terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

MECÂNICA CELESTE



Mecânica Celeste é a parte da astronomia que se ocupa da determinação dos movimentos dos astros.
Kepler
Nascido em Weil, Áustria, em 27 de fevereiro de 1571, o pisciano Kepler publicou em 1596 "Mysterium Cosmographicum", onde expõe argumentos favoráveis às hipóteses Heliocêntricas. Em 1609, publicou Astronomia Nova... De Motibus Stellae Martis, onde apresentas as 3 leis do movimento dos planetas:

Primeira Lei de Kepler
"O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos".
Esta lei definiu que as órbitas não eram esféricas como se
supunha até então.

Segunda Lei de Kepler
"A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".
Esta determina que os planetas movem-se com velocidades diferentes dependendo da distância que estão do Sol.

Periélio: é ponto mais perto do sol, o planeta anda mais rápido.
Afélio: é ponto mais afastado do sol, o planeta anda mais lentamente.

Terceira Lei de Kepler
"Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos máximos de suas órbitas".
Complicadinho isso, não? Mas fica simples quando a gente fala de outro jeito. Esta lei nos diz que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do sol. Portanto quanto mais distante ele estiver mais tempo levará para completar sua volta em torno do Sol.

Dessas 3 leis, o físico inglês Isaac Newton deduz as características das forças que agem sobre os planetas devido à presença do Sol. Em 1687 publica "Principia" onde conclui:
Da primeira lei de Kepler que a força que atua constantemente sobre o planeta tem sua linha de ação passando pelo Sol, para o qual é dirigida. Portanto o Sol, nosso astro-rei, tudo atrái. Da segunda que essa força é também inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o sol e o planeta. Ou seja, que quanto mais perto o planeta está maior é a força de atração do Sol. E da terceira que devido ao sol, a força que age constantemente sobre o planeta, além de ser central, estar dirigida para o Sol e ser inversamente proporcional ao quadrado da distância, é diretamente proporcional à massa do planeta. O coeficiente de proporcionalidade independe do planeta. Essa é difícil, hein. Ele repete as duas primeiras conclusões e acrescenta que "tamanho é documento". Na verdade o que interessa aqui é a massa do planeta.

Lei da gravitação universal
A lei da gravitação universal define que dois pontos materiais (S e P) de massa M e m, situados a uma distância r, exercem mutuamente uma força atrativa dirigida segundo a reta SP, proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado de suas distâncias.
Isto tudo pode parecer complicado à primeira vista, mas é importante pra compreendermos porque o planeta gira em torno do Sol e como esse movimento se estabelece.
A mecânica celeste mostrou sua eficiência na descoberta do planeta Netuno em 1846 por U. J. de Verrier. Baseados nas perturbações da órbita do planeta Urano, astrônomos puderam calcular a presença de um outro corpo celeste influenciando seu movimento. E lá estava Netuno. Com Plutão não foi diferente. P. Lowel no início do séc. XX pode prever a existência do planeta estudando a órbita de Netuno. Em 1930, Plutão seria descoberto por Clyde Tombaugh.
Planetas
São corpos não luminosos que orbitam uma estrela e que brilham ao refletir sua luz. No nosso sistema solar existem 9 planetas que orbitam uma estrela, o Sol. Uma boa dica ao observar o céu é que estrela emite uma luz que pisca, planeta não.
São planetas inferiores aqueles que estão entre o Sol e a Terra, a saber: Mercúrio e Vênus. Planetas superiores aqueles que estão além da Terra: Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Planeta
Distância do Sol
Rotação
Revolução
Mercúrio
57.910.000
58d15h36m
87dias 23h65m
Vênus
108.210.000
243d
224dias 16h29m
Terra
149.597.910
24h
365dias 5h28m
Marte
227.944.000
24h37m
687dias
Júpiter
778.340.000
9h50m
11anos 10 meses 17 dias
Saturno
1.427.010.000
10h2m
29 anos 167 dias
Urano
2.869.600.000
10h29m
84 anos 4 dias
Netuno
4.496.660.000
15h28m
164 anos 9 meses 16 dias
Plutão
5.898.900.000
6 d 9h21m
247 anos 8 meses 8 dias
A Terra
Movimento de Rotação
Todo dia você vê o sol nascer a leste e morrer a oeste. Aparentemente o sol gira em torno da Terra de leste para oeste mas na verdade a Terra rotaciona em seu próprio eixo no sentido oeste-leste. Uma rotação completa dura 23hs56min04seg (um dia).

Nesse seu movimento aparente, o caminho que o sol percorre é chamado de Eclíptica. O Zodíaco é a faixa que se estende cerca de 9 graus a cada lado da eclíptica. Nessa faixa se encontram os 12 signos. Todos os planetas, em seu movimento aparente percorrem essa faixa com exceção de plutão cuja órbita se inclina 17º09’.

Movimento de translação
É o movimento que a terra executa ao redor do sol. Para completar essa órbita ela leva 365 dias 5 horas 48 minutos e 50 segundos. A terra tem seu eixo inclinado 23º27’ em relação a sua órbita. O que faz com que a eclíptica tenha uma inclinação de mesmo grau em relação ao equador celeste.


A terra é dividia em 2 hemisférios pela linha do Equador: o sul e o norte. Dada a inclinação de seu eixo, a terra ao percorrer seu caminho em torno do sol, expõe um hemisfério mais que o outro a luz solar. Quando o Hemisfério Norte está recebendo mais luz do sol, o hemisfério Sul recebe menos e vice-versa. Nos solstícios um hemisfério recebe mais luz que o outro, e os dias ou as noites são mais longos. Nos Equinócios os dias e as noites são iguais. Temos assim as estações do ano

Equinócio: é ponto de encontro da eclíptica com o equador celeste. Os dias são iguais as noites. Outono e primavera.
Solstício: é o ponto onde a eclíptica encontra os trópicos. Verão e Inverno.

Precessão dos Equinócios.
Podemos definir a precessão dos equinócios como uma oscilação que sofre o eixo da terra, causada pelos efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos planetas sobre a dilatação equatorial da Terra, que não é uma esfera perfeita. Devido a essa oscilação os pólos, projetados na esfera celeste, perfazem um círculo com raio igual a inclinação do eixo da terra (23º27’), centrado sobre o pólo da eclíptica e com um período de 25.780 anos, denominado ciclo de precessão.
A linha dos equinócios, reta resultante da interseção do plano do equador com o plano da eclíptica, move-se para oeste, cerca de 50 segs. de arco por ano.
Portanto o ponto vernal (ponto onde o sol cruza o equador celeste) se movimenta lentamente pelo zodíaco. Esse movimento determina as eras. Atualmente o ponto vernal (0 grau de áries) está em peixes. A entrada dele no signo de aquário marcará a nova e tão esperada era.

Signos não são constelações
Aqui temos uma das mais freqüentes discordâncias entre astrólogos e astrônomos. Pois, devido a precessão equinocial, o 0 grau do signo de áries que um dia coincidiu com o 0 grau de constelação de áries encontra-se agora em outro ponto do zodíaco estelar. Os astrônomos consideram que signos e constelações deveriam ser a mesma coisa. E sendo assim não poderíamos ter a divisão de 30 graus para cada signo, já que as constelações tem tamanhos variados. A constelação de Virgem, a maior, ocupa 44 graus do zodíaco estelar, e a de câncer, a menor, apenas 20 graus. Ainda teríamos que considerar a constelação de Ophiúco (Serpente), que se situa entre as constelações de libra e escorpião.
O ponto vernal determina o 0 grau de áries. Ponto vernal é o momento em que o Sol, percorrendo a eclíptica cruza o equador celeste. Todo ano em março o Sol retorna a esse grau e marca o início da primavera no Hemisfério Norte. A partir daí temos os 12 signos cada um com 30 graus. No encontro da eclíptica com o trópico de câncer celeste teremos o zero grau de câncer, início do verão no HN. No equinócio de outono (para o hemisfério norte e primavera para o HS), o zero grau de libra. No encontro da eclíptica com o trópico de capricórnio, o zero grau de capricórnio, início do inverno no HN.

Eclipse
Eclipse é a passagem de um corpo celeste sob a sombra de outro corpo celeste. Os mais interessantes são os eclipses solares e lunares.
Um Eclipse Solar acontece sempre na Lua Nova quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra. Eclipses Lunares acontecem sempre na Lua Cheia quando a Terra se encontra entre a Lua e o Sol.

Porque nem toda Lua Cheia ou Nova é um eclipse?!
Porque a órbita da Lua está inclinada cerca de 5º em relação a órbita da Terra. Pra que ocorra um eclipse é necessário que Sol, Lua e Terra estejam alinhados. O número máximo de eclipses que podemos ter em um ano é de sete: cinco solares e dois lunares ou quatro solares e 3 lunares. O mínimo é de 2, ambos solares.
Um eclipse solar só acontece quando a lua nova coincide perto do nodos lunares. Nodos lunares são os pontos de encontro da órbita da terra com a órbita da lua.
A passagem de um astro na frente de outro chama-se ocultação. Nada tem a ver com eclipse. A lua, por exemplo oculta várias estrelas e planetas em seu movimento. Chama-se imersão quando um astro "desaparece" atrás da lua. E emersão quando ele reaparece após uma ocultação.

Medições de Tempo
Todos as medições de tempo estão associadas de alguma forma a movimentos de astros. Em princípio, o dia seria marcado pelo tempo do Sol voltar a ocupar a mesma posição inicial de observação. O mês por um ciclo da lua, e o ano pelo reaparecimento de estrelas no céu depois de terem, aparentemente, completado uma revolução na abóbada celeste. Mesmo os 7 dias da semana (inspirada nas fases lunares) tem nomes derivados dos astros. No latim, Solis (sol) era domingo, Lunae (lua) segunda-feira, Martis (marte) terça-feira, Mercurii (mercúrio) quarta-feira, Jovis (júpiter) quinta-feira, Venris (Vênus) sexta-feira e Saturni (saturno) sábado. No italiano, espanhol, francês ainda identificamos alguma semelhança com os nomes originais com exceção de Sábado (Shabath - dia de descanso judaico) e Domingo (Dia do Senhor - Dies Domenica). Esta ordem lista os 7 planetas conhecidos de acordo com suas velocidades como visto da Terra. Este é o sistema Caldeu. Urano, Netuno e Plutão não estão incluídos por razões óbvias. Não tinham sido descobertos ainda. As regências dos signos e das horas também são calculadas de acordo com o sistema Caldeu.
Um dia solar é, em síntese, o tempo necessário para a Terra completar, em relação ao Sol, uma rotação completa em torno de seu eixo ou o intervalo de tempo que separa duas passagens consecutivas do centro do Sol pelo meridiano superior (meio-dia) do mesmo lugar. O chamado dia "verdadeiro" se diferencia do solar somente pelo fato de ter o seu início e término no meridiano inferior (meia-noite) de um mesmo lugar. Um dia sideral define-se da mesma forma que o solar mas tendo, como referência, uma estrela.
Um mês lunar ou sinódico (lunação) é o período decorrido entre duas consecutivas luas novas. Um ano solar é o tempo-intervalo entre sucessivos equinócios vernais ou o tempo necessário para o Sol, visto do centro da Terra, completar uma revolução relativa ao ponto vernal ou zero grau de áries. Um ano sideral é o tempo necessário para que a Terra complete uma revolução (360º) em sua órbita em relação às estralas fixas, vista do Sol, ou o tempo-intervalo entre duas passagens consecutivas de uma estrela pelo mesmo meridiano.
Estas referências são chamadas divisões naturais do tempo. Mas a terra não tem um movimento constante ao redor do sol. Esse movimento é mais rápido no Periélio e mais lento no afélio. Então foi estabelecido um "sol médio" que se desloca de este pra oeste, não ao longo da eclíptica mas ao longo do Equador Celeste, com um movimento médio constante. Assim, um dia solar médio pode ser definido como duas passagens consecutivas desse sol fictício, que tem movimento perfeitamente uniforme, pelo meridiano inferior deste observador.
Este dia convencionou-se dividir em 24 horas, cada hora com 60 minuto, cada minuto com 60 segundos. A divisão do segundo é realizada já no sistema decimal, não mais no sexagesimal, podendo ter décimos e milésimos de segundos.
O dia solar médio(24hs) é mais longo que o dia sideral (23hs56m4s). Portanto a terra tem que girar mais 3 minutos e 56 segundos para ocorrer duas passagens sucessivas do sol sobre o mesmo meridiano. Por causa disso a cada dia as estrelas nascem 4 minutos mais cedo.
Em relação ao Sol médio a duração de um ano, denominado ano tropical, astronômico, equinocial ou natural, corresponde a 365 dias 5 horas 48 minutos e 46 segundos. Mas devido a precessão dos equinócios que desloca o Ponto Vernal cerca de 50 segundos no sentido Oeste, o ano tropical é 20minutos e 24 segundos mais curto que o sideral.
O sol "verdadeiro" se desloca com um movimento aparente inconstante podendo estar atrasado ou adiantado em relação ao sol médio. O máximo retardamento é de 14 minutos e 20 segundos e ocorre por volta de 12 de fevereiro. O máximo adiantamento é de 16 minutos e 20 segundos e ocorre por volta de 4 de novembro. Quatro vezes ao ano eles coincidem: 15 de abril, 13 de junho, 1 de setembro e 25 de dezembro.

70 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. É interessante sobre Mecânica Celeste, mais para ter base do conhecimento sobre tal estudo realizado, Kepler realizou um grande intendimento com base as três leis fundamentais, que mais afrente ajuda nas teorias de Isaac Newton sobre Gravitação Universal.
    O conhecimento sobre anomalias espacias que sempre teve curiosidade pelo homem , pode ser cuidadosamente explicada pelo estudo do movimento de translação , com esse movimento é possível ver os signos e as realizações de medições de tempo que tem a ver com os astros , medindo assim as horas e minutos.
    Vitor HUgo de Souza Moraes Castro 2²B

    ResponderExcluir
  3. 2°C Antonio pinaffi o texto é interessante sobre kepler que ele fez 3 leis::e isso ajudo muito nas teorias gravitaçional ou universal;; e tambem fala movimento em tranlação e outras coisa muitas importantes.Kepler ele mexia com astrologia para ajuda lo e tambem as pessoas para ver seus astros.

    ResponderExcluir
  4. Aleph Moura 2º ano A.
    Kepler foi muinto importante na física, assim, nos ajudando ate em nosso dia-a-dia, como por exemplo, na formação de suas 3 leis sobre mecanica celeste.
    sendo elas 1º: "um corpo ligado ao outro gravitacionalmente gira em torno dele numa orbita eliptica, sendo que um delas lcupa o foco da elipse." nesta lei Eu poderia citar como exemplo o sol e a terra, como a massa do sol e muinto mais superior do que a da terra, o sol se encontra no centro tendo a terra e outros planetas ligado a ele gravitacionalmente, entao poderiamos desenhar um circulo 'oval' "elipse" em torno do sol e correndo neste circulo estaria a terra ligada gravitacionalmente ao sol, entao o sol estaria no foco desta elipse.

    2ºlei: "um corpo ligado ao outro gravitacionalmente gira em torno dele, com seu raio vetor varrendo verrendo areas iguais em tempos iguais",
    porque quanto mais longe do sol o planeta vai 'andar' mais devagar varrendo a area em um tempo grande e quando ele esta perto do sol ele fica mais rapido porem mais perto tendo entao uma area maior para 'varrer' enfim ele varrera areas iguais em tempos iguais.

    3ºlei: "os quadros dos periodos orbitais sao proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das orbitas."
    com essa lei podemos caucular o tamanho da orbita de um planeta.

    A mecanica celesto no geral é o estudo aprofundado da astronomia, que é responsavel por tudo desde dinamica ate o movimento de corpos celeste artificiais sob acao de qualquer tipo de força no spaço.
    Oque mais me chama atenção é como que 'genios' da época descobriram tudo isso e mais coisas como distancia da terra ate o sol, os pontos perielio a menor distancia de um planeta ao outro e afelio a maior distancia, contanto que eles estejam presos gravitacionalmente um no foco da elipse e o outro na linha da elipse, e eles cauculavam tudo isso sem ferramentas, afinal estamos falando de muinto tempo atras, eles ate enfrentavam as ameaças de excomungação da igreja e ameaças de perseguiçoes acabando em morte, auguns ate acabavam morrendo queimados na fogueira.
    Emfim todas essas leis e teorias sobre a mecanica celeste nos ajuda e muinto nos dias atuais, podemos saber se augum meteorito esta em direção da terra e saber tambem o tempo de rotação dos planetas; podemos sabe assim com o uso da fisica, sobre eclipses lunares e solares quando e porque, a fisica ainda esta em desenvolvimento nos dias atuais, nos ajudando mais e mais a entender o dia a dia do Espaço no geral.

    Aleph Moura 2º A

    ResponderExcluir
  5. A Mecânica Celeste Que é marcada por Estudar Astros Foi Aprofundadamente Estudada Por Johann Kepler, onde Ele Conseguiu Estabelecer 3 leis.
    Embora As Leis Criadas Focem Perfeitas Ele Não Conseguiu Provar ou Justificar nem uma delas.....Talvez Por não Ter A Tecnologia Que Tem Hoje em pleno Seculo XXI Mais Ele Hoje E Lembrado Por Ter Criado As 3 Leis Que Eram Tão Perfeitas Que Até um modelo Foi Criado, mais Tarde Isaac Newton Conseguiu Provar as Suas Leis Com Algumas Modificações, Mais isso No Heliocentrismo.
    Sendo Que A Lei De Kepler Foi Marcada Por Descobrir Que O Sistema Solar Como Hoje em Dia Vem Do nome (Sistema Solar) Tem Como O centro O Sol E não A Terra.
    Embora isso Kepler Trabalhou Como Astrólogo Para as Realezas e outras coisa... Ele Nos dias de hoje ajudou Principalmente a Saber Que A Terra Não é o Centro Do Universo e tambem nos ajudou a Entender A Força De Atrito Que Foi Esclarecida Por Newton Justamente Pela Força De Atração.
    Lucas Nunes Lima 2°C

    ResponderExcluir
  6. As 3 leis de Kepler ajudo vários outros filósofos, físicos, cientistas da época a formularem e encontrar a respostas para suas pesquisa. Isaac Newton foi um dos principais, ele reafirma as leis, e acrescenta a importância da massa do planeta.
    Encima dessas 3 leis, com o decorrer dos anos, os estudiosos foram encontrando resposta e também novas curiosidade referente ao espaço e tempo ao nosso redor. Pouco a pouco foram identificando no espaço ao redor da terra os planetas, as constelações formadas por astros luminosos, e não luminosos. Com a observação e a conclusão de que tudo esta em movimento, através de cálculo, analises do espaço formularam os dias, anos, meses, baseando-se nas leis Kepler, na mitologia.
    Essas leis permanecem ate os dias atuais e são fundamentais para compreendermos nosso sistema Solar.
    Cesar Silva Oliveira 2°A

    ResponderExcluir
  7. As 3 Leis De Kepler foram muito importantes para a física Moderna que é até hoje são utilizadas , Até antes de Kepler , a terra teve esteve em uma escuridão do Conhecimento, pois ainda acreditava nos princípios que a igreja católica colocava , de que a terra era o centro do universo .
    E naquele tempo ouve muitos conflitos da igreja com a ciência e se alguns cientistas fossem criar novas idéias acabavam morrendo guilhotinados ou queimados vivos.
    E então depois disto veio Kepler com a idéia do Heliocentrismo , que acreditava em que o sol era o centro da terra e ele impôs 3 leis do movimento dos planetas .
    A primeira lei foi de que a orbita dos planetas com o sol não era em forma de circunferência e sim em elipses.
    A segunda era de que a linha do planeta ao sol , varre áreas iguais em tempos iguais , que a velocidade do planeta depende da distancia do sol , e que havia dois "estágios" da distancia do planeta ao sol , uma era o periélio em que era um ponto em que o planta estava mais perto do sol e também era o momento em que ele estava mais rápido na órbita. e o Afélio que era o momento em que o planeta estava mais longe do sol , e também era o momento que ele estava mais lento na órbita.
    E a terceira lei éra de que os quadros dos tempos das orbitas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das orbitas , e podemos com está lei calcular o tamanho da órbita de algum planeta !!

    Conclusão : Kepler foi um dos mais importantes astrônomos da época e revolucionou as idéias do sistema da Mecânica Celeste e que hoje as suas leis são usadas !!

    Bruno De Jesus Barros 2° C

    ResponderExcluir
  8. A partir do iluminismo os cientistas começaram a ganhar liberdade para expor suas idéias, existiram vários que marcaram a época e são lembrados até hoje com suas teorias e um deles é Kléper responsável por descobrir três leis que nos possibilitam estudar o movimento dos planetas e que foi base para outros estudiosos como Galileu que foi ajudado aos descobrir os anéis de Saturno e confirmou sua teoria do Heliocentrismo e também Newton que através da inquietude de perceber o movimento dos planetas percebeu que deveria ter uma força que equilibrava os planetas para não se chocarem.
    Portanto graças as leis de Kleper hoje nós podemos ter o nosso calendário, as distâncias entre os planetas, descobrimos o movimento de rotação e translação entre outros, afinal o estudo é uma sequência Kleper puxou um fio e ai outros cientistas desenrolaram toda a linha.
    Thayana Calderan Barbosa 2°A

    ResponderExcluir
  9. Dos vários cientistas que passaram até hoje,um deles é Kepler,que revolucionou o estudo do movimento dos planetas que marcou a época com suas 3 leis,onde possibilitou mais a frente Isaac Newton concluir seus estudos.Com o estudo dos movimentos dos planetas,é possivel sabermos hoje dentro dos movimentos de rotação e translalação as estações do ano,medida de tempo,a distancia dos planetas,signos ,etc,graças as 3 leis de Kepler.
    Melquisedeque Vargas 2º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kepler influinciou muito para a Mecanica Celeste; uma astronomia que estuda os movimentos dos astros, onde kepler, apresenta as 3 leis do movimento do planeta.
      Primeira lei; um corpo ligado a outro gravitacional gira em torno dele numa órbita elítica, sendo um deles ocupa o foco da elipse.
      Segunda lei; um corpo ligado a outro gravitacional gira em torno dele, com seu raio vetor varrendo áreas iquais em tempos iquais.
      Afélio;ponto de maior afastamento entre o planeta e o sol.
      Periélio; ponto de maior proximidade entre o planeta e o sol.
      Terceira lei; os quadrados dos períodos orbitais são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das órbitas.
      Onde o físico ingles Issac Newton, deduz as carácteristas das forças que agem sobre os planetas devido a presença do sol. Fora do que Kepler diz, que é a massa do planeta.
      Surgindo a lei da gravitacional universal, define dois pontos materias S e P de massa M,em distancias , a reta SP, ao quadrado de suas distancias, auxíliou muito na descoberta de outros planetas.
      Planetas, corpos não luminosos que orbitam uma estrela e que brilham ao refletir sua luz.
      A terra , movimento de Rotação, a terra rotaciona em seu próprio eixo de oeste-leste, movimento de Translação, que a terra executa ao redor do sol.
      Eclipse é a passagem de um corpo celeste sob a sombra do outro. Interessante solares e lunares.
      Lua cheia ou nova não é um eclipse,pois a órbita da lua está inclinada cerca de 5 grau em relação ao da terra.
      Medições de tempos associados de alguma forma a movimentação dos astros.
      Aluno; Luciney T Cassiano.
      Série;2 B,Énsino Médio.

      Excluir
  10. A Mecanica Celeste e muito importamte porque Kepler criou as 3 leis que estuda o sol e o planeta e tambem Kepler calculou, a distamcia entre o sol e o planeta é assim ele foi calculamdo e realizamdo grandes coisas sobre o planeta e o sol foi na onde, o físico Issac Newton fez das 3 leis que Kepler criou, ele estudou e fez as caracteristicas das forças que estão sobre o os planetas.E com isso Issac Newton comcluiu os estudos que Kepler tinha começado sobre o planeta e o sol, agora grasas as 3 leis de kepler e outros Físicos, nos podemos saber mas sobre a os planeta é o sol e tanben das distãcia do planeta,signos, movimentos de tramslação,medições de tempo, e Eclipse. ELIZABETH GOMES DE OLIVEIRA 2°ANO

    ResponderExcluir
  11. A Mecanica Celeste nos ajuda a compreender os "acontecimentos celestes" como o descobrimento de outros planetas e tambem com ajuda de radar se o nosso planeta coore risco de um meteoro cair em nosso planeta após a Mecanica Celeste, ela também nos ajuda com os astros ai tem uma grande diferença pois as pessoasa pensam que astronomia e astrologia são ambas coisas mas diferentes, a astronomia e uma ciencia que estuda os corpos celestes como planetas estrelas galáxias etc..., astronomia e um estudo sobre as posições das estrelas dai teve a origem dos horócopos entre outras coisas relaçionadas a astronomia.
    Lucas kael 2A

    ResponderExcluir
  12. A mecânica celeste e importante pois influência no nosso cotidiano de vida pois através de cada movimento exercido pela terra, influência diretamente ou indiretamente nas nossas vidas, os dias, os meses,os anos, e as quatro estação do ano. temos todo esse conceito graças a estudo realizado e por leis fundamentais que Kepler levantou na época .que impulsionou outro estudioso a levantar teorias como a de Isaac Newton sobre a gravitação. Que nos permite aprofunda cada vez mais no assunto do nosso sistema solar.

    Wênio Carrea 2° ano matutino

    ResponderExcluir
  13. A Mecânica Celeste foi uma parte da Astronomia que determina os movimentos dos astros. Das três leis de Kepler, o fisíco Isaac Newton deduziu que as características das forças que agem sobre os planetas era nada menos que a presença do sol. Da primeira lei de Kepler que a força que atua costantemente sobre o planeta tem sua linha de ação passando sobre o sol. A parti da segunda lei, ele diz que essa força é também inverssamente proporcional ao quadrado da distância entre o sol e o planeta. E a terceira ele diz, que a devido ao sol, a força que age costantemente sobre o planeta, além de ser central, está dirigida ao sol.
    Já na lei de Gravitação Universal, que nada mas é uma força de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massa, pois a gravitação mantém o universo unido. Sendo o físico Isaac Newton que formulou esta lei, que a partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de forças devem ser necessárias para manter os planetas em órbitas, além disso ele calculou como a força deveria ser na suprfície das terra. Essa força provou que era a mesma que á da massa de sua aceleração.

    Eduardo Cardoso Lima
    2°B Ano Vespertino

    ResponderExcluir
  14. A Mecânica Celeste foi deduzida pelo Kepler 3 leis que antes acreditavam na lei por ele ser estudioso então ele achava que na sua primeira lei que o planeta ocupava a elipse do sol , a segunda foi que ele achava que a linha que varre o planeta varria áreas igual em tempos iguais assim então não satisfeito criou a terceira lei que era que quanto mais distante do sol o planeta mais tempo demorava para dar a volta entao com isso ele pode usar para mostrar como era nossa galaxia.

    Jean Antonio xD
    2º Ano Matutino

    ResponderExcluir
  15. apartir do iluminismo os cientistas começaran a ter mais liberdade para espor suas ideiase muitos daqueles são lenbrados ate hoje por suas brilhantes teoria e um dos genios da quele tenpo e kleper ele foi mo kara que desenvolveu as tres leis que nos possibilitan de estudar o movimento dos planetas com sua 1 leis que são um corpo ligado a outro gravitacionalmente gira em torno dele numa orbita eliptica sendo que um deles ocupa o foco da elipse a 2 lei e de que um corpo ligado a outro gravitacionalmente gira em torno dele com seus raio vetor arias iguais em tenpos iguais ea 3 lei de kleper e de que os quadrados dos periodos orbitais são proporcionado aos cubos dos eixos maiores da orbita. aluno:rafael cardoso 2ano A
    Responder

    ResponderExcluir
  16. Na segunda lei um corpo em conesao a outro gravitacionalmente gira ao redor dele com seu raio vetor varrendo areas iguais em tempos iguais [afelio e perielio ] .Na terceira lei ele diz que o quadrado dos periodos orbitais sao proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores.
    A partir dessas tres lei foi possivel medir a distancia dos planetas os movimentos dos astros tipo os movimentos de rotaçao e translçao dos planetas etc .para chegar a esse nivel muitos fisicos tiveram que estudar muito como ISAAC NILTON que trabalhou nessa lei . e incrivel o seu modo pensar nessa epoca deles leandro tomicha cassupa

    ResponderExcluir
  17. Prnoofessor me desculpe eu errei a postagem acima, a correta é essa
    .
    No momento em que o homem abandonou a ideia do teocentrismo ele começa a buscar a questionar, a perguntar, isso levou ele a ter ideias ousadas ,num bom sentido .Foi que aconteceu basicamente na area da fisica .Muitos fisicos basea o seu estudo no estudo do outro ou seja um começa com hipotese o vem outro faz aestrutura depois vem o outro com a conclusao . foi o que aconteceu nas famosas tres leis de kepler .o ISSAC NILTON conclui ou deduz que as caracteristica das forças que age sobre os planetas e devido a presença do sol .Apartir dessas leis foi e e possivel medir as distancia ente os planetas , as rotas que os planetas fazem em volta do sol e de si mesmo etc
    leandro tomicha cassupa


    ResponderExcluir
  18. kariny aguilar 2° b vespertino22 de fevereiro de 2013 às 12:23

    apesar das suas leis pode ser movimentar o nosso planeta o planeta terra demora 365 dias pra dar volta em torno do sol as trés leis de ISAAC NEWTON AJUDA ACHA A DISTANCIA DA TERRA....

    ResponderExcluir
  19. Mecânica Celeste é uma instalação de arte planetário baseado em que visualiza as estatísticas, dados e protocolos de tecnologias aéreas feitas pelo homem,Mecânica Celeste combina ciência, exibição estatística, e arte contemporânea, apresentando esses padrões mecânicos e comportamentos como uma experiência dinâmica visual.

    Odailton Santos Gomes
    2°B

    ResponderExcluir
  20. - Mecânica celeste, é a ciência que estuda as leis que governam os movimentos dos corpos celestes, ou seja, determina o movimento dos astros.
    Kepler, que foi um astrônomo muito importante na história da física, formulou as 3 leis fundamentais da mecânica celeste: 1º Lei das Órbitas Elípticas; 2º Lei das áreas e 3º Lei dos tempos.
    Por ter descobrido que os planetas não se moviam em órbitas, mas sim elípticas, ajudou ISAAC NEWTON a concluir seus estudos sobre a teoria da gravitação universal.
    E são graças à essas leis criadas, que hoje sabemos o tempo que o planeta demora para dar uma volta em torno do sol, e vários outros estudos

    Karina Souza Almeida :)
    2ºano B !!

    ResponderExcluir
  21. A mecânica celeste é o ramo da astronomia que estuda os movimentos dos corpos celestes (naturais ou não). A principal força determinante dos movimentos celestes é a gravitação, contudo certos corpos (satélites artificiais, cometas e asteróides) podem sofrer a influência marcante de forças não gravitacionais como a pressão de radiação e o atrito (com a atmosfera superior no caso dos satélites artificiais terrestres). A astronáutica está intimamente ligada a esta ciência.

    Leonardo Molina
    2°C Noturno

    ResponderExcluir
  22. Aluno: Geilson v.s
    2ª ano B
    Vespertino

    Segundo o texto Mecânica celeste, é a ciência que estuda as leis que governam os movimentos dos corpos celestes, ou seja, determina o movimento dos astros. Das três leis de Kepler, o fisíco Isaac Newton deduziu que as características das forças que agem sobre os planetas era nada menos que a presença do sol. Da primeira lei de Kepler que a força que atua costantemente sobre o planeta tem sua linha de ação passando sobre o sol. Da primeira lei de Kepler que a força que atua costantemente sobre o planeta tem sua linha de ação passando sobre o sol. A parti da segunda lei, ele diz que essa força é também inverssamente proporcional ao quadrado da distância entre o sol e o planeta. E a terceira ele diz, que a devido ao sol, a força que age costantemente sobre o planeta, além de ser central, está dirigida ao sol. Isaac Newton que formulou esta lei, que a partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de forças devem ser necessárias para manter os planetas em órbitas, além disso ele calculou como a força deveria ser na suprfície das terra. Essa força provou que era a mesma que á da massa de sua aceleração. Isaac Newton que formulou esta lei, que a partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de forças devem ser necessárias para manter os planetas em órbitas, além disso ele calculou como a força deveria ser na suprfície das terra. Essa força provou que era a mesma que á da massa de sua aceleração.

    ResponderExcluir
  23. Mecânica Celeste é uma parte da astronomia que é responsável pelo movimento dos astros,ou seja, estuda as leis que governam os movimentos dos corpos celeste.
    Kepler foi um famoso astrônomo que criou três leis para facilitar o nosso entendimento sobre os movimentos dos astros. Em sua primeira lei ele diz que:as órbitas não eram esféricas como todos pensavam. Na segunda lei ele diz que: os planetas se movem com velocidade variada dependendo da distância que ele estiver do Sol, ou seja, se o planeta estiver perto do Sol sua velocidade vai ser mais rápida e se estiver mais longe do sol Sol a velocidade é mais lenta. Na terceira lei ele diz que: se o planeta estiver mais distante do Sol o tempo para ele concluir sua volta em torno do Sol é maior.
    Logo após Kepler apresentar sua três leis surge outro físico inglês com o nome de Isaac Newton que dá sua versão sobre as leis de Kepler a partir da primeira ele diz que a força que atua sobre o planeta tem sua linha de ação que passa pelo Sol, ou seja, o Sol tudo atrai, a partir da segunda lei ele diz que quanto mais perto o planeta esta do Sol é maior a força de atração. Na terceira ele repete sua duas primeiras conclusões , ou seja, a primeira e a segunda lei mas acrescenta o seguinte ele diz que "tamanho não é documento", ou seja, o que importa nessa terceira conclusão é a massa do planeta.
    Klenilson Augusto Aguilera Poquiviqui
    2 Ano B Vespertino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mecÂnica celeste é a especialização de movimentos dos astros que estabelece uma aficiência que ajuda os astronomos a prever a axistencia do planeta, onde a presença de uma outra celeste se imfluencia o movimento. planetas sao corpos iluminados que brilha ao refletir a sua luz, a rotação da terra fica em seu própio eixo no sistema oste-celeste, como o movimento de translação a terra para completar issa órbita ela leva 365 e 5 horas 48 minutos e 50 segundos. leidiany BIZERRA SEBALHO 2 ANO B.

      Excluir
  24. Mecanica Celeste : O texto acima e muito interessante e fala sobre Kepler , contendo informações importantes na história da física , e também conta uma pequena parte de sua história (onde ele nasceu , seu signo...).
    Kepler encontrou certas regularidades importantes no movimento dos planetas , suas 3 leis . Logo depois Isaac Newton publica "Principia" , onde ele..(explica detalhadamente) as leis de deixadas por Kepler.
    Isaac Newton estabeleceua lei da gravitação universal referente as 3 leis deixadas por Kepler. Karollaynne Cardoso da Silva 2ano B

    ResponderExcluir
  25. A mecânica celeste é o ramo da astronomia que estuda os movimentos dos astros. Das três leis de Kepler, Isaac Newton demonstra que todos os planetas em uma orbita girando em torno do sol. A primeira lei de Kepler demonstra que um corpo ligado a outro gravitacional mente pira em torno do sol numa orbita elíptica, na segunda lei demonstra que um corpo ligado a outra gravitacional mente gira em torno do sol varrendo áreas iguais em tempos iguais, na terceira lei demonstra os quadrados períodos são proporcionais aos cubos dos eixos das orbitas. A lei gravitação é a força atrativa que atua entra dois corpos por causa de suas massas, por causa da gravidade o planeta gira em torno do sol com esse movimento e se estabelece. Os planetas são corpos luminosos que brilham ao refletir sua luz, são 9 planetas que existem no nosso sistema solar(Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) e todos eles orbitam uma estrala. O movimento de rotação a terra gira e para ele dar um giro completo custa 24h (um dia) e o movimento de translação a terra da uma volta a redor do sol e para dar essa volta completa costa 365dias e 6h (um ano).

    aluno: Rodrigo N.Bazam
    2*ano B

    ResponderExcluir
  26. Mecanica Celeste: Kepler encontrou certas regularidades importantes no movimento dos planetas . Primeira lei das órbitas : Todo planeta descreve em torno do sol uma órbita elíptica na qual o sol ocupa um dos focos. Segunda lei das áreas: o segmento de reta que une o centro de um planeta ao centro do sol varre área iguais em tempos iguais . Como os planetas percorrem espaços diferentes num mesmo intervalo de tempo , suas respectivas velocidades ao longo da órbita , sendo maior nos pontos mais afastados . A medida que o planeta se aproximado sol sua velocidade de translação aumenta.À medida que o planeta se afasta do sol sua velociade de tranlação diminue. Terceira lei dos tempos: esta lei diz que quanto maior for a distancia que o planeta se encontra do sol mais tempo ele levará para dar a sua volta. Isaac Newton , estabeleceu a lei da gravitação universal referente as tres leis deixadas por Kepler . A lei da gravitação diz que dois objetos se atraem por meio de uma força que depende das massa desse objetos.
    aluna: Karollaynne Cardoso da Silva
    2ANO B

    ResponderExcluir
  27. Antonio carlos pinaffi 2° A
    A mecanica celeste é a especialização da Astronomia responsavel pelo estudo da dinamica e dos movimentos dos corpos celeste naturais e artificiais dob ação de qualqer tipo de força.

    ResponderExcluir
  28. KEPLER era um astronomo e estuda o movimento dos planetas e que descobriu que os planetas nao se moviam em orbitas e sim em elipticas,e que criou as 3° leis dentre as mecanicas celestes que estudava os movimentos dos corpos celestes ........ a 1° lei definia que as orbitas nao eram esfericas como se falavam..... a 2° dizia que a linha que liga o planeta ao sol tem areas iguais em tempos iguais ,entao quanto mais perto mas rapido é,e quanto mais afastado mas lento seria ......3° fala da distancia do planeta ao sol,que si maior fosse a distancia,mais longo seria o tempo.E atraves dessas leis de KEPLER ,ISSAC NEWTON conclui que as forças agem sobre os planetas com a presença do sol e tambem foram possivel medir a distancia entre os planetas e a volta que fazem ao sol e descobriu a lei da gravitaçao universal,que diz que dois objetos se atraem por meio de uma força que depende da massa desses objetos e da distancia entre eles,dando inicio a FISICA MODERNA . RAQUEL PEDROSA LEITE 2°B

    ResponderExcluir
  29. kepler foi um astronomo que descobriu que olanetas nao giravam em uma órbita circular e sim eliptica(oval)
    sua 1° lei dizia que as orbitas nao eram em formato circular e sim em formato elíptico.
    sua 2° lei dizia que existe uma linha imainaria que liga o planeta terra ao sol e que tem areas iguais ao mesmo tempo.
    sua 3° lei dizia que quanto maior a distancia, mais tempo levaria para completar uma volta MAIK DIONATAS 2° "C"

    ResponderExcluir
  30. Kleper foi muito importate pra mecânica ceslete por que ele descobriu a as leis que são responsalvel pelas movimentos que o planeta faz ou seja órbita em trajetoria ao sol.
    E com isso a mecânica celeste ajuda e faz parte dos movimentos dos astros.

    Max Dener Caetano Silva 3° ano turma B

    ResponderExcluir
  31. As três leis de Kepler tiveram base nas teorias de seu mestre, o Tycho Brahe, que observou os movimentos dos planetas durante 20 anos. Anos depois de estudar o que seu mestre tinha deixado, ele formulou as três leis: 1° Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma forma elíptica da qual o Sol ocupa um dos focos, 2° A reta que une um planeta ao Sol "varre" áreas iguais em tempos iguais, 3° Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de suas órbitas. Kepler provou com essas leis que a Terra não era o centro do Universo e isso causou muitas intrigas no passado, pois a igreja era quem tinha maior poder na época. Mais tarde, isso proporcionou Isaac Newton a descobrir a gravitação, que revolucionou a forma de pensar de muitos estudiosos da época.
    A Mecânica Celeste nos faz entender que o estudo dos planetas é essêncial, pois nos ajudou a descobrir como são compostos os planetas, como surgimos... e que sempre vamos descobrir algo inovador, que podera mudar não só o mundo, mas as pessoas em sí.
    Aluno: Gabriel Machado Modesto 2° A

    ResponderExcluir
  32. três leis de kepler ajuda a explicar os movimentos dos corpos celeste, a mecanica celeste estuda os movimentos dos astros, isso e fundamental para entender como são compostos os planetas, da onde surgimos e como isso aconteceu.

    ResponderExcluir
  33. Bom para explicar meu entendimento sobre a historia da mecanica celeste que começa na epoca do iluminismo, quando a igreja catolica perseguia os fisico.Que atravez do surgimento do realismo tornou-se os pensamentos e teorias dos fisicos efetivamente dentre a sociedade da epoca.Atravez da teoria da mecanica celeste outras teorias surgiram dentre elas a lei da gravitação de isacc newton.Pois cada movimento da terra influencia na nossa vida, desde dos nossos antepassados.Atravez de Kepler outros fisicos levantaram teorias que explicam o movimento do nosso sistema solar.

    Jean Antonio
    2º A Matutino

    ResponderExcluir
  34. kepler ele foi muito importante na formaçao das 3 lei porque ele consiguiu descobrir que as leis que ele enventou era muito importante pelo movimento que os planetas ou seja as orbitas em tragetoria ao sol e ele descobre que com a ajuda da mecanica celeste tem uma grande participaçao com os astros. sabemos que as 3 leis de kepler ela tem uma grande importancia no nosso dia-a-dia porque sabemos que no espaço geral tudos os dia passam uma grande quantidade de meteorito em direçao a terra entao com as leis de kepler nos conseguimos saber o tamanho e a velucidade e a distacia que ela passara da terra .
    Emerson leite fererine 2ºano c noturno

    ResponderExcluir
  35. Kepler é o astrônomo que revolucionou os estudo daquela época, suas teorias tiveram base sobre os estudos do seu parceiro Tycho Brahe, que tempos mais tarde serviu de base para as leis de gravitação de Isaac Newton.
    Lucas Kael 2°A matutino

    ResponderExcluir
  36. Na Mecânica Celeste que nada mas é o estudo dos movimentos dos astros, um físico resolveu fazer três leis. Esse físico se chamava Kepler, ele fala que sua primeira lei é que o planeta está em órbita em torno do sol em que uma elipse que é o sol, ele diz que ocupava um dos focos. Na segunda ele deduz, a linha que liga o planeta ao sol varre áreas iguais em tempos iguais. A partir da terceira, ele fala sobre os quadrados dos períodos de revolução dos planeta são proporcionais aos cubos dos eixos de sua órbita. Dentre isso teve um outro físico que estudou sobre essas leis de Kepler, e aprimorou esses termos, fazendo uma nova lei que era a de Gravitação Universal, o físico Isaac Newton definia dois pontos materiais de massa, situados a uma distância, exercem mutuamente uma força atrativa dirigida a um reto,proporcional ás massas e inversamente proporcional ao quadrado de sua distância.


    Odailton Santos Gomes
    2° B Vespertino

    ResponderExcluir
  37. Mecânica celeste são leis que governanm movimentos dos corpos celestes ,ou seja ,onde determina o movimento dos astros . As tres leis de Kepler tem como explicar os movimentos dos corpos celestes ou seja Kepler foi um astromo que descobriu que os planetas não giravam em Orbita Circular e sim Eliptica. No entanto a mecanica celeste nos faz entender o estudo dos planetas. STHEFFANY DA SILVA NEVES (2 b)

    ResponderExcluir
  38. Bom essas três leis de Kleper ,vem explicando o movimento dos corpos celestes ,que é chamado de mecânica Celeste,estuda o movimento dos astros, e também nos ajuda a compreender nosso surgimento ,como funciona os palnetas etc.
    Aluno: Roger de Brito Fialho 2 ano C ;

    ResponderExcluir
  39. Kepler foi um físico que teve uma grande influencia na mecânica celeste, que estuda o movimento dos astros ele também criou três leis sobre o movimento da terra.E o físico Isaac Newton desenvolveu as características da força que agem sobre a terra.Isaac Newton também criou uma lei a lei da gravitação universal.
    Aluna:Miréia Fernandes Santana Pacheco
    2 ano noturno

    ResponderExcluir
  40. A mecânica celeste estuda os astros na mecânica celeste Kepler foi um cientista que descobriu os movimentos da terra. E tem outro grande cientista que estudou a lei de gravitacional universal. Ele também tem outra lei a força que da pra movimentar a terra. Quanto maior a distancia menor o tempo ele demora pra da a volta na terra..... ate hoje são importantes a leis de Kepler e Isaac Newton a leis deste dois grandes cientista pra saber quanto tempo a terra de mora dar volta em torno do sol....aluna Kariny da silva 2 ano b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly gomes 2º B

      Mecânica celeste,Kepler realizou um grande entendimento com base as três leis,que mais a frente, ajuda Isaac Newton deduzir característica das forças que agem sobre os planetas. Quando a terra precorre seu caminho em torno do sol, um hemisfério fica mais exposto a luz do que o outro,isso no solstícios que os dias e as noites são mais longos. E no equinócios os dias e as noites são iguais.

      Excluir
  41. A Mecânica Celeste é a parte da Astronomia onde se estuda os movimentos dos Astros.Kléper foi responsável por descobrir três leis que nos possibilitam estudar o movimento dos planetas.
    Primeira lei de Kepler fala que as órbitas não eram esféricas como se suponham até então.
    Segunda lei de Kepler fala que planetas se movimentão com velocidades diferentes,porque quando os planetas estão mais perto do Sol Acelera a velocidade dos planetas, e quanto mais longe do Sol vai se diminuindo a velocidade.E isso acontece por causa do Afélio e do Periélio.
    Periélio:é o ponto mais perto do Sol, onde os planetas andam mais rápidos.
    Afélio: é o ponto mais afastado do Sol,onde os planetas andam mais lentamente.
    Terceira lei de Kepler fala que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para a reoluçao em torno do Sol.
    A lei gravitacional é a força atrativa que atua entra dois corpos por causa de suas massas, por causa da gravidade o planeta gira em torno do sol com esse movimento e se estabelece.

    Thiago Saucedo Costa Leite 2ºB

    ResponderExcluir
  42. Kepler foi um famoso astrônomo criou as três leis para ter base nos movimento dos astros.É interessante para ter conhecimento sobre os movimento dos planetas que faz trajetoria em torno do sol também para saber a velocidade ,tamanho e distancia em os plantas que passq perto do da terra.
    Geisiane Da Silva Fonseca
    2º ANO B

    ResponderExcluir
  43. A Mecânica Celeste estuda os movimentos dos astros.
    Para entendermos os movimentos do planeta, Kepler criou três leis:
    *A primeira diz que as órbitas não eram esféricas como todos achavam.*A segunda diz que os planetas se movem em velocidade diferentes um dos outros,sendo que quanto mais longe do sol se diminui a velocidade e quanto mais perto a velocidade aumenta.*A terceira diz que se o planeta estiver mais distante do sol mais tempo ele leva para concluir sua volta em torno do sol.
    Depois Isaac Newton fala sua opinião: A primeira ele diz que a foca que atua sobre o planeta tem sua linha de ação que passa pelo sol. Na segunda ele diz que quanto mais perto o planeta está do sol é maior a força de atração.Na terceira ele repete as duas conclusões: “tamanho não é documento”,ou seja o que importa é a massa do planeta.
    Luanna Marce 2°A matutino

    ResponderExcluir
  44. Kepler foi respomsavel pelas tres leis que ajuda estudar os movimento dos planetas.
    Kepler fala que os planetas movimenta mais rapidos perto do sol e quando estiver mais longe fica mis lentos.e a lei gravitacional atrativa que atua emtre dois corpos e por causa das massas a gravidade dos planetas que gira em torno do sol e com o movimento que se estabelece.
    Aluno= lucas Bork Zorzenon Pomar
    2 ano noturno

    ResponderExcluir
  45. KEPLER alem de filósofo,foi um grande astrônomo.KEPLER fez com que seus estudos,dasse origem a mecânica celeste.
    Assim formulou as três leis de KEPLER: A primeira lei de KEPLER corresponde a um corpo ligado ao outro gravitacionalmente,gira em torno do sol de forma eliptica.sendo que o sol é o foco.ja a segunda lei de KEPLER sao os planetas que giram em linha reta,que se unem a um planeta, varrendo areas iguais em tempos iguais.sendo que a velocidade almenta estando perto do sol, e diminui a longa distância.
    Efim a terceira lei, condis a dois corpos que se atraem em uma força proporcional ao quadrado da distância entre entre eles.
    E quanto maior a distância entre as areas, menor a força de atração, e quanto menor a distância for, maior será a força de atração.
    Essas são as três leis de KEPLER, que so foram reconhecidas anos depois. ate que ISAAC NEWTON,deu continuidade as ideias de KEPLER.
    HELEN PATRICIA 2°C

    ResponderExcluir
  46. A mecanica celeste originou se kom um grande fisico chamado kepler. ele deu origem em trez leis que facilitam a descobrir como funciona o sistema planetário. o mais interessante é ki kom essas trez leis da para descobrir a veloccidade de cada planeta em bora essas teorias ajudou muito na revoluçao
    aluno bruno alves dos santos 2 ano b

    ResponderExcluir
  47. A Mecânica Celeste é a parte da Astronomia onde se estuda os movimentos dos Astros.Kléper foi responsável por descobrir três leis que nos possibilitam estudar o movimento dos planetas. Essas idéias surgiram após o iluminismo , pois foi quando os cientistas começam a ganhar liberdade para expor sua idéias .As 3 Leis De Kepler foram muito importantes para a física Moderna que é até hoje são utilizadas , Até antes de Kepler , a terra teve esteve em uma escuridão do Conhecimento, pois ainda acreditava nos princípios que a igreja católica colocava , de que a terra era o centro do universo . E então depois disto veio Kepler com a idéia do Heliocentrismo , que acreditava em que o sol era o centro da terra e ele impôs 3 leis do movimento dos planetas , onde Kepler fala que o sol é o centro .
    Bem , Kepler foi muito importante , para o descobrimento do sistema solar , pois através de suas leis criadas descobriu-se que o Sol é o centro .A primeira lei de Kepler demonstra que um corpo ligado a outro gravitacional mente pira em torno do sol numa orbita elíptica, na segunda lei demonstra que um corpo ligado a outra gravitacional mente gira em torno do sol varrendo áreas iguais em tempos iguais, na terceira lei demonstra os quadrados períodos são proporcionais aos cubos dos eixos das orbitas. A lei gravitação é a força atrativa que atua entra dois corpos por causa de suas massas, por causa da gravidade o planeta gira em torno do sol com esse movimento e se estabelece. Os planetas são corpos luminosos que brilham ao refletir sua luz, são 9 planetas que existem no nosso sistema solar(Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) e todos eles orbitam uma estrala. O movimento de rotação a terra gira e para ele dar um giro completo custa 24h (um dia) e o movimento de translação a terra da uma volta a redor do sol e para dar essa volta completa costa 365dias e 6h (um ano).
    - Valdir José da Silva Júnior ..
    2° Ano B

    ResponderExcluir
  48. - Mecânica celeste, é a ciência que estuda as leis que governam os movimentos dos corpos celestes, ou seja, determina o movimento dos astros.Kepler influinciou muito para a Mecanica Celeste; uma astronomia que estuda os movimentos dos astros, onde kepler, apresenta as 3 leis do movimento do planeta.Primeira lei; um corpo ligado a outro gravitacional gira em torno dele numa órbita elítica, sendo um deles ocupa o foco da elipse.Segunda lei; um corpo ligado a outro gravitacional gira em torno dele, com seu raio vetor varrendo áreas iquais em tempos iquais.Afélio;ponto de maior afastamento entre o planeta e o sol.Periélio; ponto de maior proximidade entre o planeta e o sol.Terceira lei; os quadrados dos períodos orbitais são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das órbitas.Já na lei de Gravitação Universal, que nada mas é uma força de atração que age entre todos os objetos por causa de suas massa, pois a gravitação mantém o universo unido. Sendo o físico Isaac Newton que formulou esta lei, que a partir das leis de Kepler, Newton mostrou que tipos de forças devem ser necessárias para manter os planetas em órbitas, além disso ele calculou como a força deveria ser na suprfície das terra. Essa força provou que era a mesma que á da massa de sua aceleração.E quanto maior a distância entre as areas, menor a força de atração, e quanto menor a distância for, maior será a força de atração. ( Emizael Duarte ) [2° 'B']

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. A macanica celeste originou-se com um grande fisico chamado Kepler ele originou tres leis. A moderna que até hoje são usadas.
    Depois disso Kepler teve a idéia do Heliocentrismo, que acreditava que o sol era o centor da terra.
    O mais importante é que com essas treis leis da pra descobrir a velocdade de cada planeta embora essas teorias ajudou muito na revolução. (Patricia Marques dos Santos) [2anoA]

    ResponderExcluir
  51. A mecanica celeste celeste foi criada por kepler e ele fez 3 leis para descobrir o movimento do nosso planeta,e com isso conseguimos destacar os anos,meses,dias e as 4 estaçoes que ocorre.Com asleis de kepler inpulsionou outros estudiosos a estudar a galaxia como Isaac Newtonque estudou sobre a gravitaçao e com isso conseguimos entender o que ocorre na nossa galaxia.
    aluno;wesllen garcia 2 ano A MATUTINO

    ResponderExcluir
  52. A energia tem uma qualidade muito importante que ajuda a realizacao de um trabalho. Os combustiveis so realizam ummtrabalho quando o arro ou a moto se deslocam.Os alimentos tem uma grande energia armazenda dentro de si que alimenta os orgaos do corpo humano para foncionar noemalmente
    Aluno;Aleciano dos Santos serie;2 ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mecânica Celeste é a parte da Astronomia en que se estuda os movimentos dos Astros.Kléper foi responsável por descobrir três leis que nos possibilitam estudar o movimento dos planetas. Essas idéias surgiram após o iluminismo , pois foi quando os cientistas começam a ganhar liberdade para expor sua idéias .As 3 Leis De Kepler são de grande importancia para a física Moderna pois até hoje são utilizadas ,A primeira lei foi de que a orbita dos planetas com o sol não era em forma de circunferência e sim em elipses.
      A segunda era de que a linha do planeta ao sol , varre áreas iguais em tempos iguais , que a velocidade do planeta depende da distancia do sol ,
      E a terceira lei éra de que os quadros dos tempos das orbitas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das orbitas , e podemos com essa lei calcular o tamanho da órbita de qualquer planeta que quisermos.

      Charles Pedraça de Oliveira 2ºB VESPERTINO

      Excluir
  53. BOA TARDE

    PROF. HENRIQUE

    ResponderExcluir
  54. A Mecânica Celeste é a parte da Astronomia onde se estuda os movimentos dos Astros.Kléper foi responsável por descobrir três leis que nos possibilitam estudar o movimento dos planetas.Assim formulou as três leis de KEPLER: A primeira lei de KEPLER corresponde a um corpo ligado ao outro gravitacionalmente,gira em torno do sol de forma eliptica.sendo que o sol é o foco.ja a segunda lei de KEPLER sao os planetas que giram em linha reta,que se unem a um planeta, varrendo areas iguais em tempos iguais.sendo que a velocidade almenta estando perto do sol, e diminui a longa distância.As três leis de Kepler tiveram base nas teorias de seu mestre, o Tycho Brahe, que observou os movimentos dos planetas durante 20 anos. Anos depois de estudar o que seu mestre tinha deixado, ele formulou as três leis: 1° Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma forma elíptica da qual o Sol ocupa um dos focos, 2° A reta que une um planeta ao Sol "varre" áreas iguais em tempos iguais, 3° Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de suas órbitas.

    anulo: jeciel valadares 2°C noturno

    ResponderExcluir