571-1630),com muitos anos de estudo elaborou 3 importante s leis que contam sobre o movimento dos planetas derrubando e acrescentando e melhorando as teorias dos antigos físicos. LEI DAS ORBITAS: Os planetas se movem como forma elíptica inclusive a terra sua orbita é circular, os planetas giram em torno do Sol que está em um dos focos da elipse. LEI DAS ÁREAS: Os planetas não percorre a velocidade constante certa de de sua orbita. se a caso as áreas forem percorridas com tempos iguais ai o arco AB sera maior que a velocidade aproximada do que a velocidade do arco CD, conclui-se que o planeta quando vai em direção ao periélio que fica mas perto do Sol o movimento fica mas acelerado, mas quando vai para o afélio que fica mas longe do Sol o movimento diminui. LEI DOS PERÍODOS: Kepler desvendou esta lei com objetivo de descobrir o tempo que um planeta leva para completar uma volta em torno do Sol o período orbital, quanto mas afastado o planeta estiver do Sol maior sera o seu ano, a sim chamado traslação, Kepler a sim fez criando uma formula Matemática T2 R3=K.
    LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL:
    A lei de Newton que foi estabelecida em 1666, Newton dizia: Que a força de atração gravitacional entre dois corpos e proporcional ao produto de suas massas do quadrado da distancia que o separa.
    Aluna: Janilse Ferreira/ 2º Ano C

    ResponderExcluir
  34. Kepler com muitos anos de estudo conseguiu quebrar a teoria de Ptolomeu que diziam que a terra ficava parada em torno do sol. Pois bem, veio Kepler e newton e derrubaram essa teoria de Ptolomeu de que a terra se encontra parada no sistema solar, e sim se movimenta em torno do Sol. E pra ele prova esta teoria criou três leis que comprovam isso.
    A LEI DAS ORBITAS:
    esta lei que descreve a trajetória dos planetas ao redor do sol, elas então em uma trajetória focados no sol. A terra ela tem sua trajetória circular ela esta um pouco mas próxima do sol esse movimento circular e a elipse onde os dois, o sol e a terra coincidem.
    LEI DAS ÁREAS:
    O raio vetor ele e os movimentos iguai dos dois pontos longe e perto do Sol, quando o planeta esta perto ele se movimenta em um modo acelerado ou seja mas rápido esse movimento se chama periélio. E quando o planeta esta longe do sol ela se movimenta lento se diminui ele fica mas devagar este movimento chamado de afélio um movimento retardado.
    LEI DOS PERÍODOS:
    Terra e vénus tem sua trajetória circular em torno da estrela "Sol". Completando a volta ao redor do sol chamado de período de traslação, a lei dos períodos pode ser escrita assim: T2 R3=K
    T=Período de traslação dos planetas.
    R=Raio médio da orbita planetárias.
    K=uma constante que depende da massa do Sol.
    LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL:
    Isaac Newton formulou uma teoria onde falava que a aforça de atração gravitacional era muito grande, quanto mas afastada dois corpos de massa, menor sera a força de atração entre eles e diminui muito rápido essa força com aumento da distancia.
    Aluno: Ricardo Gabriel/2º Ano C

    ResponderExcluir
  35. Para kepler a física era respondida e transformada em respostas usadas em três simples leis a onde ele féis esta descobertas
    A primeira lei das orbitas: segundo uma trajetória dos sol são chamadas de elipse ocupada por um dos focos de elipse
    Lei das áreas: ela varia em áreas iguais quanto mais perto do sol mas o planeta gira mais rápido
    A lei dos períodos: determinou uma reação entre o período translação de uma distância entre o sol garantindo em orbita quanto mais afastado menor será a força


    Nome: Daniel Israel 2º Ano A

    ResponderExcluir
  36. De acordo com o texto Kepler mostra tudo aquilo que até então era praticamente impossível para físicos como Aristóteles e Ptolomeu.
    Kepler demostra isso usando três leis
    (A LEI DAS ORBITAS) onde ele mostra q todos os planetas se movem em uma trajetória elipse com o sol ocupando um dos focos da elipse.
    (A LEI DAS ÁREAS) está lei explica que quanto mas o planeta se aproxima (perielho) do sol a sua aceleração será maior e quanto mas distante (afelio) menor sua velocidade.
    (A LEI DOS PERÍODOS) É onde Kepler mostra uma relação completa do período de translação e o raio da órbita dos planetas com uma simples equação.
    T2 R3 = k
    (A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL) Onde Isaac Newton formulou a lei que descreve a força que além de fazer os objetos caírem faz os planetas e os satélites permanecerem em órbita.
    E concluiu que massa atrai massa e que quanto mais afastada tiverem os corpos menos será a intensidade dessa força.

    João Paulo Correa Cebalho 2° ano A

    ResponderExcluir
  37. De acordo com o texto Kepler mostra tudo aquilo que até então era praticamente impossível para físicos como Aristóteles e Ptolomeu.
    Kepler demostra isso usando três leis
    (A LEI DAS ORBITAS) onde ele mostra q todos os planetas se movem em uma trajetória elipse com o sol ocupando um dos focos da elipse.
    (A LEI DAS ÁREAS) está lei explica que quanto mas o planeta se aproxima (perielho) do sol a sua aceleração será maior e quanto mas distante (afelio) menor sua velocidade.
    (A LEI DOS PERÍODOS) É onde Kepler mostra uma relação completa do período de translação e o raio da órbita dos planetas com uma simples equação.
    T2 R3 = k
    (A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL) Onde Isaac Newton formulou a lei que descreve a força que além de fazer os objetos caírem faz os planetas e os satélites permanecerem em órbita.
    E concluiu que massa atrai massa e que quanto mais afastada tiverem os corpos menos será a intensidade dessa força.

    João Paulo Correa Cebalho 2° ano A

    ResponderExcluir
  38. De acordo com o texto as leis de Kepler são as três leis do movimento planetário, a primeira lei determina que a trajetória de um planeta é elipse em que um dos focos esta o sol, lei orbita. A segunda determina segmentos que une o planeta ao sol, lei das áreas. A terceira equaciona as relações entre varias trajetórias de outros planetas, lei dos períodos. Issac Newton formulou a lei da Gravitação Universal, dois corpos que se atraem com uma força que é proporcional a suas massas inversamente proporcional a distancia que a separa. Aluna: Alessandra Santos Alves 2 Ano C

    ResponderExcluir
  39. Aristóteles e Ptolomeu acreditavam que a terra era o centro do sistema solar.No passar do tempo vários cientistas foram desenvolvendo suas teorias ate chegarem em Kepler e Newton que contrariaram os primeiros cientistas.
    Com isso Kepler criou 3 leis :
    -Lei das órbitas;
    -Lei das áreas e
    -Lei dos períodos.
    *A primeira Lei não tem formula alguma,simplesmente diz que os planetas se movem ao redor do sol,sendo o centro do sistema solar.
    *Lei das áreas:Quando um planeta se movimenta ao redor do sol,existe um raio vetor que indica a origem(sol),e a extremidade(planeta).
    Quando o planeta está longe do sol,ele executa um movimento retardado e quando fica perto faz um movimento acelerado.
    Quando o planeta estiver longe e perto do sol,percorrer de um ponto a outro em por exemplo 15 dias,quer dizer que as áreas dos pontos serão as mesmas.Ou seja se o tempo for mesmo o as áreas também serão as mesmas.
    *Leis dos períodos:Com seus estudos Kepler conseguiu determinar o período de transição dos planetas(trajetórias que são meio circulares em torno do sol,completando uma volta no intervalo de tempo.
    Com isso criou a seguinte formula: (T da terra ao quadrado=T de outro planeta ao quadrado)
    (R da " " ao cubo = R " " " " " " ao cubo)
    * A Lei da Gravitação universal : Isaac Newton conseguiu definir definir uma formula para a afirmação:
    -Massa atrai massa.
    Isso só irá acontecer se o primeiro corpo possuir maior massa que o segundo.
    Então podemos dizer que a terra atrai as pessoas,porque temos menor número de massa,já a terra é ao contrario.
    Newton expressa a Lei Gravitacional da seguinte forma:
    F=G.massa 1 massa 2 todo isso dividido por d ao quadrado.

    Aluna: Daniela Hurtado Peredo 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  40. De acordo com o enunciado a cima Johannes Kepler (1571-1630) formulou três leis , dos movimento planetário . Para grandes físicos como Aristóteles e Ptolomeu era impossível :
    (LEI DAS ÓRBITAS : Os planetas descrevem órbitas elípticas ,sendo que uma delas o sol ocupa um dos focos . A distância de um dos focos(F1) ate o objeto, mais a distância do objeto até o outro foco(F2), é sempre igual não importando a localização do objeto ao longo da elipse.)
    (LEI DAS ÁREAS : Essa lei determina que os planetas se movem com velocidades diferentes a da distância a que estão do Sol. Periélio é o ponto mais perto do Sol, onde o planeta orbita mais rapidamente.
    Afélio é o ponto mais afastado do Sol, onde o planeta move-se mais lentamente.)
    (LEI DOS PERÍODOS : Para qualquer planeta do Sistema Solar, é constante o quociente do cubo do raio médio de órbita, R ³, pelo quadrado do período de revolução (ou translação), T ² , em torno do Sol. )
    (A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL : Isaac Newton chegou a conclusão que duas partículas do universo se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa , ou seja são pontos que estão concentrado toda a massa do corpo ou o sistema de corpos.)


    Aluno : Murilo Pereira da Silva 2ºA




    ResponderExcluir
  41. johannes kepler como todo mundo sabe, que ele herdou de seu mestre tycho brahe que determinou as leis do universo. todos as anotações e com seus estudos determinou as trés leis:
    que é a lei das órbitas:que os planetas descrevem órbitas elipticas ao redor do sol, que oucupa um dos focos de elipse descrita.
    lei das Áreas:O sgmento imaginário que une o centro do sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.

    Dizendo que o ponto P é chamado periélio e o ponto A,afélio.em P a distancia terra-sol é minima e a velocidade é máxima e em A a distância terra-sol é maxima e a velocidade é minima.
    E a lei dos Períodos:O quadrado do período de revolução de cada planeta é proporcional ao cubo do raio médio da respectiva órbita.
    Gravitação Universal: A lei da gravitação foi proposto por Isaac Newton famoso pelo seu estudo e contribuições para física e na matemática, e além disso ele era alquimista e astrônomo.
    A importância de Newton foi que ele conseguiu a explicar a razão pela qual a lua não cai sobre a terra, criando a equação que determina a lei da gravitação universal que é F=G.m¹.m²

    Com isso e pode afirmar que a constante G é uma gravitacional a seu valor é iqual 6,67.10-¹¹ N.m²/kg², são as massas dos corpos que se atraem,medida em kg.
    E o R é a distáncia entre os dois corpos, medida em metros(m)
    E a Força gravitacional é a medida em(n)
    Com essa equação matemática Newtom descubriu que os corpos se atraem mutuamente, fazendo com que eles nao caiam uns sobre outros e sempre mantenham a mesma trajetória, ou seja, a sua órbita eliptica ao redor do sol, como descobriu johannes kepler em uma de suas trés leis do movimento dos planetas...
    ALUNO:alexandro da silva neves do 2°B

    ResponderExcluir
  42. Esse texto relata sobre o astrônomo e matemático Johannes Kepler, criador das “Três leis de Kepler. Onde se explica o movimento dos planetas no sistema solar.
    Com base na teoria de Copérnico e Galileu sobre o héliocentrismo e nos trabalhos de Brahe, Kepler desenvolveu três leis: “A lei das órbitas”, “A lei das áreas” e “A lei dos períodos”..
    A primeira lei de Kepler: “Lei das órbitas”; fala que os planetas descrevem uma trajetória elíptica em torno do sol, que ocupa um dos focos dessa elipse.
    A segunda lei de Kepler :”Lei das áreas”; explica que no movimento de órbita do planeta, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais. Dentro dessa lei existe dois períodos: o periélio e o afélio, o periélio é onde o planeta se encontra próximo ao sol e é onde acontece um aceleramento em sua velocidade. E o afélio, é o período onde o planeta se encontra mais distante, ocorrendo um retardamento em sua velocidade.
    A terceira lei de Kepler: ”Lei dos períodos”; o quadrado do período de qualquer planeta em torno do sol, é proporcional ao cubo da distancia média entre o planeta e o sol.
    A Lei da Gravitação universal
    Tudo ao nosso redor sofre atração. Mas, quase não percebemos pelo fato de outros objetos terem massa menor. Nós somos atraídos pela terra pelo fato de a massa dela ser muito maior do que a nossa, isso faz com que consigamos manter nossos pés no solo.
    Isaac Newton conseguiu explicar esse fenômeno, essa força que também acontece no sistema solar, coisa que deu grandes discussões entre os pesquisadores da época. Newton explicou que massa atrai massa, e quanto mais afastados os corpos estiverem um do outro menor será a intensidade dessa força entre eles.
    Aluna: Bruna Cristina Bana Martins
    Matutino turma: 2 ano A

    ResponderExcluir
  43. A respeito da lei das Orbitas
    o planeta Terra faz sua trajetória elíptica porque o Sol tem uma gravidade que puxa a terra? ou porque ele e um Planeta pesado que por seu peso criou um buraco embaixo de si próprio que ao a Terra se aproximar desse buraco e jogada de volta fazendo com que o Sol não venha a puxar aterra para ele?


    Lei de Arias

    A respeito da lei de arias, se ao a Terra estar fazendo sua trajetória elíptica um asteroide se chocar com a Terra que faça com que a terra seja jogada pra fora da orbita, onde o raio vetor não alcança ela, o que pode acontecer com ela?
    ela vai congelar em segundos ou ficara vagando pelo cosmo?


    A lei de gravitação

    a lei de gravitação explica que a um atrito entre um planeta maior e um menor, cera que a uma possibilidade de um planeta maior puxar um planeta menor e se juntar virando um so planeta?
    ou o choque cera tão grande q eles explodirão?




    aluno: Luiz Henrique A. de Souza
    Matutino turma:2 ano A

    ResponderExcluir
  44. johannes kepler era um físico alemão aos 17 anos ele analisou todos as pesquisas deixado pelos ,astrônomo dinamarquês Tycho Brahe com todas as pesquisas Johannes kepler ,conseguio descobrir as três leis.A primeira lei foi orbita elíptica, que é um conjunto de astros, que giram em torno do sol e que ,variam em função da massa e da distancia em relação ,ao sol.A segunda lei ,foi o movimento que é o raio vetor que tem as áreas e o tempo iguais que leva para dar , uma volta em torno do sol .A segunda lei é a os períodos que é baseados ,entre as quantidades em um movimento de um planeta em torno do sol diz que o quadrado, do período proporcional aos cubos da distancia .QUE é o tempo que i planeta que leva para dar uma volta que segue a mesma relação de todos os planetas.O movimento de rotação a terra gira em torno de si mesmo , uma volta completa demora ,24 horas que resultam o dia e a noite ,no movimento de translação a terra gira em torno do sol .Esse movimento dura ,um ano isto é 365, dias e 6 horas é o movimento de translação são os responsáveis pelas estações do ano ,primavera, verão outono, e inverno.
    aluno: Erika Bacca de Andrade 2 ano B

    ResponderExcluir
  45. Nesse texto fala das três leis de Kepler, que são : Lei das orbitas,lei das áreas e a lei dos períodos
    (Lei das orbitas), em relação a um referencial no sol, os planetas movimentam-se descrevendo orbitas elípticas, ocupando o sol um dos focos da elipse.
    (Lei das áreas),as áreas varridas pelo vetor-posição de um planeta em relação ao centro do sol são diretamente proporcionais ao respectivos intervalos de tempo gasto.O vetor-posição de um planeta em relação ao centro do sol varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
    (Lei dos períodos), para qualquer planeta do sistema solar, é constate o consciente do cubo do raio médio da orbita, pelo quadrado do período de translação em torno do sol.
    A Lei de Newton da atração das massas, ou lei da gravitação, trata se de massa atrai massa e quando mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força.

    ALUNA: Karine Jovio Pouche 2ano A

    ResponderExcluir
  46. Kepler formulou três leis que descreve o movimento dos planetas do sistema solar.
    Lei das orbitas:essa lei descreve o movimento de um planeta que esta orbitando uma estrela.
    Lei das áreas:essa lei refere-se que o planeta esta mais próximo do sol realiza um movimento mais acelerado, mas quando esta mais afastado do sol realiza um movimento mais retardado.
    Lei dos períodos:essa lei considera dois planetas no sistema solar como terra e venus.
    Esses dois planetas descrevem tragetorias calculares em torno do sol
    Isaac Newton formulou uma lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem faz os planetas e satélite permanecerem em orbitas, essa lei é conhecida como lei da gravitação universal.
    ALUNO: Marcos Alexandre Bassan 2 ano B

    ResponderExcluir
  47. De acordo com o texto Kepler, ele responde muitas perguntas que os físicos e astrônomos antigos, eles não sabiam as resposta e Kepler reapondeu muitas delas.
    Ptolomeu e Arestoteles pensava que a terra ficava parada no centro do sistema solar.
    A primeira lei fala sobre os planetas que giram em torno do sol em forma de elíptica e nao em círculo.
    A segunda lei fala sobre a linha que se liga o planeta ao sol que se permite em áreas iguais e tempo iguais.
    A terceira lei fala sobre os quadrados dos períodos de translação dos planetas proporcionais aos cubos do semieixo maiores de suas órbitas seja quanto mais distante do planeta do sol mais tempo vai ter para dar uma volta em torno dele.
    Aluna: Beatriz Raiane Ferreira Dos Santos 2 ano B

    ResponderExcluir
  48. Esse texto explica as tres leis de Kepler (Leis das Orbita, Leis das Áreas e Leis dos Períodos.)
    Lei das Orbitas: Os planetas se movem de forma elíptica,e a terra sua órbita é circular.
    os planetas giram em torno do Sol que está num dos focos da elipse.
    Lei das Áreas : O planeta não se move de forma certa, ou seja, em um momento seu movimento está lento em outro acelerado! Quando está mais próximo do Sol o planeta aumenta sua velocidade seu movimento e quando está mais distante seu movimento é mais lento."
    Lei dos Períodos : Os planetas dá uma volta inteira em torno do Sol mais a terra leva 1 ano quanto mais afastado o planeta estiver do sol maior será o seu tempo, chamado assim período de translação.

    Aluna: Elimara Guedes 2º ano A

    ResponderExcluir
  49. Johannes Kepler foi um astrônomo e matemático alemão.Suas 3 principais leis são:
    lei da orbitas:descreve o movimento de um planeta que esta orbitando em uma estrela.
    lei das áreas:refere-se que o planeta esta mais próximo do sol,se propõe um movimento mais acelerado, quando esta mais distantes do sol realiza um movimento mais reduzido
    lei dos períodos:é considerada dois planetas do sistema solar como venus e terra. Esses dois planetas descrevem a trajetória em torno do sol.
    Isaac Newton criou a lei q descreve a força que além de fazer os objetos caírem faz os planetas e satélites permanecerem em orbitas, ela se chama a lei da gravitação universal

    ALUNO: Matheus Carrera 2 ano B

    ResponderExcluir
  50. Esse texto explica as tres leis de Kepler (Leis das Orbita, Leis das Áreas e Leis dos Períodos.)
    Lei das Orbitas: Os planetas se movem de forma elíptica,e a terra sua órbita é circular.
    os planetas giram em torno do Sol que está num dos focos da elipse.
    Lei das Áreas : O planeta não se move de forma certa, ou seja, em um momento seu movimento está lento em outro acelerado! Quando está mais próximo do Sol o planeta aumenta sua velocidade seu movimento e quando está mais distante seu movimento é mais lento."
    Lei dos Períodos : Os planetas dá uma volta inteira em torno do Sol mais a terra leva 1 ano quanto mais afastado o planeta estiver do sol maior será o seu tempo, chamado assim período de translação. Isaac Newton formulou uma lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem faz os planetas e satélite permanecerem em orbitas, essa lei é conhecida como lei da gravitação universal.

    Aluna: Joyce Fernanda Lopes de Oliveira 2 Ano C

    ResponderExcluir
  51. durante muito tempo muitos estudiosos acreditavam que a terra era o centro de tudo que em vez dela mas o sol girava em torno, essa teoria se manteve durante um bom tempinho até por que quem discordasse virava um espetiunho bem passado devido a igreja impor suas regras e ser muito rigida , isso acontecia por a terra ser divina por ela ter sido feita por Deus e de que por isso era considerada o centro e quem não aceitasse que fosse reclamar, ainda assim existiam uns poucos corajosos que puseram suas ideias em publico e acabaram indo para a fornalha mas que logo mais tarde foram reconhecidos até que um dia um desses estudiosos provou que ao em vez da terra era o sol quem ficava paradinho no seu canto e terra que vivia andando. Mas ao final de muita luta conseguiram provar o que duvidavam , mas se pensam que a historia acaba ai... não, era apenas o começo ainda viria pela frente muito a ser questionado.
    ÁLAN EMANOEL 2º Ano A

    ResponderExcluir
  52. As leis de Kepler inicialmente enunciadas para nosso sistema solar, nos serve de muito em pesquisas ja que as mesmas podem ser aplicadas à qualquer outro sistema planetário existente. A lei das orbitas diz que os panetas descrevem uma orbita eliptica tendo em um de seus focos algo que o atrai com uma gravidade maior, no caso o sol, tais orbitas elipticas por sua vez possuem dois pontos, um de maxima aproximação no foco e outro de minima, sendo assim nomeados de afélio e periélio. A segunda lei, ou lei das areas consiste em descrever que por mais que o planeta em questão está no momento afelio ou periélio, ele varrera areas iguais em tempos iguais. Na lei dos periodos, kepler encontra uma relação matematica entre o periodo de translação dos planetas e o raio das orbitas planetarias sendo o quadrado do periodo de qualquer planeta em torno do sol proporcional ao cubo da distancia media entre este planeta até o sol. A lei da gravitação universal descrita por Newton diz, resumidamente que, massa atrai massa, portanto quanto mais afastados entiverem os corpos menor sera essa força, sendo isto usado para explicar porque a lua nao cai na terra, a lei por sua vez, é descrita matematicamente relacionando a constante G entre massa do planeta um e planeta dois, dividindo pela distancia ao quadrado, que por fim, encontra a força de atração.
    Aluna: Rafaella Maniçoba 2ºC

    ResponderExcluir
  53. Ficou mais que claro que Kepler, mostrou tudo aquilo que os físicos e astrônomos (Aristóteles e Ptolomeu) , não esperavam apontar até então. Kepler, não só respondeu e implementou as questões , como criou as três leis que responderam tudo que havia sido criado e não esclarecido pelos físicos e astrônomos daquele século. Essas leis até então criados por Kepler tem im significado muito importante já que alem de responder as questões deixadas pelos físicos, explica claramente o movimento do sistema solar. Essas leis são :
    - Lei das Órbitas: a trajetória do planeta são elipses , com o sol ocupando um dos focos ou lados da elipse.
    - Lei das Áreas: na qual as áreas são iguais em tempos iguais, porém a velocidade não é constante.
    - Lei dos Períodos: onde ele sita o período de translação entre o raio médio de orbita planetário e sendo assim uma fórmula matemática resolvida.
    Por fim, vemos também a lei da Gravitação Universal, criada por Isaac Newton, essa lei descreve, ou melhor relata e nos mostra a força mais claramente, e explica que além de fazer os objetos caírem, faz também planetas e os satélites permanecerem em órbita, melhor dizendo essa lei nos mostra que em quanto maior a distância menos a atração e se massa atrai massa, a atração é portanto maior.


    Aluna: Mariane Fátima Sebalho. 2° ano "A"

    ResponderExcluir
  54. Johannes Kepler criou três leis que foram fundamentais para a física, descrevendo o movimento dos planetas do sistema solar, essas leis ficam conhecidas como: lei das órbitas, lei das áreas e lei dos períodos. Lei das órbitas: a lei das órbitas descreve a trajetória de um planeta que esta orbitando uma estrela. Lei das áreas: um planeta em movimento em torno do sol podemos definir como raio vetor um vetor que tem como origem o sol e extremidade apontando para o planeta em questão. A Lei dos períodos: dois planetas do sistema solar, descrevem trajetórias quase circulares em torno do sol e completam uma volta em um intervalo de tempo que chamado de ano do planeta ou períodos de translação. A lei da gravitação universal: Isaac Newton formulou a lei que descreve essa força que, além de fazer os objetos caírem, faz os planetas e satélites permanecerem em órbita. Essa lei parte de duas premissas: “massa atrai massa” e “quando mais afastados estiverem os corpos, menor será a intensidade dessa força”.
    Aluna: Pâmella Lorrayne da Silva Fernandes
    Série: 2º C

    ResponderExcluir
  55. Johnnes Kepler criou as tres leis que foram fundamentais para a fisica.
    Depois de varias tentativas, Kepler conseguiu uma forma de trajetória que melhor se encaixava nos dados catalogados de Marte. Foi uma elipse:
    A 1ª lei de Kepler determina que a trajetória de um planeta é uma elipse em que um dos focos está o Sol.
    A 2ª lei de Kepler determina que "O segmento que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".
    A 3ª lei de Kepler equaciona as relações entre as várias trajetórias de vários planetas. Para todos os planetas do mesmo sistema a relação entre o quadrado do período e o cubo do raio médio da trajetória é constante.

    A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico Isaac Newton. Conforme diz a lenda, uma maçã caiu sobre sua cabeça e, portanto observou que a maçã caiu por algum motivo, e este motivo seria que alguém estaria “puxando” ela, este alguém seria a Terra.
    Portanto Newton concluiu:
    Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

    ResponderExcluir
  56. Johannes kepler criou tres leis,e essas leis ficou conhecida como leis das orbitas ,e essa lei definiu que as orbitas eram circunferencia ,como se suponha ate entao mais sim elipse. A distancia de um dos focos [F1]ate objeto ,mais a distancia do objeto ate o outro foco [f1] ,e sempre igual nao importando a localizaçao do objeto ao longe da elipse . A segunda lei das areas ,e essa lei determina que os planetas se movem com velocidade diferente dependendo da distancia a que estao do sol .A TERCEIRA LEI dos tempos ,os quadrados dos periodos de translaçao dos planetas sao proporcionais aos cubos dos eixos maiores de sua orbitas . A LEI DA GRAVITAÇAO universal elabora por ISAAC NEWTON ,afirma que os corpos se atraem na razao direta de sua massas e razao inversa do quadrado da distancia entre eles ,que todos objetos no universo atrai todos os outros objeto do universo que essa atraçao e diretamente proporcional ao produto das massas dos objetos. NOME;ANA CRISTINA SOARES RIBEIRO SILVA serie; 2ANO C

    ResponderExcluir
  57. Johannes kepler e um famoso astronomo que ficou conhecido por descobrir tres leis fundamentais para fisica a, PRIMEIRA LEI;um corpo ligado a outro gravitacionalmente gira em torno dele numa orbita eliptica tendo o sol como um dos focos .SEGUNDA LEI DE KEPLER;um corpo ligado a outo gravitacionalmente gira em torno dele, mas varrendo areas iguais em tempos iguais .TERCEIRA LEI; os quadrados dos periodos sao proporcionais aos cubos dos semi-eixos. ISAAC NEWTON famoso astrono que descobriu a lei da gravitaçao universal essa lei refere-se aos movimentos dos corpos e as relaçoes entre os movimenttos e as forças aplicada aos corpos que se atraem na razao direta de sua massa inversa. NOME;RAQUEL PEDROSO DE SOUZA serie;2anoC

    ResponderExcluir
  58. Johanna Kepler è um astrônomo que descobriu as três leis que descrevem , elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos. Aqui estão elas.
    1°lei de kepler-todos os planetas se movimentam ao dedos do sol, fazendo orbitas elípticas
    2°lei de kepler-O raio vetor que faz a ligação d um determinado planeta ao sol áreas iguais em tempos iguais
    3°lei de kepler-Os quadrados período orbitais são proporcionais cubos dos semi-eixo maiores das orbitas
    Isaac newton descobriu a gravitação Universal que proporcional quadrado das diferencia entre a massa que atrai massa, e quanto mais afastados estiverem os corpos, menor sera a intensidade dessa força. Nome:Amanda santos da Silva serie:2 ano C

    ResponderExcluir
  59. Johanna Kepler è um astrônomo que descobriu as três leis que descrevem , elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos. Aqui estão elas.
    1°lei de kepler-todos os planetas se movimentam ao dedos do sol, fazendo orbitas elípticas
    2°lei de kepler-O raio vetor que faz a ligação d um determinado planeta ao sol áreas iguais em tempos iguais
    3°lei de kepler-Os quadrados período orbitais são proporcionais cubos dos semi-eixo maiores das orbitas
    Isaac newton descobriu a gravitação Universal que proporcional quadrado das diferencia entre a massa que atrai massa, e quanto mais afastados estiverem os corpos, menor sera a intensidade dessa força. Nome:Amanda santos da Silva serie:2 ano C

    ResponderExcluir
  60. Antes da teoria definitiva de Kepler sobre as "leis da gravitação", muitos cientistas da época acreditavam que a Terra encontrava-se no centro do universo, assim como supuseram Aristóteles e Ptolomeu. Kepler propôs 3 leis para explicar o movimento dos planetas, e que servem para qualquer sistema planetário existente.

    Na primeira lei, a das órbitas, ele enunciou que todo planeta se move em uma trajetória de forma elíptica tendo uma estrela (no caso da Terra, em volta do Sol) em uma das pontas da elipse.
    A segunda lei, a das áreas, diz que o raio vetor percorre áreas iguais em tempos iguais de acordo com a trajetória do planeta.
    A ultima lei, a dos períodos, pode ser expressa pela fórmula T2 R3 = K onde ele diz que A razão entre os quadrados dos períodos de translação dos planetas e os cubos dos respectivos raios médios das órbitas é sempre constante.

    Karola Beatriz
    2º ano A

    ResponderExcluir
  61. Kepler foi o grande físico para a astronomia que deu início à três leis que descrevem o movimento dos planetas no sistema solar
    Onde apresentou-se as 3 leis do movimento dos planetas
    Primeira lei de Kepler: O planeta em orbita em torno do sol descreve uma elipse em que o sol ocupa um dos focos
    2 Segunda lei: A linha que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais
    3 lei: Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixo máximos de sua órbitas
    Essas três leis nos ensina que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do sol
    Aluna: ALESSANDRA FLORES 3°B

    ResponderExcluir
  62. Contrariando o pensamento de Ptolomeu e Aristóteles, o alemão Johannes Kepler elaborou suas três leis que nós fez compreender o nosso sistema planetário.
    1º: LEIS DAS ÓRBITAS, o planeta em órbita do sol, descreve uma elipse onde sua estrela ocupa um dos focos.
    2°:LEI DAS ÁREAS, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.
    3°LEI DOS PERÍODOS, esta lei ele acreditava que se aplicava apenas para o planeta terra, com os estudos um pouco mais avançados dos últimos séculos mostra que aplica-se ao restante dos outros planetas também. "os quadrados dos períodos da revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos máximos de suas órbitas (T2R3=K).
    KEPLER menciona sobre uma força que um corpo atrai o outro, mas Isaac Newton que consegue quantificar essa força, levando em conta o raio de distância entre ambos, quanto menos a distância maior é essa força.
    Discente: SULEIDY ARES, 2° C

    ResponderExcluir
  63. Contrariando o pensamento de Ptolomeu e Aristóteles, o alemão Johannes Kepler elaborou suas três leis que nós fez compreender o nosso sistema planetário.
    1º: LEIS DAS ÓRBITAS, o planeta em órbita do sol, descreve uma elipse onde sua estrela ocupa um dos focos.
    2°:LEI DAS ÁREAS, o raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais.
    3°LEI DOS PERÍODOS, esta lei ele acreditava que se aplicava apenas para o planeta terra, com os estudos um pouco mais avançados dos últimos séculos mostra que aplica-se ao restante dos outros planetas também. "os quadrados dos períodos da revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos máximos de suas órbitas (T2R3=K).
    KEPLER menciona sobre uma força que um corpo atrai o outro, mas Isaac Newton que consegue quantificar essa força, levando em conta o raio de distância entre ambos, quanto menos a distância maior é essa força.
    Discente: SULEIDY ARES, 2° C

    ResponderExcluir
  64. Kepler descreveu suas leis que serviram e servem até hoje para pesquisas de nosso sistema solar entre outros, ja que sua aplicação é universal, as mesmas servem para explicar, por exemplo, as estações mais quentes e mais frias causadas da aproximação e afastamento do sol, afélio e periélio, assim como, os tempos para descrever a o tempo das tragetórias elipticas. A lei das orbitas explica como os panetas descrevem sua orbita, no caso eliptica, tendo assim, dois pontos extremos, o de maxima e minima aproximação que são denominados de afelio e perielio, causados por uma massa maior que posiciona-se em um dos focos da elipse, no caso o sol. A segunda, a lei das areas, descreve que por mais que o planeta em questão está proximo ou distante de seu foco, ele varrera areas iguais em tempos iguais. Na lei dos periodos, kepler encontra uma relação matematica entre o periodo de translação dos planetas e o raio das orbitas planetarias sendo, o quadrado do periodo de qualquer planeta em torno do sol proporcional ao cubo da distancia media entre este planeta até o sol. A lei da gravitação universal descrita por Newton é usado para explicar de duvidas populares até mais avançadas, como exemplo, porque a lua não cai na terra e a força de atração entre massas que se torna proporcional à distancia, sendo descrita em forma matematica uma relação entre G constante e a massa dos planetas envolvidos, então divididos distancia ao quadrado e teremos a força de atração

    Carlos Eduardo de Oliveira Bolognesi 2° C

    ResponderExcluir