Ondas
O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares.
Ondas circulares na superfície de um líquido
São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
A parte da Física que estuda as ondas e suas características é chamada de ondulatória.
Características das Ondas
Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:- Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. Note que a “crista” indica o ponto máximo da onda, enquanto o “vale”, representa a ponto mínimo.
- Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
- Velocidade: representado pela letra (v), a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando. Assim, quando uma onda muda seu meio de propagação, a sua velocidade pode mudar.
- Frequência: representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda.
- Período: representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. No sistema internacional, a unidade de medida do período é segundos (s).
Tipos de Ondas
Quanto à natureza, há dois tipos de ondas:- Ondas Mecânicas: para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda.
- Ondas Eletromagnéticas: nesse caso, não é necessário que haja um meio material para que a onda se propague, por exemplo, as ondas de rádio e a luz.
Classificação das Ondas
Segundo a direção de propagação das ondas, elas são classificadas em:- Ondas Unidimensionais:
as ondas que se propagam em uma direção.
Exemplo: ondas em uma corda. - Ondas Bidimensionais:
as ondas que se propagam em duas direções.
Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago. - Ondas Tridimensionais:
as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
Exemplo: ondas sonoras.
- Ondas Longitudinais:
a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Exemplo: ondas sonoras
- Ondas Transversais: a
vibração é perpendicular à propagação da onda.
Exemplo: onda em uma corda.
Fórmulas
Relação entre período e frequência
O período é o inverso da frequência.Assim:
Velocidade de propagação
A velocidade também pode ser calculada em função da frequência, substituindo o período pelo inverso da frequência.
Temos:
Exemplo
Qual o período e a velocidade de propagação de uma onda que apresenta frequência de 5Hz e comprimento de onda de 0,2 m?
Como o período é o inverso da frequência, então:
Para calcular a velocidade usamos o comprimento de onda e a frequência, assim:
Fenômenos Ondulatórios
Reflexão
Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão, isto é inverter o sentido da propagação.Ao sofrer reflexão, o comprimento de onda, a velocidade de propagação e a frequência da onda não se alteram.
Um exemplo é quando uma pessoa grita em um vale e escuta alguns segundos depois o eco da sua voz.
Através da reflexão da luz conseguimos ver nossa própria imagem em uma superfície polida.
Imagem refletida na superfície tranquila de um lago
Refração
A refração é um fenômeno que acontece quando uma onda muda o meio de propagação. Nesse caso, poderá ocorrer uma mudança no valor da velocidade e na direção de propagação.As ondas em uma praia se quebram paralelamente a orla, devido ao fenômeno da refração. A mudança de profundidade da água (meio de propagação) faz com que a direção das ondas se modifique, tornando-as paralela a orla da praia.
Difração
As ondas contornam obstáculos. Quando isso ocorre dissemos que a onda sofreu difração.A difração nos permite ouvir por exemplo uma pessoa que está do outro lado de um muro.
Ao passar por um obstáculo, as ondas sofrem um espalhamento.
Interferência
Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.A interferência pode ser construtiva (aumento da amplitude) ou destrutiva (diminuição da amplitude).
Ondas Estacionárias
As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.Ao ocorrer interferência construtiva e destrutiva, apresentam pontos que vibram e outros que não vibram.
Podemos produzir ondas estacionárias em uma corda com as extremidades fixas, como por exemplo, nas cordas de um violão.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/ondas/
Ondas
ResponderExcluirAs ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares.Ondas circulares na superfície de um líquido
São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
A parte da Física que estuda as ondas e suas características é chamada de ondulatória.
Características das Ondas
Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio repouso da onda até a crista. Note que a crista indica o ponto máximo da onda, enquanto o vale, representa a ponto mínimo.
Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: representado pela letra v, a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando. Assim, quando uma onda muda seu meio de propagação, a sua velocidade pode mudar.
Frequência: representada pela letra f, no sistema internacional a frequência é medida em hertz Hz e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado
intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda.
Período: representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. No sistema internacional, a unidade de medida do período é segundos.
Tipos de Ondas
Quanto à natureza, há dois tipos de ondas:
Ondas Mecânicas: para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda.
Ondas Eletromagnéticas: nesse caso, não é necessário que haja um meio material para que a onda se propague, por exemplo, as ondas de rádio e a luz.
Classificação das Ondas
Segundo a direção de propagação das ondas, elas são classificadas em:
Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção.
Exemplo: ondas em uma corda.
Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções.
Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.
Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
Exemplo: ondas sonoras.
Ondas Longitudinais: a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Exemplo: ondas sonoras.
Ondas Transversais: a vibração é perpendicular à propagação da onda.
Exemplo: onda em uma corda.
Fenômenos Ondulatórios
Reflexão
Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão, isto é inverter o sentido da propagação.
Ao sofrer reflexão, o comprimento de onda, a velocidade de propagação e a frequência da onda não se alteram.
Um exemplo é quando uma pessoa grita em um vale e escuta alguns segundos depois o eco da sua voz.
Através da reflexão da luz conseguimos ver nossa própria imagem em uma superfície polida.
Refração
A refração é um fenômeno que acontece quando uma onda muda o meio de propagação. Nesse caso, poderá ocorrer uma mudança no valor da velocidade e na direção de propagação.
Difração
As ondas contornam obstáculos. Quando isso ocorre dissemos que a onda sofreu difração.
A difração nos permite ouvir por exemplo uma pessoa que está do outro lado de um muro.
Interferência
Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.
Ondas Estacionárias
As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Ao ocorrer interferência construtiva e destrutiva, apresentam pontos que vibram e outros que não vibram.
Podemos produzir ondas estacionárias em uma corda com as extremidades.
Aluna:jaqueline Santos da Silva
2anoA
O texto acima está falando das onda,podemos definir as ondas como perturbações que se propagam pelo espaço dem transporte de matéria,apenas de energia. Alguns dos exemplos são eles: ondas do mar, ondas de rádios, som , luz,raio-x, micro-ondas drente outra. Ja na física damos o nome de ondas ondulatotias.
ResponderExcluirAlgumas das características das ondas, usam-se as seguintes grandezas, como a amplitude,pois mede a altura de onda; o cumprimento de onda, sendo a distância entre dois vales ou cristas; a velocidade,pois mede a velocidade da onda; a frequência que mede-se em hertz e corresponde ao número de oscilação da onda em determinado intervalo de tempo; período que corresponde ao tempo de um comprimento da onda,a unidade de medida do período é em segundos(s).
Vejamos alguns tipos de onda; sao elas ondas mecânicas,precisa de um meio material para se propagar e as ondas eletromagnéticas, resultam da vibração de cargas em quaisquer meios inclusive no vacuo. As onda sao classificadas em segundo a direção de propagação das ondas,sendo assim ondas unidimensionais,exemplo: ondas em uma corda; ondas bidimensionais, exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago e ondas tridimensionais,exemplo: ondas sonoras. Também temos ondas em direção de vibração sao elas,ondas longitudinais,sendo a vibração da fonte e paralela ao deslocamento da onda e ondas transversais,a vibração é perpendiculares a propagação da onda.
Fórmulas:
-relação entre período e frequência.
O período é o inverso da frequência. Assim temos: tempo = 1/f
- velocidade de propagação:
V= λ/T ou v= λ.f
Alguns dos fenómenos sao os reflexão,isto é inverter o sentido da propagação; refração e um fenômeno que acontece quando uma onda muda o meio de propagação; difração quando isso ocorre dissemos que a onda sofreu difração e interferência,quando duas ondas se encontram,ocorre uma interação entre suas amplitudes chamadas de interferência. Onda estacionárias elas ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluna: Luiza Mendes
Série: 2° Ano "A" matutino...
Podemos definir ondas como propagação de energia em uma região do espaço,através de uma perturbação. Sao alguns exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x,micro-ondas dentre outras. Mas na física ao estudarmos damos um nome chamamos de ondulatorias.
ResponderExcluirVejamos algumas características que caracterizam as ondas,sao elas a amplitude,comprimento da onda (λ),velocidade (v), frequência (f), período (T). Temos dois tipos de ondas,quanto a natureza,sao elas,quanto a natureza,sao elas ondas mecânicas que resultam da matéria vibrando e só existem em meios naturais. Ex. Ondas do mar,som,ondas com cordas.
Quanto a classificação das ondas segundo a direção de propagação das ondas,sao classificadas em: ondas unimensionais: as ondas que se propagam em direção; ondas bidimensionais: as ondas que propagam em duas direções que se propagam em todas as direções possíveis. Também duas ondas que sao em direção de vibração: ondas longitudinais, a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda e as ondas transversais,a vibração é perpendiculares à propagação da onda.
Fórmulas: período e frequência: T= 1/ f
Velocidades de propagação
V= λ/ T Ou V= λ.f
Os fenómenos ondulatorios: sao eles: Reflexão, a onda mantém suas características; Refração,nesse caso,poderá ocorrer uma mudança do valor da velocidade e na direção de propagação; difração,as ondas contornam obstáculos. Quanto isso ocorre dissemos que a onda sofreu difração; e a interferência quando duas ondas se encontram ocorre uma interação entre suas amplitude chamadas de interferência. Ja as ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários,isso pode acontecer nas cordar de um violão.
Aluna: Lauriellen de Campos Lara
Série: 2° Ano B vespertino.
O referente texto fala sobre as ondas. Estas podem ser definidas como perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.
ResponderExcluirNa física, a parte que se dedica ao estudo das ondas, é denominado de ondulatória. Dentro da ondulatória, estudamos tudo que se refere à uma onda, entre as quais suas características e seus tipos. As principais características de uma onda são: a amplitude, o comprimento (λ), a velocidade (v) e o período (t). Já quanto aos tipos de ondas, encontramos dois, classificados quanto a natureza, como as ondas mecânicas que necessitam de um meio material para se propagar; e as eletromagnéticas que não precisam de um meio material para se propagar.
Além disso as ondas ainda são classificadas de acordo com a sua direção, como as ondas Unidimensionais, as Bidimensionais e as Tridimensionais. E também quanto a sua vibração, como as ondas longitudinais e as transversais.
Para se calcular a relação entre período e frequência, usamos a fórmula:
t= 1/f
Já para calcular a velocidade da onda, usamos:
V= λ/T ou v= λ.f
Dentro do estudamos da onda vemos também os fenômenos ondulatórios, tais como a reflexão, que é quando uma onda se propaga em um determinado meio e se depara com um obstáculo podendo sofrer reflexão, isto é, inverter o sentido da propagação; a refração que é um fenômeno que ocorre quando a onda muda o meio de propagação; a difração que ocorre quando as ondas contornam obstáculos; e por fim a interferência que é quando duas ondas se encontram.
Ainda existem também as ondas estacionárias, que são aquelas que ocorrem quando há superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluna: Natiély Honorato Araújo
Turma: 2° ano B Vespertino
As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.
ResponderExcluirO elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. Note que a “crista” indica o ponto máximo da onda, enquanto o “vale”, representa a ponto mínimo.
Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: representado pela letra (v), a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando. Assim, quando uma onda muda seu meio de propagação, a sua velocidade pode mudar.
Frequência: representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda.
Período: representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. No sistema internacional, a unidade de medida do período é segundos (s) Fenômenos Ondulatórios
Reflexão
Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão, isto é inverter o sentido da propagação.
Ao sofrer reflexão, o comprimento de onda, a velocidade de propagação e a frequência da onda não se alteram.
Um exemplo é quando uma pessoa grita em um vale e escuta alguns segundos depois o eco da sua voz Interferência
Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.
A interferência pode ser construtiva (aumento da amplitude) ou destrutiva (diminuição da amplitude).
Ondas Estacionárias
As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Ao ocorrer interferência construtiva e destrutiva, apresentam pontos que vibram e outros que não vibram.
Podemos produzir ondas estacionárias em uma corda com as extremidades fixas, como por exemplo, nas cordas de um violão.
NOME: Angelica bromate ribeiro
serie:2 ANO C
O texto relata que as ondas se propagam pelo espaço sem transporte de matéria ,as ondas tem as sua características como a amplitude , comprimento , velocidade , frequência e período existe ondas mecânicas e ondas eletromagnética .
ResponderExcluirOndas longitudinais
São aquelas ondas que a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. ex: ondas sonoras,
As ondas transversais
à vibração é perpendicular à propagação da onda.
O texto explica as fórmulas e os fenômenos ondulatorios.
O texto também explica sobre refração que é um fenômeno que acontece quando uma onda muda o meio de propagação.
Fala sobre difração sao as ondas que contorna os obstáculos
Interferência quando duas ondas se encontram,
e por últimos ondas estacionárias que acorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluno: Alan Carlos Barbosa da Silva
Serie; 2°B
As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia.
ResponderExcluirAmplitude
A amplitude (A) representa o máximo afastamento, durante a oscilação, em relação à posição de equilíbrio.
Comprimento de onda
Representa a distância que separa dois pontos consecutivos que se encontram na mesma posição de vibração.
Velocidade
A velocidade de propagação de uma onda é a rapidez com que a onda se propaga em determinado meio. Depende da distância percorrida pela onda e também do intervalo de tempo gasto para percorrer essa distância.
Frequência
A frequência (f) de uma onda representa o número de oscilações executadas pela fonte que produz a onda, em cada segundo.
Período
O período (T) representa o intervalo de tempo correspondente a uma oscilação completa da fonte que produz a onda.
Tipos de ondas:
Onda Mecânica é aquela que só poderá se propagar em meios materiais, ou seja, na água, no ar, em um fio, tudo o que é material. Exemplo: Som;
Onda Eletromagnética é aquela que se propaga em meios materiais ou não, como o vácuo ou a água. Exemplo: Luz Solar.
Classificação das ondas
Unidimensional é aquela que tem seu movimento numa única direção.
Bidimensional é aquela que tem como rumo um único plano. Exemplo: Ondas em um lago;
Tridimensional é aquela que se propaga em todas as direções espaciais. Exemplo: Ondas Sonoras;
Ondas Longitudinais: a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Exemplo: ondas sonoras;
Ondas Transversais: a vibração é perpendicular à propagação da onda.
Exemplo: onda em uma corda.
Aluna:Pamyla de Almeida Antero
Série:2°B vespertino
__Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e está se propaga através de um meio. Como o referido texto acima fala as características das ondas são. Amplitude, comprimento, velocidade, freqüência, e período. Quanto a direção de propagação as ondas podem ser classificadas em: unidimensionais: quando se propagam em apenas uma direção, como a onda em uma corda;
ResponderExcluir→ bidimensionais: se a propagação ocorre em duas direções, que é o caso da onda gerada por uma perturbação na água; Relação entre período e frequência
O período é o inverso da frequência.
Assim:
Velocidade de propagação
O comprimento de onda, que pode ser representado pela letra λ, é a distância entre valores repetidos em uma forma de onda. É calculado com a equação:
Sendo:
λ – o comprimento de onda;
c – velocidade da luz no vácuo (possui valor igual a 3.108m/s);
f – frequência da luz.
A partir de λ, podemos calcular a velocidade de uma onda com a seguinte fórmula:
Sendo:
v – velocidade da onda;
λ – comprimento da onda;
T – período.
O período é definido como o espaço de tempo necessário para uma onda caminhar um comprimento de onda.
Aluna:Lörena lübe d Santos
2°B vespertino
O texto referido veio a nos mostra sobre o conceito de ondas, que assim as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. Alguns dos exemplos são eles: ondas do mar, ondas de rádios, som , luz,raio-x, micro-ondas dentre outra. Já na física damos o nome de ondas ondulatórias
ResponderExcluirPara caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas, Amplitude, Comprimento de onda, velocidade, Frequência e Período.
(λ),velocidade (v), frequência (f), período (T)
Já quanto aos tipos de ondas, encontramos dois, classificados quanto a natureza, como as ondas mecânicas que necessitam de um meio material para se propagar; e as eletromagnéticas que não precisam de um meio material para se propagar.
Cita também sobre difração são as ondas que contorna os obstáculos
Interferência quando duas ondas se encontram,
e por últimos ondas estacionárias que acorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
ALUNO: LUCAS NESPOLI
2B VESPERTINO
Bom as ondas estão totalmente presente nas nossa vida social e nao social , assim como texto tem citado a cima do exemplo que diz que ''uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares''. As ondas existem fisicamente ou extraordinariamente infivisivel a o olho nu como as ondas que transmitem o sinal das torres das operadoras de celulares, o estudo que ramifica da física que estuda esse movimento chamado onda se nomeia de ondulatória o estudo favorece como identificar essas onda vistas que sao varias como ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-X, micro-ondas dentre outras o estudo nos da a definição de uma onda como exemplo o da natureza que sao chamada de mecânicas e eletromagnéticas , elas existem por seus formatos de propagação que sao Unidimensionais,Bidimensionais,Tridimensionais, Longitudinais,Transversais, Estacionárias as "estacionarias " o texto nos ajuda a identificar elas nas cordas de violao pois acontece com ondas periódicas iguais e de sentidos contrários o que acontece a o tocar ou movimentar as cordas.
ResponderExcluirOs seus fenômenos acontecem na forma de Reflexão,Refração,Difração,Interferência.
Aluna : Debora Silva
Serie : 2 ano ''C'' ( Noturno)
O texto fala que as ondas se propagam pelo espaço sem transporte de matéria ,as ondas tem as sua características como a amplitude , comprimento , velocidade , frequência e período.
ResponderExcluirJá quanto aos tipos de ondas, encontramos dois, classificados quanto a natureza, como as ondas mecânicas que necessitam de um meio material para se propagar; e as eletromagnéticas que não precisam de um meio material para se propagar.
Fala também sobre difração, são as ondas que contorna os obstáculos.
Interferência quando duas ondas se encontram,
e por últimos ondas estacionárias que acorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Ainda existem também as ondas estacionárias, que são aquelas que ocorrem quando há superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluno: Ryan Garcia Meira
Série: 2 Ano B
O testo fala sobre as ondas,que sao perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de materia,em suas características com a amplitude,o comprimento(λ) ,A velocidade (v) e o período (t).
ResponderExcluirOs tipos de onda:
A mecânica e aquela que so poderá se propagar em meios das matérias,por exemplo: em ondas sonoras,ou em ondas em corda. A onda eletromagnéticas ,já e diferente,com por exemplo,em ondas de raio e a Luz,não é necessário que haja um meio material.
Classificação das ondas: em sua direção,elas sao classificadas em : ondas unidimensionais,essas ondas se propaga em direção das ondas em cordas. Ondas bidimensionais: essas ondas se propagam em duas direções,corre na superfície de um lago. Ondas tridimensionais: as ondas se propagam em todas as direções passíveis,como onda sonoras. Ondas longitudinais: de acordo com a classificação também a vibração do ponto ou seja é a paralela transversais da onda.
Ondas transversais: a vibração é perpendicular a propagação das ondas como onda em uma corda. De acordo classificação,também tem suas fórmulas,ou seja,entre o período e frequência,o período será em T= 1/F Ou velocidade de propagação será em V=λ/T
Nas ondas também vemos que os fenómenos ondulatorios,é quando se propaga em um determinado,que se depara com um obstáculo podendo alterar suas refleção também existe onda periódicas.
Nome: Fabiana Ferreira
Série: 2 Ano A Matutino.
O texto nos diz o conceito de ondas que nada mais é que perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. sendo assim o elemento causador de uma onda se denomina fonte, temos vários exemplos de ondas muito presentes do nosso cotidiano, como: Ondas de rádio, ondas do mar, raio-x. A parte da física que estuda essa área se denomina ondulatória.
ResponderExcluirPodemos caracterizar as ondas de várias maneiras, são elas: Amplitude, comprimento da onda, frequência, velocidade e período. Existem duas naturezas de ondas: Ondas mecânicas onde tem a necessidade de um material para a sua propagação; ondas eletromagnéticas são aquelas que não necessitam de um material para sua propagação como exemplo temos as ondas de rádio.
Segundo a sua direção as ondas são classificadas como: Unidimensional quando se propaga em uma única direção. Bidimensional quando se propaga em duas direções e tridimensional quando se propaga em todas direções possíveis.
Para finalizar as ondas nos proporcionam vários fenômenos, dentre eles podemos destacar a reflexão caracterizada por ao encontrar determinado obstáculo inverte o sentido de propagação. Refração onde temos a mudança do meio de propagação, alterando a velocidade e a direção de propagação e por fim temos a difração quando a onda contorna obstáculos e a interferência quando duas ondas se encontram.
Nome: Genica Paizano
Série: 2 Ano A Matutino.
No texto acima, o assunto refere-se as ondas, elas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. Vimos alguns exemplos de ondas circulares, tais como: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz e etc. A parte da Física que estuda as ondas e suas características é chamada de ondulatória, nela podemos caracterizar as seguintes grandezas, de uma onda. A Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas. Velocidade: representado pela letra (v), a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando. Frequência: representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. Período: representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. Observa se dois tipos de ondas, as
ResponderExcluirMecânicas: elas só se propagam se por um meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda e as Ondas Eletromagnéticas: nesse caso, não é necessário que haja um meio material para que a onda se propague, por exemplo, as ondas de rádio e a luz.
Aluna: Helenira Lara Leite.
2° Ano B vespertino ° __ °
O texto acima nos mostra que as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.
ResponderExcluirO elemento que provoca uma onda é denominado fonte;
Ex: uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares
As ondas podem ser ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas e etc. Amplitude: corresponde à altura da onda , onde a crista é parte maior da onda e o vole é a parte baixa da onda .
Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas.
Velocidade: representado pela letra (v), a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando.
Frequência: representada pela letra (f), a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo.
Período: representado pela letra (T), o período é o tempo de um comprimento de uma onda.
Ondas Mecânicas》 são ondas sonoras ou ondas em uma corda.
Ondas eletromagnéticas》são ondas de rádio e luz.
Ondas longitudinais》são ondas que a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda , são tipos das sonoras.
Ondas Transversais》são ondas que a vibração é perpendicular à propagação da onda , são tipos de onda em uma corda.
Quando uma onda sofre reflexão, o comprimento de onda, a velocidade de propagação e a frequência da onda não se alteram. Exemplo é quando uma pessoa grita em um vale e escuta alguns segundos depois o eco da sua voz.
A refração acontece quando uma onda muda o meio de propagação. Nesse caso, pode ocorrer uma mudança na velocidade e na direção de propagação.
A difraçao ocorre quando uma onda passa por um obstáculo , adifração nos permite ouvir por exemplo uma pessoa que está do outro lado de um muro. Quando a onda passa por um obstáculo ela se espalha.
Interferência ocorre quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.
As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários, são de exemplos as ondas de cordas de um violão.
Aluno:Ramires de Castro
Turma:2° ano "B"
O presente texto relata sobre as ondas,propagação de energia em uma região do espaço,através de uma perturbação.Em física , a parte que se dedica ao estudo das ondas,é denominado de ondulatória.E dentro da ondulatória,estudamos tudo que se refere à uma onda,entre as quais suas características.As principais características das ondas são:A amplitude,o comprimento,a velocidade e o período.
ResponderExcluirE além do mais temos dois tipos de ondas,quanto a natureza,sao elas, ondas mecânicas que resultam da matéria vibrando e só existem em meios naturais.Ex:ondas do mar,som,ondas com cordas e as eletromagnéticas que não precisam de um meio material para se propagar.
As ondas ainda são classificadas de acordo com a sua direção,como as ondas unidimensionais,as bidimensionais e as tridimensionais.E quanto a sua vibração,como as ondas longitudinais e as transversais.
Para calcular a relação entre período e freqüência,usamos a fórmula:
T=1/F
E para calcular a velocidade da onda usamos:
Velocidade = lambda.freqüência
Fenômenos ondulatórios
•Reflexão:Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão,isto é inverter o sentido da propagação.
•Refração:É um fenômeno que acontece quando uma onda muda o meio de propagação.
•Difração:Quando duas ondas se encontram,ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.
Ondas estacionárias
Ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.E podemos produzir nas ondas estacionárias em uma corda com as extremidades fixas ,como por Ex:nas cordas de um violão.
Aluna:Fabricia Rocha Lopes
Professor:Henrique moura
Turma:2°ano B
O texto refere-se as ondas que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria.O elemento que provoca uma onda é denominado fonte.Ondas do mar,ondas de rádio,som,luz,e dentre outros são exemplos de ondas.
ResponderExcluirCaracteriza-se as ondas usando as seguintes grandezas:
•Amplitude:altura da onda;
•Comprimento:é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas;
•Velocidade:depende do meio em que ela está se propagando, ou seja, quando uma onda muda seu meio de propagação, a sua velocidade muda também;
•Frequência:corresponde ao número de oscilações da onda em determinado tempo;
•Período: tempo de um comprimento de onda.
Existe dois tipos de ondas:as ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. As ondas mecânicas necessitam de um meio material para se propagar e as ondas eletromagnéticas não necessita de um meio material para se propagar.
As ondas são classificadas de acordo com as direções de propagação, são classificadas em unidimensionais(propaga-se em uma direção),bidimensionais(propaga-se em duas direções) e tridimensionais(propaga-se em todas as direções possíveis).E também podem ser classificadas de acordo com a direção de vibração:em ondas longitudinais(vibração paralela) e ondas transversais(vibração perpendicular).
Usamos a seguinte fórmula para saber o período de uma onda:
T =1 / f(frequência)
E essa formula para calcular a velocidade de uma onda:
V = comprimento da onda/período .
A onda é considerado um fenômeno,e são fenômenos ondulatórios a reflexão( inverte o sentido da propagação),refração(uma onda muda o meio de propagação), difração(assim ondas contornam obstáculos) e interferência(quando duas ondas se encontram).
Quando ocorre superposição de onda periódicas iguais e de sentidos contrários é denominado de ondas estacionárias, por exemplo, as ondas nas cordas de violão.
Aluna:Fabiana Rocha da Costa.
Série: 2 Ano "B"
O texto em si fala sobre as ondas.As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria apenas de energia.
ResponderExcluirO elemento que provoca uma onda recebe o nome de "fontes".
São exemplos de ondas: onda do mar,ondas de rádio,som,luz,micro-ondas e dentre outras.
É chamada de ondulatória a parte da física que estuda as ondas e suas características.
As características das ondas estão divididas em seis partes que são:
•Amplitude: que corresponde a altura da onda marcada pelo distância entre a ponto de equilíbrio da onda até crista.
•Comprimento de onda: é representada pela letra grega lambda é a distância entre dois vales ou duas crista sucessivas.
•Velocidade: representada pela letra(v) a felicidade de uma onda depende do meio em que ela está se propaguando.
•Frequência: o que corresponde ao número de oscitações da honda em determinado intervalo de tempo.E é representada pela letra(P). No sistema internacional a freqüência medida em hertz(Hz).
•Período: representado pela letra (t) que corresponde ao tempo de um comprimento de onda.
A natureza possui dois tipo de ondas:
Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas.
Ondas mecânicas: necessitam de um meio material para ser propagar.
Ondas eletromagnéticas: esse tipo de onda não precisa de um meio material para ser propagar.
Na classificação das ondas fazem parte as ondas,Unidimensionais,Bidimensionais,Tridimensionais,Longitudinais e Transversais.
Fórmulas.
Período inverso de freqüência.
T=1/F
Velocidade de propagação.
Velocidade=lambda.tempo
Ao sofrer reflexão o comprimento da onda a velocidade de propagação ea freqüência da onda não se alteram.
A Refração é um fenômeno que acontece quando uma onda muda o meio a propagação.
Difração a ondas contornam obstáculos. A depressão nos permite ouvir por exemplo uma pessoa que está do outro lado do muro. Quando duas ondas se encontra ocorre uma interação entre suas amplitude chamada de interferência. Podendo ser construtiva ou destrutiva. As ondas estacionária ocorrem da superposição bandas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluna:Juliana Flores
Série:2 Ano "B"
Ondas são movimentos oscilatórios que se propagam no meio, transportando apenas energia, sem transportar matéria.
ResponderExcluirA parte da física que estuda as ondas e suas características chamado de ondulatória.
característica das ondas
Amplitude: corresponde altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio da onda até a crista.
Comprimento de onda: representado pela letra grega lambda (λ). É distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: representado pela letra (V). Ela depende do meio em que se está se propagando.
Frequência: representada pela letra (F), no sistema internacional a frequência medida em hertz (Hz) e, corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo.
Período: representada pela letra (T), E corresponde ao tempo de comprimento de onda .
Tipos de ondas
Onda mecânica: é aquela que se poderá se propagar em meios materiais.
Onda eletromagnética: se propaga em meios materiais ou não.
Classificação das ondas
Ondas unidimensionais: só aquelas que se propaga ao longo de uma única direção.
ondas bidimensionais: se propagam em duas direções.
Ondas tridimensionais: são aquelas que se propagam em todas as direções possíveis.
Ondas longitudinais: possuem a mesma direção de vibração de sua direção de trajetória.
ondas transversais: a vibração é perpendicular a propagação da onda.
Fórmulas
-relação entre período e frequência ;
t= 1/f
-Velocidade de propagação:
V= λ/T ou v= λ.f.
Fenômenos ondulatórios
Reflexão: ocorre quando uma onda atinge uma determinada superfície e volta a se propagar no meio de origem.
Refração: quando a onda muda seu meio de propagação.
Difração: trata da capacidade das ondas de contornar obstáculos.
Interferência
Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.
Ondas Estacionárias
As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluno: Anderson Cebalho Miranda
2 ano A
O texto refere-se as ondas, as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. Alguns dos exemplos são eles: ondas do mar, ondas de rádios, som , luz,raio-x, micro ondas e outras.
ResponderExcluirAmplitude: corresponde à altura da onda , onde a crista é parte maior da onda e o vale é a parte baixa da onda .
Comprimento de onda: é a distância entre dois vales ou duas cristas.
Velocidade: a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando.
Frequência: a frequência é medida em hertz e corresponde ao número de oscilações da onda em um intervalo de tempo.
Período: o período é o tempo de um comprimento de uma onda
Além disso as ondas tambem são classificadas de acordo com a sua direção, como as ondas Unidimensionais, as Bidimensionais e as Tridimensionais.
Unidimensional é aquela que tem seu movimento numa única direção.
Bidimensional é aquela que tem como rumo um único plano.
Tridimensional é aquela que se propaga em todas as direções espaciais.
Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão, isto é inverter o sentido da propagação.
Ao sofrer reflexão, o comprimento de onda, a velocidade de propagação e a frequência da onda não se alteram.
a interferência que é quando duas ondas se encontram. Já as ondas estacionárias, são aquelas que ocorrem quando há superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluno : Itamar Braz
2° ano A, Matutino
O texto aborda a questão de ondas, no qual diz que as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. A fonte é o nome do elemento que leva a provocar uma onda.
ResponderExcluirPodemos caracterizar uma onda por:
Amplitude: A altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio da onda até a crista.
Comprimento de onda: lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: a velocidade(v) de uma onda depende do meio em que ela está se propagando.
Frequência: a frequência(f) é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo.
Período: o período(T) corresponde ao tempo de um comprimento de onda.
A dois tipos de ondas, na qual são:
Ondas Mecânicas: para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material.
Ondas Eletromagnéticas: não é necessário que haja um meio material para que a onda se propague.
Em ondas, a quatro tipos de fenômenos ondulatórios, na qual são:
Reflexão: uma onda pode inverte o seu sentido de propagação quando se depara com um obstáculo.
Refração: quando uma onda muda seu meio de propagação, podendo então perder sua velocidade e a direção de propagação.
Difração: quando uma onda contorna obstáculos sofrendo um espalhamento.
Também a as onda estacionarias, que são ondas que ficam no mesmo lugar, sem avançar e sem retornar.
Aluna :Amanda Gabriela Pena Azarite.
2 ano B.
O texto refere sobre o conteúdo de ondas. Ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é chamado de fonte.
ResponderExcluirUma onda tem características que define como: Amplitude: A altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio da onda até a crista.
Comprimento de onda: lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: a velocidade(v) de uma onda depende do meio em que ela está se propagando.
Frequência: a frequência(f) é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo.
Período: o período(T) corresponde ao tempo de um comprimento de onda.
Tipos de ondas: Ondas Mecânicas, para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material e as Ondas Eletromagnéticas que não necessita de um meio material para que a onda se propague. Ondas são classificadas de acordo com a sua direção, como as ondas Unidimensionais, as Bidimensionais e as Tridimensionais.
Formulas: Para se calcular a relação entre período e frequência:
t= 1/f
Para calcular a velocidade da onda:
V= λ/T ou v= λ.f
fenômenos ondulatórios: Reflexão: uma onda pode inverte o seu sentido de propagação quando se depara com um obstáculo.
Refração: quando uma onda muda seu meio de propagação, podendo então perder sua velocidade e a direção de propagação.
Difração: quando uma onda contorna obstáculos sofrendo um espalhamento.
Ondas estacionarias correm da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Aluna: Gabriela Calixto da Rocha.
2 ano A.
O texto fala sobre o conteúdo de ondas.
ResponderExcluirOndas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é chamado de fonte.
As principais características de uma onda são: a amplitude, o comprimento (λ), a velocidade (v) e o período (t).
Tipos de ondas:
Onda Mecânica é aquela que só poderá se propagar em meios materiais, ou seja, na água, no ar, em um fio, tudo o que é material.
Onda Eletromagnética é aquela que se propaga em meios materiais ou não, como o vácuo ou a água.
Classificação das ondas:
Unidimensional é a onda que tem seu movimento numa única direção.
Bidimensional as ondas que se propagam em duas direções.
Tridimensional é a onda que se propaga em todas as direções.
Ondas Longitudinais: a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Ondas Transversais: a vibração é perpendicular à propagação da onda.
Fórmulas:
Período e frequência:
T= 1/ f
Velocidades de propagação:
V= λ/ T Ou V= λ.f
As ondas nos proporcionam fenômenos como: Reflexão quando uma onda pode inverte o seu sentido de propagação quando se depara com um obstáculo. Refração quando uma onda muda seu meio de propagação, podendo então perder sua velocidade e a direção de propagação. Difração quando uma onda contorna obstáculos sofrendo um espalhamento.
Aluna: Ellen Karine da Silva.
2 ano A.
O texto referido acima vem falar sobre ondas, que é um movimento causado por uma perturbação, ou seja, ela transporta energia, sem transporta máteria.
ResponderExcluirA parte da física que estuda as ondas é chamada de ondulatória e uma de suas características que usamos para caracterizar suas grandezas são, a amplitude, o comprimento de onda, a velocidade, a frequência e o período. Quanto a natureza das ondas, temos dois tipos, ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas, conforme a sua natureza a classificação das ondas podem ser classificadas em ondas transversais, ondas longitudinais, ondas unidimensionais, ondas bidimensionais e ondas tridimensionais.
E alguns dos fenômenos ondulatórios citados são, a refração que acontece quando muda o meio de propagação, a difração que contorna obstáculos e a reflexão que se propaga a um determinado meio que ao se deparar com um obstáculo pode sofrer reflexão, isto é inverter o sentido da propagação. E as ondas estacionárias que ocorrem da superposição de ondas periódicas, iguais e de sentidos contrários.
Aluna:Amanda Cristina
2 ano A
O texto acima diz que as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. Alguns exemplos de ondas são: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas, etc.
ResponderExcluirAs características de uma onda são:
Amplitude.
Comprimento (λ).
Velocidade (v).
Período (t).
Temos dois tipos de ondas:
Ondas Mecânicas: são ondas que necessita de matéria.
Ondas Eletromagnéticas: são ondas que não necessita de matéria.
Outro tipo de classificação das ondas é pela sua direção de vibração:
Ondas longitudinais: são ondas que a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda, como ondas sonoras.
Ondas Transversais: são ondas que a vibração é perpendicular à propagação da onda, como onda em uma corda.
Refração acontece quando a onda muda seu meio de propagação.
Difração acontece quando a onda contorna obstáculos.
Interferência acontece quando duas ondas se chocam uma com a outra.
Aluno: Sanson dos Santos Surubi.
2 ano B
O texto acima diz que as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. Alguns exemplos de ondas são: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas, etc Quanto a natureza das ondas, temos dois tipos, ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas, conforme a sua natureza a classificação das ondas podem ser classificadas em ondas transversais, ondas longitudinais, ondas unidimensionais, ondas bidimensionais e ondas
ResponderExcluirtridimensionais.
Nome:Clovis Nunes
Turma: 2 ano B.
O referente texto fala sobre as ondas. Estas podem ser definidas como perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.
ResponderExcluirCaracterísticas das ondas:
Amplitude corresponde á altura da onda,marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio da onda até a crista.
Comprimento (λ).
Velocidade (v).
Período (t).
Tipos de ondas:
•Ondas mecânicas são as ondas que se propagam em meios matérias.
•Ondas eletromagnéticas são ondas que não precisa de um meio material parapropagar-se.
Classificação das ondas:
•Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção.
Ex:ondas em uma corda.
•Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções.
Ex:ondas se propagando na superfície de um lago.
•Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
Ex:ondas sonoras.
Fenômenos Ondulatórios
Reflexão:Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão, isto é inverter o sentido da propagação.
Refração é o fenômeno andulatorio no qual a onda retorna ao meio de origem após atingir um obstáculo.
Difração: quando uma onda contorna obstáculos sofrendo um espalhamento.
Aluna:Bianca Ruman
2ano C
O texto refere sobre o conteúdo de ondas. Ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é chamado de fonte.
ResponderExcluirUma onda tem características que define como: Amplitude: A altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio da onda até a crista.
Comprimento de onda: lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: a velocidade(v) de uma onda depende do meio em que ela está se propagando.
Frequência: a frequência(f) é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo.
Período: o período(T) corresponde ao tempo de um comprimento de onda.
Tipos de ondas: Ondas Mecânicas, para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material e as Ondas Eletromagnéticas que não necessita de um meio material para que a onda se propague. Ondas são classificadas de acordo com a sua direção, como as ondas Unidimensionais, as Bidimensionais e as Tridimensionais.
Formulas: Para se calcular a relação entre período e frequência:
t= 1/f
Para calcular a velocidade da onda:
V= λ/T ou v= λ.f
Os fenómenos ondulatorios: sao eles: Reflexão, a onda mantém suas características; Refração,nesse caso,poderá ocorrer uma mudança do valor da velocidade e na direção de propagação; difração,as ondas contornam obstáculos. Quanto isso ocorre dissemos que a onda sofreu difração; e a interferência quando duas ondas se encontram ocorre uma interação entre suas amplitude chamadas de interferência. Ja as ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários,isso pode acontecer nas cordar de um violão.
Aluna: Gabrielle Sabino
2° A
As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia Características das Ondas
ResponderExcluirPara caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. Note que a “crista” indica o ponto máximo da onda, enquanto o “vale”, representa a ponto mínimo.
Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: representado pela letra (v), a velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando. Assim, quando uma onda muda seu meio de propagação, a sua velocidade pode mudar.
Frequência: representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda.
Período: representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. No sistema internacional, a unidade de medida do período é segundos (s) Reflexão
Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão, isto é inverter o sentido da propagação.
Ao sofrer reflexão, o comprimento de onda, a velocidade de propagação e a frequência da onda não se alteram.
Um exemplo é quando uma pessoa grita em um vale e escuta alguns segundos depois o eco da sua voz
Interferência
Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.
A interferência pode ser construtiva (aumento da amplitude) ou destrutiva (diminuição da amplitude).
Ondas Estacionárias
As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Ao ocorrer interferência construtiva e destrutiva, apresentam pontos que vibram e outros que não vibram.
Podemos produzir ondas estacionárias em uma corda com as extremidades fixas, como por exemplo, nas cordas de um violão.
Aluna Kelly Pedraça de carvalho 2 C noturno
O texto fala sobre as ondas.As ondas podem ser definidas como perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.O elemento que provoca uma onda é denominado fonte.
ResponderExcluirAs principais características de uma onda são: a amplitude, o comprimento (λ), a velocidade (v) e o período (t).
alguns tipos de ondas e as ondas mecânicas que precisa de um meio material para se propagar. E as ondas eletromagnéticas que é o resultam da vibração de cargas em quaisquer meios inclusive no vacuo.
Também são classificadas de acordo com a sua direção: Unidimensionais
Bidimensionais
Tridimensionais
Formulas
Para se calcular a relação entre período e frequência:
t= 1/f
Para calcular a velocidade da onda:
V= λ/T ou v= λ.f
Aluno: Laudson Aguiar.
2 ano C.
No texto fala que as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia.
ResponderExcluirO elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares.
Ha dois tipos de ondas:
Ondas Mecânicas: para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda.
Ondas Eletromagnéticas: nesse caso, não é necessário que haja um meio material para que a onda se propague, por exemplo, as ondas de rádio e a luz .
Elas são classificadas em
Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção.
Exemplo: ondas em uma corda.
Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções.
Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.
Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
Exemplo: ondas sonoras.
As ondas também podem ser classificadas de acordo com a direção de vibração:
Ondas Longitudinais: a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Exemplo: ondas sonorasOndas Transversais: a vibração é perpendicular à propagação da onda.
Exemplo: onda em uma corda
Uma onda se propagando em um determinado meio ao se deparar com um obstáculo pode sofre reflexão, isto é inverter o sentido da propagação.
Ao sofrer reflexão, o comprimento de onda, a velocidade de propagação e a frequência da onda não se alteram.
Um exemplo é quando uma pessoa grita em um vale e escuta alguns segundos depois o eco da sua voz.
Através da reflexão da luz conseguimos ver nossa própria imagem em uma superfície polida.
A refração é um fenômeno que acontece quando uma onda muda o meio de propagação. Nesse caso, poderá ocorrer uma mudança no valor da velocidade e na direção de propagação.
Difração
As ondas contornam obstáculos. Quando isso ocorre dissemos que a onda sofreu difração.
Interferência
Quando duas ondas se encontram, ocorre uma interação entre suas amplitudes chamada de interferência.
As ondas estacionárias ocorrem da superposição de ondas periódicas iguais e de sentidos contrários.
Guilherme de Lima Teixeira
2 ano A
O texto acima fala tudo sobre ondas, as ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia Características das Ondas
ResponderExcluirPara caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
Ondas Mecânicas: para que haja propagação, as ondas mecânicas necessitam de um meio material, por exemplo, as ondas sonoras e as ondas em uma corda.
Ondas Eletromagnéticas: nesse caso, não é necessário que haja um meio material para que a onda se propague, por exemplo, as ondas de rádio e a luz .
As principais características de uma onda são: a amplitude, o comprimento (λ), a velocidade (v) e o período (t).
Tipos de ondas:
Onda Mecânica é aquela que só poderá se propagar em meios materiais, ou seja, na água, no ar, em um fio, tudo o que é material.
Onda Eletromagnética é aquela que se propaga em meios materiais ou não, como o vácuo ou a água.
Classificação das ondas:
Unidimensional é a onda que tem seu movimento numa única direção.
Bidimensional as ondas que se propagam em duas direções.
Tridimensional é a onda que se propaga em todas as direções.
Ondas Longitudinais: a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Formulas:
Para se calcular a relação entre período e frequência:
t= 1/f
Para calcular a velocidade da onda:
V= λ/T ou v= λ.f
Nome:kleber eduardo pereira miranda
2°ano B
Bom o texto acima tem o assunto sobre as ondas.
ResponderExcluirA parte que se dedica ao estudo das ondas na física , é denominado de ondulatória.E essa ondulatória, estuda tudo que se refere à uma onda, entre as quais seus tipos e características .Principais características de uma onda são: a amplitude, o comprimento (λ), a velocidade (v) e o período (t). Quanto aos tipos de ondas, encontramos dois, classificados quanto a natureza, como as ondas mecânicas que necessitam de um meio material para se propagar e as eletromagnéticas que não precisam de um meio material para se propagar.
E as ondas ainda são classificadas de acordo com a sua direção, como as ondas Unidimensionais, as Bidimensionais e as Tridimensionais. E também quanto a sua vibração, como as ondas transversais e longitudinais.
No estudo da onda também vemos os fenômenos ondulatórios, tais como a reflexão, que é quando uma onda se propaga em um determinado meio e se depara com um obstáculo podendo sofrer reflexão,ou seja,inverter o sentido da propagação; a refração que é um fenômeno que ocorre quando a onda muda o meio de propagação, já a difração ocorre quando as ondas contornam obstáculos e a última interferência que é quando duas ondas se encontram.
ALUNO: VINÍCIUS FLORES DE NEIRA
2* Ano C.
Ondas são perturbações que se propagam e transporta energia e não matéria.
ResponderExcluirAs suas características são: Amplitude, comprimento da onda, velocidade, frequência e período.
Os tipos de ondas são: Ondas mecânicas e Ondas eletromagnética.
As classificações são: Ondas Unidimensionais, Ondas Bidimensional, Ondas Tridimensional, Ondas longitudinal e transversal.
Os seus fenômenos são: Reflexão, refração, difração e interferência.
ALUNO: Alex Baca Massa vi
Turma: 2 ano C
4 de outubro de 2018 12:38
O texto refere-se as ondas, que são perturbações que se propagam pelo espaço, transportando apenas energia. O elemento que provoca uma onda é denominado fonte.
ResponderExcluirCaracterísticas das ondas
Amplitude: É a altura da onda, a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior a sua amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.
Comprimento de onda: É representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
Velocidade: A velocidade de uma onda depende do meio em que ela está se propagando.
Frequência:É o número de oscilações da onda. Medida em hertz (Hz).
Período: Corresponde ao tempo de um comprimento de onda. Representado pela letra T, e é medido em segundos.
Tipos de ondas
Ondas mecânicas: São ondas que precisam de um meio para se propagar.
Ondas eletromagnéticas: Não precisam de um meio material para se propagar.
Classificação das ondas
Ondas Unidimensionais: Ondas que se propagam em uma direção.
Ondas Bidimensionais: se propagam em duas direções.
Ondas Tridimensionais: Se propagam em todas direções possíveis.
Ondas Longitudinais: A vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Ondas Transversais: A vibração é perpendicular à propagação da onda.
Fórmulas
Para se calcular a relação entre período e frequência:
t= 1/f
Para calcular a velocidade da onda:
V= λ/T ou v= λ.f
Fenômenos ondulatórios são: Reflexão, refração e difração.
Interferência
É quando duas ondas se encontram e ocorre uma interação entre suas amplitudes.
Aluna: Nathalia Cebalho da Silva
2 ano A