domingo, 8 de novembro de 2015

TELESCÓPIOS



Escrito por: George Cruz 

 
Um telescópio é um dispositivo incrível que tem a capacidade de fazer com que objetos distantes pareçam estar muito mais perto. Telescópios vêm em todas as formas e tamanhos, desde de um pequeno tubo de plástico barato que você compra em uma loja de brinquedos, a gigantes como o Telescópio Espacial Hubble, que pesa várias toneladas. Telescópios amadores se encaixam em algum lugar entre esses dois, e mesmo que eles não sejam tão poderosos quanto o Hubble, podem fazer coisas incríveis. Por exemplo, um pequeno telescópio de 15 centímetros permite que você leia a escrita em uma moeda de um centavo de uma distância de 55 metros.
A maioria dos telescópios que você vê disponíveis para compra no mercado, é de um desses dois tipos:
  • O telescópio refrator, que usa lentes de vidro;
  • O telescópio refletor, que utiliza espelhos em vez de lentes.
Ambos os dois tipos realizam exatamente a mesma coisa, mas de maneiras completamente diferentes.
Como funciona um telescópio
Para entender como funcionam os telescópios, vamos fazer a seguinte pergunta. Por que você não pode ver um objeto que está longe? Por exemplo, por que você não pode ler a escrita em uma moeda de um centavo quando ela está a 55 metros de distância de seus olhos ? A resposta a esta pergunta é simples: o objeto não ocupa muito espaço na tela do seu olho (retina). Se você quiser pensar nisso em termos de câmeras digitais, a 55 metros a escrita na moeda não cobre pixels suficientes sobre o seu sensor de retina para que você possa ler o que está escrito.
Se você tivesse um olho grande o bastante, você poderia coletar mais luz do objeto e criar uma imagem mais brilhante, e então você poderia ampliar parte dessa imagem para que ela se estenda ao longo de mais pixels na sua retina. Duas peças de um telescópio tornam isso possível:
  • A lente objetiva (em refratores) ou espelho primário (em refletores), ela recolhe muita luz de um objeto distante e traz essa luz, ou imagem, para um ponto ou foco.
  • Uma lente ocular leva a luz brilhante do foco da lente objetiva ou espelho primário e a “espalha” para ocupar uma grande parte da retina. Este é o mesmo princípio que uma lupa (lente) usa, ela pega uma pequena imagem no papel e espalha sobre a retina de seu olho para que ela pareça maior.
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Quando você combina a lente objetiva ou espelho primário com a ocular, você tem um telescópio. Novamente, a ideia básica é a de buscar a luz para formar uma imagem brilhante no interior do telescópio, e, em seguida, usar algo como uma lupa para ampliar (aumentar) a imagem brilhante para que ela ocupe muito espaço em sua retina.
    Características de Telescópios
    Um telescópio tem duas propriedades gerais:
    • Quão bem ele pode coletar a luz;
    • Quanto ele pode ampliar a imagem.
    A capacidade de um telescópio para recolher luz está diretamente relacionada com o diâmetro de sua lente ou espelho – a abertura – que é utilizada para captar a luz. Geralmente, quanto maior a abertura, mais luz o telescópio capta e traz para focar e, mais clara será a imagem final.
    A ampliação do telescópio, é a sua capacidade para aumentar uma imagem, e depende da combinação de lentes usadas. A ocular executa a ampliação. Uma vez que a ampliação pode ser conseguida por qualquer telescópio usando diferentes oculares, a abertura é uma característica mais importante do que a ampliação.
    Para entender como isso realmente funciona em um telescópio, vamos dar uma olhada em como um telescópio refrator (o tipo que usa lentes) amplia uma imagem de um objeto distante para faze-la parecer mais próxima.
    Telescópio Refrator
    Hans Lippershey da cidade de Middleburg, Holanda, é creditado à invenção do telescópio refrator em 1608, e os militares foram os primeiros a fazer uso da invenção. Galileu foi o primeiro a usá-lo em astronomia e fez significativas melhorias no projeto. Ambos Lippershey e Galileu usaram uma combinação de lentes convexas e côncavas. Em 1611, Kepler melhorou o projeto com duas lentes convexas, que faziam a imagem virar de cabeça para baixo. Projeto de Kepler ainda é o principal projeto de telescópios refratores de hoje, com algumas melhorias posteriores nas lentes e no vidro.
    Telescópios refratores são o tipo de telescópio com que mais estamos familiarizados. Eles têm as seguintes partes:
    1. Um longo tubo, feito de metal, plástico ou madeira;
    2. Uma combinação de lentes de vidro na parte frontal (objetiva);
    3. A segunda combinação lente de vidro (ocular).
    O tubo mantém as lentes na distância correta de uma a outra. O tubo também ajuda a manter fora a poeira, umidade e luz que possam interferir com a formação de uma boa imagem. A lente objetiva recolhe a luz, e dobra-se ou refracta a um foco perto da parte posterior do tubo. A ocular traz a imagem para o olho, e amplia a imagem. Oculares têm distâncias focais mais curtas do que as lentes objetivas.
    Refratores acromáticos usam lentes que não são amplamente corrigidas para evitar a aberração cromática , que é um halo de arco-íris que aparece às vezes em torno das imagens vistas através de um telescópio refrator. Em vez disso, eles geralmente têm lentes “revestidas” para reduzir este problema. Refratores apocromáticos usam tanto modelos de múltiplas lentes, ou lentes feitas de outros tipos de vidro (tal como fluorite ) para evitar a aberração cromática. Refratores apocromáticos são muito mais caros do que os refratores acromáticos.
    Refratores tem boa resolução, alta o suficiente para ver os detalhes em planetas e estrelas binárias. No entanto, é difícil fazer lentes objetivas grandes ( maior do que 4 polegadas ou 10 centímetros ) para eles. Telescópios refratores são relativamente caros, se você considerar o custo por unidade de abertura. Porque a abertura é limitada, um refrator é menos útil para a observação de objetos mais tênues do céu profundo, como galáxias e nebulosas, em comparação com outros tipos de telescópios.
    Telescópio Refletor
  •  
  •  
  • Isaac Newton desenvolveu o telescópio refletor em 1680, em resposta à aberração cromática (o halo arco-íris na lente), problema que assolou refratores durante seu tempo. Em vez de utilizar uma lente para recolher luz, Newton usou um curvo espelho de metal para recolhe-la e refletir a um foco. Espelhos não têm os mesmos problemas de aberração cromática que as lentes possuem. Newton colocou o espelho primário na parte de trás do tubo.
    Como o espelho reflete a luz de volta para dentro do tubo, tiveram que usar um pequeno espelho plano chamado de espelho secundário no caminho focal do espelho primário para desviar a imagem para fora através da parede do tubo para a ocular, caso contrário, ele iria ficar no caminho do feixe de luz . Além disso, você pode pensar que o espelho secundário iria bloquear parte da imagem, mas como ele é muito pequeno quando comparado com o espelho primário – que é quem reúne a grande quantidade de luz – o espelho menor não bloqueia a imagem.
    Em 1722 , John Hadley desenvolveu um projeto que usou espelhos parabólicos, e houve várias melhorias nos espelhos. O refletor newtoniano era um projeto muito bem sucedido, e continua a ser um dos projetos de telescópio mais populares em uso atualmente.
    Eles oferecem campos de visão mais amplos do que os telescópios focais maiores, e fornecem brilhantes vistas panorâmicas de cometas e objetos do céu profundo, como nebulosas, galáxias e aglomerados de estrelas.
    Telescópios dobsonianos

  • Telescópios dobsonianos, são um tipo de refletor newtoniano com um tubo simples. Eles são baratos para se construir ou comprar, porque são feitos de plástico, fibra de vidro ou madeira compensada. Dobsonianos podem ter aberturas grandes ( 6-17 cm, 15 a 43 centímetros). E é por causa dessas suas grandes aberturas e o baixo preço,  que os Dobsonianos são muito utilizados para observar objetos do céu profundo.
    O refletor é simples e barato de fazer. Grandes espelhos primários (abertura maior do que 10 polegadas ou 25 centímetros ), podem ser feitos facilmente, o que significa que os refletores apresentam um custo relativamente baixo por unidade de abertura. Refletores têm grandes capacidades de captação de luz, e podem produzir imagens brilhantes de objetos fracos do céu profundo para a observação visual, bem como astrofotografia. Uma desvantagem de refletores é que você às vezes tem que limpar e alinhar os espelhos. Além disso, ligeiros erros na moagem dos espelhos pode distorcer a imagem. Aqui estão alguns dos problemas comuns:
    1. Aberração esférica – a luz refletida a partir da borda do espelho e se foca em um ponto ligeiramente diferente do que a luz refletida a partir do centro.
    2. Astigmatismo – o espelho não é moído simetricamente sobre seu centro e a imagens de estrelas parecem cruzes em vez de aos pontos.
    3. Coma – estrelas perto da borda do campo parecem alongadas, como cometas , enquanto as do centro são pontos afiados de luz.
    Além disso, todos os refletores estão sujeitos a alguma perda de luz, por duas razões: em primeiro lugar, o espelho secundário impede uma parte da luz que entra no telescópio, em segundo lugar, nenhum revestimento refletor para espelhos retorna 100% da luz que incide sobre ele – o melhores revestimentos devolvem 90% da luz incidente.
    Telescópio composto ou catadióptrico
    Telescópios compostos ou catadióptricos são telescópios híbridos que têm uma mistura de elementos refratores e refletores em seu design. O primeiro telescópio composto foi feito pelo astrônomo alemão Bernhard Schmidt em 1930. O telescópio Schmidt tinha um espelho primário na parte de trás do telescópio, e uma placa de vidro corretor na frente do telescópio para remover a aberração esférica. O telescópio foi usado principalmente para a fotografia, porque não tinha espelho secundário ou oculares – em vez disso, o filme fotográfico foi colocado no foco principal do espelho primário. Hoje, o design Schmidt-Cassegrain, que foi inventado na década de 1960, é o mais popular tipo de telescópio, que usa um espelho secundário, que reflete a luz através de um buraco no espelho primário para uma ocular.

17 comentários:

  1. O telescópio é um dispositivo cuja função e de aproximar objetos a longa distância, ele pode ter vários tamanhos,a partir de 15 cm até mesmo o Telescópio Espacial Hubble que pesa varias toneladas.A maioria dos telescópios disponíveis para compras é um desses dois tipos o Telescópio Refrator ,que usa lentes de vidro e o Telescópio Refletor que utiliza espelhos em vez de lentes,ambos realizam a mesma função só que de maneira diferentes. Os telescópios possuem duas propriedades gerais,qual bem ele pode coletar a luz,quanto ele pode ampliar imagens,a capacidade de um telescópio coletar luz está relacionada ao tamanho da sua lente, e a ampliação do mesmo também está relacionada com o tamanho de sua lente. Hans Lippershey leva credito pela invenção do telescópio refrator,os militares holandeses foram os primeiros a fazerem uso dele,Galileu foi o primeiro a usa-lo na astronomia e fez significativas mudanças no projeto de Lippershey . Em 1611 ,Kepler melhorou o projeto usando duas lentes convexas,que faziam a imagem virar de cabeça para baixo,e até os dias de hoje o projeto de Kepler é o principal projeto de telescópio refrator com algumas melhorias nas lentes de vidro.Os telescópios refratores é o tipo que estamos mais familiarizados ,ele tem as seguintes partes, 1° um tubo feito de metal,madeira ou plástico,2° duas lentes de vidro na parte frontal,3° a segunda combinação de lentes de vidro. Em 1680 Isaac Newton desenvolveu o telescópio refletor,Telescópios dobsonianos é um dos refletores newtoniano com um tubo simples,ele é um dos mais baratos para se fazer ou comprar,Telescópios compostos ou catadióptricos são telescópios híbridos ele tem uma mistura de refratores e refletores em seu design,o primeiro telescópio composto foi feito pelo astrônomo alemão Bernhard Schmidt em 1930.
    Edna Katrina Pissolato Morais 2° ano A.

    ResponderExcluir
  2. Ambas por parte o telescópio é um fragmento que serve como um dispositivo,que porém tem como função de se aproximar objetos.A grande maioria dos telescópios disponíveis para se adquirir,que seria o telescópio refrator,que usa lentes e vidro e o telescópio refletor que se utiliza em espelhos em vez de lentes,ambas eles realizam as mesmas funções,mais so que de modos diferentes de um para o outro,em gera os telescópios possuem duas propriedades ,da qual ele bem pode coletar a luz,quanto pode ampliar.enfim são telescópio originados por fisicos que usaram diversa formas para que esses equipamentos pudessem ser desenvolvidos,que até hoje em dia é a marca prevista por eles na realidade atual.

    JAIRO FLORES DA SILVA 2° ANO A MATUTINO

    ResponderExcluir
  3. Temos vários telescópio de todo o tamanho o maior é o Hubble. Ambas as função é a mesma de aproximar os objetos para podermos ver melhor , é muito usado para os cientistas que usam para verem astros no espaço e também os planetas. O telescópio mais usados é refrator que tem lentes de vidro mas também tem refletor que utiliza espelhos em vez de lentes . O telescópio Dobsoniano um telescópio que é muito mais barato para se construir pois seus componentes são fácil para encontrar e também é de plástico. O telescópio composto ou catadióptrico são hídricos uma mistura de elementos refratores e refletores ele foi usado para a fotografia pois não tinha em espelhos secundário. Hoje tem outro telescópio que reflete luz através de um buraco e também primário.

    MARIA HELENA 2º ANO A

    ResponderExcluir
  4. Um telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos, pois deixa enxergar longe. O Telescópio Espacial Hubble é o mais prestigioso, podendo fazer coisas incríveis. Os telescópio mais comum são os refratores que basicamente são instrumentos óticos compostos de lentes, e os refletores que são instrumentos compostos de espelhos. Suas características são a ampliação de imagens, e coleta da luz dos objetos distantes. Os telescópios compostos ou catadióptricos são telescópios híbridos que têm tanto elementos refratores, como refletores em seu planejamento. O primeiro desses telescópios foi criado pelo astrônomo alemão Bernhard Schmidt, ele foi usado primeiro para a fotografia, por não ter espelho secundário.

    Jackelline de Andrade Viana - 2° ano A

    ResponderExcluir
  5. O Telescópio é um meio de instrumento que ajuda aproximar os objetos e fazendo que nos ter uma visão melhor de.. o Telescópio refrator é muito usado na astronomia e teve melhorias posteriores nas lentes e no vidro. o primeiro surgimento de um modelo de Telescópio foi um que era usado para fotografia, por não ter sua segunda camada de espelho..devido suas aperfeiçoar hoje atualmente temos um Telescópio que oferece um campo de visão mais amplos de objeto..
    Aluno: Jeferte Vargas Santana
    2º ano A

    ResponderExcluir
  6. Telescopio tem a função de ampliar algo que nós queremos ver em uma determina distância, seja ela longa ou curta. Temos dois tipos de telescópio, o telescópio reflator; que usa lentes de vidro, e o telescópio refletor; que utiliza espelhos em vez de lentes. Mas os dois realiza funções semelhante, podemos encontrar vários tipos de telescópio e até mesmo produzir um. O telescópio espacial Hubble é o mais fascinante, podendo ampliar objetos em grande tamanho ou aproximar. primeiro telescópios foi criado pelo astrônomo alemão Bernhard Schmidt, ele foi usado primeiro para a fotografia,

    ResponderExcluir
  7. Basicamente o telescópio é um instrumento criado na intenção de ampliar certo objeto e até mesmo diminuir a distância da visão entre "nós" e o objeto.
    Tal instrumento se divide em telescópio refrator com a introdução das lentes de vidro, vale lembrar que nomes como Hans Lippershey, Galileu e Kepler estão associados a este, como inventor e aperfeiçoadores. Já o outro é o telescópio refletor, onde dá-se como criador Isaac Newton revolucionando o instrumento, por meio da introdução das lentes de espelho. Porém nomes como John Hadley surge para dar certo melhoramento na criação de Newton. Surgem ainda outros tipos de telescópios como o dobsoniano que apresenta um tubo simples e um certo custo favorável para a fácil confecção e, ainda o telescópio composto que contém em si materiais de telescópios refratores e refletores. Um grande exemplo de telescópio é o Hubble que possui um tamanho gigantesco e que possui ainda lentes de espelhos convexos.

    Núbia Aguilar - 2 Ano A

    ResponderExcluir
  8. Existem diversos tipos de telescópios, cada um tem suas vantagens e desvantagem, porem tem a mesma função, a de aproximar os objetos. Os telescópio Refratores ou também chamados de Lunetas utilizam apenas lentes para concentrarem luz; telescópios refletores ou também chamados de Newtonianos utilizam espelhos ao invés de lente; telescópios catadióptricos é uma mistura dos anteriores (refrator com refletor).


    Euller Miranda Cardoso
    2° ano A

    ResponderExcluir
  9. Telescópios quando falamos ou vemos ele em algum lugar já vamos logo pensando naqueles eclipse que acontece no decorrer dos anos, sem ele não seria capaz de ver esses eclipse de um jeito tao deslumbrante que nem vemos. Ele faz com que um objeto de longevidade alta, seja visto discretamente sem sairmos do local onde estamos. Os dois tipos de telescópios mais visto são os '' refrator e refletor '' a diferença entre eles é que o refrator utiliza lentes de vidro já o refletor utiliza espelho envés de lentes, resumindo, eles tem as mesmas perspectiva mais de maneiras totalmente diferentes.

    Emizaél Duarte 2° A (Pagando Materia)

    ResponderExcluir
  10. O telescopio é um aparelho que trás uma melhora na nossa visão de forma que aumente a nossa capacidade de enxergar um objeto, o aumentando. Os dois tipos mais conhecidos são os refrator que usa lentes de vidro e o refletor que usa espelhos, ambos são ampliam as imagens e coletam a luz dos objetos distantes, sendo dessa forma permitido uma melhor visão.
    Eduarda Vieira 2ºA

    ResponderExcluir
  11. Em termos gerais o telescópio foi criado, desenvolvido e aperfeiçoado com o intuito de ampliar certo objeto, bem como fazer com que a distancia entre nos e o objeto seja diminuída. Nomes como Kepler, Galileu, Newton e outros são alguns exemplos de criadores e aperfeiçoadores de alguns modelos. Existem hoje, os telescópios refratores aqueles que possuem as lentes de vidro e, os telescópios refletores, que são fundamentados pelas lentes de espelho. No entanto há outros tipos de telescópios como o dobsoniano que é formado basicamente por um tubo simples e apresenta uma características boa, o fato do custeio barato, onde facilita a sua confecção e o telescópio composto que apresenta em sua estrutura materiais dos dois telescópios principais: os refratores e refletores.

    Thiago Aguilar ~ 2°A

    ResponderExcluir
  12. -O texto acima fala sobre os telescópios e diz basicamente que serve para ampliar objetos de grandes distancias para que possamos ver detalhadamente. Pelo que entendi ele faz com que a retina possa captar de modo mas eficaz o brilho emitido a longa distancia redirecionando assim a retina para que possamos ver melhor a longa distancia. Existem diversos tipos de telescópios inventados porem os mais usados são os refratores e os refletores tendo como criadores e pessoas que aperfeiçoaram diversos nomes no cenário físico. Sávio Martinez 2° Ano A.

    ResponderExcluir
  13. O Telescópio é um instrumento capaz de ampliar objetos que se encontram muito longe da nossa realidade,formando uma imagem virtual,fazendo com que tal imagem nos pareça maior do que a observada a olho nu.Muitos imaginam que o aumento é a característica mais importante dos telescópios e quanto maior essa característica melhor será o instrumento.Mas na verdade nao é isso, pois cada telescópio possui um limite máximo de aumento e o que determina este limite é o diâmetro de sua objetiva ou espelho.Telescópios amadores são um meio termo e, mesmo que não sejam nem de longe tão poderosos quanto o Hubble, conseguem realizar algumas coisas incríveis.O telescópio refrator possui lentes de vidro,já o telescópio refletor faz o uso de espelhos;Os chamados telescópios tem a capacidade de captar a luz e de de ampliar a imagem.
    Beunihelly Gonzaga ~ 2º ano A.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O texto fala sobre o Telescópio que é um instrumento utilizado para ver objetos que se encontram a uma distância muito grande da Terra. Ele tem a capacidade de ampliar e formar uma imagem virtual próxima à lente ocular, fazendo com que a imagem nos pareça maior do que a observada a olho nu. Não somente os astrônomos, mas também qualquer pessoa que tenha um telescópio pode fazer observações de outros planetas, estrelas e galáxias. O telescópio refrator trabalha com a refração e a luz passa através uma lente para formar a imagem. Este instrumento possui uma lente objetiva que capta a luz dos objetos e forma a imagem no foco, atrás temos uma segunda lente chamada de ocular, a ocular funciona como uma lupa, aumentando a imagem formada pela objetiva. Já o telescópio refletor é um instrumento óptico que tem um espelho como objetiva, ao contrário do telescópio refrator em que sua parte óptica é constituída apenas por lentes.
    Michele Guedes 2ºano A

    ResponderExcluir
  16. Há muito tempo se tornava dificil observar os astros no céu, e por este motivo não era facil os estudos sobre os mesmos. Porém os cientistas observeram que os capitões de navios usavam um certo tipo de equipamento para oservar outros navios á distância. Com tudo isso os físicos ampliaram e melhoraram este equipamento, oque os ajudou muito nos estudos e nas observações.
    O telescópio refrator possui lentes de vidro, ja o telescopio refletor faz o uso de espelho.

    Tainara Silva Serapião 2° A

    ResponderExcluir