quinta-feira, 7 de junho de 2012

A TEMPERATURA E SEUS EFEITOS

Temperatura
A temperatura é uma das grandezas físicas mais conhecidas e citadas atualmente. Todos os dias as pessoas lêem em jornais, ouvem no rádio ou vêem na televisão os boletins meteorológicos indicando as temperaturas máximas e mínimas para a sua região. Ajustamos a temperatura do forno do fogão e do aparelho de ar condicionado e verificamos nossa temperatura corporal quando estamos nos sentindo febris. Como podemos ver, a temperatura pode ser percebida de várias maneiras, entretanto, ela nos traz a informação de quão quente ou frio está um determinado corpo em relação a um outro corpo de referência, ou ainda como o indicador do sentido da troca de energia na forma de calor entre o corpo e sua vizinhança.
São as sensações táteis de “quente” e de “frio” que nos transmitem a primeira noção de temperatura. Dizemos então que quanto mais quente é um corpo, maior é a sua temperatura.
É do nosso conhecimento que, ao tocarmos com a mão uma porta de madeira e a maçaneta de metal, ambas à mesma temperatura, temos sensações térmicas diferentes. A avaliação de uma temperatura por intermédio do tato merece pouca confiança. Vemos assim que, para avaliar a temperatura com certo rigor, temos que recorrer a outros efeitos.
Do ponto de vista microscópico, a temperatura está associada à energia cinética média de translação das partículas (átomos, moléculas ou íons). Análises microscópicas mostram que qualquer corpo, seja ele sólido, líquido ou gasoso, é composto por partículas em constante agitação. Para um mesmo estado físico, a agitação das partículas está relacionada com a temperatura. Assim, a temperatura está intimamente ligada à energia cinética média das partículas que compõem o corpo. Uma temperatura mais alta indica maior agitação das partículas e, portanto, maior energia cinética média.
O físico irlandês William Thomson (Lorde Kelvin) chegou à conclusão de que havia uma temperatura mínima possível, que recebeu o nome de zero absoluto e seria atingida quando todas as partículas de um corpo estivessem imóveis. Sabemos hoje que quando um corpo é resfriado continuamente, os átomos não chegam a ficar completamente imóveis, ou seja, a energia cinética das moléculas do sistema tende a um valor mínimo e não nulo, mas atingem um estado no qual é impossível extrair mais energia do corpo; essa é a definição moderna de zero absoluto, corresponde à temperatura de zero kelvin equivalente à -273 ºC.

Provocação 1- Quanto maior a temperatura de um corpo, mais calor ele possui?
A resposta é não. A temperatura é uma grandeza física que está relacionada com a energia cinética média das moléculas do corpo, enquanto o calor é uma forma de energia em trânsito (movimento). Portanto, não tem sentido falar em calor de um corpo. No dia-a-dia, quando alguém diz que está com calor, na verdade ele se refere à sensação térmica. O nosso organismo, quando se encontra em um ambiente à temperatura menor que 36ºC, está liberando continuamente energia na forma de calor. Se as condições atmosféricas do ambiente (umidade relativa do ar, temperatura, etc.) não favorecerem ao organismo ceder o excesso de energia para o ambiente, dizemos que estamos com “calor”.
Provocação 2- Pode-se dizer que a temperatura é a medida da quantidade de calor de um corpo?
Devemos observar que o termo calor só pode se usado para indicar a energia que passa de um corpo para outro (em trânsito) devido exclusivamente a uma diferença de temperatura. Não podemos, portanto, dizer que um corpo “possui calor” ou que “a temperatura é uma medida do calor de um corpo”. A absorção de calor por um corpo acarreta um aumento da sua energia interna, mas não obrigatoriamente na sua temperatura (por exemplo, durante uma mudança de fase, a temperatura permanece constante apesar de o corpo receber calor).


Aplicação Tecnológica: Termografia
A Termografia é um procedimento que permite mapear um corpo ou região para distinguir as diferentes temperaturas. Ela é uma ferramenta de diagnóstico e monitoração para a medicina e a engenharia.
A Termografia pode ser entendida como um método de detecção da distribuição da energia térmica emitida pela superfície de um corpo ou de uma região. Trata-se de uma modalidade com várias aplicações, começou por ser usada e desenvolvida para fins militares e de investigação espacial. Na década de 50 já era usada na medicina e na medicina veterinária como ferramenta de auxílio ao diagnóstico e monitoração da recuperação. Também é muito utilizada nas áreas da engenharia civil, automotiva, aeronáutica, mecânica e eletrotécnica.
Como exemplo de aplicações na medicina e na medicina veterinária podemos citar a determinação de problemas circulatórios, a localização de infecções, a análise de danos musculares e o estudo de problemas de locomoção. As infecções alteram a distribuição térmica tópica devido à variação na irrigação sangüínea do tecido, provocando uma variação de temperatura.

Calor e equilíbrio térmico
Quando dois corpos a temperaturas diferentes são colocados em contato, inicia-se um processo de transferência de energia do corpo mais quente (o que tem maior temperatura) para o corpo mais frio (o que tem menor temperatura). Esse processo ocorre naturalmente e a energia transferida é, como já citamos, chamada calor. Como resultado da transferência de energia, a temperatura do corpo mais quente pode diminuir e a do corpo mais frio pode aumentar. O processo de transferência de energia acaba quando os dois corpos atingem a mesma temperatura, ou seja, quando os dois corpos atingem o equilíbrio térmico.
Na situação inicial da Figura 2, o corpo A está a uma temperatura superior à do corpo B. Postos em contato e isolados do meio externo, os dois corpos acabam por atingir a mesma temperatura final.

Quando colocamos uma lata de refrigerante no interior de um refrigerador (Figura 3), normalmente a lata está mais quente do que o interior do refrigerador. Então o refrigerante vai esfriando até atingir a temperatura do interior do refrigerador. A partir daí não existe mais condições para a transferência de energia na forma de calor.
Para medir a temperatura de um corpo colocamos um termômetro em contato com ele. Se as temperaturas do corpo e do termômetro forem diferentes, a temperatura indicada pelo termômetro varia até se fixar em um determinado valor. Nesse instante o termômetro está em equilíbrio térmico com o corpo e a temperatura indicada é a temperatura comum do corpo e do termômetro.

Quando uma panela com água é aquecida em um fogão a gás, a água aquece, mas a chama não esfria em resultado desse aquecimento. De fato a temperatura da chama mantém-se constante, pois fornece energia através da combustão de gás natural. Quando uma substância é aquecida, a temperatura geralmente aumenta, mas podem ocorrer situações em que a temperatura não varie. Nesse caso podemos estar diante de uma mudança de fase, como por exemplo, a fusão e a ebulição da água. Esse assunto será discutido posteriormente.

A medida da temperatura corporal
A avaliação da temperatura do corpo humano é muito importante, pois muitas doenças, como por exemplo os resfriados, podem produzir um aumento da temperatura corporal. A febre é a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitas como indicadores de febre as temperaturas acima de 37,5º C. Há também situações de anormalidade em que a temperatura diminui abaixo de 35 ºC de modo não intencional, caracterizando uma hipotermia.
Os termômetros utilizados na medida da temperatura corporal são chamados termômetros clínicos (Figura 8). Atualmente, existem no mercado vários tipos desses termômetros, a maior parte digital. Entretanto, ainda é muito usado o termômetro clínico de mercúrio. Os termômetros clínicos de mercúrio apresentam junto ao bulbo, no início do tubo capilar, um estrangulamento que não impede a passagem do mercúrio quando a temperatura sobe, porém, quando a temperatura baixa, o mercúrio não pode passar para o bulbo, ficando indicada a temperatura máxima atingida. Portanto, trata-se de um termômetro de máxima. Para ser usado novamente, o termômetro deve ser sacudido para que o mercúrio volte para o bulbo.
Quando colocamos a extremidade do termômetro clínico em contato com o corpo, o líquido no interior do tubo capilar desloca-se de acordo com a temperatura do corpo. É importante notar que, após colocar o termômetro sob o braço, precisamos esperar alguns minutos. Esse tempo é necessário para que se estabeleça o equilíbrio térmico entre o corpo e o termômetro. Assim, o termômetro vai indicar exatamente a temperatura do corpo. Para "ler" a temperatura, basta verificar onde a extremidade da coluna de mercúrio se encontra, utilizando a escala termométrica.

Pontos fixos
É possível mostrar que, sob certas condições, alguns fenômenos físicos sempre ocorrem à mesma temperatura, e que, durante o fenômeno, a temperatura permanece constante.
As temperaturas em que tais fenômenos acontecem são denominadas pontos fixos. Dois desses pontos fixos são particularmente importantes para o estudo da Termometria: o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água.
Ponto de fusão do gelo, ou ponto de gelo, é a temperatura do gelo fundente (gelo e água em equilíbrio térmico) sob pressão normal.
Ponto de ebulição da água é a temperatura da água em ebulição sob pressão normal. A ebulição se caracteriza pela formação de bolhas de vapor no interior da massa líquida.

Em 1724 Gabriel Fahrenheit (1686 - 1736) usou o mercúrio como líquido do termômetro. A expansão térmica do mercúrio é grande e uniforme. Ele não adere ao vidro e permanece líquido em um grande intervalo de temperaturas (de -39ºC até 357ºC). Sua aparência metálica facilita a leitura.

Escala Celsius
Para se conseguir que termômetros diferentes marquem a mesma temperatura, nas mesmas condições, é necessário se estabelecer um padrão comum para eles, ou seja, uma escala termométrica. Na escala Celsius são escolhidas duas referências: uma é a temperatura de fusão do gelo e a outra é a da ebulição da água (na pressão de uma 1 atm).
Nessa escala, são atribuídos os valores 0 (zero) para o ponto de gelo e 100 (cem) para o ponto de vapor. Divide-se o intervalo entre os dois pontos fixos (denominado intervalo fundamental) em cem partes iguais. Cada uma dessas partes constitui a unidade da escala, denominada grau Celsius (símbolo ºC). Portanto, o grau Celsius corresponde a um centésimo do intervalo fundamental.

Escala Fahrenheit
Outra escala, que ainda é usada em países de língua inglesa, é a escala Fahrenheit, em que o zero (0ºF) foi escolhido para a temperatura de um certo dia muito frio na Islândia e o cem (100ºF) para a temperatura média corporal de uma pessoa.
Os valores atribuídos, nessa escala, para o ponto de gelo e o ponto de vapor são, respectivamente, 32 (trinta e dois) e 212 (duzentos e doze). O intervalo fundamental é dividido em 180 (cento e oitenta) partes iguais, cada uma das quais constitui o grau Fahrenheit (símbolo: ºF). Assim, o grau Fahrenheit corresponde a 1/180 do intervalo fundamental.

Escala Absoluta Kelvin
Teoricamente, não existe nenhum limite superior de temperatura, isto é, não há um estado térmico que possa ser considerado mais quente que todos os demais.
No entanto, é possível demonstrar que existe um limite inferior de temperatura, ou seja, um estado térmico onde as moléculas apresentam a menor agitação térmica possível. A esse estado térmico dá-se o nome de zero absoluto, conforme citado anteriormente. Embora seja inatingível na prática, foi possível chegar, através de considerações teóricas e experimentais, à conclusão de que o zero absoluto corresponde, nas escalas relativas usuais, a – 273,15 ºC (usaremos o valor aproximado de – 273 ºC) e – 459,67ºF.
Embora a criação das escalas absolutas envolva considerações mais complexas de Termodinâmica, nessa altura podemos definir escala absoluta como sendo qualquer escala termométrica que tenha origem no zero absoluto. A cada escala relativa podemos fazer corresponder uma escala absoluta que possua a mesma unidade. À escala Fahrenheit corresponde a escala Rankine, cujo grau termométrico (ºR) é igual ao grau Fahrenheit (ºF). Não estudaremos por ser de pouca aplicação prática entre nós. A escala absoluta Kelvin, que tem origem no zero absoluto (-273ºC, aproximadamente) e unidade denominada kelvin (símbolo: K), é igual ao grau Celsius.

60 comentários:

  1. Podemos ver que a temperatura pode ser percebida de varios modos po exemplo:ajustamos a temperatura do fogao,e a alguns minutos ao colocarmos a mao,ele estara bem quente que podera ate queimar nossa mao.Frio por exemplo,ao estar em um lugar com temperatura ambiente,ao ligar o ar condiconado a poucos minutos,sentira arepios,devido a temperatura,frio.No ponto de vista microscopico a temperatura esta associada a energia cinetica media de translacao das particulas (atomos,moleculasou ions),na qual a analise de microscopio mostram que qualquer corpo seja solido,liquido ou gasoso é composto por particulas em contante agitacao. 2B VESPERTINO (GLEICILAINE)

    ResponderExcluir
  2. 2 ano 15 de junho de 2012. A temperatura e um dos grandes fisicas mais conhecidas e citadas atualmente, e assim podemos ver que a temperatuda pode ser percebida de varias maneiras, e uma dela e que quando mais quente e o corpo maior e a sua temperatura; anula silvani;

    ResponderExcluir
  3. Comforme o texto lido compreendi que temperatura é entendida de formas como o calor por exemplo, mas que realmente temperatura é a agitação de particulas tanto de um corpo líquido,gasoso ou sólido quanto mais essas partículas se agitarem maior será sua energia cinética. O equílibrio ocorre quando um corpo de temperatura maior entra em contato com um corpo de temperatura menor,isso faz com que este corpo fique mesma temperatura. quando caminhamos ou fazemos algo que faça com que nosso corpo movimente e a temperatura interior fique maior dizemos então que estamos com calor mas isso ocorre porque as molélucas do nosso corpo em grande movimento.as vezes o aumento da temperatura do corpo porque o organismo não esta bem como uma febre que está muito alto,para midir essa temperatura usa-se um termômetro. Gleyciane urtado lopes 2ano B

    ResponderExcluir
  4. gleicy urtado lopes 2ano B. Na física a temperatura é transmitida de várias formas como por exemplo uma pessoa que necessita de energia em forma de calor para se aquecer.Quando um corpo está muito quente mai0r é a sua temperatura, é o que nosso,conhecimento nos trás a mesma temperatura, e temos sensações témicas diferentes,por intermédio do tato e ficamos meio em dúvidas e procuramos outros efeitos, um exemplo a do microscópio, a temperatura esta associada a energia cinéticas das particulas que copõem o corpo.

    ResponderExcluir
  5. CRISTIANE 2 ANO B

    COM OS MOVIMENTOS DAS PARTICULAS AUMENTA A TEMPERATURA E COM ISSO FORMA O EQUILIBRIO TERMICO .
    POR EXEMPLO; UM CORPO FRIO ENCONTRA COM O OUTRO QUENTE VAI OCORRER A TRANSFERENCIA DE CALOR ENTRE ELES .

    ResponderExcluir
  6. O texto diz que a temperatura de um corpo não é a mesma coisa que a quantidade de calor que ele emite, e sim que a temperatura em si esta ligada diretamente a agitação das partículas que formam o corpo. Todos os corpos são compostos de partículas, hoje se sabe que nenhum corpo encontra-se em total repouso pois segundo cientistas o único jeito de colocar um corpo em completo repouso é se ele estiver em zero absoluto ou -273k (o equivalente a -546,15 graus Celsius segundo o Google ;). Então se uma pessoa diz que esta "fritando" de calor, significa que as partículas dela estão em um grau de agitação mais frenético que o normal, é claro que a sensação térmica do local influencia muito nisso, mas de um jeito ou de outro ela não deixa de estar quente :). Agora se essa pessoa que esta com as partículas em movimento acelerado dar um abraço bem forte em alguém que esteja com uma temperatura inferior, ela vai estar realizando a transferência de energia cinética, e com isso a outra pessoa ficará mais quente, mas ao mesmo tempo a temperatura do transmissor irá diminuir, até os dois ficarem com a mesma temperatura. Falei demais pode dar 2 pontos professor

    ResponderExcluir
  7. Enquanto a temperatura está diretamente ligada a energia cinetica das particulas, ou seja, sua agitação, o calor é energia em movimento (transportada de um corpo para outro). Sendo assim, ninguem "possui" calor, só o transporta. Por isso a avaliação de uma temperatura através do tato não é confiável. Como a temperatura está ligada com o grau de agitação de partículas, quanto maior o grau de agitação, maior a temperatura.
    No mundo todo, existem três tipos de escalas usadas para medir o grau de temperatura. A escala Celsius (usada no brasil), a Kelvin (usada no mundo científico) e a Fahrenheit (usada na Inglaterra).
    Há uma teoria, que atualmente é pouco confiável, de que as moléculas sessarão seu movimento quando atingirem a temperatura de 0 absoluto (0 kelvin). Mas, na verdade, o movimento apenas diminuirá muuuuito.

    Nádia.

    ResponderExcluir
  8. Podemos ver que a temperatura pode ser percebida de vários modos: regulando a temperatura do fogão, em alguns minutos ou ate segundos se colocarmos as mãos na superfície do fogão teremos uma sensação de queimaduras, por que a temperatura do fogão estará muito quente. Frio: Ao estarmos em um determinado local com temperatura do ambiente, e entrarmos em um determinado recipiente veremos que, ao entrar sentiremos uns pequenos arrepios, por que estávamos em temperatura ambiente e entramos em temperatura abaixo do ambiente e com isso causa um pequeno atrito com nosso corpo que estamos acostumados com a temperatura do ambiente.
    Mauro Santana 2º C Noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ae tem no Google, favor Refazer o Seu Comentario, faça com ideias originais. e nao faça plagio.. isso é Crimee #

      Excluir
    2. CRIME ONLINE . Irá pagar por isso .

      Excluir
  9. A temperatura está no nosso dia a dia, quando cozinhamos ou tomamos banho. Há as escalas, Escala Fahrenheit, Absoluta Kelvin (usada cientificamente)e Escala Celsius(a que nós usamos)para medi-la. Quanto maior o movimento das moléculas, maior será a temperatura. Devido a isso, dizem que ao atingir a temperatura do 0 absoluto (0 kelvin), o movimento cessará. O zero absoluto nunca foi atingido e a verdade é que o movimento nunca cessará, apenas diminuirá drasticamente.

    ResponderExcluir
  10. FABIANA 2 C

    A temperatua é uma grandesa fisica que ouvimos farar diariamente. pois se vôce é uma pessoa que não lê jornal.Não tem poblema todos os dias voce assiste televisão, então no caso vôce todos os dias vai ficar enformado da temperatura seja da sua cidade ou pais... mas tem porém pois as vezes interpretamos ela de forma diferente do que se refere na verdade.(exemplo quando almenta a temperatura de um corpo mais calor possui)< está afirmação está errada.pois o calor está ligada ao movimento de um corpo,e a temperatura a energia cinética.

    ResponderExcluir
  11. NOME : JANIA CONCEIÇÃO 2°
    A TEMPERATURA É ALGO IMPORTANTE , AS PESSOAS QUEREM ESTAR INFORMADAS SOBRE A TEMPERATURA DO OUTRO DIA E ASSIM SUCESSIVAMENTE,E POR EXEMPLO SE VOCÊ PASSAR ALGUMAS HORAS EM UMA SALA COM AR CONDICIONADO E DEPOIS SAIR PARA FORA, NUM DIA DE VERÃO .VOCÊ PERCEBE QUE A TEM PERATURA MUDA., VOCÊ TAMBÉM PODE PERCEBER A TEMPERATURA ATRAVÉS DE UMA PANELA QUENTE......E ASSIM

    ResponderExcluir
  12. Aluno:Geremias v.s
    2 ano B

    A temperatura é uma elemento da natureza que estará sempre presente na nossa vida,assim o nossa planeta também depende disso a “TEMPARATURA”,que está afetando o nossa planeta planeta terra com efeito estufa. Mas aproveitamos disso como o calor para cozinhar os alimentos ou esfriá-los na geladeira, etc.
    O texto traz uma grande importância as unidade de medida de temperatura como kelvin, Fahrenheit são muito utilizado muito hoje, para resolver grandes temperatura.
    Assim temos que nos adaptar as grandes mudanças de temperatura que pode trazer doenças como câncer de pele e outros mais sérios

    ResponderExcluir
  13. DIEGO MARCOS
    2 ANO B
    Dizemos então que quanto mais quente é um corpo,maior e sua temperatura.É do nosso conhecimento que ao tocarmos com a mão uma porta de madeira e a maçaneta de metal,ambos a mesma temperatura,tem sensações térmicas diferentes.A avaliação de uma temperatura por intermédio do tato merece pouca confiança.

    ResponderExcluir
  14. THAÍS VALADARES 2°B:O que nos transmite a primeira noção de temperatura são as sensasões tateis ,então dizemos que quanto mais quente um corpo maior sua temperatura .
    A temperatura esta associado a energia cinética média de traslação das particulas (atamos ,moleculas e ions qualquer corpo seja sólido ,gasoso,ou liquido é composto por partículas em constante agitação e dizem que essa particulas estão associadas com a temperatura,então a temperatura esta ligada a energia cinética média das particulas que compõem o corpo , com a temperaturamais alta maior a agitação das particulas ,maior a energia cinética media .

    ResponderExcluir
  15. A temperatura esta associado a energia cinética média de traslação das particulas (atamos ,moleculas e ions qualquer corpo seja sólido ,gasoso,ou liquido é composto por partículas em constante agitação. A temperatura é uma elemento da natureza que estará sempre presente na nossa vida,assim o nossa planeta também depende disso a “temperatura”,que está afetando o nossa planeta planeta terra com efeito estufa. 2°B antonio pinaffi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltaa de Organização, favor refazer o Comentario.. falta de Conteudo#

      Excluir
  16. Jayne Ribeiro
    2° ano B
    A temperatura está em diferentes modos no nosso mundo atualmente, ela está ligada a energia cinética. Na temperatura temos o Kelvin que é usado mais para as contas que fazemos em sala. É chamada de calor a transferência do corpo frio ao corpo quente e esse processo acaba quando os corpos ficam em equilíbrio térmico. Nós usamos o termômetro para medir a nossa temperatura que é em Celsius. Temos três escalas: Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIDIANY
      2 ANO B

      A temperatura é umas das grandezas que podemos perceber quando estamos nos sentidos febris,ou indica uma troca de energia na forma de calor entre o corpo,essa sensações de quente e fria é uma nação da temperatura que quanto mais quente é um corpo maior a temperatura.Onde as sensações térmicas são diferentes que associa a energia cinética.

      Excluir
    2. JESSICA BARGAS
      2 ANO B

      Dizemos que a energia é muito usado nos meios de comunicações e tem um significado especial para ciência e a tecnologia.Onde o termo energia tem um significado especial a uma grandeza imporatante que esta relacionada com os fenomenos que ocorrem na naturaza onde envolve transformações de energia

      Excluir
    3. Jesssica Bargas
      2 ano b

      professor comentei a energia no lugar da temperatura

      Excluir
    4. TIAGO LUCAS 2°ANO B
      A temperatura está relacionada a muitas coisas e é usada de varias formas e escalas ,existem três escalas o celcius ,fahrenheit e o kelvin .a escala usada no Brasil é o celcius ,mas para a ciencia em todo lugar é usado a escala kelvin.A temperatura pode ser trasmitida de varias maneiras como a calefaçao ,condução e a covecsão.A temperatura é tão importante que o planeta e todos os seres vivos precisão para sobreviverem por que se não existice temperatura praticamente todos os seres iriam congelar.

      Excluir
    5. Aluno: Tiago Silva
      2 Ano: B

      Existem vários tipos de temperatura,por exemplo,a temperatura do corpo, a temperatura do tempo, a do forno entre outras.
      A temperatura do corpo esta relacionada a energia cinética,que a medidas das moléculas do corpo. O termo temperatura, esta relacionado a vários tipos, o calor corporal medida da temperatura,escala Celsius, entre outras escalas envolvendo termômetro.
      Por exemplo,quando dois corpos de temperaturas diferentes se encontram,isso ocorre uma transferência de energia,o que esta mais quente,vai para transferência,o corpo mais frio,passa ser igual as duas temperaturas estando em equilíbrio térmico.

      Excluir
  17. Podemos dizer que o calor seria o grau de agitação que cada partícula pode atingir. Existem três escalas: Celsius (símbolo: ºc há que atualmente usamos),Fahrenheit (símbolo: ºF Escala inglesa)e Absoluta Kelvin(símbolo: K Escala cientifica). A temperatura como podemos ver está totalmente ligada a energia cinética, quanto maior grau de agitação maior será a temperatura, diariamente buscamos o equilíbrio térmico como por exemplo: Quando entramos em contato com o chão em um inverno, neste momento o corpo passará por condução a temperatura do corpo para o piso... Entrando assim em equilíbrio térmico. Hoje, podemos dizer que nenhuma temperatura chegou ao zero absoluto, e sim próximo. E até o momento acredita-se que, ela não cessaria o seu movimento e sim seria absolutamente lento!

    Carla Bassani... 2ªA

    ResponderExcluir
  18. 2 b M.J.Reguero... A temperatura está em nosso dia-dia, quando alguém diz que esta com calor, na verdade ele se refere à sensação térmica.A temperatura do nosso corpo é de 36c. Se a temperatura de um ambiente não favorecem o nosso organismo cede o excesso de energia para o ambiente, ai nós dizemos que estamos com calor. Nós temos 3 meios de medir a temperatura do nosso corpo,Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favoor Refazer esse Comentario, Falta de Conteudo #

      Excluir
  19. Na temperatura usamos 3 escalas,elas são:
    Celsius: A mais usada na maioria dos países inclusive no nosso.
    Kelvin: Usada para definir alguma temperatura cientificamente. Pois é considerada o Zero Absoluto,ou seja, a temperatura minima possível,isso acontece quando todas as particulas estão completamente imóveis.
    Fahrenheit: Usada na Inglaterra.
    A temperatura está associada ao movimento das partículas,seja átomos, moléculas ou íons. Quanto maior a temperatura maior é a movimentação das partículas e quanto menor a temperatura menor será essa movimentação.
    O equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos de temperatura diferente se encontram,ocorrendo o processo de condução, isso ocorre quando o corpo com maior temperatura passa calor para o corpo com menor temperatura acontecendo assim um equilíbrio térmico.
    Existe também o chamado ponto fixo, isso ocorre quando alguns fenômenos físicos sempre ocorrem à mesma temperatura, e que, durante o fenômeno, a temperatura permanece constante, um exemplo disso é o ponto de fusão do gelo (0ºC) e a de ebulição da água (100ºC).

    ResponderExcluir
  20. DEYWID DA SILVA
    2 ANO B


    HÁ dois tipos de temperatura maximas e minima,transmitindo sensações de calor e frio,essas são chamada de sensações táteis.Do ponto de vista microscópio,a temperatura esta associada a energia cinetica media de transformações das particula.Segundo o fisico Irlandês Willian thonson a temperatura minima possivel,recebe o nome de zero absoluto,isso acontece quando todas as particulas de um corpo estivesse imóveis.

    ResponderExcluir
  21. 2°b valdeir dias .A temperatura está em nosso dia-dia, quando alguém diz que esta com calor, na verdade ele se refere à sensação térmicatemperatura esta associada a energia cinetica media de transformações das particula.se a temperatura de uma ambiente não favorece o nosso organismo céde o acesso da energia pára o ambiente ai nós dizemos qe estamos com calor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome: Clailson da Silva Aires
      2°ano B

      hoje conseguimos perceber e estudar a temperatura e obter resultados como nós queremos, usamos ela em um forno de fogão, em uma sala para ficar com o clima que nós queremos.
      Um corpo que possui temperatura alta, ele tem a ausência de calor; ou seja as partículas que possuem esse corpo estão muito agitadas em movimentos cinético, quando dizemos que estamos com calor; é que as moléculas estão em grande movimento e a energia dela nos transferem calor, quando um corpo entra em equilíbrio térmico, é quando se entra em contato ou transferem energia ou o inverso entrando assim em equilíbrio térmico. Podemos medir a temperatura de um corpo através de escalas: como Fahrenheit, Kelvin e Celsius. Temos com elemento o mercúrio mais usado em termômetro para mostrar em numeros a temperatura de um corpo.

      Excluir
  22. 2 ANO B antonio marcos: a temperatura esta associada ao tempo e que tambem esta sempre presente no nosso dia-a-dia,como por exemplo a previsão do tempo quando são anunciado em jornais,radio e televisão onde nos ser humano queremos sempre estar informado se na nossa região vai ser um dia de muito sol,frio ou de muita chuva,pois sabemos que a temperatura esta sempre ligada ao nosso planeta pois a temperatura esta ligada a energia cinetica como por exemplo a temperatura kelvim onde e'usada para calculos.quando nosso corpo esta quente é claro que a temperatura é maior.pois sabemos que a temperatura não eswta relacionado somente ao tempo mas que tambem esta relacionado nos deveres de casa como os alimentos que são realizado na cozinha onde são realizado a base de temperatura quando nos cozinhamos os alimentos sobre a temperatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabethe 2°B

      assim como nós podemos ver a temperatura ela pode ser percebida de várias maneiras, portanto ela nos tras as informações como um ideterminado corpo em relação a um outro corpo de referência . A temperatura , é uma grandeza física que está relacionada com a energia cinética em média das moléculas.

      Excluir
  23. JESSICA CAROLINE 2B a temperatura esta associada ao tempo e esta em nosso dia a dia como quando fazemos nosso alimentos usamos ela para cozinhamos pois atraves dele podemos comer muito bem o nosso alimentos.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Refazer o comentário, pois não foi o suficiente.

      Excluir
  24. Thayciane Danielly
    2° Ano A

    Sabemos que há três tipos de escalas usadas para medir a temperatura, sendo elas Kelvin(K), Celsius (°C) e a Fahrenheit (°F). No Brasil a usada é a escala Celsius onde o zero é o grau absoluto e cem seu grau de ebulição. Hoje após vários estudos podemos concluir que a temperatura é o grau de agitação das moléculas, quanto maior a agitação maior será a temperatura e vice-versa, a temperatura está totalmente ligado ao trabalho cinético. A temperatura influência em vários aspectos como o aquecimento e o resfriamento de um determinado elemento. O calor é uma coisa que não se perde simplesmente se transforma em algo mais quente ou mais frio.
    O equilíbrio térmico ocorre quando uma determinada matéria que se encontra em uma temperatura inferior é misturada a outra matéria com temperatura maior e as duas consegue ficar com a mesma temperatura. Resumidamente podemos dizer que equilíbrio térmico é a mesma coisa que temperatura iguais.

    ResponderExcluir
  25. JÉSSICA BARGAS

    2 ANO B

    A temperatura nós podemos perceber em nosso dia-dia , como a temperatura do nosso corpo quando transferimos pela condução. Nós ouvimos falar no rádio , na tv , boletins metereológicos para saber a temperatura máxima e mínima da região.
    A temperatura é pelo movimento das partículas , que faz aumentar quanto maior o movimento maior será. E quando a temperatura do nosso corpo aumenta nós ficamos com febre.
    Nós podemos perceber de várias maneiras , ela nos trás informações de quente e frio diferenciando um corpo de outro.
    Quando um corpo está frio e o outro está em temperatura menor são passado pela condução eles começam a entrar em equilíbrio.

    ResponderExcluir
  26. Thalía Cristina 2°A

    A temperatura pode ser observada de várias maneiras. Como vemos em jornais indicando a temperatura máxima e a mínima pra cada local. A definição de zero absoluto determina que a temperatura corresponda a zero Kelvin que equivale a -273°C. Termografia é um método que distingue as diferentes temperaturas, usada na medicina, medicina veterinária, engenharia civil, aeronáutica entre outras. Quando dois corpos em temperaturas diferentes ficam em contato, o mais quente irá passar calor para o mais frio até os dois obter a mesma temperatura havendo um equilíbrio térmico. Existem também três escalas para medir a temperatura, são elas: Escala Celsius, Escala Fahrenheit e Escala Absoluta Kelvin.

    ResponderExcluir
  27. Liauany 2°B Vespertino

    Hoje podemos ter vários tipos de temperaturas, a que usamos em nosso corpo ou a temperatura da natureza.
    Então a temperatura é fundamental, os seres vivos e nós também somos movidos à temperatura do nosso
    corpo e à temperatura do ambiente.

    ResponderExcluir
  28. Sandercléia 2°B Vespertino

    A temperatura hoje em dia, é uma das grandezas física,quando a temperatura de um corpo
    estiver alta,ele não possui calor.Para medir a temperatura utilizamos um termômetro .
    se sua substância for aquecida a sua temperatura vai aumentar.As temperaturas em que tais fenômenos acontecem , são denominados pontos fixos.
    e está ligada à energia cinética média das partículas

    ResponderExcluir
  29. Jaqueline Renata 2°B

    A temperatura é mais citada e conhecida pela física. Todos os dias podemos ajustar a temperatura do forno do fogão,do tempo. do nosso corpo.
    Na temperatura podemos perceber várias maneiras, ela nos traz informações do ar frio e o ar quente.

    ResponderExcluir
  30. Karina Turibios 2°B vespertino
    A temperatura está presente no nosso dia-a-dia,como a previsão do tempo,
    a temperatura do nosso corpo,e assim
    sucessivamente,e há dois tipos de temperatura a máxima e mínima, e existem três escalas
    para se mediar a temperatura, a escala Celsius, a fahrenheit, e a kelvin . no Brasil como todo mundo
    sabe usamos a escala Celsius.

    ResponderExcluir
  31. Thayza Luz 2°ano A

    Temos a presença da temperatura de várias formas, ela é uma energia cinética média podendo chegar a várias temperaturas diferenciadas como por exemplo a temperatura mínima possivel que é zero absoluto.O zero absoluto é correspondida a zero kelvin que tem o valor de -273°C. A termografia foi um método criado para diferenciar a temperatura (energia), é utilizado na medicina,medicina veterinaria entre outras coisas.
    Calor e equilibrio térmico- é quando dois corpos em diferentes temperaturas entram em contato,o mais quente irá passar sua temperatura (calor) para o mais “frio” até os dois estarem na mesma temperatura que haverá um equilibrio térmico.Não esquecendo que também existe três escalas para medir a temperatura que é Escala Celsius, Escala Fahrenheit e a Escala Absoluta Kelvin.

    ResponderExcluir
  32. Ananias neto 2º Ano C28 de junho de 2012 às 07:45

    A temperatura esta presente em tudo que existe por exemplo se vamos cozinhar algo deve estarn a determinada temperatura, ou se esta frio entre outros, existem três formas de medir as temperaturas:
    *Escala Celsius, Escala Fahrenheit, Escala Absoluta Kelvin. Usamos no brasil a escala Escala Celsius.
    "A Termografia é um procedimento que permite mapear um corpo ou região para distinguir as diferentes temperaturas".
    Um exemplo de aplicações na medicina e na veterinária pode-se destacar a determinação de problemas circulatórios, a identificação de infecções, entre outros. As infecções alteram a distribuição térmica do corpo, provocando uma variação de temperatura.
    Quando colocamos otermômetro clínico em contato com o corpo, o líquido no interior do tubo desloca-se de acordo com a temperatura do corpo. é necessario apos coloca-lo em contato com o corpo aguardadr algums momentos para que haja a troca de energia para que esteja equilibrado a temperatura do corpo e a do termometro. Assim, o termômetro vai indicar exatamente a temperatura do corpo.

    ResponderExcluir
  33. Ademir Alves Dos Reis2 de julho de 2012 às 06:35

    O estudo da energia na forma de calor (energia calorífica) é chamado de termologia.A termologia possui vários aspectos importantes, tais como a termometria, a calorimetria e a termodinâmica.A termometria e calorimetria referem-se às medições de temperatura e calor, respectivamente.No caso específico da termodinâmica, ela pode ser definida como o estudo das leis que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de energia, mais especificamente a transformação de um tipo de energia em outra, a disponibilidade de energia para a realização de trabalho e a direção das trocas de calor.A termodinâmica nasceu no século XIX, como resultado das preocupações relativas às máquinas a vapor, dos laços entre os fenômenos mecânicos e os térmicos assim como da evolução da calorimetria.Sem dúvida alguma, ela permitiu a revolução industrial e, na atualidade, as máquinas térmicas se baseiam em seus princípios, bem como uma infinidade de processos.Desta forma, o conhecimento dos conceitos de termologia e suas divisões são extremamente importantes.Nós utilizamos a escala Celsius, os americanos usam Farenheit e a comunidade científica utiliza (ou deveria utilizar) a escala Kelvin.
    As escalas são criadas arbitrariamente, tomando algumas temperaturas como ponto de referência. A Celsius utiliza como ponto zero a temperatura de congelamento da água, e ponto 100 a de ebulição da água (por isso também se fala em graus centígrados). Estima-se que a temperatura mais baixa possível de ocorrer no universo seja -273º C, que é justamente o ponto zero na escala Kelvin, conhecido como zero absoluto.

    ResponderExcluir
  34. a temperatura, pode ser percebida de varias maneiras,por ex;quando esta quente ou frio um determinado corpo em relaçao a um outro corpo ao sentido das troca de energia, pois sao as sensaçoes que nos trasmitem a primeira noçao de temperatura, quando um corpo possui maior temperatura mais calor ele ira possuir; aluna silvani, 2ano.

    ResponderExcluir
  35. Temperatura pode ser percebida dês varias formas, como assim: ao estarmos em um determinado local de temperatura do ambiente e entramos em um recipiente com temperaturas a baixa veremos que a uma reação do nosso corpo não será a mesma, ou seja, nosso corpo estava já adequado a temperatura do ambiente, e ao entramos e um local que não esta na temperatura do ambiente isso provoca um pequeno atrito com nosso corpo que podemos sentir. Exemplo: Um pequeno arrepio. Podemos achar temperaturas em vários objetos, como em um fogão, se acendermos um fogão em segundo ele estará em uma temperatura muito alta, com isso ao encostarmos-nos ao fogão sentiremos uma queimada isso ocorre porque o fogão rapidamente se esquentou.
    Aluna: Cecillya 2ºA

    ResponderExcluir
  36. A temperatura pode ser percebida , frio ,quente , a troco de energia de um corpo para o outro, ambiente , o jeito de medir essa temperatura pode por Celsius,escala Kelvin ,Fahrenheit

    ResponderExcluir
  37. A temperatura é uma reação entre o quente e frio, ou seja, ela esta em constante mudança. Geralmente a temperatura é medida através de termômetros que se classificam em várias escalas, as três mais usadas são a Escala Celsius, Escala Fahrenheit e Escala Absoluto Kelvin representado respectivamente pelas letras ºC, ºF e K.
    Quando dizemos que este calor, significa que a temperatura teve aumento e quando dizemos que esta frio é por que houve queda da mesma, em outras palavras podemos dizer que o calor ou o frio estão associados ao grau de agitação que cada partícula pode atingir.
    O equilíbrio térmico ocorre quando dois corpos de temperaturas diferentes se encontram, ocorrendo o processo de condução, isso acontece quando o corpo com maior temperatura passa calor para o corpo com menor temperatura, com isso as partículas de ambos os corpos passam a se movimentarem na mesma intensidade.


    Vanessa Nery Sperândio 2ºA

    ResponderExcluir
  38. Aluna: Larissa Franco 2º A

    A temperatura esta ligada a agitação das partículas que formam o corpo, ou seja, quando você diz que está com muito calor é por que essas partículas estão em movimentação fazendo com que você sinta esse calor, e o calor é a energia de um corpo que pode ser transportada de um corpo para outro.
    No mundo existe três tipos de escalas de temperaturas. A escala Celsius (ºC), a Kelvin (K) e a Fahrenheit (ºF). A escala Celsius é a usada no Brasil.

    ResponderExcluir
  39. Aluno;Erivaldo 2ºA

    A temperatura é um grande componente da física.A temperatura podemos observa em nosso dia-a-dia.A meteorológia indica a temperatura maxíma e mínima da nossa regiaõ.A temperatura em nosso corpo,são obiservado pelo termÔmetro,quando um corpo trasfere calor são defenido equelibrio térmico,quando um corpo está com alta e um objeto está com uma temperatura mínima,quando o corpo toca o objéto á uma grande troca de temperatura,e com isso á temperatura dos dois corpos estará na mesma tmeperatura.A teperatura é ligada com energia cinética, que são as agitação das partículas.Saõ constituido de três escalas.escala Celsius,kelvin fahrenheit.

    ResponderExcluir
  40. Luana Viana

    A temperatura está presente em vários ambientes, quando ajustamos a temperatura do ar condicionado e quando vemos a nossa temperatura corporal, por exemplo. Temperatura está relacionada à energia cinética das partículas, em diferentes corpos tanto sólido, líquido quanto gasoso são corpos compostos por partículas em agitação. No mundo conhecemos três tipos de escalas, Kelvin (K), Fahrenheit (ºF)e Celsius (ºC) usamos no Brasil a escala Celsius, mundialmente a Kelvin.

    ResponderExcluir
  41. Antônio Carlos Pinaff

    O texto foi muito bem elaborado, e o comentário que tenho para fazer realmente é apenas que gastei meu tempo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sons.......... e.......ondas nao sao apenas coisas simples.. tem em si complementos... elas se espalham por seu vacuo..atravez de ondas de forcas da voz.
      dai vem se quantidade e seu movimento.
      ja a mecanica nao se propagam no vacuo......... ex: de agua.
      as eletromageticas se movimentam no vacuo e nao nessecitam de meios.
      sendo assim ondas de luz. e a luz vai no vacuo diferente do som que precisa de materia.... para crescer.. e calor na luz e movimentos.....
      bjs,......


      RAYANA MUNICK C.

      Excluir
  42. Sons e ondas tem em si complementos. Elas se espalham por seu vácuo. Através de ondas de forcas da voz.
    dai vem se quantidade e seu movimento.
    as eletromagnéticas se movimentam no vácuo e não necessitam de meios.
    sendo assim ondas de luz. E a luz vai ao vácuo diferente do som que precisa de matéria.Para crescer.
    thayciane danielly 2°A

    ResponderExcluir