segunda-feira, 21 de março de 2011

AS MARÉS OCEÂNICAS E A LUA

Desde a antiguidade conhece-se o fenômeno da subida e descida do nível de água dos oceanos, fenômeno este chamado de maré e que todos sabem estar associado a ação gravitacional da Lua.
Entretanto, a explicação das marés só seria conhecida a partir da formulação da lei da gravitação universal, descoberta pelo físico inglês Isaac Newton.
A atração gravitacional exercida pela Lua em diferentes pontos da Terra pode ser vista na figura abaixo.




Esta atração gravitacional difere ligeiramente de um ponto a outro devido ao fato da Terra não ser um ponto no espaço e sim um corpo com dimensão finita.
Conseqüentemente, nem todos os pontos da superfície da Terra estão a uma mesma distância da Lua, e nem mesmo exatamente em uma mesma direção.
Além disso, a Terra não é um corpo perfeitamente rígido. Assim, a força de atração gravitacional exercida pela Lua em diferentes pontos da Terra, chamadas de forças diferenciais, provocam uma distorção na forma do nosso planeta.
A parte da Terra mais próxima da Lua será atraída por esta mais fortemente do que o centro da Terra o qual, por sua vez, será mais atraído do que o lado da Terra que está oposto à Lua. Assim, estas forças diferenciais tendem distorcer a forma da Terra fazendo-a assumir a forma de um esferóide prolato, algo parecido com uma bola de futebol americano, com seu diâmetro maior apontando para a Lua.
Se a Terra fosse composta apenas de água ela seria distorcida até o ponto em que as forças diferenciais nas diversas partes de sua superfície atingissem um equilíbrio com as forças gravitacionais que mantém a Terra unida. Cálculos mostram que neste caso a Terra teria uma distorção em relação à forma esférica de cerca de um metro.
Medidas mostram que, de fato, a Terra sofre uma distorção produzida pelo ação gravitacional da Lua mas que esta é de 20cm no máximo. Isto é devido ao fato de que o interior da Terra é sólido.
Conseqüentemente, temos que as forças devido à atração da Terra não chegam a equilibrar aquelas devidas à atração diferencial da Lua. Assim, objetos situados na superfície da Terra sofrem pequenos "puxões", denominados forças de maré, que os fazem deslizar. Estas forças de maré não afetam os objetos sólidos existentes na Terra, mas somente a água dos oceanos como pode ser visto esquematicamente na figura abaixo. 


As forças de maré, atuando ao longo de várias horas, produzem um movimento mensurável nos oceanos. A água no lado da Terra que está voltado para a Lua é puxada na direção desta. Isto faz com que o nível do oceano aumente neste ponto.
No lado oposto à Lua a água também flui aumentando, de forma equivalente, o seu nível.
É importante notar que o aumento do nível do oceano não se deve à Lua comprimir ou expandir a água nem tampouco à Lua "levantar" a água do fundo do oceano. Na verdade, o aumento do nível do mar é resultado do fluxo de água sobre a superfície da Terra provocando o aumento do volume de água em certos pontos.
Pelo modelo idealizado (e muito simplificado!) apenas descrito as marés teriam uma altura de cerca de meio metro. A rotação da Terra levaria então um observador colocado num ponto qualquer da superfície oceânica, alternadamente a regiões de águas mais rasas e mais profundas.
Assim, ao longo de um dia, este observador seria levado através de duas regiões de maré alta e duas de maré baixa.
O Sol também produz marés na Terra, embora com menos eficiência do que a Lua. Isto é devido ao fato de que a força de maré é proporcional à massa do corpo perturbador e ao inverso do CUBO da distância.
Na realidade as marés que observamos são a combinação dos efeitos da Lua e do Sol. Quando o Sol e a Lua estão alinhados, e isso ocorre quando temos Lua cheia ou Lua nova, as marés produzidas pelo Sol e pela Lua se somam sendo maiores que o normal. A figura abaixo mostra este fenômeno. 


Quando a Lua está no nas fases quarto crescente ou quarto minguante, as marés produzidas pelo Sol praticamente se cancelam com àquelas produzidas pela Lua, resultando em marés menores do que o normal.
O modelo muito simples descrito acima seria aceitável se a Terra girasse muito lentamente e fosse completamente recoberta por oceanos de grande profundidade. Entretanto, a presença dos continentes, que freiam o fluxo das águas, a fricção com o fundo dos oceanos, a rotação da Terra, os ventos, a profundidade variável dos oceanos e outros fatores, complicam muito qualquer modelo que queira descrever o fenômeno das marés.
A fricção das águas sobre a crosta da Terra envolve uma enorme quantidade de energia. Ao longo de grandes períodos de tempo a fricção das marés reduz a rotação da Terra. Nossos dias se tornam mais longos em cerca de 0,002 segundos a cada século. Entretanto, na medida que a rotação da Terra diminui, o momento angular do sistema Terra-Lua deve permanecer constante. Isto faz com que a Lua se afaste da Terra e com que gire em torno desta cada vez mais lentamente. Deste modo o mês está se tornando cada vez mais longo.
Estes efeitos somados levarão à situação tal que, daqui a bilhões de anos, tanto o dia terrestre quanto o período de rotação da Lua serão iguais. Neste momento a Lua permanecerá num ponto fixo do céu e não haverá mais marés.
Até agora falamos dos efeitos que a presença da Lua e a rotação da Terra causam na superfície terrestre. Mas, qual é o efeito que a Terra exerce sobre a Lua?
Pela terceira lei de Newton a cada força corresponde uma outra igual e com sentido oposto. Deste modo, podemos imediatamente questionar por que razão não vemos marés na Lua.
A resposta é muito simples. Como a Lua é menor do que a Terra os efeitos de maré já levaram o sistema a se ajustar numa configuração de mínima dissipação de energia, ou seja, uma rotação síncrona. Isto significa que a Lua gira em torno de seu eixo exatamente no mesmo intervalo de tempo em que completa uma volta em torno da Terra. Nesta configuração as marés na Lua, produzidas pela Terra, ocorrem sempre no mesmo ponto não gerando atrito nem perda de energia. Logo, o fato de sempre observamos a mesma face da Lua se deve exatamente a este ajuste do sistema Terra-Lua.
Para finalizar é bom ressaltar que as forças de maré ocorrem em todos os sistemas em que temos um corpo muito próximo a outro e que, dependendo do sistema, resultam em efeitos diferentes.
No caso de Mercúrio, por exemplo, as forças de maré em conjunção com a excentricidade de sua órbita, levaram a uma configuração em que sua rotação em torno de seu eixo tem um período de exatamente 2/3 de seu período de revolução em torno do Sol. No caso de Io, satélite de Júpiter, as forças de maré, em conjunção com as perturbações produzidas pela atração gravitacional gerada pelos outros satélites do sistema jupiteriano, são responsáveis pelo vulcanismo presente nele. Neste caso, o atrito causado pela distorção de um corpo rígido leva ao aquecimento das camadas inferiores e ao surgimento de uma intensa atividade vulcânica.

28 comentários:

  1. As Maréééés Oceâânicaas Saõ Afeetaadas Peela Luua Assiim Coomo a Nossaa Eneergia. Um Exeeemplo Qie Podeemos Demoostra ééé Naa Traadiiçaõ Védiica, A Luua Cheeia é a Épooca Naatural P/ a Mulheer Usufruuir e Feestejar a Feminilidadêêê.Ou Sejaaa. A Foorçaas Daa Marééés See Deeeve a Qie a Teerra é Um Coorpo Exteenso. Naa Teerra AAs Marééés Deevem-Se ao Faato Doo Caampo Graavitacional.O Efeeito Deee Maréééé Prooovocado Peela Altaa Exceentriiiciidade Orbitaaa Doo Plaaneta; Repaare-Seee Qie o Aumeeeeento Dooo Nííveeeel Dooo Oceeano Naõ Seeee Deeeve à Luua Cooompremir ou Expaaandiir águaaaa Neeeem Tãããão Pooouco à Luuua. Etcc.

    P.S: Matheus Aguilar do Carmo

    ResponderExcluir
  2. adooooooooooreei oo bloog *--*. muuuuuuuito boom ;}

    ResponderExcluir
  3. Os movimentos de subida e descida do nível do mar - as chamadas marés - também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta. Assim como a Terra atrai a Lua, fazendo-a girar ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, só que de um jeito mais sutil. O puxão gravitacional de nosso satélite tem pouco efeito sobre os continentes, que são sólidos, mas afeta consideravelmente a superfície dos oceanos devido à fluidez, com grande liberdade de movimento, da água. A cada dia, a influência lunar provoca correntes marítimas que geram duas marés altas (quando o oceano está de frente para a Lua e em oposição a ela) e duas baixas (nos intervalos entre as altas). O Sol, mesmo estando 390 vezes mais distante da Terra que a Lua, também influi no comportamento das marés - embora a atração solar corresponda a apenas 46% da lunar.

    ResponderExcluir
  4. obs:adorei o tema.. hsuh
    vamos láh entao neh..

    As marés nao só ocorrem pela força gravitacional, precisa do alinhamento dos astros
    Sol, Lua e Terra. É ai que entram as fases lunares de acordo com o alinhamento ocorre a mudança na Maré. Quando o Sol a Lua e a Terra estao todos alinhados ocorre a Maré alta, dependendo da superficie a Maré ela pode subir até metros, mas seria raro isso acontecer normalmente ela subiria 20 cm no maximo.

    ResponderExcluir
  5. O mais legal em tudo isso é que todos subjulgam a lua como um astro sem "poder" algum a exercer sobre a Terra, e quando se descobre tamanho "poder" é mais do que incrivel e interessante...
    Quando escutamos sempre dizer nos jornais que a maré subiu,só sabemos que a água oceânica aumentou mas não sabiamos realmente o porque dela aumentar...A força gravitacional que a lua tem em relação a Terra é tão grande que é capaz de fazer com que a água do mar aumente onde a força é exercida sobre ela, só que ela é menor quando só é em relação a lua, ou seja a maré sobe mais pouco...já quando a lua entra em alinhamento com o sol essa força é maior,e o aumento da água também e essas mareés é mais alta e acontecem principalmente com a mudança nas fases lunares...Ou seja, um fenômeno fascinante que instiga a nossa curiosidade de como tudo isso acontece.

    ResponderExcluir
  6. Desde os tempos antigos, conhece-se esse fenomeno, que só pode ser explicado por Isaac Newton com a lei da gravitação universal criada pelo mesmo.
    Tal fenomeno ocorre porque a lua exerce em alguns pontos da Terra e em determinados periodos a atração gravitacional, ou seja, provoca uma distorção na forma do planeta. No entando deve ser bem entendido que isso só ocorre com a água dos oceanos, não afetando os objetos solidos da Terra.
    As marés oceanicas ocorrem basicamente dependendo da distancia da lua e da Terra.
    O Sol também acaba exercendo certa influência da maré só que com menas eficiência, quando o sol e a lua estão alinhados as mares são mais altas e ao contrario as mares ficam mais baixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: Tudo aqui na Terra, sofre efeito de Maré, não só os oceanos, conforme afirmou.

      Excluir
  7. Movimentos das águas do mar sofre Influência da Lua e do So. A chamada mares sizígia são as que ocorrem nas luas nova e cheia quando os efeitos lunares e solares reforçam uns aos outros produzindo as maiiores mares alttas e as menores marées baixas.

    ResponderExcluir
  8. As mares oceanicas é uma forma de nós seres humanos interagir e descobrimos novas maneiras de estudamos fisica e também tira a coriosidade que existe em torno da terra,mares,lua e sol.adooooooooooooreie demais;;;;;;;;;;

    ResponderExcluir
  9. seria muito bom se todos pudesse subir a lua; esses comentario da lei gravitacional e bom de maiiiiiiiiiiiiiiiiiisssssssssssssssska ka ka ka ka adoooooooooooooooro a fisica espero que ela me ajude de maaaaissssssssssssss nas aulas o sol e alua estão alinhados nas mare e são muitos altos

    ResponderExcluir
  10. OS mares oceanicas estudarmos a historia que acontcem no planeta principalmente na lua e no sol,que fica distante da terra e vai ficando cada vez mas lenta.........Adorei..............

    ResponderExcluir
  11. muito interessante saber que a força gravitacional acontece com a lua que atinge apenas a parte liquida da terra fazendo com que o mar aumente centimetros e naão a terra todos anos notamos essa diferença quando o mar sobe .

    ResponderExcluir
  12. Faça sol ou faça chuva a lua sempre vai esta là . As vezes cheia nos admirando outras vezes exibindo seu olhar crescente sobre as maias mas por mais minguante que esteja seu ânirmo, olhe para o cèu , sorria. pois seempre hà uma nova lua para você observaar. ;D

    ResponderExcluir
  13. Jacksyllayne Miranda dos Santos13 de abril de 2011 às 07:43

    Muito boa idéia Professor... Bom gostei muito da parte que o se pergunta qual o efeito que a terra exerce sobre a lua... ou seja, existe toda uma força para que os astros sol e lua vivam em harmonia com nossa querida terra... muito bom esse blog....

    ResponderExcluir
  14. Graciely Alves Scarpazza13 de abril de 2011 às 10:36

    Podemos saber que a Lua tem forte influência sobre as marés ,onde este fenomêno está associado a gravidade,algo que só foi exclarecido com a lei da gravitação universal de Isaac Newton.como a força da Lua não atua em todos os pontos da superfície terrestre, assim a lua exerce em diferentes pontos da Terra provocando uma distorção na forma do planeta.O nível do mar não se deve a lua, o que acontece é o aumento do volume de certos pontos.
    São informações que nós ajudam a entender mais o nosso planeta e que isso somos gratos aos grandes cientistas que elaboraram formas para se chegar a um resultado

    ResponderExcluir
  15. Pelo que entendi um pouco , intão as Ondas dos mares tem seu movimento que esse movimento esta associado a gravitação da lua.
    e para nos sabe calcular a gravidade das marés um dos maiores fisico Isaac Newton criou a lei da gravitação universal, que desde intão pode se calcular a atração gravidade exercida pela Lua em diferentes pontos da Terra hoje .
    Com a forte influencia da lua nas marés que podemos visualizar desde muito tempo e quando dizem que o mar esta aumentando não seria por influencia da lua , pois sempre acontece um aumento do volume de varios pontos que pode ser observado no mar .
    E com o estudo de Isaac Newton e de outros fisicos que deixo seus conhecimento para nos hoje poder intender esse fenomeno !

    ResponderExcluir
  16. A fricção das águas sobre a crosta da Terra envolve uma enorme quantidade de energia. Ao longo de grandes períodos de tempo a fricção das marés reduz a rotação da Terra. Nossos dias se tornam mais longos em cerca de 0,002 segundos a cada século. Entretanto, na medida que a rotação da Terra diminui, o momento angular do sistema Terra-Lua deve permanecer constante. Isto faz com que a Lua se afaste da Terra e com que gire em torno desta cada vez mais lentamente. Deste modo o mês está se tornando cada vez mais longo.

    ResponderExcluir
  17. Douglas Rodrigues ...

    As mares é uma força gravitacional,quando as mares estão altas é mudança de lua , LUA CHEIA.
    As forças gravitacionais , foi descoberta por IZAAC NEWTON . Nas Mares o Sol e a Lua fica alto . A Energia solar tambem pode afetar as mares.

    ResponderExcluir
  18. JAQUELINE OLIVEIRA MESQUITA28 de abril de 2011 às 08:26

    JACQUELINE OLIVEIRA MESQUITA

    Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo. é o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e da Lua sobre as águas do Globo , e pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência.A atração gravitacional da Lua, faz com que a água dos oceanos avance sobre a parte da Terra que se encontra mais próxima à Lua e também sobre a parte diametralmente oposta.
    As marés altas não ocorrem exactamente no alinhamento entre os centros da Terra e da Lua. Os altos correspondentes às marés altas são levados um pouco mais para a frente pela rotação da Terra.

    ResponderExcluir
  19. È muito importante saber que o efeito que exerce a terra sobre a lua, foi definido pela terceira lei de Newton.
    E que o sol faz com que as marés perca a sua velocidade e ficam cada vez mais baixa.
    E quando a maré é alta ela fica mais elevada pelo fato de terra estar em movimento giratório, ou seja o movimento ao redor de seu eixo...

    ResponderExcluir
  20. como vimos desde os tempos antigos já sao observadas as marés dos oceanos mas só issac newton explicou isso com a lei da gravitação universal.A atração que a terra sofre da lua, provoca na terra uma distorção Que nessa distorção aconteçe aquecimento nas camadas inferiores e assim temos ali uma grande concentração vulcanica.

    ResponderExcluir
  21. REGINA MASSAI

    Desde a antiguidade nos conhecemos o fenomeno da subida e descida do nivel da agua dos oceanos e esse fenomeno e chamado de maré e ele esta associado a ação gravitacional da lua, e esse fenomeno de mares ele so seria conhecido apartir da lei gravitacional universal e que esse fenomeno da mare foi descoberta pelo fisico ingles Isaac Newton.O sol tanbem produz mares na terra e com menos eficiencia do que a lua, a força da maré e proporcional a massa do corpo pertubador e ao inverso do cubo da distancia e quando o sol e a lua estão alinhados ocorre quando temos lua cheia ou lua nova.

    ResponderExcluir
  22. MARLY
    Como vimos desde a antiguidade,já era observados o fenomeno do nivel da água do oceano,que é chamados de mares,que está associado a gravitacão da lua.Esse fenomeno so foi conhecido a partir da lei gravitacional universal por ISAAC NEWTON.O sol também produz mares,mas com menos eficiencia do que a LUA.Os dias se tornaram mais longos cerca de 0,002 segundos a cada século.Entretanto,na medida que a rotação da terra diminui,o momento angular do sistema terra-lua deve permanecer constante.

    ResponderExcluir
  23. Jeane Martins ------ 2° Ano C26 de julho de 2011 às 08:00

    As forças de maré, atuando ao longo de várias horas, produzem um movimento mensurável nos oceanos. A água no lado da Terra que está voltado para a Lua é puxada na direção desta. Isto faz com que o nível do oceano aumente neste ponto.
    No lado oposto à Lua a água também flui aumentando, de forma equivalente, o seu nível.
    É importante notar que o aumento do nível do oceano não se deve à Lua comprimir ou expandir a água nem tampouco à Lua "levantar" a água do fundo do oceano. Na verdade, o aumento do nível do mar é resultado do fluxo de água sobre a superfície da Terra provocando o aumento do volume de água em certos pontos.
    Pelo modelo idealizado (e muito simplificado!) apenas descrito as marés teriam uma altura de cerca de meio metro. A rotação da Terra levaria então um observador colocado num ponto qualquer da superfície oceânica, alternadamente a regiões de águas mais rasas e mais profundas.
    Assim, ao longo de um dia, este observador seria levado através de duas regiões de maré alta e duas de maré baixa.

    ResponderExcluir
  24. incrivel!porque as vezes pensamos que a lua e muito pequena e nao damos a minima importância a ela>
    podemos dizer que a lua gira em torno do planete terra ou seja a diferença e muito grande a respeito do sol,porque segundo as lei de kepler
    o menor astro gira sempre ao redor do maior astro

    ResponderExcluir
  25. nanilson nunes da silva22 de outubro de 2011 às 11:32

    com as marés envolvendo asondas das águas do mar, supodo que anoite as águas do mar sobe, e aparte do dia ela diminui, mas tanto a lua quanto o sol faz com que o nívil da água do mar sobe, mas a lua faz subir mais, bem diser a forssa gravitacional é mais forte do que do Sol, onde o ponto do oceano estiver opontado oa rumo do lua o nivel do oceano almenta mais.E importante nós lenbrar esta força das mares não afeta os objeto solido que isiste aqui na terra, e sim somente a água.
    Mas tanto a lua faz a acontecer mares na terra, mas a terra faz com que as mares na lua também, isso foi descoberto atraves de muito estudos, as mares foi conhecida apartir da formula da lei da gravitação universal descoberto pelo fisico inglês Isaac Newton.
    oO estudo das mares é bem importante porque é um fato que acontece aqui na terra, e tem muitos que ve esse fenomeno acontecer, e então por isso que é bastante interesante nós estudarmos sobre mares.

    ResponderExcluir
  26. 27/02/2012, José Carlos Queiroga:
    Muito objetiva a explicação sobre a formação das marés, quase tudo dominado. Apenasum aspecto foi passado de relance, e sobre o qual gostaria de receber uma explicação: por que duas marés altas por dia? A apresentação esclarece apenas a elevação do nível das águas na faca da terra mais próxima da lua, mas essa elevação ocorre com aproximadamente a mesma intensidade na face diametralmente oposta da terra. Qual princípio físico produz esse efeito? Atração pela ação gravitacional da lua é que não é. O que então?
    Sds. Queiroga

    ResponderExcluir