quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

INTRODUÇÃO

É importante tomarmos consciência de como estamos imersos em ondas eletromagnéticas. Iniciando pelos Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas.
Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia; as emissões na faixa de radiofrequências dos "quasares" (objetos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiação dos "pulsares" (estrelas pequenas cuja densidade média é em torno de 10 trilhões de vezes a densidade média do Sol).
fig
 
Essas radiações são tão importantes que deram origem a uma nova ciência, a Radioastronomia, que se preocupa em captar e analisar essas informações obtidas do espaço através de ondas.
Há ainda as fontes terrestres de radiação eletromagnética: as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.
fig
A primeira previsão da existência de ondas eletromagnéticas foi feita, em 1864, pelo físico escocês, James Clerk Maxwell . Ele conseguiu provar teoricamente que uma perturbação eletromagnética devia se propagar no vácuo com uma velocidade igual à da luz.
E a primeira verificação experimental foi feita por Henrich Hertz, em 1887. Hertz produziu ondas eletromagnéticas por meio de circuitos oscilantes e, depois, detectou-se por meio de outros circuitos sintonizados na mesma frequência. Seu trabalho foi homenageado posteriormente colocando-se o nome "Hertz" para unidade de frequência.
LEIS DE MAXWELL
Maxwell estabeleceu algumas leis básicas de eletromagnetismo, baseado nas já conhecidas anteriormente, como a Lei de Coulomb, a Lei de Ampère, a Lei de Faraday, etc.
Na realidade , Maxwell reuniu os conhecimentos existentes e descobriu as correlações que havia em alguns fenômenos, dando origem à teoria de que eletricidade, magnetismo e óptica são de fato manifestações diferentes do mesmo fenômeno físico.
O físico inglês Michael Faraday já havia afirmado que era possível produzir um campo a partir de um campo magnético variável.
Imagine um imã e um anel:
fig
Considere o imã perpendicular ao plano do anel. Movendo-se ou o imã ou o anel, aparecerá uma corrente no anel, causado por um campo elétrico criado devido à variação do fluxo magnético no anel.
Maxwell verificou que o contrário também era possível. Um campo elétrico variável podia gerar um campo magnético.
Imagine duas placas paralelas sendo carregadas progressivamente:
fig
Ao crescerem as cargas das placas, o campo elétrico aumenta, produzindo uma campo magnético (devido a variação do campo elétrico).
Embora Maxwell tenha estabelecido quatro equações para descrever os fenômenos eletromagnéticos analisados, podemos ter uma noção de sua teoria baseados em duas conclusões:
  • Um campo elétrico variável no tempo produz um campo magnético.
  • Um campo magnético variável no tempo produz um campo elétrico.

A GERAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Imagine uma antena de uma estação de rádio:
fig
Na extremidade da antena existe um fio ligado pelo seu centro a uma fonte alternada (que inverte o sentido a intervalos de tempo determinados). Num certo instante, teremos a corrente num sentido e, depois de alguns instantes, a corrente no outro sentido.
fig
fig
A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio em que ela se propaga.
Maxwell mostrou que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética, no vácuo, é dada pela expressão:
fig
onde fig é a permissividade elétrica do vácuo e fig é a permeabilidade magnética do vácuo.
Aplicando os valores de fig e de fig na expressão acima, encontra-se a velocidade:
fig
ou
fig
(valor exato)
que é igual a velocidade da luz. Nisso Maxwell se baseou para afirmar que a luz também é uma onda eletromagnética.
Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte:
  • São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis.
  • O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético.
  • São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação).
  • Propagam-se no vácuo com a velocidade "c" .
  • Podem propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.
Com isto, o campo elétrico ao redor do fio em um certo instante estará apontando num sentido e, depois, no sentido contrário.
Esse campo elétrico variável (E) irá gerar um campo magnético (B) , que será também variável. Por sua vez, esse campo magnético irá gerar um campo elétrico. E assim por diante .... Cada campo varia e gera outro campo que, por ser variável, gera outro campo: e está criada a perturbação eletromagnética que se propaga através do espaço, constituída pelos dois campos em recíprocas induções.
fig
Note que o campo elétrico é perpendicular à direção de propagação e o campo magnético também, o que comprova que a onda eletromagnética é uma onda transversal.
Além disso, o campo elétrico é perpendicular ao campo magnético, o que podemos verificar facilmente: quando um fio é percorrido por cargas em movimento, o campo elétrico num ponto próximo ao fio pertence ao plano do fio, enquanto o campo magnético está saindo ou entrando neste plano.
fig
 
ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
A palavra espectro (do latim "spectrum", que significa fantasma ou aparição) foi usada por Isaac Newton, no século XVII, para descrever a faixa de cores que apareceu quando numa experiência a luz do Sol atravessou um prisma de vidro em sua trajetória.
Atualmente chama-se espectro eletromagnético à faixa de frequências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas.
As ondas eletromagnéticas no vácuo têm a mesma velocidade , modificando a frequência de acordo com espécie e, consequentemente, o comprimento de onda.
fig
** As escalas de frequência e comprimento de onda são logarítmicas.
Fisicamente, não há intervalos no espectro. Podemos ter ondas de qualquer frequências que são idênticas na sua natureza, diferenciando no modo como podemos captá-las.
Observe que algumas frequências de TV podem coincidir com a frequência de FM. Isso permite algumas vezes captar uma rádio FM na televisão ou captar um canal de TV num aparelho de rádio FM.

CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS RADIAÇÕES
Ondas de Rádio
"Ondas de rádio" é a denominação dada às ondas desde frequências muito pequenas, até 1012 Hz , acima da qual estão os raios infravermelhos.
As ondas de rádio são geradas por osciladores eletrônicos instalados geralmente em um lugar alto, para atingir uma maior região. Logo o nome "ondas de rádio" inclui as microondas, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.
Ondas de rádio propriamente ditas
As ondas de rádio propriamente ditas, que vão de 104 Hz a 107 Hz , têm comprimento de onda grande, o que permite que elas sejam refletidas pelas camadas ionizadas da atmosfera superior (ionosfera).
fig
Estas ondas, além disso, têm a capacidade de contornar obstáculos como árvores, edifícios, de modo que é relativamente fácil captá-las num aparelho rádio-receptor.
Ondas de TV
As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz) . É costume classificar as ondas de TV em bandas de frequência (faixa de frequência), que são:
  • VHF : very high frequency (54 MHz à 216 MHZ è canal 2 à 13)
  • UHF : ultra-high frequency (470 MHz à 890 MHz è canal 14 à 83)
  • SHF : super-high frequency
  • EHF : extremely high frequency
  • VHFI : veri high frequency indeed
As ondas de TV não são refletidas pela ionosfera, de modo que para estas ondas serem captadas a distâncias superiores a 75 Km é necessário o uso de estações repetidoras.
fig
 
Microondas
Microondas correspondem à faixa de mais alta frequência produzida por osciladores eletrônicos. Frequências mais altas que as microondas só as produzidas por oscilações moleculares e atômicas.
As microondas são muito utilizadas em telecomunicações. As ligações de telefone e programas de TV recebidos "via satélite" de outros países são feitas com o emprego de microondas.
fig
As microondas também podem ser utilizadas para funcionamento de um radar. Uma fonte emite uma radiação que atinge um objeto e volta para o ponto onde a onda foi emitida. De acordo com a direção em que a radiação volta pode ser descoberta a localização do objeto que refletiu a onda.
fig
Luz visível
Note que nosso olho só tem condições de perceber frequências que vão de 4,3x1014 Hz a 7x1014 , faixa indicada pelo espectro como luz visível.
Nosso olho percebe a frequência de 4,3x1014 como a cor vermelha. Frequências abaixo desta não são visíveis e são chamados de raios infravermelhos , que têm algumas aplicações práticas.
A frequência de 7x1014 é vista pelo olho como cor violeta. Frequências acima desta também não são visíveis e recebem o nome de raios ultravioleta. Têm também algumas aplicações.
A faixa correspondente à luz visível pode ser subdividida de acordo com o espectro a seguir.
fig
Raios X
Os raios X foram descobertos, em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Röntgen. Os raios X têm frequência alta e possuem muita energia. São capazes de atravessar muitas substâncias embora sejam detidos por outras, principalmente pelo chumbo.
Esses raios são produzidos sempre que um feixe de elétrons dotados de energia incidem sobre um obstáculo material. A energia cinética do feixe incidente é parcialmente transformada em energia eletromagnética, dando origem aos raios X.
Os raios X são capazes de impressionar uma chapa fotográfica e são muito utilizados em radiografias, já que conseguem atravessar a pele e os músculos da pessoa, mas são retidos pelos ossos.
fig
Os raios X são também bastante utilizados no tratamento de doenças como o câncer. Têm ainda outras aplicações: na pesquisa da estrutura da matéria, em Química, em Mineralogia e outros ramos.
Raios Gama
As ondas eletromagnéticas com frequência acima da dos raios X recebe o nome de raios gama (g ).
Os raios g são produzidos por desintegração natural ou artificial de elementos radioativos.
fig
Um material radioativo pode emitir raios g durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável.
Raios g de alta energia podem ser observados também nos raios cósmicos que atingem a alta atmosfera terrestre em grande quantidade por segundo.
Os raios g podem causar graves danos às células, de modo que os cientistas que trabalham em laboratório de radiação devem desenvolver métodos especiais de detecção e proteção contra doses excessivas desses raios.

57 comentários:

  1. Fabiana Da Silva Lira Vaillant 2°c

    Ondas eletros magnéticas: são ondas formadas pelas combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço.
    O nosso meio está repleto destas ondas, começando pelo sol, que é uma fonte necessaria para nossa sobrevivencia.Existem varias outras ondas, tv, raio x, raio gama...
    como percebemos não vivemos sem elas no nosso meio.

    ResponderExcluir
  2. João victor Pereira de Souza

    Pelo meu conhecimento adquirido, as ondas Eletromagnéticas são as ondas que se propagam no vácuo. Elas tem seu sub significado se origina a NUALIDADE que é a sub divisão existente *PARTICULA e *ONDAS.
    E tais como dizendo sobre ondas eletromagnéticas, elas se encaixa em varias perguntas aonde nós mesmo temos sobre (Porque o céu é azul?) ( como é gerado o feixe de luz) e a principal ondas eletromagnética é as ondas emitidas pela nossa estrela SOL que ao conseguir atravessar o cosmo ela penetra na terra e asim sua luz é refletida, após esse acontecimento de todos os dias á um fenômeno que acaba que consegue se desintegrar a luz solar que são as particular de água que, a luz solar bate nas cotas de água ela se desintegra perde força e isso gera a formação do arco iris sempre quando esta chuviscando ou depois de uma chuva forte que a água tem uma proporção menor. E também outra onda eletromagnética são as ondas de radio que chegam até nossas casa e ouvimos noticias e não sabemos como elas vem, é pela as ondas eletromagnética que são famosas por serem ONDAS DE RADIO que logo já inclui microondas, as ondas de radio elas para serem emitidas são postas vários osciladores eletrônicos que geralmente ele tem que ficar em um lugar propriamente dito alto para que a ondas sejam transmitida para todos, as ondas de TV, as ondas curtas, as ondas longas e as próprias bandas de AM e FM.

    ResponderExcluir
  3. As ondas eletromagneticas estao no nosso meio, ou seja no nosso dia-dia , as ondas eletromagneticas se propaga no vacuo, nos temos uma grande estrela que transmitem ondas eletromagneticas que o sol. outros exemplos são o RADIO , TV , RAIO-X, entre outros... ALUNO: Mauro Junior Reguero.. 2 ano b

    ResponderExcluir
  4. Ângela Bromate Ribeiro 2 ANO B
    As ondas eletromagnéticas esta presente em nossas vidas pois dependemos da luz sola, do calor do sol é por ai que se passa as ondas eletromagnéticas.
    Temos alguns tipos de radiações como a de rádio de televisão e microondas.E outra as ondas eletromagnéticas não se propagam no vacu

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Larissa Franco Silva
    Serie: 2° ano A.
    Ondas eletromagnéticas, são ondas que podem se propagar no vácuo. Podemos chamar de onda eletromagnética o tipo de onda formada por um campo elétrico e outro magnético(que são perpendiculares um em relação ao outro).
    Apoiando-se nas leis experimentais descobertas, Maxwell deu uma nova visão a essas teorias, que ficaram conhecidas como EQUAÇÕES DE MAXWELL. Temos um exemplo da luz que é um fenômeno de origem eletromagnética, e então temos uma certa ideia de suas equações(envolvendo o campo elétrico e o magnético como dito ali em cima)

    ResponderExcluir
  6. As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e são formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico.
    As mais conhecidas e empregadas na ciência e na tecnologia, são as ondas de rádio, as micro-ondas, a radiação infravermelha, os raios X e raios gama e a luz visível ao olho humano.

    ResponderExcluir
  7. Onda eletromagnética: são ondas que se propagam no vácuo, essas ondas são as de TV, radio e raios-X e etc. Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia.


    Mauro Santana 2ºB Vespertino.

    ResponderExcluir
  8. Ondas eletromagnéticas: Essas radiações são tão importantes que deram origem a uma nova ciência, Há ainda as fontes terrestres de radiação eletromagnética: as estações de rádio e de TV, o sistema de telecomunicações à base de microondas, lâmpadas artificiais, corpos aquecidos e muitas outras.

    Cecillya Maryanne 2º B Vespertino

    ResponderExcluir
  9. As ondas eletromagneticas não precisam de um meio material para se propagar, mas podem se propagar num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, que oscilam perpendicularmente um ao outro à direção da propagação de energia. Essa radiação é classificada de acordo com a frequência da onda.
    As ondas eletromagneticas estão bem presentes em nosso cotidiano, dentre elas estão: Raios X, Raios Gama, Ondas de Radio, Ondas de TV, entre outros.

    Boooa Tardee!

    Joyce Assunção 2º C Noturno.

    ResponderExcluir
  10. Ondas eletromagnéticas estão presente em nosso dia a dia,como o sol,a luz e o calor que os seres terrestres depende para viver.As radiações esta presente no rádio,tv,microondas e muitas outras.Recebemos a radiação eletromagnética,por atómos de hidrogênio que povoam pela nossa galáxia. Aluna:Jaqueline 2ºB

    ResponderExcluir
  11. Aluna : Jania Conceição 2° B vespertino
    As ondas eletromagnéticas, são ondas que se propagam no vácuo e estão presentes
    no nosso dia-a-dia, o sol transmite ondas eletromagnéticas através de seus raios. Os
    exemplos de dessas ondas são o rádio, a luz, internet, televisão, satélites e entre outros.

    ResponderExcluir
  12. Ondas formadas pelas combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço, são chamadas de ondas "eletromagnéticas".Elas propagam no vácuo e estão presentes
    no nosso dia a dia.
    Algumas mais conhecidas são Raios X,Ondas de Radio, Raios Gama,Ondas de TV.
    Um revolucionaria que trouxe novas idéias e teorias, que ficaram conhecidas como EQUAÇÕES DE MAXWELL.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, Onda eletromagnética: são ondas que se propagam no vácuo, essas ondas são as de TV, radio e raios-X e etc.
    Um revolucionaria que trouxe novas idéias e teorias, que ficaram conhecidas como EQUAÇÕES DE MAXWELL. A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético...
    cristiane rodrigues... 2 ano b

    ResponderExcluir
  15. o sol que é a maior fonte de energia...............
    com ele realizasse a fotosíntese..As ondas eletromagnéticas, são ondas que se propagam no vácuo e estão presentes
    no nosso dia-a-dia, o sol transmite ondas eletromagnéticas através de seus raios. Os.
    A radiação eletromagnética compõe-se de um campo elétrico e um magnético, Onda eletromagnética: são ondas que se propagam no vácuo, essas ondas são as de TV, radio e raios-X e etc
    rayana munick 2 ano b

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Joilton da Silva Oliveira
    Serie: 2ªano-A

    ondas eletromagnéticas são ondas que se propagam no vácuo e em qualquer meio, quanto solido, como liquido e gasoso um exemplo de ondas eletromagnéticas são os raios solares que transmitem luz e calor que é muito importante para os seres terrestres. Como exemplo de ondas eletromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras. Essas denominações são dadas de acordo com a fonte geradora dessas ondas e correspondem a diferentes faixas de frequências.

    ResponderExcluir
  17. aluna:Sandercleia Miranda da Silva.
    2ª Ano B.
    A vida dos seres terrestres depende do calor e da luz através das ondas eletromagneticas. As fontes terrestres de radiação eletromagneticas são: As estações de radio e de TV, os sistemas de telecomunicações a base de microondas, lâmpadas artificias , corpos aquecidos e outros.
    Max Wele estabeleceu essas leis basicas: A lei de Coulomb, lei de ampere, a lei de Foraday, entre outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabiana marçal da costa,2*b
      as ondas eletrosmgneticas propaga-se no vacuo, ha diversos tipos de ondas eletromagneticas como por exemplo a luz solar,microondas,as lampadas de nossa casa,etc

      Excluir
  18. Luana Viana 2º Ano-A

    Ondas eletromagnéticas são ondas transversais, propaga-se no vácuo, além de poder se propagar no meio material, mas sua velocidade é menor do que no vácuo, essas ondas são formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis. As estações de rádio e de TV é um tipo de radiação eletromagnética, também temos o raios-X, microondas, raios ultravioleta, raios gama, entre outros.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia.Elas se propagam á cerca de 300.000 km/s.
    São ondas eletromagnéticas: as ondas de rádio, as micro-ondas, a radiação infravermelha, os raios X e raios gama e a luz visível ao olho humano.

    ResponderExcluir
  21. Ondas eletromagnéticas são ondas que se formam a partir da combinação dos campos magnético e elétrico, que se propagam no espaço transportando energia, um exemplo de onda eletromagnética é a radiação solar,se você ficar muito tempo exposto perceberá claramente sua energia.
    Toda onda eletromagnética se propaga, no vácuo, com a velocidade da luz, ou seja, cerca de 300.000 km/s e na superfície terrestre com uma velocidade muito próxima à esta, as comunicações com satélites, ondas de celular e a luz se dão através de ondas eletromagnéticas.

    Aluna: Adriely Andrade 2°A

    ResponderExcluir
  22. O fato das ondas elétromagnéticas serem formadas por dois tipos de campo que oscilam no tempo, ela tem a capacidade de se propagar no vácuo.
    Como exemplo de ondas eletromagnéticas, podemos citar as ondas de rádio, as ondas de televisão, as ondas luminosas, as microondas, os raios X e outras.

    Aluna: Thayza Carmo 2°A

    ResponderExcluir
  23. Aluno: Geremias v.s
    2° ano B
    VESPERTINO

    Ondas são definidas como eletromagnética e mecânica, que são deferências por propagar em meios opostos. As ondas eletromagnéticas ela se propaga no vácuo e as ondas mecânicas precisa de um meio para se propagar. As ondas também podem ser sonoras e com definições de longitudinal e transversal que são destituídos de forma diferentes.
    O som é importante para meios que a gente utiliza para se orientar para que nosso cérebro codifique essa mensagem para que aja uma interpretação, os sons. Também o aparelho auditivo nossas orelhas são a peça chave e tem o papel de fornecer esses sons, lembrando que nossos ouvidos são receptores que estão na faixa máxima de 20.000 hzts a capacidade que aquentamos. Os aparelhos de ondas estão em vários lugares e que são muitos eficientes para nosso meio de vida.

    ResponderExcluir
  24. As ondas eletromagnéticas são ondas que se propagam no vácuo e podemos identificar essas ondas através de eletrodomésticos como televisão,microondas,rádios,através de raio-x entre outros.Essas ondas se propagam na velocidade luz cerca de 300.000 m/s as ondas e mecânicas precisam de um meio para se propagar.

    Aluna: Jariane Helena 2ºA

    ResponderExcluir
  25. Ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e elas são identificadas por exemplo por eletrodomésticos como micro ondas ,rádio,através de aparelhos de raio x , e não precisam de um meio para se propagar.


    aluno; Ravel Guerreiro 2 A

    ResponderExcluir
  26. Ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso dia-a-dia em forma de ondas de rádio, TV e microondas por exemplo, são ondas transversais e podem se propagar no vácuo na velocidade da luz, cerca de 300 mil KM por segundo, diferente das mecânicas que precisam de matéria para se propagar.

    ResponderExcluir
  27. Ondas eletromagnéticas são ondas que se propagam no vácuo, ao contrário das ondas sonoras. São ondas de rádio, TV, satélite, microondas, celular, controle remoto e principalmente a luz, com velocidade de 300.000 km/s. São transversais e tridimensionais. Os seres humanos são capazes de ver apenas uma pequena faixa de ondas eletromagnéticas. Não podemos ver, por exemplo, a luz ultravioleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moises marçal da costa
      onda eletromagnetica se propaga no vaco ao comtraria da onda sonora . que as onda de radio e tv e onda eletromagnetica a unica onda eletromagnetica que o ser humano poder ser vista é luz .a velocidade da onda é de 300.000km/s ela e transversais e seu ria utraviolewta pode ser prejudicial a saude do olho do ser humono

      Excluir
  28. Aluno: Tiago Silva
    2 ano B

    As ondas estão presente em todos os lugares e podem ou não ser visivel a olho nu, assim pode classificar as ondas eletromagética como ondas que se propaga no vácuo e ondas mecânica que precisa de um meio para se propagar.
    As ondas eletromagética estão presente em aparelho como tv,rádio, microondas, e também pela luz solar.
    As ondas pode ser transversais ou longitudinais que som as característica de cada onda.

    ResponderExcluir
  29. THAIS VALADARES FAGUNDES 2°B:As ondas eletromagnéticas estão presente em nosso dia a dia um exemplo é o sol que transmite ondas eletromagnéticas,onde e muito importante para os seres humanos .Outros exemplos são :microondas ,televisão,raio-x entre outros,as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as ondas eletromagneticas se propagam no vacuo, como por exemplo a luz do sol que chega até a terra e ainda é muito importante para a vida na terra . a radiaçao eletromagnética emitida pela televisao ,radio e sistema de comunicaçao entre outros ,a internet por exemplo,quando falamos ao mesmo tempo com uma pessoa fora de nosso país, são essas radiações que facilita a vida das pessoa . gleyciane urtado lopes 2ano b

      Excluir
  30. As ondas eletromagneticas sao ondas que se propagam no vacuo. Exemplos delas sao ondas de tv e radio e microondas. Tambem os raios do sol que e muito importante para nos seres humanos. E tem a velocidade de 300.000 km/s

    aluna: Jayne Ribeiro
    serie: 2 ano B

    ResponderExcluir
  31. As ondas eletromagneticas são que se propaga no vacuo.temos o exemplo a luz do sol que chega até a terra ha varios meio de ondas eletromagneticas como a tv,radio,raio-x e qualquer meio de comunicação ele tem a velocidade de 300.000km/s .....
    ALUNA=JESSICA CAROLINE
    2ANO B

    ResponderExcluir
  32. Ondas eletromagnéticas são ondas que se formam a partir da combinação dos campos magnético e elétrico, que se propagam no espaço transportando energia, e a onda eletromagnética não necessita de um meio material para se propagar, pois o campo elétrico e o campo magnético podem ser estabelecidos na ausência de matéria, ou seja, no vácuo. Sendo assim, a radiação eletromagnética pode se propagar no espaço vazio, no vácuo, como também no ar, a velocidade de propagação da radiação eletromagnética é igual a: v = 3,0 x 108 m/s.

    ResponderExcluir
  33. Aluno: Tiago Lucas
    2ºano B

    AS ondas eletromagnética são ondas que se propaga no vácuo e as ondas mecânica precisa de meio para se propagar. as ondas eletromagnéticas são as mais usadas pelo seres humanos como em aprelhos como tv, rádio, e a luz solar.
    também podemos ser não ver mais são ondas que vaz bem para nossa vida.

    ResponderExcluir
  34. Karina Surubi Turibios 2°B
    As ondas eletromagnéticas, são ondas que diferente das mecânicas podem se propagar no vácuo
    transportando energia, essas ondas são muito importante para os seres humanos. Os tipos dessas ondas são:
    o raio-x, microondas, televisão, luz e entre outros, essas ondas emitem radiações que não podem ser vistas
    ao olhos humanos.

    ResponderExcluir
  35. Aluno: Clailson
    2ºano B
    as ondas são uma ferramenta que nos dias atuais são muito utilizados, são as ondas eletromagnética que se propaga no vácuo e asondas mecãnicas que se precisa de meio para se propagar. as ondas pode ser transversais ou de outro formado como os sonoros que são ondas transversais.
    exemplo de ondas eletromagnética são tv, rádio, microondas , etc.
    para nos as ondas eletromagnéticas são ondas que melora nossa vida.

    ResponderExcluir
  36. ONDA: toda pertubação que transmite energia sem transporte de materia, as ondas eletromagnéticas não precisa de material para se propagar.
    São os eletrons que giram em torno de um nucleo formando as ondas.
    Estas ondas formam sinais de tv, radio, raio x, luz etc. tem velocidade de ate 300.000 km/s, o sol tambem transmite ondas eletromagneticas que distingue varias cores do nosso meio.
    A energia de uma onda se for maior que a dos raio x são chamados de raio gama.
    VANILDO LUIZ 2° ANO C NOTURNO

    ResponderExcluir
  37. Thalía Cristina 2°A

    O sol é a maior e mais importante fonte de calor e luz recebidos através de ondas eletromagnéticas. Outras formas de ondas eletromagnéticas são as estações de rádio e telecomunicações. Essas ondas se propagam no vácuo com a mesma velocidade da luz, sendo uma onda transversal.

    ResponderExcluir
  38. Daniely 2 ano C:
    ondas é toda pertubaçao causada pela força que vai se propagando sem o transporte de matéria,ondas eletromagnéticas não precisão de um meio para se locomover .ex: luz,microondas.

    ResponderExcluir
  39. a eletroigrométrica protege a força que e utilizada pelo movimento que os raios dão pra mover.ex .principalmente a luz e o microondas.....

    ResponderExcluir
  40. A ondas eletromagneticas é formada por dois tipos de campo que oscilan no tempo que elas tem a capacidade a propagar no vacuo e que a eletricidade chega a 300.000km/s.
    As ondas eletromagneticas são as ondas de raio x e tambem micro ondas a radiação infra vermelha e se torna visivel a olho humano.

    Lucas Bork Zorzenon Pomar
    2°C Noturno

    ResponderExcluir
  41. Essa ondas sao o campo magnetico que se propagan atrves do espaço trasportando a energia.



    Raul sávio gabriel

    2°C Noturno

    ResponderExcluir
  42. Essa ondas sao o campo magnetico que se propagan atrves do espaço trasportando a energia.



    Raul sávio gabriel

    2°C Noturno

    ResponderExcluir
  43. Essas radiações são tão importantes que deram origem a uma nova ciência, a Radioastronomia, que se preocupa em captar e analisar essas informações obtidas do espaço através de ondas. 
    As ondas eletromagneticas estao no nosso meio, ou seja no nosso dia-dia ,

    Raul Sávio Gabriel
    2°C Noturno

    ResponderExcluir
  44. O mais importante para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas. 
    Essa ondas pode sre transmitida por raios infras vermelho, radiose etc.

    Danilo da Silva Santos

    2°C noturno

    ResponderExcluir
  45. O mais importante para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas. 
    Essa ondas pode sre transmitida por raios infras vermelho, radiose etc.

    Danilo da Silva Santos

    2°C noturno

    ResponderExcluir
  46. Ondas eletros magnéticas são ondas formadas pelas combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço.
    Um material radioativo pode emitir raios g durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável. 
    aluno:Mauricio Dias Moreira
    serie 2° C

    ResponderExcluir
  47. AS ONDAS ELETROMAGNETICAS SE PROPAGAM NO VÓCUO E SAO FORMADOS PELAS COMBINAÇAO DOS COMPOS MAGNETICO E ELETRONICO, E ESTAO PRESENTE NO NOSSO DIA-A-DIA , COMO O SOL QUE TRANSMITI ONDAS ELETROMAGNETICA ATRAVES DE SEUS RAIOS, TAMBEM PODEMOS CITAR AS ONDAS DE RADIO, AS ONDAS DE TELEVISAO E ENTRE OUTROS... ALEXSANDRA M. LOPES ROCHA SERIE 2 B

    ResponderExcluir
  48. As Ondas Eletromagnéticas entretando é a fonde da vd humana.E em contrapartida o Sol é umas das peças mais importante nesse vinculo de vd, pois é responsavel por emitir os raios solares e a luz atravez de ondas eletromagnéticas, nos fornecendo assim o dia. A radiação eletromagnética é tão importante que atravez dela pode-se ter um novo estudo e a criação de uma nova origem de ciência a Radioastromia, que nos deixa mais informados e atentos a qualquer aparecimento ou surgimento de objetos que possa a vir a aproximar-se de nosso planeta. Mais essas ondas eletromagnéticas só puderam ser descobertas e comprovadas a existencia delas em meio ao nossa galáxia, devido a ousadia de dois fisícos que buscaram a comprovação da existência desse corpos. Em 1864, James Clerk Maxwell e Henrich Hertz.

    Odailson Penha Figueiredo

    Série 2º C Noturno

    ResponderExcluir
  49. ANtonio carlos pinaffi 2°A
    As Ondas Eletromagnéticas entretando é a fonde da vida humana.É um material radioativo pode emitir raios durante muito tempo, até atingir uma forma mais estável.As ondas é toda pertubação que se propaga transformção energia(é quantidade de energia)sem o transporte de materia.Podem ser mecanicas ou eletromagniticas;e podem ser classificadas quanto a direção como:longitudenais;transversais;tridimensionais,bidimensionais e unidemensionais.

    ResponderExcluir
  50. emerson leite fererine 2ºano c noturno

    As Ondas Eletromagnéticas entretando sao as grandes responsavel pela vida na terra porque a luz solar ela e muito inportante no nosso dia-a-dia sem ela pode ate levar a vida humana a instiçao da terra (Além de outras, recebemos também: a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia)se paramos pra perceber a objetos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia)as estralas mais mequenas ela tem 10 trilhoes de vezes a dencidade do sol isso pode levar a uma conclusao que quanto mais pequena mais energia ela tem dentro de si .

    ResponderExcluir
  51. as ondas eletromagneticas estão presente em pequenas coisas do nosso cotidiano como ; raio x, onda do radio , onda tv , micro ondas , entre outros . as ondas não precisam de um meio material para se propagar . a radiçao eletromagnetica compoe de um campo magnetico.
    aluna; Gabrielly Cristina Lima
    2 ano C

    ResponderExcluir
  52. as radiacoes esta sempre presente , o sol vem transmtindo ondas eletromagneticas atraves de raios.
    aluna; Larissa Nunes
    2 ano C

    ResponderExcluir
  53. ondas de eletro magnetico e produzida por campos magnetico e eletro... eletromagnetico e famoso por que e ondas de radio....
    aluna;bruna dias da silva
    2 ano c

    ResponderExcluir
  54. Em nosso cotidiano podemos perçeber as ondas eletro magneticas ,em microondas,as ondas de TV,as ondas de Radio ,raixo X . essas ondas eletromagneticas nao utilizam de algum meio material para se propagar.
    Aluno: Roger de Brito Fialho . 2 ano C

    ResponderExcluir