segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O SOM


   
            O som é uma vibração do ar, isto é, uma sequencia de sobre pressões e depressões do ar em relação a uma média, que é a pressão atmosférica. De resto, para ficar convencido, basta que coloque um objeto ruidoso (despertador, por exemplo) debaixo duma cúpula vazia para se aperceber que o objeto inicialmente ruidoso não emite um único som se não estiver rodeado de ar!
O som propaga-se no ar através de um movimento ordenado das partículas que o constituem. O som pode se mover através de qualquer meio que possa vibrar; as vibrações são chamadas ondas sonoras.
          Ao vibrar, a fonte sonora (ou seja, o corpo que emite som) comprime e rarefaz o ar que se encontra em sua vizinhança dando origem ao som que ouvimos.
          A propagação do som no espaço deve-se ao fato de umas partículas transmitirem o seu movimento às suas partículas vizinhas, e assim sucessivamente, levando a que a oscilação inicialmente produzida nas nossas cordas vocais ou instrumento musical se propague através do espaço aberto, até chegar aos nossos ouvidos.
          A vibração de moléculas de ar cria alterações periódicas de compressão e rarefação. Estas ondas atingem no ouvido o tímpano que passa a vibrar com a mesma frequência das ondas, transmitindo ao cérebro, impulsos elétricos, dando a sensação do som. Quanto mais lenta essa vibração mais graves são os sons, quanto mais rápida, mais agudos. O fenômeno ondulatório propaga-se num único plano, e apresenta uma amplitude (intensidade), frequência (número de oscilações na unidade de tempo) e duração.
          As vibrações ocorrem várias vezes num segundo, daí a denominação de frequência, que é expressa em ciclos por segundo ou Hertz (Hz).
          Os sons audíveis possuem vibrações que vão de 20 Hz (ou 20 vezes por segundo) até 20.000 Hz (ou vinte mil vezes por segundo), faixa chamada de espectro de áudio. Os sons que não ouvimos estão abaixo (infrassons) e acima (ultrassons) deste intervalo.
          Nas pequenas altitudes, os sons são bem audíveis, o que não ocorre em altitudes maiores, onde o ar é menos denso.
          O ar é o principal veículo do som, que se propaga com uma velocidade de cerca de 340 m por segundo (em temperatura normal).
          A velocidade de transmissão do som varia de acordo com o meio:

                                  Meio                    Velocidade (m/s)
                                     Ar                                 346
                                  Água                            1498
                                  Ferro                            5200
                                  Vidro                            4540
                            O som não se propaga no vácuo.

          As ondas sonoras audíveis são produzidas por vibração de cordas, vibração de colunas de ar ou vibração de discos e membranas. Quanto maior a vibração da fonte, maior a energia sonora, portanto, quanto maior a amplitude da onda, maior a intensidade do som.
          As vibrações periódicas produzem sensações agradáveis, como por exemplo, a música. As sensações desagradáveis são produzidas por vibrações aperiódicas (ruído).
          A intensidade sonora é medida em bel (B) ou decibéis (dB), nome dado em homenagem ao cientista norte-americano Graham Bell (1847-1922).
          Sons muito intensos, com intensidades acima de 130dB, são desagradáveis ao ouvido humano.

          As propriedades do som.
         1 - Reflexão
         Mudança de direção das ondas sonoras que incidem em uma superfície refletora. O eco e a reverberação são exemplos de reflexão de ondas sonoras.
          2 - Refração
          Mudança na direção em que as ondas do som se propagam ao passarem de um tipo de substância para outro.
          3 - Difração
          Fenômeno em que uma onda sonora pode transpor obstáculos.
         4 - Interferência
          Recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes.
          5 - Ressonância
          Propriedade de aumentar a duração ou a intensidade do som

          A gravação de áudio.
          A gravação do som para posterior reprodução pode ser feita de diversas maneiras:
          Método mecânico: um estilete é ativado por ondas sonoras e grava num cilindro ou disco um sulco com o valor do sinal.
          Método magnético: as ondas sonoras transformadas são amplificadas e magnetizadas em uma fita de papel ou de plástico coberta com óxido metálico.
          Método óptico: um microfone converte as ondas sonoras em impulsos elétricos que uma vez amplificados ativam um dispositivo que modifica a intensidade de uma luz.
          Método digital: gravação baseada em computador em que o gravador digital mede as ondas, e atribui valores numéricos às medidas e depois os converte em impulsos eletrônicos que são armazenados
Elementos básicos do som.
          Qualquer som pode ser descrito pelo tom, pela intensidade e pelo timbre.
          Altura tonal - "Altura" de um som, se mais grave ou mais agudo.    Observando-se em um osciloscópio sons com alturas tonais diferentes, percebe-se que quanto mais agudo é o som, maior será o número de ondas, e quanto mais grave, menor número delas.
          A faixa de frequências que pode ser percebida por um ouvido humano é de aproximadamente 20 Hz para os sons mais graves e de até 15000 Hz para os sons mais agudos.
         Intensidade - Volume do som, se forte ou fraco. Um osciloscópio mostra a mudança no volume de um som como uma diferença na altura das ondas (amplitude). Quanto maior a amplitude, mais forte é o som.
          Timbre - Qualidade que distingue um som, independentemente de sua altura ou intensidade. Em um osciloscópio nota-se que formas de ondas arredondadas produzem um timbre mais suave, enquanto formas de ondas pontiagudas dão um timbre mais penetrante e estridente.
          Timbre é a composição de amplitude dos harmônicos que cada nota possui decorrente de sua onda fundamental e está relacionado diretamente com o formato da onda sonora. Diferentes materiais vibrando na mesma frequência produzem timbres diferentes, pois embora possuam a mesma onda fundamental seus harmônicos possuem intensidades diferentes.

         
Características do som.
          Estas são as características de uma onda sonora:
          Velocidade de propagação: O som não se transmite só no ar, mas em qualquer material, seja gás, líquido ou sólido; porém não se pode propagar no vazio A velocidade de propagação é diferente em cada meio elástico:
         Meio líquido (água): 1200 m/s (metros por segundo);
          Meio sólido (aço): 5100 m/s
          Meio gasoso (ar): 340 m/s

          A velocidade do som no ar pode variar dependendo de sua temperatura e umidade. A uma temperatura de 15ºC a velocidade é de 340m/s, mas a 0º é de 331,6 m/s (medição da Academia de Ciências de Paris em 1882). Por cada elevação de um grau de temperatura, a velocidade do som no ar aumenta em 0,62 m/s.
         Período: tempo gasto para formar uma onda. O período é o inverso da frequência. Mede-se em segundos e se representa por T.
          Frequência: É o número de oscilações ou ciclos por segundo de uma vibração sonora. A unidade com a que se mede é o Hertz  (1 ciclo por segundo = 1 Hz). A frequência é o valor inverso do período, pelo que se uma oscilação dura T segundos, num segundo terá 1/T oscilações, a frequência será de 1/T Hz.
          O ouvido humano é capaz de distinguir frequências desde 20 Hz (vibrações lentas que chamamos de baixa frequência ou graves) até 20 kilohertz (20.000 Hz, vibrações rápidas que conhecemos como de alta frequência ou agudos).
          Amplitude: A amplitude é a quantidade de pressão que exerce a vibração no meio elástico, quanto mais forte soa, maior amplitude tem a onda sonora, já que exerce maior pressão no ar.
Intensidade: É um termo parecido com a amplitude, ainda que faz referência a quantidade de som. Mede-se como a potência sonora dividida pela superfície = P/m²
          Longitude de onda: É a distância entre duas oscilações contíguas de uma onda, entre dois pontos em igualdade de fase.
longitude de onda = velocidade do som / frequência
          As frequências mais altas têm menor longitude de onda, enquanto as mais baixas são de maior longitude de onda.
          Fase: A fase de um sinal é o ponto ou momento em que se encontra o sinal num instante determinado. Mede-se em graus de inclinação.

Por que o som não se propaga no vácuo?
O som se propaga através de ondas mecânicas. Uma onda mecânica é uma perturbação que se move e transporta a energia de um lugar para outro através de um meio. No som, a perturbação é um objeto que vibra. E o meio pode ser qualquer série de partículas interconectadas e interativas. Isso significa que o som pode se propagar através de gases, líquidos e sólidos.

Vejamos um exemplo: imagine um sino de igreja. Quando um sino toca, ele vibra, balançando para trás e para frente bem rapidamente. Quando o sino vai para frente, ele empurra as partículas de ar. Essas partículas de ar empurram outras partículas de ar que estão ao redor e assim por diante. Quando o sino vai para trás, ele puxa as partículas de ar que, por sua vez, puxam outras partículas de ar. Esse movimento de empurra e puxa é uma onda sonora. O sino que vibra é a perturbação original e as partículas de ar são o meio. As vibrações do sino empurram e puxam as moléculas de ar ao redor, criando uma onda sonora.

O som não se propaga apenas no ar. Encoste sua orelha contra uma superfície sólida, como uma mesa e feche os olhos. Peça para alguém bater com o dedo na outra extremidade da mesa. Essas batidas são a perturbação inicial. Cada batida emite vibrações através da mesa. As partículas na mesa se chocam umas contra as outras e se transformam no meio para o som. As partículas da mesa, por sua vez, chocam-se com as partículas de ar entre a mesa e seu tímpano. Quando uma onda se move de um meio para outro como esse, ocorre o que chamamos de transmissão.

No vácuo não existe meio para transmissão de som, por que no vácuo só se propagam ondas eletromagnéticas que não precisam de um meio para se mover, um exemplo seria a luz, que se propaga em forma de onda eletromagnética.

48 comentários:

  1. fabiana da Silva Lira vaillant 2ºc

    O SOM:a palavra som não é tão simples assim, se estudarmos ela com muito cuidado perceberemos que ela possui vibrasões longitudinais ao vibrar as moléculas complime e retraem (junta e separa) além disso o som contorna objetos, também depende do ambiente para escutar melhor, não se propaga no vacúo, mas nem todos os som são audiveis por exemplo o inflason.Para ser um som audiveu é possui vibrasões que vam de 20Hz até 20.000Hz, mas não ouça som muito auto pois preojudica o ouvido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. possui vibrasões longitudinais ao vibrar as moléculas complime e retraem (junta e separa) além disso o som contorna objetos, também depende do ambiente para escutar melhor, não se propaga no vacúo.





      aluno:Deywid
      2º B

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. o som depende do ar para se propagar , ele nao se propaga no vocu , e medido por frequencia ,hz , e entre outros modos , o e a vibração das moleculas do ar , exemplo quanto mais lento a vibração do ar mais grave o som chega ao timpano humano , a faixa audivel ao ser humano e de 20hz entre 20000hz , abaixo de 20hz a ser humano não esculta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O som é uma onda mecânica, longitudinal e transversal. Se propaga somente como tendo um meio material, ou seja, não se propaga no vácuo. O princípal propagador das ondas sonoras é o ar atmosférico. As propriedades do som são divididas em reflexão (quando a onda sonora se reflete em alguma coisa, temos como exemplo o eco), refração (quando a onda sonora muda sua direção de propagação), difração (a característica que as ondas sonoras possuem de passar por obstáculos), interferência (quando um mesmo local recebe dois tipos de ondas sonoras ao mesmo tempo), ressonância (poder de aumentar a intensidade e duração do som).
      As ondas sonoras também possuem timbre, altura (grave ou agudo, dependendo da frequencia) e intensidade (forte ou fraco, dependendo da amplitude).


      Nádia Pavin.

      Excluir
    2. O som nao se propaga no vacuo ele tambem é uma onda mecanica que se propaga na materia, pode se mover atravez de alguns meios que tenha energia como as ondas sonoras ,o som é composta por 5 propriedades como difração,reflexão,refração,interferencia,difusão e ressonancia.A frequencia sonora que nos seres humanos escutamos é de 20hz e 20.000hz e si for abaixo de 20hz nos seres humanos não escutamos como elefante ouvi som que nos seres humanos não escutamos por ser muito baixo.
      ELIDA MACEDO GOBATI 2 ANO A .

      Excluir
  5. O som é mecanica pois precisa de algo para faze , qualquer coisa provoca o som , como uma simples agulha caindo no chão tem um som ,mas não os escutamos pois é abaixo de 20hz.O som não se propaga apenas no ar. Encoste sua orelha contra uma superfície sólida, como uma mesa e feche os olhos. O som tem suas características ,tem a sua velosidade ,a infração ,o ultrassom etc... ALUNA: CAROL 2A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moises marçal da costa
      som forma onda mecanica de logitude ;que espalha em toda a direçao ;que cada vez mas loge a onda vai ficando mas fraco
      oser humano nao pode ouvir todo o som do mudo ;oexeplo o som do terremoto nos nao pode ouvir
      som grave tem frequencia mais fraca e .som agudo tem ferquecia mais forte

      Excluir
  6. o som depende do ar para se propagar , ele nao se propaga no vocu , e medido por frequencia ,hz , e entre outros modos.
    No vacuo não existe meio de transmição no som?por que o vacuo só propagam eletromagnéticas.

    aluno:Antonio carlos Pinaffi
    2°B

    ResponderExcluir
  7. o som formas ondas mecanicas que se propagam em meios materias. O som tambem define em trés tipos de voce detequitar o som, Altura, Intensidade e Timbre, o som tambem pode ser detequitado no estado sólido, liquido e gesosó. Temos tambem umas variaveis que o ser humano não comsegui detequitar como o Infrassom eo Ultrassom tambem não perpectivel ao ser humano, eo unico que o ser humano pode ouvir é o som audivel que tem como frequencia perpectivel 20HZ a 20000HZ, esse jé é o limite do ser humano ao passar diso ele pode perder a audição. ALUNO; Mauro Junior Reguero 2b

    ResponderExcluir
  8. O AR: é um dos principais meios que o som pode ser expandir, com a velocidade de 340 m por segundos.
    Vibração: essa vibração de ondas atinge o tímpano do nos nosso ouvidos, que passa a vibrar com a mesma frequência das ondas, transmitindo ao cérebro, impulsos elétricos, dando a sensação do som.
    Mauro Santana 2ºB

    ResponderExcluir
  9. ALUNO:Tiago lucas 2B
    O som precisa de um meio para se propagar por que o som não age naturalmente ,existem vários tipos de sons por que todas as coisas ou todas as matérias produzem um som alguns são graves outros agudos ,baixos ou altos ,más nos não escutamos todos eles ,os sons abaixo de 20HZ não conseguimos ouvir pois são muito baixos e os acima de 2000HZ podem prejudicar os nossos ouvidos pois são muito altos.

    ResponderExcluir
  10. ÂNGELA BROMATE RIBEIRO 2ºANO O som não pode se mover através de qualquer meio que possa vibrar essas vibrações são chamadas ondas sonoras sem dizer que são longitudinal e transversal..
    Sabe uma onda mecânica é só uma pertubação que se move através do trasporte de energia de um lugar para o outro o som também não pode se propagar no vácuo porque o som só se propaga em ondas eletromagnéticas que não precisam de meio para se mover...
    Um dos elementos básicos do som: Altura tonal, Intensidade, Timbre

    ResponderExcluir
  11. Nome: Jayne Ribeiro

    Serie: 2​°ano B

    Nesse texto fala que o som é uma vibração do ar, o som ele se move por qualquer meio que vibra e suas vibrações são chamadas de ondas sonoras. Quando as vibrações são lentas o som é mais grave, e quando ela for rápida o som é mais agudo. A frequência é demonstrada através do segundo ou do Hertz. Nós conseguimos ouvir vibrações a partir de 20Hz até 20.000Hz. Quando altitude é pequena o som é mais alto,e quando a altitude é maior o som é menor. As propriedades do som é Reflexão,Refração,Difração,Interferência,Ressonância. Os elementos basicos do som é a Intensidade,Altura e Timbre.

    ResponderExcluir
  12. Jania Conceição 2°B vespertino

    Sabemos que um objeto só pode emitir som se estiver rodeado de ar, porque ao estar rodeado de ar, as partículas que a compõe, faz com que o som se propaga.
    O som é um vibração e essa vibração é denominada de onda sonora, na qual é transmitida no ar e em qualquer material: gás, líquido ou sólido, mas uma onda sonora não se propaga no vácuo, porque precisa de um meio para se propagar, ao contrário da onda eletromagnética que não precisa de um meio para se propagar.

    ResponderExcluir
  13. O som pode se formar com qualquer coisa que possa vibrar , essas vibrações são chamadas de ondas sonoras .
    quanto mais lenta a vibração mas grave com uma frequência menor e quanto mais rapido mas agudo com maior frequência.
    aluna :Thaís Valadares Fagundes 2°B

    ResponderExcluir
  14. o som é uma vibração do ar,isto é,uma sequência de sobre pressões do ar em relação a uma média,que é a pressão atmosferica.ondas é a pertubação que se propaga transmitindo energia,quanto a direção temos como exemplos a mecanica,eletromagnética,unidimensionais,bidimensionaise e o som tem suas caracteristicas como o infrasson,ultrassom,audivel...ALUNA:JESSICA CAROLINE 2B VESPERTINO

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Cecillya Maryanne
    2°B

    O som é a vibração do ar, ou seja sem ar, sem som. Ele é uma onda mecânica, precisa de um meio para se propagar, ele só se propaga por conta dos movimentos que as partículas fazem ( as partículas que o compõe). O som é dividido em três frequências, a primeira é o infrassom que os sons são abaixo de 20hz ( nos não ouvimos), o segundo é o som audível que vai de 20hz ate 20 000hz e por ultimo vem o ultrassom que é acima de 20 00hz também não perceptível ao ouvido humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. observando o texto lido entendi que o som só é percebido atravéz da vibração estando presente o ar,uma sequência de pressões e depressões,por isso o som não ocorre no vácuo e as vibrações que ocorre são chamados de Ondas sonoras. O som que ouvimos é apenas vibração ou seja é comprimido e o ar fica mais denso o que ocorre. o som grave formas ondas um poucos separadas pois a vibração é lenta,no som agudo as vibrações são mais rápidas o que envolve frequência e duração. o som transmite também em outros meios como o meio líquidos que as partículas um poucos separadas no sólido as partículas estão juntas,e o gasoso elas estarão mais separadas. GLEYCIANE URTADO LOPES 2ano B.

      Excluir
  16. o som ele consegue diferenciar um som grave de um som agudo. O som no ar atravessa um movimento que ordena nas partículas,o som consegue também transmitir um movimento nas partículas e nas vizinhanças. As vibrações que possuem nos sons é de 20 hz ou as vezes de 20,o som forte é muito intenso é grande a amplitude o som fraco é um pouco intenso e pequeno a amplitude. As vibrações das ondas elas conseguem atingir o ouvido,o tínpano passa a vibrar a frequência das ondas.ELIZABETH GOMES DE OLIVEIRA 2anoB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O som não pode ser ouvido no vácuo, pois este só acontece com a vibração de uma determinada fonte sonora que atravéz do ar o som é transmitido, por isso que no vácuo as ondas sonoras não ocorre. O som se propaga no meio líquido, gasoso e sólido. se voz de uma pessoa vibrar com bastante intensidade maior será a energia sonora e a amplitude da onda. O ser humano não consegue ouvir o infrassom e ultrassom somente o som audível. GLEICY Urtado LOpES 2anoA

      Excluir
  17. Geremias V.S
    2° ano B
    Vespertino

    O som é um grande elemento da nossa vida para determinar um som seja ele natural ou produzido por seres humanos. Mas o que é som? Som são ondas sonoras que se propaga em meios matérias, e não se propaga no vácuo como as ondas eletromagnética que se propaga no vácuo.
    Assim definimos som como um elemento que se propaga por produção mecânica que é feito sobre uma matéria. Um som tem seus aspectos fisiológicos como “freqüência” que é o período de uma crista a outra. Outra característica é que ele pode ser agudo ou grave dependo da freqüência. No nosso dia-a-dia são detectados pelos ouvidos que mandam pelas células nervosas para nosso cérebro que tem como função interpretar o som que ouvimos.
    Nossos ouvidos tem um limite que é de 20 HZ á 20.000 HZ, ultrapassando esse limite ao risco de ficar surdo, por ocorrência do som bem alto. Esses problemas são geralmente ocorridos pelos fones de ouvido, não usar fones na construção civil, e entre outras.


    ResponderExcluir
  18. Larissa Franco 2º A

    O som é uma onda mecânica, pois precisa de um meio para se propagar. O sons ouvido pelos humanos tem frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz, abaixo ou acima dessa faixa é ultrassom e infrassom. Sons com baixas frequências são ouvidas por animais, ao qual eles sente que algo vai acontecer, um exemplo um terremoto.

    ResponderExcluir
  19. O som é uma onda mecânica que, ao contrário da onda eletromagnética, precisa de um meio material para se propagar. O som acontece quando ocorre uma perturbação que move as partículas existentes, que por sua vez movem as partículas vizinhas, etc. Nosso ouvido tem a capacidade de captar uma frequência (número de oscilações ou ciclos por segundo de uma vibração sonora)entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo disso, chama-se infrassom e acima ultrassom.

    ResponderExcluir
  20. O som é uma vibração ou uma sequencia de pressões do ar.O som se propaga através de ondas mecânicas, A onda mecânica é um transporte de energia que também chamamos de perturbação , o som podem sem propagar através de gases e liquido. MIRÉIA FERNANDES SANTANA 2 ANO MATUTINO

    ResponderExcluir
  21. Karina Turibios 2°B vespertino

    Como sabemos, o meio de transporte do som é o ar e pode atingir uma velocidade máxima de 340 m/s, o som é um fenômeno que acrescenta dois tipo de zonas, as zonas de compressão que é quando o ar fica mais denso e a zona de rarefação onde o ar fica menos denso. É capaz de produzir ondas sonoras que podem se propagar em sólido, líquido e gasoso.E a velocidade maior ocorre no sólido e a menor nos gases.

    ResponderExcluir
  22. Sandercléia Miranda da Silva 2° B vespertino

    O som se move através da vibração, a propagação do som transmite partículas para que oxilação produz através das cordas vocais . Os sons são bem audíveis, pois o ar é menos denso.
    O ar é meio principal do som, as ondas sonoras são produzidas por vibração de cordas.

    ResponderExcluir
  23. Jaqueline Renata 2°B vespertino

    A vibração é um meio que o som pode se mover, a onda sonora ao vibrar, emite som para sua vizinhança .
    Os sons possuem vibrações que vão de 20 Hz ATÉ 20.000Hz, faixa chamada de audio. A velocidade de um veículo do som é cerca de 340m/s . As ondas sonoras se propagam por meios materiais.

    ResponderExcluir
  24. Luana Viana 2º Ano A

    O som é uma vibração do ar, propagando-se no ar através de movimento ordenado das partículas que o constituem, que são chamadas de ondas sonoras. Os sons audíveis possuem vibrações que vão de 20 Hz até 20.000 Hz faixa, os sons que não conseguimos ouvir são chamados de infrassom que estão abaixo e o que está acima o ultrassons. O som possui elementos como, altura tonal, timbre e intensidade. O som não se propaga só no ar, também em meios sólidos e no vácuo não existe meio de transmissão de som

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joilton da Silva 2ª Ano-A

      Som:Nada mais é que vibração de cordas, vibração de colunas de ar ou vibração de discos e membranas. O som precisa de um meio parar se propagar como, solido, gás, liquido. No vacuo ondas mecanicas não se propaga pois não a meio de transmissão, o som audivel ao ser humano e de 20Hz a 15.000 Hz

      Excluir
  25. O som é uma vibração do ar.Ao vibrar, a fonte sonora ou seja, o corpo que emite som, comprime e rarefaz o ar que se encontra em sua vizinhança dando origem ao som que ouvimos.
    A frequênci é expressa em ciclos por segundo ou Hertz (Hz).
    Os sons audíveis possuem vibrações que vão de 20 Hz (ou 20 vezes por segundo) até 20.000 Hz (ou vinte mil vezes por segundo), faixa chamada de espectro de áudio. Os sons que não ouvimos estão abaixo (infrassons) e acima (ultrassons) deste intervalo.
    O ar é o principal veículo do som, que se propaga com uma velocidade de cerca de 340 m por segundo.
    No vácuo não existe meio para transmissão de som, por que no vácuo só se propagam ondas eletromagnéticas que não precisam de um meio para se mover, um exemplo seria a luz, que se propaga em forma de onda eletromagnética, estando ai o porque que o som não se propaga no vácuo


    ResponderExcluir
  26. Som é uma energia que se propaga em ondas. Percebemos os sons porque somos capazes de captar o movimento das ondas sonoras. Todo nosso organismo é capaz de sentir o movimento destas ondas, porém é o ouvido o órgão especializado na captação dos sons e na sua transmissão para nosso cérebro que, de acordo com o sinal enviado, é capaz de identificá-los.
    O som é resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. É energia que se propaga através de ondas, chamadas de ondas mecânicas porque precisam de um meio material para se propagar. Este meio pode ser sólido como a terra, líquido como a água ou gasoso como o ar.
    As ondas sonoras são ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais. Por serem longitudinais, são ondas de pressão e caminham no meio de propagação através de sucessivas compressões e rarefações das partículas do meio.
    As ondas são caracterizadas pelo comprimento de onda, amplitude, período e velocidade.
    A frequência de uma onda representa o número de oscilações por segundo, ou seja, o número de ciclos por segundo. A unidade é chamada de hertz (Hz).

    Por: Vanessa Nery Sperândio 2ºA

    ResponderExcluir
  27. Os sons audíveis possuem vibrações que vão de 20 Hz até 20.000 Hz.Nós seres humanos ouvimos sons que estão exatamente nessa variação sonora.
    A velocidade de transmissão do som varia de acordo com o meio em que ela se propaga.
    A intensidade sonora é medida em bel (B) ou decibéis (dB), nome dado em homenagem ao cientista norte-americano Graham Bell
    O som é uma onda mecânica, sendo assim não se propagam no vácuo pois precisam de um meio material para se propagar.

    ResponderExcluir
  28. Max-Dener Caetano Silva 2ºC Noturno

    O som que o ouvimos ele se propaga-se no ar atravez de particulas que o constituem .
    O som que chega nos nosso ouvido é atravez de uma encontração de vizinhança dando a origem ao som ou sejá uma vibração.
    Nos vaculos não existem transmissão de sons por que lá existem ondas eletromagnéticas ou seja as ondas nao prescisa de meio para se mover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabiana marçal da costa
      onda sonora é uma onda mecanica ; a sua frequecia pode ser grave ou agudo ,ela não aucila no vaco como as onda eletromaguinetica ,ela precisa de um meio para espandir
      não tem som baixo e nem alto tem forte e fraco ou grave e agudo

      Excluir
    2. O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo. Os sons naturais são, na sua maior parte, combinações de sinais, mas um som puro monotónico, representado por uma senóide pura, possui uma velocidade de oscilação ou frequência que se mede em hertz (Hz) e uma amplitude ou energia que se mede em décibeis. Os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma freqüência entre 20 Hz e 20 kHz. Acima e abaixo desta faixa estão ultra-som e infra-som, respectivamente.


      Adriely Andrade 2° A

      Excluir
  29. Jéssica Bargas 2° B vespertino

    O som é mecânica e ocorre no ar dependendo da altitude, se propaga no sólido, líquido e gasoso, dependendo das partículas que compõem. As vibrações sonoras acorrem várias vezes , num segundo, e são chamados de frequência mas não se propaga no vácuo e são longitudinal, pode ser agudo ou grave. Pode ocorrer difração, difusão, reflexão, interferência e refração.

    ResponderExcluir
  30. Thalía Cristina 2°A

    O som é uma vibração do ar e não se propaga no vácuo porque nele só se propagam ondas eletromagnéticas que não precisam de um meio pra se mover, diferente das ondas mecânicas, suas vibrações são chamadas de ondas sonoras. O som que conseguimos ouvir vai de 20 Hz até 20.000 Hz, através da altura você percebe se ele é grave ou agudo, o volume você percebe pela intensidade, e para conseguir distingui – lo utilizamos nosso timbre.

    ResponderExcluir
  31. Cristiane Rodrigues 2° B vespertino

    Como nós sabemos, o som é uma vibração do ar , o som forma ondas mecânicas
    e ondas eletromagnéticas. As ondas mecânicas: não se propagam no vácuo, porque ela precisa de um
    meio material para se propagar ex: pedrinha sendo lançada na lagoa.
    Diferentemente das ondas eletromagnéticas: que pode se propagar no vácuo, pois não precisa de um meio
    material para se propagar , ex: Eletricidade.

    ResponderExcluir
  32. Daniely Gomes 2 ANO C

    Som:ele é qualquer fenômeno capaz de causar ondas de pressão no ar.
    principais características:
    .altura:tempo que uma onda permanece soando;
    .intensidade: depende fundamentalmente da amplitude da onda sonora;
    .timbre: é a qualidade que relaciona o numero harmônico formado elemento ressoador ;
    .ataque: é o tempo que um instrumento leva para atingir seu timbre;
    O som se propaga mais rápido em meios sólidos , pois as partículas estão mais juntas. E o som não se propaga no vácuo .

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. O som é uma onda mecânica longitudinal e transversal. Ele apenas se propaga onde há matéria, no caso o ar da atmosfera é o mais comum propagador do som, quando falamos por exemplo o som se propaga através do ar ate os ouvidos de outra pessoa etc.. As ondas sonoras também possuem timbre, altura(grave ou agudo) e intensidade (forte ou fraco). Um exemplo perfeito para entender essas propriedades são os sons emitidos por instrumentos musicais ou até mesmo a voz durante uma canção.

    Juliano Castilho
    2º Ano A

    ResponderExcluir
  35. O som é uma onda mecânica, longitudinal e transversal. O ar atmosférico é o principal propagador das ondas sonoras e o som é composto por 5 propriedades como difração,reflexão,refração,interferência,difusão e ressonância. O som se move através da vibração. A vibração é um meio que o som pode se mover, a onda sonora ao vibrar, emite som para sua vizinhança .
    Os sons possuem vibrações que vão de 20 Hz ATÉ 20.000Hz, que é o áudio. Os sons audíveis possuem vibrações que vão de 20 Hz até 20.000 Hz faixa, os sons que não podemos ouvir são chamados de infrassom que estão abaixo e o que está acima o ultrassons.

    ResponderExcluir
  36. Por uma simples palavra, podemos nos perder um pouco no sentido.O som é produzido por corpos quando em vibrações, essa vibração é tranferida pelo ar de moléculas em moléculas até chegar ao nossos ouvidos... é audítivel no ouvido humano 20HZ a 20000Hz abaixo disso , não é perceptível ao ouvido humano. Sua velocidade é maior nos sólidos e menores nos gases, não se propaga no vácuo como já foi dito, somente as ondas eletromagnéticas conseguem se propagar. Concluimos que o som , suas caracteristicas principais são: Intensidade, timbre e altura.


    Carla Bassani 2a

    ResponderExcluir
  37. o som é produzido quando moléculas se chocam umas as outras, e assim produzum o som. quando maior o a velocidade que se chocam maior sera o som.
    o som que não é auditivel são os sons menores de 20hz, os sons que nossos ouvidos não suporta é de acima de 20000hz e ja os auditiveis são de 20hz a 20000hz.
    as ondas sonoras mecanicas precisam de um meio material para se propagar, ja as ondas eletromagneticas se propaga no vácuo como as ondas de radio e internet.
    vanildo luiz 2ANO C

    ResponderExcluir